Engenharia Civil (Varginha)

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    Estudo teórico do Concreto Reforçado com Fibras de Aço (CRFA)
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-22) Pinheiro, Emerson Ricky; Teixeira, Guilherme Palla; Santos, Luciana Alvarenga; http://lattes.cnpq.br/0790045760604446; http://lattes.cnpq.br/3092040367137102; Teixeira, Guilherme Palla; Santos, Luciana Alvarenga; Deckers, Hellen Pinto Ferreira
    É notório que a utilização de elementos estruturais em concreto armado é, atualmente, o método mais empregado no país, podendo-se perceber a evolução da mesma com o surgimento de diversas alternativas que buscam a otimização dessa técnica. Em especial, o uso de fibras, naturais ou sintéticas, que ao serem adicionadas à mistura do concreto melhoram suas propriedades. Pretende-se estudar neste trabalho, particularmente, as fibras de aço, que otimizam características do concreto, como o aumento do controle de fissuração, melhorando sua tenacidade, tensões residuais de tração e rigidez à flexão. Portanto, objetiva-se estudar o impacto do uso dessas fibras ao serem adicionadas ao concreto, buscando avaliar sua eficácia em relação ao controle de fissuração do concreto, visando aumentar seu momento de ruína, ou seja, permitindo que a estrutura resista a carregamentos maiores, possibilitando que elementos estruturais vençam maiores vãos, ou que se possa diminuir a armadura convencional presente no elemento. Para isso serão analisadas cinco pesquisas encontradas na bibliografia que estudam o comportamento do concreto reforçado com essas fibras, visando a comparação das mesmas em relação às vantagens e desvantagens da técnica, buscando contribuir para as pesquisas na área auxiliando a disseminar o uso das fibras no compósito de concreto armado.
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    Avaliação superficial de pavimentos por meio do Índice de Gravidade Global (IGG): estudo de caso na MGC-491: Município de Varginha/MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-09) Sá, Rúbia Dayanne Santos Rodrigues de; Santos, Raphael Lúcio Reis dos; http://lattes.cnpq.br/9337698609421148; Santos, Raphael Lúcio Reis dos; Pereira, Armando Belato; Leiva, Guilherme de Castro
    As ruas, avenidas e rodovias são pavimentadas para proporcionar conforto e segurança no tráfego de veículos, sendo possível utilizar diferentes tipologias de pavimentos. No Brasil, os mais utilizados são os pavimentos flexíveis, este tipo de pavimento sofre com diversas patologias, o que compromete a vida de serviço da rodovia e a segurança dos usuários. Realizar uma avaliação superficial do pavimento é essencial para verificar o estado da via e a necessidade de intervenções. Logo, este trabalho objetiva aplicar o método de índice de gravidade global (IGG) em um trecho de pista dupla em Varginha-MG, com isso é possível estudar os defeitos presentes nos pavimentos flexíveis, realizar a análise visual do trecho, conhecer a condição do pavimento e propor soluções para os problemas detectados. A fim de desenvolver a pesquisa foi realizado um estudo de caso de um trecho de rodovia de pista dupla, no qual realizou-se a avaliação superficial do pavimento por meio do método IGG. Na aplicação do referido método foi realizado levantamento de dados em campo, onde foram avaliadas as patologias presentes no trecho para verificar a qualidade do pavimento. Os resultados da aplicação do método IGG apontam que a rodovia em questão apresenta conceito de degradação do pavimento péssimo, devido ao elevado número de defeitos presentes no trecho analisado. Para que o segmento de trecho avaliado possa oferecer conforto e segurança aos usuários, propõem-se a realização do recapeamento.
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    Projeto e execução da canalização do Ribeirão da Avenida Otávio Marques de Paiva em Varginha-MG: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-03) Fagundes, Vinícius Freire; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Silva, Antonicelli Carlos da
    O processo de urbanização no Brasil se iniciou no século XX como uma resposta ao processo de industrialização. Com a implantação de novas áreas urbanas, além do crescimento das existentes, pode-se notar diversas alterações no meio ambiente como, por exemplo, a supressão de coberturas vegetais o que acarreta no aumento do escoamento superficial de águas pluviais devido à redução dos processos de infiltração, de evapotranspiração e de intercepção das águas precipitadas. Esse incremento no escoamento superficial, por sua vez, tem como consequência o aumento de eventos como inundações, alagamentos e enchentes. A Avenida Otávio Marques de Paiva, importante via pública do município de Varginha, se encontra com o sistema de drenagem de águas pluviais sobrecarregado devido ao intenso escoamento que aflui em suas galerias, tornando o sistema ineficiente e acarretando alagamentos sazonais no local. Desta forma, este estudo visou apresentar as fases de um processo de implantação de um sistema de drenagem urbana contemplando todo o processo de canalização do curso d’água da avenida, desde os estudos preliminares, a elaboração do projeto e a aprovação nos órgãos ambientais competentes, o orçamento de materiais e recursos necessários e o processo licitatório, até a execução da obra propriamente dita. Foi então proposto pela SOSUB da Prefeitura Municipal o projeto de um canal formado um trecho de aduelas abertas seguido por um trecho de gabião, totalizando cerca de 365,0 m de extensão. A obra foi executada pela Construtora Corte LTDA sob contrato com previsão orçamentária de R$ 4.032.069,02, valor do qual foram consumidos 93,49% para a consumação dos serviços realizados de março a dezembro do ano de 2021.
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    Análise de diferentes concepções estruturais de um projeto residencial em concreto armado
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-09) Lara, Vinícius Oliveira; Santos, Luciana Alvarenga; http://lattes.cnpq.br/0790045760604446; Santos, Luciana Alvarenga; Araújo, Aellington Freire de; Teixeira, Guilherme Pala
    Nos últimos anos da construção civil, pode-se observar um grande avanço tecnológico dos softwares voltados para engenharia. Atualmente, é inconcebível imaginar engenharia sem o uso de ferramentas computacionais, porém, situações controversas vêm ocorrendo devido à agilidade com que é possível gerar resultados, ao fato de profissionais terem deixado os conceitos técnicos e teóricos de lado e tornado meros operadores de softwares, alimentando uma visão equivocada em relação à elaboração de projetos visto como uma etapa onerosa e burocrática. Diante do exposto, o presente trabalho apresenta a importância de um projeto bem elaborado e a possibilidade de economia em relação ao quantitativo geral da obra. O trabalho consiste em um estudo de caso de projeto estrutural elaborado por profissionais relacionados ao setor de projetos estruturais considerando três concepções estruturais em concreto armado para o mesmo projeto arquitetônico. Posterior à concepção estrutural, foi utilizado o software Cypecad como ferramenta de auxílio de cálculo para modelar as estruturas concebidas. Foi realizado um comparativo geral do consumo de aço, concreto e formas entre os três projetos. Diante deste comparativo, buscou-se mostrar a importância desta etapa, evidenciando a significância da concepção em um projeto estrutural, destacando a figura do engenheiro projetista.
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    Reaproveitamento de água cinza de um edifício residencial no Município de Varginha/MG: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-11-16) Ferreira, Ana Carolina Rodrigues; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Avelar, Nayara Vilela; http://lattes.cnpq.br/8931302733301063; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Araújo, Aellington Freire de; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Lana, Lívia Cristina Oliveira; Silva, Wagner Francisco Marinho da
    O reaproveitamento de água cinza é um modelo sustentável em projetos de instalações hidrossanitárias, visando um menor consumo de água potável para usos sem fins potáveis de uma edificação. É possível notar que a escassez hídrica tem consequências ambientais, sociais e econômicas para sociedade, e diante disso, o estudo de caso tem como objetivo a incorporação de um sistema de reaproveitamento de água cinza em um edifício residencial. O estudo foi realizado por meio da implantação de um sistema de reúso em um edifício residencial de médio/alto padrão, na cidade de Varginha, Minas Gerais. Para a realização do trabalho, foram utilizados os projetos arquitetônicos, hidráulicos e sanitários do edifício estudado que foi disponibilizado pela construtora. Com os projetos, desenvolveu-se o sistema de reúso por meio dos softwares Hydros V4 e Autocad, levantou-se os custos e fez-se uma análise comparativa entre a instalação real e a projetada para fins de reaproveitamento das águas cinzas. O sistema foi composto por um sistema de tratamento, reservatório, tubulações de coleta e distribuição antes e após adequação da água cinza para fins não potáveis. Os estudos para a análise da viabilidade e o período de retorno após a idealização do projeto foram feitos através das ferramentas da economia payback e TIR. Com o estudo, foi possível concluir que a implantação do sistema no edifício diminui o volume de água consumida, e promove a recuperação do investimento de adequação, além da construção de sistemas mais sustentáveis que visem a preservação de recursos naturais como a água. Finalmente, observou se que o projeto de reúso foi viável, com tempo de retorno de 22 meses, o que é comum em projetos desta natureza.
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    Sistema de confinamento de resíduos: lodo da estação de tratamento de água de Mairiporã – SP
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-04-13) Faria, Ana Paula Moreira de; Urashima, Denise de Carvalho; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/9870039269278664; Urashima, Denise de Carvalho; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Ribeiro, André Geraldo Cornélio
    Com o aumento da população mundial, é crescente a busca por água tratada e, consequentemente, o acréscimo na quantidade de resíduos gerados nas Estações de Tratamento de Água (ETA), que se constituem numa problemática a ser resolvida pelos responsáveis pelo tratamento e distribuição de água à população. A atual legislação brasileira exige o tratamento desses resíduos para posterior disposição de forma adequada, fazendo-se necessário conhecer tanto as características dos resíduos gerados, como as alternativas tecnológicas disponíveis para adequada disposição destes. A tecnologia de desaguamento de resíduos com alto teor de líquido em relação ao teor de sólido, por meio de sistemas de confinamento de resíduos (SCR) empregando geotêxteis, tem sido amplamente utilizada para distintos resíduos. O processo de desaguamento visa diminuir o volume de resíduo, facilitando o transporte, descarte ou reutilização do material, com vantagens como: a moldagem conforme o espaço disponível, eficiência, fácil execução, baixo custo em relação aos métodos convencionais, independência das condições meteorológicas, entre outras. O trabalho apresenta um estudo de caso de SCR móvel, uma solução inovadora empregada, principalmente, em situações em que não há espaço físico disponível para emprego de outras soluções, dada a urbanização nos arredores da ETA. Equações propostas na literatura permitiram calcular os teores de umidade e de sólidos do lodo desaguado, bem como as eficiências de desaguamento e de filtração, sendo estes de 94,5% e 98,7%, respectivamente. A pesquisa traz como resultado a viabilidade promissora de aplicação dos SCR móveis em resíduos de ETA, além de uma contribuição para o entendimento de todo o ciclo de potabilização da água, norteando para uma gestão integrada do processo.
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    Projeto de contenções em solos reforçados com blocos segmentais: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-04-05) Morais, Eline; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9870039269278664; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Castro, Carlos Alberto de Carvalho; Cândido, Eduardo Souza
    A demanda por estruturas de contenção vem aumentando nos últimos anos em distintas obras de engenharia civil. Este trabalho apresenta uma análise de estrutura de contenção do tipo reforçada com geossintéticos e faceamento com blocos segmentais, avaliando o comportamento da interface do solo de aterro com o reforço geossintéticos. Como exemplificação, foi dimensionado um pequeno muro experimental de solo reforçado com geogrelha e com faceamento em blocos segmentais, nas dependências do CEFET-MG, Unidade Varginha. Como metodologia optou-se pela teoria de Rankine para calcular o empuxo, considerando que o maciço estudado se encontra no estado limite para a avaliação dos fatores de segurança, conforme diretrizes de norma. Para obtenção dos dados pertinentes, realizou-se ensaios de caracterização do solo, levantamento topográfico e sondagem local. Em um primeiro momento, foi considerado o material de aterro em área no mesmo platô do muro e, neste cenário, seriam necessárias geogrelhas de 6,90 m de comprimento em cada camada para atender aos fatores de segurança mínimos. Diante disso, foi realizada nova análise com solo de empréstimo em platô inferior ao da locação do muro, obtendo-se comprimento de geogrelha igual a 3,80 m e atendendo todos os fatores de segurança. Neste caso, foi constatada diminuição de 55% do consumo de geogrelha e 130 m³ de escavação sem empolamento. A partir dos cálculos realizados, foi possível ponderar sobre tomadas de decisões para desenvolvimento de projetos geotécnicos, que além de atender a parâmetros técnicos e normativos, realizem análises econômicas e ambientais. Tais discussões apontam a relevância que estas estruturas de contenção vêm ganhando nas últimas décadas, principalmente com incorporação de geossintéticos como elementos de reforço.
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    Agregados reciclados em concretos para a mitigação de impactos da indústria da construção civil
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-23) Gomes, Henrique Comba; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Abreu, Lucas Henrique Pedrozo
    A preservação dos recursos naturais e a busca pelo avanço sustentável tem despertado o interesse de pesquisadores visando obter recursos reutilizáveis. O mesmo ocorre na construção civil pois, além de ser um setor estratégico da economia nacional, é o maior gerador de resíduos sólidos e consumidor de recursos minerais. Os resíduos de construção e demolição (RCD) são passíveis de reciclagem pela obtenção de agregados reciclados advindos de moagens de resíduos em diferentes granulometrias. A incorporação destes agregados reciclados em dosagens de concretos estruturais é uma realidade em países europeus, sendo que no Brasil o seu uso é restrito a concreto não-estruturais. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo abordar a aplicabilidade de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição em dosagens experimentais de concreto visando a mitigação de impactos advindos da indústria da construção civil. Foram realizados ensaios laboratoriais de dosagem de concreto com a substituição total de agregados convencionais por reciclados que foram obtidos em uma usina de reciclagem em Varginha. Os resultados foram de grande importância para compreender as propriedades dos materiais reciclados e suas influências em dosagens de concretos. Os principais resultados obtidos foram: menor massa específica do agregado graúdo reciclado em relação aos demais agregados; alto percentual de material pulverulento na areia reciclada e o concreto dosado com substituição total de agregados convencionais por reciclados atingiram resultados de resistência à compressão na ordem de 10 MPa nos primeiros 07 dias e 15 MPa aos 28 dias. A continuidade destas pesquisas deve ser incentivada buscando-se meios de adequar as propriedades dos agregados reciclados e estabelecer critérios de uso para fins estruturais. Assim sendo, ser possível alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos de aumentar a reciclagem dos resíduos da construção civil a níveis de 25% até o ano de 2040.
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    A importância dos controles tecnológico e de qualidade na engenharia civil: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-16) Araujo, Luana Abreu; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; César, Cristina Guimarães
    Obras de engenharia civil de qualidade e que garantam satisfação ao cliente, além de segurança e conforto, devem se embasar em inspeções técnicas de materiais e serviços durante o ciclo completo da construção aplicáveis às tipologias construtivas. A neglicência destas inspeções podem acarretar em inúmeros impactos negativos, tais como manifestações patológicas, geração de resíduos de construção com retrabalhos e gastos com materiais e mão de obra para remediar falhas que poderiam ter sido prevenidas. Assim sendo, este Trabalho de Conclusão de Curso abordou sobre a importância de realizar controles tecnológico e de qualidade em obras de engenharia civil, visando o atendimento a requisitos técnicos, econômicos e ambientais. Como embasamento, foi apresentado o estudo de caso a obra pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado na cidade de Elói Mendes, Minas Gerais. Abordou-se sobre os ensaios especificados para a realização durante a execução de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, os processos de fiscalização, a interpretação e aplicabilidade dos resultados emitos por laudos. Os serviços de controles tecnológico e de qualidade apresentados incluem a inspeção dos parâmetros do solo para os aterros e acompanhamento da compactação entre camadas, testes de integridade das estacas e controles tecnológicos de concreto. Os custos atribuídos a realização de todos os controles tecnológicos especificados corresponderam a 1,48% do valor global da obra, ou seja, além de importantes para a qualidade final, constituem um baixo investimento em comparação aos inúmeros benefícios. Portanto, ao se abordar a importância da realização de controles tecnológico e de qualidade em obras de engenharia civil, buscou-se a quebra de paradigmas quanto a possíveis entraves técnicos e econômicos que possam dificultar a adoção destas práticas por futuros e atuais profissionais de engenharia civil.
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    Estudo da implantação de estacionamentos fotovoltaicos com aproveitamento pluvial no Campus do CEFET-MG em Varginha
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-24) Azevedo, Luís Eugênio Ferreira; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Avelar, Nayara Vilela; http://lattes.cnpq.br/8931302733301063; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Avelar, Nayara Vilela; Mappa, Paulo César; Silva, Wagner Francisco Marinho da
    A demanda por energia elétrica vem crescendo de forma exponencial. A cada ano, a humanidade aumenta o consumo e com isso é necessário diversificar a geração energética. O Brasil possui grande potencial energético a partir de hidrelétricas, isto ocorre devido a suas condições geográficas. Por outro lado, o pais apresenta condições privilegiadas para explorar a energia fotovoltaica devido ao índice de irradiação alto em boa parte do ano. O presente trabalho apresenta um estudo de implantação de dois estacionamentos fotovoltaicos com aproveitamento de água pluvial para o CEFET-MG, Campus Varginha. Ademais, foi feita uma análise técnica e econômica do sistema fotovoltaico e avaliou a economia de água. Foi realizada escolha do local, o dimensionamento do sistema fotovoltaico com captação de água pluvial e o uso de indicadores econômicos, payback e TIR, para análise da taxa de retorno. O sistema fotovoltaico mostrou bons resultados em relação a geração de energia elétrica e com tempo de retorno curto (65 meses). Em relação ao reúso de água para usos não potáveis, irrigação da área verde do campus, foi observado que julho foi o mês mais crítico e outubro foi o mês que mais contribuiu para a área irrigada. Com o sistema pluvial é possível reduzir o valor pago pelo m³ devido a menor faixa de tarifação. Por fim, verificou-se que o projeto cumpriu o papel de sustentabilidade ambiental que é um requisito importante nos dias atuais.
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    Otimização de projeto estrutural e seu impacto financeiro no custo global de um empreendimento público: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-19) Souza, Rodrigo Lucas da Silva; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Porto, Thiago Bomjardim
    No seguimento da construção civil, há atualmente uma visão equivocada em relação as etapas de planejamento e elaboração de projetos, sendo em muitos casos vista como uma etapa burocrática responsável por postergar o início da obra. Somada a desvalorização de engenheiros projetistas frente a constante evolução e disseminação de softwares de cálculo estrutural, são recorrentes os diversos problemas técnicos, financeiros e de cronograma em obras da construção civil vinculados a deficiências de projeto. Desta forma, o trabalho buscou, por meio de um estudo de caso, evidenciar a importância dos projetos estruturais em obras de engenharia em um contexto técnico, econômico e de segurança. Para a análise, a superestrutura e a infraestrutura de uma edificação em concreto armado situada na cidade de Varginha-MG foram redimensionadas, se atentando especialmente para a etapa de concepção estrutural. Mediante este estudo se pode evidenciar a possibilidade de economia de até 488,22 m³ de concreto e 22.972,70 kg de aço, quantitativos equivalentes a uma economia de 46,81% em relação aos custos dos quantitativos de concreto e aço do projeto original. Além do aspecto econômico foi evidenciado diversos problemas de detalhamento e apresentação do projeto original, sendo proposto um novo projeto estrutural completo para a edificação.
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    Proposta de plano de execução de concretagem em obras prediais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-09-08) Oliveira, Thalita Bruna; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Guia, Luiz Pinheiro da; Mognhol, Tiely Zurlo
    O planejamento logístico de concretagem é de suma importância, pois qualquer erro na execução de uma concretagem pode causar inconsistências na obra. Esse planejamento pode ser utilizado como medida norteadora para a qualidade final de uma edificação, atendendo-se aos parâmetros de projeto dos elementos estruturais. O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma metodologia de plano de concretagem como medida mitigadora de manifestações patológicas, compreendendo a logística deste planejamento como um todo, incluindo-se a dosagem, o controle tecnológico, o transporte, o lançamento, o adensamento e a cura do concreto, bem como inspeções em fôrmas, cimbramentos e amaduras. Este trabalho visa minimizar os problemas devido à falta de planejamento a partir da elaboração de um plano de concretagem. Para a elaboração do plano de concretagem, foi feita a revisão bibliográfica com estudos das manifestações patológicas que podem ocorrer em estruturas de concreto armado, das normas e demais recomendações utilizadas como referência para o planejamento e execução dessas estruturas. Posteriormente, foram elaborados fluxogramas contendo as verificações que devem ser realizadas em préconcretagem, execução e pós-concretagem. A verificação do plano de concretagem proposto e a necessidade de possíveis adequações foi realizada a partir da visitação de uma obra predial de médio porte para acompanhamento de inspeções de serviços juntamente à equipe da obra. Os resultados obtidos indicam a necessidade de planejamento de todas as etapas vinculadas à concretagem, tanto por parte da obra quanto por parte da empresa que fornece o concreto, para que assim o cliente possa obter a estrutura concretada com a qualidade desejada em projeto e no prazo estipulado. Também, a abordagem desta temática visou a conscientização dos futuros profissionais sobre a qualidade dos serviços de engenharia civil e a consolidação multidisciplinar da temática reportada.
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    Análise de estabilidade de talude por abordagens determinística e probabilística: estudo de caso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-27) Sacalioni, Anthony Bahia; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Porto, Thiago Bomjardim
    As análises de estabilidade de talude tradicionalmente são desenvolvidas por meio de métodos determinísticos, via equilíbrio limite, cujo resultado final está associado ao fator de segurança (FS) global. Neste tipo de análise, os parâmetros geotécnicos dos solos, dados, essencialmente, pelos parâmetros de resistência ao cisalhamento, a saber, coesão e ângulo de atrito, somados ao peso específico do solo, são considerados fixos, baseados em parâmetros médios, ou seja, a dispersão dos resultados devido à variabilidade natural desses materiais não é considerada. Desta forma, pode-se atender ao fator de segurança especificado na norma e não necessariamente estar como o talude em condição segura, uma vez que os modelos determinísticos não avaliam sua probabilidade de ruína, nem o seu índice de confiabilidade. Sendo assim os modelos probabilísticos complementam os resultados dos modelos determinísticos, permitindo inferências sobre o risco de instabilidade de taludes. Nesse contexto, apresenta-se um estudo de caso de um aterro argiloso arenoso de 5 metros de altura, localizado na cidade de Varginha-MG, Brasil. Os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo foram obtidos por meio de correlações semi-empíricas difundidas no Brasil e internacionalmente. As análises de estabilidade foram desenvolvidas por meio de abordagens determinísticas pelo método de Fellenius e análises de confiabilidade associadas com a variabilidade dos parâmetros de entrada do problema. As análises abordaram diversos panoramas de variabilidade desses parâmetros considerando o talude em condições drenadas e não drenadas. De acordo com os panoramas estudados, foram calculadas a resistência e a carga mobilizada em cada uma das superfícies de ruptura e esses resultados foram compilados para os estudos de confiabilidade. As análises drenadas (45 panoramas) convergiram para um FS global médio de 2,23 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-7, ou seja, um talude a cada 4.027.708,22, com mesma seção típica, se romperia. Por sua vez, as análises não drenadas (81 panoramas) convergiram para um FS global médio de 1,68 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-2, que significaria a ruptura de um talude cada 56 com mesma seção típica.
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    Patologias em alvenaria estrutural: causas e diagnósticos
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-19) Silva, Plínio Marcos Lemos; Araújo, Aellington Freire de; http://lattes.cnpq.br/0598731465954606; Araújo, Aellington Freire de; Mappa, Paulo César; Camargo, Rafael Eclache Moreira de
    Ao longo da história, a construção civil é uma área que alterna momentos de grandes crescimentos com épocas de quedas e desvalorizações. Mesmo assim, percebe-se um grande avanço nas áreas técnicas e de processos construtivos, visto que as edificações projetadas não são mais simples como antigamente. No Brasil, por exemplo, o aquecimento deste mercado nos últimos anos é reflexo da criação do programa Minha Casa, Minha Vida, bem como da facilidade e oferta de créditos para compras e reformas. Assim surge o cenário das edificações em alvenaria estrutural, sistema construtivo muito escolhido em obras residenciais. Percebe-se nessas obras uma elevada ocorrência de patologias, que, de certa forma, podem ser tratadas como sintomas de problemas que ocorrem na edificação. Entre essas patologias estão as fissuras, que podem ser provocadas por recalques de fundação, atuação de sobrecargas acima das previstas, variações térmicas, ações químicas, retração, falta de compatibilização dos projetos, uso de materiais indevidos, controle inadequado de serviços ou não cumprimento das normas vigentes. Essas patologias podem interferir em várias áreas, como estética, características estruturais da construção e durabilidade. Os transtornos causados alteram o desempenho das construções, provocam a frustação dos usuários, prejuízos econômicos e psicológicos. Neste presente trabalho foi realizada uma breve pesquisa bibliográfica em relação aos principais elementos construtivos da alvenaria estrutural com o intuito de prevenir a ocorrência das patologias, além de tratar de maneira breve sobre a abordagem das principais causas de fissuras nestas construções. É apresentado um estudo de caso, em uma edificação multifamiliar em um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Varginha-MG. Realizou-se um ensaio visual, não destrutivo, com a utilização de uma régua de medição de fissuras e fotografias do local. Por fim, são apresentadas as anomalias encontradas e quais as maneiras de prevenção de ocorrência e tratamento adequado.
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    Segurança e potencial de liquefação das barragens de rejeito de mineração no Brasil
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-02-08) Melki, Thais Ribeiro; Urashima, Denise de Carvalho; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/9870039269278664; Urashima, Denise de Carvalho; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Guia, Luiz Pinheiro da; Candido, Eduardo Souza
    Desde os tempos imperiais, o setor da mineração tem relevância socioeconômica no Brasil. Entretanto, a extração de minério em função do tipo e do processo de beneficiamento pode gerar grande volume de rejeitos, os quais são dispostos e armazenados de distintas formas como, por exemplo, em barragens que são estruturas muito empregadas na mineração brasileira. Devido aos incidentes em barragens do setor da mineração brasileira, principalmente nos últimos cinco anos, a sociedade em conjunto com o poder público vem promovendo ações relacionadas à segurança destas estruturas, visto que o rompimento de uma barragem de rejeito gera impactos imensuráveis em distintos setores. Dessa forma, o aprimoramento dos parâmetros de segurança definidos por leis e normas, assim como o estudo sobre os fenômenos que podem resultar nesses tipos de acidentes, tem sido cada vez mais necessário. Para tanto, a partir de pesquisa exploratória das leis vigentes, foi realizada uma revisão sistemática das leis federais que definem as medidas de segurança para barragens. Além disso, considerando que um dos fenômenos que pode resultar na ruptura dessas estruturas é a liquefação, esta temática também é abordada na pesquisa. Com objetivo de obter melhor compreensão sobre este fenômeno, dando ênfase à liquefação estática, bem como compreender a correlação de ensaios de campo como o Standard Penetration Test (SPT) e o Cone Penetration Test (CPT) com a resistência à liquefação, realizou-se neste trabalho uma breve análise da metodologia estabelecida por Olson para verificação do potencial de liquefação das barragens. Com o trabalho de conclusão de curso espera-se contribuir para os estudos já existentes na busca de soluções e alternativas na garantia da segurança das barragens, sendo esta uma temática de importância crescente na engenharia geotécnica brasileira.