Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
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Navegando Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA por Autor "Avelar, Ewerton Alex"
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Item Impacto da estrutura de capital e da política de dividendos sobre o valor de mercado das empresas abertas do setor elétrico brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-31) Silva, Lúcia Andréa Costa; Amaral, Hudson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3459819354945294; http://lattes.cnpq.br/4672057039272907; Amaral, Hudson Fernandes; Correia, Laíse Ferraz; Avelar, Ewerton AlexAs decisões de estrutura capital e de política de dividendos são tratadas pela teoria e evidência empírica de avaliação de empresas como fenômenos relevantes para a determinação do valor de mercado dessas empresas. Isso porque, o processo da tomada dessas decisões impacta o custo de capital próprio das empresas (custo médio ponderado de capital), o qual é utilizado no modelo de avaliação como taxa de desconto dos fluxos de caixa futuros. O setor elétrico necessita de uso intensivo de capital para financiamento das atividades. Diante disso, o objetivo desta dissertação foi verificar o impacto da estrutura de capital e da política de dividendos sobre o valor de mercado das empresas abertas do setor elétrico brasileiro negociadas na B3 no período de 2010 a 2019. A base teórica e empírica sobre precificação de ativos foi fundamentada a partir do CAPM, abrangendo os modelos fatoriais desenvolvidos posteriormente até o modelo de Fama e French (1992), utilizado como base empírica desta dissertação. No tocante a estrutura de capital e a política de dividendos iniciou-se pelos trabalhos de Modigliani e Miller (1958;1961) seguidos pelas principais teorias sobre os temas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amostra composta por 22 empresas. Os dados das empresas foram coletados na Bloomberg. Utilizou-se o modelo de regressão de Dados em Painel de Efeitos Fixos. A variável dependente foi o Retorno das Ações Ordinárias e as variáveis explicativas foram: Índice Market-to-Book, Tamanho, Índice Preço_Lucro, Beta, Alavancagem Financeira (proxy para Estrutura de Capital), Dividend Yield (proxy para Política de Dividendos), Preço de Liquidação das Diferenças – PLD e a Taxa de Remuneração de Capital Regulatório (WACC). Nos resultados, verificou-se uma relação negativa e com significância estatística a 5% entre a política de dividendos e o retorno das ações e uma relação positiva entre a Estrutura de Capital e os retornos, porém sem significância estatística a 5%. Destaca-se, ainda, a significância estatística das variáveis PLD (com relação negativa) e Índice Market-to-Book (com relação positiva) com os retornos médios. As demais variáveis não foram estatisticamente significativas a 5%. Como conclusão, os resultados corroboraram com as Teoria da Irrelevância da Estrutura de Capital de Modigliani e Miller (1958) e com a Relevância dos Dividendos de Lintner (1956) e Gordon (1959). Palavras-Item O sistema de informação de custos no setor público (SICSP): uma análise da percepção dos controllers e contadores públicos nas prefeituras mineiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-29) Gumier, Eliane Lucareli; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Raad, Lucélia Viviane Vaz; http://lattes.cnpq.br/6056715886520542; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/2690007287506639; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Raad, Lucélia Viviane Vaz; Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros; Avelar, Ewerton AlexO processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público proporcionou o surgimento de normas contábeis brasileiras direcionadas à esfera pública, uma das quais objeto deste estudo, a NBC T 16.11. Esta norma trata da implantação e utilização do Sistema de Informação de Custos no Setor Público (SICSP) e vem evidenciar a necessidade da informação de custos para promover a transparência, apoiar o processo de tomada de decisão e realizar uma adequada prestação de contas. Dada a importância da NBC T 16.11, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos controllers e contadores públicos sobre a implantação e o uso do SICSP nas prefeituras municipais de Minas Gerais. Para tanto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar os controllers e contadores públicos; 2) identificar o perfil dos municípios quanto à implantação e à utilização do SICSP; 3) investigar a percepção dos controllers e contadores públicos quanto à utilidade do SICSP no processo decisório; 4) analisar se existem relações entre o porte do município e o grau de dificuldade de implantação/utilização do SICSP considerando os recursos materiais e humanos; e 5) analisar se existem relações entre o porte do município e o grau de utilidade do SICSP no processo decisório. A fim de atingir os objetivos desta pesquisa foi enviado um questionário a cada uma das 853 prefeituras mineiras, sendo que foram respondidos 106 questionários. A metodologia de pesquisa utilizada foi fundamentada em uma abordagem quantitativa com o emprego da estatística descritiva, do Teste t-Student e da correlação de Pearson para o tratamento dos dados. Os resultados demonstraram que ainda nenhuma prefeitura implantou o SICSP de forma plena. A análise descritiva demonstrou que o grau de dificuldade para implantação/utilização do SICSP no que se refere à quantidade e à qualificação do pessoal foi significativo. A maioria dos controllers e contadores públicos percebem a importância da utilidade do SICSP no processo decisório, reconhecendo como muito útil ou útil. Isto demonstra que há uma conscientização de que o SICSP é relevante no processo decisório pelos profissionais, o que pode favorecer a implantação no futuro. Verificou-se a existência da relação entre o porte do município com o grau de utilidade das informações de custos como instrumento da tomada de decisões de escolhas econômicas, ou seja, municípios maiores entendem que o SICSP é muito útil neste processo e municípios menores tendem a reconhecer um grau menor de utilidade. Constatou-se que as prefeituras não estão estruturadas para cumprir com o que determina a NBC T 16.11 e que não há penalidades para o não cumprimento. Como pesquisas futuras sugere-se estudar outras variáveis (como indicadores de transparência e de efetividade da gestão municipal) e a sua relação com o SICSP. Além disto, recomenda-se realizar um estudo por meio de entrevistas para verificar se existe resistência das pessoas; descontinuidade devido à sucessão política através das eleições e barreiras em razão da rotatividade dos controllers e contadores públicos que muitas vezes não são servidores efetivos.