Rio Branco (1982): a intermidialidade de uma praça em Belo Horizonte
Carregando...
Arquivos
Data
2017-06-26
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo o estudo de uma obra de arte, a partir de uma imagem técnica que a retrata. Primeiro, optou-se por aproximar do objeto de estudo por meio de oposições àquilo que ele é, o que caracteriza uma operação crítica de desarme. A segunda tomada de consciência foi entender a sociedade na qual a obra de arte foi produzida. Em seguida, estudamos o referencial teórico da pesquisa: a intermidialidade. Por fim, empreendemos a análise crítica do texto, forma usualmente utilizada pelos semioticistas, para designar seus objetos de estudo. Assim, a obra de arte analisada, Monovolume: A Liberdade em Equilíbrio, concebida pela artista Mary Vieira, inaugurada no ano de 1982, cujo suporte foi a Praça Rio Branco, localizada no Centro de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, mostra-se como objeto dessa pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Intermidialidade, Vieira, Mary, 1927-2001