Edição televisiva: análise discursiva de estratégias de uma mídia feminista
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Data
2019-08-23
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Este estudo apresenta uma análise discursiva sobre as estratégias de edição de um programa feminista, partindo da produção do "Programa Mulhere-se", da "Rede Minas de TV", uma TV pública do Estado de Minas Gerais. Foi proposto um estudo de caso sobre um episódio representativo do programa, que aborda o manifesto "Uma por minuto" em que seis entrevistadas, se revezam em declarações a respeito do assunto, construindo, portanto, as projeções etóticas e seus imaginários nas falas. Nos interessa entender também o modo de organização discursiva do episódio, conforme o tratamento dado pela edição. Para entendermos as escolhas e estratégias de edição, vamos analisar, com as mesmas categorias de análise, o material bruto referente ao episódio em questão. Partimos do referencial teórico e metodológico da análise de discurso, a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2010), de onde selecionamos como principais categorias de análise, os imaginários sociodiscursivos e os modos de organização discursiva, além da categoria do ethos, a partir de Maingueneau (2014). Buscamos entender as diferenças marcantes entre o material bruto e o material editado para encontrar pistas sobre alinhamento ideológico ou as possíveis identificações feministas, pois o Programa Mulhere-se, conforme divulgação, considera-se o primeiro programa feminista do Brasil. Sendo os feminismos, múltiplos e diversificados, possuindo diversas correntes de pensamento e práticas, qual a imagem de feminismo e de feminista que é projetada por essa mídia feminista? Para nos aproximarmos da resposta, analisamos tanto as falas das entrevistadas, quanto o enredamento dado no episódio editado. Ao buscar entender se o discurso do programa abarca a multiplicidade de representações e vozes, chegamos à conclusão de que há uma tendência a alguns feminismos específicos e de que se evitam outros, assim como podemos perceber que as crenças, experiências e saberes são mobilizados de forma a legitimar certas falas e a construir um argumento. Além do referencial teórico e metodológico, abordamos também o conhecimento produzido sobre os feminismos, sobre televisão e sobre os processos de edição televisiva.
Descrição
Palavras-chave
Televisão, Editores e edição, Mídia, Feminismo, Análise do discurso