Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado)
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Esta coleção reúne as teses de doutorado e dissertações de mestrado desenvolvidas por nossos alunos de pós-graduação. Estes documentos são resultado de pesquisas rigorosas e inovadoras, muitas vezes trazendo contribuições significativas para a ciência e a tecnologia.
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Navegando Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado) por Assunto "Acessibilidade digital"
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Item Análise de ambientes de acessibilidade disponibilizados a pessoas surdas usuárias da língua brasileira de sinais (libras) no site institucional de uma escola de eptnm(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-29) Souto, Layse Moura Barboza Giannecchini; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232; http://lattes.cnpq.br/2049388652835892; Santos, Rodrigo Alves dos; Morais, Regina Aparecida de; Viana, Maria Isabel Rios de CarvalhoOs sites de instituições de ensino desempenham um papel fundamental na comunicação com a sociedade. No entanto, a acessibilidade desses para pessoas surdas nesses ambientes ainda é um desafio. Tendo em vista a franca demanda pela implementação de legislações, políticas públicas de inclusão e ações de melhoria da acessibilidade na comunicação institucional realizada no Brasil recente, em particular no contexto pós-pandemia de COVID-19, a presente pesquisa surgiu a partir da seguinte indagação: como vem se dando o processo de comunicação em ambiente web voltado para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras no site institucional de escolas de EPTNM? Para responder nossa indagação, este trabalho analisou como o site institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Reitoria promovia a comunicação com usuários surdos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ancorada por uma pesquisa documental em diversas legislações sobre a acessibilidade, em particular para surdos, foram construídas categorias analíticas que, uma vez aplicadas, permitiram identificar avanços e desafios na acessibilidade digital para o público em questão. Embora o site utilize recursos como o VLibras e tenha uma seção dedicada à acessibilidade, foram encontradas limitações em relação à disponibilidade de vídeos sinalizados por profissionais TILS, legendas precisas e conteúdos em formatos acessíveis. Com base nos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educacional na forma de uma checklist para auxiliar na criação de sites institucionais mais acessíveis. Denominado “Conteúdos que Conectam: checklist para verificação do nível de acessibilidade da comunicação digital institucional com surdos”, o recurso educacional almeja, assim, ser uma ferramenta que contribua para a adoção de práticas que tornem os sites institucionais das escolas de EPT mais inclusivos, possibilitando uma comunicação efetiva com pessoas surdas.