Ethos, humor e discurso: a construção das imagens projetadas de Dilma Rousseff em diferentes situações de comunicação
Carregando...
Data
2018-04-24
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
A pesquisa tem como proposta uma análise discursiva comparativa de pronunciamentos veiculados pela presidenta Dilma Rousseff e pela personagem fictícia Dilma Bolada no Facebook, durante o processo de impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como objetivo analisar quais são os ethé e imaginários projetados de Dilma Rousseff nas redes sociais digitais, durante o processo de impeachment, em dois gêneros diferentes, verificando se há diferença entre as imagens projetadas no discurso oficial e nas publicações da personagem fictícia Dilma Bolada. Para tal, recorremos também à análise de relatos biográficos e da presença da polêmica em ambas situações de comunicação, além do uso do humor pela personagem fictícia Dilma Bolada. As análises realizadas neste trabalho baseiam-se em dois corpora: o primeiro é formado por três pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff, publicados em vídeo em sua página oficial do Facebook durante o processo de impeachment, e o segundo constituído por cinco posts publicados na página intitulada Dilma Bolada, também durante o impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como proposta o estudo dos processos de constituição da identidade discursiva do sujeito político, por meio da verificação dos diferentes ethé e imaginários evocados pelos discursos. Para tanto, em nosso percurso teórico, abordamos o discurso político como objeto de análise (CHARAUDEAU, 2006), bem como algumas das transformações pelas quais tem passado ao longo do tempo (COURTINE, 2006; PIOVEZANI FILHO, 2007, 2009). Estudos sobre a retórica e a dimensão argumentativa do discurso também serão abordados (EMEDIATO, 2001; AMOSSY, 2007; PERELMAN&OLBRECHTS-TYTECA, 1996), assim como a polêmica presente no campo político (AMOSSY, 2014). Abordaremos, ainda, diferentes pesquisas sobre o uso das redes sociais digitais na veiculação do discurso político e gestão das imagens de atores políticos. Estudos sobre diferentes aspectos do humor e seu uso em discursos políticos também serão levantados (POSSENTI, 2013; CHARAUDEAU, 2006b; FALCÃO DA SILVA, 2009; ZEPEDA, FRANCO E PRECIADO, 2014; BONHOMME, 2016). Por fim, abordaremos pesquisas sobre a presença das narrativas de vida (MACHADO, 2008, 2012, 2015, 2016) e dos imaginários sociodiscursivos no discurso político (CHARAUDEAU, 2006), além de reflexões sobre a constituição do ethos de atores políticos (CHARAUDEAU, 2006; AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 2005, 2007; EGGS, 2008; MAIA, 2015). Através das análises, podemos observar certa proximidade entre as imagens projetadas de Dilma Rousseff, por meio dos pronunciamentos veiculados em sua página do Facebook, e as imagens projetadas através das publicações feitas na página da personagem fictícia Dilma Bolada.
Descrição
Palavras-chave
Ethos, Análise do discurso - Narrativas pessoais, Humor