Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica - PPGET
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Navegando Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica - PPGET por Autor "Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda"
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Item A filosofia de software livre de Richard Stallman: aspectos técnicos, éticos e pedagógicos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-27) Horta Júnior, José Teixeira; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/5344766363281291; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Alves, Marco Antônio Sousa; Pedrosa, José GeraldoCom o avanço tecnológico e a popularização do uso de computadores a partir do final dos anos 1990, diversos setores da sociedade foram influenciados e passaram a utilizá-los em suas atividades. Na escola, não é diferente, pois esse ambiente está cada vez mais envolvido com dispositivos tecnológicos e seus alunos e professores são altamente influenciados por eles. Por conseguinte, o aumento da utilização de tecnologias que, ao contrário de facilitar o desenvolvimento intelectual e a criatividade, submete o indivíduo a um processo de automatização, faz com que seja necessário repensar o uso de certas tecnologias em detrimento de outras. Assim, esta dissertação propôs estudo sobre quais tecnologias podem ser benéficas ao ambiente educacional, tendo como objetivo uma educação que seja emancipadora e que conduza o indivíduo à liberdade de pensamentos e ao desenvolvimento de um espírito comunitário. A fim de compreender as teses do fundador do GNU Project e da Free Software Foundation, Richard Stallman, referentes à filosofia do software livre e relacioná-la à educação profissional e tecnológica foram analisados documentos como, livros, artigos, palestras e vídeos com o método de análise de conteúdo. Buscou-se verificar também se o software livre representa uma filosofia que acredita que a liberdade de distribuição e de utilização de software é fundamental para o desenvolvimento e liberdade do ser humano. Ainda, procurou-se investigar se o uso de software proprietário em educação limita o potencial dos alunos e transmite a eles valores que prejudicam a sociedade. A utilização de tecnologia pode contribuir para a melhoria na educação e para a emancipação do indivíduo. No entanto, tecnologias que causem dependências devem ser evitadas neste ambiente. Isso impôs a constatação de que a utilização de software livre em ambientes educacionais pode contribuir para o bom desenvolvimento da educação e da liberdade individual, levando o ser humano à emancipação e propagando a educação cívica e o conhecimento coletivo.Item A moralidade dos artefatos técnicos: reflexões sobre a educação tecnológica a partir da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-27) Silva, Ana Paula da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Szczepanik, Gilmar Evandro; Almeida, Bruno Vasconcelos deEsta pesquisa procura associar os conceitos de “moralidade”, “artefatos técnicos” e “educação tecnológica” sob a perspectiva teórica da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia. Especificamente, o trabalho busca investigar aspectos nos quais essa Escola Filosófica contribui para a Educação Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica e da descrição de um estudo de caso do desenvolvimento de um etilômetro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Divinópolis em Minas Gerais. Um novo capítulo na reflexão filosófica sobre os artefatos, especialmente com o programa de pesquisa “A Natureza Dual dos Artefatos” encampado pela Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, surgiu no século XXI. O Programa Dual detalhou o aspecto funcionalestrutural dos artefatos e apontou como os objetos técnicos seriam, essencialmente, materializações de intencionalidades. Os filósofos holandeses questionam a neutralidade da tecnologia argumentando que a moralidade também pode estar nas “coisas” atribuindo, dessa forma, moralidade aos artefatos técnicos e desenvolvendo uma abordagem internalista aos mesmos através do desenvolvimento de um design responsável. No geral, a tese da moralidade dos artefatos defende uma conexão entre design e ética que, por sua vez, implica uma reorientação na compreensão da visão comum segundo a qual artefatos técnicos são neutros e engenheiros meros produtores de artefatos. Nesse sentido, é possível estabelecer-se um diálogo entre a Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia e o terreno da Educação Tecnológica.Item Ambientes de aprendizagem na formação do engenheiro de automação na sociedade tecnológica no âmbito da quarta revolução industrial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-19) Porto, Adriane de Cássia Camargos; Ramos, Ivo de Jesus; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; Ramos, Ivo de Jesus ; Ortega, Leila Saddi ; Tonini, Adriana Maria ; Abrahão, Luiz Henrique de LacerdaEssa dissertação de mestrado na área da Educação Tecnológica tem como objetivo analisar a formação e atuação dos egressos do curso de Engenharia de Automação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) – Araxá, na busca por compreender as relações entre a educação tecnológica e os ambientes de aprendizagem frente ao contexto da Quarta Revolução Industrial (QRI) também conhecida como Indústria 4.0, de modo a possibilitar uma apropriação do conhecimento específico em alinhamento com o momento tecnológico, bem como a formação de um profissional crítico e reflexivo. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, pois não tem como intenção primária a quantificação numérica dos resultados encontrados. Somada à abordagem qualitativa, ressalta-se a abordagem exploratória, uma vez que se buscou trilhar um caminho estreito entre o objeto a ser investigado e o momento tecnológico contemporâneo da sociedade. Na busca por respostas para as questões de pesquisa foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. A formação profissional oferecida ao Engenheiro de Automação, participante dessa pesquisa, frente às demandas da sociedade tecnológica está pautada em uma estrutura que propicia a sua atuação em vários segmentos no mundo do trabalho. No que se refere às habilidades e os saberes considerados à sua formação para atuar no mundo da QRI, verificamos a necessidade de um debate que leve a discussão a possibilidade de novos conteúdos. Sobre a importância de ambientes de aprendizagem favorecerem a apropriação de conteúdos específicos e contribuirem na formação de um profissional crítico e reflexivo, bem como na requalificação profissional do Engenheiro de Automação, verificamos que diversos ambientes concorrem para que o engenheiro construa um perfil profissional com conhecimentos substanciais e postura questionadora, bem como o estímulo para que seja impulsionador da sua própria formação. E, por fim, os desafios que os engenheiros de Automação enfrentam, frente às multiplas exigências provenientes da QRI, revelam a premência de atualização às novas tecnologias e acompanhamento constante de tendências. Compreendemos que a formação do Engenheiro de Automação no contexto da QRI requer uma busca constante por atualização e a inserção em ambientes de aprendizagem diversos onde se promova a aproximação com novas tecnologias e tendências, bem como discussões e debates pertinentes ao tema, tem papel significativo no desenvolvimento de habilidades e postura crítica para um satisfatório posicionamento profissional e social.Item Filosofia feminista da tecnologia: origens, histórico e problemáticas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-01-18) Silva, Fernanda Thayná da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/3216954219879219; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Abath, Eduarda Calado Barbosa; Gomes, Ana Carolina VimieiroA dissertação realça algumas discussões feministas que entrelaçam a temática das mulheres, gênero e tecnologia. Com um olhar atento às publicações de introdução à Filosofia da Tecnologia, constata-se que a literatura desse subcampo da Filosofia ainda não apresenta de maneira considerável questões sobre a tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero ou feminista. Nesse sentido, alicerçada em uma revisão bibliográfica, esta pesquisa apresenta um histórico dos desenvolvimentos iniciais e das institucionalizações dos debates feministas sobre tecnologia, entre as décadas de 1970 e 1990. No decorrer desse período, que abriga a segunda onda do feminismo, averigua-se que os estudos feministas da tecnologia são compostos pela existência e coexistência de temáticas diversas. A partir de uma visão que parte da análise de artefatos técnicos, destacam-se as investigações acerca das tecnologias dos locais de trabalho das mulheres (década de 1970), tecnologias reprodutivas (década de 1980) e coprodução de gênero e tecnologia (década de 1990). Paralelamente, outros movimentos e estudos que partem das normas e valores científicos e tecnológicos também foram desenvolvidos. Essa abordagem é constituída pelo ecofeminismo (década de 1970), críticas à metodologia e epistemologia científicas (década de 1980) e masculinidade e tecnologia (década de 1990). Essa pluralidade de discussões é encontrada, sobretudo, em publicações feministas de periódicos e antologias de textos e indica a constituição de uma Filosofia Feminista da Tecnologia. Ainda pouco tratados no Brasil, a pluralidade de debates indica que a área representa uma combinação de Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Ciência e Filosofia Feminista.Item Histórias da tecnologia: a contribuição da história do conceito tecnologia para a filosofia da tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-04) Costa, Bruno Eduardo Almeida; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/5853963915954181; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Silva, Sabina Maura; Condé, Mauro Lúcio LeitãoEssa dissertação teve o objetivo de apresentar um panorama da história da tecnologia. Fazendo um traçado histórico alienar, revelamos termos que foram historicamente associados à tecnologia, como: téchnē, técnica, ars, artes, artes mecânicas, ciência aplicada. Percebemos com os historiadores da tecnologia, que a história da tecnologia possui um vínculo indissociável com a história do conceito tecnologia. Conceitos dizem respeito a um lugar social no qual foram produzidos e cada termo associado à tecnologia foi utilizado pensando nessa demarcação de espaços, sejam eles profissionais, sociais etc. Nesse sentido, buscamos nos textos introdutórios da Filosofia da Tecnologia entender qual a relevância de se utilizar a história do conceito tecnologia para as discussões de um campo de estudo que é considerado recente pelos estudiosos do tema. É importante salientar também que a Educação Tecnológica contempla a linha de pesquisa a que esse trabalho pertence. Logo é importante frisar que uma discussão que considere a história do conceito tecnologia serve como recurso valioso para pensarmos em o que estamos chamando de tecnológico dentro de uma Educação Tecnológica.Item Imagens técnicas e gestos fotográficos: uma análise flusseriana de astrofotografias do GEDAI CEFET/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-13) Pereira, Sérgio Ribeiro; Ferreira, Débora Pazetto; França, Cláudia Gomes; http://lattes.cnpq.br/4019915718800339; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/0682774876539749; Ferreira, Débora Pazetto; Almeida, Bruno Vasconcelos de; Abrahão, Luiz Henrique de LacerdaEste trabalho resulta de uma reflexão em torno da astrofotografia, levando em consideração suas intersecções entre Artes, Ciências e Tecnologias na divulgação astronômica, a partir da obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. O objetivo central deste estudo foi analisar a astrofotografia por meio dos conceitos flusserianos de imagens técnicas e gestos fotográficos. Nesta dissertação, os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos serão importantes para analisar o uso da astrofotografia na divulgação astronômica, bem como os aspectos técnicos e metodológicos utilizados na produção de imagens astrofotográficas – tanto para os processos de codificação e transcodificação envolvendo o complexo fotógrafoaparelho, quanto para o deciframento e interpretação dos conceitos articulados na superfície imagética de astrofotografias, por parte de seus receptores. No desenvolvimento desta pesquisa, foram identificadas propriedades de mediação da imagem astrofotográfica para a transmissão de conhecimentos científicos, estéticos e tecnológicos. Assim, na consecução deste trabalho, verificou-se de quais maneiras a astrofotografia se estabelece como convergência entre artes, ciências e tecnologias para a divulgação astronômica, considerando suas interconexões com os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos, teorizados por Flusser. Espera-se que possa contribuir com pesquisas na área da Divulgação Científica, em conexão com a Estética e o uso das tecnologias. Nesta perspectiva, busca-se colaborar com a ampliação de abordagens interdisciplinares/transdisciplinares da Astronomia em processos de comunicação pública da ciência e contribuir com os processos de aprendizagem e ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de extrapolar os aspectos técnicos e científicos, fomentando o debate sobre a importância da percepção e da experiência sensível – da dimensão estética – para a construção de conhecimentos. Deste modo, pretende-se ampliar as possibilidades de leitura em astrofotografias para diversos públicos, inclusive, para aqueles que não estão envolvidos diretamente nessas áreas.Item Inserção de egressos do ensino técnico subsequente no mundo do trabalho: um olhar a partir da formação profissional em hospedagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Araújo, Aline Passos; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/8164845235453312; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; Silva, Sabina Maura; Hubner, Daniel BragaEsta pesquisa objetivou identificar e compreender o processo de inserção profissional dos egressos de um curso do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer (THL), na modalidade subsequente, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do extremo sul da Bahia. A metodologia foi de abordagem qualitativa exploratória, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental e da coleta de dados a partir de aplicação de questionários, grupo focal e de entrevistas semiestruturadas. Buscou-se, no contexto da pesquisa, caracterizar o perfil do egresso, identificando também os seus anseios ao se revelarem as relações que estabelecem entre a escola, a profissão e o mundo do trabalho. Ao se constatar que há poucos estudos na produção acadêmica que abordem a formação técnica de nível médio na modalidade subsequente, relacionada ao eixo THL, o referencial teórico que serviu de base para este estudo traz, inicialmente, uma breve abordagem sobre a história da Educação Profissional no Brasil, chamando atenção para o lugar que a modalidade subsequente vem ocupando nessa trajetória. O contexto histórico é direcionado para a formação em turismo e, por conseguinte, para as discussões sobre o trabalho no setor de serviços e as características da “classe-que-vive-do-trabalho” no turismo. Os resultados destacaram que, ao contrário do que se pode esperar, esses jovens e adultos não almejam encontrar apenas oportunidade de emprego com a nova profissão, e reconhecem que a formação trouxe mudanças na percepção de mundo e na relação com o trabalho. Apresentam ainda, de forma geral, uma visão crítica sobre as relações entre formação, mercado e trabalho no setor.Item Internet e mídias sociais na divulgação científica: saber(es) e tecnologia(as) na prática de docentes pesquisadores(as) na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-11) Silva, Daisy Batista; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/8621318846691379; Guimarães, Ailton Vitor; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Castelfranchi, JuriEste trabalho teve por objetivo analisar as formas de divulgação do conhecimento científico utilizadas pelos professores(as) pesquisadores(as) atuantes na Educação Tecnológica em relação aos seus modos de uso nas redes sociais. De caráter qualitativo, a pesquisa procurou entender os modos de uso em redes e mídias sociais de docentes pesquisadores(as) vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Ao longo da pesquisa foram abordados temas como a produção do conhecimento na educação profissional e tecnológica; internet, mídias sociais, redes sociais e produção do conhecimento; divulgação e produção do conhecimento científico. Os apontamentos da pesquisa indicam que os docentes entrevistados utilizam as redes sociais com intuitos diversos, entre eles: fonte de pesquisa, divulgação do trabalho e de assuntos pessoais. Particularmente, em relação à divulgação científica nas redes, apontam para os modos como são divulgados e compartilhados eventos, trabalhos realizados, como são produzidos canais nas redes de trato do conhecimento científico, entre outros, não sendo possível afirmar, no entanto, que existe um trabalho específico para a popularização do conhecimento científico junto ao público não especialista, à população em geral.Item John Ziman e o ethos científico(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-21) Lima, Ricardo Rodrigues Balbio de; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/9118019710434211; Silva, Sabina Maura; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Castelfranchi, JuriEsta pesquisa investiga a produção teórica do filósofo e sociólogo da ciência John Ziman, com um foco nos conceitos de ethos científico desenvolvido por ele, cunhados como “Ciência Acadêmica” e “Ciência Pós-Acadêmica”. Para tanto, percorreu-se as principais obras e, por meio de uma análise imanente do conteúdo, buscou-se explicitar as concepções, conceitos e categorias que sustentam o pensamento do autor, compreendendo a evolução de suas ideias e quais os vínculos existentes entre esses conceitos. Está presente nessa pesquisa a relação apresentada por Ziman entre ciência, tecnologia e tecnociência, pois são cada vez mais inseparáveis, possuindo os mesmos papéis na sociedade, sendo realizadas pelas mesmas pessoas, nas mesmas organizações. A ideia do autor foi comparada com as apresentadas por autores da filosofia da ciência, ou seja, Michael Polanyi, Karl Popper, Thomas Khun, bem como os conceitos cunhados por outros autores e utilizados por Ziman, tais como: Ciência Pós-normal (FUNTOWICZ; RAVETZ, 1993); Ciência Finalizada (BÖHME et al., 1983); Modo 2 (GIBBONS et al., 1994).Item Ontologia dos artefatos técnicos: influências e repercussões da filosofia da ideia cosmonômica de Herman Dooyeweerd na Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-23) Murta, Yuri Tiradentes; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/5828321734767704; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Silva, Sabina Maura; Szczepanik, Gilmar EvandroEsta dissertação investiga como a Filosofia da Ideia Cosmonômica de Herman Dooyeweerd (1894-1977) influenciou, e quais foram suas repercussões na Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, quanto ao tema ontologia dos artefatos técnicos. Seu objetivo geral consiste em apresentar em linhas gerais a filosofia de Dooyeweerd e duas vertentes da Escola Holandesa (EH), denominadas de abordagem multiaspectual da EH e abordagem dual da EH, e compará- las entre si. Este trabalho adota como metodologia uma pesquisa bibliográfica de natureza básica, qualitativa, descritiva e exploratória. A dissertação justifica-se, não só, como inserida em um movimento teórico-acadêmico que busca unificação e consistência para o campo da Filosofia da Tecnologia, como também, como um conjunto de reflexões fundamentais para compreensão do fenômeno tecnologia e para autocompreensão por parte de cada ser humano de seu lugar e papel na sociedade da era tecnológica. Neste sentido, esta dissertação pressupõe e vincula Filosofia da Tecnologia e Educação Tecnológica, como preconizado por Grinspun (2001). Os resultados da pesquisa mostraram que tanto a concepção de Dooyeweerd quanto a das abordagens multiaspectual e dual da EH sobre a natureza dos artefatos técnicos estão incompletas e/ou apresentam contradições teóricas. Além disso, identificou-se poucos pontos de contato entre a abordagem multiaspectual e a abordagem dual da EH sobre o assunto. Por outro lado, em um sentido amplo e impreciso de Filosofia da Tecnologia, ambas abordagens convergem em torno de temas como o design, a normatividade e a engenharia de sistemas. Os resultados da pesquisa sobre a fidelidade entre o pensamento de Dooyeweerd e a abordagem multiaspectual da EH não permitem nem confirmar nem negar essa correspondência. Já a divergência de pressupostos entre o pensamento de Dooyeweerd e a abordagem dual da EH foi evidente.Item Por uma tecnoética: Hans Jonas e o princípio responsabilidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-28) Oliveira, Rita de Cássia Matiusso de; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/4341705785273244; Silva, Sabina Maura; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Alves, Antônio José LopesEsta pesquisa teve por objetivo expor as concepções que fundamentam a obra do filósofo alemão Hans Jonas à luz do livro Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Jonas se vale argumentativamente da figura mitológica de Prometeu para caracterizar o homem advindo da civilização técnico-industrial, para o qual o fazer técnico configura-se como elemento inerente à sua própria existência - ―Prometeu está definitivamente desacorrentado‖. Conforme Jonas, o homem moderno não encontra limites para sua ação. As ações humanas, ao seu ver, são potencializadas pelo conhecimento proveniente da ciência, uma vez mobilizado na técnica moderna. Nesse sentido, Jonas sustenta que a técnica moderna dá ao homem poderes até então não conhecidos por ele e, assim, permite-lhe colocar em risco o equilíbrio da natureza e de sua própria existência. Nesses termos, Jonas confere à técnica moderna a capacidade de produzir um sistema tão poderoso, no qual o homem passa a viver em função dela, pondo-a como fim em si e não mais como instrumento que possa prover o seu bem-estar. Por conseguinte, o homem passar a ser o objeto da técnica moderna e esta se constitui como sujeito. Sobremaneira, o avanço da ciência e da tecnologia e de todas as conquistas provenientes do uso delas podem se converter em ameaça às espécies vivas, e não somente humana, aos ecossistemas e à biosfera. A tecnologia gera, assim, risco em relação ao futuro da humanidade. Posto isso, Jonas constrói a propositura da necessidade de refundação de uma ética a qual responda às especificidades da civilização tecnológica. Desse modo, Jonas idealiza um novo paradigma ético cujo princípio é a responsabilidade. Isto posto, esse novo princípio deve estar para além das relações do momento presente e interpessoais, típicas da ética tradicional, ou seja, esse novo princípio precisa ser responsável para com as gerações futuras e para com a natureza e inclui-las como objetos da nova ética. Neste contexto, diante do futuro da humanidade ameaçado pela força da técnica moderna, Jonas, adverte quanto à necessidade de se colocar freios voluntários nos avanços tecnológicos, é preciso, pois, um ‗poder sobre o poder‘. É neste cenário de ameaça apocalíptica que o filósofo credencia o medo do extermínio, não somente da humanidade, mas de todo o planeta, como método dessa nova ética. Pois, de acordo com Jonas, é diante do prognóstico de um futuro de incertezas quanto à sua própria existência, a possibilidade da extinção não somente da humanidade, mas de todo o planeta que freará o progresso tecnológico. Portanto, ante à perspectiva do medo, o homem há de despertar um sentimento coletivo de responsabilidade e acrescenta Jonas, de temor. É a previsibilidade do perigo, o reconhecimento do malum, que funcionará como bússola para o despertar de uma ética do respeito, a ética do Princípio Responsabilidade.Item Quando os corpos vão à escola: a contribuição da filosofia de Merleau-Ponty para repensar o corpo na educação tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Sousa, Cíntia de Oliveira Teixeira; Ferreira, Débora Pazetto; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/0896494836455087; Ferreira, Débora Pazetto; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Coelho, Olga ValeskaO presente trabalho baseia-se na perspectiva da fenomenologia de Maurice MerleauPonty para repensar o sentido de corpo dentro da educação tecnológica, apontando, assim, indícios para novas reflexões acerca dos modelos educacionais. O objetivo é investigar a ideia de corpo sob uma nova perspectiva, diferente daquela compreensão dualista da herança cartesiana. Partimos da crítica de Merleau-Ponty à filosofia de Descartes, especialmente acerca da diferença entre as substâncias - res cogitans e res extensa – instauradas no pensamento moderno com o intuito de evidenciar como o corpo é compreendido como instrumental e objetivado. Na perspectiva da filosofia de Merleau-Ponty, o corpo não é uma coisa e nem uma ideia abstrata, ele é um sujeito perceptivo, inserido no mundo. Nomeado na filosofia merleau-pontyana de corpo próprio, apresentamos as suas principais dimensões dando ênfase para a motricidade e espacialidade que evidencia que há em nós um saber corporal que desconstrói a ideia de um aprendizado automatizado pelo corpo. Essa nova compreensão do corpo como sensível, motriz, intencional, abre possibilidades para pensar sua relação com as tecnologias no sentido de uma formação sistêmica da percepção. Nesse intento, será utilizada a contribuição teórica de Don Ihde, em especial seu conceito de embodiment. Nesse sentido, compreendemos que o conceito de corpo próprio nos dá a possibilidade de repensar os corpos dentro da escola, apresentando novas reflexões sobre as práticas pedagógicas na educação tecnológica.Item Técnica, linguagem e evolução: a contribuição antropológica de andré leroi-gourhan nas fronteiras da filosofia francesa da técnica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-27) Leite, Luis Hernandes Matos; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/5435175972097123; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Silva, Sabina Maura; Domingues, IvanO presente trabalho tem como objetivo central demonstrar a importância da Filosofia francesa da técnica, que se encontra marginalizada nas narrativas comumente difundidas sobre a origem e desenvolvimento da Filosofia da técnica/tecnologia. A partir disso, buscou-se reconhecer a contribuição original do pensamento multidisciplinar do polímata francês André Leroi-Gourhan (1911-1986), de modo a identificar uma compreensão antropológica do desenvolvimento da técnica. O pensador francês apreende o fenômeno humano de forma abrangente, utilizando-se das possibilidades de diversas áreas do conhecimento, a fim de compreender a interação existente entre técnica e linguagem, a relação entre o elemento cultural e o natural e a conceituação do corpo social como uma extensão do corpo anatômico. Esses intentos culminam no entendimento das técnicas como um empreendimento humano presente em toda a sua evolução e mola propulsora dela. O locus desta pesquisa se localiza na seguinte questão: “qual é o papel da técnica, do ponto de vista filosófico-antropológico de Leroi-Gourhan, na formação e evolução do Homo sapiens?”. No corpo do trabalho, aventou-se 1) destacar as diferentes compreensões dos termos “técnica” e “tecnologia” ao longo da história; 2) apresentar as principais narrativas sobre a origem e desenvolvimento da Filosofia da técnica/tecnologia; 3) resgatar a importância da produção francesa para o desenvolvimento da Filosofia da técnica; 4) compreender os conceitos de meio técnico, fato técnico, tendência técnica e conjunto técnico presentes no pensamento de Leroi-Gourhan; 5) analisar as principais obras de Leroi-Gourhan, no que tange à evolução dos hominídeos: O Gesto e a Palavra (Tomos I e II) e Evolução e Técnicas (Tomos I e II); 5) distinguir e conceituar os termos técnica e tecnologia, do ponto de vista da tradição filosófica francesa. 6) demonstrar a relação entre técnica e evolução humana, bem como entre técnica e linguagem, sob o prisma de Leroi-Gourhan. A principal contribuição da pesquisa diz respeito ao destaque de diferentes análises sobre a técnica/tecnologia, de modo a resgatar as contribuições francesas e à possibilidade da inclusão do polímata francês no rol dos autores estudados nos currículos da educação profissional e tecnológica, a fim de colaborar para promover maior robustez ao estatuto epistemológico da Filosofia da técnica/tecnologia no Brasil.Item Umberto Galimberti e a crítica da razão técnica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-26) Lanza, Rafael Diniz; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/1775183721660228; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Silva, Sabina Maura; Azambuja, Celso Candido deA Filosofia da Técnica apresentada por Umberto Galimberti em sua obra Psiche e techne: o homem na idade da técnica aborda a complexa interação entre o ser humano e a técnica. A pesquisa feita por meio de uma análise qualitativa e descritiva e com levantamento bibliográfico sobre o autor e sua obra. Identificou-se que o filósofo italiano faz parte de uma tradição filosófica humanista, pertencente à geração mais antiga, ou clássica, da Filosofia da Tecnologia (FdT) italiana. Observou-se que Galimberti não aparece em compêndios introdutórios para estudos da FdT e que utiliza as palavras "técnica" e "tecnologia" com denotações distintas ao longo de sua obra. Para ele, o Absoluto da Técnica envolve a reificação do homem pela manifestação da racionalidade técnica, que reduz todas as qualidades a quantidades e transforma os indivíduos em recursos funcionais. A abordagem crítica do filósofo permitiu antever uma interface entre a Educação e a Filosofia da Técnica, destacando a reflexão sobre os impactos sociais, ambientais e éticos das tecnologias, em uma perspectiva transdisciplinar. Por fim, entende-se que para uma maior compreensão da FdT italiana deve-se incluir a crítica da Razão Técnica desenvolvida pelo pensador de Monza.Item Utilização das novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-22) Costa, Mara Fernandes; Ferreira, Débora Pazetto; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/9526244340871319; Ferreira, Débora Pazetto; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; França, Cláudia GomesEsta pesquisa objetivou realizar uma análise da utilização das novas mídias no teatro, tendo como principal base bibliográfica o livro Performance Digital: a história das novas mídias no teatro, dança, performance artística e instalação, de autoria de Steven Dixon. A pesquisa amparou-se ainda em outros teóricos contemporâneos que desenvolveram concepções acerca da utilização das novas mídias nessa modalidade artística, como Izabela Pluta (2016) e Julia Gorayeb Zambonni (2013). Buscou-se nos autores mencionados, com o auxílio da metodologia pesquisa bibliográfica, traçar um percurso de análise e compreensão que envolveu principalmente os aspectos históricos e exemplos práticos ligados às novas mídias, de forma que fosse possível elaborar diálogos com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no CEFET-MG. Dessa forma, ao relacionar às experiências práticas e as teorias, proporcionamos um processo de aprendizagem interdisciplinar aos estudantes, destacando, o projeto de extensão do CEFET-MG, denominado como Trincabotz: projeto de extensão vinculado ao Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA), com o objetivo de construir robôs para combate. Para realizarmos a pesquisa no Trincabotz, optamos pelo método de pesquisa documental, amparados pela bibliografia de Antonio Carlos Gil (2008). Portanto, a utilização das novas mídias como objeto de estudo permitiu, segundo a definição de Dixon (2007), pensar a intersecção do teatro e da tecnologia, trazendo visibilidade para a interdisciplinaridade que perpassam a EPT.