Dramaturgia da canção : no show Abraçar e Agradecer, de Maria Bethânia
Carregando...
Data
2017-12-04
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Este trabalho é um estudo do show Abraçar e agradecer, de Maria Bethânia, sob o ponto de vista dramatúrgico e tomando como unidade e base principal a canção. Para isso, busquei apoio teórico principalmente nos novos conceitos de texto, na literatura sobre o teatro moderno e contemporâneo e nos estudos sobre intermidialidade e demais conceitos relacionados a esta, como o de interartes, de intertextualidade e hipermídia, aplicados ao teatro e demais artes da cena, por extensão ao tipo específico de show aqui analisado, que chamo de “show poético-musical”. Trabalhei ainda com a noção de texto cênico, em contraposição à de texto dramatúrgico e também com algumas acepções do conceito de performance, ressaltando os contextos sociopolíticos que a eles costumam vincular-se. A escritura cênica de Abraçar e agradecer é tecida com elementos técnicos e dramatúrgicos que conformam as cenas e as emendas que as interligam. Essas emendas são conscientemente pensadas para a construção de uma sintaxe que dê coesão, coerência e fluidez à poética do texto-show. Alguns exemplos desses elementos e emendas foram descritos, assim como foram analisados os efeitos de sentido por eles gerados.
Descrição
Palavras-chave
Bethânia Maria, Dramaturgia, Performance (Arte), Intermidialidade