Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item Bens culturais das terras de Minas: a representação do patrimônio cultural mineiro no discurso midiático televisivo(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2013-11-26) Pereira, Pollyanna Souza; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/8061811030402323; Silva, Rogério Barbosa da; Silva, Giani David; Goodwin Júnior, James William; Assis, Angelo Adriano Faria deA presente pesquisa nasceu a partir da necessidade de questionarmos sobre os discursos do patrimônio cultural que a mídia tem contribuído para difundir na sociedade e sobre como esses discursos podem influenciar a reflexão e a atuação social no reconhecimento, na valorização e na proteção de referências culturais. Esta dissertação realizou uma análise das representações do patrimônio cultural mineiro construídas em programas televisivos que se dedicam à abordagem do tema. Seu objetivo foi investigar e caracterizar tais representações, subsidiando nossas reflexões sobre os possíveis efeitos pragmáticos da difusão desses discursos pela mídia televisiva. Para a realização da investigação proposta, selecionamos como objetos de estudos os programas "Bem Cultural", da Rede Minas, e "Terra de Minas", da Globo Minas. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, o corpus constituindo-se de duas edições da cada um dos programas. Como referencial teórico e metodológico, foi utilizada a Análise do Discurso a partir da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau. Os resultados mostram que os programas se utilizam de estratégias diferentes para abordar o patrimônio cultural mineiro, relacionadas aos gêneros aos quais pertencem e aos objetivos institucionais das emissoras que os produzem, permitindo-nos associar o discurso do programa "Terra de Minas" àqueles fundados nos princípios da unidade e da monumentalidade, enquanto o discurso do programa "Bem Cultural" pode ser aproximado daqueles fundados nos princípios da pluralidade e da cotidianidade.Item Reportagens sobre o aquecimento global: uma análise linguístico-discursiva e multimodal(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2014-12-18) Gomes, Sônia Rodrigues Pereira; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/1761688035064573; Silva, Renato Caixeta da; Hemais, Barbara Jane Wilcox; Villela, Ana Maria Nápoles; Coura Sobrinho, JerônimoMudanças climáticas e aquecimento global são temas de interesse na atualidade, haja vista as implicações para o planeta. A inspiração para este trabalho teve origem no relatório Turn Down the Heat: Why a 4°C Warmer World Must be Avoided, publicado pelo World Bank em novembro de 2012. Compreende o estudo de reportagens jornalísticas sobre o aquecimento global publicadas nos jornais Folha de S.Paulo (Brasil) e The Guardian (Inglaterra). A escolha dos jornais foi realizada com base nas fontes 2004-2013 World Newspaper coverage of Climate Change or global Warming (number of articles per newspaper) e Mudanças climáticas na imprensa brasileira: análise de 50 Jornais no período de julho de 2005 a junho de 2007 publicado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI. A metodologia de análise foi aplicada em um corpus coletado nos jornais Folha de S. Paulo e The Guardian, constituído entre janeiro e maio de 2013. A análise dos textos é subsidiada pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), compreendendo análise semântico-discursiva de aspectos interpessoais (avaliatividade) e análise das imagens. Quanto aos resultados, a análise do corpus evidenciou a presença de polifonia, discurso citado e relatado, bem como marcas de avaliatividade, multimodalidade e, inclusive, representações sobre o aquecimento global. Este estudo sinaliza dois aspectos relevantes: a necessidade de inclusão da temática do aquecimento global nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, Orientações curriculares para o ensino médio - OCEM e mais visibilidade para o tema do aquecimento global e mudanças climáticas na mídia, particularmente na América Latina e no Brasil.Item Efeito das deformações monotônica e cíclica no comportamento mecânico e na recristalização de um aço livre de intersticiais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-05) Silva, Tâmisa Eleutério; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4445376135095677; http://lattes.cnpq.br/3203046752707862; http://lattes.cnpq.br/5578461593348053; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; Costa, Maria Celeste Monteiro de Souza; Martins, Suzanny Cristina Soares; Paiva, Paulo Renato Perdigão deDurante as operações de conformação mecânica os materiais metálicos sofrem a ação de esforços externos que produzem deformação plástica. Quando um material metálico é deformado plasticamente, à medida que a deformação aumenta, a resistência mecânica do material também se eleva, esse fenômeno recebe o nome de encruamento. Trabalhos desenvolvidos com alumínio, latão e aço baixo teor de carbono mostraram que o comportamento mecânico destes materiais quando submetidos a esforços múltiplos e cíclicos diferenciavam do usual chegando, por vezes, a apresentar uma taxa de encruamento negativa. Diante desse contexto, avaliou-se neste trabalho a evolução do encruamento no aço livre de intersticiais submetido à deformação cíclica e monotônica em diferentes magnitudes a fim de averiguar a interferência desse processamento mecânico nas propriedades mecânicas desse material, bem como na sua recristalização. Os resultados mostraram que, independente do modo de deformação aplicada, materiais com menor tamanho de grão apresentam maior resistência mecânica e menor temperatura de recristalização e austenitização. Adicionalmente, como consequência da deformação monotônica, foi observado que a resistência do material se intensifica à medida que a magnitude da deformação aumenta, sendo inverso o comportamento observado para as temperaturas de recristalização e austenitização. Quando deformados ciclicamente o material apresentou comportamentos distintos em decorrência do aumento do número de ciclos de deformação aplicada, tipo de pré-deformação e magnitude do esforço. De forma geral, deformações de magnitudes menores, pré-deformações cíclicas e maior número de ciclos levaram a um encruamento maior do material. Em termos de temperatura de recristalizção da ferrita e temperatura de austenitização, quanto maior o encruamento apresentado pelo material deformado, mais baixas foram as temperaturas de recristalização.Item Análise de desempenho de ferramentas de corte nos processos de desbaste e acabamento por fresamento de aço liga MnSi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-13) Silva, Sandro da Costa; Santos, Sandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6898188197618037; http://lattes.cnpq.br/3979628431592189; Santos, Sandro Cardoso; Silva, Ernane Rodrigues da; Shigaki, Yukio; Abrão, Alexandre MendesA tecnologia aplicada a processos de usinagem permite o aumento de produtividade em processos de fabricação. A fabricação de componentes de máquinas para montagem e desmontagem de trilhos ferroviários é estudada neste trabalho, com ênfase nas avarias, desgaste e vida útil de ferramentas de corte no fresamento. A análise global das etapas de fabricação da máquina permite determinar os pontos críticos, que são os processos de desbaste e acabamento dos mancais do braço de articulação da máquina para movimentação de trilhos. A usinagem é realizada por fresamento periférico concordante de uma peça com revestimento de liga MnSi em substrato de aço ABNT 1020, obtido por meio de metais de adição do arame maciço ASME SFA-5.18, de diâmetro 1,0mm, depositado a partir do processo de soldagem MIG. O processo de fresamento foi investigado por meio do monitoramento do desgaste de flanco (VBmax), análise de avarias das ferramentas de corte, medições de dureza e rugosidade superficial nas operações de desbaste e acabamento. Os resultados obtidos na análise conjunta dos processos de desbaste e acabamento foram organizados em dois grupos: para o 1º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P30, revestidos com TiAlN PVD de dureza média de 3000HV, VBmax de 0,3mm em 294min de corte, e constatados lascamentos na superfície de folga. Em sequência ao corte por desbaste foi aplicado um conjunto de insertos de acabamento de metal duro classe P30, revestidos com TiN PVD de dureza média de 2500HV, VBmax de 0,15mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Para o 2º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P20, revestidos com TiAlN PVD, VBmax de 0,2mm em 210min de corte, e constatados lascamentos e trincas na superfície de saída. Em sequência ao corte por desbaste foram aplicados insertos de acabamento idênticos ao 1º grupo, VBmax de 0,2mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Com base nos resultados obtidos, os insertos do 1º grupo apresentaram condições mais favoráveis na análise conjunta dos processos, caracterizando que a classe P30 para desbaste com =5°,apresentou desgaste de flanco maior antes de iniciar avarias por lascamento, com um tempo maior de corte em relação aos insertos do 2º grupo.Item Uso e contribuições do jogo digital Fable III como recurso didático em aulas de espanhol(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2016-09-19) Gomes, Ronaldo Tavares; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3273227938003032; Silva, Renato Caixeta da; Coura Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; Costa, Elzimar Goettenauer de MarinsEsta pesquisa consiste em uma investigação a respeito do uso do jogo digital Fable III, como recurso didático, em ambiente escolar, nos processos de ensino e de aprendizagem de língua espanhola. Associar o mundo das tecnologias da nova geração do Século XXI ao universo escolar, por meio da inserção de um jogo em console Xbox, precisava de parâmetros seguros para comprovar o caráter pedagógico desta proposta, sem deixar de considerar as características de entretenimento e diversão que esse game proporciona. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa mista com nove instrumentos de coleta de dados, a fim de que se pudesse analisar os aspectos quantitativos e qualitativos observados no uso deste jogo digital. Primeiramente, aplicou-se um questionário inicial, para se verificar o perfil dos aprendizes participantes. Por meio de pré-testes e pós-testes, foram aferidos os índices de proficiência linguística dos alunos antes e depois da introdução do jogo, tanto com relação à aquisição de vocabulário quanto à produção de texto dos aprendizes participantes do projeto. A fim de se averiguar se o uso desse recurso didático proporcionaria apropriação significativa de conhecimentos linguísticos durante a aplicação do jogo, foram coletadas observações do professor-pesquisador, de um professor observador convidado e foram solicitados registros em diários pelos próprios alunos jogadores. Isso se deu ainda, a fim de que se pudesse avaliar demais possibilidades de letramentos, sobretudo o digital, além de descrever e avaliar as motivações interacionais e de socialização que poderiam ser associadas ao ensino e à aprendizagem de Espanhol. Finalmente, realizou-se uma avaliação final do processo por meio de um questionário, para saber a impressão dos participantes a respeito do uso do jogo em sala de aula e verificar se os objetivos da proposta foram alcançados. Os resultados e as análises dos instrumentos de pesquisa, utilizados nesta investigação, comprovam não só o alto índice de contribuição do uso de Fable III como recurso didático em aulas de Espanhol, mas também sua capacidade de promover a melhoria de desempenho linguístico, o uso da língua espanhola nas suas quatro habilidades, a interação capaz de promover conhecimentos e multiletramentos diversos e, principalmente, a motivação para aprender divertindo-se. O uso deste jogo digital trouxe o contexto da vida do aluno para dentro da escola, e as análises dos resultados alcançados por esta pesquisa comprovaram que esta experiência foi extremamente válida e eficaz.Item Do pesquisador ao cidadão: O jornalismo científico como processo de recontextualização(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-03-20) Babosa, Luana Macieira; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; D´Andréa, Carlos Frederico de Brito; Arão, Lílian AparecidaPara entender as especificidades do discurso sobre ciência, este trabalho visa aobservar o processo de recontextualização que transforma textos pertencentes aogênero artigo científico em textos pertencentes ao gênero matéria jornalística. Para talanálise, consideramos artigos científicos escritos por professores e pesquisadores daUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e matérias jornalísticas que forampublicadas no website da universidade (www.ufmg.br). Nosso processo analítico foiestruturado tendo como suporte teórico-metodológico o estudo dos gêneros, levandoem conta teorias de Bahktin (2011), Rodrigues (2004) e Grillo (2013), e dadivulgação científica, onde investigamos a definição de várias expressões destecampo, de acordo com Bueno (1985, 2010), Authier-Revuz (1998), Cassany (2003) eCalsamiglia (1997). O processo de recontextualização foi observado nos textos donosso corpus por meio de categorias de análise elaboradas por Ciapuscio (1997) eCassany e López (2000). Concluímos que esta pesquisa se faz necessária porque umasociedade bem informada sobre temas de ciência e tecnologia (C&T) tem maisautonomia para opinar e participar de decisões governamentais nessa esfera. Alémdisso, entendemos que a divulgação científica atua no desenvolvimento de umacultura científica que dota os cidadãos de pensamento crítico sobre temasrelacionados à ciência.Item O exame CELPE-BRAS como instrumento de divulgação da cultura brasileira: percepções de candidatos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04-27) Agossa, Mahulikplimi Obed Brice; Coura Sobrinho, Jerônimo; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/3290432533213763; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Oliveira, Sérgio Miguel Gartner Pais de; Chaves, Idalena Oliveira; Magalhães, Helena Maria GramiscelliEstudos anteriores (LIMA, 2008; COTA, 2013) têm indicado que a escolha de textos utilizados como insumo na Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - o exame Celpe-Bras - não é neutra e que existe um propósito nesses textos de mostrar certa brasilidade e a cara de um Brasil moderno, muitas vezes, estereotipado como o país do futebol, do carnaval ou das lindas mulheres, etc. Assim, este trabalho tem comoobjetivo verificar se esses textos, utilizados como insumo no Celpe-Bras, podem influenciar as percepções dos examinandos no que se refere ao Brasil e aos brasileiros, contribuindo ou não para a (des)construção de estereótipos sobre o país. Para isso, dez examinandos, que realizaram o exame entre as edições de 2014/2 e 2016/1, foram entrevistados. Entre eles, cinco realizaram o exame no Brasil, em contexto de imersão, e os outros cinco no exterior, em contexto de não imersão. Desta forma, pretendeu-se verificar se o contexto da realização doexame pode interferir nas percepções dos examinandos. Portanto, adotou-se a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1989) para entender os processos comunicativos envolvidos no exame quanto à construção de sentidos, a partir dos textos utilizados como insumo. Concebe-se, ainda, que as influências dos textos nos examinandos podem ser parte do impacto do exame, visto que está relacionado às consequências que o exame exerce sobre osindivíduos e a sociedade, em geral. Os resultados advindos da descrição das entrevistas mostraram que essas inflências não são facilmente perceptíveis e que dependem de fatores como o nível de proficiência dos examinandos, por exemplo. Os dados mostraram, ainda, que o exame Celpe-Bras não é o início desse processo de (des)construção de algumas imagens do Brasil pelos examinandos e que a (des)construção dessas imagens pode começar em sala de aula de português como LE ou L2.Item Genêros textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de texots verbo-visuais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-07) Rio Verde, Dilma Maria Campelo; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/8101709834395729; Villela, Ana Maria Nápoles; Elias, Vanda Maria da Silva; Silva, Renato Caixeta da; Arão, Lilian AparecidaA busca por novas perspectivas de ensino- aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos com variados sistemas semióticos produzidos ou ressignificados, a partir das novas tecnologias, motivou-nos um estudo no campo da infografia. O infográfico é um gênero do jornalismo cada vez mais presente em nossas práticas de leitura tanto na mídia impressa quanto digital, mas é pouco explorado no âmbito escolar. Assim, investigamos o procedimento de leitura adotado por alunos do 3º ano do ensino médio em três infográficos, visando verificar, no processamento da leitura (materializada em texto dissertativo-argumentativo), como o sujeito leitor-produtor seleciona,organiza, relaciona e interpreta informações, fatos, imagens e opiniões, integrando imagem e texto para a compreensão do sentido global do infográfico. O corpus constitui-se de três infográficos com diferentes categorias, segundo a classificação do jornalismo: infográfico específico complementar; enciclopédico independente e específico independente, mas com a mesma perspectiva de segmentação temática: causa e consequência, aspecto da textualidade que nos interessou investigar de forma mais específica. A metodologia de análise de gênero usada sustenta-se nas teorias de vertente sociorretórica, que concebe a abordagem sobre gênero como ação social, aliadas a outras sobre leitura e produção de texto, cujo critério de escolha se pautou no fato de elas apresentarem um quadro teórico - metodológico que permite a análise de textos verbo-visuais. Os resultados da análise fez-nos constatar que há forte sobreposição da linguagem verbal em detrimento da linguagem visual, com ênfase para o infográfico específico complementar. Essa mostragem refletiu a realidade escolar sobre as práticas de leitura e produção, cuja abordagem ainda tem sido feita com prevalência em gêneros de base verbal. Desse modo, esperamos que este estudo tenha contribuído para a construção de uma didática que oportunize o alfabetismo visual e a formação de competências e habilidades em leitura de textos com variados sistemas semióticos.Item As novas tecnologias de informação e comunicação na avaliação de proficiência em português como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-23) Baptista, Raissa Pereira; Pinheiro, Marta Passos; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/7630983119213322; Pinheiro, Marta Passos; Silva, Renato Caixeta da; Corrêa, Hércules Tolêdo; Ribeiro, Ana Elisa FerreiraEsta dissertação aborda os elementos de design utilizados no projeto gráfico-editorial de livros infantis e juvenis premiados como “Melhor para a Criança” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nas categorias “Melhor Projeto Editorial” e “Melhor Ilustração". O design tipográfico (LUPTON, 2006), a Teoria da Cor (PEDROSA, 2014) e a Semiótica Social e seus desdobramentos, como a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006) e a multimodalidade, constituem os fundamentos teóricos deste estudo. Partindo do entendimento de que todo texto é multimodal e com os objetivos de descrever, analisar e compreender a construção de sentido no projeto dos livros infantis, definiu-se como corpus desta pesquisa as obras premiadas em 2015: Os três ratos de Chantilly e Carmen, a grande pequena notável;e as premiadas em 2016: Haicais Visuais e Inês. A metodologia sustenta-se em uma Ficha Guia de Descrição e Análise desenvolvida para guiar a análise das imagens e dos elementos de design utilizados nos livros, sendo uma para a capa e outra para o corpo de cada obra, caracterizando esta pesquisa como predominantemente descritiva. As fichas passaram por diversas versões, a fim de se adequarem ao design gráfico-editorial, viabilizando uma compreensão mais ampla das possibilidades interpretativas do uso das cores, das tipografias e das ilustrações ou imagens nas obras de Literatura Infantil. Assim, a dissertação mostra que a Semiótica Social é pertinente em livros infantis. As imagens e/ou ilustrações, as cores e a tipografia são tão importantes quanto o modo textual verbal e precisam ser criadas e utilizadas com a devida relevância, considerando o leitor final. Por fim, esta pesquisa viabiliza novos padrões de análise e, consequentemente, de estudo, a fim de atender a ausência de materiais científicos que possam ser utilizados como apoio para o profissional de criaçãoItem Rio Branco (1982): a intermidialidade de uma praça em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-26) Diniz, Valéria Nogueira; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/2256417926529064; Moreira, Wagner José; Souza-Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de; Santos, Andréa SoaresEsta dissertação tem como objetivo o estudo de uma obra de arte, a partir de uma imagem técnica que a retrata. Primeiro, optou-se por aproximar do objeto de estudo por meio de oposições àquilo que ele é, o que caracteriza uma operação crítica de desarme. A segunda tomada de consciência foi entender a sociedade na qual a obra de arte foi produzida. Em seguida, estudamos o referencial teórico da pesquisa: a intermidialidade. Por fim, empreendemos a análise crítica do texto, forma usualmente utilizada pelos semioticistas, para designar seus objetos de estudo. Assim, a obra de arte analisada, Monovolume: A Liberdade em Equilíbrio, concebida pela artista Mary Vieira, inaugurada no ano de 1982, cujo suporte foi a Praça Rio Branco, localizada no Centro de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, mostra-se como objeto dessa pesquisa.Item A Literatura em festa: eventos literários brasileiros e o caso Flipoços(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-04) Amaral, Joubert Caetano; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3809346338864124; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresO segmento dos eventos literários no Brasil cresceu espantosamente nos últimos anos. De acordo com o último levantamento da Fundação Biblioteca Nacional, em 2013, são realizados mais de 270 eventos literários no país, e estima-se que a média de brasileiros que visitam algum tipo desses eventos se aproxima de 10 milhões de pessoas por ano. Os eventos literários passaram a ter tamanha importância no campo editorial que, no ano de 2011, oMinistério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, criou o Circuito Nacional de Feiras de Livro, um Calendário Anual de eventos estruturado a partir de eixos do Plano Nacional do Livro e de Leitura (PNLL). A ideia por trás do Circuito, era a de criar um cadastro dos eventos literários existentes no país e fortalecer os eventos considerados estratégicos para o alcance dos objetivos do PNLL, como a democratização do acesso, avalorização institucional da leitura, o incremento de seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro. Sendo assim, a partir do estudo de caso do Flipoços, evento literário brasileiro da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, este estudo apresenta resultados de como os eventos literários brasileiros podem contribuir para o desenvolvimento dos pilares do PNLLItem Leituras e leitores em Espantapájaros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-17) Daher, Juliana Cardoso; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; Pinheiro, Marta Passos; Parreiras, Vicente Aguimar; Baptista, Mônica Correia; Corrêa, Hércules TolêdoEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Linguagem, Ensino, Aprendizagem eTecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal deEducação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG e tem por objetivo principal investigaras ações de formação de leitores e mediação de leitura realizadas na FundaçãoEspantapájaros, localizada na cidade de Bogotá-Colômbia. Para tanto, inicialmente, foiestruturado um percurso teórico, abordando: o conceito de infância, em uma perspectivahistoriográfica e antropológica, e sua relação com a produção de bens na lógica capitalista; odesenvolvimento da linguagem a partir das concepções teóricas de Bakhtin, Vygotsky eBenjamin e, ainda, o desenvolvimento do percurso leitor e os processos de mediação deleitura; o livro, a literatura e as crianças e os espaços de leitura para a primeira infância. Emum segundo momento, a pesquisa foi ambientada na Fundação Espantapájaros por meio dacoleta de informações referentes à história da instituição e da observação direta das seguintesatividades realizadas: “Cuentos en Pañales”, “Club de Lectura” e “Hora del Cuento”. Foramrealizadas, também, entrevistas com as professoras/ mediadoras de leitura que conduziram asatividades, bem como com Yolanda Reyes, diretora da instituição. O espaço da Bebeteca e aforma como seu acervo é constituído foram descritos e analisados, por se configurar comoespaço de leitura primordial para a realização das atividades realizadas. Foi possível perceberque a concepção ampla de leitura que norteia as ações em Espantapájaros é fundamental parase compreender a relação que os bebês e crianças estabelecem com o objeto livro durante asações realizadas. Foi observado um protagonismo dos bebês e crianças em todas as açõesrealizadas e o reconhecimento, por parte da instituição, da sua condição de cidadãos e sujeitospotentes em expressão corporal, que produzem e assimilam as linguagens artísticas presentesnas atividades ofertadas. Para tanto, é necessária a presença do adulto mediador, quepossibilite o encontro do bebê e da criança com o livro, em uma relação nomeada por YolandaReyes como “Triângulo Amoroso”. Por meio de uma postura acolhedora e afetiva, quepossibilite ao bebê e a criança o contato com os livros e a linguagem literária de forma livre ecriativa, o percurso leitor vai se consolidando de forma fundante na primeira infância.Item A (des)construção de estereótipos no ensino de língua estrangeira : uma análise dos aspectos culturais brasileiros em livros didáticos de inglês(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-21) Antonio, Fernanda da Silva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6890505178731352; Silva, Renato Caixeta da; Sobrinho, Jerônimo Coura; Miller, Inés Kayon de; Parreiras, Vicente AguimarA presente dissertação trata acerca do ensino de língua estrangeira considerando aspectos culturais brasileiros, analisando como esses aspectos foram abordados nos LD Alive high e American Big Picture, sob o aspecto da (des)construção de estereótipos com base em teorias e na opinião dos alunos, ou seja, usuários do LD. Através de aspectos linguísticos, imagéticos e culturais, analisou-se como os fatores língua, cultura e estereótipos nos LD para ensino de língua inglesa se tangenciam com a fundamentação teórica, que permeia o ensino de língua estrangeiras considerando cultura, letramento crítico e visual, a formação de cidadã e ética. O enfoque se dá na relação do LD quanto à exploração das questões culturais e a presença de estereótipos relacionados ao Brasil. Como os voluntários são brasileiros, a dissertação buscou observar a percepção do aluno quanto à abordagem da cultura de seu país, se a considera estereotipada ou não e, ainda, a opinião dele quanto aos LD no que se refere à oportunidade de criticidade quanto aos aspectos culturais, observando, assim, a interferência dos LD nessa possível (des)construção de estereótipos culturais. Este estudo, de cunho qualitativo, analisou a percepção de 113 voluntários através de questionários acerca de duas coleções de livros didáticos de inglês. Estes livros são usados em duas instituições diferentes de Ensino Médio localizados em Minas Gerais. A partir da análise das coleções observou-se que houve a apresentação cultural de nacionalidades variadas, sendo as dos países anglófonos as mais marcantes nas duas coleções. Quanto à cultura brasileira o livro Alive High dá um destaque mais proeminente e abrangente em relação ao American Big Picture, que, apesar de apresentar a cultura brasileira, o faz de forma menos ampla. Esta dissertação, além de evidenciar a importância de estudos acerca da cultura no ensino de língua estrangeira, identifica que alguns alunos possuem uma certa visão estereotipada da representação de sua nacionalidade, mesmo que não constatado na coleção, ratificando, desta forma, a necessidade de dar voz ao aluno. Outras questões foram suscitadas a partir deste estudo, podendo esta dissertação incitar investigações futuras.Item Discurso e as eleições presidenciais de 2014: manifestação ethé nas capas das revistas Época, Isto É e Veja à luz da semiolinguística e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-28) Santos, Denise Ferreira dos; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0800478111082390; Silva, Renato Caixeta da; Carvalho, Flaviane Faria; Silva, Giani David; Sobrinho, Jerônimo CouraEsta dissertação tem como objetivo geral a investigação dos ethé discursivos concebidos pelas revistas Época, Isto É e Veja, por meio das capas de cada uma delas, no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2014. A temática foi escolhida em virtude da polarização interna que tomou conta do país, marcada pela batalha entre dois candidatos de linhas partidárias distintas. O cenário é atual e reverbera cotidianamente na sociedade, na política e, consequentemente, na mídia. O corpus que serve de base para a condução das reflexões é constituído por 15 capas das publicações – sendo cinco de cada uma delas. A pesquisa é qualitativa e tem como referenciais teóricos duas vertentes de Análise do Discurso (AD): a Semiolinguística (vertente francesa) e a Semiótica Social (vertente anglo-saxônica), materializada pela Gramática do Design Visual. Para o estudo, foram realizadas três etapas de análise. A primeira está relacionada à categorização do corpus no âmbito conceitual do gênero e da esfera jornalística. A segunda consiste em uma análise do discurso exposto no modo linguístico das capas – linha francesa de AD –, por meio da identificação dos sujeitos da linguagem, da situação e do contrato de comunicação, além do diagnóstico dos componentes e procedimentos da encenação argumentativa e da investigação das etapas de construção das estratégias discursivas do modo de organização argumentativo. A terceira corresponde à análise dos significados presentes nos códigos visuais das capas – imagens, composições gráficas e textuais –, no âmbito da linha anglo-saxônica de AD. A partir do percurso de análise descrito e da discussão teórica dos elementos pré-discursivos e discursivos do ethos, bem como da categorização da cena de enunciação – sobretudo da cenografia –, foi possível atingir o objetivo traçado para a pesquisa. Os resultados evidenciaram a identificação de três grandes ethé discursivos relacionados à posição político-ideológica que as publicações deixaram transparecer nas capas durante o período explicitado: ethos de apelo, ou “preocupação com a mudança”; ethos de “contra a corrupção”; e ethos de “(visão) crítica”. A avaliação dos ethé referentes à conjuntura de eleições presidenciais permitiu, também, a afirmação dos ethé de “credibilidade”, “detentora da informação” e “autoridade/legitimidade”, os quais permeiam todo o cenário em questão e agem dentro e fora da cena política delineada. Dessa forma, ao construírem imagens de si, as revistas utilizaram os elementos integrantes das capas para confirmar valores sociais por elas disseminados, oportunizando a influência na tomada de decisões do leitor/eleitor.Item A periferia na mídia: uma análise do discurso do programa Rede Jovem de Cidadania(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-28) D´Anunciação, Luciana Rodrigues; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/1342317495385537; Silva, Giani David; Lessa, Cláudio Humberto; Tavares, Mariana Ribeiro da Silva; Andrade, Antônio Augusto BraighiEste trabalho tem como objetivo compreender, através da análise do discurso de cinco documentários - episódios do programa da Rede Jovem de Cidadania - como são articulados seus conteúdos, explicitando os aspectos enunciativos e identificando as visadas discursivas. Quais são as principais características do discurso dos programas da Rede Jovem de Cidadania? Estes programas podem ser considerados documentários? Como se organizam suas estruturas discursivas? É possível apreender suas condições de produção através da análise do seu discurso? Estas são algumas perguntas a serem respondidas neste estudo. O corpus de análise são: “Onde é o Centro Cultural?”, “Territórios Negros nos Museus”, “Cúpula dos Povos: Construção, Juventude e Depois?”, “Fórum Popular de Cultura” e “Mulheres no Metal” que foram exibidos na TV Brasil e na Rede Minas de Televisão em 2014. Os vídeos encontram-se disponíveis na internet, no canal da Rede Jovem de Cidadania no YouTube. A escolha do tema – o programa Rede Jovem de Cidadania – se justifica pela necessidade de desenvolver conhecimento sobre o discurso de programas televisivos documentários e não telejornalísticos e também, pela possibilidade de compreensão de discursos de grupos que lutam para alcançar visibilidade no espaço público. Fundamentam esta análise os seguintes conceitos da Escola Francesa da Análise do Discurso: o Ato de Linguagem, de Maingueneau; o Contrato de Comunicação, conforme Charaudeau; Os Modos de Organização Discursiva, de Charaudeau; o Duplo Processo de Semiotização do Mundo, conforme Charaudeau e as Visadas Discursivas, de Charaudeau. Percebe-se com este trabalho que o documentário pode ser considerado um gênero discursivo, com contrato de comunicação, condições de produção, visadas discursivas e modos de organização específicos. A Teoria Semiolinguística foi satisfatória para o análise da RJC, mas para um estudo mais adequado dos discursos de produtos audiovisuais, consideramos relevante incluir elementos como representação social, identidade, visadas discursivas, condições de produção e exame dos elementos extralinguísticos. A partir da análise e identificação das estruturas discursivas, foi possível determinar que a RJC estabelece seus discursos para a explicitar a temática dos programas, o efeito de verdade de seus conteúdos e a intencionalidade de seus enunciados - alcançar o engajamento do telespectador aos discursos e pontos de vista expressos pelos vídeos.Item Autoria e Fandom: a transformação da concepção de autoria no contexto hipertextual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Menezes, Helena Carvalhais; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7016483533353469; Silva, Rogério Barbosa da; Carvalho, Larissa Camacho; Oliveira, Luiz Henrique Silva deNeste trabalho, abordamos o processo de transformação das relações leitor-obra e leitor-autor a partir do século XVII, culminando nos dias atuais com as revoluções da eletrônica e da internet e seus reflexos sobre os produtos culturais. Fazemo-o sob a perspectiva da longa duração histórica (longue durée), um conceito criado pelo historiador francês Fernand Braudel. Segundo essa noção, existem estruturas mentais, ou arquiteturas, das quais o ser humano é incapaz de se desvencilhar com facilidade; elas permanecem em nosso imaginário a despeito das transformações políticas, sociais e mesmo culturais sofridas pelas sociedades humanas. Ao longo deste trabalho, propomos estudar a figura do autor como uma dessas estruturas, mostrando que, a despeito das diversas transformações políticas e sociais, a figura do autor no imaginário popular pouco se modificou em função das redes digitais de comunicação. Como estudar um conceito a partir da perspectiva de longa duração histórica é um trabalho extenso, é necessário que se faça um recorte do objeto. Um dos recortes diz respeito à escolha de um sujeito a ser estudado, pois é evidente que não há apenas um tipo de leitor. O casoque estudaremos é o dos "fãs", que são um tipo de leitor participativo que surgiu apenas no século XIX; mais especificamente, aqueles fãs que escrevem trabalhos com base na obra de sua admiração (fanfictions). Outro recorte se deu em termos espaciais e temporais, pois este panorama trata do período posterior à formação e consolidação dos Estados nacionais europeus. Isso se deu para que pudéssemos compreender a origem histórica da figura do fã, de modo a situá-lo em um contexto, e para explicar a construção política e acadêmica da figura do autor a partir daquele momento, servindo como contraponto importante à visão das massas sociais. Por fim, optamos por explicitar brevemente o caso do Brasil contemporâneo nos momentos finais deste trabalho. Esta pesquisa estabelece um paralelo entre casos estudados por vários outros autores e, portanto, conta com bibliografia relativamente extensa. Também analisaremos respostas de fãs obtidas por meio de um questionário distribuído aleatoriamente on-line com o objetivo de coletar a opinião de escritores de fanfiction a respeito do lugar social do autor.Item Mar, amor, saudade: relações poéticas entre o espetáculo Sem mim do Grupo Corpo e as cantigas de amigo de Martin Codax(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Alves, Cinthia Esteves Cardoso; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/6457927513949298; Ferreira, Tailze Melo; Diniz, Isabel Cristina Vieira Coimbra; Araújo, Siane Paula deEsta Dissertação tem como objetivo apresentar as relações poéticas entre o espetáculo de dança Sem mim do Grupo Corpo, de Belo Horizonte (MG), e as cantigas de amigo do poeta galego Martin Codax. Optamos por realizar a análise dos elementos poéticos do espetáculo com base, principalmente, na vertente teórica da imaginação material do filósofo francês Gaston Bachelard. Analisamos as temáticas das cantigas e do espetáculo, a saber: o mar, o amor e a saudade, fundamentados, principalmente, nos estudos bachelardianos, e também a partir de reflexões de pensadores como o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz e o filósofo português Eduardo Lourenço. Discutimos ainda, como o espetáculo Sem mim promove o entrecruzamento de linguagens distintas, por meio de processos tradutórios criativos, de forma a promover uma mescla entre o europeu e o brasileiro, o erudito e o popular, o universal e o regional, o medieval e o contemporâneo, ao ressignificar as cantigas de amigo de Martin Codax na linguagem da dança contemporânea.Item Dramaturgia da canção : no show Abraçar e Agradecer, de Maria Bethânia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-04) Campos, Cláudia Patrícia Coutinho; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/8093884095710541; Coelho, Olga Valeska Soares; Oliveira, Silvana Maria Pessôa de; Pereira, Maria do Rosário AlvesEste trabalho é um estudo do show Abraçar e agradecer, de Maria Bethânia, sob o ponto de vista dramatúrgico e tomando como unidade e base principal a canção. Para isso, busquei apoio teórico principalmente nos novos conceitos de texto, na literatura sobre o teatro moderno e contemporâneo e nos estudos sobre intermidialidade e demais conceitos relacionados a esta, como o de interartes, de intertextualidade e hipermídia, aplicados ao teatro e demais artes da cena, por extensão ao tipo específico de show aqui analisado, que chamo de “show poético-musical”. Trabalhei ainda com a noção de texto cênico, em contraposição à de texto dramatúrgico e também com algumas acepções do conceito de performance, ressaltando os contextos sociopolíticos que a eles costumam vincular-se. A escritura cênica de Abraçar e agradecer é tecida com elementos técnicos e dramatúrgicos que conformam as cenas e as emendas que as interligam. Essas emendas são conscientemente pensadas para a construção de uma sintaxe que dê coesão, coerência e fluidez à poética do texto-show. Alguns exemplos desses elementos e emendas foram descritos, assim como foram analisados os efeitos de sentido por eles gerados.Item Revista Vogue Brasil: estratégias discursivas no jornalismo de moda(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-06) Figueiró, Fabrícia dos Santos; Arão, Lilian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/3822922081587117; Rolim. Wiliane Viriato; Lessa, Claudio HumbertoA mídia desempenha um importante papel no sistema da moda, pois atua como intermediária entre as marcas e os consumidores, antecipando tendências e influenciando diretamente o consumo de determinados produtos. As revistas especializadas possuem uma linguagem própria, com características específicas que merecem ser compreendidas. Assim, esta dissertação busca identificar, descrever e analisar as principais estratégias discursivas que determinam as especificidades da linguagem do jornalismo de moda na revista Vogue Brasil, especificamente na editoria invogue. A Vogue Brasil foi escolhida como objeto deste estudo pois é considerada uma das mais importantes publicações de moda e estilo de vida do mundo e é reconhecida internacionalmente como uma revista de alto poder referencial e de influência. Sua edição brasileira completou, em maio deste ano, 42 anos, o que comprova sua consolidação no cenário nacional. Para definir o recorte, selecionou-se a versão impressa do mês de maio de 2017, por se tratar da edição comemorativa da revista. A editoria invogue foi escolhida pois representa um importante papel da revista dentro do sistema da moda como propagadora de tendências. As teorias da Análise do Discurso de linha francesa, de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, fornecem o aporte teórico necessário para a definição do objeto, escolha e recorte do corpus e identificação das estratégias discursivas. A análise revelou quatro estratégias recorrentes: estratégias de sedução, estratégias de novidade, ethos conselheiro e estratégias descritivas, que se manifestam através do uso de estrangeirismo e figuras de linguagem para nomear e qualificar. Concluímos por meio deste estudo que as estratégias utilizadas buscam persuadir o leitor a adotar certos comportamentos e reforçam o conceito de luxo e novidade difundidos pela revista. Desta forma, retroalimentando o sistema da moda que, em última instância, estrutura as sociedades contemporâneas ocidentais.Item O olhar documental: documentarismo entre cinema e hipermídia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-14) Medeiros, Rômulo Gonçalves; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Wagner José; Jesus, Eduardo Antônio de; Arão, Lílian AparecidaEste trabalho percorre os caminhos do documentarismo entre seu desenvolvimento no meio cinematográfico e uma de suas manifestações na hipermídia: o documentário interativo. Afinal, como opera o documentarismo na linguagem hipermidiática? Começamos pela reflexão sobre as relações entre imagem e representação e entre a imagem de gênese mecânica e o documentário. Assim, construímos uma perspectiva do realismo, que aqui é pensado como um anseio totalizador. Com um breve histórico, definimos o documentário cinematográfico e encontramos na ideia de documentarismo uma possível conexão entre documentário cinematográfico e interativo. A partir do conceito pós-estruturalista de textualidade, refletimos sobre os aspectos operacionais do hipertexto computacional, definimos as características da hipermídia e levantamos o questionamento sobre o realismo possível na imagem conceitual. O trabalho encontra no documentário interativo uma operação que busca coincidir a experiência da virtualidade e da realidade. Baseado na interatividade, o gênero trabalha com a representação da experiência.