Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Item A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz AntônioA presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara deNas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).Item A dimensão motivacional de experiências identitárias de aprendizagem e de uso de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Zanoteli, Marcia Cristina Bento.; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7020340949226363; Arruda, Climene Fernandes de Brito; Villela, Ana Maria Nápoles; Lima, Carolina Vianini AmaralOs processos de globalização e de popularização da Internet têm afetado profundamente a aprendizagem e o uso do inglês como língua estrangeira (L2) no Brasil e no mundo (TAVARES, 2015). Partimos da hipótese de que existam novos motivos para aprender e usar o inglês nas trocas comunicativas diárias e que plataformas online de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, apresentam-se como ambientes convidativos para pesquisas sobre linguagem de maneira geral (PAGE et al., 2014; DAVIES, 2015). Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os motivos pelos quais falantes não nativos de inglês buscam aprender e/ou usar a língua na era digital em que vivemos, através do evidenciamento dos componentes motivacionais presentes nas narrativas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa. O aporte teórico para essa investigação compreendeu contribuições da teoria motivacional em Linguística Aplicada, em sua perspectiva sócio-dinâmica, representada aqui principalmente pelos trabalhos de Gardner (2010), Dörnyei (2005; 2009; 2017), Dörnyei e Ushioda (2011), Dörnyei e Ryan (2015) e Bambirra (2009; 2016; 2017a; 2017b). Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja coleta de dados foi realizada na página Humans of All Accents, criada na plataforma de rede social Facebook para fins desta pesquisa. Narrativas de experiências e/ou uso de inglês como língua estrangeira foram analisadas por meio de categorias criadas com base em Dörnyei e Ryan (2015) e Dörnyei (2017), seguindo a metodologia de análise de experiências de aprendizagem de L2 proposta e consolidada no Brasil por Miccoli (1997- 2018) e associados. Os resultados indicam que as questões relacionadas às crenças e aos sentimentos dos aprendizes sobre si mesmos (autoconceito) destacam-se sobre as demais influências motivacionais. Esses aspectos identitários encontram-se profundamente contextualizados no tempo e no espaço por meio de eventos e/ou circunstâncias internos e externos a quem narra suas experiências (MICCOLI; BAMBIRRA s/d). Concluímos que a motivação, na qualidade de experiência dinâmica, é composta por experiências de diferentes naturezas que se aninham umas às outras (MICCOLI; LIMA, 2012), formando e expandindo teoricamente o que Dörnyei (2009; 2011) denominou constelações, conglomerados ou amálgamas motivacionais.Item A edição de periódicos literários de vanguarda em Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Mário Vinícius Ribeiro; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0916039868871127; Ribeiro, Ana Elisa; Carmona, Kaio Carvalho; Guimarães, Júlio César Castañon; Moreira, Paula Renata Melo; Silva, Rogério Barbosa daO tema deste trabalho é a edição de periódicos literários de vanguarda no estado de Minas Gerais. O recorte temporal adotado, panoramicamente, compreende o período que vai dos anos 1920 – quando se pode enfim considerar o acionamento da "função de vanguarda" dentro do projeto de modernidade brasileiro – até o início dos anos 1990 – quando alguns dos próprios agentes da vanguarda mineira e brasileira realizam um balanço das atividades que empreenderam ao longo do século XX. Já para as análises de periódicos individuais, estabelecemos como marco delimitador o fim dos anos 1970. Ao nos indagarmos sobre a especificidade da contribuição mineira em relação à edição de periódicos literários de vanguarda ao longo do recorte temporal adotado, objetivamos realizar extensivo mapeamento desses periódicos, bem como fundamentar qualitativamente o ethos poético-editorial das publicações contempladas a partir do grau de experimentação e ruptura que elas apresentam em relação às convenções subjacentes a seus respectivos elementos constituintes, tanto materiais quanto discursivos. Ao longo do processo, procuramos estabelecer critérios refuncionalizantes que permitam avaliar, diacrônica e sincronicamente, a contribuição dos periódicos analisados em relação ao repertório poético-editorial de dentro e fora de Minas Gerais. Metodologicamente, este estudo tem caráter essencialmente qualitativo, enfatizando a pesquisa documental. Parte fundante da pesquisa transcorreu a partir da consulta às fontes primárias – periódicos, livros e "outras topografias" pertencentes ao recorte em questão – presentes em diferentes coleções, bibliotecas e acervos, públicos ou privados. Ao mesmo tempo, foi necessário realizar o confronto dos levantamentos documentais com toda a pesquisa bibliográfica – isto é, a consulta às fontes secundárias – relativas direta ou indiretamente ao tema. Estabelecido um corpus de publicações pertencentes a nosso recorte temporal e temático, realizamos análises individuais de periódicos estrategicamente selecionados – seja pela sua importância histórica e/ou pela singularidade de sua proposta editorial – para elucidar a problemática de nossa pesquisa. Tais análises valeram-se do agenciamento crítico dos fundamentos teóricos discutidos com os aspectos técnicos específicos à atividade editorial. Logo depois, articulamos mutuamente as análises individuais de periódicos, realizando uma leitura cruzada dos diversos aspectos editoriais escrutinados a fim de delinear, com maior precisão, a especificidade dos periódicos estudados, tomados tanto em conjunto quanto separadamente. Ao articularmos dialeticamente, dentro dos Estudos em Edição, a "ciências das obras" de Pierre Bourdieu com a teoria de alguns dos agentes mais radicais da vanguarda literária brasileira, como Moacy Cirne, Álvaro de Sá e Neide Dias de Sá, crítica e transversalmente complementadas por um referencial de trabalhos pertencentes a disciplinas distintas, como a História, a Semiologia, a Teoria da Informação, a Comunicação e a Tipografia, buscamos estabelecer uma metodologia ao mesmo tempo sólida e dinâmica, oferecendo novo ponto de apoio para reflexões e pesquisas futuras, além de colaborar para o resgate histórico de importante momento de nossa memória recente, recolocado em perspectiva a partir de uma organização funcional renovada e prospectiva.Item A edição do real na TV : mediações editoriais no Jornal Minas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-21) Angrisano, Rafael Magalhães; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/2368395137802197; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Cardoso, Ercio do Carmo Sena; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Braighi, Antônio AugustoA presente tese trata das televisualidades de informação pública mineira estabelecendo um paralelo da construção de sentidos do real por meio de um estudo comparativo do registro bruto, das mediações editoriais e das narrativas desse conteúdo noticioso. Dessa forma, a pesquisa procurou identificar, por meio da percepção dessas três pontas do processo de semiose dos acontecimentos, de modo mais amplo, o processo de significação do conteúdo noticioso, de construção da realidade social e dos possíveis engendramentos de sentidos inerentes a ele. O telejornal que escolhemos como corpus foi o Jornal Minas, principal produto de temática informativa da emissora pública Rede Minas. Foram três reportagens analisadas, com seus respectivos materiais brutos. Utilizamos um conjunto de reflexões teóricas, a Semiolinguística, com um foco maior na dimensão verbal do material analisado; a Semiótica, com um foco maior na dimensão visual deste material; e algumas teorias que tratam da Edição, que serviram como aporte para descrever melhor a mediação editorial entre o registro bruto e as narrativas das reportagens. Percebemos que a edição priorizou a narrativa indicial, a ancoragem, os discursos diretos, as identificações objetivas com poucas qualificações, demonstrando a objetividade jornalística do Jornal Minas e a busca de concordância com o real. O Jornal Minas, particularmente, realizou um aproveitamento razoável dos frames do material bruto no processo de edição, um pouco mais da metade. O corte na dimensão verbal é significativo, pela questão temporal, mas percebemos uma síntese coerente, um pouco mais de dez porcento do tempo do material bruto se converteu em reportagem. Por fim, percebemos a importância de desconstruir essas edições e identificar novos sentidos que são mais amplos do que aqueles que são ditos como o "real", nesse processo obsessivo de "encontrá-lo" e representá-lo, a que chamamos "vontade de real".Item A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia CristinaRESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.Item A operacionalização da avaliação formativa na abordagem de ensino de língua estrangeira (inglês) via gêneros textuais do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-10) Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/1734998997232825; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Gonçalves, Alcione; Ribeiro, Luiz AntônioO objetivo desta pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica é teorizar sobre a avaliação formativa e, como resultado, ampliar a fundamentação teórica para a operacionalização dessa avaliação na abordagem de ensino de línguas estrangeira (inglês) via gêneros textuais. Essa abordagem foi implementada nos cursos técnicos integrados de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus I, em 2011. Desde então, é orientada por documentos oficiais da Educação brasileira (MINAS GERAIS, 2005; BRASIL, 2006, 2018) e fundamentada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS; COPE, 2008, 2012), na pedagogia reflexiva e no projeto Learning by Design (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015, 2017), na pedagogia dos gêneros da Escola de Sidney (COPE; KALANTZIS, 1993; MARTIN, 2009; KALANTZIS; COPE, 2012) e na teoria sociocultural da aprendizagem (VYGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000, 2011; LANTOLF; THORNE, 2006). Nessa abordagem, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira (inglês) são desenvolvidos por meio da produção processual e colaborativa de textos orais e escritos em diversos gêneros significativos para a vida pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes. Durante o planejamento e a elaboração de diferentes rascunhos até a publicação da versão final, a avaliação formativa tem um papel essencial no aprimoramento da qualidade dos textos e na ampliação da agência dos estudantes ao avaliarem os próprios textos e os textos dos colegas. Entretanto, professor e estudantes têm demonstrado dificuldades de usarem feedback no trabalho colaborativo (BAMBIRRA; RACILAN; AVELAR, 2013). Ao invés de ser utilizado nas interações entre professor e estudantes e entre estudantes, durante o processo de construção dos textos, o feedback concentra-se na transmissão de informações unidirecionais do professor para os estudantes com foco no produto da aprendizagem. Consequentemente, a avaliação exerce pouca influência no desenvolvimento da aprendizagem. A fim de encontrar subsídios teóricos para compreender a razão dessa dificuldade e para descobrir maneiras de superá-la, desenvolvo uma teorização sobre a avaliação formativa e o feedback fundamentada principalmente nos estudos de Scriven (1966), Bloom (1968); Bloom, Hastings e Madaus (1971), Ramaprasad (1983), Sadler (1989, 2010, 2013), Wiliam e Leahy (2007) e Black e Wiliam (2012). As conclusões alcançadas são resumidas em três premissas que ampliam a fundamentação teórica para a operacionalização da avaliação formativa na abordagem: (1) a avaliação formativa coincide com o feedback e, por isso, pode ser chamada de ‘avaliação formativa enquanto feedback’; (2) a ‘avaliação formativa enquanto feedback’ pode ser compreendida por meio de quatro dimensões que mostram inter-relações entre a avaliação e a aprendizagem: ‘avaliação da aprendizagem’, ‘avaliação para a aprendizagem’, ‘avaliação como aprendizagem’ e ‘avaliação no diálogo colaborativo’; (3) três conceitos situam-se nas quatro dimensões e demonstram o caráter multifacetado da avaliação formativa, bem como diferentes possibilidades de processos avaliativos: conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback’, conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback centrada no estudante’ e ‘conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback recursivo’. A partir das premissas delineadas, apresento seis proposições a serem consideradas no design de práticas avaliativas para a produção colaborativa de textos de diferentes gêneros: (1) engajamento e pertencimento dos estudantes, (2) diálogos colaborativos com feedback recursivo, (3) entrelaçamento de processos de conhecimento e desenvolvimento de capacidades cognitivas e metacognitivas (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015), (4) integração entre as habilidades de compreensão e de produção oral e escrita por meio do desenvolvimento de letramentos múltiplos, (5) uso das tecnologias digitais, (6) estudos para a identificação de parâmetros de qualidade e para a elaboração de critérios e de instrumentos de avaliação. Para concluir esta pesquisa, resumo suas contribuições e aponto suas implicações para pesquisas futuras.Item A prosa pelo traço: uma discussão sobre o livro-imagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-07) Gonçalves, Adriana Rodrigues; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3764763726430897; Ribeiro, Ana Elisa; Pinheiro, Marta Passos; Farias, Fabíola; Gruszynski, AnaO tema desta dissertação é o livro-imagem, tipo de livro ilustrado composto em maior parte por signos visuais, que faz parte do mercado editorial de livros para crianças, embora possa ser fruído por um público variado. Consoante ao que expôs Sophie Van der Linden (2011), por vezes, as denominações livro ilustrado, livro-imagem, livro de imagem, livro-álbum, picturebook são usados sem um critério definido. Desse modo, nosso objetivo principal foi apresentar a caracterização e o processo de concepção do livro-imagem. Para tanto, no primeiro capítulo contextualizamos o campo editorial de livros para crianças, assim situamos o nosso objeto. No capítulo seguinte, buscamos conceituar o livro-imagem a partir dos posicionamentos de estudiosos do tema. Entrevistamos dois pesquisadores do assunto, Graça Ramos e Pedro Sagae, e dois autores de livro-imagem, Marilda Castanha e Renato Moriconi. Por fim, no último capítulo, nos debruçamos sobre os depoimentos dados em entrevista pelo artista plástico Renato Moriconi sobre a produção de quatro livros-imagem: Telefone sem fio (2010), Bocejo (2012) e Bárbaro (2013), publicados pela Companhia das Letrinhas; e E a mosca foi pro espaço (2011), da editora Escala Educacional. A base teórica está estabelecida principalmente a partir dos estudos de Lajolo e Zilberman (2017), Sophie Van der Linden (2011 e 2015), Emma Bosch (2015), Martin Salisbury e Morag Styles (2013), Suzy Lee (2012), Graça Ramos (2011) e Peter Hunt (2010). Esses autores tratam dos planos gerais que esta pesquisa alcança: livros para criança; livro-imagem e o ponto de vista do ilustrador sobre a sua obra. Assim sendo, a presente pesquisa forneceu dados para compreensão do livro-imagem dentre as demais publicações de livros para crianças, oferecendo diferentes perspectivas sobre o que constitui o objeto. Tornou-se claro o caráter singular do livro-imagem, dessa produção editorial que desafia artistas e leitores e representa um objeto que fomenta a questão da autoria do ilustrador.Item A representação das famílias de perseguidos políticos em Bernardo Kucinski: análise de três contos de "você vai voltar pra mim"(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-27) Souza, Deisiane Ferreira de; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/2049886649650300; Coelho, Olga Valeska Soares; Bonomo, Daniel Reizinger; Silva, Rogério Barbosa daO regime militar que foi instaurado no Brasil em 1964 deixou diversas marcas na sociedade e permanece vivo no imaginário de muitas pessoas. Uma forte evidência disso é a presença constante do assunto em obras literárias nas últimas décadas. A presente pesquisa buscou analisar o modo como são representadas as famílias de presos e desaparecidos políticos durante a ditadura em três contos do livro Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski. A obra foi publicada em 2013 e os contos escolhidos são denominados "Joana", "Tio André" e "O Velório". Para isso, foram analisados os elementos que compõem essas narrativas, aliados a teorias sobre a forma como a escrita literária configura-se como um modo de atravessar um trauma. Esperava-se entender quais recursos foram utilizados por Kucinski para compor os personagens e quais foram empregados para abordar o tema ditadura. Os resultados possibilitaram reflexões interessantes, que podem oferecer grandes contribuições para estudos da área.Item A representação discursiva da mulher nas canções de autoria feminina: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos na MPB (1970-2020)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-22) Rocha, Aline Mara de Almeida; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/1866931907027959; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Silva, Thiago Cazarim da; Amorim, Marcia Fonseca de; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO objetivo deste trabalho é compreender como são construídos os imaginários sociodiscursivos nas canções de autoria feminina, considerando, principalmente, os modos de organização do discurso, presentes na teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. A relevância do nosso tema se deve às limitações impostas à participação da mulher como compositora pela indústria fonográfica. Além de terem sido silenciadas e pagadas na historiografia até a década de 1940, as mulheres são quase sempre associadas a produções lírico-amorosas, o que faz parecer que seus interesses estão restritos a este campo. De modo a compreender as condições de produção desse conjunto discursivo, recorremos às contribuições da crítica feminista, apoiadas nos estudos de Del Priore (2021), Saffioti (1987), bem como nos estudos de Stuart Hall (2016) sobre representação, discurso e identidade. Outros referenciais, na crítica da música brasileira, especialmente sobre a condição da mulher no contexto musical, completam a lista indispensável para a compreensão da música como um fenômeno sociocultural, é o caso de Santa Cruz (1992), Murgel (2011), López (2003), entre outros. Para escolha das compositoras, utilizamos os critérios constantes no catálogo MPB Mulher (2006): a) originalidade e qualidade estética; b) tamanho e extensão da produção; c) permanência no mercado; d) relevância histórica. Devido à limitação do período abrangido pelo catálogo, com uma única edição publicada em 2006, acrescentamos o critério de indicação ou premiação no Grammy Latino para as compositoras apresentadas após aquele período. Para análise, fizemos o recorte de canções produzidas entre as décadas de 1970-2020, que tratam de temas relacionados ao corpo, ao amor, às relações humanas e socioeconômicas e são escritas somente por enunciadora(s). Observamos, assim, que mesmo em composições de temáticas lírico-amorosas, são perceptíveis as estratégias linguístico-discursivas na reelaboração dos imaginários sociais que possam elevar aquelas temáticas a um patamar político de discussão, no qual a mulher possa ser o sujeito de suas reivindicações e subjetividades.Item A rua e os afetos: estudo sobre narrativas de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-19) Coelho, Susana Nogueira Balsa; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/4775183813721050; Penzim, Adriana Maria Brandão; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEsta dissertação apresenta um estudo de narrativas de pessoas que estão ou já estiveram em situação de rua na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, principalmente com base na teoria dos afetos de Benedictus de Spinoza, relacionando-a ao conceito de cuidado de si discutido por Michel Foucault. Objetivou-se descrever e analisar sete narrativas, verificando se elas expressam características relacionadas à "liberdade" e ao "cuidado de si". Após as análises das narrativas, identificamos três temas que protagonizaram os capítulos desta dissertação: os afetos passivos e sua relação com o cuidado de si; a liberdade dos afetos e o cuidado de si e do outro; o "não lugar da rua" e a afetividade daqueles que nele habitam. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Foram utilizados critérios éticos em pesquisa com seres humanos, conforme a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Após a entrevista preliminar, foi considerado não ser mais relevante, diante dos objetivos desta dissertação, fazer uso de um roteiro com questões. À luz de Gilles Deleuze e Claire Parnet, entende-se que uma entrevista aos moldes de uma conversa poderia ser mais profícua junto aos entrevistados, com apenas uma questão pré-estabelecida sobre a história de vida do participante. Assim, buscou-se perceber o cuidado de si e os afetos nas narrativas por meio de encontros que pudessem favorecer o acesso às multiplicidades, e assim ir além dos critérios já construídos acerca das pessoas que estão ou que já estiveram em situação de rua.Item A temática indígena na educação infantil: um estudo das obras aprovadas no PNLD Literário 2022(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-13) Faria, Mirian Daniela Faustino; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/6541287576429266; Lage, Micheline Madureira; Parreiras, Vicente AguimarNesta pesquisa investigam-se as representações de temáticas e elementos culturais indígenas presentes nos livros aprovados pelo PNLD Literário 2022 para a educação infantil. Além disso, busca-se traçar uma breve trajetória histórica dos conceitos de infância, educação infantil e literatura infantil, destacando importantes escritores, entre eles os indígenas. No estudo, parte-se da seguinte pergunta: de que forma a temática indígena está presente nas obras do PNLD Literário 2022 para a educação infantil? A partir dessa pergunta, outras se fazem necessárias: quais são as representações dos povos indígenas nas obras aprovadas pelo Programa? Entre os autores dos livros com essa temática, quantos são indígenas? Existem exemplares dessas obras em todos os acervos literários disponibilizados pelo Programa? Como as culturas indígenas são representadas por meio das ilustrações? A pesquisa tem como objetivos: discutir conceitos sobre infância, educação infantil e literatura indígena; identificar pontos fortes e limitações nas obras selecionadas, considerando texto e ilustrações; analisar as representações culturais indígenas nas resenhas; e investigar as autorias das obras, classificando os gêneros literários e discutindo os conceitos de literatura indígena, indigenista e indianista. Como fundamentação teórica são utilizados os estudos de: Ariès e Rousseau sobre infância; Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil; Graúna e Thiél sobre literatura indígena. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos livros digitais selecionados, das resenhas disponibilizadas no site do Programa e do edital do PNLD 2022 para a educação infantil. Como considerações finais, destaca-se a escassez de obras com temática investigada no PNLD Literário 2022: das 596 obras aprovadas, apenas 8 foram identificadas com essa temática. Ressalta-se que nenhuma delas é de autoria indígena, seja no texto escrito ou nas ilustrações, sendo, dessa forma, caracterizadas como literaturas indianistas ou indigenistas. Em algumas obras a temática indígena é tratada de forma superficial, com imagens estereotipadas, com o uso do termo "índio" e com a ausência de uma abordagem sociocultural mais aprofundada. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da reflexão sobre os critérios de seleção das obras de autoria e temática indígena do PNLD Literário, promovendo maior representatividade, diversidade e conexão com as realidades culturais e históricas dos povos originários.Item Análise de desempenho de ferramentas de corte nos processos de desbaste e acabamento por fresamento de aço liga MnSi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-13) Silva, Sandro da Costa; Santos, Sandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6898188197618037; http://lattes.cnpq.br/3979628431592189; Santos, Sandro Cardoso; Silva, Ernane Rodrigues da; Shigaki, Yukio; Abrão, Alexandre MendesA tecnologia aplicada a processos de usinagem permite o aumento de produtividade em processos de fabricação. A fabricação de componentes de máquinas para montagem e desmontagem de trilhos ferroviários é estudada neste trabalho, com ênfase nas avarias, desgaste e vida útil de ferramentas de corte no fresamento. A análise global das etapas de fabricação da máquina permite determinar os pontos críticos, que são os processos de desbaste e acabamento dos mancais do braço de articulação da máquina para movimentação de trilhos. A usinagem é realizada por fresamento periférico concordante de uma peça com revestimento de liga MnSi em substrato de aço ABNT 1020, obtido por meio de metais de adição do arame maciço ASME SFA-5.18, de diâmetro 1,0mm, depositado a partir do processo de soldagem MIG. O processo de fresamento foi investigado por meio do monitoramento do desgaste de flanco (VBmax), análise de avarias das ferramentas de corte, medições de dureza e rugosidade superficial nas operações de desbaste e acabamento. Os resultados obtidos na análise conjunta dos processos de desbaste e acabamento foram organizados em dois grupos: para o 1º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P30, revestidos com TiAlN PVD de dureza média de 3000HV, VBmax de 0,3mm em 294min de corte, e constatados lascamentos na superfície de folga. Em sequência ao corte por desbaste foi aplicado um conjunto de insertos de acabamento de metal duro classe P30, revestidos com TiN PVD de dureza média de 2500HV, VBmax de 0,15mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Para o 2º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P20, revestidos com TiAlN PVD, VBmax de 0,2mm em 210min de corte, e constatados lascamentos e trincas na superfície de saída. Em sequência ao corte por desbaste foram aplicados insertos de acabamento idênticos ao 1º grupo, VBmax de 0,2mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Com base nos resultados obtidos, os insertos do 1º grupo apresentaram condições mais favoráveis na análise conjunta dos processos, caracterizando que a classe P30 para desbaste com =5°,apresentou desgaste de flanco maior antes de iniciar avarias por lascamento, com um tempo maior de corte em relação aos insertos do 2º grupo.Item Análise discursiva de narrativas de si de Elke Maravilha: construção identitária, mídia e moda(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-17) Garcia, Éverton Lucas Ferreira; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/8730310324820094; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioNesta dissertação, refletimos sobre como os discursos constroem efeitos de sentidosplurais na narrativa de si da artista Elke Maravilha, tendo o corpo como lugar demanifestação da moda em diferentes esferas sociais. Com um olhar discursivo, temoso objetivo de fazer uma leitura que mescla dispositivos da ordem da língua e daordem histórica, que determinam a produção de efeitos de sentido por meio de relatosde experiências vividas e de indumentárias usadas pela artista ao longo de suacarreira. Buscamos identificar como, nessa projeção de imagens de si, tanto na suadimensão de indumentária, quanto no seu funcionamento enunciativo verbal,manifestam-se os posicionamentos e engajamentos da artista. Analisamos também osdiscursos e imaginários que atravessam as narrativas desse ícone da mídia brasileira,sob a ótica de Dominique Maingueneau (1997; 2006; 2008; 2011; 2015; 2016; 2020),Émile Benveniste (1989; 1991), Guy Debord (1997), Ida Lúcia Machado (2016),Leonor Arfuch (1995; 2010), Malcolm Barnard (2003), Patrick Charaudeau (1991;1999; 2004; 2006; 2017; 2018), Ruth Amossy (2005; 2018), entre outros, que nosajudaram a apontar os vários ethé da artista. Como diretriz para esta pesquisa, sãoutilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso comrelação ao ato de linguagem como encenação, às competências de linguagem, àmanipulação dos modos de organização do discurso e à Modalização(CHARAUDEAU, 1991,1999). Também são abordados aspectos linguísticodiscursivosda argumentação diretamente ligados a essa teoria. O corpus é compostopor cinco cadernos com entrevistas da artista que o autor coletou, transcreveu edividiu em três eixos para análise: construção identitária, mídia e moda. A partirdesta pesquisa podemos realizar a análise das narrativas de si da artista ElkeMaravilha, o que contribuiu para a (re)construção identitária dos relatos da artista.Buscamos igualmente, a partir da análise do interdiscurso, identificar os signosintomasde imaginários mobilizados tanto no âmbito verbal, quanto não verbal, oque implicou analisar as projeções etóticas construídas a partir da indumentária. Aanálise fundamentou-se na compreensão do uso de índices de subjetividade ecorporalidade, buscando, por fim, descrever as projeções etóticas mais salientesexpressas nos relatos analisados. Os resultados desta pesquisa demonstram que adinâmica empregada propiciou integração, assimilação e compartilhamento dasexperiências na elaboração do conhecimento entre discurso e interdiscurso,compreensão do ethos que a artista sempre quis mostrar na mídia e que sempredefendeu em sua estética e ética. Percebemos que não é difícil encontrar mil e duascoisas escritas sobre Elke Maravilha, afinal, há tempos, ela faz parte de nossoimaginário e tornou-se mais que uma personalidade na moda. Desde o início, elasempre projetou imagens de si como sendo uma pessoa irreverente, anárquica,exagerada e sem papas na língua. Para além dessas projeções etóticas,aparententemente intencionais da artista, foi-nos possível observar imagináriossociodiscursivos que revelam um posiciomento político social de valorização daigualdade, do respeito à diversidade étinico-racial e de gênero e reconhecimento dediversas manifestações religiosas e culturais.Item Análise discursiva de narrativas de vida da pessoas com deficiência visual: (re)configurações identitárias e projeção de imagens de si(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-26) Lopes, Márcio Torres Gotierre; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/7201308297643198; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; Aoki, Raquel Lima de Abreu; Bambirra, Maria Raquel de AndradeNo presente trabalho mergulharemos no espaço íntimo dos sentimentos e das memórias, pois a narrativa de vida (ou narrativa de si) não representa a simples materialização da fala, mas, além disso, é a modelação do mundo, do outro e de quem toma a palavra. Por isso, a proposta central da nossa investigação é compreender o processo de transposição do dizer ao discurso por meio das narrativas de vida da pessoa com deficiência visual. As narrativas de vida, a Teoria Semiolinguística, a dimensão argumentativa, o ethos e as facetas identitárias são os marcos teóricos basilares deste estudo. Por meio de uma minuciosa reflexão, questionamos se as narrativas de si e as estratégias discursivas nelas mobilizadas permitem-nos observar a construção de uma moldura para as experiências vividas e a reconfiguração identitária dos sujeitos portadores de deficiência visual a partir do exame dos marcadores lingüísticos enunciativos evidenciados nos relatos. Para responder a essa indagação, será realizada a aplicação de 4 entrevistas semi-estruturadas direcionadas a pessoas com deficiência visual, com idade entre 20 e 65 anos. Com média de no máximo (uma) 01 hora de duração, as entrevistas serão gravadas e transcritas para a elaboração das análises dos dados. A entrevista abarcará seis temas específicos em que os entrevistados serão convidados a refletir e dissertar: vida (infância, adolescência e fase adulta), relacionamentos (relações afetivas), trajetória escolar e profissional, inclusão e acessibilidade, políticas públicas e o contexto social, histórico e cultural das adversidades. A nossa hipótese vai ao encontro da premissa de que o deficiente visual, ao assumir a direção da sua voz, transpassaria para a esfera dos sentidos e poderia ser capaz de produzir, por meio de um sujeito enunciador constituído, um discurso que manifestaria um posicionamento contrário às cristalizações estereotípicas, criando, por fim, marcas identitárias de resistência e de reconfiguração da sua imagem.Item Análises discursivas dos papéis sociais de gênero no seriado Os Simpsons(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-22) Rezende, Gabriela Ferreira; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/3402761820708877; Lessa, Cláudio Humberto; Melo, Mônica Santos de Souza; Arão, Lílian AparecidaAntes mesmo do nascimento dos indivíduos e ao longo de toda vida, a característica gênero é considerada socialmente um fator essencial para traçarmos a trajetória de vida de um bebê e para construirmos certa expectativa (menina ou menino? rosa ou azul? frágil ou viril?). Para Santos (2010), o comportamento esperado de uma pessoa de um determinado sexo é fruto de convenções sociais acerca do gênero, essas ideias do que se espera de homens e mulheres são produzidas através das relações sociais. Diante dessas expectativas sociais acerca do homem e da mulher, o tema deste trabalho é a representação social de gênero no seriado Os Simpsons, seriado da TV americana conhecido pelo seu teor de criticidade. Ao longo deste trabalho, examinaremos a construção dos papéis atribuídos aos homens e as mulheres na sociedade que são representados ao longo do desenho (a partir dos imaginários instaurados no universo social). Pretende-se analisar a construção das estratégias sócio-discursivas (imaginário, ethos, interdiscurso) ao longo da narrativa de três episódios, a saber: Lisa e a boneca falante- 5ª Temporada, Episódio 14 (1994), Humofobia- 8ª Temporada, Episódio 15 (1997) e Grande Marge -14ª Temporada, Episódio 4 (2002) e investigaremos os efeitos de produção de sentido do desenho animado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, realizada através de transcrição e análise de dados coletados. Para subsidiar a análise, nos basearemos nos conceitos propostos por Dominique Maingueneau (2014), Patrick Charaudeau (2013), Ruth Amossy (2005) e Steven Keslowitz (2007). Verificaram-se críticas a comportamentos marcados a respeito de como a mulher deve se comportar nas relações parentais da infância à vida adulta (brinquedos que reforçam estereótipos, atividades domésticas, relações sexuais, ditadura da beleza, necessidade de agradar o parceiro). Além da identificação do processo de criação de uma criança do sexo masculino, por vezes, arraigados em estereótipos machistas, verificou-se também interferências de estigmas referentes ao universo homo afetivo.Item Aprendizagem de inglês como língua estrangeira por design – desenvolvimento de multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Viana, Amanda Inês; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/5843856637552533; Azevedo, Eliane Marchetti Silva; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Azeredo, Luciana Aparecida SilvaO final do século XX e o início do século XXI testemunharam grandes mudanças na forma como interagimos e nos comunicamos, em grande parte devido ao uso de tecnologia digital. Com a sua democratização, as maneiras pelas quais as pessoas passam a produzir sentido em suas práticas sociais também se modificam (KRESS, 2006). Nesse contexto, Kalantzis e Cope (2009) e Kalantzis e Cope (2010) acusam o surgimento da Geração Participativa nas escolas, em função da postura agentiva e autônoma assumida cada vez mais pelos estudantes, rompendo com o paradigma tradicional autoritário de ensino, centrado na figura do professor, segundo o qual ensinar é transferir conhecimento. Com o intuito de compreender a produção de sentidos feita atualmente por estudantes adolescentes no interior de Minas Gerais, propõe-se a realização desta pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e orientação exploratória, proposta em formato de Estudo multicaso. Contamos com a participação voluntária de nove estudantes de inglês entre 12 e 16 anos, matriculados em um curso livre na cidade de Matozinhos/MG. A pesquisa empírica deu-se por meio da coleta de dois vídeos caseiros criados em inglês pelos participantes, em dois momentos - início e final do semestre letivo, bem como por meio da coleta de uma entrevista semiestruturada com cada um dos participantes ao final do semestre. Buscou-se identificar com essa análise: (1) como cada letramento manifestou-se nos vídeos; (2) se houve desenvolvimento dos multiletramentos pelos participantes e, em caso positivo, como e em qual fase da pedagogia do design isso ocorreu; e (3) se os participantes podem ser reconhecidos como pertencentes à Geração Participativa. Ao analisar comparativamente os vídeos 1 e 2, foi possível perceber que, de modo geral, na elaboração do vídeo 1, os participantes deixaram de observar as principais características do gênero perfil pessoal e as condições de produção textual em formato vídeo, privilegiando o modo de representação linguístico aos demais. Depois de vivenciarem os processos de conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2012; 2015): 'experienciar', 'conceituar' e 'analisar', em que ouviram os colegas, os participantes produziram o vídeo 2, utilizando todos os outros modos de representação (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), de maneira mais equilibrada em relação ao uso do modo linguístico, superando, em maior ou menor medida, as deficiências da produção anterior. Finalmente, constatou-se que, no caso desta pesquisa, o que mais amplamente proporcionou o desenvolvimento de multiletramentos foi o processo de conhecimento 'analisar'. Foi por meio dele que os participantes consolidaram o conhecimento teórico construído nas fases de 'experienciar' e de 'conceituar'. Tal constatação parece evidenciar a importância singular que tem a reflexão na aprendizagem de uma língua estrangeira, conforme defendem, entre tantos outros, Arruda e Bambirra (2008) e Bambirra (2009). Ainda, foi possível caracterizar os participantes como representantes da Geração Participativa, uma vez que todos apresentaram pelo menos quatro das seis características que definem o conceito, conforme critérios de análise pré-estabelecidos.Item As coisas estão no mundo: pós-produção e apropriação nos trabalhos de Rosana Ricalde, Marilá Dardot e Fabio Morais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-21) Lemos, Luiz Eduardo Silva; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/1811384708877931; Moreira, Wagner José; Silva, Rogério Barbosa da; Gobira, PabloO presente estudo tem como objetivo a aproximação dos conceitos de apropriação e pós-produção, quando relacionados a obras de arte visuais que tomam o livro e a literatura como motivo de criação visual, em artistas pós-modernos. Para tanto, destaco como objeto de análise os trabalhos de Rosana Ricalde (Cidades Invisíveis; Autorretratos), Marilá Dardot (Rayuela; As coisas estão no mundo; O Livro de areia) e Fabio Morais (Lina; A teus pés) aproximando-os dos conceitos explorados principalmente por Nicholas Bourriald, Fineberg e Maria do Carmo Veneroso. Busco, então, explicitar as misturas possíveis entre as artes visuais e a literatura, seus modos de contágio e possibilidades de transformação do livro em obras visuais.Item As relações entre as leis municipais e as políticas públicas para a carreira dos técnicos em educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-08) Faustino, Katia Helena; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/7359085738455164; Souza, Cláudia Mara de; Ribeiro, Luiz Antônio; Parreiras, Vicente AguimarO objeto de estudo desta pesquisa é a carreira dos Técnicos em Educação de uma rede pública municipal do interior de Minas Gerais e tem como foco os efeitos de sentido pretendidos pelo discurso presente nas leis municipais, relativas aos critérios de seleção, às funções, às políticas públicas de valorização da classe, no período histórico educacional compreendido entre “Orientadora de Ensino Rural” (1963) ao “Técnico em Educação” (2023). O corpus foi extraído das Leis Municipais e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação, bem como de dados coletados a partir de uma revisão da literatura concernente aos Técnicos em Educação. Buscamos responder a questões como: Quem é esse profissional? Quais as políticas públicas de valorização desse profissional? Quais são suas funções e atribuições? Essa nomenclatura descaracteriza ou ressignifica a função? Para a condução desta pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica, a Análise de Conteúdo de Bardin (2020), por nos permitir “a manipulação de mensagens (conteúdo e expressão desse conteúdo)” para revelar indicadores capazes de guiar nossas inferências. Para nossa reflexão sobre a origem, as funções e as diversas nomenclaturas dos “Técnicos em Educação,” ao longo da "Supervisão Educacional" brasileira, contamos com Libâneo (2010), Freire (2019,2021), Vasconcellos(2019), Saviani (2019),Grinspun (2008),Santos(2012), Matos (2018) Rangel (2003) entre outros. Assim, “esperançamos”, com este trabalho, proporcionar uma compreensão mais ampla das legislações municipais, suas repercussões nas políticas públicas educacionais e, principalmente, fomentar a efetivação do Plano de Carreiras. Desse modo, propomos um grupo de estudos para promover um diálogo construtivo entre teoria e prática e para rever e aperfeiçoar as políticas educacionais, visando a uma educação equitativa, democrática e alinhada às necessidades reais dos profissionais e dos estudantes na rede pública municipal.