Consumo de roupas na pandemia: desaceleração não intencional do consumo e impactos para as decisões gerenciais
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Data
2021-06-30
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
O presente estudo visa responder como a desaceleração não intencional do consumidor afeta o consumo de moda. Tomam-se como base teórica estudos que abordam as desconexões temporais vivenciadas pelos consumidores, evidenciando que a passagem do tempo pode ser interpretada de diferentes maneiras, com interferências diretas no consumo, bem como abordagens sobre moda, uma vez que o estudo é realizado com ênfase no consumo de roupas durante a pandemia. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas fenomenológicas com mulheres que tiveram suas práticas de consumo modificadas em função da pandemia, sendo os dados analisados de forma hermenêutica. Como resultados, identificaram-se relações entre a velocidade do consumo e os ambientes acessados, as medidas de higiene para prevenção do contágio, a redução das socializações e o desconforto com modificações corporais ocorridas durante o isolamento social. O trabalho contribui teoricamente para a compreensão do fenômeno da desaceleração ao evidenciar os elementos que o compõem e oferece informações relevantes para subsidiar decisões gerenciais voltadas ao melhor atendimento das consumidoras em períodos de desaceleração, ao demonstrar como as mulheres têm se relacionado com o consumo de roupas nesse contexto.
Descrição
Palavras-chave
Moda - Administração, Comportamento do consumidor, Covid-19 (Doença) - Aspectos sociais, Gerentes - Processo decisório