Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Autor "Andrade, Marcos Racilan"
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Item Gêneros e letramento na educação corporativa: experiências do profissional em formação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-11) Gonçalves, Denise dos Santos; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/9457703792286566; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Guimarães, Eloísa Helena Rodrigues; Soares, Maria Juliana Horta; Villela, Ana Maria Nápoles; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Andrade, Marcos RacilanNa educação corporativa, os profissionais em formação participam de práticas sociais da instituição na qual exercem suas atividades funcionais. Os elementos do contexto específico do local de trabalho, tais como o relacionamento mais frequente com profissionais experientes, a necessidade de interagir por meio de enunciados escritos do ambiente institucional e o acesso a situações reais da realização do trabalho, concorrem para o letramento do profissional, agindo concomitantemente com as atividades didáticas desenvolvidas na sala de aula. Reconhecer os efeitos mais diretos do envolvimento dos estudantes nas práticas sociais propiciadas pela modalidade formativa pode contribuir para aprimorar as maneiras pelas quais se desenvolvem o planejamento e o desenvolvimento das ações pedagógicas. Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre fatores intervenientes no letramento profissional de policiais militares em formação, considerando as circunstâncias externas às salas de aula, investigamos eventos e práticas de letramento vivenciadas por estudantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, realizado pela própria instituição, no período de setembro de 2017 a abril de 2018. A pesquisa está situada no escopo dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2014; GEE, 2015; 2015b; HAMILTON, 2000; 2002) na concepção de letramento como prática social (BARTON; HAMILTON [1998]2012; BARTON; HAMILTON, 2000; BARTON, 2007; SETREET, 2009) assim como em consideração aos estudos que reportam ao letramento no e para o local de trabalho (KLEIMAN, 2001; 2008) e no letramento em contexto de trabalho (MENDONÇA et al., 2015). Os insumos da investigação são as experiências dos estudantes, escolha decorrente de reconhecê-las como recurso privilegiado para prover conhecimento e reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem (MICCOLI, 1997; 2006; 2007; 2014). Os dados foram coletados em entrevistas, questionários e grupo focal tomados como instrumentos para perceber eventos e práticas de letramento vivenciados por um grupo de três informantes. A pesquisa permitiu perceber traços da maneira pela qual as práticas de letramento atuam na formação do soldado policial, como este se apropria das maneiras de realizar o trabalho, como constrói sua autoimagem e a imagem que pretende projetar perante outros membros da instituição. De forma adicional, os procedimentos para coleta das experiências demonstraram que a reflexão e a retomada das práticas vivenciadas fazem emergir a (re)construção dos sentidos a elas atribuídas e, por sua vez, podem constituir um recurso interveniente no letramento profissional dos próprios informantes da pesquisa.Item Metodologias ativas nos anos finais do ensino fundamental: abordagens para o desenvolvimento de habilidades dos multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-15) Marques, Roberta Cristina de Carvalho; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/3941482645923835; Paiva, Francis Arthuso; Andrade, Marcos Racilan; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriApesar de o termo metodologias ativas parecer recente, essas abordagens de ensino, que envolvem os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem, estimulando a participação, autonomia e construção do conhecimento, já vêm sendo estudadas há muitos anos. Em contraste com métodos tradicionais mais passivos, como a simples transmissão de conhecimento pelo professor, as metodologias ativas incentivam os alunos a serem protagonistas de sua própria aprendizagem. Em paralelo, com as novas tecnologias e a crescente presença da internet na vida das pessoas, é fundamental ser capaz de entender e produzir conteúdos em diferentes formatos e plataformas. Para isso, é necessário desenvolver as competências de multiletramentos - habilidades de leitura e escrita em diferentes mídias, como imagens, vídeos, áudios e textos digitais -, que permitem às pessoas acessar informações de forma mais crítica e seletiva, bem como avaliar a qualidade e a veracidade das fontes, o que favorece uma participação mais ativa na sociedade atual. Principalmente após o período pandêmico ocasionado pela Covid-19, as aulas que envolvem a interação com as telas se tornaram muito mais interessantes do que uma aula tradicional, na qual os alunos copiam o conteúdo e decoram fórmulas. Como desafio, os professores precisam pensar na utilização de metodologias que envolvam e tornem o aprendizado significado para os discentes. As metodologias ativas e os multiletramentos, inclusive, estão em consonância com o documento oficial norteador utilizado por todas as escolas brasileiras, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por meio de narrativas, analisou a percepção de dois professores de diferentes disciplinas dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino municipal da cidade de Itatiaiuçu-MG sobre a utilização das metodologias ativas como prática de ensino para os multiletramentos. A importância deste estudo está no fato de que as práticas pedagógicas de muitos docentes no Brasil ainda não estão em consonância com as diretrizes da BNCC, o que distancia a promoção do letramento e dos multiletramentos dos alunos; portanto, é necessário repensar formas de capacitar os professores visando a modificações no sistema educacional e nas metodologias utilizadas em sala de aula pelos mesmos. Os resultados sinalizaram que o professor que obtém conhecimento sobre as metodologias ativas e as utiliza em sala de aula verifica que há maior possibilidade de desenvolver o letramento e os multiletramentos dos alunos, sendo mister a compreensão destes termos, por meio de formação continuada, e que também é preciso compreender a BNCC, pois, sem analisar as habilidades que devem ser desenvolvidas em cada etapa escolar, talvez não seja possível alcançar os objetivos propostos pode ficar comprometido.Item Novo Pac-English: jogo educacional para o desenvolvimento da pronúncia de palavras em inglês /(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-27) Barbosa, Cléber Pimentel; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Borges, Anderson Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2810327982229407; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/8439799086265789; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Borges, Anderson Pimentel; Braga, Júnia Fidélis de Carvalho; Sales, Adriana dos Santos; Andrade, Marcos Racilan; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz AntônioEsta pesquisa tem como objetivo desenvolver o jogo educacional Novo Pac-English, que utiliza a instrução implícita para promover a aprendizagem da pronúncia de palavras em inglês. O jogo busca proporcionar uma experiência autônoma de aprendizado, onde os jogadores adquirem habilidades e conhecimentos por meio da prática e interação com o jogo, sem a necessidade de instruções explícitas. A pesquisa se baseia em fundamentos teóricos da aprendizagem implícita e da gamificação no contexto educacional. A aprendizagem implícita envolve o desenvolvimento de habilidades intuitivas por meio da experiência e observação, permitindo que os jogadores identifiquem padrões, antecipem movimentos e tomem decisões estratégicas. Essa abordagem estimula a criatividade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades transferíveis. O Novo Pac-English apresenta como diferencial o protagonismo da música, utilizando-a como elemento-chave para aumentar o engajamento dos jogadores com o jogo e promover a sua interação com a aprendizagem. Por meio de instrução implícita, desafios musicais oportunizam aos jogadores a prática e o aprimoramento de suas habilidades de pronúncia de forma lúdica e envolvente. A pesquisa inclui a fase de desenvolvimento do jogo, levando em consideração aspectos de usabilidade, jogabilidade, repetibilidade e de design instrucional, com base em realização de testes e avaliações para assegurar a operacionalização dos princípios teóricos estudados via programação. As metodologias de pesquisa adotadas incluem, além da revisão bibliográfica, uma descrição pormenorizada da primeira versão do jogo – Pac-English – e a descrição, também detalhada, do desenvolvimento do Novo Pac-English, com a explicitação e explicação das escolhas feitas. Espera-se que esta tese contribua para o avanço das pesquisas na área de aprendizagem de línguas por meio de jogos educacionais. Além disso, espera-se que o Novo Pac-English seja testado e validado em breve e que seja desenvolvida a sua versão comercial, para que ele possa vir a ser utilizado como uma ferramenta eficaz no contexto educacional, auxiliando crianças brasileiras no desenvolvimento de suas habilidades de pronúncia em inglês, de maneira divertida e interativa.