Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item Análise discursiva de narrativas de si de Elke Maravilha: construção identitária, mídia e moda(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-17) Garcia, Éverton Lucas Ferreira; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/8730310324820094; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioNesta dissertação, refletimos sobre como os discursos constroem efeitos de sentidosplurais na narrativa de si da artista Elke Maravilha, tendo o corpo como lugar demanifestação da moda em diferentes esferas sociais. Com um olhar discursivo, temoso objetivo de fazer uma leitura que mescla dispositivos da ordem da língua e daordem histórica, que determinam a produção de efeitos de sentido por meio de relatosde experiências vividas e de indumentárias usadas pela artista ao longo de suacarreira. Buscamos identificar como, nessa projeção de imagens de si, tanto na suadimensão de indumentária, quanto no seu funcionamento enunciativo verbal,manifestam-se os posicionamentos e engajamentos da artista. Analisamos também osdiscursos e imaginários que atravessam as narrativas desse ícone da mídia brasileira,sob a ótica de Dominique Maingueneau (1997; 2006; 2008; 2011; 2015; 2016; 2020),Émile Benveniste (1989; 1991), Guy Debord (1997), Ida Lúcia Machado (2016),Leonor Arfuch (1995; 2010), Malcolm Barnard (2003), Patrick Charaudeau (1991;1999; 2004; 2006; 2017; 2018), Ruth Amossy (2005; 2018), entre outros, que nosajudaram a apontar os vários ethé da artista. Como diretriz para esta pesquisa, sãoutilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso comrelação ao ato de linguagem como encenação, às competências de linguagem, àmanipulação dos modos de organização do discurso e à Modalização(CHARAUDEAU, 1991,1999). Também são abordados aspectos linguísticodiscursivosda argumentação diretamente ligados a essa teoria. O corpus é compostopor cinco cadernos com entrevistas da artista que o autor coletou, transcreveu edividiu em três eixos para análise: construção identitária, mídia e moda. A partirdesta pesquisa podemos realizar a análise das narrativas de si da artista ElkeMaravilha, o que contribuiu para a (re)construção identitária dos relatos da artista.Buscamos igualmente, a partir da análise do interdiscurso, identificar os signosintomasde imaginários mobilizados tanto no âmbito verbal, quanto não verbal, oque implicou analisar as projeções etóticas construídas a partir da indumentária. Aanálise fundamentou-se na compreensão do uso de índices de subjetividade ecorporalidade, buscando, por fim, descrever as projeções etóticas mais salientesexpressas nos relatos analisados. Os resultados desta pesquisa demonstram que adinâmica empregada propiciou integração, assimilação e compartilhamento dasexperiências na elaboração do conhecimento entre discurso e interdiscurso,compreensão do ethos que a artista sempre quis mostrar na mídia e que sempredefendeu em sua estética e ética. Percebemos que não é difícil encontrar mil e duascoisas escritas sobre Elke Maravilha, afinal, há tempos, ela faz parte de nossoimaginário e tornou-se mais que uma personalidade na moda. Desde o início, elasempre projetou imagens de si como sendo uma pessoa irreverente, anárquica,exagerada e sem papas na língua. Para além dessas projeções etóticas,aparententemente intencionais da artista, foi-nos possível observar imagináriossociodiscursivos que revelam um posiciomento político social de valorização daigualdade, do respeito à diversidade étinico-racial e de gênero e reconhecimento dediversas manifestações religiosas e culturais.Item Cartossemiótica do gênero mapa: por um letramento cartográfico nas escolas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-01) Lima, Jean Cássio; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/7524090039777084; Ribeiro, Luiz Antônio; Batista, Natália Lampert; Silva, Romerito Valeriano da; Silva, Renato Caixeta daNesta pesquisa discute-se sobre Cartografia Escolar. A proposta foi investigar como os pressupostos do letramento cartográfico, implícitos na BNCC para o segmento Ensino Médio, são explorados em mapas de uma coleção de livros didáticos do componente curricular Geografia. Isso porque, com os avanços da discussão sobre a Cartografia Escolar, a promulgação da BNCC e a reforma do Ensino Médio, espera-se que os livros didáticos aprovados pelo PNLD se distanciem das até então corriqueiras práticas de predomínio de alfabetização cartográfica e do ensino do mapa pelo mapa. Durante a pesquisa, pensou-se a representação cartográfica em mapas por seu caráter de gênero discursivo e de gênero textual, ou seja, a partir de sua ideia de enunciação. Esses mapas foram analisados pelo viés da cartossemiótica a partir da Gramática do Design Visual. Diante disso, foram relacionados autores das áreas da Cartografia, Linguagens e Ensino. Como resultado, percebe-se que os livros didáticos têm reformulado sua forma de abordar a Cartografia Escolar. Cada vez mais os mapas aparecem contextualizados com problemas reais, em textos multimodais e com propostas que possibilitam a promoção de alfaletramento. Com isso, essa pesquisa reforça a importância de um livro didático em consonância com a literatura e com a legislação. Mas, para além disso, a valorização da carreira do professor e de sua educação continuada para que ele acompanhe os avanços das discussões sobre Cartografia Escolar e outros temas que lhe competem o ensino. Também, que tenha condições dignas de trabalho que lhe possibilitem potencializar o uso de um bom livro didático.Item Ciência POP: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Barbosa, Virgínia Graziela Fonseca; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/0008627478755038; Silva, Rogério Barbosa da; Costa, Verônica Soares da; Silva, Renato Caixeta daNeste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova "escrita", em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.Item Ensino de inglês como ferramenta de inclusão junto a aluno com transtorno do espectro autista em sala de aula(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-08-27) Carmo, Cláudia Sales do; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/8946413812039783; Parreiras, Vicente Aguimar; Souza, Gasperim Ramalho de Souza; Mendes, Maurício Teixeira;A presente dissertação visa implementar o uso de Metodologias Ativas como instrumento motivador de inclusão do processo ensino e aprendizagem de alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento, mais especificamente, Transtorno do Espectro Autista, de uma turma de 6º ano nas aulas de inglês, através da abordagem do uso da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC). Utilizamos como fonte de dados uma sequência didática correspondente a um trimestre, porém com a culminância em cinco aulas, que foi produzida pela pesquisadora-professora com a diretriz de seu orientador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-participante e seu formato é um estudo de caso. A coleta de dados aconteceu via observação, que foi registrada em um diário de bordo da pesquisadora e um relato da atendente escolar e da professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado ao término da pesquisa. Ocorreu também uma Avaliação de Satisfação dos próprios alunos participantes, de forma objetiva e clara, por um impresso próprio. Discutimos neste trabalho como a adaptação de metodologia pode contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem e para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva.Item Letramento literário: o desenvolvimento de projetos de ensino por meio de aldravias(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-18) Silva, Marcos Felipe da; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/4423533631590718; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Cláudia Mara de; Parreiras, Vicente Aguimar; Leal, José Benedito DonadonEsta pesquisa está vinculada à linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia e teve como objetivo refletir sobre a formação do leitor literário na educação básica por meio de projetos de ensino. Em sua essência, ela visou à reflexão sobre a aplicação de um projeto de leitura e produção de aldravias intitulado Aldravilhando, implementado em uma escola da rede pública municipal de ensino de Santa Bárbara-MG. Aldravias são poemas sintéticos, de apenas seis versos univocabulares. Elas dispensam as rimas, as pontuações gráficas e as métricas, fazem uso de metonímias, bem como mantêm foco no discurso e na construção de significados por parte do leitor. A pergunta-chave que norteou a pesquisa foi: como um projeto de ensino com foco na leitura e na produção de aldravias pode contribuir para a formação do leitor literário? A hipótese subjacente à pesquisa é que a mediação pedagógica por meio das aldravias pode contribuir para a formação do leitor literário. Foi elaborado um quadro de referências teórico-metodológicas que nos permitiu compreender a importância da literatura e do letramento literário para a formação do sujeito leitor. Para a concretização deste estudo, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica, com vistas a traçar um panorama sobre pesquisas realizadas no âmbito de letramento literário e de estudos sobre aldravias. Em seguida, buscou-se refletir sobre essas temáticas à luz de autores como Candido (1995), Barthes (1995, 1996, 2003), Compagnon (2009), Soares (2002, 2004, 2006, 2009), Cosson (2011, 2018, 2019), Leal (2013) e Donadon-Leal (2001, 2002, 2003, 2009, 2010, 2012, 2018). A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter qualitativo, baseada na análise das etapas e sequências didáticas desenvolvidas durante um projeto de leitura, além dos recursos didático-pedagógicos, resultados e publicações alcançados com o projeto. Pesquisas com essa abordagem se justificam pois pouco se sabe ainda sobre o uso de aldravias no ambiente de formação de leitores. Além disso, ganha relevo o desenvolvimento do letramento literário por meio de projetos de ensino, com destaque para o protagonismo do aluno, a mediação pedagógica e a participação da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados alcançados por meio da catalogação dos dados do projeto Aldravilhando evidenciaram que houve contribuições dessa prática pedagógica tanto para o desenvolvimento do letramento literário quanto para o processo de humanização dos alunos da educação básica de uma escola pública municipal.Item Não nos ignorem: representações discursivas sobre as juventudes em livro didático destinado à educação de jovens e adultos ensino fundamental(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-05-06) Nascimento, Rosilene Maria; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/8657857656340206; Ribeiro, Luiz Antônio; Azeredo, Luciana Aparecida Silva; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Oliveira, Heli Sabino deEsta pesquisa propôs-se a compreender como as juventudes na faixa etária entre 15 e 24 anos são representadas discursivamente nos livros didáticos da Educação de Jovens e adultos (EJA), já que estes estudantes compõem mais de 60% das matrículas, conforme o último IBGE/2018. Chamamos a atenção para o fato de que, embora haja acesso, não há permanência dos estudantes em turmas iniciais e em turmas diploma-conclusão, conforme aponta Rojo (2001, p. 28). A exclusão escolar se evidencia pela reprovação, pela evasão ou por poucos avanços na aprendizagem, entre outras razões. Decidimos analisar os livros didáticos que circulam nas turmas da EJA, para observarmos a sua contribuição neste processo de prática social excludente. Nosso corpus foi o Livro EJA MODERNA, 2013, anos finais, aprovado no último PNLD/EJA/2014, em específico, os capítulos destinados à disciplina Língua Portuguesa. Através da abordagem qualitativa, ancoramos a pesquisa na base teórica da Análise Crítica do Discurso, proposta por Fairclough (2001); e na base analítica da Decolonização da Análise crítica do discurso, sob a égide do pensamento de Resende (2019). Também sustentados pelos letramentos críticos de Paulo Freire (2015) Soares (2017), Monte Mór (2018), Street (2014), compreendemos a visada autoidentitária das juventudes através das mais variadas práticas sociointeracionais. Para compreensão das juventudes, tomamos como base os estudos teórico-críticos das juventudes de BH efetivados por Dayrell (2003), Da silva (2007) e Arroyo (2018), (2019), (2020). Construímos um quadro de análise decolonial, interrogando-nos sobre as práticas decoloniais de expurgo do outro e silenciamento do corpo e vozes das juventudes que não são representadas discursivamente, através de textos escritos, imagens ou do próprio letramento comum utilizado. Consideramos, como Bagno (2015), que o ensino gramatical presente nesses livros compõe a lógica da exclusão à aprendizagem. Os resultados sinalizam que a proposta pedagógica sistematizada nos livros didáticos para o ensino de leitura, escrita e oralidade privilegia a naturalização, o eufemismo e uma abordagem monolinguística centrada na norma culta. Em contrapartida, exclui do debate a cultura, os valores, as necessidades essenciais e os anseios das juventudes negras, periféricas, que constituem o maior público da EJA. A importância desta pesquisa reside na reflexão sobre os letramentos críticos e nos estudos decoloniais como forma de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça social. Na conclusão, sugerimos novas pesquisas com novos atores sociais e defendemos a urgente necessidade de lutarmos por uma pedagogia com base nos letramentos críticos para a EJA, que em vez da omissão assume o lugar da transformação e da potencialização.Item O processo de tradução literária: uma retradução comentada do conto O relógio de ouro de Machado de Assis(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-29) Viana, Hélio Moïse Rodrigues; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/3420699001309536; Pinheiro, Marta Passos; Ribeiro, Marília Scaff Rocha; Silva, Renato Caixeta daEsta dissertação visa investigar o processo de retradução por meio da análise da tradução para o francês do conto "O Relógio de Ouro" de Machado de Assis, realizada por Maryvonne Lapouge. Nossa pergunta de pesquisa é: como as Treze Tendências Deformadoras de Antoine Berman podem ser aplicadas para orientar o processo de retradução, contribuindo para uma nova interpretação da obra original e respeitando suas nuances linguísticas e estilísticas? Ao buscar responder a essa pergunta, exploramos não apenas os desafios inerentes à tradução literária, mas também as oportunidades que a retradução oferece para aprimorar e enriquecer a compreensão de uma obra clássica através de diferentes perspectivas culturais e linguísticas. Como fundamentação teórica utilizamos os estudos de Antoine Berman sobre a tradução e os de Hélio de Seixas Guimarães sobre Machado de Assis. Adotamos uma abordagem qualitativa, combinando análise textual e crítica literária para examinar a tradução de Lapouge à luz das Treze Tendências Deformadoras. Por meio dessa metodologia, identificamos os principais desafios enfrentados durante o processo de retradução e suas implicações para a compreensão da obra original. Entre eles, destacam-se a necessidade de refinamento e precisão na tradução para capturar a riqueza psicológica dos personagens de Machado de Assis e o ritmo de suas histórias. Observamos também a importância da adaptação cultural na tradução de expressões tipicamente brasileiras e a necessidade de consulta e pesquisa para garantir a fidelidade ao texto original. Por meio dessas reflexões, buscamos não apenas compreender os desafios inerentes à tradução literária, mas também explorar as oportunidades que a retradução oferece para enriquecer a compreensão de uma obra clássica através de diferentes perspectivas culturais e linguísticas.Item Soy hombre andino, pero no uso poncho: relações entre identidade e cultura andina na obra Los hijos de Hilario, de Macedonio Villafán Broncano(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Corrêa, Lúcia de Fátima; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7322017396242318A partir da análise literária da obra Los Hijos de Hilário (2018), do escritor andino Macedonio Villafán Broncano, busca-se discutir as relações entre identidade e cultura andina e refletir sobre o processo editorial que envolveu a construção da obra. Acreditase que nos sete contos e no conto em separado que formam o livro percebemos uma escrita marcada profundamente pela sua vivência intercultural. Percebemos, portanto, que há uma tensão permanente entre o quechua e o espanhol, o que interfere no seu nascimento e em como ele se apresenta editorialmente, já que seu estilo oral organiza uma "outra" espécie de livro, diferente do ocidentalizado e fora do cânone da literatura hispânica. Pretende-se, por meio da análise da narrativa poética do autor, buscar as características e vestígios que contemplem a cosmovisão andina, a oralidade, a língua quechua e outros aspectos culturais próprios da região do Callejón de Huaylas, região localizada ao norte do Peru, no Departamento de Áncash. Os aportes teóricos foram buscados nos americanistas clássicos: Antônio Cornejo Polar, Ángel Rama e Néstor Canclini para trabalhar conceitos de heterogeneidade, transculturalidade, mestiçagem e também nos estudos recentes de pesquisadores da nova geração peruana, tais como Gonzalo Espino Relucé, Mauro Macedo Mamani, Alejandro Mautino Guillén, Vidal Guerrero Tamara, Carlos Toledo Quiñones, entre outros que reivindicam um novo status para a literatura produzida nos Andes.Item Uso dos dispositivos digitais no processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-pandemia COVID-19(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Bittencourt, Salete Mamedes; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/5272612835549328; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Rômulo Francisco de; Parreiras, Vicente Aguimar; Souza, Claudia Mara deNesta pesquisa propomos investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017); Rojo & Moura (2012); e Cazden et al. (2021); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados demonstraram que houve avanços na disponibilidade de equipamentos digitais na escola, bem como acesso à internet para a melhoria do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas ainda é preciso avançar principalmente considerando um amplo investimento por parte do poder público na rede de wi-fi. Foi constatado, por meio dos relatos dos professores na entrevista, que a maioria não desenvolve o letramento digital dos estudantes, tampouco o ensino híbrido envolvendo metodologias ativas, mas têm interesse e veem a necessidade de mudar, porém ainda se sentem inseguros por não dominar totalmente os usos das tecnologias digitais e ter um conhecimento mais profundo quanto ao ensino híbrido e sua abordagem na prática. Percebe-se a necessidade de um olhar das políticas públicas em considerar as formações no "chão da escola" proporcionando um avanço necessário na prática pedagógica dos professores.Item Vaga luz da escrita: memória, documento e instinto no Diário da Peste, de Gonçalo M. Tavares(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-09) Monteiro, Isabela Mendonça de Carvalho; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/9898919028389267; Silva, Rogério Barbosa da; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Costa, Erick Gontijo; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEste trabalho aborda a construção da memória no Diário da Peste, de Gonçalo Tavares, obra publicada virtualmente ao longo de noventa dias consecutivos – de março a junho de 2020 – e impressa em 2021 sob o título Diário da Peste – O Ano de 2020. Escrito durante o isolamento em função da pandemia de 2020, o Diário da Peste registra não apenas os dias, mas consigna, simultaneamente, pensamentos sobre a obra, sobre os acontecimentos e sobre a vida daquele que escreve. Buscou-se mostrar como esse diário, impulsionado por um acontecimento mundial, opera como uma espécie de arquivo, de memória do mundo, não se restringindo ao cotidiano de Gonçalo Tavares – como a utilização da palavra "diário" talvez leve a crer. A partir de aspectos relacionados à memória, ao documento e à vivência daquele momento, pretende-se apresentar o modo como eles aparecem e são articulados nos textos do Diário da Peste, para então aproximá-los da teoria do arquivo de Jacques Derrida, presente em Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tal aproximação visa a estabelecer uma ligação entre os processos de criação e arquivamento digital do Diário da Peste como fatores significativos para a produção literária. Esta proposta vincula-se à Linha IV – Edição, Linguagem e Tecnologia – do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) por almejar, com essa abordagem, proceder a uma reflexão e a um possível avanço no estudo das relações culturais e sociais que permeiam a discursividade dos processos criativos e de edição das linguagens contemporâneas.