Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
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Item A atuação do observatório social no monitoramento das compras públicas em tempos de pandemia da Covid-19: estudo de caso em um município mineiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-05-17) Araújo, Gilson Luiz de; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/5704787554735919; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Mesquita, Daniel Leite; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva eNo cenário da pandemia de Covid-19, as compras públicas se mostraram imprescindíveis para salvar vidas. No Brasil, devido à necessidade de simplificar e agilizar os processos para se obter celeridade nas aquisições de combate ao coronavírus, foram implementadas inovações na legislação de licitações e contratações públicas. Na vigência do estado de calamidade pública, os gestores puderam decidir, justificadamente, pela dispensa de licitação, o que, por outro lado, poderia facilitar o desvio de recursos públicos. Diante disso, evidencia-se a importância do monitoramento dos gastos pela sociedade nas aquisições e contratações públicas. Neste sentido, entende-se que a entidade Observatório Social (OS) pode contribuir no processo decisório, promovendo uma governança pública norteada pelos valores de ética, clareza e integridade no cumprimento de obrigações e responsabilidade ao se prestar contas. Nesta dissertação, questionou-se como se desenvolveu a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um município mineiro em tempos de pandemia da Covid-19. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um ente político municipal no enfrentamento do coronavírus. O estudo teve como objetivos específicos: 1) caracterizar as compras públicas no combate da Covid-19; 2) verificar o cumprimento dos requisitos legais nas dispensas de licitação; 3) descrever a atuação do OS no monitoramento das compras públicas; e 4) analisar as implicações da atuação do OS na tomada de decisões dos gestores públicos. Para realização do estudo, foi adotada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo por arcabouço as teorias da decisão de Simon e da governança pública. Os dados foram coletados por meio de documentos e relatórios no portal da prefeitura e outros sítios, observação participante e entrevistas. Para a organização dos dados, foi elaborada planilha de mapeamento e checklist, gráficos e tabelas. A interpretação das entrevistas foi tratada por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maioria dos fornecedores não é do município investigado, que os dados no Portal da Transparência e no sítio da prefeitura foram apresentados de forma sintética e não apresentavam informações detalhadas de dispensa de licitações. Constatou-se que o OS atuou no monitoramento das compras públicas, questionando sobre o destino dos gastos, investigando os fornecedores envolvidos, recomendando a modalidade de pregão eletrônico e contribuindo para a prevenção de irregularidades. Concluiu-se que sua atuação impactou direta e indiretamente nas decisões dos gestores públicos, uma vez que o OS tem disseminado os valores de accountability, compliance e transparência na gestão municipal.Item A contribuição da participação dos clientes nas decisões como antecedente de qualidade e valor: uma análise em serviços de consultoria fitness(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022) Cunha, Thaís Ligieri Zagnoli; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2990415350413529; Sá, Elisangela Martins de; Monteiro, Plínio Rafael ReisO objetivo desta pesquisa foi identificar em que medida o comportamento de usuários de serviços de consultoria fitness caracterizado por um processo de cocriação impacta a qualidade e o valor percebido. A investigação estruturada da pesquisa desenvolveu-se em três fases: (1) revisão de literatura, (2) pesquisa qualitativa e (3) pesquisa quantitativa. A revisão de literatura abordou os fundamentos do processo de tomada de decisão e da tomada de Decisão Comportamental, como uma forma de embasar papel do comportamento no processo de tomada de decisão. Em seguida, apresentou-se o caminho percorrido das relações de trocas, até o surgimento da Lógica Dominante do Serviço e a Cocriação de valor, para, enfim, apresentar os aspectos da Qualidade do Serviço e do valor percebido. A pesquisa qualitativa teve como proposta identificar como se dá o processo de tomada de decisão do serviço de consultoria, de modo a evidenciar a participação do cliente. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey, que se desdobrou em um banco de dados analisado por meio de estatística multivariada de dados, sendo especificamente tratados via Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados qualitativos descrevem o processo do serviço a partir das ações do consultor, que propõe valor, e do usuário, que definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online, de acordo com a proposta e integração do serviço que definem os sinais de satisfação e insatisfação do usuário. Os resultados quantitativos definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online por meio do comportamento de cocriação dado os reflexos das estimativas na qualidade do serviço e valor percebido pelo usuário durante o processo de consultoria fitness online. Observou-se, portanto, que a experiência de cocriação é a base para a criação de valor, principalmente em serviços do tipo personalizado. A experiência do consumidor de serviços fitness é fundamentada na cocriação, pois seu programa de treinamento personalizado (TP) é desenvolvido com base em um processo de serviço particular e especializado, preparado e acompanhado por um profissional de educação física que respeita a individualidade biológica de cada cliente, dentro de um contexto interativo e individualizado no processo do serviço. O consultor virtual de treinamento personalizado interage com seu cliente, assim, a experiência de uso do cliente é o que determina o valor em uso. Tal aspecto desenvolve uma característica particular no processo decisório nesse tipo de serviço, ou seja, um processo de tomada de decisão participativo fica estabelecido entre prestador de serviço e cliente, com impacto no valor percebido e qualidade do serviço.Item A decisão de colaborar: interação e maturidade no aglomerado turístico de Pirapora/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-25) Silva, Daniel Rocha; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/3907444622760280; Mendonça, Fabrício Molica de; Sá, Elisangela Martins de; Silva, Gustavo MeloEste trabalho objetivou investigar como as interações entre os diversos agentes que atuam na atividade turística de Pirapora/MG afetam a maturidade desse aglomerado produtivo e contribuem para o desenvolvimento local por meio da decisão de colaborar. O turismo é uma atividade que procura atender a demanda de pessoas que buscam felicidade, descanso e lazer. Em Pirapora/MG, a formação de um Arranjo Produtivo Local (APL) turístico parece ser o caminho mais simples para criar uma oferta organizada que objetiva um produto turístico completo, previamente concebido para um mercado básico e, consequentemente, aumentar o emprego e a renda de sua população. O trabalho em conjunto em espaços geográficos enquanto manifestações territoriais surgiram ressaltando os termos Distrito Industrial nas versões Marshalliana e italiana, clusters e Arranjos Produtivos Locais. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, de cunho descritivo e analítico, por meio da pesquisa participante, pesquisa documental e de campo como instrumentos de coleta de dados. Em relação à unidade de análise, ela tem características turísticas, já que o Ministério do Turismo do Brasil em sua classificação mais recente a considerou integrante do novo mapa do turismo brasileiro. Os resultados apontaram que: a) a cidade possui potenciais produtos turísticos que ainda não estão formatados para oferta; b) as entidades relacionadas ao turismo participam e se envolvem em partes com o planejamento e atuação no turismo regional; c) a interação entre elas afeta o desenvolvimento do turismo, contudo, da forma como tem sido conduzida, não é suficiente para alavancá-lo porque precisa de mais organização e realização de atividades conjuntas dentro de um planejamento de curto, médio e longo prazo; d) a cidade apresenta carências relevantes no setor, como o baixo envolvimento da comunidade e a falta de preparo da população para receber o turista; e e) a problemática ambiental em relação ao volume de água e de peixes tem afetado diretamente os atrativos naturais da região e tem servido de justificativa, pelos moradores, do não aproveitamento do potencial turístico. Dessa forma, no aglomerado turístico de Pirapora/MG as interações decorrentes da decisão de cooperar têm relação direta com o seu desenvolvimento e maturidade e podem levar a um processo articulado capaz de, no logo prazo, desenvolver o aglomerado.Item A farça adoece?: um estudo de caso sobre depressão em uma organização militar.(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-20) Lana, Daniela da Silveira Martins de ; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado ; Sant'Anna, Anderson de Souza ; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado ; Sant'Anna, Anderson de Souza ; Falce, Jefferson Lopes La ; Colomby, Renato Koch ; Sarayed-Din, Luiza Farnese LanaO transtorno depressivo, conhecido como depressão, é uma condição que pode ser desencadeada por uma série de fatores simultâneos. Tem-se tornado cada vez mais comum que ela surja como um adoecimento mental relacionado às atividades laborais, agravando-se quando o trabalhador não recebe o tratamento adequado, o que pode levá-la a ser classificada como doença ocupacional. Esta pesquisa está intrinsecamente ligada aos processos decisórios, uma vez que seu foco reside na análise da depressão no ambiente de trabalho de militares que buscaram assistência médica em uma Organização Militar da Aeronáutica em Lagoa Santa. A escolha desse tema se revela altamente relevante considerando as mudanças nos padrões de saúde e doença que têm surgido no contexto global, suscitando preocupações entre profissionais de diversas áreas. O adoecimento psicológico e mental, muitas vezes decorrente da exaustiva jornada de trabalho, pode resultar em depressão. Essas preocupações são fundamentais para os processos de tomada de decisão relacionados à saúde e ao bem-estar dos militares. A metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso com abordagem de pesquisa descritiva. A amostra incluiu 195 profissionais ativos da Força Aérea Brasileira em Lagoa Santa. Para avaliar o nível de depressão na amostra, utilizou-se um questionário interno da FAB que segue os padrões e critérios da Escala de Beck. Os resultados obtidos por meio do estudo empírico realizado na FAB, em Lagoa Santa, apontam para níveis significativos de depressão, com taxas particularmente elevadas entre militares do CIAAR (29,69%) e PAMA-LS (29,69%), praças (47%), do sexo masculino (81%), com idades entre 18 e 22 anos (36%), e com o ano de 2019 apresentando a maior ocorrência (31%). Como conclusão, é possível afirmar que diversos fatores contribuem para o desenvolvimento da depressão em militares, e esses achados têm implicações importantes nos processos decisórios relacionados à gestão de recursos humanos, saúde ocupacional e políticas de bem-estar nas Forças Armadas. O ambiente de trabalho, as demandas excessivas, a sobrecarga de tarefas, a exposição a situações desafiadoras e questões humanas, sociais e familiares desempenham papéis cruciais na saúde mental dos militares, influenciando a necessidade de tomadas de decisão estratégicas voltadas para a promoção da saúde e prevenção da depressão.Item A Influência da Propriedade Estatal na Divulgação de Informações sobre ESG por Companhias do Mercado de Capitais Brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-06-07) Costa, Daniel Pondé e Silva; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; http://lattes.cnpq.br/0784903004197941; Correia, Laíse Ferraz; Peixoto, Fernanda Maciel; Francisco, José Roberto deEste estudo analisa como a propriedade estatal influencia a divulgação de informações de ESG (environmental, social and corporate Governance) de uma amostra de empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), para o período de 2010 a 2020. Elaborou-se um indicador de disclosure baseado em características da realidade brasileira para, em seguida, avaliar o impacto da propriedade estatal na divulgação de informações, por meio do método de regressão linear. Paralelamente, foi conduzida regressão logística para examinar se a propriedade estatal aumenta a probabilidade de divulgação de informações sobre ESG. No que se refere à regressão linear, a participação acionária estatal apresentou uma relação negativa e estatisticamente significativa com o volume de informações divulgadas. O tipo de participação (majoritária ou minoritária) guarda relação positiva apesar de não estaticamente significativa com a extensão de informações divulgadas. A forma de participação (direta ou indireta) revelou ter relação positiva e estatisticamente significativa com o nível de disclosure de informações ESG. A rentabilidade tem um impacto negativo e significativo no volume de informações ESG divulgado. O tamanho da empresa tem uma relação positiva e estaticamente significativa com a extensão da divulgação de informações sobre ESG. A alavancagem financeira tem um impacto positivo e altamente significativo na profundida de informações publicadas. Quanto à regressão logística, a participação acionária estatal não aumenta as chances de divulgação de informações sobre ESG. No entanto, o tipo de participação (majoritária ou minoritária) e as formas de participação (direta ou indireta) aumentam a probabilidade de companhias divulgarem informações de ESG. A rentabilidade não aparenta ter influência positiva na divulgação de informações de ESG. Empresas maiores têm maiores chances de publicação, ao passo que empresas mais alavancadas têm probabilidade menor de aderência à divulgação. Os resultados sublinham a complexidade das relações entre os diferentes elementos corporativos e a divulgação de informações ESG, apontando para áreas onde políticas e práticas empresariais podem, no âmbito do processo decisório, ser ajustadas para promover maior transparência e responsabilidade social. Ademais o estudo evidencia que a propriedade estatal em companhias pode estar alinhada aos interesses de todo o seu público-alvo, em sincronia com a teoria dos stakeholders. Para além da contribuição acadêmica quanto à literatura de finanças que, com frequência, aborda o disclosure de informações e seus efeitos no processo decisório, o contributo deste estudo reside em gerar insights sobre tópico comumente investigado internacionalmente e no campo privado, mas pouco explorado na esfera nacional e pública. Por último, as evidências encontradas nesta pesquisa podem fornecer subsídios para que novos trabalhos sejam conduzidos no Brasil, cooperando para o desenvolvimento do conhecimento acerca do fenômeno estudado, em prol de uma economia socialmente responsável.Item A Influência de um Minipúblico nas Decisões Públicas em um Município(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-16) Souza, Kelly Valerio; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Rezende, Vânia Aparecida; Zwick, ElisaEste trabalho busca analisar de que modo as práticas institucionais de um minipúblico podem influenciar as decisões públicas em um município. A relação Estado-sociedade em uma perspectiva democrático-participativa (onde se enseja um maior controle social advindo de práticas cidadãs ativas) remete a contribuições à governança pública exercidas por instituições sem fins lucrativos. Neste estudo, a experiência de um observatório social (OS) é analisada à luz do conceito de minipúblico – qual seja o desenho institucional composto por cidadãos comuns que se organizam em pequenos grupos para deliberar assuntos de interesse da sociedade, vindo a aperfeiçoar as tomadas de decisões públicas. Como objetivos específicos, busca-se: mapear as características do desenho institucional do Observatório Social do Brasil - Pará de Minas (OSB-PM) através das oito escolhas para minipúblicos; descrever a atuação do OSB-PM junto ao poder público no município de Pará de Minas (MG); analisar as influências e contribuições geradas pelo OSB-PM na governança pública municipal. Pelo levantamento documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas, pretende-se compreender o papel de um observatório social diante da tomada de decisão pública, analisando as influências advindas da sua atuação como organização voluntária, apartidária e sem fins lucrativos. A partir dos dados coletados e à luz do arcabouço teórico selecionado para categorização e análise, o OSB-PM preencheu e correspondeu às oito escolhas para minipúblicos, especialmente às de Empoderamento e Monitoramento, revelando uma grande conexão desta instituição com o Estado. Verificou-se no intervalo analisado uma sequência consistente de deliberações que obtiveram reflexos decisórios favoráveis do poder público municipal, dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas, e do Ministério Público. Nisso, as influências percebidas no estudo pela ação institucional dos observadores sociais em Pará de Minas trouxeram contribuições à governança pública municipal, tais como no seu caráter de participação (quantidade, viés e qualidade); no seu modo de acesso à informação (pelos representantes, pelos cidadãos, e no estímulo à cidadania); e na forte conexão das suas deliberações na efetiva ação estatal (accountability, justiça das políticas e eficácia). Este estudo visou contribuir na ampliação do interesse acadêmico em práticas institucionalizadas de controle social, tais como dos observatórios sociais; e na percepção da importância de os cidadãos comuns se apropriarem das temáticas de natureza pública em seus municípios.Item A Influência do Planejamento de Vendas e Operações no Processo Decisório do Abastecimento de Insumos na Indústria Cimenteira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-17) Santos, Rodrigo Balod dos; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; Oliveira, Solange Riveli de; Siqueira, Paulo Henrique Lima; Mendonça, Fabrício Molica deA indústria cimenteira tem como características a necessidade de produção em escala e a intensa aplicação de capital. Este trabalho teve por objetivo compreender como o processo de planejamento de vendas e operações influencia o processo decisório de abastecimento de insumos em empresa da indústria cimenteira. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com a utilização do método de estudo de caso e tendo a análise de conteúdo como a técnica metodológica utilizada para compreender os dados obtidos. Por fim, foram identificados diversos pontos que ratificam a influência do planejamento de vendas e operações no processo decisório. Entre eles, a visibilidade da cadeia de suprimentos, seguida pela identificação da necessidade de abastecimento, tendência de variações no plano de vendas e análise prévia dos riscos envolvidos.Item A precarização do trabalho feminino a partir da prática empreendedora: tomada de decisão ou sobrevivência?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-13) Rodrigues, Lyvia Renata; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Ferraz, Janaynna de Moura; http://lattes.cnpq.br/6047443183161152; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/2674273345624382; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Ferraz, Janaynna de Moura; Barros, Carolyne Reis; Sarayed-Din, Luiza Farnese Lana; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães deO objetivo deste trabalho foi compreender o processo de pauperização do trabalho feminino, considerando as mulheres-mães inseridas na prática empreendedora na atualidade. Metodologicamente, essa pesquisa teve um caráter qualitativo. A abordagem qualitativa foi realizada por meio do recolhimento de trajetórias de vida laboral a fim de se apreender os processos subjetivos e espaço-temporais referentes aos esforços, frustrações, desafios e oportunidades ocupacionais das atividades de mulheres-mães empreendedoras, a partir da tomada de decisão por empreender. Através do diário de campo, das reuniões realizadas juntamente ao coletivo investigado e do recolhimento das trajetórias de vida laboral de duas mulheres-mães inseridas na prática empreendedora, chegamos a três categorias de análise: Contexto, Trabalho Reprodutivo e Maternidade e Prática Empreendedora. Essas categorias evidenciaram o processo de pauperização dessas mulheres enquanto mães e trabalhadoras. Evidenciamos também que essas mulheres não se reconhecem como parte da classe trabalhadora, detentora de direitos, embora façam parte dela. E que, diferentemente do que o empreendedorismo prometia – uma vida melhor e até uma ascensão social com melhoria na sua cesta de consumo, essas mulheres estão livres, embora desvinculadas de qualquer proteção social. Uma das grandes contribuições deste trabalho é o avanço das discussões conceituais sobre o empreendedorismo feminino, especialmente de mulheres-mães e seu processo de tomada de decisão. Por fim, foi possível apresentar uma perspectiva de compreensão do fenômeno alternativa à gerencialista/funcionalista, contribuindo para avanços teóricos no campo da administração.Item "Além de preto, é viado?": interseccionalidade e processos decisórios na trajetória profissional de homens negros gays de Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022) Carvalho, Alexsandre Gustavo da Silva; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Teixeira, Juliana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3705084565039896; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/4533106068054700; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio ; Carrieri, Alexandre de Pádua ; Oliveira, Josiane Silva deEsta dissertação procurou analisar como a interseccionalidade de sistemas de opressão impacta a trajetória pessoal e profissional de homens negros gays pobres que trabalham no setor da mineração em Mariana-MG. Utilizando uma abordagem interseccional, são apresentadas e analisadas as histórias de vida de João e Felipe e a influência que as categorias de gênero, raça, sexualidade e classe exerceram sobre os seus processos de tomada de decisão. O homem é a categoria de gênero dotada de privilégios no binário sistema patriarcal vigente, que construiu historicamente pressupostos de uma masculinidade hegemônica. Entretanto, as masculinidades são diversas e a hegemonia está atrelada não apenas ao gênero (ser homem), mas também a raça (ser branco), a sexualidade (ser heterossexual) e a classe (ser da classe dominante). Nesse contexto, homens negros gays pobres são marginalizados e subalternizados pela sociedade, em decorrência dos marcadores interseccionais os atravessam. Os resultados deste trabalho apontam que as categorias de gênero, raça, sexualidade e classe influenciaram fortemente as tomadas de decisão de João e Felipe, agindo como limitadores de tais processos ou estimulando-os a resistir às opressões inerentes à estrutura na qual estão inseridos. Observou-se também que os indivíduos alinhados aos padrões hegemônicos (que aparecem nas histórias de João e Felipe) muitas vezes têm as suas tomadas de decisão pautadas na manutenção dos privilégios dos grupos socialmente dominantes. Ao apresentar as histórias dos participantes sobre como a diversidade é tratada no mercado de trabalho, espera-se que esta dissertação contribua com os estudos organizacionais a respeito da sociedade e subjetividade, bem como sobre a influência dos marcadores interseccionais sobre os processos decisórios. Espera-se que esta dissertação abra caminhos para futuros estudos da Administração sobre homens negros gays pobres, considerando a inexistência de trabalhos da área que tratem especificamente sobre estes indivíduos. Pretende-se que a elucidação e a análise das experiências dos sujeitos de pesquisa integrem o coro de trabalhos que estudam as violências cotidianas sofridas por indivíduos interseccionados por categorias de opressão, acreditando que o conhecimento pode promover a mudança e a garantia de tratamentos equalitários para todo ser humano.Item "Alguém vai ouvir a gente": implicações organizacionais e psicossociais da tomada de decisão do fechamento de sedes de um órgão público federal na vivência dos servidores(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-15) Barbosa, Esther Silva; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/5708406177054790; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Facas, Emílio Peres; Soldera, Lucas Martins; Colomby, Renato KochO objetivo desta pesquisa foi compreender as implicações organizacionais e psicossociais da tomada de decisão do fechamento de sedes do Ministério Público Federal (MPF) na vivência dos servidores sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. O Ministério Público, de acordo com a Constituição de 1988, é instituição essencial à aplicação da Justiça e tem o dever de fiscalizar o cumprimento da legislação brasileira. O órgão é composto por membros (procuradores) e servidores, responsáveis por garantir a consecução dos seus objetivos institucionais e o seu adequado funcionamento. Trata-se de instituição de grande relevância para a sociedade, e para o bom desenvolvimento de suas atividades, é primordial garantir aos seus profissionais boas condições de trabalho físicas e mentais. No entanto, algumas situações representam potenciais fatores de riscos psicossociais no trabalho e podem causar danos à saúde dos trabalhadores. No ano de 2023 a instituição tomou a decisão de fechar/deslocar mais de cinquenta sedes de unidades municipais do MPF. Tal medida impactou a vida dos servidores e procuradores em várias cidades do Brasil, mas não da mesma maneira, já que aos procuradores é garantida constitucionalmente a inamovibilidade (direito de não ser removido sem a sua anuência para outra cidade ou município), mas para os servidores não existe essa garantia. De modo que o fechamento foi determinado com a participação dos procuradores mas os servidores não tiveram papel na tomada de decisão e também não foram ouvidos. Buscando compreender as implicações dessa tomada de decisão, a pesquisa foi desenvolvida, metodologicamente, em duas etapas de coleta. Na primeira etapa foi adotado método quantitativo com aplicação do questionário Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - PROART. Na segunda etapa da pesquisa foi adotado método qualitativo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados foi realizada com análise estatística para o método quantitativo e análise de conteúdo para o método qualitativo. Os resultados demonstraram que a decisão do fechamento de sedes sem a participação dos servidores, que não tiveram chance de se expressar sobre o assunto, aumentou os fatores de risco psicossociais, trazendo sofrimentos aos envolvidos e também para aqueles que testemunharam o processo. Dentre as principais contribuições dessa pesquisa podemos citar: institucionalmente, a percepção de como o fechamento de sedes poderia ter sido melhor conduzido em termos de tomada de decisão com a criação de critérios objetivos a serem seguidos, com a garantia de transparência do processo e com a escuta dos servidores; academicamente, com a comprovação da eficácia do PROART no diagnóstico dos riscos psicossociais; e socialmente, por permitir aos servidores serem ouvidos e expressarem seus sentimentos.Item Análise da gestão e fiscalização de contratos de obras públicas: reflexões sobre o processo decisório a partir da teoria dos stakeholders(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-16) Faria, Ana Rute Ribeiro Matos de; Paula, Carolina Riente de Andrade; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6684054111759393; http://lattes.cnpq.br/9323923076429739; Paula, Carolina Riente de Andrade; Assis, Lilian Bambirra de; Ribeiro, Livia Maria de Padua; Ckagnazaroff, Ivan BeckEsta dissertação teve como objetivo analisar as atividades de gestão e fiscalização de contratos de obras públicas a partir da perspectiva da teoria dos stakeholders. Em termos metodológicos realizou-se estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior (Ifes). Foram feitas quatro entrevistas semiestruturadas com fiscais, gestor de contratos e preposto de uma empresa contratada. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que os problemas incidentes na gestão e fiscalização, identificados na revisão de literatura, também ocorrem na instituição pesquisada. Três aspectos surgiram mais expressivamente na fala dos participantes como determinantes da boa execução contratual: a capacidade do empreiteiro em realizar o objeto contratado; o perfil dos fiscais e do gestor de contratos; e a confiança nas relações entre os stakeholders. Evidenciou-se a centralidade do gestor de contratos como decisor nas interações com as partes interessadas para obtenção de um resultado positivo na execução das obras. A análise das atividades de gestão e fiscalização de contratos públicos por meio da teoria das partes interessadas tem potencial para contribuir para melhor compreensão dos processos organizacionais, além de proporcionar maior clareza para a tomada de decisão de alocação de recursos.Item Análise das incongruências no processo decisório empregado na habilitação de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais (TPICs) por concurso ou nomeação ad hoc: um estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Freitas, Dora Anchieta; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/7412906223435653; Mendonça, Fabrício Molica de; Borba, Erika Loureiro; Bertassi, Andre LuisEste trabalho teve por objetivo principal analisar o processo de nomeação ad hoc de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais realizados por uma autarquia do Estado de Minas Gerais no período de outubro de 1988 a maio de 2009, de modo a descrever os principais critérios adotados pelo gestor desta autarquia mineira na decisão pela realização de concurso público para habilitação de TPICs em substituição à nomeação ad hoc, à luz dos estudos de Ronald Dworkin sobre discricionariedade e decisão baseada em regras e princípios. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, longitudinal, abarcando o período de outubro de 1988 a maio de 2009. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso simples, com a técnica de coleta de dados pesquisa documental, seguida de análise documental e análise de conteúdo. Nos resultados, o estudo aponta para a ponderação entre os princípios da legalidade e da eficiência como critério para viabilizar nomeações ad hoc, em função da rotina atribuída ao procedimento. Uma vez alterado o padrão de aprovação social, houve equilíbrio entre as normas conflitantes, para chegar ao cumprimento da regra que obriga à realização do concurso, ou seja, o tudo-ounada, nos termos de Ronald Dworkin.Item Aplicação de análise envoltória de dados e teoria de redes como suporte às decisões na pós-graduação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-26) Cardoso, Thiago Rafael Nogueira; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/8174026751249871; Araújo, Uajará Pessoa; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Andrade, Mathes Lemos deOs programas de pós-graduação em organizações de ensino superior brasileiros apresentaram um crescimento considerável nos últimos anos. Com o aumento quantitativo desses programas de pós-graduação, ocorre também uma preocupação com a qualidade dos cursos, bem como na forma de gerenciá-los. No contexto das organizações públicas, nas quais os recursos são sustentados pela contribuição da sociedade, torna-se ainda mais necessário a avaliação da eficiência para que os resultados obtidos estejam de acordo aos recursos empregados. Visando esta avaliação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) afere a qualidade das organizações educacionais por meio de um sistema de pontuação, gerando notas que podem ser comparadas entre programas de pós-graduação da mesma área em diferentes instituições. No entanto, através dessa avaliação da CAPES não é possível a comparação direta de programas de pós-graduação de diferentes áreas, dificultando a gestão interna dos programas de pós-graduação de uma mesma organização educacional. Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia da junção da técnica de análise envoltória de dados (DEA) e de redes como ferramentas para comparar a eficiência dos programas de pós-graduação de diferentes áreas, contribuindo para que os gestores de pós-graduação tomem decisões dentro da organização educacional a qual pertencem. A pesquisa tem uma abordagem mista sob um prisma funcionalista. Foi realizado um corte transversal dos anos de 2013 a 2018. A investigação empregou análises descritivas, nuvem de palavras, sociogramas, testes estruturais da teoria de redes (small-world, scale free e homofilia) e análise envoltória de dados como ferramentas de apoio à decisão. Verificou-se que os programas do CEFET apresentam características de small world e identificou-se a presença de homofilia entre os programas. Foi possível mensurar a eficiência dos programas de Pós-graduação através da junção de técnicas DEA e redes. Em ambas as aplicações, o programa benchmark foi mantido após aplicação de indicadores de rede. Foi utilizado modelos de supereficiência para melhorar a distinção dos 6 programas escolhidos, sendo os programas de Educação Tecnológica e Administração aqueles que se mostraram mais eficientes dentro do CEFET-MG, conforme as variáveis escolhidas.Item Capacitação no setor público: percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios na implementação de uma escola de desenvolvimento(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-17) Moura, Alisson Souza de; Assis, Lilian Bambirra; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/7743916221208873; Assis, Lilian Bambirra; Paula, Carolina Riente de Andrade; La Falce, Jefferson LopesA presente dissertação é uma análise da percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios encontrados na implementação de uma Escola de Desenvolvimento. Para embasar este estudo de caso qualitativo descritivo, foi construído um referencial teórico que buscou consolidar os seguintes tópicos: administração pública, gestão de pessoas, processos decisórios e escolas de governo. A pesquisa ocorreu por meio da pesquisa documental e de seis entrevistas semiestruturadas, realizadas com servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, diretamente ligados à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, posição atual da Escola de Desenvolvimento de Servidores e que auxiliaram em sua implementação. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi a metodologia utilizada para apreciação dos dados coletados, pela qual objetivou-se descrever e analisar as diretrizes para capacitação do Governo Federal, a atual política de capacitação da instituição e a percepção dos servidores, envolvidos na implementação, sobre a Escola de Desenvolvimento de Servidores, da autarquia federal em questão. Desta forma, foi identificada uma visão muito positiva sobre a mesma, que é considerada motivadora e valorizadora. Os principais desafios e dificuldades encontrados na implementação relacionaram-se às pessoas, à infraestrutura, à pandemia do corona vírus, ao tempo para aprovação da portaria para sua regulação e à legislação. Nem sempre é possível atuar sobre as dificuldades, mas essas podem se transformar em oportunidades.Item Competência do diretor escolar na rede estadual de Minas Gerais: o processo de certificação ocupacional à luz da ergologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Matos, Bruno de Almeida; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6504354976686588; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Kamila Pagel de; La Falce, Jefferson LopesO objetivo desta dissertação é compreender, por meio de uma visão ergológica, o processo de certificação dos diretores escolares da rede estadual de Minas Gerais. Iniciado em 2006, o processo de certificação ocupacional de diretores de escolas estaduais em Minas Gerais busca identificar se o profissional possui as competências necessárias para assumir determinado cargo ou função e se atende aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. A escolha por uma abordagem ergológica nesta pesquisa foi feita, sobretudo, para dar centralidade e voz ao diretor escolar, de modo a expor sua visão sobre o processo de certificação. Considerada uma démarche, um caminho a ser percorrido, a ergologia se propõe a compreender melhor e intervir nas situações de trabalho para transformá-las, trazendo para o centro das atenções o trabalhador no exercício da atividade, privilegiando os saberes construídos e buscando entender os debates vividos por eles na execução do trabalho. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores escolares da rede estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, por ter como objeto de estudo a certificação ocupacional, o trabalho aborda a organização da educação brasileira, o histórico e os processos de escolha da figura do diretor escolar, bem como a literatura que se propõe a identificar as competências exigidas para a administração escolar no Brasil. Conclui-se que a implantação da certificação ocupacional estudada foi realizada a reboque de um movimento nacional voltado à melhoria dos resultados do ensino no Brasil, que instituiu uma sistemática de métricas e controles para avaliar a evolução da qualidade da educação no país. Esse movimento é um claro exemplo da injeção de valores do mercado — valores individuais passíveis de quantificação — sobre o polo político, que envolve valores não quantificáveis e o bem comum. Verificada a relação entre as competências e qualidades do gestor escolar e essa melhoria, a certificação ocupacional passou a ser o selo de qualidade do profissional que ocupa o cargo, validando os esforços do governo estadual para a melhoria do ensino. Entretanto, a certificação não consegue abarcar a realidade do trabalho desses profissionais de forma a preparar plenamente os candidatos para a nomeação no cargo.Item Confrontar o trabalho no trânsito: um estudo ergológico da atividade de agentes de trânsito no município de Betim-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-03-13) Costa, Angélica da Silva; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/2288628358654142; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Assis, Lilian Bambirra de; Bianco, Mônica de FatimaA profissão de agentes de trânsito surgiu em 1997, a partir do Código de Trânsito Brasileiro que determinou a municipalização da fiscalização, engenharia e educação para o trânsito por meio da descentralização administrativa na prestação desses serviços. Desde então, o trabalho desses agentes é normatizado em diferentes documentos, como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e as legislações municipais. Entretanto, tais normas não são capazes de antecipar o que é feito do trabalho no espaço da vida real, o que é preciso mobilizar de si para realizar a atividade, sobretudo, tendo em vista as condições de trabalho que o serviço público oferece. Isso demanda que os agentes mobilizem saberes, valores, fazendo usos de si para realizar a atividade. Embora alguns aspectos deste trabalho tenham sido estudados sob as perspectivas microscópicas, notadamente nos campos da psicodinâmica, da ergonomia da atividade e da psicossociologia do trabalho, em torno de fenômenos como o envelhecimento precoce, vivências de prazer e sofrimento, absenteísmo e exposição à violência, buscamos aqui aspectos mais invisíveis da atividade dos agentes a partir da perspectiva ergológica, que constitui-se em um projeto de melhor conhecer e, sobretudo, de melhor intervir sobre as situações de trabalho, para transformá-las. O objetivo desta dissertação era investigar o trabalho dos agentes de trânsito do município de Betim a partir da compreensão ergológica de atividade. Como método, tratou-se de estudo qualitativo, descritivo, que empregou como instrumento de produção de dados a técnica da autoconfrontação simples e cruzada. A amostra foi composta pelas confrontações realizadas entre uma dupla de trabalho. Como principais resultados, foi possível observar como a confrontação entre os trabalhadores e sua imagem em trabalho permitiu que eles revivessem as experiências de suas escolhas e da forma de mobilizar seu saber, seus valores, sua compreensão do contexto e, sobretudo, do que é requerido de seu corpo no trabalho. As confrontações mostraram que os agentes de trânsito têm uma particular compreensão sobre seu papel na articulação de interesses entre os polos de valores com e sem dimensão, sobre o caráter enigmático e diversificado da própria atividade, além de revelar como, diante dos contextos de escassez de recursos e dos problemas culturais do trânsito no município, os trabalhadores agem, fazendo uso de si, mobilizando o que podem para atender à demanda da população e à própria satisfação com seu trabalho. Os resultados também mostraram que a atividade dos agentes emerge no debate de normas sempre singulares que se expressam nas arbitragens que realizam entre as diferentes prescrições que os constrangem e as compreensões sobre a própria forma de fazer. Estas arbitragens são microescolhas realizadas na atividade que constituem o cerne das contribuições da abordagem ergológica para os processos decisórios sobre a organização do trabalho dos agentes de trânsito.Item Construções de carreira: trajetórias de vida e vínculos de trabalho na atualidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-18) Costa, Sílvia Pedroso da; Lopes, Fernanda Tarabal ; http://lattes.cnpq.br/4933468482590261; http://lattes.cnpq.br/9483034344491394; Machado, Ludmila de Vasconcelos; Oliveira, Sidnei Rocha deEste estudo teve por objetivo central refletir sobre a construção das carreiras na atualidade. Para tanto, o trabalho realizado teve como condição empírica fundamental o resgate da história de vida, através do recorte em trajetórias, de sujeitos trabalhadores que tinham vivenciado a experiência de escolher dar novos rumos à carreira ao longo de sua vida profissional. O fio condutor desta investigação baseou-se na compreensão dos elementos presentes nas tomadas de decisão de carreira e sua relação com as transformações no mundo do trabalho. Os estudos em carreira são os estudos das mudanças sociais, organizacionais e individuais. A construção das trajetórias profissionais é, então, um fenômeno complexo, que envolve não somente a interligação dos modelos de carreira e das relações de trabalho em determinada sociedade, mas também as diferentes lógicas que podem ser usadas pelos sujeitos nas tomadas de decisão de carreira nos marcos dessas trajetórias ao longo da vida. A partir dos pressupostos da abordagem substantiva de Guerreiro Ramos, e da identificação de elementos das diferentes racionalidades presentes nas tomadas de decisão de carreira dos sujeitos da pesquisa, esta pesquisa propôs responder a questão: Como se dá a construção de carreira dos trabalhadores contemporâneos nos marcos de suas trajetórias profissionais? Como resultados, parece que os processos decisórios dos trabalhadores contemporâneos ao longo da carreira contam com a influência concomitante, e em geral conflituosa, de elementos das lógicas substantiva e instrumental. A busca por autonomia, a relação com o dinheiro, os padrões sociais de sucesso e as questões éticas aparecem como elementos de destaque que permeiam as decisões; enquanto a maternidade aparece como principal marco de carreira. A opção pelos vínculos flexíveis, em oposição ao vínculo celetista, apresenta-se como um artifício encontrado por esses trabalhadores para viverem num mundo organizacionalmente planejado, sem perder seu espaço de atualização pessoal, aproximando-os do modelo do homem parentético. Por fim, são apresentadas perspectivas de pesquisas futuras.Item Contexto de trabalho e tomada de decisões em laboratórios de ensino e pesquisa de uma instituição federal de ensino superior(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-28) Dutra, Cleusa da Silva Fonseca; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/6016191104570384; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Dias, Sirley Aparecida AraújoA presente pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e as tomadas de decisões dos trabalhadores de laboratórios de ensino e pesquisa de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca de seu contexto de trabalho. Tal objetivo fundamentou-se nas discussões sobre riscos presentes nestes contextos. Partiu-se do pressuposto de que, em função da própria característica de suas atividades, tais laboratórios estão imersos em riscos físicos, químicos e biológicos, dentre outros. Isto porque convivem neste ambiente, pessoas, equipamentos, reagentes, soluções, agentes e amostras biológicas e resíduos gerados nessas atividades, o que torna esses locais profícuos para a ocorrência de diversos tipos de acidentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso que contou com as técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, entrevista semiestruturada e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho para levantamento de dados. A sua base teórica foi a Ergonomia da Atividade, cujas dimensões analíticas “contexto de trabalho”, “indivíduo” e “trabalho” compreendem que a melhoria do bem-estar no trabalho e a garantia da eficiência e eficácia produtiva só serão possíveis se tomarmos para análise essas dimensões fundamentais que possibilitam olhar o indivíduo em seu contexto de trabalho. Os achados quantitativos apontaram que as dimensões do contexto de trabalho assumem resultados críticos para a organização do trabalho e as condições de trabalho, e resultado satisfatório para as relações socioprofissionais. As análises qualitativas apontaram os seguintes aspectos particulares do contexto de trabalho estudado: na organização do trabalho, a valorização das normas para execução das tarefas; nas condições de trabalho, a atenção à segurança no trabalho; e nas relações socioprofissionais, a autonomia do trabalhador limitada pela forte normatização. Na análise da atividade de trabalho, foram identificadas tomadas de decisões fundamentadas na experiência profissional, nos saberes formados nas vivências no trabalho e nos valores pessoais. Quanto às suas finalidades, as tomadas de decisões observadas se destinaram à busca de novos conhecimentos para realização das tarefas, aos cuidados com a precisão e qualidade nos resultados e à resolução de problemas ocasionados pela variabilidade das condições de trabalho. Conclui-se que o contexto de trabalho está em constantes adequações que culminam naturalmente em tomadas de decisões relacionadas à organização de trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais ou à atividade de trabalho, dimensões que se constituem de modo interdependente.Item Controle e modulação de comportamento no uberismo: um olhar sobre o gerenciamento algorítmico através de análise de patentes da Uber(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-16) Mattos, Vinicius Souza; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/5139046647574838; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; Cunha, Liliana Maria da Silva; Abílio, Ludmila Costhek; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de OliveiraA uberização ou plataformização do trabalho tem sido alvo de pesquisas no campo de Estudos Organizacionais nos últimos anos. Entretanto, nos parece haver uma carência de trabalhos que analisem o fenômeno a partir dos processos gerenciais implementados pelas empresas, investigando quais materialidades operacionalizam o modelo de gestão por algoritmos e as interações desses processos com os trabalhadores. A partir disso, a intenção dessa pesquisa consiste em evidenciar conexões entre gerenciamento algorítmico e intervenção no comportamento dos motoristas e como se operacionalizam tais intervenções nas decisões dos motoristas da Uber. Para alcançar esse objetivo inicialmente realizamos uma descrição da literatura sobre o tema, focando em produções que nos auxiliaram entender a evolução da gestão do trabalho, a disseminação dos algoritmos na contemporaneidade, e os conceitos de controle e modulação de comportamento. Em seguida detalhamos nossa proposta metodológica, descrevendo a análise de patentes como estratégia principal e o levantamento documental a ser realizado por meio do levantamento dos registros de patentes da empresa Uber no United States Patent and Trademark Office (USPTO) entre 2010 e 2020. Como resultados, foram encontrados 499 registros em outubro de 2020, das quais buscamos patentes que descrevessem a dinâmica de extração e análise de dados gerados pelos motoristas visando sua utilização na modulação de comportamento. Dos resultados encontrados, foram escolhidas 8 patentes para demonstrar a proposta de análise, que evidenciaram substancialmente as conexões entre gerenciamento algorítmico e modulação de comportamentos e decisões. Sendo uma pesquisa de inspiração ergológica, articulamos dois conceitos centrais que foram utilizados para interpretar as descrições das patentes na tentativa de melhor compreender a gestão algorítmica e suas interações com os trabalhadores. Buscando dar evidências às discussões e questões apresentadas sobre a temática.Item Dando um Empurrãozinho na Inovação: Nudging e Comportamento Inovador no Setor Público Brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-29) Wandermurem, Luciane Vieira; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Martins, Glauciene Silva; http://lattes.cnpq.br/1501108430968820; http://lattes.cnpq.br/2990415350413529; http://lattes.cnpq.br/4627903764070724; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Martins, Glauciene Silva; Assis, Lilian Bambirra de; Silva Filho, Antônio Isidro daNo setor público brasileiro, a inovação vem ocupando lugar de destaque e é considerada uma das principais estratégias para o desenvolvimento das organizações e consequentemente proporcionando entregas de qualidade para a sociedade. Com isso, esta pesquisa apresenta os antecedentes da capacidade de inovação e o uso da abordagem de nudge com a finalidade de influenciar o comportamento humano nos processos decisórios que geram a inovação, o que torna este estudo relevante. Esta dissertação teve como objetivo analisar em que medida o uso da abordagem de nudge pode influenciar o comportamento para a inovação e a inovação no setor público brasileiro. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de survey, com coleta dos dados via questionário estruturado, aplicado a uma amostra de trabalhadores no setor público do Brasil. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais pelo estimador Partial Least Squares (PLS). Uma das contribuições deste trabalho foi aplicar uma escala para mensurar o uso do nudge para influenciar o comportamento inovador entre os trabalhadores do setor público brasileiro. A pesquisa revela que o uso da abordagem de nudge está fortemente correlacionada com o comportamento para inovação, estimulando o comportamento inovador dentro das organizações do setor público. O comportamento para inovação demonstrou ter uma associação positiva com a implementação de inovação. Em suma, os resultados desta pesquisa são valiosos para a compreensão de alguns determinantes da inovação no setor público. Essas descobertas destacam a importância de políticas e estratégias organizacionais que visem fortalecer o comportamento inovador como meio de impulsionar a inovação no setor público brasileiro.