Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo)
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Navegando Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Humanas e Linguagens (Curvelo) por Assunto "Educação infantil"
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Item A poesia como facilitadora no ensino e aprendizagem na educação infantil: um relato de experiência(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-22) Morato, Luciana Gomes; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/3367175834526446; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina LeiteEste estudo traz um relato de experiência sobre o uso da poesia como ferramenta pedagógica na Educação Infantil, destacando seu papel na formação de leitores. A poesia, quando explorada de forma lúdica e significativa, estimula a imaginação, a reflexão e a expressão oral e escrita das crianças, tornando-se um recurso valioso no processo de alfabetização. O objetivo principal da pesquisa foi analisar metodologias eficazes para a aplicação da poesia nas séries iniciais e seus impactos na formação de leitores e fazer um relato de experiência da pesquisadora durante sua prática docente com crianças do segundo período da Educação Infantil em uma escola pública municipal da cidade de Curvelo-MG. Para isso, utilizou-se primeiro a revisão bibliográfica, analisando artigos acadêmicos que abordam práticas pedagógicas relacionadas à poesia na escola. Por fim, o relato de experiência demonstrou que a poesia pode ser muito eficaz no ensino aprendizagem na Educação Infantil e a revisão bibliográfica reforçou o que foi visto na prática.Item Contação de história na educação infantil: analisando as contribuições na prática pedagógica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-28) Santos, Daniela Simone Gil dos; Araujo, Sinay Santos Silva de; http://lattes.cnpq.br/1026947809187936; Araujo, Sinay Santos Silva de; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina LeiteA contação de histórias na Educação Infantil é uma prática pedagógica essencial que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Este trabalho investiga como essa prática pode promover habilidades cognitivas, emocionais e sociais. A pesquisa abrange a importância histórica da narrativa oral, as metodologias de contação e os aspectos cognitivos e socioemocionais envolvidos. A contação de histórias não apenas enriquece o vocabulário e a compreensão linguística, mas também estimula a imaginação e a empatia, proporcionando um espaço seguro para a exploração emocional das crianças. Além disso, as histórias podem ser integradas de forma criativa ao currículo, facilitando a aprendizagem de diversas disciplinas. A formação contínua dos educadores é fundamental para a implementação eficaz dessa prática. Conclui-se que a contação de histórias deve ser uma prioridade nas práticas educativas, fortalecendo a formação de cidadãos críticos e conscientes, ao mesmo tempo que enriquece o ambiente escolar e promove uma cultura de leitura.