Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Autor "Alves, Mírian Sousa"
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Item A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia CristinaRESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.Item Um sonho cheio de assombro: literatura e memória em O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-22) Melo, Juliana Caixeta de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9266732846354654; http://lattes.cnpq.br/4635491677014380; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Maia, Cláudia Cristina; Alves, Mírian SousaEste trabalho é uma leitura do romance O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron, com o objetivo de observar como se relacionam a literatura, a história e a memória, evidenciando como se articulam as relações entre linguagem literária e a construção da memória no romance – uma memória traumática que envolve a família do narrador num momento traumático da Argentina, que foi a ditadura militar – entrecruzando o campo disciplinar da história, (da história oficial e da não oficial), e articulando as lacunas e os silêncios que perpassam a narrativa do romance como forma de problematização da recuperação do passado. Para tanto, foi explorada a relação entre memória e o conceito de imagem, do referencial teórico do filósofo e historiador de arte, Georges Didi-Huberman, observando como se monta a narrativa na obra estudada através do passado reconstruído não apenas como fato, mas também como criação literária, por meio da imagem.