Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Autor "Aoki, Raquel Lima de Abreu"
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Item Análise discursiva de narrativas de vida da pessoas com deficiência visual: (re)configurações identitárias e projeção de imagens de si(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-26) Lopes, Márcio Torres Gotierre; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/7201308297643198; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; Aoki, Raquel Lima de Abreu; Bambirra, Maria Raquel de AndradeNo presente trabalho mergulharemos no espaço íntimo dos sentimentos e das memórias, pois a narrativa de vida (ou narrativa de si) não representa a simples materialização da fala, mas, além disso, é a modelação do mundo, do outro e de quem toma a palavra. Por isso, a proposta central da nossa investigação é compreender o processo de transposição do dizer ao discurso por meio das narrativas de vida da pessoa com deficiência visual. As narrativas de vida, a Teoria Semiolinguística, a dimensão argumentativa, o ethos e as facetas identitárias são os marcos teóricos basilares deste estudo. Por meio de uma minuciosa reflexão, questionamos se as narrativas de si e as estratégias discursivas nelas mobilizadas permitem-nos observar a construção de uma moldura para as experiências vividas e a reconfiguração identitária dos sujeitos portadores de deficiência visual a partir do exame dos marcadores lingüísticos enunciativos evidenciados nos relatos. Para responder a essa indagação, será realizada a aplicação de 4 entrevistas semi-estruturadas direcionadas a pessoas com deficiência visual, com idade entre 20 e 65 anos. Com média de no máximo (uma) 01 hora de duração, as entrevistas serão gravadas e transcritas para a elaboração das análises dos dados. A entrevista abarcará seis temas específicos em que os entrevistados serão convidados a refletir e dissertar: vida (infância, adolescência e fase adulta), relacionamentos (relações afetivas), trajetória escolar e profissional, inclusão e acessibilidade, políticas públicas e o contexto social, histórico e cultural das adversidades. A nossa hipótese vai ao encontro da premissa de que o deficiente visual, ao assumir a direção da sua voz, transpassaria para a esfera dos sentidos e poderia ser capaz de produzir, por meio de um sujeito enunciador constituído, um discurso que manifestaria um posicionamento contrário às cristalizações estereotípicas, criando, por fim, marcas identitárias de resistência e de reconfiguração da sua imagem.Item Do fandom para a sala de aula: uma proposta de escrita colaborativa envolvendo fanfictions(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-20) Jesus, Lucas Mariano de; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3292570916535656; Paiva, Francis Arthuso; Moreira, Paula Renata Melo; Aoki, Raquel Lima de AbreuAs fanfictions podem ser definidas como histórias ficcionais criadas, editadas e publicadas por fãs nos chamados fandoms. Os interessados por essa prática escrevem colaborativamente e criam narrativas que conjugam diferentes linguagens. Desse processo de escrita emergem estratégias de edição de textos que contribuem na manutenção e propagação das histórias publicadas. Tais estratégias foram usadas como base para a criação de uma dinâmica de escrita colaborativa de contos, a qual foi proposta e executada em uma turma de estudantes da área de Letras de uma instituição federal de ensino. Portanto, nesta dissertação são analisados os contos produzidos pelos alunos participantes da atividade, bem como suas percepções em relação a adaptação dessa prática, com o objetivo de investigar se a hipótese que considera viável a transposição dos processos de produção de fanfictions para sala de aula pode ser confirmada. Os pressupostos metodológicos seguem as orientações de Minayo (2007) e Hissa (2012) a respeito das pesquisas e metodologias criativas. O referencial teórico deste estudo apoia-se principalmente em teóricos que versam sobre as fanfictions (ALVES, 2015; PARIS, 2018; JENKINS, 2015; VARGAS, 2005), os Novos Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN, 2010; ROJO, 2009; STREET, 2012) e Escrita Colaborativa (PINHEIRO, 2011; CARVALHO, 2015; PAIVA, 2014; LOWRY, 2004). Os resultados gerados pela pesquisa e suas análises evidenciam que uma estratégia de escrita colaborativa baseada nos modos de produção das fanfictions é uma ferramenta pedagógica eficiente, pois contribuiu de forma significativa para a produção textual dos alunos envolvidos. As conclusões também apontam que as interações variadas entre os estudantes, proporcionadas pelas etapas da dinâmica, remodelaram suas posturas diante dos processos de escrita colaborativa, no sentido de gerar um maior engajamento na produção dos textos. Um ciclo de produção textual, fruto das interpretações construídas pela pesquisa, também contribui para a confirmação da hipótese desta pesquisa, mostrando que é viável transpor os processos de produção de fanfictions para a sala de aula e obter resultados significativos.