Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Item A (des)construção de estereótipos no ensino de língua estrangeira : uma análise dos aspectos culturais brasileiros em livros didáticos de inglês(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-21) Antonio, Fernanda da Silva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6890505178731352; Silva, Renato Caixeta da; Sobrinho, Jerônimo Coura; Miller, Inés Kayon de; Parreiras, Vicente AguimarA presente dissertação trata acerca do ensino de língua estrangeira considerando aspectos culturais brasileiros, analisando como esses aspectos foram abordados nos LD Alive high e American Big Picture, sob o aspecto da (des)construção de estereótipos com base em teorias e na opinião dos alunos, ou seja, usuários do LD. Através de aspectos linguísticos, imagéticos e culturais, analisou-se como os fatores língua, cultura e estereótipos nos LD para ensino de língua inglesa se tangenciam com a fundamentação teórica, que permeia o ensino de língua estrangeiras considerando cultura, letramento crítico e visual, a formação de cidadã e ética. O enfoque se dá na relação do LD quanto à exploração das questões culturais e a presença de estereótipos relacionados ao Brasil. Como os voluntários são brasileiros, a dissertação buscou observar a percepção do aluno quanto à abordagem da cultura de seu país, se a considera estereotipada ou não e, ainda, a opinião dele quanto aos LD no que se refere à oportunidade de criticidade quanto aos aspectos culturais, observando, assim, a interferência dos LD nessa possível (des)construção de estereótipos culturais. Este estudo, de cunho qualitativo, analisou a percepção de 113 voluntários através de questionários acerca de duas coleções de livros didáticos de inglês. Estes livros são usados em duas instituições diferentes de Ensino Médio localizados em Minas Gerais. A partir da análise das coleções observou-se que houve a apresentação cultural de nacionalidades variadas, sendo as dos países anglófonos as mais marcantes nas duas coleções. Quanto à cultura brasileira o livro Alive High dá um destaque mais proeminente e abrangente em relação ao American Big Picture, que, apesar de apresentar a cultura brasileira, o faz de forma menos ampla. Esta dissertação, além de evidenciar a importância de estudos acerca da cultura no ensino de língua estrangeira, identifica que alguns alunos possuem uma certa visão estereotipada da representação de sua nacionalidade, mesmo que não constatado na coleção, ratificando, desta forma, a necessidade de dar voz ao aluno. Outras questões foram suscitadas a partir deste estudo, podendo esta dissertação incitar investigações futuras.Item A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz AntônioA presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.Item A arte de ilustrar: concepções e processos de criação de Marilda Castanha e Anna Cunha para livros ilustrados(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-12) Ornelas, Brígida Mattos; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0562211574372324; Farias, Fabíola Ribeiro; Moreira, Paula Renata MeloA ilustração como expressão, exercendo seu propósito de comunicar visualmente, segue um modo específico de processo e criação. E pelo fato de esse modo constituir-se a partir de uma interpretação, revela marcas de subjetividade daquilo que é percebido e sentido por quem ilustra. Considerando que essa interpretação parte de um texto verbal, sua apropriação pelo ilustrador ocorre impregnada de experiências, memórias e conhecimentos, em que o sujeito transforma, acrescenta e traduz uma linguagem em outra. Neste trabalho, investigamos como se dá a concepção de ilustrações para livros ilustrados, a partir do texto de outro autor, tendo como objeto de pesquisa o trabalho ilustrativo de Marilda Castanha e Anna Cunha, e suas respectivas obras, Bárbara e Agora Pode Chover. A pesquisa desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, envolve um levantamento bibliográfico, sobretudo a respeito da ilustração e do livro ilustrado; e uma entrevista semiestruturada com as ilustradoras, a respeito de suas concepções e processos de criação. Por fim, em profundidade das análises, apresentamos o percurso criativo realizado nas obras e quais foram os desafios na interpretação e tradução para a concepção das ilustrações a partir do texto de outro escritor.Item A busca do outro na arte: autoria e participação na obra de Rivane Neuenschwander(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-29) Teixeira, Liliane Monteiro; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/6235953863917694; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Renata; Adverse, Angélica; Moreira, WagnerNa arte contemporânea, questões relacionadas à autoria se alteraram. Não se referem mais unicamente a criações individualistas e sim, encontram-se inseridas num contexto cultural amplo e coletivo de interação com a participação de outros autores. Tendo em vista a obra da artista visual Rivane Neuenschwander e considerando as relações de autoria existentes na sua obra, pretende-se entender, efetivamente, como ocorre à participação e a recepção do outro, ora coautor ou cocriador, no que se refere à tríade autor-obra-espectador na pós-modernidade. Procura-se assimilar quais as conexões possíveis e como se dá a busca do outro na obra da artista, sendo que esta se apropria de materialidades cotidianas e revisita diversas linguagens artísticas. Sua obra se encontra inserida numa nova rede de trocas, relações e significações, no contraponto do individual com o coletivo. Para tanto utilizar-se-á para compreender a autoria na pós-modernidade os pensadores Foucault e Barthes. No que se refere à teoria da recepção, Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, bem como a estética relacional de Nicolas Borriaud. Os conceitos de rizoma, acontecimento e diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari também serão utilizados para a melhor compreensão dos projetos artísticos de Rivane. Espera-se com esta dissertação suscitar novos olhares e novos saberes em relação à participação, à recepção, à interatividade, à coletividade e à autoria na arte contemporânea.Item A construção de ideias matemáticas: uma aula investigativa, explorando as linguagens matemática e poética/aldravia para o ensino de álgebra no EF II(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-14) Leão, Weliton da Silva; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4602902468636381; Carvalho, José Teófilo de; Donadon-Leal, José Benedito; Sousa, Gasperim Ramalho deEsta pesquisa versa sobre a construção de ideias matemáticas em uma aula investigativa explorando as linguagens algébrica e poética, por meio da forma poética “Aldravia”, para o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II. Esse tópico foi investigado com o objetivo de verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética. Como objetivos específicos, foram (1) Verificados tipos de atitudes, questionamentos e/ou reflexões entre os alunos, a proposta apresentada gera; (2) observação de como os estudantes conduziram a investigação ao interagirem com poemas Aldrávicos; (3) constatar, a partir das discussões e produções dos alunos, se e como as investigações contribuíram (ou não) para gerar ideias matemáticas; (4) verificar, se e como, os alunos utilizavam-se das duas linguagens (algébrica e poética), para significar os conceitos explorados. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de letramento matemático; de etnomatemática; de tradução intersemiótica; das relações entre o domínio da escrita e da leitura e da linguagem para inserção nas relações sociais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se de uma aula de investigação matemática após a qual o processo de interação dos estudantes foi abordado em entrevista que evidenciou questionamentos e reflexões que a proposta gerou entre os alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a semiótica pode ser um importante instrumento para o professor de matemática usar a literatura/poesia como aliadas para o desenvolvimento de letramento, de numeramento e de aplicações sociais significativas da Matemática.Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A construção de narrativas visuais sobre o continente africano em Êxodos e Gênesis, de Sebastião Salgado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-13) Oliveira, Eliziane Cristina da Silva de; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6208374814425949; Moreira, Wagner José; Persichetti, Simonetta; Bartolemeu, Anna Karina Castanheira; Maia, Claudia Cristina; Alves, Mírian SousaConsiderando a relevância do trabalho documental desenvolvido pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua relação com o continente africano ao longo de sua carreira de mais de 40 anos, essa pesquisa propõe uma leitura e a análise dos fotolivros Êxodos (2000) e Gênesis (2013) de forma e buscar elementos e subsídios que nos levem à compreensão de como se dá a construção de narrativas visuais sobre a África. Verificamos, a partir das construções discursivas ou das narrativas fotográficas, como o continente africano foi apresentado em cada uma das publicações, considerando que o próprio fotógrafo leva em conta, na elaboração de seus livros, a existência de uma linguagem fotográfica informativa, que se constrói a partir de eixos condutores que seriam a história que as fotografias contam e sua importância no conjunto ou contexto em que são editadas e publicadas. Para a parte da pesquisa relacionada ao objeto livro, trabalhamos com os conceitos de curadoria e edição e como essas ações, interligadas, também têm influência nas construções discursivas dessas narrativas que nos são apresentadas. Colocamos aqui a técnica fotográfica em diálogo com as técnicas e ferramentas da edição, abordadas para compreender a construção das narrativas no objeto livro. Utilizamos, ainda, em diálogo, as categorias solidariedade, afeto, belo discursivo e acontecimento. Essas linhas nos conduziram para encontrar as possibilidades de leituras destas obras e como elas participam da construção de imaginários circulantes sobre a África, que, ao final, percebemos não diferirem das demais narrativas sobre aquele continente e que, normalmente, chegam até nós em produtos informacionais ou em romances e filmes.Item A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara deNas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).Item A dimensão motivacional de experiências identitárias de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Zanoteli, Marcia Cristina Bento.; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7020340949226363; Arruda, Climene Fernandes de Brito; Villela, Ana Maria Nápoles; Lima, Carolina Vianini AmaralOs processos de globalização e de popularização da Internet têm afetado profundamente a aprendizagem e o uso do inglês como língua estrangeira (L2) no Brasil e no mundo (TAVARES, 2015). Partimos da hipótese de que existam novos motivos para aprender e usar o inglês nas trocas comunicativas diárias e que plataformas online de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, apresentam-se como ambientes convidativos para pesquisas sobre linguagem de maneira geral (PAGE et al., 2014; DAVIES, 2015). Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os motivos pelos quais falantes não nativos de inglês buscam aprender e/ou usar a língua na era digital em que vivemos, através do evidenciamento dos componentes motivacionais presentes nas narrativas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa. O aporte teórico para essa investigação compreendeu contribuições da teoria motivacional em Linguística Aplicada, em sua perspectiva sócio-dinâmica, representada aqui principalmente pelos trabalhos de Gardner (2010), Dörnyei (2005; 2009; 2017), Dörnyei e Ushioda (2011), Dörnyei e Ryan (2015) e Bambirra (2009; 2016; 2017a; 2017b). Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja coleta de dados foi realizada na página Humans of All Accents, criada na plataforma de rede social Facebook para fins desta pesquisa. Narrativas de experiências e/ou uso de inglês como língua estrangeira foram analisadas por meio de categorias criadas com base em Dörnyei e Ryan (2015) e Dörnyei (2017), seguindo a metodologia de análise de experiências de aprendizagem de L2 proposta e consolidada no Brasil por Miccoli (1997- 2018) e associados. Os resultados indicam que as questões relacionadas às crenças e aos sentimentos dos aprendizes sobre si mesmos (autoconceito) destacam-se sobre as demais influências motivacionais. Esses aspectos identitários encontram-se profundamente contextualizados no tempo e no espaço por meio de eventos e/ou circunstâncias internos e externos a quem narra suas experiências (MICCOLI; BAMBIRRA s/d). Concluímos que a motivação, na qualidade de experiência dinâmica, é composta por experiências de diferentes naturezas que se aninham umas às outras (MICCOLI; LIMA, 2012), formando e expandindo teoricamente o que Dörnyei (2009; 2011) denominou constelações, conglomerados ou amálgamas motivacionais.Item A dinâmica motivacional em uma turma de curso livre do interior de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-19) Borges, Ana Paula; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/5837869125489524; Lima, Carolina Vianini Amaral; Andrade, Marcos Racilan; Parreiras, Vicente AguimarEsta investigação objetivou compreender a inter-relação existente entre a motivação dos estudantes e a da professora de língua inglesa de uma turma de curso livre da cidade de Carmópolis de Minas. O marco teórico da investigação está no conceito de motivação para a aprendizagem de língua estrangeira de Dörnyei (2020) e no construto da coadaptação, conforme Larsen-Freeman e Cameron (2008). O sistema complexo investigado foi constituído pela motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem. A janela de tempo foi um conjunto de dez aulas, tempo necessário para a operacionalização de uma unidade didática completa. A geração dos dados envolveu o preenchimento de um formulário disponibilizado pelo Google Forms, intitulado Motivational Meter, por todos os participantes, no início e ao final de cada aula. Nesse formulário, o nível motivacional do participante foi indicado objetivamente, pela escolha entre motivado, neutro ou desmotivado e justificado subjetivamente com um breve comentário. Além disso, antes de cada aula, a professora gravou em áudio uma pequena narrativa em que descreveu brevemente o seu planejamento para a aula específica. E, ao final da mesma, gravou outra narrativa relatando como a aula transcorreu, dando as suas impressões e registrando qualquer coisa inesperada que por ventura tenha acontecido, em especial relacionada ao comportamento dos estudantes. A análise dos dados comprovou o caráter dinâmico da motivação, que oscilou muito, tanto em decorrência das interações dentro da sala de aula quanto de fatores externos. Comprovou também a relação de interdependência constante entre a motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem pela descrição dos processos de coadaptação documentados. Foi comprovado também o seu caráter complexo, uma vez que nem sempre conseguimos explicar a variação de nível motivacional que ocorreu do início para o final de cada aula observada.Item A divulgação científica na Revista Ciência Popular: temáticas ligadas ao sobrenatural(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-06-23) Matos, William Ferreira; Goodwin Jr., James William; http://lattes.cnpq.br/6993816296486502; http://lattes.cnpq.br/6790240222257129; Oliveira, Bernardo Jefferson de; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO objetivo deste trabalho documental é analisar a revista Ciência Popular como um discurso de divulgação científica, tendo como estudo de caso a abordagem de temas sobrenaturais. Esse periódico brasileiro foi publicado no período pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1948 e 1960. A pesquisa conta com os acervos da Ciência Popular disponíveis na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG. A etapa inicial desta dissertação corresponde ao estudo do conceito de divulgação científica e da contextualização desse campo de ação no período pós-guerra. Além disso, estudam-se as características gerais da Ciência Popular e a ligação entre os aspectos gráficos e as maneiras como transmitem o discurso editorial, tendo em vista que os elementos visuais não são considerados isolados em relação ao discurso. Para delinear o periódico, o editorial de lançamento (n. 1, out. 1948) será analisado discursivamente conforme a teoria de Eni Orlandi (2013), a fim de entender a revista como objeto de divulgação cientifica, de acordo com a proposta exposta pelo diretor-geral Ary Maurell Lobo. Posteriormente, a partir dos conceitos ligados à “situação de comunicação” e aos modos de organização dos discursos “enunciativo” e “argumentativo”, apresentados por Patrick Charaudeau (2010), busca-se estudar quais os efeitos produzidos sobre a abordagem do sobrenatural a partir da análise do discurso, por meio da seleção dos textos da revista Ciência Popular.Item A edição de periódicos literários de vanguarda em Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Mário Vinícius Ribeiro; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0916039868871127; Ribeiro, Ana Elisa; Carmona, Kaio Carvalho; Guimarães, Júlio César Castañon; Moreira, Paula Renata Melo; Silva, Rogério Barbosa daO tema deste trabalho é a edição de periódicos literários de vanguarda no estado de Minas Gerais. O recorte temporal adotado, panoramicamente, compreende o período que vai dos anos 1920 – quando se pode enfim considerar o acionamento da "função de vanguarda" dentro do projeto de modernidade brasileiro – até o início dos anos 1990 – quando alguns dos próprios agentes da vanguarda mineira e brasileira realizam um balanço das atividades que empreenderam ao longo do século XX. Já para as análises de periódicos individuais, estabelecemos como marco delimitador o fim dos anos 1970. Ao nos indagarmos sobre a especificidade da contribuição mineira em relação à edição de periódicos literários de vanguarda ao longo do recorte temporal adotado, objetivamos realizar extensivo mapeamento desses periódicos, bem como fundamentar qualitativamente o ethos poético-editorial das publicações contempladas a partir do grau de experimentação e ruptura que elas apresentam em relação às convenções subjacentes a seus respectivos elementos constituintes, tanto materiais quanto discursivos. Ao longo do processo, procuramos estabelecer critérios refuncionalizantes que permitam avaliar, diacrônica e sincronicamente, a contribuição dos periódicos analisados em relação ao repertório poético-editorial de dentro e fora de Minas Gerais. Metodologicamente, este estudo tem caráter essencialmente qualitativo, enfatizando a pesquisa documental. Parte fundante da pesquisa transcorreu a partir da consulta às fontes primárias – periódicos, livros e "outras topografias" pertencentes ao recorte em questão – presentes em diferentes coleções, bibliotecas e acervos, públicos ou privados. Ao mesmo tempo, foi necessário realizar o confronto dos levantamentos documentais com toda a pesquisa bibliográfica – isto é, a consulta às fontes secundárias – relativas direta ou indiretamente ao tema. Estabelecido um corpus de publicações pertencentes a nosso recorte temporal e temático, realizamos análises individuais de periódicos estrategicamente selecionados – seja pela sua importância histórica e/ou pela singularidade de sua proposta editorial – para elucidar a problemática de nossa pesquisa. Tais análises valeram-se do agenciamento crítico dos fundamentos teóricos discutidos com os aspectos técnicos específicos à atividade editorial. Logo depois, articulamos mutuamente as análises individuais de periódicos, realizando uma leitura cruzada dos diversos aspectos editoriais escrutinados a fim de delinear, com maior precisão, a especificidade dos periódicos estudados, tomados tanto em conjunto quanto separadamente. Ao articularmos dialeticamente, dentro dos Estudos em Edição, a "ciências das obras" de Pierre Bourdieu com a teoria de alguns dos agentes mais radicais da vanguarda literária brasileira, como Moacy Cirne, Álvaro de Sá e Neide Dias de Sá, crítica e transversalmente complementadas por um referencial de trabalhos pertencentes a disciplinas distintas, como a História, a Semiologia, a Teoria da Informação, a Comunicação e a Tipografia, buscamos estabelecer uma metodologia ao mesmo tempo sólida e dinâmica, oferecendo novo ponto de apoio para reflexões e pesquisas futuras, além de colaborar para o resgate histórico de importante momento de nossa memória recente, recolocado em perspectiva a partir de uma organização funcional renovada e prospectiva.Item A edição do real na TV : mediações editoriais no Jornal Minas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-21) Angrisano, Rafael Magalhães; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/2368395137802197; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Cardoso, Ercio do Carmo Sena; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Braighi, Antônio AugustoA presente tese trata das televisualidades de informação pública mineira estabelecendo um paralelo da construção de sentidos do real por meio de um estudo comparativo do registro bruto, das mediações editoriais e das narrativas desse conteúdo noticioso. Dessa forma, a pesquisa procurou identificar, por meio da percepção dessas três pontas do processo de semiose dos acontecimentos, de modo mais amplo, o processo de significação do conteúdo noticioso, de construção da realidade social e dos possíveis engendramentos de sentidos inerentes a ele. O telejornal que escolhemos como corpus foi o Jornal Minas, principal produto de temática informativa da emissora pública Rede Minas. Foram três reportagens analisadas, com seus respectivos materiais brutos. Utilizamos um conjunto de reflexões teóricas, a Semiolinguística, com um foco maior na dimensão verbal do material analisado; a Semiótica, com um foco maior na dimensão visual deste material; e algumas teorias que tratam da Edição, que serviram como aporte para descrever melhor a mediação editorial entre o registro bruto e as narrativas das reportagens. Percebemos que a edição priorizou a narrativa indicial, a ancoragem, os discursos diretos, as identificações objetivas com poucas qualificações, demonstrando a objetividade jornalística do Jornal Minas e a busca de concordância com o real. O Jornal Minas, particularmente, realizou um aproveitamento razoável dos frames do material bruto no processo de edição, um pouco mais da metade. O corte na dimensão verbal é significativo, pela questão temporal, mas percebemos uma síntese coerente, um pouco mais de dez porcento do tempo do material bruto se converteu em reportagem. Por fim, percebemos a importância de desconstruir essas edições e identificar novos sentidos que são mais amplos do que aqueles que são ditos como o "real", nesse processo obsessivo de "encontrá-lo" e representá-lo, a que chamamos "vontade de real".Item A editora do passarinho: um estudo sobre a Editora Sabiá(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-16) Carvalho, Rafael Fernandes; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/4073086963259949; Menezes, Roniere Silva; Cabral, Cléber Araújo; Muniz Jr., José de SouzaEsta dissertação propõe-se a estudar a atuação da Editora Sabiá, editora fundada em 1967 pelos escritores Rubem Braga e Fernando Sabino. Durante sua curta existência publicou uma série de autores nacionais e estrangeiros, reunindo uma série de características que possibilitaram projeção no cenário cultural do Brasil. Reunindo um conjunto de teorias a respeito de capitais simbólicos, mercado editorial, história editorial e literatura brasileira, a produção de cultura como fator de reunião de intelectuais, a pesquisa transita por diferentes áreas (literatura, edição, jornalismo, cultura brasileira) visando uma compreensão mais clara e objetiva do que significou dois escritores de prestígio atuando no ramo editorial, demonstrando a influência do suporte, da edição, na recepção literária por parte do público leitor.Item A Editora UFMG uma análise da constituição de seu catálogo por áreas do conhecimento(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-22) Souza, Esdra Davi de; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/1257622010347703; Silva, Rogério Barbosa da; Santos, Luis Alberto Ferreira BrandãoEsta pesquisa busca registrar e analisar a constituição do catálogo de uma editora pública universitária relacionando-o com as áreas de conhecimento do CNPq. O tipo de produção editorial das universidades difere-se do campo editorial no geral, pois seu trabalho não está baseado apenas no valor comercial da obra, mas também na divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural. Sendo assim, os processos editoriais que permeiam a publicação de um original também são diferentes dos procedimentos adotados por editoras do campo comercial. Ao analisarmos o catálogo de uma editora universitária, busca-se verificar se há, no processo de edição, a preocupação com a divulgação de todas as áreas do conhecimento ou se algumas áreas possuem uma maior representação. O corpus de análise é composto pelos títulos publicados pela Editora UFMG desde sua criação até o ano de 2018, mais de 1200 títulos, ao longo de 35 anos. Além disso, este trabalho apresenta um breve histórico da Universidade Federal de Minas Gerais e registra a trajetória da Editora UFMG através de pesquisa documental. No que se refere à metodologia, serão empregados procedimentos de análise que permitam verificar as áreas de conhecimento representadas nesse catálogo, além de conceitos e bibliografia que embasam os apontamentos e análises expostos. Busca-se, assim, investigar a configuração do catálogo como resultado material das políticas e processos da universidade para a divulgação do conhecimento produzido pela instituição e seus reflexos enquanto ethos institucional. A pesquisa também apresenta possibilidades editoriais possíveis para uma editora pública universitária, trazendo ao debate alternativas para a ampliação do catálogo nas diversas áreas do conhecimento.Item A experiência do espetáculo “Memórias de um velho engenho” : a projeção mapeada no monumento nacional Engenho São Jorge dos Erasmos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-26) Fonseca, Rodrigo de Araújo Sousa; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/3541523468092231; Moreira, Wagner José; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Silva, Rogério Barbosa daPartindo de uma introdução histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos e revisitando conceitos ligados à memória, demonstrou-se como se deu a edição de um espetáculo de videomapping em um monumento nacional e suas imbricações com questões patrimoniais e tecnológicas. Destacou-se seu caráter multifacetado enquanto objeto histórico e concomitantemente, tela de projeção. Foram identificados os principais elementos que compõe o discurso narrativo com auxílio da Semiótica Peirceana, pela ordenação de matrizes da linguagem de Lúcia Santaella. Discutiu-se sobre a simbologia do formato original do espetáculo e o conceito de Walter Benjamin sobre a reprodução da obra de arte e seu conceito de história, bem como a ideia de anacronismo na arte, conforme trabalhada por Georges Didi-Huberman. Face a conceitos de edição, descreveu-se o processo de criação e projeção do espetáculo. Demonstrou-se, assim, a potência do Engenho dos Erasmos enquanto imagem-sintomatizável, capaz de modificar o presente a partir da apresentação histórica.Item A implementação da dinâmica interacional pedagógica adaptativa complexa na formação do leitor e no desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-10) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Gomes, Alvaro Jose dos Santos; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Nouatin, Gbènouko Gérard; Paulinelli, Maysa de Pádua TeixeiraA presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da Covid-19. Insere-se na interseção entre o ensino e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1968), tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para se chegar ao uso ou à replicabilidade. Nesse trabalho, aborda-se o desenvolvimento dos letramentos: eventos e práticas, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papéis na sociedade atual. O estudo tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” Para isso, foram usados como instrumentos de geração de dados as notas de campo, os questionários, avaliações e autoavaliações, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos participantes, e as entrevistas realizadas com eles. A aplicação da DIPAC na primeira EPTNM, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção individual e colaborativa de gêneros textuais tendo as metodologias ativas como apoio. O estudo descreve, portanto, a aplicação da DIPAC em três turmas: uma primeira, em 2019, e uma segunda turma observada em 2020, no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar a terceira implementação em turmas multiníveis (no CEFET-MG) (BATISTA, 2021). As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Ressalta-se, portanto, na nossa análise o aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais, que possibilitam a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) observadas. Dentre os resultados e considerações apresentados, a metacognição e a cibernética adaptativa foram os elementos cuja emergência decorreram das práticas docentes e das trajetórias identificadas. Esse fato nos levou a acreditar que uma mediação bem-sucedida pode se beneficiar da aplicação da metacognição adaptativa, que envolve as mudanças para si mesmo e para o ambiente, em resposta a uma ampla gama de variabilidade social e instrucional na sala de aula. Da mesma forma, a qualidade das interações entre os participantes pode depender do grau de coesão que os pequenos grupos ou subsistemas têm entre eles ou um com os outros durante o desenvolvimento das atividades. Durante as interações em atividades colaborativas, o desenvolvimento da competência comunicativa e a escuta ativa ganharam destaque e os feedbacks, demonstrações de empatia e atenção aos sinais não verbais, constituíram um espaço dinâmico onde mensagens podem ser compreendidas com precisão, permitindo que os subsistemas respondam de maneira alinhada e construtiva.Item A influência de aspectos contextuais do ensino remoto emergencial na aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-27) Vieira, Ana Carolina Lechi; Bambirra, Maria Raquel; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/4268547922288265; Gontijo, Míriam Rabelo; Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos contextuais presentes na experiência de aprendizagem de Língua Inglesa de estudantes de ensino médio, realizada na modalidade ensino remoto emergencial. Todos os estudantes do 1º, 2º e 3º anos de um colégio particular de Belo Horizonte, que vivenciaram o ensino remoto emergencial em 2020, foram convidados a participar da pesquisa. Os dados foram gerados a partir da realização de uma entrevista semiestruturada com os estudantes que desejaram contribuir. Tendo como referencial teórico contribuições da pesquisa experiencial brasileira (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020), analisamos, sob a perspectiva da teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; DE BOT; LARSEN-FREEMAN, 2011), as experiências que emergiram das narrativas de dez participantes. Elas foram categorizadas segundo o marco de referência de experiências de aprendizagem de inglês como língua estrangeira proposto por Miccoli, explicitando a sua natureza e composição. Ao identificarmos os fatores que mais influenciaram a aprendizagem dos participantes, foi possível constatar que o contexto é uma experiência individual, singular (MICCOLI; VIANINI, 2012), bem como relacional, ou seja, por serem sistemas dinâmicos complexos, contexto e aprendiz se constituem mútua e continuamente (USHIODA, 2015) e a aprendizagem emerge como resultado dessa relação interdependente (LARSEN-FREEMAN, 2011).Item A linguagem nômade de João Guimarães Rosa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-15) Dias, João Guilherme; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/4462037419032746; Santiago Sobrinho, João Batista; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Maia, Claudia Cristina; Casa Nova, Vera Lúcia de Carvalho; Godinho, Josué Borges de AraújoA nossa pesquisa propõe a análise de alguns contos de João Guimarães Rosa sob as lentes de alguns conceitos da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Partimos da investigação de alguns mecanismos envolvidos na construção da representação clássica e na produção de sentido a fim de compreender como esses processos se alinham à forma como as subjetividades foram forjadas. É nosso interesse refletir sobre o modo como a linguagem se inscreve nessa relação de poder e atua na promoção dos processos de subjetivação. Os textos rosianos são analisados com o intuito de apresentar as possibilidades que tal literatura encena para uma fuga da plasticidade subjetiva que se opera, sobretudo, às custas do puro ato recognitivo oriundo da representação clássica. Conceitos filosóficos como o rizoma, o movimento aberrante, o nomadismo, o espaço liso, o espaço estriado e o campo de imanência são desenvolvidos a fim de que se possa demonstrar a presença de uma linguagem nômade no texto de João Guimarães Rosa. A pesquisa analisa também a forma como a cultura dominante impõe seus estratos sob a égide de um poder que sufoca as potencialidades do ser e como tal tema surge na obra rosiana por meio de sua radicalidade de linguagem.Item A Literatura em festa: eventos literários brasileiros e o caso Flipoços(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-04) Amaral, Joubert Caetano; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3809346338864124; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresO segmento dos eventos literários no Brasil cresceu espantosamente nos últimos anos. De acordo com o último levantamento da Fundação Biblioteca Nacional, em 2013, são realizados mais de 270 eventos literários no país, e estima-se que a média de brasileiros que visitam algum tipo desses eventos se aproxima de 10 milhões de pessoas por ano. Os eventos literários passaram a ter tamanha importância no campo editorial que, no ano de 2011, oMinistério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, criou o Circuito Nacional de Feiras de Livro, um Calendário Anual de eventos estruturado a partir de eixos do Plano Nacional do Livro e de Leitura (PNLL). A ideia por trás do Circuito, era a de criar um cadastro dos eventos literários existentes no país e fortalecer os eventos considerados estratégicos para o alcance dos objetivos do PNLL, como a democratização do acesso, avalorização institucional da leitura, o incremento de seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro. Sendo assim, a partir do estudo de caso do Flipoços, evento literário brasileiro da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, este estudo apresenta resultados de como os eventos literários brasileiros podem contribuir para o desenvolvimento dos pilares do PNLL