Revista Vogue Brasil: estratégias discursivas no jornalismo de moda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

A mídia desempenha um importante papel no sistema da moda, pois atua como intermediária entre as marcas e os consumidores, antecipando tendências e influenciando diretamente o consumo de determinados produtos. As revistas especializadas possuem uma linguagem própria, com características específicas que merecem ser compreendidas. Assim, esta dissertação busca identificar, descrever e analisar as principais estratégias discursivas que determinam as especificidades da linguagem do jornalismo de moda na revista Vogue Brasil, especificamente na editoria invogue. A Vogue Brasil foi escolhida como objeto deste estudo pois é considerada uma das mais importantes publicações de moda e estilo de vida do mundo e é reconhecida internacionalmente como uma revista de alto poder referencial e de influência. Sua edição brasileira completou, em maio deste ano, 42 anos, o que comprova sua consolidação no cenário nacional. Para definir o recorte, selecionou-se a versão impressa do mês de maio de 2017, por se tratar da edição comemorativa da revista. A editoria invogue foi escolhida pois representa um importante papel da revista dentro do sistema da moda como propagadora de tendências. As teorias da Análise do Discurso de linha francesa, de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, fornecem o aporte teórico necessário para a definição do objeto, escolha e recorte do corpus e identificação das estratégias discursivas. A análise revelou quatro estratégias recorrentes: estratégias de sedução, estratégias de novidade, ethos conselheiro e estratégias descritivas, que se manifestam através do uso de estrangeirismo e figuras de linguagem para nomear e qualificar. Concluímos por meio deste estudo que as estratégias utilizadas buscam persuadir o leitor a adotar certos comportamentos e reforçam o conceito de luxo e novidade difundidos pela revista. Desta forma, retroalimentando o sistema da moda que, em última instância, estrutura as sociedades contemporâneas ocidentais.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo de moda, Revistas, Análise do discurso

Citação