Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Item Efeito das deformações monotônica e cíclica no comportamento mecânico e na recristalização de um aço livre de intersticiais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-05) Silva, Tâmisa Eleutério; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4445376135095677; http://lattes.cnpq.br/3203046752707862; http://lattes.cnpq.br/5578461593348053; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Lopes, Wellington; Costa, Maria Celeste Monteiro de Souza; Martins, Suzanny Cristina Soares; Paiva, Paulo Renato Perdigão deDurante as operações de conformação mecânica os materiais metálicos sofrem a ação de esforços externos que produzem deformação plástica. Quando um material metálico é deformado plasticamente, à medida que a deformação aumenta, a resistência mecânica do material também se eleva, esse fenômeno recebe o nome de encruamento. Trabalhos desenvolvidos com alumínio, latão e aço baixo teor de carbono mostraram que o comportamento mecânico destes materiais quando submetidos a esforços múltiplos e cíclicos diferenciavam do usual chegando, por vezes, a apresentar uma taxa de encruamento negativa. Diante desse contexto, avaliou-se neste trabalho a evolução do encruamento no aço livre de intersticiais submetido à deformação cíclica e monotônica em diferentes magnitudes a fim de averiguar a interferência desse processamento mecânico nas propriedades mecânicas desse material, bem como na sua recristalização. Os resultados mostraram que, independente do modo de deformação aplicada, materiais com menor tamanho de grão apresentam maior resistência mecânica e menor temperatura de recristalização e austenitização. Adicionalmente, como consequência da deformação monotônica, foi observado que a resistência do material se intensifica à medida que a magnitude da deformação aumenta, sendo inverso o comportamento observado para as temperaturas de recristalização e austenitização. Quando deformados ciclicamente o material apresentou comportamentos distintos em decorrência do aumento do número de ciclos de deformação aplicada, tipo de pré-deformação e magnitude do esforço. De forma geral, deformações de magnitudes menores, pré-deformações cíclicas e maior número de ciclos levaram a um encruamento maior do material. Em termos de temperatura de recristalizção da ferrita e temperatura de austenitização, quanto maior o encruamento apresentado pelo material deformado, mais baixas foram as temperaturas de recristalização.Item Análise de desempenho de ferramentas de corte nos processos de desbaste e acabamento por fresamento de aço liga MnSi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-11-13) Silva, Sandro da Costa; Santos, Sandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6898188197618037; http://lattes.cnpq.br/3979628431592189; Santos, Sandro Cardoso; Silva, Ernane Rodrigues da; Shigaki, Yukio; Abrão, Alexandre MendesA tecnologia aplicada a processos de usinagem permite o aumento de produtividade em processos de fabricação. A fabricação de componentes de máquinas para montagem e desmontagem de trilhos ferroviários é estudada neste trabalho, com ênfase nas avarias, desgaste e vida útil de ferramentas de corte no fresamento. A análise global das etapas de fabricação da máquina permite determinar os pontos críticos, que são os processos de desbaste e acabamento dos mancais do braço de articulação da máquina para movimentação de trilhos. A usinagem é realizada por fresamento periférico concordante de uma peça com revestimento de liga MnSi em substrato de aço ABNT 1020, obtido por meio de metais de adição do arame maciço ASME SFA-5.18, de diâmetro 1,0mm, depositado a partir do processo de soldagem MIG. O processo de fresamento foi investigado por meio do monitoramento do desgaste de flanco (VBmax), análise de avarias das ferramentas de corte, medições de dureza e rugosidade superficial nas operações de desbaste e acabamento. Os resultados obtidos na análise conjunta dos processos de desbaste e acabamento foram organizados em dois grupos: para o 1º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P30, revestidos com TiAlN PVD de dureza média de 3000HV, VBmax de 0,3mm em 294min de corte, e constatados lascamentos na superfície de folga. Em sequência ao corte por desbaste foi aplicado um conjunto de insertos de acabamento de metal duro classe P30, revestidos com TiN PVD de dureza média de 2500HV, VBmax de 0,15mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Para o 2º grupo foi aplicado um jogo de insertos de desbaste de metal duro classe P20, revestidos com TiAlN PVD, VBmax de 0,2mm em 210min de corte, e constatados lascamentos e trincas na superfície de saída. Em sequência ao corte por desbaste foram aplicados insertos de acabamento idênticos ao 1º grupo, VBmax de 0,2mm em 54min de corte, sem avarias aparentes. Com base nos resultados obtidos, os insertos do 1º grupo apresentaram condições mais favoráveis na análise conjunta dos processos, caracterizando que a classe P30 para desbaste com =5°,apresentou desgaste de flanco maior antes de iniciar avarias por lascamento, com um tempo maior de corte em relação aos insertos do 2º grupo.Item Genêros textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de texots verbo-visuais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-07) Rio Verde, Dilma Maria Campelo; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/8101709834395729; Villela, Ana Maria Nápoles; Elias, Vanda Maria da Silva; Silva, Renato Caixeta da; Arão, Lilian AparecidaA busca por novas perspectivas de ensino- aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos com variados sistemas semióticos produzidos ou ressignificados, a partir das novas tecnologias, motivou-nos um estudo no campo da infografia. O infográfico é um gênero do jornalismo cada vez mais presente em nossas práticas de leitura tanto na mídia impressa quanto digital, mas é pouco explorado no âmbito escolar. Assim, investigamos o procedimento de leitura adotado por alunos do 3º ano do ensino médio em três infográficos, visando verificar, no processamento da leitura (materializada em texto dissertativo-argumentativo), como o sujeito leitor-produtor seleciona,organiza, relaciona e interpreta informações, fatos, imagens e opiniões, integrando imagem e texto para a compreensão do sentido global do infográfico. O corpus constitui-se de três infográficos com diferentes categorias, segundo a classificação do jornalismo: infográfico específico complementar; enciclopédico independente e específico independente, mas com a mesma perspectiva de segmentação temática: causa e consequência, aspecto da textualidade que nos interessou investigar de forma mais específica. A metodologia de análise de gênero usada sustenta-se nas teorias de vertente sociorretórica, que concebe a abordagem sobre gênero como ação social, aliadas a outras sobre leitura e produção de texto, cujo critério de escolha se pautou no fato de elas apresentarem um quadro teórico - metodológico que permite a análise de textos verbo-visuais. Os resultados da análise fez-nos constatar que há forte sobreposição da linguagem verbal em detrimento da linguagem visual, com ênfase para o infográfico específico complementar. Essa mostragem refletiu a realidade escolar sobre as práticas de leitura e produção, cuja abordagem ainda tem sido feita com prevalência em gêneros de base verbal. Desse modo, esperamos que este estudo tenha contribuído para a construção de uma didática que oportunize o alfabetismo visual e a formação de competências e habilidades em leitura de textos com variados sistemas semióticos.Item Rio Branco (1982): a intermidialidade de uma praça em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-26) Diniz, Valéria Nogueira; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/2256417926529064; Moreira, Wagner José; Souza-Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de; Santos, Andréa SoaresEsta dissertação tem como objetivo o estudo de uma obra de arte, a partir de uma imagem técnica que a retrata. Primeiro, optou-se por aproximar do objeto de estudo por meio de oposições àquilo que ele é, o que caracteriza uma operação crítica de desarme. A segunda tomada de consciência foi entender a sociedade na qual a obra de arte foi produzida. Em seguida, estudamos o referencial teórico da pesquisa: a intermidialidade. Por fim, empreendemos a análise crítica do texto, forma usualmente utilizada pelos semioticistas, para designar seus objetos de estudo. Assim, a obra de arte analisada, Monovolume: A Liberdade em Equilíbrio, concebida pela artista Mary Vieira, inaugurada no ano de 1982, cujo suporte foi a Praça Rio Branco, localizada no Centro de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, mostra-se como objeto dessa pesquisa.Item Autoria e Fandom: a transformação da concepção de autoria no contexto hipertextual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-11-29) Menezes, Helena Carvalhais; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7016483533353469; Silva, Rogério Barbosa da; Carvalho, Larissa Camacho; Oliveira, Luiz Henrique Silva deNeste trabalho, abordamos o processo de transformação das relações leitor-obra e leitor-autor a partir do século XVII, culminando nos dias atuais com as revoluções da eletrônica e da internet e seus reflexos sobre os produtos culturais. Fazemo-o sob a perspectiva da longa duração histórica (longue durée), um conceito criado pelo historiador francês Fernand Braudel. Segundo essa noção, existem estruturas mentais, ou arquiteturas, das quais o ser humano é incapaz de se desvencilhar com facilidade; elas permanecem em nosso imaginário a despeito das transformações políticas, sociais e mesmo culturais sofridas pelas sociedades humanas. Ao longo deste trabalho, propomos estudar a figura do autor como uma dessas estruturas, mostrando que, a despeito das diversas transformações políticas e sociais, a figura do autor no imaginário popular pouco se modificou em função das redes digitais de comunicação. Como estudar um conceito a partir da perspectiva de longa duração histórica é um trabalho extenso, é necessário que se faça um recorte do objeto. Um dos recortes diz respeito à escolha de um sujeito a ser estudado, pois é evidente que não há apenas um tipo de leitor. O casoque estudaremos é o dos "fãs", que são um tipo de leitor participativo que surgiu apenas no século XIX; mais especificamente, aqueles fãs que escrevem trabalhos com base na obra de sua admiração (fanfictions). Outro recorte se deu em termos espaciais e temporais, pois este panorama trata do período posterior à formação e consolidação dos Estados nacionais europeus. Isso se deu para que pudéssemos compreender a origem histórica da figura do fã, de modo a situá-lo em um contexto, e para explicar a construção política e acadêmica da figura do autor a partir daquele momento, servindo como contraponto importante à visão das massas sociais. Por fim, optamos por explicitar brevemente o caso do Brasil contemporâneo nos momentos finais deste trabalho. Esta pesquisa estabelece um paralelo entre casos estudados por vários outros autores e, portanto, conta com bibliografia relativamente extensa. Também analisaremos respostas de fãs obtidas por meio de um questionário distribuído aleatoriamente on-line com o objetivo de coletar a opinião de escritores de fanfiction a respeito do lugar social do autor.Item Para nunca esquecer : uma análise discursiva de coberturas midiáticas impressas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-05) Câmara, Marco Túlio Pena; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/9431676052052565; Lessa, Cláudio Humberto; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO rompimento da barragem de Fundão da empresa Samarco (Vale/BHP), em 05/11/2015, causou a destruição de Bento Rodrigues, subdistrito pertencente à cidade de Mariana. Devido ao grande impacto da tragédia, equipes jornalísticas de todo o país voltaram suas pautas para realizar a cobertura desse grande acontecimento. A presente dissertação objetiva estudar os contratos subjacentes à produção de cadernos especiais sobre a tragédia, baseando-se no produto final dos jornais O Tempo e Lampião. Para tanto, recorremos a autores do campo da Comunicação para a definição, classificação e caracterização do conceito de Acontecimento (ANTUNES, 2008; FRANÇA, 2012; QUÉRÉ, 2012; DOSSE, 2013) e a noção de Enquadramento, tanto no Jornalismo (PORTO, 2004; GUTMANN, 2006), quanto na Análise do Discurso (CORTEZ, 2013; EMEDIATO, 2013; CHARAUDEAU, 2015). Como aspecto teórico-metodológico, nossa pesquisa se ampara na Análise do Discurso por meio da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2001; 2005), e na gestão de pontos de vista (RABATEL, 2013; KOCH; CORTEZ, 2015). Para nos auxiliar na elaboração dos aspectos referentes ao Contrato de Comunicação (CHARAUDEAU, 2015) que os veículos seguem, realizamos entrevistas com as editoras responsáveis pelos jornais, a fim de identificar as condições de produção e orientações editoriais que culminaram na elaboração dos cadernos especiais a partir de seus respectivos enquadramentos e pontos de vista representados pelos locutores-jornalistas. A partir das análises, podemos considerar a cobertura local do jornal Lampião, com enquadramento marcado pela responsabilização da tragédia; e a cobertura nacional do jornal O Tempo, com foco nas consequências ambientais decorrentes do rompimento da barragem. Com isso, esperamos contribuir para a reflexão acerca da produção de cadernos especiais e de jornal-laboratório, apontando características subjacentes aos contratos que os regem, considerando, portanto, as condições de produção e os aspectos linguístico-discursivos que perpassam as produções jornalísticas.Item Tecnologias (digitais) da informação e comunicação (TIC/TDIC) e o ensino de língua portuguesa na rede municipal de Divinópolis - MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-05) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Parreiras, Vicente Aguimar; Corrêa, Hércules Tolêdo; Ribeiro, Ana Elisa FerreiraO uso integrativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa (LP) é assunto recorrente em pesquisas na área da educação. Apesar dessas pesquisas, muitos questionamentos ainda permeiam o dia a diados professores sobre como possibilitar a introdução de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas de forma significativa. Com base nos estudos de Coscarelli (2005), Ribeiro (2010, 2016), Cope e Kalantzis (2012), Rojo e Moura (2012), Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2007) e Malfacini (2015), este trabalho representa mais uma colaboração para que as perguntas a respeito do tema sejam respondidas. Sendo assim, esta dissertação é o relato de um estudo sobre a inserção das TDIC no ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Divinópolis - MG, com vistas a analisar as metodologias utilizadas pelos professores de LP que utilizam as TDIC na construção e realização de propostas pedagógicas significativas para o processo de multiletramentos. A hipótese que orientou tal estudo é de que, apesar de haver investimento por parte da Secretaria Municipal de Educação na criação de laboratórios de informática, a utilização deste espaço não se dá de forma concreta e que os professores ainda apresentam dificuldades para o uso das TDIC de forma adequada. Quanto à metodologia, utilizou-se para a coleta a aplicação de dois diferentes questionários e a realização de um grupo focal (GF). Com os questionários objetivou-se primeiramente obter um panorama geral sobre as escolas do município e selecionar professores para participação do GF. Logo após, analisaram-se os discursos de três professores que lecionam na rede municipal de ensino e que integram as TDIC em suas práticas pedagógicas. De caráter interpretativo, para a apuração e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), na tentativa de compreender, nas entrelinhas, qual a concepção de multiletramentos que orienta os professores de língua portuguesa na construção de sua prática pedagógica. Com base nas análises realizadas, percebeu-se que os discursos dos professores, na maioria das vezes, refletem os projetos de letramento e a pedagogia dos multiletramentos defendidos por Kleiman (2007) e NLG (1996), respectivamente, entretanto, percebeu-se que os professores não têm consciência de que suas práticas pedagógicas refletem o conceito de multiletramentos. Categorias semânticas foram propostas e verificaram-se as escolhas lexicais recorrentes para se chegar às considerações sobre o uso integrativo das TDIC no ensino de língua materna com vistas a possibilitar os multiletramentos.Item Brasil pós-impeachment: um novo discurso para a transparência? - análise de enunciados sobre transparência em notícia do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-09) Menezes, Lilia Gomes Ferreira; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5350629459944665; Arão, Lílian Aparecida; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Silva, Renato Caixeta daEsta pesquisa tem como propósito analisar comparativamente o discurso da transparência apropriado, diacronicamente, pelo órgão responsável por fomentar políticas de transparência, acesso à informação e controle social no Brasil: a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2015, ou Ministério da Transparência Fiscalização e Controle (MTFC), em 2016. A mudança no nome e no status implementada em marco de 2016, logo após o impeachment, foi o combustível para o delineamento da proposta de análise. Partimos do entendimento de que a atribuição de fomentar o cumprimento Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) coloca o órgão na posição de emissor que detém destacada legitimidade para proferir discursos relatados sobre a legislação relativa à transparência e ao acesso à informação. Entendemos ainda que boa parte das ideias e dos discursos que circulou e circula no contexto social sobre o tema foi conformada a partir dos ditos desse órgão. Foram três as hipóteses de pesquisa: a de que, em 2015, o discurso da transparência era mais frequentemente entrecortado pelo da participação social e, em 2016, pelo de combate à corrupção; a de que o cidadão, em ambos os períodos, era interlocutor raramente posicionado como agente indispensável no processo; e a terceira hipótese foi a de que os discursos propagados, tanto em 2015 como em 2016, tinham como prioridade atender interesses institucionais, projetando ethé diversos, especialmente os de credibilidade e eficiência. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O corpus em análise é composto por 243 notícias, produzidas pela CGU e, posteriormente, pelo MTFC sobre a atuação, as competências, os projetos e as ações empreendidas pelo órgão. No conjunto total de 243 notícias, foram comparados aspectos relativos às restrições contratuais, especificamente em relação aos sujeitos e à legitimidade, seguido por estratégias de seleção de temas, com aporte teórico na Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2015). Um conjunto menor, de 37 notícias, tematizadas como "transparência pública", foi objeto de análise da frequência de aplicação da palavra "transparência" e sentidos atribuídos a ela, índices de interdiscursividade e de atribuição de imagem de si (ethos), com base em conceitos de interdiscurso e intertextualidade (MAINGUENEAU, 1997), heterogeneidade (AUTIER-REVUZ, 2004) e ethos discursivo e pré-discursivo (MAINGUENEAU; AMOSSY, 2013). Os resultados apontam que, nos dois períodos, é possível identificar índices de intertextualidade com os discursos prescritos, porém, em 2015, a democracia participativa era a formação discursiva a partir da qual enunciava-se mais frequentemente. Os ethé mais atribuídos ao órgão foram de liderança democrática e de articulador social. Em 2016, os índices discursivos mais marcantes apontam a democracia representativa como formação discursiva de onde mais se enunciou naquele período. O foco era projetar ethos de eficiência.Item Ethos, humor e discurso: a construção das imagens projetadas de Dilma Rousseff em diferentes situações de comunicação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-24) Oliveira, Jéssica Gomes de; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/4186096587571511; Lessa, Cláudio Humberto; Menezes, William Augusto; Silva, Giani DavidA pesquisa tem como proposta uma análise discursiva comparativa de pronunciamentos veiculados pela presidenta Dilma Rousseff e pela personagem fictícia Dilma Bolada no Facebook, durante o processo de impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como objetivo analisar quais são os ethé e imaginários projetados de Dilma Rousseff nas redes sociais digitais, durante o processo de impeachment, em dois gêneros diferentes, verificando se há diferença entre as imagens projetadas no discurso oficial e nas publicações da personagem fictícia Dilma Bolada. Para tal, recorremos também à análise de relatos biográficos e da presença da polêmica em ambas situações de comunicação, além do uso do humor pela personagem fictícia Dilma Bolada. As análises realizadas neste trabalho baseiam-se em dois corpora: o primeiro é formado por três pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff, publicados em vídeo em sua página oficial do Facebook durante o processo de impeachment, e o segundo constituído por cinco posts publicados na página intitulada Dilma Bolada, também durante o impeachment. Por meio da análise, o trabalho tem como proposta o estudo dos processos de constituição da identidade discursiva do sujeito político, por meio da verificação dos diferentes ethé e imaginários evocados pelos discursos. Para tanto, em nosso percurso teórico, abordamos o discurso político como objeto de análise (CHARAUDEAU, 2006), bem como algumas das transformações pelas quais tem passado ao longo do tempo (COURTINE, 2006; PIOVEZANI FILHO, 2007, 2009). Estudos sobre a retórica e a dimensão argumentativa do discurso também serão abordados (EMEDIATO, 2001; AMOSSY, 2007; PERELMAN&OLBRECHTS-TYTECA, 1996), assim como a polêmica presente no campo político (AMOSSY, 2014). Abordaremos, ainda, diferentes pesquisas sobre o uso das redes sociais digitais na veiculação do discurso político e gestão das imagens de atores políticos. Estudos sobre diferentes aspectos do humor e seu uso em discursos políticos também serão levantados (POSSENTI, 2013; CHARAUDEAU, 2006b; FALCÃO DA SILVA, 2009; ZEPEDA, FRANCO E PRECIADO, 2014; BONHOMME, 2016). Por fim, abordaremos pesquisas sobre a presença das narrativas de vida (MACHADO, 2008, 2012, 2015, 2016) e dos imaginários sociodiscursivos no discurso político (CHARAUDEAU, 2006), além de reflexões sobre a constituição do ethos de atores políticos (CHARAUDEAU, 2006; AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 2005, 2007; EGGS, 2008; MAIA, 2015). Através das análises, podemos observar certa proximidade entre as imagens projetadas de Dilma Rousseff, por meio dos pronunciamentos veiculados em sua página do Facebook, e as imagens projetadas através das publicações feitas na página da personagem fictícia Dilma Bolada.Item A prosa pelo traço: uma discussão sobre o livro-imagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-07) Gonçalves, Adriana Rodrigues; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3764763726430897; Ribeiro, Ana Elisa; Pinheiro, Marta Passos; Farias, Fabíola; Gruszynski, AnaO tema desta dissertação é o livro-imagem, tipo de livro ilustrado composto em maior parte por signos visuais, que faz parte do mercado editorial de livros para crianças, embora possa ser fruído por um público variado. Consoante ao que expôs Sophie Van der Linden (2011), por vezes, as denominações livro ilustrado, livro-imagem, livro de imagem, livro-álbum, picturebook são usados sem um critério definido. Desse modo, nosso objetivo principal foi apresentar a caracterização e o processo de concepção do livro-imagem. Para tanto, no primeiro capítulo contextualizamos o campo editorial de livros para crianças, assim situamos o nosso objeto. No capítulo seguinte, buscamos conceituar o livro-imagem a partir dos posicionamentos de estudiosos do tema. Entrevistamos dois pesquisadores do assunto, Graça Ramos e Pedro Sagae, e dois autores de livro-imagem, Marilda Castanha e Renato Moriconi. Por fim, no último capítulo, nos debruçamos sobre os depoimentos dados em entrevista pelo artista plástico Renato Moriconi sobre a produção de quatro livros-imagem: Telefone sem fio (2010), Bocejo (2012) e Bárbaro (2013), publicados pela Companhia das Letrinhas; e E a mosca foi pro espaço (2011), da editora Escala Educacional. A base teórica está estabelecida principalmente a partir dos estudos de Lajolo e Zilberman (2017), Sophie Van der Linden (2011 e 2015), Emma Bosch (2015), Martin Salisbury e Morag Styles (2013), Suzy Lee (2012), Graça Ramos (2011) e Peter Hunt (2010). Esses autores tratam dos planos gerais que esta pesquisa alcança: livros para criança; livro-imagem e o ponto de vista do ilustrador sobre a sua obra. Assim sendo, a presente pesquisa forneceu dados para compreensão do livro-imagem dentre as demais publicações de livros para crianças, oferecendo diferentes perspectivas sobre o que constitui o objeto. Tornou-se claro o caráter singular do livro-imagem, dessa produção editorial que desafia artistas e leitores e representa um objeto que fomenta a questão da autoria do ilustrador.Item Modelagem de arquitetura de software de um robô manipulador de blocos interativo por conversação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-05-18) Carvalho, Luan Alison Cardoso de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/7676440900896710; Parreira, Vicente Aguimar; Carvalho, Heitor Garcia de; Coura-Sobrinho, JerônimoDesde o início dos trabalhos em Inteligência Artificial, um dos focos das pesquisas do campo esteve voltado a capacitar os computadores a compreender as informações codificadas em uma língua humana comum, como o Inglês e Português. Após alguns trabalhos iniciais em tradutores automáticos e em programas de conversação como o chatbot ELIZA, o trabalho de Terry Winograd apontou a necessidade em fornecer informações extratextuais e contextualização do tema tratado nas sentenças linguísticas para que a máquina pudesse de fato compreender a língua humana. Embora tal trabalho tenha apontado um significativo avanço, o experimento por ele desenvolvido, o robô virtual SHRDLU, caiu em esquecimento sendo abandonado pelo próprio criador. Décadas mais tarde, o projeto foi integrado às pesquisas do grupo INFORTEC na tentativa de ressuscitar o referido projeto. Contudo, embora seja significativo o trabalho desenvolvido por Winograd, constatou-se que, por limitações teóricas sobre as relações entre linguagem, conhecimento e realidade, alguns pontos de ambiguidades semânticas, apontados em trabalhos anteriores, estariam fadados a se repetir caso fizesse apenas uma recriação literal do programa. Propõe-se então, como alternativa, uma nova construção do programa, apontando soluções possíveis para os problemas detectados, considerando os desenvolvimentos técnicos, teóricos e tecnológicos desde a construção do programa original até o presente.Item Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-29) Alvarenga, Thiago Madureira de; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4746944995248173; Arão, Lílian Aparecida; Moreira, Carla Barbosa; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Silva, Renato Caixeta daNesta dissertação, temos por objetivo analisar as imagens de si - o ethos, segundo Maingueneau (2008) e Amossy (2005) - no discurso de líderes da torcida organizada Máfia Azul, maior organizada ligada ao Cruzeiro Esporte Clube, a partir do depoimento do fundador, Eder Toscanini, dolíder nos anos 2000,o francês Jean Marc Gougeuil,e do mandatário atual, Daniel Sales. Como as organizadas têm espaço escassona mídia (LOPES, 2012), entendemos que era necessário dar voz aos dirigentes da Máfia Azul, entrevistando-os, reconstituindo momentos de suas vidas. Os líderes do passado e do presente foram selecionados porque os principais membros da organizada são referências, tendo forte ascendência sobre os outros integrantes. Com os dados coletados, os discursos foram divididos em cinco eixos: violência, representação midiática dos torcedores organizados, elitização do futebol, afirmação de identidades e ideologia e doutrina. O quadro teórico-metodológico utilizado foi constituído de acordo com as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983; 1996;2001; 2004; 2008), e no entendimento da pesquisadora mineira Ida Lúcia Machado (2009; 2014; 2019; 2017) sobre a união desta teoria à Narrativa de Vida. Para análise, três operadores foram selecionados: (i) imaginários sociodiscursivos, cuja função é a representação dos acontecimentos da vida, segundo o pesquisador Charaudeau (2007); (ii) efeitos patêmicos, com o objetivo de identificar as emoções como uma estratégia discursiva, também com base em Charaudeau (2010); e (iii) subjetivemas (afetivos e axiológicos), para pontuar as marcas e avaliações dos sujeitos no discurso, porKerbrat-Orecchioni (1997). A junção dos três conceitos contribuiu para pensar os possíveis ethé dos líderes da torcida organizada. Por meio da análise, apesar da diferença entreas gerações, encontramos imagens em comum dos torcedores em cada um dos eixos de análise. Os líderes da Máfia Azul sugerem imagens de agressivos e viris (embora em muitas vezes preguem a paz) no eixo violência, prejudicados e vítimas da cobertura midiática, frustradoscom a elitização do futebol, fanáticos quando observamos o segmento afirmação de identidades e fieis à torcida organizada e aos seus valores na parte ideologia e doutrina.Item Tradução criativa: arquitetura, edição e design de superfície em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-07-09) Oliveira, Carlos Eduardo de Almeida; Santos, Andréa Soares; http://lattes.cnpq.br/7429822441645486; http://lattes.cnpq.br/7685266013440606; Santos, Andréa Soares; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Maia, Cláudia Cristina; Moreira, Wagner JoséEsta Dissertação analisou a linguagem Art Déco da cidade de Belo Horizonte através do seu conjunto arquitetônico. A paisagem urbana mais do que singulariza a capital mineira - ela preserva a história do momento em que a cidade se via ultrapassando os limites de Aarão Reis, urbanista responsável pelo projeto da primeira capital planejada do Brasil, e caminhava rumo à metrópole que é atualmente. A pesquisa delimitou uma área na região central, onde identificou cerca de 160 edificações no estilo parisiense, abusando das mais variadas influências e questões sobre o que significava a modernidade nas décadas de 1930 e 1940. A abstração geométrica, surgida no início do século XX com artistas de vanguarda, conquistou o mundo e se popularizou devido à facilidade de sua reprodução - com isso, bairros como o Bonfim e o Lagoinha possuem exemplares tão magníficos quanto os do centro da cidade. A compreensão dessa linguagem veio por meio da tradução, com forte presença da teoria da transcriação de Haroldo de Campos. A transcriação se tornou a ferramenta ideal para o processo de edição de uma coleção de dez padrões gráficos feitos, respectivamente, a partir de dez edifícios Art Déco da capital mineira. A coleção de estampas reflete aquilo que foi "lido" livremente nas fachadas e teve seu processo iniciado com a fotografia. Depois, as imagens serviram de base para a elaboração de desenhos vetoriais, que foram utilizados de acordo com uma das duas técnicas de construção de estampas utilizadas neste estudo. A coleção também funciona como meio de divulgação e preservação de alguns traços da memória de Belo Horizonte: isso pelo fato de o processo de tradução ter sido feito a partir de um dado ponto de vista, o que revelou uma única possibilidade criativa; daí cada fachada possuir apenas uma estampa - o que, pela lógica, revela que cada nova leitura promove uma nova tradução.Item Confiabilidade e comportamento avaliativo na prova oral do exame Celpe-Bras: um estudo longitudinal(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-10) Neves, Liliane de Oliveira; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Felipe Dias; http://lattes.cnpq.br/1422795875369677; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/85686322771990852; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Felipe Dias; Silva, Rui Brites Correia da; Lima, Ronaldo Amorim Ozório da Matta; Nascimento, Elizabeth do; Silva, Renato Caixeta daAs avaliações em larga escala desempenham papel importante na sociedade, pois servem para identificação de saberes de determinados grupos, (re)direcionamento de políticas públicas e tomada de decisões. Devido a isso, é necessário que apresentem resultados consistentes e que reflitam o construto que objetivam avaliar. Nesse cenário de avaliação, esta tese trata do exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que é composto por duas provas, uma escrita e outra oral. A prova oral, foco deste trabalho, é uma interação face a face em que participam o examinando e dois avaliadores: o avaliador-interlocutor (AI) e o valiador-observador (AO), sendo que ambos fazem a avaliação do desempenho oral do examinando, a partir de descritores constantes de duas grades distintas. A avaliação é feita em primeira instância (imediatamente após a aplicação da prova) e, havendo discrepância significativa entre as notas atribuídas pelos dois avaliadores, a interação é reavaliada em segunda e/ou terceira instância. O objetivo geral desta tese é analisar de que maneira a confiabilidade dos resultados do exame tem relação com o comportamento avaliativo de AI e AO. A confiabilidade é uma das qualidades desejáveis de todo teste e diz respeito à consistência da avaliação, ou seja, quanto mais os resultados forem livres de erro, mais confiáveis eles serão. Já o comportamento avaliativo é entendido na pesquisa como a maneira como os avaliadores atribuem notas ao desempenho oral dos examinandos, nas diferentes instâncias. Foi empregada uma metodologia quantitativa de análise de dados, que levou em conta dados de sete edições consecutivas do exame Celpe-Bras, envolvendo notas de 29.831 examinandos, sendo que o marco teórico considerou estudos da Psicometria (como Murphy e Davidshofer, 2005; Urbina, 2007), da Estatística (como Marôco e Garcia Marques, 2006; Marôco, 2014) e da Linguística Aplicada (como Bachman, 1990; 2004). Descrições e análise dos níveis de proficiência atribuídos aos examinandos e de informações estatísticas das notas, como medidas de tendência central e de dispersão, serviram de base para constatar a existência de variabilidade de comportamento avaliativo. A pergunta de pesquisa: o comportamento avaliativo pode ser considerado uma fonte de erro de mensuração que interfere na confiabilidade dos resultados do teste?, foi respondida com base em três técnicas. São elas: (i) uma análise preliminar ao estudo da confiabilidade, via Análise dos Componentes Principais, para verificar a dimensionalidade da escala de avaliação; (ii) cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach, para verificar a consistência interna dos itens da escala e (iii) cálculo do coeficiente Kappa, para identificar o nível de concordância entre os avaliadores. Os resultados permitem responder positivamente à pergunta de pesquisa, na medida em que: (i) a escala de avaliação apresenta-se unidimensional, ou seja, avalia um único construto, na avaliação realizada em primeira instância; na segunda instância, ela é bidimensional; (ii) as sete edições apresentam valores altos do coeficiente de confiabilidade na avaliação feita em primeira instância, o que significa que os itens da escala possuem elevada consistência interna; já na avaliação realizada em segunda instância, a confiabilidade revela-se moderada e (iii) as sete edições, na avaliação em primeira instância, apresentam valores satisfatórios de concordância entre os avaliadores, ainda que baixos; a avaliação realizada em segunda instância apresenta valor pobre de concordância. Isso significa que a segunda instância, que é a responsável por dirimir os problemas avaliativos que surgem na primeira, é marcada por comportamento diferenciado dos sujeitos avaliadores, diminuindo, portanto, a confiabilidade dos resultados. Os resultados desta tese sinalizam para a necessidade de algumas ações, das quais destacamos: 1) revisão dos descritores da grade avaliativa, de forma que seja possível diminuir os níveis de subjetividade inerente à própria atividade de avaliar; 2) intensificar as capacitações dos envolvidos no processo avaliativo. Essas ações são necessárias para melhorar o grau de confiabilidade dos resultados do Celpe-BrasItem Representações sociais do professor: análise semiolinguística de discurso propagandista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-05) David, Heuler Jesus; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5154686772777552; Arão, Lílian Aparecida; Parreira, Vicente Aguimar; Rolim, WilianeO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, as representações dos professores no discurso das propagandas veiculadas pela mídia televisiva no Brasil através dos canais de TV: Rede Globo, TV Escola e Canal Futura. Nossa metodologia consistiu em estudar os conceitos, principalmente, de situação de comunicação, contrato comunicacional, modos de organização do discurso e imaginários sociodiscursivos, a partir da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2004, 2008 (2), 2010, 2010 (2)). Também abordamos as noções de estereótipo e ethos, segundo Amossy (2014), e de representações sociais, por Moscovici (2003). De acordo com nosso estudo, a propaganda estudada é um gênero de discurso que veicula imagens sobre professores, construídas sobre representações, Reforçando certos imaginários sociodiscursivos sobre os professores no Brasil. Como resultado, foi possível verificar que as propagandas não criam representações, mas se aproveitam das representações existentes em nosso imaginário social. Sua função seria fazer veicular as representações nesses imaginários, colaborando para a permanência dessas no meio social.Item As coisas estão no mundo: pós-produção e apropriação nos trabalhos de Rosana Ricalde, Marilá Dardot e Fabio Morais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-21) Lemos, Luiz Eduardo Silva; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/1811384708877931; Moreira, Wagner José; Silva, Rogério Barbosa da; Gobira, PabloO presente estudo tem como objetivo a aproximação dos conceitos de apropriação e pós-produção, quando relacionados a obras de arte visuais que tomam o livro e a literatura como motivo de criação visual, em artistas pós-modernos. Para tanto, destaco como objeto de análise os trabalhos de Rosana Ricalde (Cidades Invisíveis; Autorretratos), Marilá Dardot (Rayuela; As coisas estão no mundo; O Livro de areia) e Fabio Morais (Lina; A teus pés) aproximando-os dos conceitos explorados principalmente por Nicholas Bourriald, Fineberg e Maria do Carmo Veneroso. Busco, então, explicitar as misturas possíveis entre as artes visuais e a literatura, seus modos de contágio e possibilidades de transformação do livro em obras visuais.Item Cultura no Papel: relações em jogo na produção do jornalismo cultural impresso diário em Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-24) Almeida, Amanda Moreira de; Santos, Andréa Soares; http://lattes.cnpq.br/7429822441645486; http://lattes.cnpq.br/6984686224419948; Santos, Andréa Soares; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Ferreira, Nísio Antônio TeixeiraPara entender algumas das imbricações entre o campo das artes e o midiático, este trabalho busca apresentar e descrever jogos de força que se dão nas relações entre os agentes do eixo cultural do campo jornalístico e aqueles do campo artístico-cultural. Em prol de tal esforço, consideramos as experiências relatadas em entrevistas com determinados sujeitos atuantes nessas tensões, sendo eles jornalistas e editores, artista e assessor de imprensa, todos do cenário de Belo Horizonte e com alguma ligação com os dois jornais impressos com cadernos culturais veiculados diariamente escolhidos para o escopo da pesquisa, Estado de Minas e O Tempo. Nosso processo analítico foi estruturado primordialmente a partir dos conceitos de campo, habitus e capital, do sociólogo Pierre Bourdieu (1983, 2011). Concluímos que os resultados e análises expostos neste trabalho têm relevância porque podem auxiliar no entendimento das pressões que estão em jogo tanto no âmbito da produção do jornalismo cultural quanto na busca por divulgação e legitimação no sistema artístico.Item O espaço da literatura no ensino de língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-13) Chandra, Deepak; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6669774706420842; Silva, Renato Caixeta da; Ribeiro, Marília Scaff Rocha; Villela, Ana Maria Nápoles; Coura-Sobrinho, JerônimoEste trabalho tem como objetivo abordar a percepção sobre o uso da literatura (textos literários) no ensino de língua estrangeira. Propõe discutir as práticas pedagógicas de ensino de língua estrangeira (LE) e a importância da literatura em si e para ensinar línguas estrangeiras. Analisando a relevância de texto literário no processo de ensino de língua estrangeira discute desenvolvimento histórico do uso de texto literário para ensinar língua e também faz uma análise teórica das abordagens e métodos para ensinar as línguas estrangeiras. Enfatizando várias possibilidades de uso do texto literário no ensino de língua estrangeira, a presente pesquisa buscou identificar o espaço que este recurso tem nas práticas pedagógicas dos professores de LE. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de língua estrangeira em geral, que atuam em instituições públicas e privadas no Brasil. Os resultados mostram que os participantes têm opiniões positivas sobre a inserção dos textos literários no ensino de língua estrangeira e a pesquisa também mostra que os contextos de ensino são muito importantes e nenhum método ou abordagem é completo ou absoluto individualmente no processo de ensino de línguas estrangeiras. Além disso, a pesquisa propõe que haja formulação de um novo estilo de práticas de sala de aula, com base nas realidades contextuais e nas experiências e conhecimentos dos professores.Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item Vestígios de campanhas de conscientização e educação de trânsito no discurso de motoristas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Teodoro, Agmar Bento; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/5779457327718725; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Moreira, Carla Barbosa; Arão, Lílian Aparecida; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Ribeiro, Renato GuimarãesO objetivo principal desta tese foi avaliar no discurso de condutores de automóveis sobre segurança no trânsito, bem como o discurso que decorre campanhas de conscientização e educação de trânsito. Para tal foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados dividido em duas partes. A primeira parte teve como objetivo levantar o perfil dos participantes, tais como: idade, gênero, escolaridade, frequência com que dirige e se já se evolveu em acidente de trânsito. A segunda parte do instrumento foi composta por um roteiro para realização das entrevistas. As perguntas do roteiro foram elaboradas de forma a levar o entrevistado a refletir sobre a temática trânsito. O roteiro foi composto por oito perguntas orientadoras e foi dividido em três partes, baseadas em três efeitos: o emocional, o energético e o lógico. À medida que a entrevista avançava as perguntas se tornavam mais complexas incentivando o participante a refletir sobre o tema. Para análise das campanhas de educação e segurança no trânsito foram selecionadas quatro campanhas produzidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Ministério das Cidades, e veiculadas em mídia televisiva. As campanhas escolhidas têm quatro abordagens distintas, a saber: i) chocante, ii) emotivo, iii) técnico/informativo e iv) cômico. Foram realizadas entrevistas com doze motoristas, sendo seis do gênero masculino e seis do feminino. As entrevistas foram gravadas com auxílio de um gravador e posteriormente transcritas para serem analisadas. Com a finalidade de identificar os efeitos das campanhas nos discursos dos motoristas, foram montados dois grupos de participantes: para o primeiro grupo, composto por três mulheres e três homens, as entrevistas foram realizadas sem eles terem assistidos às campanhas selecionadas para o estudo; para o segundo grupo, foi realizada a mesma entrevista, no entanto, antes da entrevista, os participantes assistiram às campanhas. Sendo assim, para esta tese, os corpora para análise são compostos pelos discursos dos motoristas, extraídos com as entrevistas e as campanhas de conscientização e educação de trânsito. O aporte teórico que embasou as análises dos corpora foi a Teoria da Semiolinguística formulada por Patrick Charaudeau. Os discursos dos enunciadores foram analisados por meio da identificação do modo de organização enunciativo e dos imaginários sociodiscursivos. As campanhas de conscientização e educação de trânsito foram analisadas considerando as visadas discursivas. Foram identificadas nas campanhas quatro visadas: i) páthos, ii) informação, iii) incitação e iv) visada de prescrição. Tanto nos discursos dos participantes que assistiram às campanhas, como nas entrevistas dos enunciadores que não assistiram às campanhas foi possível identificar três especificações enunciativas, associadas à modalidade elocutiva, são elas: i) modo de saber, ii) modo de avaliação e iii) engajamento. Para as especificações modo de saber, foi possível identificar as categorias de constatação e de saber. Para o modo de avaliação, verificou-se a presença da opinião e apreciação. Já para a categoria enunciativa engajamento identificou-se a categoria declaração. Examinando os resultados nos dois grupos não há diferenças significativas na recorrência das categorias. O destaque maior se evidencia na categoria de opinião em que no grupo que não assistiu às campanhas há maior recorrência, 88 no total, e no grupo dos que assistiram às campanhas a ocorrência é de 53, uma diferença de 39 %. Em relação aos imaginários sociodiscursivos foi possível identificar, nos dois grupos, três saberes: i) saber de conhecimento de experiência, ii) saber de crença de opinião relativa e iii) saber de crença de opinião coletiva. Em relação ao contexto do discurso os argumentos se apoiam em experiências culturais. Ao comparar os dois grupos, foi possível notar, que para os enunciadores que assistiram às campanhas há uma quantidade maior de conteúdo argumentativo. Além de a quantidade ser maior há uma diferença no teor dos conteúdos, enquanto o primeiro grupo expôs mais sobre as questões físicas do trânsito, considerando-o bom e ruim, o segundo grupo argumentou mais sobre as relações e interações das pessoas no trânsito. As análises realizadas neste estudo, amparadas pelos pressupostos teóricos, permitiram concluir que as campanhas em análise apresentam como principal visada a incitação seguida pela visada patêmica, que funciona como uma forma de conquistar o expectador. Conclui-se também que as campanhas são capazes de proporcionar ao expectador uma reflexão mais profunda sobre o trânsito.