Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Autor "Arão, Lílian Aparecida"
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Item A representação discursiva da mulher nas canções de autoria feminina: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos na MPB (1970-2020)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-22) Rocha, Aline Mara de Almeida; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/1866931907027959; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Silva, Thiago Cazarim da; Amorim, Marcia Fonseca de; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO objetivo deste trabalho é compreender como são construídos os imaginários sociodiscursivos nas canções de autoria feminina, considerando, principalmente, os modos de organização do discurso, presentes na teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. A relevância do nosso tema se deve às limitações impostas à participação da mulher como compositora pela indústria fonográfica. Além de terem sido silenciadas e pagadas na historiografia até a década de 1940, as mulheres são quase sempre associadas a produções lírico-amorosas, o que faz parecer que seus interesses estão restritos a este campo. De modo a compreender as condições de produção desse conjunto discursivo, recorremos às contribuições da crítica feminista, apoiadas nos estudos de Del Priore (2021), Saffioti (1987), bem como nos estudos de Stuart Hall (2016) sobre representação, discurso e identidade. Outros referenciais, na crítica da música brasileira, especialmente sobre a condição da mulher no contexto musical, completam a lista indispensável para a compreensão da música como um fenômeno sociocultural, é o caso de Santa Cruz (1992), Murgel (2011), López (2003), entre outros. Para escolha das compositoras, utilizamos os critérios constantes no catálogo MPB Mulher (2006): a) originalidade e qualidade estética; b) tamanho e extensão da produção; c) permanência no mercado; d) relevância histórica. Devido à limitação do período abrangido pelo catálogo, com uma única edição publicada em 2006, acrescentamos o critério de indicação ou premiação no Grammy Latino para as compositoras apresentadas após aquele período. Para análise, fizemos o recorte de canções produzidas entre as décadas de 1970-2020, que tratam de temas relacionados ao corpo, ao amor, às relações humanas e socioeconômicas e são escritas somente por enunciadora(s). Observamos, assim, que mesmo em composições de temáticas lírico-amorosas, são perceptíveis as estratégias linguístico-discursivas na reelaboração dos imaginários sociais que possam elevar aquelas temáticas a um patamar político de discussão, no qual a mulher possa ser o sujeito de suas reivindicações e subjetividades.Item O português como língua de acolhimento (PLAc) nas narrativas de mulheres migrantes(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-04-04) Silva, Flávia Campos; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/9505084917656676; Arão, Lílian Aparecida; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Leroy, Henrique Rodrigues; Moreira, Carla BarbosaEsta tese refere-se a uma contribuição para a ampliação dos estudos linguísticos sobre a prática de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil. Partindo da análise do discurso de mulheres migrantes aprendizes de PLAc, cujas vozes foramsequestradas e impedidas de existir na História das Migrações, o objetivo é, por meio da abertura de espaço para que esse grupo possa dizer-se e compartilhar suas experiências nos percursos e procedimentos migratórios, verificar que tipo de configuração éconstruída sobre esse ensino de Português que está posicionado como uma das poucas formas de agenciamento linguístico no nosso país. Assim, esta investigação está dedicada a 1) Caracterizar o ensino de PLAc no Brasil e no CEFET-MG; 2) Verificar se e como o PLAc participa do processo de reconstrução identitária das mulheres migrantes na sociedade da acolhida; 3) Analisar se e como o PLAc tem contribuído para uma (re)configuração discursiva de padrões de sociabilidade e para a construção de outras inteligibilidades por meio do acesso à língua 4) Comparar se o discurso da mulher migrante aprendiz do curso de PLAc condiz com a proposta de ensino dessa prática socioeducativa que está posicionada como uma abordagem estruturada com vistas ao cumprimento de uma função social, humana, política, crítica e transgressiva. O percurso de trabalho é iniciado por uma tentativa de (des)estabilização discursiva da atual configuração migratória que tem enxergado formas de agenciamento quase exclusivamente pelo viés da problemática (MARTINS, 1998; ELHAJJI, 2011; BAUMAN, 2017). Na sequência, o contexto sócio-histórico em que a migração feminina no Brasil e no mundo começou a ser (re)significada e os reflexos de um tímido reconhecimento da presença da mulher nos fluxos será analisada (ASSIS, 2003, 2007; BOYD; GRIECO, 2003; USHER, 2005; MARINUCCI, 2007; BASSANEZI, 2012; MATOS et al., 2018). No curso da investigação, será realizada uma reflexão sobre os conceitos de PLAc de modo a apontar sua importância em um quadro de ausências de políticas linguísticas de Estado para migrantes de crise no Brasil e verificar seu (suposto) potencial emancipatório e participação no processo de (re)territorialização do sujeito migrante no novo endereço de domicílio (AMADO, 2011, 2013, 2016; BARRANTES, 2015; MARQUES, 2018; ARANTES ET AL., 2015, 2016, 2017; PEREIRA, 2016; VESCHI, 2017; HARTWIG; SILVA, 2017; GROSSO ,2010; VIEIRA, 2010; REZENDE, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; LOPEZ, 2016; CAMARGO, 2019; BOTTURA, 2019)–abordagens que têm problematizado a dinâmica de funcionamento do PLAc (SANTOS, 2000; ANUNCIAÇÃO, 2017, 2018; LOPEZ, 2018; DINIZ; NEVES, 2018), com vistas à ampliação da compreensão do objeto de pesquisa,também serão contempladas. Dando continuidade à investigação, as teorizações de Spolsky (2004, 2009, 2012); Mariani (2004, 2007), Zoppi-Fontana; Diniz (2008), Zoppi-Fontana (2009), Diniz (2010, 2012) e Oliveira (2007, 2013) serão exploradas de modo a verificar quais são as implicações das políticas linguísticas no funcionamento da língua de acolhimento no Brasil hoje. A análise dos dados da pesquisa será feita com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1971, 1975, 1984, 1990; ORLANDI, 1992, 2001, 2012) e em aspectos conceituais das Narrativas de Vida (BAKHTIN, 1929, 1963; RICOUER, 1997; LEJEUNE 2008; ARFUCH, 2010). Para explorar a narrativização de experiências, os processos de (re)negociação identitária e os modos de subjetivação das mulheres migrantes frente ao fomento da acolhida linguística, oriento-me pelos pressupostos de Foucault (1975, 1984, 1979/1980) e Butler (2015). A metodologia desta tese será conduzida por preceitos da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006); Emancipada (RAJAGOPALAN, 2010); Crítica e Transgressiva (PENNYCOOK, 2001, 2006) e da práxis decolonial (ORTIZ FERNÁNDEZ, 2004; MIGNOLO, 2007; QUIJANO, 2005, 2008; WALSH, 2002, 2005, 2007, 2009, 2013) –escolhas inevitáveis para dar conta da complexidade dos imperativos migratórios e suas subjetividades e (re)direcionar o olhar do/no Sulpara as lutas que se impõem nesse universo de multiterritorialidades tão particulares em que o PLAc se desenvolve.