Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Autor "Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri"
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Item Elementos formativos de um Projeto Educativo de PLAc: dimensões política, pedagógica e admnistrativa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-06) Lopes, Lorena Poliana Silva; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/1326999637659366; Villela, Ana Maria Nápoles; Barbosa, Eva dos Reis Araújo; Tosatti, Natália Moreira; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Neves, Liliana de OliveiraEsta tese tem como tema norteador o ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc para a comunidade migrante forçada no Brasil. O objetivo principal da pesquisa foi investigar e compreender como o ensino de PLAc tem sido planejado e implementado no contexto do brasileiro e, especificamente, no contexto do Distrito Federal, e, ainda, elaborar um caderno de orientação política e pedagógica para o ensino de PLAc no contexto brasileiro. Selecionamos, como objeto de estudo, o Projeto de Pesquisa: Educação e Cultura para indígena, refugiado e imigrante haitiano no Distrito Federal, institucionalizado na Universidade de Brasília. Para seu desenvolvimento, situamos nosso estudo na abordagem qualitativa e na Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2008; Moita Lopes, 2008), por concebermos a linguística na perspectiva indisciplinar, transgressiva, crítica e preocupada com a mudança social. Adotamos, ainda, outros conceitos teóricos, sendo os principais encontrados no histórico das abordagens e metodologias de ensino de línguas no Brasil (Cunha, 2007; Ramos, 2017, 2021; Almeida Filho, 2011, 2015), no estudo do planejamento educacional (Almeida Filho, 1997; Vasconcellos, 2007), além dos estudos sobre planejamento de políticas públicas (Calvet, 2007; Lima, 2019; Santos, 2016). Metodologicamente, adotamos categorias e índices de análise da Análise de Conteúdo (Bardin, 2003). O corpus deste estudo é composto por três momentos: o primeiro, denominado Produções científicas do Projeto: projeções sobre o planejamento e a prática, foi realizado a partir de leituras de publicações científicas que têm o projeto aqui estudado como objeto de pesquisa; o segundo, denominado Relatórios de atividades: representações do planejamento e da prática, foi realizado a partir da análise de relatórios de atividades do projeto; e o terceiro, denominado Questionários aplicados a participantes e ex-participantes do projeto, foi realizado a partir da análise dos questionários. Após a geração e a análise dos dados, pudemos obter os seguintes principais resultados: i) as abordagens de ensino compatíveis com o ensino de PLAc são a Abordagem de Língua de Acolhimento, a Abordagem Comunicativa, a Abordagem Sociointeracional e a Pedagogia Crítica; ii) a dimensão política indica um alinhamento do projeto com a promoção de uma política pública inclusiva, que visa a inserção e a integração da comunidade migrante forçada na sociedade local; a dimensão pedagógica indica a adoção de metodologias de ensino comprometidas com a interculturalidade, a interdisciplinaridade, a flexibilidade e a aprendizagem colaborativa, sendo o professor um interlocutor, inserido em um contexto de constante diálogo e escuta ativa; a dimensão comunitária e administrativa, indica uma gestão do ensino que prioriza o trabalho colaborativo e a gestão democrática; e iii) o Marco Referencial identificado reforça o compromisso do projeto com a abordagem da Língua de Acolhimento e todas as análises demonstraram que os participantes e ex-participantes do projeto têm ciência desse compromisso. Este trabalho pretende, em suma, contribuir para os processos de elaboração do planejamento de ensino de PLAc em contexto brasileiro, principalmente, por meio do Caderno de Orientação Política e Pedagógica para o ensino de PLAc no contexto brasileiro, disponibilizado nesta tese.Item Não nos ignorem: representações discursivas sobre as juventudes em livro didático destinado à educação de jovens e adultos ensino fundamental(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-05-06) Nascimento, Rosilene Maria; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/8657857656340206; Ribeiro, Luiz Antônio; Azeredo, Luciana Aparecida Silva; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Oliveira, Heli Sabino deEsta pesquisa propôs-se a compreender como as juventudes na faixa etária entre 15 e 24 anos são representadas discursivamente nos livros didáticos da Educação de Jovens e adultos (EJA), já que estes estudantes compõem mais de 60% das matrículas, conforme o último IBGE/2018. Chamamos a atenção para o fato de que, embora haja acesso, não há permanência dos estudantes em turmas iniciais e em turmas diploma-conclusão, conforme aponta Rojo (2001, p. 28). A exclusão escolar se evidencia pela reprovação, pela evasão ou por poucos avanços na aprendizagem, entre outras razões. Decidimos analisar os livros didáticos que circulam nas turmas da EJA, para observarmos a sua contribuição neste processo de prática social excludente. Nosso corpus foi o Livro EJA MODERNA, 2013, anos finais, aprovado no último PNLD/EJA/2014, em específico, os capítulos destinados à disciplina Língua Portuguesa. Através da abordagem qualitativa, ancoramos a pesquisa na base teórica da Análise Crítica do Discurso, proposta por Fairclough (2001); e na base analítica da Decolonização da Análise crítica do discurso, sob a égide do pensamento de Resende (2019). Também sustentados pelos letramentos críticos de Paulo Freire (2015) Soares (2017), Monte Mór (2018), Street (2014), compreendemos a visada autoidentitária das juventudes através das mais variadas práticas sociointeracionais. Para compreensão das juventudes, tomamos como base os estudos teórico-críticos das juventudes de BH efetivados por Dayrell (2003), Da silva (2007) e Arroyo (2018), (2019), (2020). Construímos um quadro de análise decolonial, interrogando-nos sobre as práticas decoloniais de expurgo do outro e silenciamento do corpo e vozes das juventudes que não são representadas discursivamente, através de textos escritos, imagens ou do próprio letramento comum utilizado. Consideramos, como Bagno (2015), que o ensino gramatical presente nesses livros compõe a lógica da exclusão à aprendizagem. Os resultados sinalizam que a proposta pedagógica sistematizada nos livros didáticos para o ensino de leitura, escrita e oralidade privilegia a naturalização, o eufemismo e uma abordagem monolinguística centrada na norma culta. Em contrapartida, exclui do debate a cultura, os valores, as necessidades essenciais e os anseios das juventudes negras, periféricas, que constituem o maior público da EJA. A importância desta pesquisa reside na reflexão sobre os letramentos críticos e nos estudos decoloniais como forma de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça social. Na conclusão, sugerimos novas pesquisas com novos atores sociais e defendemos a urgente necessidade de lutarmos por uma pedagogia com base nos letramentos críticos para a EJA, que em vez da omissão assume o lugar da transformação e da potencialização.