Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item A (des)construção de estereótipos no ensino de língua estrangeira : uma análise dos aspectos culturais brasileiros em livros didáticos de inglês(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-21) Antonio, Fernanda da Silva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6890505178731352; Silva, Renato Caixeta da; Sobrinho, Jerônimo Coura; Miller, Inés Kayon de; Parreiras, Vicente AguimarA presente dissertação trata acerca do ensino de língua estrangeira considerando aspectos culturais brasileiros, analisando como esses aspectos foram abordados nos LD Alive high e American Big Picture, sob o aspecto da (des)construção de estereótipos com base em teorias e na opinião dos alunos, ou seja, usuários do LD. Através de aspectos linguísticos, imagéticos e culturais, analisou-se como os fatores língua, cultura e estereótipos nos LD para ensino de língua inglesa se tangenciam com a fundamentação teórica, que permeia o ensino de língua estrangeiras considerando cultura, letramento crítico e visual, a formação de cidadã e ética. O enfoque se dá na relação do LD quanto à exploração das questões culturais e a presença de estereótipos relacionados ao Brasil. Como os voluntários são brasileiros, a dissertação buscou observar a percepção do aluno quanto à abordagem da cultura de seu país, se a considera estereotipada ou não e, ainda, a opinião dele quanto aos LD no que se refere à oportunidade de criticidade quanto aos aspectos culturais, observando, assim, a interferência dos LD nessa possível (des)construção de estereótipos culturais. Este estudo, de cunho qualitativo, analisou a percepção de 113 voluntários através de questionários acerca de duas coleções de livros didáticos de inglês. Estes livros são usados em duas instituições diferentes de Ensino Médio localizados em Minas Gerais. A partir da análise das coleções observou-se que houve a apresentação cultural de nacionalidades variadas, sendo as dos países anglófonos as mais marcantes nas duas coleções. Quanto à cultura brasileira o livro Alive High dá um destaque mais proeminente e abrangente em relação ao American Big Picture, que, apesar de apresentar a cultura brasileira, o faz de forma menos ampla. Esta dissertação, além de evidenciar a importância de estudos acerca da cultura no ensino de língua estrangeira, identifica que alguns alunos possuem uma certa visão estereotipada da representação de sua nacionalidade, mesmo que não constatado na coleção, ratificando, desta forma, a necessidade de dar voz ao aluno. Outras questões foram suscitadas a partir deste estudo, podendo esta dissertação incitar investigações futuras.Item A arte de ilustrar: concepções e processos de criação de Marilda Castanha e Anna Cunha para livros ilustrados(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-12) Ornelas, Brígida Mattos; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0562211574372324; Farias, Fabíola Ribeiro; Moreira, Paula Renata MeloA ilustração como expressão, exercendo seu propósito de comunicar visualmente, segue um modo específico de processo e criação. E pelo fato de esse modo constituir-se a partir de uma interpretação, revela marcas de subjetividade daquilo que é percebido e sentido por quem ilustra. Considerando que essa interpretação parte de um texto verbal, sua apropriação pelo ilustrador ocorre impregnada de experiências, memórias e conhecimentos, em que o sujeito transforma, acrescenta e traduz uma linguagem em outra. Neste trabalho, investigamos como se dá a concepção de ilustrações para livros ilustrados, a partir do texto de outro autor, tendo como objeto de pesquisa o trabalho ilustrativo de Marilda Castanha e Anna Cunha, e suas respectivas obras, Bárbara e Agora Pode Chover. A pesquisa desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, envolve um levantamento bibliográfico, sobretudo a respeito da ilustração e do livro ilustrado; e uma entrevista semiestruturada com as ilustradoras, a respeito de suas concepções e processos de criação. Por fim, em profundidade das análises, apresentamos o percurso criativo realizado nas obras e quais foram os desafios na interpretação e tradução para a concepção das ilustrações a partir do texto de outro escritor.Item A busca do outro na arte: autoria e participação na obra de Rivane Neuenschwander(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-29) Teixeira, Liliane Monteiro; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/6235953863917694; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Renata; Adverse, Angélica; Moreira, WagnerNa arte contemporânea, questões relacionadas à autoria se alteraram. Não se referem mais unicamente a criações individualistas e sim, encontram-se inseridas num contexto cultural amplo e coletivo de interação com a participação de outros autores. Tendo em vista a obra da artista visual Rivane Neuenschwander e considerando as relações de autoria existentes na sua obra, pretende-se entender, efetivamente, como ocorre à participação e a recepção do outro, ora coautor ou cocriador, no que se refere à tríade autor-obra-espectador na pós-modernidade. Procura-se assimilar quais as conexões possíveis e como se dá a busca do outro na obra da artista, sendo que esta se apropria de materialidades cotidianas e revisita diversas linguagens artísticas. Sua obra se encontra inserida numa nova rede de trocas, relações e significações, no contraponto do individual com o coletivo. Para tanto utilizar-se-á para compreender a autoria na pós-modernidade os pensadores Foucault e Barthes. No que se refere à teoria da recepção, Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, bem como a estética relacional de Nicolas Borriaud. Os conceitos de rizoma, acontecimento e diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari também serão utilizados para a melhor compreensão dos projetos artísticos de Rivane. Espera-se com esta dissertação suscitar novos olhares e novos saberes em relação à participação, à recepção, à interatividade, à coletividade e à autoria na arte contemporânea.Item A construção de ideias matemáticas: uma aula investigativa, explorando as linguagens matemática e poética/aldravia para o ensino de álgebra no EF II(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-14) Leão, Weliton da Silva; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4602902468636381; Carvalho, José Teófilo de; Donadon-Leal, José Benedito; Sousa, Gasperim Ramalho deEsta pesquisa versa sobre a construção de ideias matemáticas em uma aula investigativa explorando as linguagens algébrica e poética, por meio da forma poética “Aldravia”, para o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II. Esse tópico foi investigado com o objetivo de verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética. Como objetivos específicos, foram (1) Verificados tipos de atitudes, questionamentos e/ou reflexões entre os alunos, a proposta apresentada gera; (2) observação de como os estudantes conduziram a investigação ao interagirem com poemas Aldrávicos; (3) constatar, a partir das discussões e produções dos alunos, se e como as investigações contribuíram (ou não) para gerar ideias matemáticas; (4) verificar, se e como, os alunos utilizavam-se das duas linguagens (algébrica e poética), para significar os conceitos explorados. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de letramento matemático; de etnomatemática; de tradução intersemiótica; das relações entre o domínio da escrita e da leitura e da linguagem para inserção nas relações sociais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se de uma aula de investigação matemática após a qual o processo de interação dos estudantes foi abordado em entrevista que evidenciou questionamentos e reflexões que a proposta gerou entre os alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a semiótica pode ser um importante instrumento para o professor de matemática usar a literatura/poesia como aliadas para o desenvolvimento de letramento, de numeramento e de aplicações sociais significativas da Matemática.Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A dimensão motivacional de experiências identitárias de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Zanoteli, Marcia Cristina Bento.; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7020340949226363; Arruda, Climene Fernandes de Brito; Villela, Ana Maria Nápoles; Lima, Carolina Vianini AmaralOs processos de globalização e de popularização da Internet têm afetado profundamente a aprendizagem e o uso do inglês como língua estrangeira (L2) no Brasil e no mundo (TAVARES, 2015). Partimos da hipótese de que existam novos motivos para aprender e usar o inglês nas trocas comunicativas diárias e que plataformas online de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, apresentam-se como ambientes convidativos para pesquisas sobre linguagem de maneira geral (PAGE et al., 2014; DAVIES, 2015). Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os motivos pelos quais falantes não nativos de inglês buscam aprender e/ou usar a língua na era digital em que vivemos, através do evidenciamento dos componentes motivacionais presentes nas narrativas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa. O aporte teórico para essa investigação compreendeu contribuições da teoria motivacional em Linguística Aplicada, em sua perspectiva sócio-dinâmica, representada aqui principalmente pelos trabalhos de Gardner (2010), Dörnyei (2005; 2009; 2017), Dörnyei e Ushioda (2011), Dörnyei e Ryan (2015) e Bambirra (2009; 2016; 2017a; 2017b). Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja coleta de dados foi realizada na página Humans of All Accents, criada na plataforma de rede social Facebook para fins desta pesquisa. Narrativas de experiências e/ou uso de inglês como língua estrangeira foram analisadas por meio de categorias criadas com base em Dörnyei e Ryan (2015) e Dörnyei (2017), seguindo a metodologia de análise de experiências de aprendizagem de L2 proposta e consolidada no Brasil por Miccoli (1997- 2018) e associados. Os resultados indicam que as questões relacionadas às crenças e aos sentimentos dos aprendizes sobre si mesmos (autoconceito) destacam-se sobre as demais influências motivacionais. Esses aspectos identitários encontram-se profundamente contextualizados no tempo e no espaço por meio de eventos e/ou circunstâncias internos e externos a quem narra suas experiências (MICCOLI; BAMBIRRA s/d). Concluímos que a motivação, na qualidade de experiência dinâmica, é composta por experiências de diferentes naturezas que se aninham umas às outras (MICCOLI; LIMA, 2012), formando e expandindo teoricamente o que Dörnyei (2009; 2011) denominou constelações, conglomerados ou amálgamas motivacionais.Item A dinâmica motivacional em uma turma de curso livre do interior de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-19) Borges, Ana Paula; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/5837869125489524; Lima, Carolina Vianini Amaral; Andrade, Marcos Racilan; Parreiras, Vicente AguimarEsta investigação objetivou compreender a inter-relação existente entre a motivação dos estudantes e a da professora de língua inglesa de uma turma de curso livre da cidade de Carmópolis de Minas. O marco teórico da investigação está no conceito de motivação para a aprendizagem de língua estrangeira de Dörnyei (2020) e no construto da coadaptação, conforme Larsen-Freeman e Cameron (2008). O sistema complexo investigado foi constituído pela motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem. A janela de tempo foi um conjunto de dez aulas, tempo necessário para a operacionalização de uma unidade didática completa. A geração dos dados envolveu o preenchimento de um formulário disponibilizado pelo Google Forms, intitulado Motivational Meter, por todos os participantes, no início e ao final de cada aula. Nesse formulário, o nível motivacional do participante foi indicado objetivamente, pela escolha entre motivado, neutro ou desmotivado e justificado subjetivamente com um breve comentário. Além disso, antes de cada aula, a professora gravou em áudio uma pequena narrativa em que descreveu brevemente o seu planejamento para a aula específica. E, ao final da mesma, gravou outra narrativa relatando como a aula transcorreu, dando as suas impressões e registrando qualquer coisa inesperada que por ventura tenha acontecido, em especial relacionada ao comportamento dos estudantes. A análise dos dados comprovou o caráter dinâmico da motivação, que oscilou muito, tanto em decorrência das interações dentro da sala de aula quanto de fatores externos. Comprovou também a relação de interdependência constante entre a motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem pela descrição dos processos de coadaptação documentados. Foi comprovado também o seu caráter complexo, uma vez que nem sempre conseguimos explicar a variação de nível motivacional que ocorreu do início para o final de cada aula observada.Item A divulgação científica na Revista Ciência Popular: temáticas ligadas ao sobrenatural(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-06-23) Matos, William Ferreira; Goodwin Jr., James William; http://lattes.cnpq.br/6993816296486502; http://lattes.cnpq.br/6790240222257129; Oliveira, Bernardo Jefferson de; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO objetivo deste trabalho documental é analisar a revista Ciência Popular como um discurso de divulgação científica, tendo como estudo de caso a abordagem de temas sobrenaturais. Esse periódico brasileiro foi publicado no período pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1948 e 1960. A pesquisa conta com os acervos da Ciência Popular disponíveis na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG. A etapa inicial desta dissertação corresponde ao estudo do conceito de divulgação científica e da contextualização desse campo de ação no período pós-guerra. Além disso, estudam-se as características gerais da Ciência Popular e a ligação entre os aspectos gráficos e as maneiras como transmitem o discurso editorial, tendo em vista que os elementos visuais não são considerados isolados em relação ao discurso. Para delinear o periódico, o editorial de lançamento (n. 1, out. 1948) será analisado discursivamente conforme a teoria de Eni Orlandi (2013), a fim de entender a revista como objeto de divulgação cientifica, de acordo com a proposta exposta pelo diretor-geral Ary Maurell Lobo. Posteriormente, a partir dos conceitos ligados à “situação de comunicação” e aos modos de organização dos discursos “enunciativo” e “argumentativo”, apresentados por Patrick Charaudeau (2010), busca-se estudar quais os efeitos produzidos sobre a abordagem do sobrenatural a partir da análise do discurso, por meio da seleção dos textos da revista Ciência Popular.Item A editora do passarinho: um estudo sobre a Editora Sabiá(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-16) Carvalho, Rafael Fernandes; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/4073086963259949; Menezes, Roniere Silva; Cabral, Cléber Araújo; Muniz Jr., José de SouzaEsta dissertação propõe-se a estudar a atuação da Editora Sabiá, editora fundada em 1967 pelos escritores Rubem Braga e Fernando Sabino. Durante sua curta existência publicou uma série de autores nacionais e estrangeiros, reunindo uma série de características que possibilitaram projeção no cenário cultural do Brasil. Reunindo um conjunto de teorias a respeito de capitais simbólicos, mercado editorial, história editorial e literatura brasileira, a produção de cultura como fator de reunião de intelectuais, a pesquisa transita por diferentes áreas (literatura, edição, jornalismo, cultura brasileira) visando uma compreensão mais clara e objetiva do que significou dois escritores de prestígio atuando no ramo editorial, demonstrando a influência do suporte, da edição, na recepção literária por parte do público leitor.Item A Editora UFMG uma análise da constituição de seu catálogo por áreas do conhecimento(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-22) Souza, Esdra Davi de; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/1257622010347703; Silva, Rogério Barbosa da; Santos, Luis Alberto Ferreira BrandãoEsta pesquisa busca registrar e analisar a constituição do catálogo de uma editora pública universitária relacionando-o com as áreas de conhecimento do CNPq. O tipo de produção editorial das universidades difere-se do campo editorial no geral, pois seu trabalho não está baseado apenas no valor comercial da obra, mas também na divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural. Sendo assim, os processos editoriais que permeiam a publicação de um original também são diferentes dos procedimentos adotados por editoras do campo comercial. Ao analisarmos o catálogo de uma editora universitária, busca-se verificar se há, no processo de edição, a preocupação com a divulgação de todas as áreas do conhecimento ou se algumas áreas possuem uma maior representação. O corpus de análise é composto pelos títulos publicados pela Editora UFMG desde sua criação até o ano de 2018, mais de 1200 títulos, ao longo de 35 anos. Além disso, este trabalho apresenta um breve histórico da Universidade Federal de Minas Gerais e registra a trajetória da Editora UFMG através de pesquisa documental. No que se refere à metodologia, serão empregados procedimentos de análise que permitam verificar as áreas de conhecimento representadas nesse catálogo, além de conceitos e bibliografia que embasam os apontamentos e análises expostos. Busca-se, assim, investigar a configuração do catálogo como resultado material das políticas e processos da universidade para a divulgação do conhecimento produzido pela instituição e seus reflexos enquanto ethos institucional. A pesquisa também apresenta possibilidades editoriais possíveis para uma editora pública universitária, trazendo ao debate alternativas para a ampliação do catálogo nas diversas áreas do conhecimento.Item A experiência do espetáculo “Memórias de um velho engenho” : a projeção mapeada no monumento nacional Engenho São Jorge dos Erasmos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-26) Fonseca, Rodrigo de Araújo Sousa; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/3541523468092231; Moreira, Wagner José; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Silva, Rogério Barbosa daPartindo de uma introdução histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos e revisitando conceitos ligados à memória, demonstrou-se como se deu a edição de um espetáculo de videomapping em um monumento nacional e suas imbricações com questões patrimoniais e tecnológicas. Destacou-se seu caráter multifacetado enquanto objeto histórico e concomitantemente, tela de projeção. Foram identificados os principais elementos que compõe o discurso narrativo com auxílio da Semiótica Peirceana, pela ordenação de matrizes da linguagem de Lúcia Santaella. Discutiu-se sobre a simbologia do formato original do espetáculo e o conceito de Walter Benjamin sobre a reprodução da obra de arte e seu conceito de história, bem como a ideia de anacronismo na arte, conforme trabalhada por Georges Didi-Huberman. Face a conceitos de edição, descreveu-se o processo de criação e projeção do espetáculo. Demonstrou-se, assim, a potência do Engenho dos Erasmos enquanto imagem-sintomatizável, capaz de modificar o presente a partir da apresentação histórica.Item A influência de aspectos contextuais do ensino remoto emergencial na aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-27) Vieira, Ana Carolina Lechi; Bambirra, Maria Raquel; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/4268547922288265; Gontijo, Míriam Rabelo; Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos contextuais presentes na experiência de aprendizagem de Língua Inglesa de estudantes de ensino médio, realizada na modalidade ensino remoto emergencial. Todos os estudantes do 1º, 2º e 3º anos de um colégio particular de Belo Horizonte, que vivenciaram o ensino remoto emergencial em 2020, foram convidados a participar da pesquisa. Os dados foram gerados a partir da realização de uma entrevista semiestruturada com os estudantes que desejaram contribuir. Tendo como referencial teórico contribuições da pesquisa experiencial brasileira (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020), analisamos, sob a perspectiva da teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; DE BOT; LARSEN-FREEMAN, 2011), as experiências que emergiram das narrativas de dez participantes. Elas foram categorizadas segundo o marco de referência de experiências de aprendizagem de inglês como língua estrangeira proposto por Miccoli, explicitando a sua natureza e composição. Ao identificarmos os fatores que mais influenciaram a aprendizagem dos participantes, foi possível constatar que o contexto é uma experiência individual, singular (MICCOLI; VIANINI, 2012), bem como relacional, ou seja, por serem sistemas dinâmicos complexos, contexto e aprendiz se constituem mútua e continuamente (USHIODA, 2015) e a aprendizagem emerge como resultado dessa relação interdependente (LARSEN-FREEMAN, 2011).Item A Literatura em festa: eventos literários brasileiros e o caso Flipoços(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-04) Amaral, Joubert Caetano; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3809346338864124; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresO segmento dos eventos literários no Brasil cresceu espantosamente nos últimos anos. De acordo com o último levantamento da Fundação Biblioteca Nacional, em 2013, são realizados mais de 270 eventos literários no país, e estima-se que a média de brasileiros que visitam algum tipo desses eventos se aproxima de 10 milhões de pessoas por ano. Os eventos literários passaram a ter tamanha importância no campo editorial que, no ano de 2011, oMinistério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, criou o Circuito Nacional de Feiras de Livro, um Calendário Anual de eventos estruturado a partir de eixos do Plano Nacional do Livro e de Leitura (PNLL). A ideia por trás do Circuito, era a de criar um cadastro dos eventos literários existentes no país e fortalecer os eventos considerados estratégicos para o alcance dos objetivos do PNLL, como a democratização do acesso, avalorização institucional da leitura, o incremento de seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro. Sendo assim, a partir do estudo de caso do Flipoços, evento literário brasileiro da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, este estudo apresenta resultados de como os eventos literários brasileiros podem contribuir para o desenvolvimento dos pilares do PNLLItem A literatura infantil digital e o seu potencial para a formação de leitores literários(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-06-30) Mota, Leonardo Ribeiro; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/0161837182395163; Silva, Renato Caixeta da; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Guilherme TrielliEste trabalho busca investigar características da literatura infantil digital e seu potencial para a formação de leitores críticos. Esse novo tipo de produção literária, propiciado pela introdução das tecnologias móveis de informação e comunicação, tem levantado importantes questões sobre sua definição, suas características multimodais e sua autoria. Sendo uma forma literária que não apresenta o papel como seu suporte, mas aparelhos móveis, geralmente utilizados para outros fins que não o literário – o que gera uma quebra de paradigma –, acredita-se que seja importante analisar se há, nesse novo modo de produção de literatura infantil, preocupação com o caráter estético da obra em detrimento do caráter utilitário. O corpus de análise é composto por obras vencedoras em primeiro lugar na categoria infantil digital do prêmio Jabuti nos anos de 2015, 2016 e 2017. No que se refere à metodologia, buscar-se-ão procedimentos de análise para os aspectos multimodais e intermidiáticos das obras, para sua composição narrativa, para a relação entre ilustração, animação, gameficação, design e suporte. Buscou-se investigar se essa recente forma de representação artístico/literária em obras que fogem dos padrões de recepção e mediação tradicionais da literatura infantil, caracterizados pela dependência com a escola, pode contribuir para a formação de leitores literários críticos. Como resultado da pesquisa espera-se demonstrar a capacidade dos textos da literatura infantil digital em promover o desenvolvimento de múltiplas habilidades de leitura, como seus diferentes modos podem ser elementos capazes de motivar a criança leitora a buscar textos literários, sejam eles digitais ou não, contribuindo assim para sua formação como leitor de literatura.Item A literatura para crianças e jovens sob coerções: uma análise crítica do PNLD literário(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-04) Tolentino, Jéssica Mariana Andrade; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/6296378422045365; Farias, Fabíola Ribeiro; Silva, Renato Caixeta da; Ribeiro, Guilherme TrielliNesta pesquisa busca-se compreender como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) concebe a literatura para crianças e jovens. Para tanto, são analisados os editais de chamada para inscrição e avaliação de livros do PNLD Literário 2018 e 2020, que abrangem desde os critérios de avaliação adotados pelo programa à caracterização das obras e do material complementar de apoio aos professores. A análise documental privilegia três aspectos em especial: i) qualidade literária, ii) escolarização da literatura e iii) concepção de livro enquanto objeto material. A pesquisa ainda inclui uma revisão histórica e bibliográfica do campo da literatura para crianças e jovens, bem como das políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil. Parte-se do entendimento de que as políticas públicas, por seu caráter legislador, potencial econômico, poder de execução e de consagração, exercem grande influência sobre o campo editorial brasileiro, sobretudo o segmento infantil e juvenil. Nessa perspectiva, busca-se elucidar as bases históricas, políticas, econômicas e culturais em que se dá o desenvolvimento da literatura infantil e juvenil brasileira e a formação inicial do leitor de literatura no país. Como fundamentação teórica, são empregados os estudos de Pierre Bourdieu, Lígia Chiappini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman, Kazumi Munakata, Zohar Shavit e Magda Soares. Dessa forma, estabelece-se um diálogo entre os campos editorial, literário e educacional. Observa-se, a partir da análise, que o PNLD Literário valoriza uma concepção pedagógica de literatura, cerceando a autonomia de professores e estudantes, vetando a condição estética das obras literárias e transformando-as em material de apoio didático. O programa atribui à literatura objetivos utilitários e missões moralizantes, servindo como referência de comportamento para crianças e jovens e como mecanismo de transmissão de conteúdos.Item A mulher e o impeachment : a construção discursiva da identidade feminina no discurso de Dilma Rousseff(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-18) Vanti, Priscila Nespolo; Lílian Aparecida Arão; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/6055487950389560; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio HumbertoA presente pesquisa tem como proposta investigar, sob a luz da Análise do Discurso, de que forma se deu a construção discursiva da identidade feminina em discursos proferidos pela ex-presidenta Dilma Rousseff no período em que ela esteve afastada do cargo devido ao processo de impeachment. No que concerne aos pressupostos teóricos que dão norte a este trabalho, o caminho adotado prestigia os conceitos tratados pela Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, particularmente o conceito de discurso político proposto por este linguista, assim como a noção de imaginários sociodiscursivos e sua proposição, associada à de Dominique Maingueneau, sobre o conceito de ethos. Buscamos compreender as estratégias adotadas por um sujeito político – Dilma Rousseff - na busca por posicionar e/ou manter discursivamente suas imagens frente a seus eleitores no período em que enfrentou o processo de impedimento. Para isso, tivemos como objetivo principal compreender a construção discursiva da identidade feminina a partir da projeção ethé de traços de caráter e de imaginários ligados ao universo feminino no discurso da ex-presidenta. Como corpus para o estudo, trabalhamos nove discursos proferidos por ela em eventos e para públicos diversos, mas todos neste período em que elas não estava nem dentro nem fora da governança, como propõe Charaudeau (2006). Nossa escolha levou em conta o fato de se tratar de um momento único pelo qual a detentora legítima da Presidência da República passava, no qual havia uma intensa fragilidade política. As falas vão desde pronunciamentos oficiais à imprensa até eventos promovidos em apoio à sua manutenção no poder, passando pelo seu discurso de defesa junto ao Senado e sua fala logo após a deposição. O resultado deste estudo apontou para a construção de um ethos específico para a mulher detentora do poder político em situação de fragilidade, ancorando-se em imagens que reforçassem sua legitimidade pelo voto e a injustiça do processo pelo qual passava. Para tanto, Dilma Rousseff volta-se para a imagem do feminino, seja na sua experiência pessoal, de mulher pioneira por diversas vezes, que passou por diversas atribulações durante sua vida, seja na exaltação das mulheres brasileiras – lutadoras, vitoriosas, fortes -, que seriam esteio em sua batalha neste novo momento de adversidade e luta pela democracia.Item A multimodalidade no ensino de língua portuguesa para alunos surdos nos anos iniciais: uma proposta de material didático(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-25) Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/9206544244821991; Silva, Renato Caixeta da; Ribeiro, Maria Clara Maciel Araújo; Parreiras, Vicente Aguimar; Coura-Sobrinho, JerônimoA comunidade surda brasileira conquistou o acesso a duas línguas, Libras e português escrito, quando a lei 10.436/02 foi aprovada e posteriormente regulamentada pelo decreto 5.626/05. Com isso, houve maior visibilidade para as pessoas surdas no âmbito educacional e na sociedade. Especificamente no contexto educacional, ainda se percebe uma defasagem do profissional que atua com alunos surdos, muitos destes provenientes de famílias ouvintes que têm contato tardio com a língua de sinais. As práticas de docência e de orientação a professores por parte da pesquisadora mostram que os surdos são prejudicados quanto ao ensino dos conteúdos, às metodologias e aos materiais didáticos não direcionados a eles e sim à comunidade ouvinte. Com base nisso, esta pesquisa de mestrado propõe uma contribuição para o ensino de português na modalidade escrita para o aluno surdo. Propõe-se uma metodologia de ensino de português para tais alunos nos anos iniciais, através de um material didático elaborado pela pesquisadora, cujo texto base é um conto infantil, e caracterizado pela integração de códigos verbal escrito, visual e viso-espacial. Constituem a base teórica os escritos de Quadros (2005) sobre o bilinguismo na educação dos surdos, Fernandes (2006) e Soares (2009) sobre alfabetização e letramento, Kress (2001, 2006 e 2010) sobre multimodalidade e educação, Leffa (2007) sobre a criação do material didático. São pesquisadas duas realidades distintas em que a metodologia e o material didático foram utilizados: uma sala de aula com uma aluna surda em meio a alunos ouvintes, e uma sala de aula somente com alunos surdos. Em termos metodológicos, a pesquisa é uma observação participante em que a pesquisadora pôde fazer intervenções ao longo das observações, contando com o registro por escrito in loco e questionário realizados com os docentes. A análise dos dados revela: a adequação maior da proposta a um dos contextos, as opiniões positivas e críticas de professores sobre a proposta e quanto à viabilidade do uso aliado de imagens e elementos linguísticos no processo de alfabetização e de letramento em português a surdos. Também são reveladas ações de docentes e discentes com o material. De modo geral a proposta é considerada pelos docentes como interessante, demandando tempo e formação específica para sua execução e pode propiciar ações docentes além do previsto no material didático.Item A periferia na mídia: uma análise do discurso do programa Rede Jovem de Cidadania(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-28) D´Anunciação, Luciana Rodrigues; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/1342317495385537; Silva, Giani David; Lessa, Cláudio Humberto; Tavares, Mariana Ribeiro da Silva; Andrade, Antônio Augusto BraighiEste trabalho tem como objetivo compreender, através da análise do discurso de cinco documentários - episódios do programa da Rede Jovem de Cidadania - como são articulados seus conteúdos, explicitando os aspectos enunciativos e identificando as visadas discursivas. Quais são as principais características do discurso dos programas da Rede Jovem de Cidadania? Estes programas podem ser considerados documentários? Como se organizam suas estruturas discursivas? É possível apreender suas condições de produção através da análise do seu discurso? Estas são algumas perguntas a serem respondidas neste estudo. O corpus de análise são: “Onde é o Centro Cultural?”, “Territórios Negros nos Museus”, “Cúpula dos Povos: Construção, Juventude e Depois?”, “Fórum Popular de Cultura” e “Mulheres no Metal” que foram exibidos na TV Brasil e na Rede Minas de Televisão em 2014. Os vídeos encontram-se disponíveis na internet, no canal da Rede Jovem de Cidadania no YouTube. A escolha do tema – o programa Rede Jovem de Cidadania – se justifica pela necessidade de desenvolver conhecimento sobre o discurso de programas televisivos documentários e não telejornalísticos e também, pela possibilidade de compreensão de discursos de grupos que lutam para alcançar visibilidade no espaço público. Fundamentam esta análise os seguintes conceitos da Escola Francesa da Análise do Discurso: o Ato de Linguagem, de Maingueneau; o Contrato de Comunicação, conforme Charaudeau; Os Modos de Organização Discursiva, de Charaudeau; o Duplo Processo de Semiotização do Mundo, conforme Charaudeau e as Visadas Discursivas, de Charaudeau. Percebe-se com este trabalho que o documentário pode ser considerado um gênero discursivo, com contrato de comunicação, condições de produção, visadas discursivas e modos de organização específicos. A Teoria Semiolinguística foi satisfatória para o análise da RJC, mas para um estudo mais adequado dos discursos de produtos audiovisuais, consideramos relevante incluir elementos como representação social, identidade, visadas discursivas, condições de produção e exame dos elementos extralinguísticos. A partir da análise e identificação das estruturas discursivas, foi possível determinar que a RJC estabelece seus discursos para a explicitar a temática dos programas, o efeito de verdade de seus conteúdos e a intencionalidade de seus enunciados - alcançar o engajamento do telespectador aos discursos e pontos de vista expressos pelos vídeos.Item A presença de escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa do Novo Ensino Médio: uma perspectiva decolonial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-20) Ferreira, Isabella Maria Gangana; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/2660648683606227; Borges, Luciana; Moreira, Paula Renata MeloEsta pesquisa pretende verificar a presença de escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa disponibilizados pelo PNLD 2021, visto que nos livros didáticos do PNLD 2018 é notória a invisibilidade dada a essas escritoras, em virtude do estudo da literatura brasileira ser representado majoritariamente por um grupo escritores e escritoras brasileiros - homens e mulheres brancos, geralmente, de classe social elitizada -, o grupo hegemônico. Os livros didáticos de língua portuguesa, de acordo com o PNLD 2021, são obras inéditas, pois tiveram como documento norteador, além de outros marcos legais, a BNCC, que enfatiza a diversidade, sob a ótica multicultural, como reflexo do público atendido no Ensino Médio, as juventudes. Para isso, foram analisados como os/as escritores/as brasileiros se fazem presentes nas coleções de livros didáticos de língua portuguesa de editoras presentes nos PNLDs de 2018 e de 2021, por meio das perspectivas decolonial e interseccional. A abordagem decolonial visa a dar visibilidade aos saberes outros, além do hegemônico, por meio de uma ecologia de saberes, e do questionamento dos padrões de poder que insistem em inferiorizar e apagar culturas, por intermédio da interculturalidade crítica. A abordagem interseccional objetiva evidenciar as mulheres negras dentro de uma universalização dos conceitos de gênero e raça. Nesse sentido, essas duas abordagens tornam-se relevantes para dar visibilidade para as escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa do PNLD 2021.Item A prosa pelo traço: uma discussão sobre o livro-imagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-07) Gonçalves, Adriana Rodrigues; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3764763726430897; Ribeiro, Ana Elisa; Pinheiro, Marta Passos; Farias, Fabíola; Gruszynski, AnaO tema desta dissertação é o livro-imagem, tipo de livro ilustrado composto em maior parte por signos visuais, que faz parte do mercado editorial de livros para crianças, embora possa ser fruído por um público variado. Consoante ao que expôs Sophie Van der Linden (2011), por vezes, as denominações livro ilustrado, livro-imagem, livro de imagem, livro-álbum, picturebook são usados sem um critério definido. Desse modo, nosso objetivo principal foi apresentar a caracterização e o processo de concepção do livro-imagem. Para tanto, no primeiro capítulo contextualizamos o campo editorial de livros para crianças, assim situamos o nosso objeto. No capítulo seguinte, buscamos conceituar o livro-imagem a partir dos posicionamentos de estudiosos do tema. Entrevistamos dois pesquisadores do assunto, Graça Ramos e Pedro Sagae, e dois autores de livro-imagem, Marilda Castanha e Renato Moriconi. Por fim, no último capítulo, nos debruçamos sobre os depoimentos dados em entrevista pelo artista plástico Renato Moriconi sobre a produção de quatro livros-imagem: Telefone sem fio (2010), Bocejo (2012) e Bárbaro (2013), publicados pela Companhia das Letrinhas; e E a mosca foi pro espaço (2011), da editora Escala Educacional. A base teórica está estabelecida principalmente a partir dos estudos de Lajolo e Zilberman (2017), Sophie Van der Linden (2011 e 2015), Emma Bosch (2015), Martin Salisbury e Morag Styles (2013), Suzy Lee (2012), Graça Ramos (2011) e Peter Hunt (2010). Esses autores tratam dos planos gerais que esta pesquisa alcança: livros para criança; livro-imagem e o ponto de vista do ilustrador sobre a sua obra. Assim sendo, a presente pesquisa forneceu dados para compreensão do livro-imagem dentre as demais publicações de livros para crianças, oferecendo diferentes perspectivas sobre o que constitui o objeto. Tornou-se claro o caráter singular do livro-imagem, dessa produção editorial que desafia artistas e leitores e representa um objeto que fomenta a questão da autoria do ilustrador.