Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item O narrar-se nos livros-diários de Carolina Maria de Jesus: análise discursiva em Quarto de despejo e Casa de alvenaria(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-15) Xavier, Yalles Rafael; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; http://lattes.cnpq.br/9315388430014494; http://lattes.cnpq.br/1541177509786908; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Souza, Kariny Cristina de; Cestari, Mariana JafetEsta pesquisa tem como objetivo analisar, discursivamente, Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2000 [1961]) e Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada (1961) de Carolina Maria de Jesus, buscando identificar, por meio sequências discursivas, efeitos de sentido sobre "subalternidade" e sobre "esperança" que emanam desses livros-diários, considerando a condição de produção desses escritos. Atrelado a narrativas de vida, esta dissertação buscou ainda investigar como o sujeito discursivo caroliniano discorre, principalmente, sobre si mesmo, engendrando o narrar-se dessas obras. Como aporte teórico, escolheu-se a Análise de Discurso francesa materialista, com base no referencial teórico-metodológico de Michel Pêcheux (1997a, 1997b, 2014, 2015) e Orlandi (2006, 2015), considerando, neste estudo, a relação do sujeito com a língua, com a história e com a ideologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, bibliográfica, com orientação exploratória. Para compor este corpus, escolheram-se sequências discursivas, obtidas por meio de recorte e seleção de trechos de Quarto de Despejo (2000 [1960]) e de Casa de Alvenaria (1961), de modo a compreender como os efeitos de sentido de subalternidade e de esperança estão presentes nos discursos de Carolina e como isso serve de base para que o sujeito discursivo e o sujeito-narrador construam o narrarse. As análises indicaram que os discursos presentes neste trabalho puderam ser inseridos dentro da concepção de "subalternidade" e de "esperança", efeitos de sentido encontrados na narrativa caroliniana, e que os discursos não se prendem em sua literariedade, mas provêm de diferentes posições assumidas, essas tomadas de acordo com suas formações discursivas, dependendo de fatores externos à língua.Item Revista Vogue Brasil: estratégias discursivas no jornalismo de moda(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-06) Figueiró, Fabrícia dos Santos; Arão, Lilian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/3822922081587117; Rolim. Wiliane Viriato; Lessa, Claudio HumbertoA mídia desempenha um importante papel no sistema da moda, pois atua como intermediária entre as marcas e os consumidores, antecipando tendências e influenciando diretamente o consumo de determinados produtos. As revistas especializadas possuem uma linguagem própria, com características específicas que merecem ser compreendidas. Assim, esta dissertação busca identificar, descrever e analisar as principais estratégias discursivas que determinam as especificidades da linguagem do jornalismo de moda na revista Vogue Brasil, especificamente na editoria invogue. A Vogue Brasil foi escolhida como objeto deste estudo pois é considerada uma das mais importantes publicações de moda e estilo de vida do mundo e é reconhecida internacionalmente como uma revista de alto poder referencial e de influência. Sua edição brasileira completou, em maio deste ano, 42 anos, o que comprova sua consolidação no cenário nacional. Para definir o recorte, selecionou-se a versão impressa do mês de maio de 2017, por se tratar da edição comemorativa da revista. A editoria invogue foi escolhida pois representa um importante papel da revista dentro do sistema da moda como propagadora de tendências. As teorias da Análise do Discurso de linha francesa, de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, fornecem o aporte teórico necessário para a definição do objeto, escolha e recorte do corpus e identificação das estratégias discursivas. A análise revelou quatro estratégias recorrentes: estratégias de sedução, estratégias de novidade, ethos conselheiro e estratégias descritivas, que se manifestam através do uso de estrangeirismo e figuras de linguagem para nomear e qualificar. Concluímos por meio deste estudo que as estratégias utilizadas buscam persuadir o leitor a adotar certos comportamentos e reforçam o conceito de luxo e novidade difundidos pela revista. Desta forma, retroalimentando o sistema da moda que, em última instância, estrutura as sociedades contemporâneas ocidentais.Item Mar, amor, saudade: relações poéticas entre o espetáculo Sem mim do Grupo Corpo e as cantigas de amigo de Martin Codax(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Alves, Cinthia Esteves Cardoso; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/6457927513949298; Ferreira, Tailze Melo; Diniz, Isabel Cristina Vieira Coimbra; Araújo, Siane Paula deEsta Dissertação tem como objetivo apresentar as relações poéticas entre o espetáculo de dança Sem mim do Grupo Corpo, de Belo Horizonte (MG), e as cantigas de amigo do poeta galego Martin Codax. Optamos por realizar a análise dos elementos poéticos do espetáculo com base, principalmente, na vertente teórica da imaginação material do filósofo francês Gaston Bachelard. Analisamos as temáticas das cantigas e do espetáculo, a saber: o mar, o amor e a saudade, fundamentados, principalmente, nos estudos bachelardianos, e também a partir de reflexões de pensadores como o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz e o filósofo português Eduardo Lourenço. Discutimos ainda, como o espetáculo Sem mim promove o entrecruzamento de linguagens distintas, por meio de processos tradutórios criativos, de forma a promover uma mescla entre o europeu e o brasileiro, o erudito e o popular, o universal e o regional, o medieval e o contemporâneo, ao ressignificar as cantigas de amigo de Martin Codax na linguagem da dança contemporânea.Item Crianças e adolescentes romani e a escola: processos educativos pelo olhar da interculturalidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-30) Campos, Michelle Puccetti de; Coura Sobrinho, Jerônimo; Souza, Rômulo Francisco; http://lattes.cnpq.br/0483742976025388; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/8693372489553071; Teixeira, Rodrigo Corrêa; Parreiras, Vicente AguimarEste estudo tem por objetivo analisar os processos educativos de crianças e adolescentes romani, pertencentes ao grupo rom, e suas percepções acerca da escola, buscando compreender quais valores atribuem à escola formal, bem como as razões que levam essas crianças e adolescentes a não serem matriculados, ou, se matriculados, a não permanecerem na escola. Pretende-se, ainda, analisar a relação que desenvolvem com a língua de origem, o romanês, que representa para o grupo um importante símbolo de pertencimento e identidade. Para isso, busca-se traçar um perfil histórico dessa parcela da população, frequentemente vista sob o olhar da discriminação e do anticiganismo, visando conhecer suas especificidades, uma vez que se considera ser o conhecimento instrumento fundamental na superação do preconceito. Examinam-se, ainda, os marcos legais que concernem ao povo romani, principalmente no que se refere à educação, buscando identificar o papel desses dispositivos legais no estabelecimento de diretrizes que promovam a efetiva inclusão do povo romani na escola formal. Analisa-se, também, o Projeto Kalinka: ciganos na minha escola – uma história invisível, que adota uma abordagem pedagógica, baseada em práticas interculturais, de inserção da(s) cultura(s), tradições e modo de vida do povo romani no contexto da educação formal. Este estudo pauta-se na premissa de que a interculturalidade e a educação do entorno, vistas sob a ótica de Maher (2007), são essenciais para uma educação inclusiva que possibilite o diálogo entre culturas distintas, como é o caso das culturas romani e não romani que se dá na escola. Por meio de uma pesquisa qualitativa, construída sob um olhar de alteridade, que teve como informantes 05 (cinco) crianças e adolescentes romani do grupo rom, buscou-se escutar esse recorte populacional a partir de sua perspectiva. Concluiu-se que, apesar do valor positivo atribuído à escola pelos participantes da pesquisa, essa instituição ainda não se encontra preparada para acolher de forma adequada sujeitos que não estão em conformidade com os valores da sociedade majoritária, pois além de ausentes nos currículos e práticas didático-pedagógicas, nota-se, ainda, um despreparo do corpo docente para lidar com a pluralidade em sala de aula. Espera-se que este estudo possa contribuir para a ampliação do debate sobre a escolarização de crianças e adolescentes romani, tema sobre o qual há poucos estudos publicados no Brasil, e subsidiar a elaboração de projetos e políticas educacionais que contemplem as especificidades dessa parcela da população.Item Desejo Trágico em Almodóvar(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-20) Páscoa, Júlia Pinheiro Damasceno; Sobrinho, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/9878978991504080; Sobrinho, João Batista Santiago; Lage, Celina Figueiredo; Alves, Mirian Souza; Moreira, Wagner JoséO presente estudo propõe estabelecer um experimento, por intermédio de questões e problemas relativos ao desejo trágico, no filme de Pedro Almodóvar Caballero, La ley del deseo (Espanha, 1986). Para tanto utilizamos a filosofia, plano de imanência, e o cinema de Pedro Almodóvar, plano de composição. O que denominamos “desejo trágico” será explicado ao longo do texto, a partir dos conceitos de desejo e de trágico, mediados pelas perspectivas dos filósofos Baruch de Espinosa, Friedrich Nietzsche e Deleuze&Guattari, os quais notadamente, dialogam com as artes em seus textos. Nesse sentido, Almodóvar demonstra por meio de sua cinematografia conflitos que abrangem, por exemplo, o Estado e a Igreja, em suas repercussões mediante a diferença.Item A experiência do espetáculo “Memórias de um velho engenho” : a projeção mapeada no monumento nacional Engenho São Jorge dos Erasmos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-26) Fonseca, Rodrigo de Araújo Sousa; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/3541523468092231; Moreira, Wagner José; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Silva, Rogério Barbosa daPartindo de uma introdução histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos e revisitando conceitos ligados à memória, demonstrou-se como se deu a edição de um espetáculo de videomapping em um monumento nacional e suas imbricações com questões patrimoniais e tecnológicas. Destacou-se seu caráter multifacetado enquanto objeto histórico e concomitantemente, tela de projeção. Foram identificados os principais elementos que compõe o discurso narrativo com auxílio da Semiótica Peirceana, pela ordenação de matrizes da linguagem de Lúcia Santaella. Discutiu-se sobre a simbologia do formato original do espetáculo e o conceito de Walter Benjamin sobre a reprodução da obra de arte e seu conceito de história, bem como a ideia de anacronismo na arte, conforme trabalhada por Georges Didi-Huberman. Face a conceitos de edição, descreveu-se o processo de criação e projeção do espetáculo. Demonstrou-se, assim, a potência do Engenho dos Erasmos enquanto imagem-sintomatizável, capaz de modificar o presente a partir da apresentação histórica.Item A mulher e o impeachment : a construção discursiva da identidade feminina no discurso de Dilma Rousseff(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-18) Vanti, Priscila Nespolo; Lílian Aparecida Arão; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/6055487950389560; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio HumbertoA presente pesquisa tem como proposta investigar, sob a luz da Análise do Discurso, de que forma se deu a construção discursiva da identidade feminina em discursos proferidos pela ex-presidenta Dilma Rousseff no período em que ela esteve afastada do cargo devido ao processo de impeachment. No que concerne aos pressupostos teóricos que dão norte a este trabalho, o caminho adotado prestigia os conceitos tratados pela Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, particularmente o conceito de discurso político proposto por este linguista, assim como a noção de imaginários sociodiscursivos e sua proposição, associada à de Dominique Maingueneau, sobre o conceito de ethos. Buscamos compreender as estratégias adotadas por um sujeito político – Dilma Rousseff - na busca por posicionar e/ou manter discursivamente suas imagens frente a seus eleitores no período em que enfrentou o processo de impedimento. Para isso, tivemos como objetivo principal compreender a construção discursiva da identidade feminina a partir da projeção ethé de traços de caráter e de imaginários ligados ao universo feminino no discurso da ex-presidenta. Como corpus para o estudo, trabalhamos nove discursos proferidos por ela em eventos e para públicos diversos, mas todos neste período em que elas não estava nem dentro nem fora da governança, como propõe Charaudeau (2006). Nossa escolha levou em conta o fato de se tratar de um momento único pelo qual a detentora legítima da Presidência da República passava, no qual havia uma intensa fragilidade política. As falas vão desde pronunciamentos oficiais à imprensa até eventos promovidos em apoio à sua manutenção no poder, passando pelo seu discurso de defesa junto ao Senado e sua fala logo após a deposição. O resultado deste estudo apontou para a construção de um ethos específico para a mulher detentora do poder político em situação de fragilidade, ancorando-se em imagens que reforçassem sua legitimidade pelo voto e a injustiça do processo pelo qual passava. Para tanto, Dilma Rousseff volta-se para a imagem do feminino, seja na sua experiência pessoal, de mulher pioneira por diversas vezes, que passou por diversas atribulações durante sua vida, seja na exaltação das mulheres brasileiras – lutadoras, vitoriosas, fortes -, que seriam esteio em sua batalha neste novo momento de adversidade e luta pela democracia.Item Desejo trágico em Almodóvar(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-20) Páscoa, Júlia Pinheiro Damasceno; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/9878978991504080; Lage, Celina Figueiredo; Alves, Mírian Sousa; Moreira, Wagner JoséO presente estudo propõe estabelecer um experimento, por intermédio de questões e problemas relativos ao desejo trágico, no filme de Pedro Almodóvar Caballero, La ley del deseo (Espanha, 1986). Para tanto utilizamos a filosofia, plano de imanência, e o cinema de Pedro Almodóvar, plano de composição. O que denominamos “desejo trágico” será explicado ao longo do texto, a partir dos conceitos de desejo e de trágico, mediados pelas perspectivas dos filósofos Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche e Deleuze&Guattari, os quais notadamente, dialogam com as artes em seus textos. Nesse sentido, Almodóvar demonstra por meio de sua cinematografia conflitos que abrangem, por exemplo, o Estado e a Igreja, em suas repercussões mediante a diferença.Item A editora do passarinho: um estudo sobre a Editora Sabiá(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-16) Carvalho, Rafael Fernandes; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/4073086963259949; Menezes, Roniere Silva; Cabral, Cléber Araújo; Muniz Jr., José de SouzaEsta dissertação propõe-se a estudar a atuação da Editora Sabiá, editora fundada em 1967 pelos escritores Rubem Braga e Fernando Sabino. Durante sua curta existência publicou uma série de autores nacionais e estrangeiros, reunindo uma série de características que possibilitaram projeção no cenário cultural do Brasil. Reunindo um conjunto de teorias a respeito de capitais simbólicos, mercado editorial, história editorial e literatura brasileira, a produção de cultura como fator de reunião de intelectuais, a pesquisa transita por diferentes áreas (literatura, edição, jornalismo, cultura brasileira) visando uma compreensão mais clara e objetiva do que significou dois escritores de prestígio atuando no ramo editorial, demonstrando a influência do suporte, da edição, na recepção literária por parte do público leitor.Item Colocação pronominal: tendências da norma culta escrita brasileira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-26) Valle, João Paulo Nogueira da Costa; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/2645393082004662; Perini, Mário Alberto; Pereira, Maria do Rosário Alves; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO presente trabalho foi desenvolvido a partir da proposta de analisar as tendências da colocação pronominal na modalidade escrita culta do Português Brasileiro, por meio do confronto de textos escritos em situação de intenso monitoramento linguístico com compêndios gramaticais. Partindo-se da hipótese de que, no tocante à sínclise pronominal, o uso culto da língua portuguesa se afasta das regras gramaticais, buscou-se fazer um mapeamento das prescrições trazidas por onze obras didáticas, bem como sua comparação com o uso em textos de dois gêneros diferentes: acadêmico e jornalístico. Esse mapeamento demonstrou que se notam inconsistências na descrição e na prescrição das regras de colocação dos pronomes oblíquos átonos quando se comparam diferentes autores de obras didáticas. Integraram o corpus analisado seis artigos acadêmicos constantes da Revista da Faculdade da Universidade Federal de Minas Gerais e dez editoriais do jornal Folha de São Paulo, publicados no site do veículo. Os artigos acadêmicos apresentaram prevalência da próclise sobre a ênclise; os editoriais, que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Manual de Redação do periódico, apresentaram maior equilíbrio entre as duas possibilidades de colocação. Os resultados encontrados sugerem que, embora a modalidade escrita culta do Português Brasileiro tenda para a próclise, de modo semelhante ao que acontece na fala, a existência de um paradigma claro, no qual autores possam se basear, tem a capacidade de atenuar essa inclinação.Item Experiências de aprendizagem incidental de inglês como língua estrangeira vivenciadas por uma criança ao fazer uso do jogo Scribblenauts Unmasked(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-12) Gomes, Sabrina Ramos; Bambirra, Maria Raquel; Freitas, Filipe Alves Freitas; http://lattes.cnpq.br/8826377440338328; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3483687738272208; Coelho, Hilda Simone Henriques; Matias, Eliane Tavares Barreto; Moreira, Paula Renata MeloO amplo uso de jogos comerciais digitais por pessoas de todas as idades atualmente confere relevância a seu estudo na área da Linguística Aplicada à aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Fora do Brasil, pesquisadores de renome já se debruçam sobre o tema há décadas (GEE, 2003; 2007, THORNE; BLACK; SYKES, 2009; THORNE; FISCHER, 2012, entre tantos outros). Considerando o contexto brasileiro, na tentativa de enfrentar o desafio, este trabalho visa (1) a analisar uma experiência de jogo vivenciada por uma criança de 10 anos de idade, estudante de inglês como língua estrangeira em nível básico, ao jogar Scribblenauts Unmasked – jogo comercial produzido pelo estúdio 5th Cell, em 2013 –, e (2) a discutir o uso da língua estrangeira feito por ela, no alcance de metas do jogo. Na pesquisa de natureza aplicada, em formato de estudo de caso, abordagem qualitativa e cunho exploratório ora proposta, os dados foram gerados por meio da captura de tela de uma sessão de gameplay e da gravação de uma entrevista semiestruturada, em arquivo de áudio. Na entrevista, o participante revisou a experiência de jogo vivenciada e explicou a escolha das palavras e expressões de que se utilizou na busca por alcançar seus objetivos de jogo. Em fase de análise, a experiência de jogo da participante foi descrita, com a intenção de verificar a ocorrência de episódios de provável aprendizagem incidental de inglês. A partir do conteúdo emergente, com base no marco de referência de experiências formais de aprendizagem de inglês como língua estrangeira proposto por Miccoli (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2019), foram criadas e validadas externamente algumas categorias preliminares de análise de aprendizagem incidental de língua estrangeira por meio de jogos comercial. Lançando mão das novas categorias, foi possível levantar e discutir a natureza da aprendizagem empreendida pela participante, ampliando amplia o escopo da pesquisa experiencial brasileira (basicamente MICCOLI, 1997-2019), ao abrir a reflexão e discussão sobre aprendizagem por meio de jogos digitais. Por fim, também foi possível verificar que o jogo Scribblenauts Unmasked tem potencial para contribuir para a aprendizagem de vocabulário em língua inglesa, podendo ser usado tanto em circunstâncias formais quanto em circunstâncias informais de aprendizagem.Item Espaços para contar: narradores e performances na cidade de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-24) Gonçalves, Oara Saldanha; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/3785185540724939; Ribeiro, Guilherme Trielli; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Coelho, Olga Valeska SoaresA contação de histórias é uma prática milenar e, desde o século XX, no Brasil, vem sendo utilizada também como estratégia de formação de leitores. Esta pesquisa apresenta uma investigação da performance de quatro contadores de histórias que atuam em espaços públicos da cidade de Belo Horizonte. Partimos do seguinte problema de pesquisa: como a contação de histórias, prática caracterizada pela oralidade, relaciona-se com nossa contemporaneidade, caracterizada pela cultura letrada e pela forte presença da visualidade? Investigamos a hipótese de que a contação de histórias, na contemporaneidade, em centros urbanos, mesmo em espaços não escolares, está relacionada com a formação de leitores, ou seja, a oralidade, em nossa sociedade atual, vem sendo utilizada para o desenvolvimento de práticas letradas. Como objetivos específicos, identificamos os espaços da cidade em que são realizadas, com regularidade, sessões de contação de histórias, como: bibliotecas, praças, centros culturais, livrarias, feiras de livro; caracterizamos e analisamos os tipos de contação de histórias e seus objetivos. Para a investigação proposta, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os contadores de histórias e filmadas duas sessões de cada contador. Como fundamentação teórica, foram utilizados a concepção de narrador, de Walter Benjamin, os conceitos de oralidade e performance, de Paul Zumthor, e os estudos sobre o contador de histórias contemporâneo de Celso Sisto. Constatamos que os objetivos dos contadores são diferentes e não possuem o propósito específico de formar leitores. Dentre os quatro contadores pesquisados, na cidade de Belo Horizonte, apenas um deles possui como objetivo específico divulgar obras literárias e incentivar à leitura.Item A voz da presidenta: a construção de ethé discursivos em pronunciamentos políticos de Dilma Rousseff(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-20) Stauffer, Leilane Tolentino; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/1708668742125423; Silva, Giani David; Mari, Hugo; Menezes, William AugustoEsta pesquisa tem como proposta analisar os ethé discursivos presentes em pronunciamentos políticos de Dilma Rousseff. A partir da seleção de três pronunciamentos, que representam e pertencem a momentos específicos e distintos entre si do governo da ex-presidenta brasileira, buscamos identificar as estratégias do discurso político e investigar de que forma elas foram mobilizadas para construir ethé discursivos. O tema se aproxima das discussões sobre discurso político, gênero feminino e imaginários sociodiscursivos. A análise dos pronunciamentos é conduzida a partir da coleta do corpus na mídia audiovisual. A decisão leva em conta aspectos polissêmicos importantes, como gestos, entonação e apresentação visual, que podem ser observados a partir da riqueza de detalhes que o audiovisual oferece. No percurso teórico, ancoramo-nos, inicialmente, em reflexões a respeito da democracia com Bobbio (1986) e Santos (2016), da esfera pública em Arendt (2014), Habermas (1984, 2011), Fraser (1990), Benhabib (1992), e do apagamento da mulher enquanto figura pública e política com Wollstonecraft (2016), Pateman (1993), Teles (1999) e Moraes (2003). Na sequência, discutimos as estratégias do discurso político a partir de Charaudeau (2006), Piovezani (2009) e Courtine (2006) e as relacionamos a algumas estruturas da argumentação estudadas por Amossy (2007, 2011, 2018), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Ferreira (2010), Abreu (2009) e Maingueneau (2001, 2005, 2008). Olhamos também para a construção dos enunciados com Benveniste (1995) e da dimensão biográfica em discursos políticos com Arfuch (2010), Butler (2017) e Machado (2011, 2012, 2013). Na metodologia, conjugamos contribuições da Análise do Discurso de orientação francesa e da Argumentação para elencar categorias de análise. As análises apontam a existência de ethé comuns aos três pronunciamentos, bem como de ethé próprios a cada uma das situações comunicativas, responsáveis pela criação da imagem da personagem política. Vemos que a construção do ethos passa necessariamente por um meio interdiscursivo e se faz por recursos linguísticos, como imaginários coletivos a respeito do Brasil e da gestão pública, valores e antivalores, momentos biográficos. Todos eles convergem para a busca da legitimidade da presidenta. Observamos que a imagem de si de Dilma Rousseff é mobilizada, nos três pronunciamentos, de forma indissociável à defesa da democracia.Item Anotação e transcrição funcional em sala de aula para a aquisição de vocabulário(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-27) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; Augusto, Rita de Cássia; http://lattes.cnpq.br/3281155170027211; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Silva, Renato Caixeta da; Neves, Liliane de OliveiraA presente pesquisa descreve a implementação de um ciclo pedagógico de tarefas, de produções escritas e orais e o desenvolvimento de estratégias de anotação (MAYER, 1978; CARRIER, 1983) e de transcrição funcional (JAFARI et alii., 2016; STONES, 2014; MENNIM, 2003; 2007; COOKE, 2013; LYNCH, 2007) como novos instrumentos de ensino e de aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira (ILE) (KLUGE; REIS, 2011; LOPES, 2011; SIEGEL, 2016; SONG, 2011; TSAI; WU, 2010; YANG; LIN, 2015) (affordances). Portanto, analisa-se a aquisição de vocabulário de um grupo de 18 alunos de ILE com base na aplicação de um Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT) envolvendo um ciclo pedagógico de instruções para tomar notas, fazer e usar gravações e realizar transcrições funcionais das mesmas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participativa de cunho etnográfico cujos participantes são alunos do curso técnico do ensino médio em uma escola de educação profissional e tecnológica (EPTNM) de Minas Gerais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário, as avaliações e autoavaliações dos alunos e da professora sobre as atividades de Role Play Game (RPG), as produções colaborativas, individuais escritas e orais dos alunos e as nossas notas de campo. A análise dos dados coletados mostra evidências de aprendizagem de ILE na aquisição de vocabulário dos participantes: dinamicidade do processo, frequência de uso de palavras externas, autorregulação e reestruturação (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; MERCER, 2013; DÖRNYEI, 2000; ELLIS, 2005; 2009). Concluímos que o planejamento das aulas foi elaborado e implementado de forma a envolver os alunos no desenvolvimento das diferentes atividades e influenciar a aquisição vocabular (ELLIS, 2003; DOUGHTY, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007).Item Um mercado de pecularidades: a Banca Tatuí e as estratégias de comércio e legitimação das casas editoriais do microcosmo gráfico-independente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-14) Coutinho, Samara Mírian; Moreira, Paula Renata Melo; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/5147014565893477; Barcellos, Marília de Araújo; Muniz Júnior, José de Souza; Ribeiro, Ana Elisa FerreiraEsta dissertação versa sobre a comercialização de publicações de editores independentes na Banca Tatuí, uma banca de jornais repaginada para tornar-se livraria no Bairro de Santa Cecília, na cidade de São Paulo. Inaugurada em 2014 pelos editores da Lote 42, João Varella e Cecília Arbolave, o espaço atualmente agrega publicações de mais de 200 produtores parceiros. Além do ponto de venda físico, a Banca Tatuí também existe no formato de loja virtual e possui redes sociais nas quais figura uma personagem que faz o papel de livreira digital. Para esta pesquisa, fizemos um levantamento dos produtores parceiros e os categorizamos a fim de selecionarmos editoras para compor nosso corpus. Os critérios utilizados foram: 1) localização geográfica, 2) ter à venda na Banca Tatuí objetos editoriais considerados livros stricto sensu; 3) número de títulos disponíveis na loja virtual; 4) comercializar, também, por meio de loja virtual própria e feira de publicações independentes. Dessa maneira chegamos às editoras: Nega Lilu Editora (Goiânia), Polvilho Edições (Belo Horizonte) e Editora Barbante (Curitiba). Partindo de entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pela editora e entrevistas em profundidade com os livreiros, propomo-nos a traçar um diálogo dessas múltiplas vozes, visando entender como funciona a comercialização de impressos na cena independente e como a Banca Tatuí constitui-se um ponto relevante de vendas para esses produtores. Devido à grande heterogeneidade do campo de publicações independentes, trouxemos breves estudos de casos sobre as editoras parceiras selecionadas. Nossa discussão teve como amparo teórico as obras de Pierre Bourdieu (passim) e José Muniz Jr. (2016). Estes nos forneceram elementos para entender como funciona o mercado dos bens simbólicos e o campo das publicações independentes, circunscritas neste trabalho no microcosmo gráfico-editorial. Nossas conclusões parciais apontam que a Banca Tatuí constitui-se relevante à medida que a parceria extrapola a distribuição de títulos no ponto de venda físico, funcionando como uma chancela para adentrar um circuito de comercialização e legitimação.Item Discurso docente: representações e avaliações de professores de língua espanhola ante as leis 11.161/2005 e 13.415/2017(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-11) Fernandes, Juliene Vieira; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0127117122872104; Arão, Lilian Aparecida; Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva; Franken, Everton LuizA disciplina de Língua Espanhola, assim como as demais disciplinas escolares, é constituída em meio a um complexo e dinâmico processo de práticas discursivas. Concentrada nessas práticas, o propósito desta dissertação explora, nos discursos depreendidos da Lei 11.161/2005, da Lei 13.415/2017 e documentos normativos decorrentes dessas, avanços e retrocessos, ideologias políticas e práticas linguísticas discursivas constitutivas da profissão do docente de espanhol como língua estrangeira. Reflete, ainda, nos dizeres dos professores, considerações sobre o ensino de espanhol no Brasil. Fundamentada na visão foucaultiana de discurso como constructo político, este estudo é desenvolvido a partir do posicionamento postulado pela Análise Crítica do Discurso. Estabelece, portanto, suas reflexões por meio das contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2009 e 2014) abordadas nos sistemas semântico-discursivos (MARTIN e ROSE, 2007). Esta análise contemplou os sistemas de Periodicidade e Avaliatividade proporcionando o entendimento da progressão textual, bem como as avaliações e representações dos docentes de Espanhol como Língua Estrangeira no Ensino Médio sobre impacto das políticas públicas de ensino deste idioma. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, realizado a partir da análise das Leis 11.161/2005, 13.415/2017 e entrevistas de amostragem intencional (KNOBEL, LANKSHEAR, 2008) de atores sociais específicos, justificada pela vivência e trajetória desses profissionais. As análises sinalizaram o impacto das Leis e seu valor simbólico, bem como, as complexas avaliações e representações dos professores de espanhol a respeito da relevância da disciplina para os estudantes de E/LE como mais uma língua para um repertório de idiomas estrangeiros no componente curricular do Ensino Médio no Brasil. As referências e a estrutura temática, presentes nesta pesquisa, levam à percepção de que para que se estabeleçam políticas públicas de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, levando em consideração as relações de poder que envolvem todos os agentes dessas práticas sociais, requerem um trabalho sistematizado para explorar as potencialidades discursivas da linguagem a fim de contribuir para seu aprimoramento.Item Pelas letras, vozes bradam a existência: memórias e silêncios nas disputas das escritas moçambicanas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-11) Rajão, Camila Lobato; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/3753152417603988; Arnaut, Luiz Duarte Haele; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesA presente dissertação tem como seu principal tema de pesquisa: a reflexão sobre a forma com que a escrita se configura como espaço de transformação da política na delimitação dos princípios de visão e divisão do mundo social, na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, e/ou das relações entre o ver, o fazer e ser da partilha do sensível, a partir das considerações de Jacques Rancière. E como a literatura pode ser um instrumento democrático de alteração dessa partilha, reivindicando a existência, a visibilidade e a inclusão das partes incontadas, os grupos suplementares ou excluídas da comunidade, por meio da introdução do dissenso, do Outro, da abertura para novas possibilidades narrativas e de configuração representativa do mundo. Para tanto, serão analisados aspectos das disputas das escritas no contexto colonial moçambicano, bem como das disputas no contexto pós-independência, principalmente as produções literárias da década de 1980. As tensões entre o modelo frelimista unitário da poesia de combate e das produções literárias que questionam este modelo serão analisadas a partir da consideração da escrita como um campo de atuação política e reconfiguração do espaço da partilha do sensível da comunidade. Para a investigação sobre a escrita literária enquanto elemento dissensual e disruptivo, investigaremos a obra Ualalapi, do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, publicada no ano de 1987, e suas relações com a historiografia oficial moçambicana.Item Nelson Mandela: o personagem negro em narrativas biográficas para as crianças(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-10) Silva, Vívian Stefanne Soares; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/4602202376575469; Pinheiro, Marta Passos; Moreira, Paula Renata Melo; Oliveira, Maria Anória de JesusEsta pesquisa propõe-se a contextualizar o gênero biográfico na história da literatura infantil, alinhando tais perspectivas ao cenário editorial brasileiro e discutindo questões relacionadas à representatividade do personagem negro, com enfoque em Nelson Mandela. Para tanto, partimos de um levantamento de mercado do qual selecionamos e propomos a análise de quatro biografias de Nelson Mandela, produzidas entre 2003 e 2018, com base nos seguintes critérios: i) casa editorial; ii) projeto gráfico e ilustrações; e iii) voz enunciativa. Parte-se da concepção de que as obras biográficas, quando direcionadas ao público infantil, tendem a ter uma perspectiva educativa, o que nos leva a questionar de que forma ocorrem as representações do personagem negro, uma vez que se trata de um sujeito marginalizado e invisibilizado. Ademais, busca-se compreender em que medida os aspectos gráficos e editoriais dos livros podem influenciar nos sentidos produzidos. Como fundamentação teórica são empregados os estudos de Pierre Bourdieu (1997; 2005; 2006; 2007; 2018), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), François Dosse (2015) e Stuart Hall (2016), além de obras complementares. Observa-se que o mercado editorial de livros infantis tem se apropriado da narrativa biográfica, de modo que a tendência aponta para o crescimento do gênero na modalidade. Na perspectiva da análise, percebemos que o protagonismo dos sujeitos negros é proporcionalmente menor ao concedido a personagens brancos, o que reforça a homogeneidade das representações literárias, embora haja movimentos e legislações que buscam dar espaço às produções africanas e afrodescendentes na literatura infantil. Ademais, nota-se que a representação tanto de Nelson Mandela quanto da própria África do Sul tende a ser baseada em percepções colonialistas quando elaboradas a partir da perspectiva do negrismo e, ainda, que de modo geral as obras biográficas acerca do personagem inclinam-sea selecionar certos aspectos da sua trajetória para tecer um relato de vida que possa ser utilizado como instrumento para a formação moral das crianças.Item Experiências de aprendizagem e motivação na formação inicial do professor de espanhol: os caminhos entre o aprender e o ensinar(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-10) Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/2002513538531578; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Souza, Sheilla Andrade deAs discussões em torno da educação em relação ao processo de aprendizagem de línguas têm sido constantes. E não é diferente quando se trata da aprendizagem de espanhol em cursos de licenciatura em Letras/Espanhol. São diversos os questionamentos de futuros professores sobre como proceder em sala de aula para que seus alunos queiram aprender e realmente aprendam. Além disso, entendendo a formação inicial como um processo reflexivo, permeado por diversas experiências vivenciadas ao longo do curso, faz-se necessário esclarecer quais são as experiências de aprendizagem na licenciatura que influenciam a motivação para aprender espanhol e para ser professor do estudante de Letras/Espanhol. A partir disso, esta investigação de mestrado teve como objetivo entender como as experiências de aprendizagem influenciam a motivação dos licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade pública, fundamentado teoricamente, principalmente nos estudos de Dörnyei (2018, 2014, 2008, 2001), Dörnyei e Kubanyiova (2014), Kubanyiova (2009), Williams e Burden (1999) sobre motivação e ensino de línguas; nos trabalhos de Almeida Filho (2015, 2014, 2004, 2000) sobre formação de professores; e nas pesquisas de Miccolli (2014, 2007) a respeito das experiências de aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, naturalista e fenomenológica, caracteriza-se como um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa foi conduzida com licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade do estado de Minas Gerais, que contribuíram para a composição do corpus de pesquisa, em duas etapas de coleta dos dados: Primeira etapa - Questionário objetivo sobre o perfil do participante; Segunda etapa – Texto norteador para conduzir o licenciando a refletir sobre sua história e experiências de vida por meio de uma narrativa escrita. A organização, o tratamento e a análise das informações coletadas foram realizados por meio das técnicas da Análise de Conteúdo, principalmente com base nas técnicas propostas por Laurence Bardin (2016). Posterior a essas etapas foi realizada a inferência e análise de maneira comparativa dos dados coletados dos participantes das turmas a fim de se comparar a influência das experiências de aprendizagem e formação inicial entre os grupos selecionados para coleta a partir dos significados atribuídos pelos participantes representados em suas respostas. Os dados analisados permitiram concluir que as perspectivas profissionais podem ser influenciadas por fatores internos ao estudante e à língua, bem como por fatores externos como o contexto social, cultural, político, econômico, familiar e todo o entorno de aprendizagem, a interação entre professores e colegas, e os objetivos iniciais ao ingressar no curso. Por outro lado, os fatores motivacionais podem ser influenciados também por essas concepções a respeito da carreira profissional e toda a projeção de experiências futuras que demonstrem em suas intenções, vontades, necessidades e desejos. As conclusões expostas denotam que as experiências de aprendizagem da língua e o processo de formação de professores de espanhol envolvem a mescla de desejos, pensamentos, emoções que repercutem de diferentes formas na motivação desses estudantes.Item Assis Horta: retratos de família(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-06) Pimenta, Narjara Rodrigues; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/1398914516152773; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Xavier, Joelma Rezende; Aguiar, Ana Lígia Leite eEste trabalho centra-se na análise de retratos de família produzidos em estúdio e em atividades de itinerância pelo fotógrafo diamantinense Assis Horta no período do Estado Novo (1937-1945). A dissertação traz elementos relativos à política cultural empreendida pelo governo Vargas e centra-se em estudos realizados sob a ótica da tradução e da diferença cultural, conceitos apresentados e explorados por Jacques Derrida, Homi k. Bhabha, Evando Nascimento, entre outros. O filósofo pós-colonial Homi Bhabha sugere, em uma série de artigos reunidos no volume O Local da Cultura (2007), que a estrutura sociocultural pode ser lida como são lidas as palavras e, as diversas culturas podem ser vistas como textos interdisciplinares, portanto, “traduzíveis” de um contexto para outro. Esse processo de adequação de narrativas culturais gera outros textos discursivos que podem ser analisados a partir de produtos como os retratos fotográficos. Nas imagens, aspectos relativos a cenário, pose, gestualidade corporal, vestuário etc., deixam entrever composições plásticas e sociais que, a um só tempo, se contestam e se acomodam. Dessa forma, registros fotográficos de pessoas comuns feitos no início do século XX por Assis Horta, tornam-se relevantes para uma melhor compreensão do espaço sócio-político-cultural brasileiro da época.