Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item Um sonho cheio de assombro: literatura e memória em O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-22) Melo, Juliana Caixeta de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9266732846354654; http://lattes.cnpq.br/4635491677014380; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Maia, Cláudia Cristina; Alves, Mírian SousaEste trabalho é uma leitura do romance O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron, com o objetivo de observar como se relacionam a literatura, a história e a memória, evidenciando como se articulam as relações entre linguagem literária e a construção da memória no romance – uma memória traumática que envolve a família do narrador num momento traumático da Argentina, que foi a ditadura militar – entrecruzando o campo disciplinar da história, (da história oficial e da não oficial), e articulando as lacunas e os silêncios que perpassam a narrativa do romance como forma de problematização da recuperação do passado. Para tanto, foi explorada a relação entre memória e o conceito de imagem, do referencial teórico do filósofo e historiador de arte, Georges Didi-Huberman, observando como se monta a narrativa na obra estudada através do passado reconstruído não apenas como fato, mas também como criação literária, por meio da imagem.Item Metodologias ativas nos anos finais do ensino fundamental: abordagens para o desenvolvimento de habilidades dos multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-15) Marques, Roberta Cristina de Carvalho; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/3941482645923835; Paiva, Francis Arthuso; Andrade, Marcos Racilan; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriApesar de o termo metodologias ativas parecer recente, essas abordagens de ensino, que envolvem os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem, estimulando a participação, autonomia e construção do conhecimento, já vêm sendo estudadas há muitos anos. Em contraste com métodos tradicionais mais passivos, como a simples transmissão de conhecimento pelo professor, as metodologias ativas incentivam os alunos a serem protagonistas de sua própria aprendizagem. Em paralelo, com as novas tecnologias e a crescente presença da internet na vida das pessoas, é fundamental ser capaz de entender e produzir conteúdos em diferentes formatos e plataformas. Para isso, é necessário desenvolver as competências de multiletramentos - habilidades de leitura e escrita em diferentes mídias, como imagens, vídeos, áudios e textos digitais -, que permitem às pessoas acessar informações de forma mais crítica e seletiva, bem como avaliar a qualidade e a veracidade das fontes, o que favorece uma participação mais ativa na sociedade atual. Principalmente após o período pandêmico ocasionado pela Covid-19, as aulas que envolvem a interação com as telas se tornaram muito mais interessantes do que uma aula tradicional, na qual os alunos copiam o conteúdo e decoram fórmulas. Como desafio, os professores precisam pensar na utilização de metodologias que envolvam e tornem o aprendizado significado para os discentes. As metodologias ativas e os multiletramentos, inclusive, estão em consonância com o documento oficial norteador utilizado por todas as escolas brasileiras, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por meio de narrativas, analisou a percepção de dois professores de diferentes disciplinas dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino municipal da cidade de Itatiaiuçu-MG sobre a utilização das metodologias ativas como prática de ensino para os multiletramentos. A importância deste estudo está no fato de que as práticas pedagógicas de muitos docentes no Brasil ainda não estão em consonância com as diretrizes da BNCC, o que distancia a promoção do letramento e dos multiletramentos dos alunos; portanto, é necessário repensar formas de capacitar os professores visando a modificações no sistema educacional e nas metodologias utilizadas em sala de aula pelos mesmos. Os resultados sinalizaram que o professor que obtém conhecimento sobre as metodologias ativas e as utiliza em sala de aula verifica que há maior possibilidade de desenvolver o letramento e os multiletramentos dos alunos, sendo mister a compreensão destes termos, por meio de formação continuada, e que também é preciso compreender a BNCC, pois, sem analisar as habilidades que devem ser desenvolvidas em cada etapa escolar, talvez não seja possível alcançar os objetivos propostos pode ficar comprometido.Item Racismo, memória e nação: uma leitura do romance Torto arado, de Itamar Vieira Júnior(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-26) Silva, Carolina de Vasconcelos; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/6546188476171925; Rodrigues, Felipe Fanuel Xavier; Pereira, Maria do Rosário AlvesA partir do romance Torto arado, de Itamar Vieira Junior, esta pesquisa traça um percurso decolonial da história do Brasil, identificando, com o auxílio das encenações contidas no romance, a gênese do racismo e os impactos dos resquícios colonialistas nas relações interpessoais e estruturais do país retratados na comunidade de Água Negra, que conserva os meandros do Brasil arcaico. Na construção deste trabalho, nos apoiamos nos estudos sobre necropolítica, desenvolvidos por Mbembe (2018a), e colonialidade, elaborado por Quijano (1992; 2005). Além disso, os trabalhos de Almeida (2020), Sodré (2023) e Souza (2021) guiaram as análises sobre o racismo e suas implicações. Para as reflexões acerca do jarê, da memória e das tradições negras, foram essenciais os estudos de Senna (1980; 1984), Banaggia (2013), Simas e Rufino (2018), Rufino (2019), Parizi (2020) e Martins (2021). Entendendo que a literatura restitui a alteridade, neste trabalho, rompemos com as narrativas oficiais e adotamos uma perspectiva fincada na epistemologia negra para a construção de uma análise preocupada em trazer à luz as estratégias de resistência que mantém viva a memória e as tradições das comunidades quilombolas, presentes no romance, pontuando a performance de Itamar Vieira Junior na elaboração da obra. Como consequência das análises empreendidas, esta pesquisa problematiza o conceito homogêneo de nação e, diante dos elementos constitutivos do romance que primam pela perspectiva decolonial, sugerimos uma nova categoria de narrador. Dessa forma, esta pesquisa constitui um esforço que se soma a outros estudos decoloniais no sentido de propor, a partir de obras da literatura nacional, uma perspectiva negra disruptiva da imagem dos heróis pátrios e problematizadora das narrativas oficiais da história.Item O ensino de práticas pedagógicas de escrita acadêmica em inglês na educação profissional técnica de nível médio em MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-23) Santos, Fernanda de Faria Rezende; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3855683511835670; Fernandes, Gláucio Geraldo Moura; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriEste trabalho tem como objetivo central investigar se as atividades de produção escrita em inglês no ensino médio e técnico de uma instituição específica contemplam a abordagem de gêneros acadêmicos, buscando compreender como as atividades são desenvolvidas pelos docentes de língua inglesa, relacionando-as com as práticas sociais do contexto acadêmico vivenciadas pelos estudantes na instituição. Durante a pesquisa, docentes de língua inglesa da instituição onde a pesquisa foi realizada descreveram suas práticas didático-pedagógicas, bem como suas visões sobre o ensino de escrita acadêmica a partir do ensino médio técnico. Os dados gerados foram analisados a partir da visão dos letramentos dentro da dimensão social, do ensino baseado em gêneros e gêneros do discurso. Como resultado, percebe-se que a maioria dos professores participantes relata já haver abordado a escrita acadêmica em inglês no ensino médio técnico. No entanto, os participantes apresentam perspectivas divergentes sobre a relevância do desenvolvimento de práticas pedagógicas de escrita acadêmica na EPTNM, refletindo diferentes concepções dos educadores em relação ao ensino e à aprendizagem. Em resumo, a pesquisa desenvolvida permitiu trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, buscando compreender a relação entre as práticas acadêmicas vivenciadas pelos estudantes na instituição e as atividades desenvolvidas pelos professores. Com esta pesquisa, pretendi contribuir com estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico. Considerando que há muitos estudos sobre letramentos acadêmicos voltados para o contexto do ensino superior, busquei refletir sobre a possibilidade de explorar essa abordagem em outro contexto educacional, dentro de uma instituição que promove a verticalização do ensino, unindo ensino, pesquisa e extensão.Item As relações entre as leis municipais e as políticas públicas para a carreira dos técnicos em educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-08) Faustino, Katia Helena; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/7359085738455164; Souza, Cláudia Mara de; Ribeiro, Luiz Antônio; Parreiras, Vicente AguimarO objeto de estudo desta pesquisa é a carreira dos Técnicos em Educação de uma rede pública municipal do interior de Minas Gerais e tem como foco os efeitos de sentido pretendidos pelo discurso presente nas leis municipais, relativas aos critérios de seleção, às funções, às políticas públicas de valorização da classe, no período histórico educacional compreendido entre “Orientadora de Ensino Rural” (1963) ao “Técnico em Educação” (2023). O corpus foi extraído das Leis Municipais e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação, bem como de dados coletados a partir de uma revisão da literatura concernente aos Técnicos em Educação. Buscamos responder a questões como: Quem é esse profissional? Quais as políticas públicas de valorização desse profissional? Quais são suas funções e atribuições? Essa nomenclatura descaracteriza ou ressignifica a função? Para a condução desta pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica, a Análise de Conteúdo de Bardin (2020), por nos permitir “a manipulação de mensagens (conteúdo e expressão desse conteúdo)” para revelar indicadores capazes de guiar nossas inferências. Para nossa reflexão sobre a origem, as funções e as diversas nomenclaturas dos “Técnicos em Educação,” ao longo da "Supervisão Educacional" brasileira, contamos com Libâneo (2010), Freire (2019,2021), Vasconcellos(2019), Saviani (2019),Grinspun (2008),Santos(2012), Matos (2018) Rangel (2003) entre outros. Assim, “esperançamos”, com este trabalho, proporcionar uma compreensão mais ampla das legislações municipais, suas repercussões nas políticas públicas educacionais e, principalmente, fomentar a efetivação do Plano de Carreiras. Desse modo, propomos um grupo de estudos para promover um diálogo construtivo entre teoria e prática e para rever e aperfeiçoar as políticas educacionais, visando a uma educação equitativa, democrática e alinhada às necessidades reais dos profissionais e dos estudantes na rede pública municipal.Item Paratextos dos mangás publicados pela editora JBC: uma avaliação da leiturabilidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-01) Ribeiro, Rogério Porto; Moreira, Paula Renata Melo; http://lattes.cnpq.br/4855128131146760; http://lattes.cnpq.br/0865850233539308; Moreira, Wagner José; Batistella, Danielly TaharaCom raízes em artes sequenciais japonesas de séculos atrás, os mangás, histórias em quadrinhos japonesas, vêm se popularizando e conquistando leitores ao redor do mundo todo. Chegando ao Brasil na década de 1960, com um salto nos anos 1980, os mangás foram inicialmente trazidos para o país por iniciativa de imigrantes japoneses e seus descendentes. Posteriormente, surgiram editoras especializadas na publicação de títulos nipônicos no Brasil, como a JBC, Conrad, NewPOP, Panini etc., que trouxeram títulos já populares no Oriente, como Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco. Tais publicações possuem suas próprias características materiais quanto ao formato, papel e paratextos. Observando essas características, desenvolvemos o presente trabalho, que busca investigar, dentro do catálogo da JBC, as diferenças e semelhanças entre os formatos publicados pela editora, com o objetivo propor uma análise acerca dos modos em que tais paratextos influenciam ou não na leiturabilidade, bem como quais paratextos seriam específicos da versão adaptada ao público brasileiro. Estabelecemos um recorte que abrange três títulos do catálogo da editora com todos os formatos de publicação com os quais ela trabalha: Bakuman, editado em tankoubon; InuYasha, tanto na versão em meio-tanko quanto a impressão em wideban, e Os Cavaleiros do Zodíaco em sua versão kanzenban. O presente trabalho realizou uma análise que buscou compreender quais são as características materiais definidoras e quais são os paratextos constituintes de cada um dos formatos de mangás publicados pela editora JBC, com o intuito de avaliar de que forma eles atendem a cada um dos fatores que determinam sua leiturabilidade, sendo: velocidade de leitura, compreensão da narrativa e manutenção do interesse do leitor. Fomos capazes de compreender que, apesar de existir um padrão mínimo de tratamento editorial para o estabelecimento da compreensão da obra, outros fatores determinantes da leiturabilidade variam bastante entre o corpus analisado. Por fim, ao refletirmos acerca da importância de se pesquisar paratextos e leiturabilidade em mangás, percebemos como tal empreendimento pode ser relevante na melhoria de alguns elementos que envolvem a relação entre o leitor e os mangás. Tais elementos são: 1) a compreensão dos leitores; 2) a acessibilidade; 3) o impacto na experiência do leitor. Em suma, a análise dos paratextos e leiturabilidade em mangás é crucial para compreender a forma como esses elementos influenciam a recepção e interpretação das obras, bem como para orientar a produção de mangás que sejam acessíveis e envolventes para o público.Item Pavões e pardais: análise do discurso de entrevistas com atores do futebol de várzea de Belo Horizonte/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Oliveira, Antônio Marcel Dias de; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Vecchio, Pollyana de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/3254478968730657; Guimarães, Gustavo Cerqueira; Lessa, Claudio HumbertoEsta pesquisa investiga narrativas de vida de seis indivíduos envolvidos com o futebol amador de Belo Horizonte-MG, utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como base teórica. Exploram-se os imaginários sociodiscursivos presentes nas falas dos entrevistados, analisando semelhanças, diferenças e o ethos discursivo que permeia essas narrativas. O estudo destaca como o futebol de várzea se constitui como um elemento importante na vida social e cultural dessas comunidades, contribuindo para a união, o lazer e o enfrentamento de problemas sociais, como a violência e o tráfico de drogas. Em relação à análise do ethos, os resultados mostram um espectro em que os entrevistados se projetam ora mais como protagonistas daquilo que consideram como grandes feitos no futebol amador (pavões), ora mais como coadjuvantes desses feitos (pardais). A dissertação também sugere a relevância de políticas públicas que valorizem e invistam no futebol amador, dadas as suas contribuições para o desenvolvimento social nas periferias de Belo Horizonte.Item De não leitor a escultor: estudo de "Se um viajante numa noite de inverno", de Italo Calvino, à luz da potência do pensamento de Giorgio Agamben(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-19) Oliveira, Mariane de Sousa; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/9241843314794092; Moreira, Maria Elisa Rodrigues; Ferraz, Bruna Fontes; Menezes, Roniere SilvaO romance Se um viajante numa noite de inverno [Se una notte d’inverno un viaggiatore, 1979] narra a história do protagonista (Leitor), que lê em um jornal sobre o novo romance de Italo Calvino e se dirige até a livraria para adquiri-lo. Em determinado ponto da narrativa, a história se interrompe abruptamente devido a um erro de impressão. Diante da impossibilidade de prosseguir com a leitura, o Leitor marcha novamente rumo à livraria para trocar o volume sem saber que está se enredando em uma grande aventura que o colocará face a face com diversos leitores, diversas figuras do mercado editorial, diversos ambientes propícios para a leitura, diversos livros. Em meio a tantas fisionomias, ele encontra até mesmo um “não leitor”, que curiosamente se declara um amante de livros. Trata-se de Irnerio, jovem extrovertido e bem informado que se assume como não leitor, mas que utiliza livros para fazer objetos de arte. Diante da controvérsia provocada pela presença de Irnerio em um romance que não só nasce do desejo de leitura, mas que dele se nutre, esta pesquisa propõe o estudo do romance de Calvino tomando a personagem não leitor/artista como objeto para discutir a leitura como uma faculdade, nos termos de Giorgio Agamben. Valendo dos conceitos de potência, impotência e inoperosidade, desenvolvidos no âmbito teórico da Potência do Pensamento, teoria formulada por Aristóteles e interpretada por Agamben (2007, 2015, 2016, 2017, 2018, 2021), esta dissertação investiga a figura de Irnerio em suas relações com a (não) leitura e com os livros, buscando refletir sobre a importância da personagem dentro da narrativa de Calvino. Sua presença é modesta, mas pontual e estratégica, e suas atitudes e personalidade reverberam em outras personagens do romance. Assim, uma figura que em uma primeira mirada parece simples e sem muito destaque, revela-se multifacetada e determinante para a compreensão da narrativa e da leitura como potência.Item Língua inglesa e ensino bilíngue : uma análise dos Planos Pedagógicos de Ensino (PPE) de escolas da educação básica à luz de documentos oficiais brasileiros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-25) Amaral, Melissa Mourão; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/9706918353629673; Tallei, Jorgelina Ivana; Bambirra, Maria Raquel de AndradeNesta pesquisa, voltada ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, especificamente o campo do ensino bilíngue, busca-se analisar os principais adventos dessa modalidade de ensino no que tange à preparação das instituições para adequação ao documento oficial Parecer CNE/CEB nº 2/2020, de 9 de julho de 2020. Esse documento aborda as principais demandas do setor de educação bilíngue e estabelece alguns padrões e regras que deverão ser revistos e implementados pelas escolas de educação denominadas bilíngues. O cunho principal da pesquisa é realizar análises baseadas na averiguação dos documentos pedagógicos das instituições A e B, que serão capazes de responder a alguns dosquestionamentos trazidos ao longo da pesquisa. Esses questionamentos dizem respeito ao atendimento das normas e regras estabelecidas no documento em questão. Ou seja, de acordo com as análises que foram realizadas por meio dos planos pedagógicos de ensino e demais documentos comprobatórios da instituição, foi possível compreender a visão da escola e se o trabalho tem sido, de fato, ofertado dentro do escopo proposto pela legislação. Além disso, o documento também aponta algumas definições de que ainstituição não poderá se apropriar caso ela não seja considerada bilíngue dentro do escopo definido. Por fim, a pesquisa, será baseada nas definições trazidos pelo Parecer acerca da impossibilidade de algumas escolas utilizaremcaso não sigam as normas indicadas neste.Item Autoria e Fandom: a transformação da concepção de autoria no contexto hipertextual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Menezes, Helena Carvalhais; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7016483533353469; Silva, Rogério Barbosa da; Carvalho, Larissa Camacho; Oliveira, Luiz Henrique Silva deNeste trabalho, abordamos o processo de transformação das relações leitor-obra e leitor-autor a partir do século XVII, culminando nos dias atuais com as revoluções da eletrônica e da internet e seus reflexos sobre os produtos culturais. Fazemo-o sob a perspectiva da longa duração histórica (longue durée), um conceito criado pelo historiador francês Fernand Braudel. Segundo essa noção, existem estruturas mentais, ou arquiteturas, das quais o ser humano é incapaz de se desvencilhar com facilidade; elas permanecem em nosso imaginário a despeito das transformações políticas, sociais e mesmo culturais sofridas pelas sociedades humanas. Ao longo deste trabalho, propomos estudar a figura do autor como uma dessas estruturas, mostrando que, a despeito das diversas transformações políticas e sociais, a figura do autor no imaginário popular pouco se modificou em função das redes digitais de comunicação. Como estudar um conceito a partir da perspectiva de longa duração histórica é um trabalho extenso, é necessário que se faça um recorte do objeto. Um dos recortes diz respeito à escolha de um sujeito a ser estudado, pois é evidente que não há apenas um tipo de leitor. O casoque estudaremos é o dos "fãs", que são um tipo de leitor participativo que surgiu apenas no século XIX; mais especificamente, aqueles fãs que escrevem trabalhos com base na obra de sua admiração (fanfictions). Outro recorte se deu em termos espaciais e temporais, pois este panorama trata do período posterior à formação e consolidação dos Estados nacionais europeus. Isso se deu para que pudéssemos compreender a origem histórica da figura do fã, de modo a situá-lo em um contexto, e para explicar a construção política e acadêmica da figura do autor a partir daquele momento, servindo como contraponto importante à visão das massas sociais. Por fim, optamos por explicitar brevemente o caso do Brasil contemporâneo nos momentos finais deste trabalho. Esta pesquisa estabelece um paralelo entre casos estudados por vários outros autores e, portanto, conta com bibliografia relativamente extensa. Também analisaremos respostas de fãs obtidas por meio de um questionário distribuído aleatoriamente on-line com o objetivo de coletar a opinião de escritores de fanfiction a respeito do lugar social do autor.Item Rio Branco (1982): a intermidialidade de uma praça em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-26) Diniz, Valéria Nogueira; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/2256417926529064; Moreira, Wagner José; Souza-Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de; Santos, Andréa SoaresEsta dissertação tem como objetivo o estudo de uma obra de arte, a partir de uma imagem técnica que a retrata. Primeiro, optou-se por aproximar do objeto de estudo por meio de oposições àquilo que ele é, o que caracteriza uma operação crítica de desarme. A segunda tomada de consciência foi entender a sociedade na qual a obra de arte foi produzida. Em seguida, estudamos o referencial teórico da pesquisa: a intermidialidade. Por fim, empreendemos a análise crítica do texto, forma usualmente utilizada pelos semioticistas, para designar seus objetos de estudo. Assim, a obra de arte analisada, Monovolume: A Liberdade em Equilíbrio, concebida pela artista Mary Vieira, inaugurada no ano de 1982, cujo suporte foi a Praça Rio Branco, localizada no Centro de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, mostra-se como objeto dessa pesquisa.Item Genêros textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de texots verbo-visuais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-07) Rio Verde, Dilma Maria Campelo; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/8101709834395729; Villela, Ana Maria Nápoles; Elias, Vanda Maria da Silva; Silva, Renato Caixeta da; Arão, Lilian AparecidaA busca por novas perspectivas de ensino- aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos com variados sistemas semióticos produzidos ou ressignificados, a partir das novas tecnologias, motivou-nos um estudo no campo da infografia. O infográfico é um gênero do jornalismo cada vez mais presente em nossas práticas de leitura tanto na mídia impressa quanto digital, mas é pouco explorado no âmbito escolar. Assim, investigamos o procedimento de leitura adotado por alunos do 3º ano do ensino médio em três infográficos, visando verificar, no processamento da leitura (materializada em texto dissertativo-argumentativo), como o sujeito leitor-produtor seleciona,organiza, relaciona e interpreta informações, fatos, imagens e opiniões, integrando imagem e texto para a compreensão do sentido global do infográfico. O corpus constitui-se de três infográficos com diferentes categorias, segundo a classificação do jornalismo: infográfico específico complementar; enciclopédico independente e específico independente, mas com a mesma perspectiva de segmentação temática: causa e consequência, aspecto da textualidade que nos interessou investigar de forma mais específica. A metodologia de análise de gênero usada sustenta-se nas teorias de vertente sociorretórica, que concebe a abordagem sobre gênero como ação social, aliadas a outras sobre leitura e produção de texto, cujo critério de escolha se pautou no fato de elas apresentarem um quadro teórico - metodológico que permite a análise de textos verbo-visuais. Os resultados da análise fez-nos constatar que há forte sobreposição da linguagem verbal em detrimento da linguagem visual, com ênfase para o infográfico específico complementar. Essa mostragem refletiu a realidade escolar sobre as práticas de leitura e produção, cuja abordagem ainda tem sido feita com prevalência em gêneros de base verbal. Desse modo, esperamos que este estudo tenha contribuído para a construção de uma didática que oportunize o alfabetismo visual e a formação de competências e habilidades em leitura de textos com variados sistemas semióticos.Item A temática indígena na educação infantil: um estudo das obras aprovadas no PNLD Literário 2022(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-13) Faria, Mirian Daniela Faustino; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/6541287576429266; Lage, Micheline Madureira; Parreiras, Vicente AguimarNesta pesquisa investigam-se as representações de temáticas e elementos culturais indígenas presentes nos livros aprovados pelo PNLD Literário 2022 para a educação infantil. Além disso, busca-se traçar uma breve trajetória histórica dos conceitos de infância, educação infantil e literatura infantil, destacando importantes escritores, entre eles os indígenas. No estudo, parte-se da seguinte pergunta: de que forma a temática indígena está presente nas obras do PNLD Literário 2022 para a educação infantil? A partir dessa pergunta, outras se fazem necessárias: quais são as representações dos povos indígenas nas obras aprovadas pelo Programa? Entre os autores dos livros com essa temática, quantos são indígenas? Existem exemplares dessas obras em todos os acervos literários disponibilizados pelo Programa? Como as culturas indígenas são representadas por meio das ilustrações? A pesquisa tem como objetivos: discutir conceitos sobre infância, educação infantil e literatura indígena; identificar pontos fortes e limitações nas obras selecionadas, considerando texto e ilustrações; analisar as representações culturais indígenas nas resenhas; e investigar as autorias das obras, classificando os gêneros literários e discutindo os conceitos de literatura indígena, indigenista e indianista. Como fundamentação teórica são utilizados os estudos de: Ariès e Rousseau sobre infância; Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil; Graúna e Thiél sobre literatura indígena. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos livros digitais selecionados, das resenhas disponibilizadas no site do Programa e do edital do PNLD 2022 para a educação infantil. Como considerações finais, destaca-se a escassez de obras com temática investigada no PNLD Literário 2022: das 596 obras aprovadas, apenas 8 foram identificadas com essa temática. Ressalta-se que nenhuma delas é de autoria indígena, seja no texto escrito ou nas ilustrações, sendo, dessa forma, caracterizadas como literaturas indianistas ou indigenistas. Em algumas obras a temática indígena é tratada de forma superficial, com imagens estereotipadas, com o uso do termo "índio" e com a ausência de uma abordagem sociocultural mais aprofundada. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da reflexão sobre os critérios de seleção das obras de autoria e temática indígena do PNLD Literário, promovendo maior representatividade, diversidade e conexão com as realidades culturais e históricas dos povos originários.Item Efeito das deformações monotônica e cíclica no comportamento mecânico e na recristalização de um aço livre de intersticiais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-05) Silva, Tâmisa Eleutério; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4445376135095677; http://lattes.cnpq.br/3203046752707862; http://lattes.cnpq.br/5578461593348053; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; Costa, Maria Celeste Monteiro de Souza; Martins, Suzanny Cristina Soares; Paiva, Paulo Renato Perdigão deDurante as operações de conformação mecânica os materiais metálicos sofrem a ação de esforços externos que produzem deformação plástica. Quando um material metálico é deformado plasticamente, à medida que a deformação aumenta, a resistência mecânica do material também se eleva, esse fenômeno recebe o nome de encruamento. Trabalhos desenvolvidos com alumínio, latão e aço baixo teor de carbono mostraram que o comportamento mecânico destes materiais quando submetidos a esforços múltiplos e cíclicos diferenciavam do usual chegando, por vezes, a apresentar uma taxa de encruamento negativa. Diante desse contexto, avaliou-se neste trabalho a evolução do encruamento no aço livre de intersticiais submetido à deformação cíclica e monotônica em diferentes magnitudes a fim de averiguar a interferência desse processamento mecânico nas propriedades mecânicas desse material, bem como na sua recristalização. Os resultados mostraram que, independente do modo de deformação aplicada, materiais com menor tamanho de grão apresentam maior resistência mecânica e menor temperatura de recristalização e austenitização. Adicionalmente, como consequência da deformação monotônica, foi observado que a resistência do material se intensifica à medida que a magnitude da deformação aumenta, sendo inverso o comportamento observado para as temperaturas de recristalização e austenitização. Quando deformados ciclicamente o material apresentou comportamentos distintos em decorrência do aumento do número de ciclos de deformação aplicada, tipo de pré-deformação e magnitude do esforço. De forma geral, deformações de magnitudes menores, pré-deformações cíclicas e maior número de ciclos levaram a um encruamento maior do material. Em termos de temperatura de recristalizção da ferrita e temperatura de austenitização, quanto maior o encruamento apresentado pelo material deformado, mais baixas foram as temperaturas de recristalização.Item Análise de desempenho de ferramentas de corte nos processos de desbaste e acabamento por fresamento de aço liga MnSi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-13) Silva, Sandro da Costa; Santos, Sandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6898188197618037; http://lattes.cnpq.br/3979628431592189; Santos, Sandro Cardoso; Silva, Ernane Rodrigues da; Shigaki, Yukio; Abrão, Alexandre MendesA tecnologia aplicada a processos de usinagem permite o aumento de produtividade em processos de fabricação. A fabricação de componentes de máquinas para montagem e desmontagem de trilhos ferroviários é estudada neste trabalho, com ênfase nas avarias, desgaste e vida útil de ferramentas de corte no fresamento. A análise global das etapas de fabricação da máquina permite determinar os pontos críticos, que são os processos de desbaste e acabamento dos mancais do braço de articulação da máquina para movimentação de trilhos. A usinagem é realizada por fresamento periférico concordante de uma peça com revestimento de liga MnSi em substrato de aço ABNT 1020, obtido por meio de metais de adição do arame maciço ASME SFA-5.18, de diâmetro 1,0mm, depositado a partir do processo de soldagem MIG. O processo de fresamento foi investigado por meio do monitoramento do desgaste de flanco (VBmax), análise de avarias das ferramentas de corte, medições de dureza e rugosidade superficial nas operações de desbaste e acabamento. Os resultados obtidos na análise conjunta dos processos de desbaste e acabamento foram organizados em dois grupos: para o 1º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P30, revestidos com TiAlN PVD de dureza média de 3000HV, VBmax de 0,3mm em 294min de corte, e constatados lascamentos na superfície de folga. Em sequência ao corte por desbaste foi aplicado um conjunto de insertos de acabamento de metal duro classe P30, revestidos com TiN PVD de dureza média de 2500HV, VBmax de 0,15mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Para o 2º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P20, revestidos com TiAlN PVD, VBmax de 0,2mm em 210min de corte, e constatados lascamentos e trincas na superfície de saída. Em sequência ao corte por desbaste foram aplicados insertos de acabamento idênticos ao 1º grupo, VBmax de 0,2mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Com base nos resultados obtidos, os insertos do 1º grupo apresentaram condições mais favoráveis na análise conjunta dos processos, caracterizando que a classe P30 para desbaste com =5°,apresentou desgaste de flanco maior antes de iniciar avarias por lascamento, com um tempo maior de corte em relação aos insertos do 2º grupo.Item A representação das famílias de perseguidos políticos em Bernardo Kucinski: análise de três contos de "você vai voltar pra mim"(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-27) Souza, Deisiane Ferreira de; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/2049886649650300; Coelho, Olga Valeska Soares; Bonomo, Daniel Reizinger; Silva, Rogério Barbosa daO regime militar que foi instaurado no Brasil em 1964 deixou diversas marcas na sociedade e permanece vivo no imaginário de muitas pessoas. Uma forte evidência disso é a presença constante do assunto em obras literárias nas últimas décadas. A presente pesquisa buscou analisar o modo como são representadas as famílias de presos e desaparecidos políticos durante a ditadura em três contos do livro Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski. A obra foi publicada em 2013 e os contos escolhidos são denominados "Joana", "Tio André" e "O Velório". Para isso, foram analisados os elementos que compõem essas narrativas, aliados a teorias sobre a forma como a escrita literária configura-se como um modo de atravessar um trauma. Esperava-se entender quais recursos foram utilizados por Kucinski para compor os personagens e quais foram empregados para abordar o tema ditadura. Os resultados possibilitaram reflexões interessantes, que podem oferecer grandes contribuições para estudos da área.Item Tecnologias digitais e design thinking: desenvolvendo habilidades e competências para os multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-08) Teixeira, Gabriela Santos; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/2386729981021019; Ribeiro, Luiz Antonio; Silva, Renato Caixeta da; Gomes Junior, Ronaldo Corrêa Gomes Junior; Castro, Vania Carvalho de CastroEste estudo investigou o uso de tecnologias digitais e a aplicação do Design Thinking no desenvolvimento de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um projeto de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em uma escola da rede básica de ensino brasileira. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental e ensino médio, utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e análise dos textos multimodais produzidos pelos alunos colaboradores. Os resultados mostraram que as ferramentas digitais, combinadas com a metodologia do Design Thinking, contribuíram significativamente para o desenvolvimento de 8 das 10 competências gerais da BNCC. A aplicação da abordagem do Design Thinking permitiu que os alunos desenvolvessem soluções criativas e inovadoras para os desafiospropostos, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas, pensamento crítico, resolução de problemas e do trabalho colaborativo. Os resultados da pesquisa mostram que a integração de ferramentas digitais e a aplicação do Design Thinking no currículo escolar podem ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC, voltadas para a promoção dos multiletramentos e para uma atuação cidadã crítica e responsável. Além disso, destaca a importância da formação de professores para a implementação dessa abordagem e sugere a necessidade de mais pesquisas sobre o uso de ferramentas digitais aliadas ao Design Thinking na educação básica.Item Para nunca esquecer : uma análise discursiva de coberturas midiáticas impressas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-05) Câmara, Marco Túlio Pena; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/9431676052052565; Lessa, Cláudio Humberto; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO rompimento da barragem de Fundão da empresa Samarco (Vale/BHP), em 05/11/2015, causou a destruição de Bento Rodrigues, subdistrito pertencente à cidade de Mariana. Devido ao grande impacto da tragédia, equipes jornalísticas de todo o país voltaram suas pautas para realizar a cobertura desse grande acontecimento. A presente dissertação objetiva estudar os contratos subjacentes à produção de cadernos especiais sobre a tragédia, baseando-se no produto final dos jornais O Tempo e Lampião. Para tanto, recorremos a autores do campo da Comunicação para a definição, classificação e caracterização do conceito de Acontecimento (ANTUNES, 2008; FRANÇA, 2012; QUÉRÉ, 2012; DOSSE, 2013) e a noção de Enquadramento, tanto no Jornalismo (PORTO, 2004; GUTMANN, 2006), quanto na Análise do Discurso (CORTEZ, 2013; EMEDIATO, 2013; CHARAUDEAU, 2015). Como aspecto teórico-metodológico, nossa pesquisa se ampara na Análise do Discurso por meio da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2001; 2005), e na gestão de pontos de vista (RABATEL, 2013; KOCH; CORTEZ, 2015). Para nos auxiliar na elaboração dos aspectos referentes ao Contrato de Comunicação (CHARAUDEAU, 2015) que os veículos seguem, realizamos entrevistas com as editoras responsáveis pelos jornais, a fim de identificar as condições de produção e orientações editoriais que culminaram na elaboração dos cadernos especiais a partir de seus respectivos enquadramentos e pontos de vista representados pelos locutores-jornalistas. A partir das análises, podemos considerar a cobertura local do jornal Lampião, com enquadramento marcado pela responsabilização da tragédia; e a cobertura nacional do jornal O Tempo, com foco nas consequências ambientais decorrentes do rompimento da barragem. Com isso, esperamos contribuir para a reflexão acerca da produção de cadernos especiais e de jornal-laboratório, apontando características subjacentes aos contratos que os regem, considerando, portanto, as condições de produção e os aspectos linguístico-discursivos que perpassam as produções jornalísticas.Item Tecnologias (digitais) da informação e comunicação (TIC/TDIC) e o ensino de língua portuguesa na rede municipal de Divinópolis - MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-05) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Parreiras, Vicente Aguimar; Corrêa, Hércules Tolêdo; Ribeiro, Ana Elisa FerreiraO uso integrativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa (LP) é assunto recorrente em pesquisas na área da educação. Apesar dessas pesquisas, muitos questionamentos ainda permeiam o dia a diados professores sobre como possibilitar a introdução de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas de forma significativa. Com base nos estudos de Coscarelli (2005), Ribeiro (2010, 2016), Cope e Kalantzis (2012), Rojo e Moura (2012), Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2007) e Malfacini (2015), este trabalho representa mais uma colaboração para que as perguntas a respeito do tema sejam respondidas. Sendo assim, esta dissertação é o relato de um estudo sobre a inserção das TDIC no ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Divinópolis - MG, com vistas a analisar as metodologias utilizadas pelos professores de LP que utilizam as TDIC na construção e realização de propostas pedagógicas significativas para o processo de multiletramentos. A hipótese que orientou tal estudo é de que, apesar de haver investimento por parte da Secretaria Municipal de Educação na criação de laboratórios de informática, a utilização deste espaço não se dá de forma concreta e que os professores ainda apresentam dificuldades para o uso das TDIC de forma adequada. Quanto à metodologia, utilizou-se para a coleta a aplicação de dois diferentes questionários e a realização de um grupo focal (GF). Com os questionários objetivou-se primeiramente obter um panorama geral sobre as escolas do município e selecionar professores para participação do GF. Logo após, analisaram-se os discursos de três professores que lecionam na rede municipal de ensino e que integram as TDIC em suas práticas pedagógicas. De caráter interpretativo, para a apuração e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), na tentativa de compreender, nas entrelinhas, qual a concepção de multiletramentos que orienta os professores de língua portuguesa na construção de sua prática pedagógica. Com base nas análises realizadas, percebeu-se que os discursos dos professores, na maioria das vezes, refletem os projetos de letramento e a pedagogia dos multiletramentos defendidos por Kleiman (2007) e NLG (1996), respectivamente, entretanto, percebeu-se que os professores não têm consciência de que suas práticas pedagógicas refletem o conceito de multiletramentos. Categorias semânticas foram propostas e verificaram-se as escolhas lexicais recorrentes para se chegar às considerações sobre o uso integrativo das TDIC no ensino de língua materna com vistas a possibilitar os multiletramentos.Item Ethos, humor e discurso: a construção das imagens projetadas de Dilma Rousseff em diferentes situações de comunicação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-24) Oliveira, Jéssica Gomes de; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/4186096587571511; Lessa, Cláudio Humberto; Menezes, William Augusto; Silva, Giani DavidA pesquisa tem como proposta uma análise discursiva comparativa de pronunciamentos veiculados pela presidenta Dilma Rousseff e pela personagem fictícia Dilma Bolada no Facebook, durante o processo de impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como objetivo analisar quais são os ethé e imaginários projetados de Dilma Rousseff nas redes sociais digitais, durante o processo de impeachment, em dois gêneros diferentes, verificando se há diferença entre as imagens projetadas no discurso oficial e nas publicações da personagem fictícia Dilma Bolada. Para tal, recorremos também à análise de relatos biográficos e da presença da polêmica em ambas situações de comunicação, além do uso do humor pela personagem fictícia Dilma Bolada. As análises realizadas neste trabalho baseiam-se em dois corpora: o primeiro é formado por três pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff, publicados em vídeo em sua página oficial do Facebook durante o processo de impeachment, e o segundo constituído por cinco posts publicados na página intitulada Dilma Bolada, também durante o impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como proposta o estudo dos processos de constituição da identidade discursiva do sujeito político, por meio da verificação dos diferentes ethé e imaginários evocados pelos discursos. Para tanto, em nosso percurso teórico, abordamos o discurso político como objeto de análise (CHARAUDEAU, 2006), bem como algumas das transformações pelas quais tem passado ao longo do tempo (COURTINE, 2006; PIOVEZANI FILHO, 2007, 2009). Estudos sobre a retórica e a dimensão argumentativa do discurso também serão abordados (EMEDIATO, 2001; AMOSSY, 2007; PERELMAN&OLBRECHTS-TYTECA, 1996), assim como a polêmica presente no campo político (AMOSSY, 2014). Abordaremos, ainda, diferentes pesquisas sobre o uso das redes sociais digitais na veiculação do discurso político e gestão das imagens de atores políticos. Estudos sobre diferentes aspectos do humor e seu uso em discursos políticos também serão levantados (POSSENTI, 2013; CHARAUDEAU, 2006b; FALCÃO DA SILVA, 2009; ZEPEDA, FRANCO E PRECIADO, 2014; BONHOMME, 2016). Por fim, abordaremos pesquisas sobre a presença das narrativas de vida (MACHADO, 2008, 2012, 2015, 2016) e dos imaginários sociodiscursivos no discurso político (CHARAUDEAU, 2006), além de reflexões sobre a constituição do ethos de atores políticos (CHARAUDEAU, 2006; AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 2005, 2007; EGGS, 2008; MAIA, 2015). Através das análises, podemos observar certa proximidade entre as imagens projetadas de Dilma Rousseff, por meio dos pronunciamentos veiculados em sua página do Facebook, e as imagens projetadas através das publicações feitas na página da personagem fictícia Dilma Bolada.
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