Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica por Autor "Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A filosofia de software livre de Richard Stallman: aspectos técnicos, éticos e pedagógicos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-27) Horta Júnior, José Teixeira; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Marco Antônio Sousa Alves; José Geraldo PedrosaCom o avanço tecnológico e a popularização do uso de computadores a partir do final dos anos 1990, diversos setores da sociedade foram influenciados e passaram a utilizá-los em suas atividades. Na escola, não é diferente, pois esse ambiente está cada vez mais envolvido com dispositivos tecnológicos e seus alunos e professores são altamente influenciados por eles. Por conseguinte, o aumento da utilização de tecnologias que, ao contrário de facilitar o desenvolvimento intelectual e a criatividade, submete o indivíduo a um processo de automatização, faz com que seja necessário repensar o uso de certas tecnologias em detrimento de outras. Assim, esta dissertação propôs estudo sobre quais tecnologias podem ser benéficas ao ambiente educacional, tendo como objetivo uma educação que seja emancipadora e que conduza o indivíduo à liberdade de pensamentos e ao desenvolvimento de um espírito comunitário. A fim de compreender as teses do fundador do GNU Project e da Free Software Foundation, Richard Stallman, referentes à filosofia do software livre e relacioná-la à educação profissional e tecnológica foram analisados documentos como, livros, artigos, palestras e vídeos com o método de análise de conteúdo. Buscou-se verificar também se o software livre representa uma filosofia que acredita que a liberdade de distribuição e de utilização de software é fundamental para o desenvolvimento e liberdade do ser humano. Ainda, procurou-se investigar se o uso de software proprietário em educação limita o potencial dos alunos e transmite a eles valores que prejudicam a sociedade. A utilização de tecnologia pode contribuir para a melhoria na educação e para a emancipação do indivíduo. No entanto, tecnologias que causem dependências devem ser evitadas neste ambiente. Isso impôs a constatação de que a utilização de software livre em ambientes educacionais pode contribuir para o bom desenvolvimento da educação e da liberdade individual, levando o ser humano à emancipação e propagando a educação cívica e o conhecimento coletivo.Item A moralidade dos artefatos técnicos: reflexões sobre a educação tecnológica a partir da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-27) Silva, Ana Paula da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Gilmar Evandro Szczepanik; Bruno Vasconcelos de AlmeidaEsta pesquisa procura associar os conceitos de “moralidade”, “artefatos técnicos” e “educação tecnológica” sob a perspectiva teórica da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia. Especificamente, o trabalho busca investigar aspectos nos quais essa Escola Filosófica contribui para a Educação Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica e da descrição de um estudo de caso do desenvolvimento de um etilômetro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Divinópolis em Minas Gerais. Um novo capítulo na reflexão filosófica sobre os artefatos, especialmente com o programa de pesquisa “A Natureza Dual dos Artefatos” encampado pela Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, surgiu no século XXI. O Programa Dual detalhou o aspecto funcionalestrutural dos artefatos e apontou como os objetos técnicos seriam, essencialmente, materializações de intencionalidades. Os filósofos holandeses questionam a neutralidade da tecnologia argumentando que a moralidade também pode estar nas “coisas” atribuindo, dessa forma, moralidade aos artefatos técnicos e desenvolvendo uma abordagem internalista aos mesmos através do desenvolvimento de um design responsável. No geral, a tese da moralidade dos artefatos defende uma conexão entre design e ética que, por sua vez, implica uma reorientação na compreensão da visão comum segundo a qual artefatos técnicos são neutros e engenheiros meros produtores de artefatos. Nesse sentido, é possível estabelecer-se um diálogo entre a Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia e o terreno da Educação Tecnológica.Item Filosofia feminista da tecnologia: origens, histórico e problemáticas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-01-18) Silva, Fernanda Thayná da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Eduarda Calado Barbosa Abath; Ana Carolina Vimieiro GomesA dissertação realça algumas discussões feministas que entrelaçam a temática das mulheres, gênero e tecnologia. Com um olhar atento às publicações de introdução à Filosofia da Tecnologia, constata-se que a literatura desse subcampo da Filosofia ainda não apresenta de maneira considerável questões sobre a tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero ou feminista. Nesse sentido, alicerçada em uma revisão bibliográfica, esta pesquisa apresenta um histórico dos desenvolvimentos iniciais e das institucionalizações dos debates feministas sobre tecnologia, entre as décadas de 1970 e 1990. No decorrer desse período, que abriga a segunda onda do feminismo, averigua-se que os estudos feministas da tecnologia são compostos pela existência e coexistência de temáticas diversas. A partir de uma visão que parte da análise de artefatos técnicos, destacam-se as investigações acerca das tecnologias dos locais de trabalho das mulheres (década de 1970), tecnologias reprodutivas (década de 1980) e coprodução de gênero e tecnologia (década de 1990). Paralelamente, outros movimentos e estudos que partem das normas e valores científicos e tecnológicos também foram desenvolvidos. Essa abordagem é constituída pelo ecofeminismo (década de 1970), críticas à metodologia e epistemologia científicas (década de 1980) e masculinidade e tecnologia (década de 1990). Essa pluralidade de discussões é encontrada, sobretudo, em publicações feministas de periódicos e antologias de textos e indica a constituição de uma Filosofia Feminista da Tecnologia. Ainda pouco tratados no Brasil, a pluralidade de debates indica que a área representa uma combinação de Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Ciência e Filosofia Feminista.Item Histórias da tecnologia: a contribuição da história do conceito tecnologia para a filosofia da tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-04) Costa, Bruno Eduardo Almeida; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Sabina Maura Silva; Mauro Lúcio Leitão CondéEssa dissertação teve o objetivo de apresentar um panorama da história da tecnologia. Fazendo um traçado histórico alienar, revelamos termos que foram historicamente associados à tecnologia, como: téchnē, técnica, ars, artes, artes mecânicas, ciência aplicada. Percebemos com os historiadores da tecnologia, que a história da tecnologia possui um vínculo indissociável com a história do conceito tecnologia. Conceitos dizem respeito a um lugar social no qual foram produzidos e cada termo associado à tecnologia foi utilizado pensando nessa demarcação de espaços, sejam eles profissionais, sociais etc. Nesse sentido, buscamos nos textos introdutórios da Filosofia da Tecnologia entender qual a relevância de se utilizar a história do conceito tecnologia para as discussões de um campo de estudo que é considerado recente pelos estudiosos do tema. É importante salientar também que a Educação Tecnológica contempla a linha de pesquisa a que esse trabalho pertence. Logo é importante frisar que uma discussão que considere a história do conceito tecnologia serve como recurso valioso para pensarmos em o que estamos chamando de tecnológico dentro de uma Educação Tecnológica.Item Inserção de egressos do ensino técnico subsequente no mundo do trabalho: um olhar a partir da formação profissional em hospedagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Araújo, Aline Passos; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/8164845235453312; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Ailton Vitor Guimarães; Sabina Maura Silva; Daniel Braga HubnerEsta pesquisa objetivou identificar e compreender o processo de inserção profissional dos egressos de um curso do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer (THL), na modalidade subsequente, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do extremo sul da Bahia. A metodologia foi de abordagem qualitativa exploratória, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental e da coleta de dados a partir de aplicação de questionários, grupo focal e de entrevistas semiestruturadas. Buscou-se, no contexto da pesquisa, caracterizar o perfil do egresso, identificando também os seus anseios ao se revelarem as relações que estabelecem entre a escola, a profissão e o mundo do trabalho. Ao se constatar que há poucos estudos na produção acadêmica que abordem a formação técnica de nível médio na modalidade subsequente, relacionada ao eixo THL, o referencial teórico que serviu de base para este estudo traz, inicialmente, uma breve abordagem sobre a história da Educação Profissional no Brasil, chamando atenção para o lugar que a modalidade subsequente vem ocupando nessa trajetória. O contexto histórico é direcionado para a formação em turismo e, por conseguinte, para as discussões sobre o trabalho no setor de serviços e as características da “classe-que-vive-do-trabalho” no turismo. Os resultados destacaram que, ao contrário do que se pode esperar, esses jovens e adultos não almejam encontrar apenas oportunidade de emprego com a nova profissão, e reconhecem que a formação trouxe mudanças na percepção de mundo e na relação com o trabalho. Apresentam ainda, de forma geral, uma visão crítica sobre as relações entre formação, mercado e trabalho no setor.Item Técnica, linguagem e evolução: a contribuição antropológica de andré leroi-gourhan nas fronteiras da filosofia francesa da técnica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-27) Leite, Luis Hernandes Matos; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Sabina Maura Silva; Ivan DominguesO presente trabalho tem como objetivo central demonstrar a importância da Filosofia francesa da técnica, que se encontra marginalizada nas narrativas comumente difundidas sobre a origem e desenvolvimento da Filosofia da técnica/tecnologia. A partir disso, buscou-se reconhecer a contribuição original do pensamento multidisciplinar do polímata francês André Leroi-Gourhan (1911-1986), de modo a identificar uma compreensão antropológica do desenvolvimento da técnica. O pensador francês apreende o fenômeno humano de forma abrangente, utilizando-se das possibilidades de diversas áreas do conhecimento, a fim de compreender a interação existente entre técnica e linguagem, a relação entre o elemento cultural e o natural e a conceituação do corpo social como uma extensão do corpo anatômico. Esses intentos culminam no entendimento das técnicas como um empreendimento humano presente em toda a sua evolução e mola propulsora dela. O locus desta pesquisa se localiza na seguinte questão: “qual é o papel da técnica, do ponto de vista filosófico-antropológico de Leroi-Gourhan, na formação e evolução do Homo sapiens?”. No corpo do trabalho, aventou-se 1) destacar as diferentes compreensões dos termos “técnica” e “tecnologia” ao longo da história; 2) apresentar as principais narrativas sobre a origem e desenvolvimento da Filosofia da técnica/tecnologia; 3) resgatar a importância da produção francesa para o desenvolvimento da Filosofia da técnica; 4) compreender os conceitos de meio técnico, fato técnico, tendência técnica e conjunto técnico presentes no pensamento de Leroi-Gourhan; 5) analisar as principais obras de Leroi-Gourhan, no que tange à evolução dos hominídeos: O Gesto e a Palavra (Tomos I e II) e Evolução e Técnicas (Tomos I e II); 5) distinguir e conceituar os termos técnica e tecnologia, do ponto de vista da tradição filosófica francesa. 6) demonstrar a relação entre técnica e evolução humana, bem como entre técnica e linguagem, sob o prisma de Leroi-Gourhan. A principal contribuição da pesquisa diz respeito ao destaque de diferentes análises sobre a técnica/tecnologia, de modo a resgatar as contribuições francesas e à possibilidade da inclusão do polímata francês no rol dos autores estudados nos currículos da educação profissional e tecnológica, a fim de colaborar para promover maior robustez ao estatuto epistemológico da Filosofia da técnica/tecnologia no Brasil.