Mestrado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 60
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A dimensão motivacional de experiências identitárias de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Zanoteli, Marcia Cristina Bento.; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7020340949226363; Arruda, Climene Fernandes de Brito; Villela, Ana Maria Nápoles; Lima, Carolina Vianini AmaralOs processos de globalização e de popularização da Internet têm afetado profundamente a aprendizagem e o uso do inglês como língua estrangeira (L2) no Brasil e no mundo (TAVARES, 2015). Partimos da hipótese de que existam novos motivos para aprender e usar o inglês nas trocas comunicativas diárias e que plataformas online de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, apresentam-se como ambientes convidativos para pesquisas sobre linguagem de maneira geral (PAGE et al., 2014; DAVIES, 2015). Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os motivos pelos quais falantes não nativos de inglês buscam aprender e/ou usar a língua na era digital em que vivemos, através do evidenciamento dos componentes motivacionais presentes nas narrativas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa. O aporte teórico para essa investigação compreendeu contribuições da teoria motivacional em Linguística Aplicada, em sua perspectiva sócio-dinâmica, representada aqui principalmente pelos trabalhos de Gardner (2010), Dörnyei (2005; 2009; 2017), Dörnyei e Ushioda (2011), Dörnyei e Ryan (2015) e Bambirra (2009; 2016; 2017a; 2017b). Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja coleta de dados foi realizada na página Humans of All Accents, criada na plataforma de rede social Facebook para fins desta pesquisa. Narrativas de experiências e/ou uso de inglês como língua estrangeira foram analisadas por meio de categorias criadas com base em Dörnyei e Ryan (2015) e Dörnyei (2017), seguindo a metodologia de análise de experiências de aprendizagem de L2 proposta e consolidada no Brasil por Miccoli (1997- 2018) e associados. Os resultados indicam que as questões relacionadas às crenças e aos sentimentos dos aprendizes sobre si mesmos (autoconceito) destacam-se sobre as demais influências motivacionais. Esses aspectos identitários encontram-se profundamente contextualizados no tempo e no espaço por meio de eventos e/ou circunstâncias internos e externos a quem narra suas experiências (MICCOLI; BAMBIRRA s/d). Concluímos que a motivação, na qualidade de experiência dinâmica, é composta por experiências de diferentes naturezas que se aninham umas às outras (MICCOLI; LIMA, 2012), formando e expandindo teoricamente o que Dörnyei (2009; 2011) denominou constelações, conglomerados ou amálgamas motivacionais.Item A prosa pelo traço: uma discussão sobre o livro-imagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-07) Gonçalves, Adriana Rodrigues; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3764763726430897; Ribeiro, Ana Elisa; Pinheiro, Marta Passos; Farias, Fabíola; Gruszynski, AnaO tema desta dissertação é o livro-imagem, tipo de livro ilustrado composto em maior parte por signos visuais, que faz parte do mercado editorial de livros para crianças, embora possa ser fruído por um público variado. Consoante ao que expôs Sophie Van der Linden (2011), por vezes, as denominações livro ilustrado, livro-imagem, livro de imagem, livro-álbum, picturebook são usados sem um critério definido. Desse modo, nosso objetivo principal foi apresentar a caracterização e o processo de concepção do livro-imagem. Para tanto, no primeiro capítulo contextualizamos o campo editorial de livros para crianças, assim situamos o nosso objeto. No capítulo seguinte, buscamos conceituar o livro-imagem a partir dos posicionamentos de estudiosos do tema. Entrevistamos dois pesquisadores do assunto, Graça Ramos e Pedro Sagae, e dois autores de livro-imagem, Marilda Castanha e Renato Moriconi. Por fim, no último capítulo, nos debruçamos sobre os depoimentos dados em entrevista pelo artista plástico Renato Moriconi sobre a produção de quatro livros-imagem: Telefone sem fio (2010), Bocejo (2012) e Bárbaro (2013), publicados pela Companhia das Letrinhas; e E a mosca foi pro espaço (2011), da editora Escala Educacional. A base teórica está estabelecida principalmente a partir dos estudos de Lajolo e Zilberman (2017), Sophie Van der Linden (2011 e 2015), Emma Bosch (2015), Martin Salisbury e Morag Styles (2013), Suzy Lee (2012), Graça Ramos (2011) e Peter Hunt (2010). Esses autores tratam dos planos gerais que esta pesquisa alcança: livros para criança; livro-imagem e o ponto de vista do ilustrador sobre a sua obra. Assim sendo, a presente pesquisa forneceu dados para compreensão do livro-imagem dentre as demais publicações de livros para crianças, oferecendo diferentes perspectivas sobre o que constitui o objeto. Tornou-se claro o caráter singular do livro-imagem, dessa produção editorial que desafia artistas e leitores e representa um objeto que fomenta a questão da autoria do ilustrador.Item A representação das famílias de perseguidos políticos em Bernardo Kucinski: análise de três contos de "você vai voltar pra mim"(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-27) Souza, Deisiane Ferreira de; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/2049886649650300; Coelho, Olga Valeska Soares; Bonomo, Daniel Reizinger; Silva, Rogério Barbosa daO regime militar que foi instaurado no Brasil em 1964 deixou diversas marcas na sociedade e permanece vivo no imaginário de muitas pessoas. Uma forte evidência disso é a presença constante do assunto em obras literárias nas últimas décadas. A presente pesquisa buscou analisar o modo como são representadas as famílias de presos e desaparecidos políticos durante a ditadura em três contos do livro Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski. A obra foi publicada em 2013 e os contos escolhidos são denominados "Joana", "Tio André" e "O Velório". Para isso, foram analisados os elementos que compõem essas narrativas, aliados a teorias sobre a forma como a escrita literária configura-se como um modo de atravessar um trauma. Esperava-se entender quais recursos foram utilizados por Kucinski para compor os personagens e quais foram empregados para abordar o tema ditadura. Os resultados possibilitaram reflexões interessantes, que podem oferecer grandes contribuições para estudos da área.Item A rua e os afetos: estudo sobre narrativas de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-19) Coelho, Susana Nogueira Balsa; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/4775183813721050; Penzim, Adriana Maria Brandão; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEsta dissertação apresenta um estudo de narrativas de pessoas que estão ou já estiveram em situação de rua na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, principalmente com base na teoria dos afetos de Benedictus de Spinoza, relacionando-a ao conceito de cuidado de si discutido por Michel Foucault. Objetivou-se descrever e analisar sete narrativas, verificando se elas expressam características relacionadas à "liberdade" e ao "cuidado de si". Após as análises das narrativas, identificamos três temas que protagonizaram os capítulos desta dissertação: os afetos passivos e sua relação com o cuidado de si; a liberdade dos afetos e o cuidado de si e do outro; o "não lugar da rua" e a afetividade daqueles que nele habitam. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Foram utilizados critérios éticos em pesquisa com seres humanos, conforme a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Após a entrevista preliminar, foi considerado não ser mais relevante, diante dos objetivos desta dissertação, fazer uso de um roteiro com questões. À luz de Gilles Deleuze e Claire Parnet, entende-se que uma entrevista aos moldes de uma conversa poderia ser mais profícua junto aos entrevistados, com apenas uma questão pré-estabelecida sobre a história de vida do participante. Assim, buscou-se perceber o cuidado de si e os afetos nas narrativas por meio de encontros que pudessem favorecer o acesso às multiplicidades, e assim ir além dos critérios já construídos acerca das pessoas que estão ou que já estiveram em situação de rua.Item A temática indígena na educação infantil: um estudo das obras aprovadas no PNLD Literário 2022(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-13) Faria, Mirian Daniela Faustino; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/6541287576429266; Lage, Micheline Madureira; Parreiras, Vicente AguimarNesta pesquisa investigam-se as representações de temáticas e elementos culturais indígenas presentes nos livros aprovados pelo PNLD Literário 2022 para a educação infantil. Além disso, busca-se traçar uma breve trajetória histórica dos conceitos de infância, educação infantil e literatura infantil, destacando importantes escritores, entre eles os indígenas. No estudo, parte-se da seguinte pergunta: de que forma a temática indígena está presente nas obras do PNLD Literário 2022 para a educação infantil? A partir dessa pergunta, outras se fazem necessárias: quais são as representações dos povos indígenas nas obras aprovadas pelo Programa? Entre os autores dos livros com essa temática, quantos são indígenas? Existem exemplares dessas obras em todos os acervos literários disponibilizados pelo Programa? Como as culturas indígenas são representadas por meio das ilustrações? A pesquisa tem como objetivos: discutir conceitos sobre infância, educação infantil e literatura indígena; identificar pontos fortes e limitações nas obras selecionadas, considerando texto e ilustrações; analisar as representações culturais indígenas nas resenhas; e investigar as autorias das obras, classificando os gêneros literários e discutindo os conceitos de literatura indígena, indigenista e indianista. Como fundamentação teórica são utilizados os estudos de: Ariès e Rousseau sobre infância; Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil; Graúna e Thiél sobre literatura indígena. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos livros digitais selecionados, das resenhas disponibilizadas no site do Programa e do edital do PNLD 2022 para a educação infantil. Como considerações finais, destaca-se a escassez de obras com temática investigada no PNLD Literário 2022: das 596 obras aprovadas, apenas 8 foram identificadas com essa temática. Ressalta-se que nenhuma delas é de autoria indígena, seja no texto escrito ou nas ilustrações, sendo, dessa forma, caracterizadas como literaturas indianistas ou indigenistas. Em algumas obras a temática indígena é tratada de forma superficial, com imagens estereotipadas, com o uso do termo "índio" e com a ausência de uma abordagem sociocultural mais aprofundada. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da reflexão sobre os critérios de seleção das obras de autoria e temática indígena do PNLD Literário, promovendo maior representatividade, diversidade e conexão com as realidades culturais e históricas dos povos originários.Item Análise de desempenho de ferramentas de corte nos processos de desbaste e acabamento por fresamento de aço liga MnSi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-13) Silva, Sandro da Costa; Santos, Sandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6898188197618037; http://lattes.cnpq.br/3979628431592189; Santos, Sandro Cardoso; Silva, Ernane Rodrigues da; Shigaki, Yukio; Abrão, Alexandre MendesA tecnologia aplicada a processos de usinagem permite o aumento de produtividade em processos de fabricação. A fabricação de componentes de máquinas para montagem e desmontagem de trilhos ferroviários é estudada neste trabalho, com ênfase nas avarias, desgaste e vida útil de ferramentas de corte no fresamento. A análise global das etapas de fabricação da máquina permite determinar os pontos críticos, que são os processos de desbaste e acabamento dos mancais do braço de articulação da máquina para movimentação de trilhos. A usinagem é realizada por fresamento periférico concordante de uma peça com revestimento de liga MnSi em substrato de aço ABNT 1020, obtido por meio de metais de adição do arame maciço ASME SFA-5.18, de diâmetro 1,0mm, depositado a partir do processo de soldagem MIG. O processo de fresamento foi investigado por meio do monitoramento do desgaste de flanco (VBmax), análise de avarias das ferramentas de corte, medições de dureza e rugosidade superficial nas operações de desbaste e acabamento. Os resultados obtidos na análise conjunta dos processos de desbaste e acabamento foram organizados em dois grupos: para o 1º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P30, revestidos com TiAlN PVD de dureza média de 3000HV, VBmax de 0,3mm em 294min de corte, e constatados lascamentos na superfície de folga. Em sequência ao corte por desbaste foi aplicado um conjunto de insertos de acabamento de metal duro classe P30, revestidos com TiN PVD de dureza média de 2500HV, VBmax de 0,15mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Para o 2º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P20, revestidos com TiAlN PVD, VBmax de 0,2mm em 210min de corte, e constatados lascamentos e trincas na superfície de saída. Em sequência ao corte por desbaste foram aplicados insertos de acabamento idênticos ao 1º grupo, VBmax de 0,2mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Com base nos resultados obtidos, os insertos do 1º grupo apresentaram condições mais favoráveis na análise conjunta dos processos, caracterizando que a classe P30 para desbaste com =5°,apresentou desgaste de flanco maior antes de iniciar avarias por lascamento, com um tempo maior de corte em relação aos insertos do 2º grupo.Item Análise discursiva de narrativas de si de Elke Maravilha: construção identitária, mídia e moda(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-17) Garcia, Éverton Lucas Ferreira; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/8730310324820094; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioNesta dissertação, refletimos sobre como os discursos constroem efeitos de sentidosplurais na narrativa de si da artista Elke Maravilha, tendo o corpo como lugar demanifestação da moda em diferentes esferas sociais. Com um olhar discursivo, temoso objetivo de fazer uma leitura que mescla dispositivos da ordem da língua e daordem histórica, que determinam a produção de efeitos de sentido por meio de relatosde experiências vividas e de indumentárias usadas pela artista ao longo de suacarreira. Buscamos identificar como, nessa projeção de imagens de si, tanto na suadimensão de indumentária, quanto no seu funcionamento enunciativo verbal,manifestam-se os posicionamentos e engajamentos da artista. Analisamos também osdiscursos e imaginários que atravessam as narrativas desse ícone da mídia brasileira,sob a ótica de Dominique Maingueneau (1997; 2006; 2008; 2011; 2015; 2016; 2020),Émile Benveniste (1989; 1991), Guy Debord (1997), Ida Lúcia Machado (2016),Leonor Arfuch (1995; 2010), Malcolm Barnard (2003), Patrick Charaudeau (1991;1999; 2004; 2006; 2017; 2018), Ruth Amossy (2005; 2018), entre outros, que nosajudaram a apontar os vários ethé da artista. Como diretriz para esta pesquisa, sãoutilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso comrelação ao ato de linguagem como encenação, às competências de linguagem, àmanipulação dos modos de organização do discurso e à Modalização(CHARAUDEAU, 1991,1999). Também são abordados aspectos linguísticodiscursivosda argumentação diretamente ligados a essa teoria. O corpus é compostopor cinco cadernos com entrevistas da artista que o autor coletou, transcreveu edividiu em três eixos para análise: construção identitária, mídia e moda. A partirdesta pesquisa podemos realizar a análise das narrativas de si da artista ElkeMaravilha, o que contribuiu para a (re)construção identitária dos relatos da artista.Buscamos igualmente, a partir da análise do interdiscurso, identificar os signosintomasde imaginários mobilizados tanto no âmbito verbal, quanto não verbal, oque implicou analisar as projeções etóticas construídas a partir da indumentária. Aanálise fundamentou-se na compreensão do uso de índices de subjetividade ecorporalidade, buscando, por fim, descrever as projeções etóticas mais salientesexpressas nos relatos analisados. Os resultados desta pesquisa demonstram que adinâmica empregada propiciou integração, assimilação e compartilhamento dasexperiências na elaboração do conhecimento entre discurso e interdiscurso,compreensão do ethos que a artista sempre quis mostrar na mídia e que sempredefendeu em sua estética e ética. Percebemos que não é difícil encontrar mil e duascoisas escritas sobre Elke Maravilha, afinal, há tempos, ela faz parte de nossoimaginário e tornou-se mais que uma personalidade na moda. Desde o início, elasempre projetou imagens de si como sendo uma pessoa irreverente, anárquica,exagerada e sem papas na língua. Para além dessas projeções etóticas,aparententemente intencionais da artista, foi-nos possível observar imagináriossociodiscursivos que revelam um posiciomento político social de valorização daigualdade, do respeito à diversidade étinico-racial e de gênero e reconhecimento dediversas manifestações religiosas e culturais.Item Análise discursiva de narrativas de vida da pessoas com deficiência visual: (re)configurações identitárias e projeção de imagens de si(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-26) Lopes, Márcio Torres Gotierre; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/7201308297643198; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; Aoki, Raquel Lima de Abreu; Bambirra, Maria Raquel de AndradeNo presente trabalho mergulharemos no espaço íntimo dos sentimentos e das memórias, pois a narrativa de vida (ou narrativa de si) não representa a simples materialização da fala, mas, além disso, é a modelação do mundo, do outro e de quem toma a palavra. Por isso, a proposta central da nossa investigação é compreender o processo de transposição do dizer ao discurso por meio das narrativas de vida da pessoa com deficiência visual. As narrativas de vida, a Teoria Semiolinguística, a dimensão argumentativa, o ethos e as facetas identitárias são os marcos teóricos basilares deste estudo. Por meio de uma minuciosa reflexão, questionamos se as narrativas de si e as estratégias discursivas nelas mobilizadas permitem-nos observar a construção de uma moldura para as experiências vividas e a reconfiguração identitária dos sujeitos portadores de deficiência visual a partir do exame dos marcadores lingüísticos enunciativos evidenciados nos relatos. Para responder a essa indagação, será realizada a aplicação de 4 entrevistas semi-estruturadas direcionadas a pessoas com deficiência visual, com idade entre 20 e 65 anos. Com média de no máximo (uma) 01 hora de duração, as entrevistas serão gravadas e transcritas para a elaboração das análises dos dados. A entrevista abarcará seis temas específicos em que os entrevistados serão convidados a refletir e dissertar: vida (infância, adolescência e fase adulta), relacionamentos (relações afetivas), trajetória escolar e profissional, inclusão e acessibilidade, políticas públicas e o contexto social, histórico e cultural das adversidades. A nossa hipótese vai ao encontro da premissa de que o deficiente visual, ao assumir a direção da sua voz, transpassaria para a esfera dos sentidos e poderia ser capaz de produzir, por meio de um sujeito enunciador constituído, um discurso que manifestaria um posicionamento contrário às cristalizações estereotípicas, criando, por fim, marcas identitárias de resistência e de reconfiguração da sua imagem.Item Análises discursivas dos papéis sociais de gênero no seriado Os Simpsons(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-22) Rezende, Gabriela Ferreira; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/3402761820708877; Lessa, Cláudio Humberto; Melo, Mônica Santos de Souza; Arão, Lílian AparecidaAntes mesmo do nascimento dos indivíduos e ao longo de toda vida, a característica gênero é considerada socialmente um fator essencial para traçarmos a trajetória de vida de um bebê e para construirmos certa expectativa (menina ou menino? rosa ou azul? frágil ou viril?). Para Santos (2010), o comportamento esperado de uma pessoa de um determinado sexo é fruto de convenções sociais acerca do gênero, essas ideias do que se espera de homens e mulheres são produzidas através das relações sociais. Diante dessas expectativas sociais acerca do homem e da mulher, o tema deste trabalho é a representação social de gênero no seriado Os Simpsons, seriado da TV americana conhecido pelo seu teor de criticidade. Ao longo deste trabalho, examinaremos a construção dos papéis atribuídos aos homens e as mulheres na sociedade que são representados ao longo do desenho (a partir dos imaginários instaurados no universo social). Pretende-se analisar a construção das estratégias sócio-discursivas (imaginário, ethos, interdiscurso) ao longo da narrativa de três episódios, a saber: Lisa e a boneca falante- 5ª Temporada, Episódio 14 (1994), Humofobia- 8ª Temporada, Episódio 15 (1997) e Grande Marge -14ª Temporada, Episódio 4 (2002) e investigaremos os efeitos de produção de sentido do desenho animado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, realizada através de transcrição e análise de dados coletados. Para subsidiar a análise, nos basearemos nos conceitos propostos por Dominique Maingueneau (2014), Patrick Charaudeau (2013), Ruth Amossy (2005) e Steven Keslowitz (2007). Verificaram-se críticas a comportamentos marcados a respeito de como a mulher deve se comportar nas relações parentais da infância à vida adulta (brinquedos que reforçam estereótipos, atividades domésticas, relações sexuais, ditadura da beleza, necessidade de agradar o parceiro). Além da identificação do processo de criação de uma criança do sexo masculino, por vezes, arraigados em estereótipos machistas, verificou-se também interferências de estigmas referentes ao universo homo afetivo.Item Aprendizagem de inglês como língua estrangeira por design – desenvolvimento de multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Viana, Amanda Inês; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/5843856637552533; Azevedo, Eliane Marchetti Silva; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Azeredo, Luciana Aparecida SilvaO final do século XX e o início do século XXI testemunharam grandes mudanças na forma como interagimos e nos comunicamos, em grande parte devido ao uso de tecnologia digital. Com a sua democratização, as maneiras pelas quais as pessoas passam a produzir sentido em suas práticas sociais também se modificam (KRESS, 2006). Nesse contexto, Kalantzis e Cope (2009) e Kalantzis e Cope (2010) acusam o surgimento da Geração Participativa nas escolas, em função da postura agentiva e autônoma assumida cada vez mais pelos estudantes, rompendo com o paradigma tradicional autoritário de ensino, centrado na figura do professor, segundo o qual ensinar é transferir conhecimento. Com o intuito de compreender a produção de sentidos feita atualmente por estudantes adolescentes no interior de Minas Gerais, propõe-se a realização desta pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e orientação exploratória, proposta em formato de Estudo multicaso. Contamos com a participação voluntária de nove estudantes de inglês entre 12 e 16 anos, matriculados em um curso livre na cidade de Matozinhos/MG. A pesquisa empírica deu-se por meio da coleta de dois vídeos caseiros criados em inglês pelos participantes, em dois momentos - início e final do semestre letivo, bem como por meio da coleta de uma entrevista semiestruturada com cada um dos participantes ao final do semestre. Buscou-se identificar com essa análise: (1) como cada letramento manifestou-se nos vídeos; (2) se houve desenvolvimento dos multiletramentos pelos participantes e, em caso positivo, como e em qual fase da pedagogia do design isso ocorreu; e (3) se os participantes podem ser reconhecidos como pertencentes à Geração Participativa. Ao analisar comparativamente os vídeos 1 e 2, foi possível perceber que, de modo geral, na elaboração do vídeo 1, os participantes deixaram de observar as principais características do gênero perfil pessoal e as condições de produção textual em formato vídeo, privilegiando o modo de representação linguístico aos demais. Depois de vivenciarem os processos de conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2012; 2015): 'experienciar', 'conceituar' e 'analisar', em que ouviram os colegas, os participantes produziram o vídeo 2, utilizando todos os outros modos de representação (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), de maneira mais equilibrada em relação ao uso do modo linguístico, superando, em maior ou menor medida, as deficiências da produção anterior. Finalmente, constatou-se que, no caso desta pesquisa, o que mais amplamente proporcionou o desenvolvimento de multiletramentos foi o processo de conhecimento 'analisar'. Foi por meio dele que os participantes consolidaram o conhecimento teórico construído nas fases de 'experienciar' e de 'conceituar'. Tal constatação parece evidenciar a importância singular que tem a reflexão na aprendizagem de uma língua estrangeira, conforme defendem, entre tantos outros, Arruda e Bambirra (2008) e Bambirra (2009). Ainda, foi possível caracterizar os participantes como representantes da Geração Participativa, uma vez que todos apresentaram pelo menos quatro das seis características que definem o conceito, conforme critérios de análise pré-estabelecidos.Item As coisas estão no mundo: pós-produção e apropriação nos trabalhos de Rosana Ricalde, Marilá Dardot e Fabio Morais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-21) Lemos, Luiz Eduardo Silva; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/1811384708877931; Moreira, Wagner José; Silva, Rogério Barbosa da; Gobira, PabloO presente estudo tem como objetivo a aproximação dos conceitos de apropriação e pós-produção, quando relacionados a obras de arte visuais que tomam o livro e a literatura como motivo de criação visual, em artistas pós-modernos. Para tanto, destaco como objeto de análise os trabalhos de Rosana Ricalde (Cidades Invisíveis; Autorretratos), Marilá Dardot (Rayuela; As coisas estão no mundo; O Livro de areia) e Fabio Morais (Lina; A teus pés) aproximando-os dos conceitos explorados principalmente por Nicholas Bourriald, Fineberg e Maria do Carmo Veneroso. Busco, então, explicitar as misturas possíveis entre as artes visuais e a literatura, seus modos de contágio e possibilidades de transformação do livro em obras visuais.Item As relações entre as leis municipais e as políticas públicas para a carreira dos técnicos em educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-08) Faustino, Katia Helena; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/7359085738455164; Souza, Cláudia Mara de; Ribeiro, Luiz Antônio; Parreiras, Vicente AguimarO objeto de estudo desta pesquisa é a carreira dos Técnicos em Educação de uma rede pública municipal do interior de Minas Gerais e tem como foco os efeitos de sentido pretendidos pelo discurso presente nas leis municipais, relativas aos critérios de seleção, às funções, às políticas públicas de valorização da classe, no período histórico educacional compreendido entre “Orientadora de Ensino Rural” (1963) ao “Técnico em Educação” (2023). O corpus foi extraído das Leis Municipais e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação, bem como de dados coletados a partir de uma revisão da literatura concernente aos Técnicos em Educação. Buscamos responder a questões como: Quem é esse profissional? Quais as políticas públicas de valorização desse profissional? Quais são suas funções e atribuições? Essa nomenclatura descaracteriza ou ressignifica a função? Para a condução desta pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica, a Análise de Conteúdo de Bardin (2020), por nos permitir “a manipulação de mensagens (conteúdo e expressão desse conteúdo)” para revelar indicadores capazes de guiar nossas inferências. Para nossa reflexão sobre a origem, as funções e as diversas nomenclaturas dos “Técnicos em Educação,” ao longo da "Supervisão Educacional" brasileira, contamos com Libâneo (2010), Freire (2019,2021), Vasconcellos(2019), Saviani (2019),Grinspun (2008),Santos(2012), Matos (2018) Rangel (2003) entre outros. Assim, “esperançamos”, com este trabalho, proporcionar uma compreensão mais ampla das legislações municipais, suas repercussões nas políticas públicas educacionais e, principalmente, fomentar a efetivação do Plano de Carreiras. Desse modo, propomos um grupo de estudos para promover um diálogo construtivo entre teoria e prática e para rever e aperfeiçoar as políticas educacionais, visando a uma educação equitativa, democrática e alinhada às necessidades reais dos profissionais e dos estudantes na rede pública municipal.Item Autoria e Fandom: a transformação da concepção de autoria no contexto hipertextual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Menezes, Helena Carvalhais; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7016483533353469; Silva, Rogério Barbosa da; Carvalho, Larissa Camacho; Oliveira, Luiz Henrique Silva deNeste trabalho, abordamos o processo de transformação das relações leitor-obra e leitor-autor a partir do século XVII, culminando nos dias atuais com as revoluções da eletrônica e da internet e seus reflexos sobre os produtos culturais. Fazemo-o sob a perspectiva da longa duração histórica (longue durée), um conceito criado pelo historiador francês Fernand Braudel. Segundo essa noção, existem estruturas mentais, ou arquiteturas, das quais o ser humano é incapaz de se desvencilhar com facilidade; elas permanecem em nosso imaginário a despeito das transformações políticas, sociais e mesmo culturais sofridas pelas sociedades humanas. Ao longo deste trabalho, propomos estudar a figura do autor como uma dessas estruturas, mostrando que, a despeito das diversas transformações políticas e sociais, a figura do autor no imaginário popular pouco se modificou em função das redes digitais de comunicação. Como estudar um conceito a partir da perspectiva de longa duração histórica é um trabalho extenso, é necessário que se faça um recorte do objeto. Um dos recortes diz respeito à escolha de um sujeito a ser estudado, pois é evidente que não há apenas um tipo de leitor. O casoque estudaremos é o dos "fãs", que são um tipo de leitor participativo que surgiu apenas no século XIX; mais especificamente, aqueles fãs que escrevem trabalhos com base na obra de sua admiração (fanfictions). Outro recorte se deu em termos espaciais e temporais, pois este panorama trata do período posterior à formação e consolidação dos Estados nacionais europeus. Isso se deu para que pudéssemos compreender a origem histórica da figura do fã, de modo a situá-lo em um contexto, e para explicar a construção política e acadêmica da figura do autor a partir daquele momento, servindo como contraponto importante à visão das massas sociais. Por fim, optamos por explicitar brevemente o caso do Brasil contemporâneo nos momentos finais deste trabalho. Esta pesquisa estabelece um paralelo entre casos estudados por vários outros autores e, portanto, conta com bibliografia relativamente extensa. Também analisaremos respostas de fãs obtidas por meio de um questionário distribuído aleatoriamente on-line com o objetivo de coletar a opinião de escritores de fanfiction a respeito do lugar social do autor.Item Brasil pós-impeachment: um novo discurso para a transparência? - análise de enunciados sobre transparência em notícia do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-09) Menezes, Lilia Gomes Ferreira; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5350629459944665; Arão, Lílian Aparecida; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Silva, Renato Caixeta daEsta pesquisa tem como propósito analisar comparativamente o discurso da transparência apropriado, diacronicamente, pelo órgão responsável por fomentar políticas de transparência, acesso à informação e controle social no Brasil: a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2015, ou Ministério da Transparência Fiscalização e Controle (MTFC), em 2016. A mudança no nome e no status implementada em marco de 2016, logo após o impeachment, foi o combustível para o delineamento da proposta de análise. Partimos do entendimento de que a atribuição de fomentar o cumprimento Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) coloca o órgão na posição de emissor que detém destacada legitimidade para proferir discursos relatados sobre a legislação relativa à transparência e ao acesso à informação. Entendemos ainda que boa parte das ideias e dos discursos que circulou e circula no contexto social sobre o tema foi conformada a partir dos ditos desse órgão. Foram três as hipóteses de pesquisa: a de que, em 2015, o discurso da transparência era mais frequentemente entrecortado pelo da participação social e, em 2016, pelo de combate à corrupção; a de que o cidadão, em ambos os períodos, era interlocutor raramente posicionado como agente indispensável no processo; e a terceira hipótese foi a de que os discursos propagados, tanto em 2015 como em 2016, tinham como prioridade atender interesses institucionais, projetando ethé diversos, especialmente os de credibilidade e eficiência. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O corpus em análise é composto por 243 notícias, produzidas pela CGU e, posteriormente, pelo MTFC sobre a atuação, as competências, os projetos e as ações empreendidas pelo órgão. No conjunto total de 243 notícias, foram comparados aspectos relativos às restrições contratuais, especificamente em relação aos sujeitos e à legitimidade, seguido por estratégias de seleção de temas, com aporte teórico na Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2015). Um conjunto menor, de 37 notícias, tematizadas como "transparência pública", foi objeto de análise da frequência de aplicação da palavra "transparência" e sentidos atribuídos a ela, índices de interdiscursividade e de atribuição de imagem de si (ethos), com base em conceitos de interdiscurso e intertextualidade (MAINGUENEAU, 1997), heterogeneidade (AUTIER-REVUZ, 2004) e ethos discursivo e pré-discursivo (MAINGUENEAU; AMOSSY, 2013). Os resultados apontam que, nos dois períodos, é possível identificar índices de intertextualidade com os discursos prescritos, porém, em 2015, a democracia participativa era a formação discursiva a partir da qual enunciava-se mais frequentemente. Os ethé mais atribuídos ao órgão foram de liderança democrática e de articulador social. Em 2016, os índices discursivos mais marcantes apontam a democracia representativa como formação discursiva de onde mais se enunciou naquele período. O foco era projetar ethos de eficiência.Item Cartossemiótica do gênero mapa: por um letramento cartográfico nas escolas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-01) Lima, Jean Cássio; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/7524090039777084; Ribeiro, Luiz Antônio; Batista, Natália Lampert; Silva, Romerito Valeriano da; Silva, Renato Caixeta daNesta pesquisa discute-se sobre Cartografia Escolar. A proposta foi investigar como os pressupostos do letramento cartográfico, implícitos na BNCC para o segmento Ensino Médio, são explorados em mapas de uma coleção de livros didáticos do componente curricular Geografia. Isso porque, com os avanços da discussão sobre a Cartografia Escolar, a promulgação da BNCC e a reforma do Ensino Médio, espera-se que os livros didáticos aprovados pelo PNLD se distanciem das até então corriqueiras práticas de predomínio de alfabetização cartográfica e do ensino do mapa pelo mapa. Durante a pesquisa, pensou-se a representação cartográfica em mapas por seu caráter de gênero discursivo e de gênero textual, ou seja, a partir de sua ideia de enunciação. Esses mapas foram analisados pelo viés da cartossemiótica a partir da Gramática do Design Visual. Diante disso, foram relacionados autores das áreas da Cartografia, Linguagens e Ensino. Como resultado, percebe-se que os livros didáticos têm reformulado sua forma de abordar a Cartografia Escolar. Cada vez mais os mapas aparecem contextualizados com problemas reais, em textos multimodais e com propostas que possibilitam a promoção de alfaletramento. Com isso, essa pesquisa reforça a importância de um livro didático em consonância com a literatura e com a legislação. Mas, para além disso, a valorização da carreira do professor e de sua educação continuada para que ele acompanhe os avanços das discussões sobre Cartografia Escolar e outros temas que lhe competem o ensino. Também, que tenha condições dignas de trabalho que lhe possibilitem potencializar o uso de um bom livro didático.Item Ciência POP: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Barbosa, Virgínia Graziela Fonseca; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/0008627478755038; Silva, Rogério Barbosa da; Costa, Verônica Soares da; Silva, Renato Caixeta daNeste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova "escrita", em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.Item Cultura no Papel: relações em jogo na produção do jornalismo cultural impresso diário em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-24) Almeida, Amanda Moreira de; Santos, Andréa Soares; http://lattes.cnpq.br/7429822441645486; http://lattes.cnpq.br/6984686224419948; Santos, Andréa Soares; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Ferreira, Nísio Antônio TeixeiraPara entender algumas das imbricações entre o campo das artes e o midiático, este trabalho busca apresentar e descrever jogos de força que se dão nas relações entre os agentes do eixo cultural do campo jornalístico e aqueles do campo artístico-cultural. Em prol de tal esforço, consideramos as experiências relatadas em entrevistas com determinados sujeitos atuantes nessas tensões, sendo eles jornalistas e editores, artista e assessor de imprensa, todos do cenário de Belo Horizonte e com alguma ligação com os dois jornais impressos com cadernos culturais veiculados diariamente escolhidos para o escopo da pesquisa, Estado de Minas e O Tempo. Nosso processo analítico foi estruturado primordialmente a partir dos conceitos de campo, habitus e capital, do sociólogo Pierre Bourdieu (1983, 2011). Concluímos que os resultados e análises expostos neste trabalho têm relevância porque podem auxiliar no entendimento das pressões que estão em jogo tanto no âmbito da produção do jornalismo cultural quanto na busca por divulgação e legitimação no sistema artístico.Item De costas no chão: memória e esquecimento em Diário da queda, de Michel Laub(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-13) Fernandes, Marcela Penaforte; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9266732846354654; http://lattes.cnpq.br/6305690361528868; Ferraz, Bruna Fontes; Maia, Claudia Cristina; Silva, Laureany Aparecida Lourenço daEste trabalho de pesquisa propõe uma leitura do romance de Michel Laub, Diário da queda (2011), tendo como fios condutores as relações entre literatura, memória e esquecimento. O referido estudo visa identificar, a partir das contribuições de Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman, a presença de índices materiais que ativam a memória, validando-a ,no livro, por meio do trânsito temporal por vários assuntos, contextos, vivências: pelo trauma, pelos objetos, pelos escritos, pelos sentidos. Além disso, interessa pensar nas marcas do silêncio, considerando as interações que muito comunicam mesmo sem o uso de palavras, ou seja, seria aquilo que não se dá conta de lembrar nem de esquecer. Outro aspecto relevante é o esquecimento ligado a Auschwitz, que diz respeito às vivências no campo de concentração, silenciadas, possivelmente, como estratégia de prosseguir, apesar das histórias traumáticas, e ao Alzheimer - o pai do narrador recebe este diagnóstico,e sua memória passa, então, por um processo de destruição em razão da doença. Pretende-se,por fim, evidenciar a potência da construção da narrativa e, partindo da contribuição de Friedrich Nietzsche, pensar a força plástica da memória que opera como uma outra linha de força do romance. Dessa forma, a interpretação do romance que fazemos mobiliza linhas de força que atravessam a escrita de Michel Laub, tais como: memória, imagem, fabulação, silêncio e esquecimento.Item De não leitor a escultor: estudo de "Se um viajante numa noite de inverno", de Italo Calvino, à luz da potência do pensamento de Giorgio Agamben(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-19) Oliveira, Mariane de Sousa; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/9241843314794092; Moreira, Maria Elisa Rodrigues; Ferraz, Bruna Fontes; Menezes, Roniere SilvaO romance Se um viajante numa noite de inverno [Se una notte d’inverno un viaggiatore, 1979] narra a história do protagonista (Leitor), que lê em um jornal sobre o novo romance de Italo Calvino e se dirige até a livraria para adquiri-lo. Em determinado ponto da narrativa, a história se interrompe abruptamente devido a um erro de impressão. Diante da impossibilidade de prosseguir com a leitura, o Leitor marcha novamente rumo à livraria para trocar o volume sem saber que está se enredando em uma grande aventura que o colocará face a face com diversos leitores, diversas figuras do mercado editorial, diversos ambientes propícios para a leitura, diversos livros. Em meio a tantas fisionomias, ele encontra até mesmo um “não leitor”, que curiosamente se declara um amante de livros. Trata-se de Irnerio, jovem extrovertido e bem informado que se assume como não leitor, mas que utiliza livros para fazer objetos de arte. Diante da controvérsia provocada pela presença de Irnerio em um romance que não só nasce do desejo de leitura, mas que dele se nutre, esta pesquisa propõe o estudo do romance de Calvino tomando a personagem não leitor/artista como objeto para discutir a leitura como uma faculdade, nos termos de Giorgio Agamben. Valendo dos conceitos de potência, impotência e inoperosidade, desenvolvidos no âmbito teórico da Potência do Pensamento, teoria formulada por Aristóteles e interpretada por Agamben (2007, 2015, 2016, 2017, 2018, 2021), esta dissertação investiga a figura de Irnerio em suas relações com a (não) leitura e com os livros, buscando refletir sobre a importância da personagem dentro da narrativa de Calvino. Sua presença é modesta, mas pontual e estratégica, e suas atitudes e personalidade reverberam em outras personagens do romance. Assim, uma figura que em uma primeira mirada parece simples e sem muito destaque, revela-se multifacetada e determinante para a compreensão da narrativa e da leitura como potência.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »