Mestrado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Soy hombre andino, pero no uso poncho: relações entre identidade e cultura andina na obra Los hijos de Hilario, de Macedonio Villafán Broncano(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Corrêa, Lúcia de Fátima; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7322017396242318A partir da análise literária da obra Los Hijos de Hilário (2018), do escritor andino Macedonio Villafán Broncano, busca-se discutir as relações entre identidade e cultura andina e refletir sobre o processo editorial que envolveu a construção da obra. Acreditase que nos sete contos e no conto em separado que formam o livro percebemos uma escrita marcada profundamente pela sua vivência intercultural. Percebemos, portanto, que há uma tensão permanente entre o quechua e o espanhol, o que interfere no seu nascimento e em como ele se apresenta editorialmente, já que seu estilo oral organiza uma "outra" espécie de livro, diferente do ocidentalizado e fora do cânone da literatura hispânica. Pretende-se, por meio da análise da narrativa poética do autor, buscar as características e vestígios que contemplem a cosmovisão andina, a oralidade, a língua quechua e outros aspectos culturais próprios da região do Callejón de Huaylas, região localizada ao norte do Peru, no Departamento de Áncash. Os aportes teóricos foram buscados nos americanistas clássicos: Antônio Cornejo Polar, Ángel Rama e Néstor Canclini para trabalhar conceitos de heterogeneidade, transculturalidade, mestiçagem e também nos estudos recentes de pesquisadores da nova geração peruana, tais como Gonzalo Espino Relucé, Mauro Macedo Mamani, Alejandro Mautino Guillén, Vidal Guerrero Tamara, Carlos Toledo Quiñones, entre outros que reivindicam um novo status para a literatura produzida nos Andes.Item O processo de tradução literária: uma retradução comentada do conto O relógio de ouro de Machado de Assis(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-29) Viana, Hélio Moïse Rodrigues; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/3420699001309536; Pinheiro, Marta Passos; Ribeiro, Marília Scaff Rocha; Silva, Renato Caixeta daEsta dissertação visa investigar o processo de retradução por meio da análise da tradução para o francês do conto "O Relógio de Ouro" de Machado de Assis, realizada por Maryvonne Lapouge. Nossa pergunta de pesquisa é: como as Treze Tendências Deformadoras de Antoine Berman podem ser aplicadas para orientar o processo de retradução, contribuindo para uma nova interpretação da obra original e respeitando suas nuances linguísticas e estilísticas? Ao buscar responder a essa pergunta, exploramos não apenas os desafios inerentes à tradução literária, mas também as oportunidades que a retradução oferece para aprimorar e enriquecer a compreensão de uma obra clássica através de diferentes perspectivas culturais e linguísticas. Como fundamentação teórica utilizamos os estudos de Antoine Berman sobre a tradução e os de Hélio de Seixas Guimarães sobre Machado de Assis. Adotamos uma abordagem qualitativa, combinando análise textual e crítica literária para examinar a tradução de Lapouge à luz das Treze Tendências Deformadoras. Por meio dessa metodologia, identificamos os principais desafios enfrentados durante o processo de retradução e suas implicações para a compreensão da obra original. Entre eles, destacam-se a necessidade de refinamento e precisão na tradução para capturar a riqueza psicológica dos personagens de Machado de Assis e o ritmo de suas histórias. Observamos também a importância da adaptação cultural na tradução de expressões tipicamente brasileiras e a necessidade de consulta e pesquisa para garantir a fidelidade ao texto original. Por meio dessas reflexões, buscamos não apenas compreender os desafios inerentes à tradução literária, mas também explorar as oportunidades que a retradução oferece para enriquecer a compreensão de uma obra clássica através de diferentes perspectivas culturais e linguísticas.Item Uso dos dispositivos digitais no processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-pandemia COVID-19(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Bittencourt, Salete Mamedes; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/5272612835549328; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Rômulo Francisco de; Parreiras, Vicente Aguimar; Souza, Claudia Mara deNesta pesquisa propomos investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017); Rojo & Moura (2012); e Cazden et al. (2021); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados demonstraram que houve avanços na disponibilidade de equipamentos digitais na escola, bem como acesso à internet para a melhoria do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas ainda é preciso avançar principalmente considerando um amplo investimento por parte do poder público na rede de wi-fi. Foi constatado, por meio dos relatos dos professores na entrevista, que a maioria não desenvolve o letramento digital dos estudantes, tampouco o ensino híbrido envolvendo metodologias ativas, mas têm interesse e veem a necessidade de mudar, porém ainda se sentem inseguros por não dominar totalmente os usos das tecnologias digitais e ter um conhecimento mais profundo quanto ao ensino híbrido e sua abordagem na prática. Percebe-se a necessidade de um olhar das políticas públicas em considerar as formações no "chão da escola" proporcionando um avanço necessário na prática pedagógica dos professores.Item Cartossemiótica do gênero mapa: por um letramento cartográfico nas escolas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-01) Lima, Jean Cássio; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/7524090039777084; Ribeiro, Luiz Antônio; Batista, Natália Lampert; Silva, Romerito Valeriano da; Silva, Renato Caixeta daNesta pesquisa discute-se sobre Cartografia Escolar. A proposta foi investigar como os pressupostos do letramento cartográfico, implícitos na BNCC para o segmento Ensino Médio, são explorados em mapas de uma coleção de livros didáticos do componente curricular Geografia. Isso porque, com os avanços da discussão sobre a Cartografia Escolar, a promulgação da BNCC e a reforma do Ensino Médio, espera-se que os livros didáticos aprovados pelo PNLD se distanciem das até então corriqueiras práticas de predomínio de alfabetização cartográfica e do ensino do mapa pelo mapa. Durante a pesquisa, pensou-se a representação cartográfica em mapas por seu caráter de gênero discursivo e de gênero textual, ou seja, a partir de sua ideia de enunciação. Esses mapas foram analisados pelo viés da cartossemiótica a partir da Gramática do Design Visual. Diante disso, foram relacionados autores das áreas da Cartografia, Linguagens e Ensino. Como resultado, percebe-se que os livros didáticos têm reformulado sua forma de abordar a Cartografia Escolar. Cada vez mais os mapas aparecem contextualizados com problemas reais, em textos multimodais e com propostas que possibilitam a promoção de alfaletramento. Com isso, essa pesquisa reforça a importância de um livro didático em consonância com a literatura e com a legislação. Mas, para além disso, a valorização da carreira do professor e de sua educação continuada para que ele acompanhe os avanços das discussões sobre Cartografia Escolar e outros temas que lhe competem o ensino. Também, que tenha condições dignas de trabalho que lhe possibilitem potencializar o uso de um bom livro didático.Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.