Engenharia Civil (Varginha)
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Item Análise de estabilidade de talude por abordagens determinística e probabilística: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-27) Sacalioni, Anthony Bahia; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Porto, Thiago BomjardimAs análises de estabilidade de talude tradicionalmente são desenvolvidas por meio de métodos determinísticos, via equilíbrio limite, cujo resultado final está associado ao fator de segurança (FS) global. Neste tipo de análise, os parâmetros geotécnicos dos solos, dados, essencialmente, pelos parâmetros de resistência ao cisalhamento, a saber, coesão e ângulo de atrito, somados ao peso específico do solo, são considerados fixos, baseados em parâmetros médios, ou seja, a dispersão dos resultados devido à variabilidade natural desses materiais não é considerada. Desta forma, pode-se atender ao fator de segurança especificado na norma e não necessariamente estar como o talude em condição segura, uma vez que os modelos determinísticos não avaliam sua probabilidade de ruína, nem o seu índice de confiabilidade. Sendo assim os modelos probabilísticos complementam os resultados dos modelos determinísticos, permitindo inferências sobre o risco de instabilidade de taludes. Nesse contexto, apresenta-se um estudo de caso de um aterro argiloso arenoso de 5 metros de altura, localizado na cidade de Varginha-MG, Brasil. Os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo foram obtidos por meio de correlações semi-empíricas difundidas no Brasil e internacionalmente. As análises de estabilidade foram desenvolvidas por meio de abordagens determinísticas pelo método de Fellenius e análises de confiabilidade associadas com a variabilidade dos parâmetros de entrada do problema. As análises abordaram diversos panoramas de variabilidade desses parâmetros considerando o talude em condições drenadas e não drenadas. De acordo com os panoramas estudados, foram calculadas a resistência e a carga mobilizada em cada uma das superfícies de ruptura e esses resultados foram compilados para os estudos de confiabilidade. As análises drenadas (45 panoramas) convergiram para um FS global médio de 2,23 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-7, ou seja, um talude a cada 4.027.708,22, com mesma seção típica, se romperia. Por sua vez, as análises não drenadas (81 panoramas) convergiram para um FS global médio de 1,68 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-2, que significaria a ruptura de um talude cada 56 com mesma seção típica.Item Otimização de projeto estrutural e seu impacto financeiro no custo global de um empreendimento público: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-19) Souza, Rodrigo Lucas da Silva; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Porto, Thiago BomjardimNo seguimento da construção civil, há atualmente uma visão equivocada em relação as etapas de planejamento e elaboração de projetos, sendo em muitos casos vista como uma etapa burocrática responsável por postergar o início da obra. Somada a desvalorização de engenheiros projetistas frente a constante evolução e disseminação de softwares de cálculo estrutural, são recorrentes os diversos problemas técnicos, financeiros e de cronograma em obras da construção civil vinculados a deficiências de projeto. Desta forma, o trabalho buscou, por meio de um estudo de caso, evidenciar a importância dos projetos estruturais em obras de engenharia em um contexto técnico, econômico e de segurança. Para a análise, a superestrutura e a infraestrutura de uma edificação em concreto armado situada na cidade de Varginha-MG foram redimensionadas, se atentando especialmente para a etapa de concepção estrutural. Mediante este estudo se pode evidenciar a possibilidade de economia de até 488,22 m³ de concreto e 22.972,70 kg de aço, quantitativos equivalentes a uma economia de 46,81% em relação aos custos dos quantitativos de concreto e aço do projeto original. Além do aspecto econômico foi evidenciado diversos problemas de detalhamento e apresentação do projeto original, sendo proposto um novo projeto estrutural completo para a edificação.Item Projeto e execução da canalização do Ribeirão da Avenida Otávio Marques de Paiva em Varginha-MG: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-03) Fagundes, Vinícius Freire; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Silva, Antonicelli Carlos daO processo de urbanização no Brasil se iniciou no século XX como uma resposta ao processo de industrialização. Com a implantação de novas áreas urbanas, além do crescimento das existentes, pode-se notar diversas alterações no meio ambiente como, por exemplo, a supressão de coberturas vegetais o que acarreta no aumento do escoamento superficial de águas pluviais devido à redução dos processos de infiltração, de evapotranspiração e de intercepção das águas precipitadas. Esse incremento no escoamento superficial, por sua vez, tem como consequência o aumento de eventos como inundações, alagamentos e enchentes. A Avenida Otávio Marques de Paiva, importante via pública do município de Varginha, se encontra com o sistema de drenagem de águas pluviais sobrecarregado devido ao intenso escoamento que aflui em suas galerias, tornando o sistema ineficiente e acarretando alagamentos sazonais no local. Desta forma, este estudo visou apresentar as fases de um processo de implantação de um sistema de drenagem urbana contemplando todo o processo de canalização do curso d’água da avenida, desde os estudos preliminares, a elaboração do projeto e a aprovação nos órgãos ambientais competentes, o orçamento de materiais e recursos necessários e o processo licitatório, até a execução da obra propriamente dita. Foi então proposto pela SOSUB da Prefeitura Municipal o projeto de um canal formado um trecho de aduelas abertas seguido por um trecho de gabião, totalizando cerca de 365,0 m de extensão. A obra foi executada pela Construtora Corte LTDA sob contrato com previsão orçamentária de R$ 4.032.069,02, valor do qual foram consumidos 93,49% para a consumação dos serviços realizados de março a dezembro do ano de 2021.