Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Assunto "Análise do discurso"
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Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item Bolsonaro fala à nação: o conflito discursivo na construção de um simulacro populista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-10) Soares, Joarle Magalhães; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/9316890112573582; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Sanglard, Fernanda Nalon; Silva, André Luiz; Andrade, Antônio Augusto BraicoA pesquisa tem como propósito verificar de que maneira o discurso filiado à extrema direita internacional foi institucionalizado por Jair Bolsonaro no exercício da Presidência do Brasil. O político de carreira, com 28 anos de atuação no Congresso Nacional, venceu as eleições de 2018 com uma retórica vulgar, ofensiva e antissistema, sustentada em desinformação e fake news, que foi vista como parte de um discurso autêntico, em uma percepção ingênua e perigosa para aqueles que viram esse movimento como uma ameaça ao sistema democrático. A investigação parte de uma discussão sobre a relevância desse comportamento transgressor na condução das ações governamentais. Ele deveria ser colocado em segundo plano ou ser considerado como fator constituinte da maneira do presidente governar? De que forma essa estratégia discursiva foi legitimada e utilizada para dar credibilidade às declarações oficiais dirigidas à nação? Tendo como perspectiva norteadora a Teoria Semiolinguística e os estudos do discurso político de Patrick Charaudeau, a busca pelas respostas se deu a partir da análise de um conjunto de oito pronunciamentos do ex-presidente, transmitidos em cadeia nacional de rádio e televisão, entre 2019 e 2022. Por meio de um esquema metodológico, elaborado a partir da estrutura do ato de linguagem, foram traçados dois fluxos analíticos para caracterizar a situação de comunicação e apontar os efeitos de sentido nela gerados. Foi demonstrado que o sujeito comunicante (EUc) busca projetar para o destinatário (TUd) um enunciador formado, principalmente, por dois fluxos geradores de efeitos de sentido: o político (mais associado ao ethos pré-discursivo, formatado pela rede interdiscursiva filiada à extrema direita) e o presidencial (associado à liturgia do cargo e moldado pelos termos firmados no contrato de comunicação). O trabalho resgata o contexto político e social no qual se deram os atos enunciativos para apontar os principais sentidos que caracterizam o ethos, o pathos, os imaginários e os elementos pré-validantes deste contrato. A pesquisa também apresenta, nos dois primeiros capítulos, um apanhado histórico que resgata fatores determinantes para entender a ascensão da extrema direita no país e as influências do tecnopopulismo, do negacionismo e do neofascismo na política bolsonarista. Ao final do estudo, considerando o resultado dos gestos analíticos, propõe-se um método para visualizar como o discurso de Jair Bolsonaro foi erguido a partir de imaginários populistas e estratégias de manipulação adotadas para mascarar as suas reais intenções. O ex-presidente imprimiu sentidos que fizeram suas falas oficiais transgredirem o contrato pré-estabelecido. Uma transgressão que não ocorreu de maneira estética, mas discursiva. Se, por um lado, Bolsonaro não se expressou de forma vulgar e agressiva; por outro, recorreu aos imaginários formadores de seu jeito autêntico. Emergiu dos pronunciamentos representações e características do discurso populista filiado à extrema direita, que acabaram representando um reforço institucionalizado a ideias autoritárias e antidemocráticas. A partir dos principais fatores identificados na análise do corpus, foi possível constatar como o ex-presidente, na condução das ações governamentais, fundamentou seus discursos majoritariamente em crenças subjetivas, deixando em segundo plano o pragmatismo que poderia guiá-lo em situações de crise. O trabalho aponta como Bolsonaro, portando-se como um agente de impostura, desvirtuou os pronunciamentos com a finalidade de legitimar um simulacro populista.Item Correio Feminino: a reconstrução da cena de enunciação do discurso feminino na escrita jornalística de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Beltrão, Rosane Vicentina Goulart; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/1130305372237915; Nunes, Aparecida Maria; Mello, Renato de; Arão, Lílian Aparecida; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresNesta tese, o objetivo central é investigar a enunciação da profissional de imprensa que foi Clarice Lispector, no intuito de desvelar a reconstrução da cena enunciativa e do ethos discursivo no livro Correio Feminino, obra que, editada, postumamente em 2006 pela editora Rocco, reúne parte de sua produção para colunas femininas, nos anos 50 e 60, em diferentes jornais. Esse objetivo vincula-se a duas questões centrais que orientaram a investigação. A primeira surgiu do interesse por conhecer o modo como se dá a construção da cena enunciativa e do ethos discursivo nos textos que integram essa produção jornalística de Clarice Lispector. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos de Maingueneau (1995, 1996, 2001, 2004, 2008a, 2008b, 2008c, 2014, 2015) e adotando sua concepção de que o gênero, como prática discursiva, deve ser abordado como um ritual socialmente convencionado e submetido a critérios de êxito, busquei analisar a coluna feminina a partir da observação da relação entre cena genérica e cenografia, para responder, assim, ao primeiro questionamento. A segunda questão relaciona-se ao livro Correio Feminino e à hipótese de que haveria a criação de uma outra cenografia cujo núcleo é o livro e seu processo de edição, mais especificamente, o trabalho realizado pela organizadora do livro e pela designer responsável pelo projeto gráfico da obra. Assim, considerando (i) que esse livro não se constitui em uma simples reprodução dos textos de jornal como outros livros que abrigam coletânea desse tipo de textos e, ainda, (ii) que o resgate dessa produção acontece por um processo de mediação ocorrido na e pela publicação dessa obra, permitindo que o texto se torne livro e se proponha como tal ao leitor, levantou-se o questionamento de como, nesse movimento, uma nova cena enunciativa é construída - hipótese que norteou esta investigação. Em busca das respostas para tais questionamentos, além da teoria de Maingueneau, tornou-se necessário um aparato teórico acerca da literatura sobre o livro e sua edição. Para tanto, trouxemos, para nossa discussão, teóricos como Chartier (2014, 2002, 1999, 1996), Hendel (2005), Gruszynski (2008), Genette (2009), dentre outros. Foi-nos, ainda, de fundamental importância, o trabalho de Aparecida Maria Nunes, pesquisadora, desde os anos 1980, das atividades de Clarice Lispector como repórter e entrevistadora, como cronista e colunista para que, no percurso da investigação, fosse possível responder a vários questionamentos e concluir os objetivos desta pesquisa, chegando, assim, à confirmação da hipótese que norteou este trabalho: em Correio Feminino, pela articulação de outras vozes - a da organizadora e da designer responsável pelo projeto gráfico, verifica-se a construção de uma nova cena de enunciação, bem como do ethos - o especialista da obra de Lispector - que dela participa, para cumprir o propósito dessa obra - oferecer ao leitor de Clarice Lispector uma outra Clarice Lispector, a jornalista feminina.Item Edição televisiva: análise discursiva de estratégias de uma mídia feminista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Maia, Marcos; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/7513085988579111; Mendes, Simone de Paula dos Santos; Arão, Lílian Aparecida; Parreiras, Vicente AguimarEste estudo apresenta uma análise discursiva sobre as estratégias de edição de um programa feminista, partindo da produção do "Programa Mulhere-se", da "Rede Minas de TV", uma TV pública do Estado de Minas Gerais. Foi proposto um estudo de caso sobre um episódio representativo do programa, que aborda o manifesto "Uma por minuto" em que seis entrevistadas, se revezam em declarações a respeito do assunto, construindo, portanto, as projeções etóticas e seus imaginários nas falas. Nos interessa entender também o modo de organização discursiva do episódio, conforme o tratamento dado pela edição. Para entendermos as escolhas e estratégias de edição, vamos analisar, com as mesmas categorias de análise, o material bruto referente ao episódio em questão. Partimos do referencial teórico e metodológico da análise de discurso, a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2010), de onde selecionamos como principais categorias de análise, os imaginários sociodiscursivos e os modos de organização discursiva, além da categoria do ethos, a partir de Maingueneau (2014). Buscamos entender as diferenças marcantes entre o material bruto e o material editado para encontrar pistas sobre alinhamento ideológico ou as possíveis identificações feministas, pois o Programa Mulhere-se, conforme divulgação, considera-se o primeiro programa feminista do Brasil. Sendo os feminismos, múltiplos e diversificados, possuindo diversas correntes de pensamento e práticas, qual a imagem de feminismo e de feminista que é projetada por essa mídia feminista? Para nos aproximarmos da resposta, analisamos tanto as falas das entrevistadas, quanto o enredamento dado no episódio editado. Ao buscar entender se o discurso do programa abarca a multiplicidade de representações e vozes, chegamos à conclusão de que há uma tendência a alguns feminismos específicos e de que se evitam outros, assim como podemos perceber que as crenças, experiências e saberes são mobilizados de forma a legitimar certas falas e a construir um argumento. Além do referencial teórico e metodológico, abordamos também o conhecimento produzido sobre os feminismos, sobre televisão e sobre os processos de edição televisiva.Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.Item Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-29) Alvarenga, Thiago Madureira de; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4746944995248173; Arão, Lílian Aparecida; Moreira, Carla Barbosa; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Silva, Renato Caixeta daNesta dissertação, temos por objetivo analisar as imagens de si - o ethos, segundo Maingueneau (2008) e Amossy (2005) - no discurso de líderes da torcida organizada Máfia Azul, maior organizada ligada ao Cruzeiro Esporte Clube, a partir do depoimento do fundador, Eder Toscanini, dolíder nos anos 2000,o francês Jean Marc Gougeuil,e do mandatário atual, Daniel Sales. Como as organizadas têm espaço escassona mídia (LOPES, 2012), entendemos que era necessário dar voz aos dirigentes da Máfia Azul, entrevistando-os, reconstituindo momentos de suas vidas. Os líderes do passado e do presente foram selecionados porque os principais membros da organizada são referências, tendo forte ascendência sobre os outros integrantes. Com os dados coletados, os discursos foram divididos em cinco eixos: violência, representação midiática dos torcedores organizados, elitização do futebol, afirmação de identidades e ideologia e doutrina. O quadro teórico-metodológico utilizado foi constituído de acordo com as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983; 1996;2001; 2004; 2008), e no entendimento da pesquisadora mineira Ida Lúcia Machado (2009; 2014; 2019; 2017) sobre a união desta teoria à Narrativa de Vida. Para análise, três operadores foram selecionados: (i) imaginários sociodiscursivos, cuja função é a representação dos acontecimentos da vida, segundo o pesquisador Charaudeau (2007); (ii) efeitos patêmicos, com o objetivo de identificar as emoções como uma estratégia discursiva, também com base em Charaudeau (2010); e (iii) subjetivemas (afetivos e axiológicos), para pontuar as marcas e avaliações dos sujeitos no discurso, porKerbrat-Orecchioni (1997). A junção dos três conceitos contribuiu para pensar os possíveis ethé dos líderes da torcida organizada. Por meio da análise, apesar da diferença entreas gerações, encontramos imagens em comum dos torcedores em cada um dos eixos de análise. Os líderes da Máfia Azul sugerem imagens de agressivos e viris (embora em muitas vezes preguem a paz) no eixo violência, prejudicados e vítimas da cobertura midiática, frustradoscom a elitização do futebol, fanáticos quando observamos o segmento afirmação de identidades e fieis à torcida organizada e aos seus valores na parte ideologia e doutrina.Item Mecanismos de responsabilização enunciativa: estudo das modalizações no gênero Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-24) Arantes, Rita Eloísa Pereira; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/0320785925664919; Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira; Ribeiro, Luiz Antônio; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Pereira, Maria do Rosário AlvesO tema desta pesquisa é a subjetividade enunciativa. O seu objetivo geral é analisar, na materialidade do texto escrito, as marcas linguísticas responsáveis por explicitar avaliações ou comentários formulados acerca de elementos do conteúdo temático, com base na hipótese de que todo texto empírico é marcado por traços linguísticos representativos das decisões tomadas pelo agente-produtor, desencadeadas pela situação comunicativa. Para tanto, as unidades linguísticas modalizadoras foram analisadas como indícios das representações dos enunciadores, na elaboração do gênero textual Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa (escola militar). Os textos que fizeram parte do corpus foram produzidos e coletados em duas etapas didáticas distintas: etapas de escrita e de reescrita. Para a análise dos dados, adotamos o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), especificamente no que se refere ao terceiro nível da arquitetura textual, ou seja, ao nível dos mecanismos de responsabilização enunciativa. No percurso de análise, objetivamos: a) comparar os textos da etapa inicial com os da etapa final, para identificar se houve aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas; b) analisar os movimentos de aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações nos textos produzidos nas duas etapas, buscando levantar hipótese que justifique as decisões tomadas pelo agente-produtor; c) analisar as contribuições das marcas modalizadoras para a identificação do papel social que o agente-produtor desempenha no ato interlocutivo; d) elencar as estratégias de afastamento enunciativo encontradas no corpus e compará-las com as estratégias de aproximação desencadeadas pelas marcas linguísticas modalizadoras, a fim de obter outros dados que contribuam para o entendimento acerca do processo de construção do perfil social do agente-produtor. Observamos que os textos produzidos, na etapa final, registraram número maior de marcas linguísticas modalizadoras indicativas do perfil social desempenhado pelo agente-produtor no ato interlocutivo e, acima de tudo, forneceram dados importantes para entendermos alguns desdobramentos do processo de produção de um gênero textual (BO) cuja prática de escrita não era conhecida pelos alunos participantes da pesquisa, uma vez que eles ainda estavam em etapa de preparação para a efetiva prática do trabalho militar. Concluímos que as práticas de escrita e reescrita dos textos se mostraram eficientes no processo de construção das habilidades de escrita do gênero Boletim de Ocorrência e que há necessidade de implementar, na disciplina que trabalha o referido gênero, práticas de ensino que levem o aluno a empregar as modalizações como estratégia de produção textual.Item O direito de publicar: autopublicação, fast-publishing e tecnologias digitais no mercado editorial brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-29) Vecchio, Pollyanna de Mattos; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; Ribeiro, Ana Elisa; Lessa, Cláudio Humberto; González, Jenny Teresita Guerra; Domingos, Ana Cláudia Munari; D'Andréa, Carlos Frederico de BritoEsta pesquisa investiga a autopublicação e o advento das tecnologias digitais no mercadoeditorial brasileiro, tendo como foco o autor autopublicado e sua projeção discursiva de si. Aautopublicação é o ato de um autor publicar seu livro ou outro produto editorial de formaindependente, em resposta a uma demanda própria, com ou sem a assistência de uma editoraprofissional ou plataforma de autopublicação e sem riscos financeiros para a empresa contratada(ARAÚJO, 2011; 2013; MÜLLER, 2017; JESUS; BLOTTA, 2018; JESUS, 2017; 2020;VECCHIO, 2020a; 2020b). Uma vez que o mercado editorial está permeado por imagináriossocioculturais que reforçam o estereótipo do autor autopublicado como um profissional demenor valor, pelo fato de suas publicações não terem passado pelo crivo de uma editoraconvencional, entendemos que se trata de um profissional invisibilizado. Assim, esta pesquisautiliza a Análise do Discurso de linha francesa para investigar um conjunto de entrevistas feitascom autores de ficção e poesia autopublicados em plataformas disponíveis no Brasil. Comometodologia, foi feita uma integração de métodos qualitativos e quantitativos de coleta e análisede dados, por meio de uma triangulação de técnicas de pesquisa, quais sejam: a) análisedocumental; b) questionário semiestruturado; e c) entrevistas em profundidade. Na análisedocumental, consideramos como corpus os contratos das plataformas digitais de autopublicaçãocom os autores autopublicados. As entrevistas foram realizadas em duas fases: FASE 1 – umquestionário semiestruturado online aplicado a uma amostra de 380 autores dentro do perfildesejado, a fim de desenvolver um mapeamento da categoria no Brasil; e FASE 2 – uma amostrade vinte entrevistas em profundidade, coletadas e analisadas com técnicas de narrativa de si(ARFUCH, 2010; BERTAUX, 2006), com o intuito de observar a projeção de si dosentrevistados e a forma como os imaginários sociodiscursivos oriundos do mercado editorial edas plataformas se manifestam em suas falas. A pesquisa tem como suporte teoriascontemporâneas da Edição, a Filosofia da Tecnologia e estudos sobre o Capitalismo dePlataforma (SRNICEK, 2016). Em relação à análise dos contratos, revelou-se que há índices deprecarização do trabalho na relação entre as plataformas e os autores, na esteira daplataformização do trabalho e da produção cultural. Em relação aos autores, as projeções de sidos entrevistados revelam, entre outros, os seguintes perfis: a) autores que não têm experiênciano mercado editorial e se enquadram no perfil clientelista descrito por Müller (2017); b) autoresque se submetem às lógicas algorítmicas de funcionamento das plataformas e produzemmercadoria cultural contingente (POELL; NIEBORG, 2018); e c) autores que demonstram umavisão crítica de si, de sua função como autor independente, do papel desempenhado pelaplataforma dentro do mercado editorial e que se apropriam da tecnologia a seu favor, a fim dealcançar uma realização humana que aqui argumentamos que seja fundamental para muitoshomens e mulheres, em todo o mundo e ao longo da história: o direito de publicar. Comoresultado da pesquisa, buscando contribuir para melhor compreensão sobre a autopublicaçãodigital no Brasil e seus desdobramentos para o futuro do campo da Edição, propomos ecomplementamos três concepções: 1) a Fast-publishing, o modelo como o capitalismo deplataforma se manifesta no mercado editorial e na literatura; 2) o Coletivismo de plataforma,um efeito colateral não previsto pela fase atual de desenvolvimento da tecnologia e que sebaseia na sua apropriação e possível subversão por parte de seus usuários; e 3) o Autor-Editor,o perfil atual de um profissional que se torna editor na prática em função de sua atuação comoautor autopublicado.Item O discurso moral sobre a força legitimador de capturas e batalhas Pokemón: uma análise de discurso multimodal sistêmico-funcional do jogo Pokémon Black(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-16) Almeida, Guilherme de Césaris; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/4967288601483802; Silva, Giani David; Silva, Marcos Arrais e; Pereira, Marcelo La Carreta Enrique López da Cunha; Silva, Renato Caixeta daO objeto deste estudo é o discurso moral sobre a força do jogo Pokémon Black (2011). O principal objetivo é analisar como esse jogo veicula um determinado discurso moral sobre a força que legitima as práticas de captura de pokémon e de batalha com eles. Os objetivos específicos são analisar como o valor da força é representado, acionado em legitimações e ligado a determinado discurso moral. A teoria usada é a análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de Van Leeuwen e o método usado é um método histórico-discursivo. O resultado obtido é que o discurso moral sobre a força que legitima a captura e a batalha com pokémon, no jogo Pokémon Black (2011), é provavelmente o discurso moral do budô, veiculado por meio do uso explícito ou implícito, no contexto de cultura do Japão, das seguintes declarações: de que a batalha é um meio de obter, testar e comparar a força física e espiritual; de aprofundar os laços entre os combatentes; de unir-se ao divino; e de agradar os espíritos de mortos.Item O português como língua de acolhimento (PLAc) nas narrativas de mulheres migrantes(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-04-04) Silva, Flávia Campos; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/9505084917656676; Arão, Lílian Aparecida; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Leroy, Henrique Rodrigues; Moreira, Carla BarbosaEsta tese refere-se a uma contribuição para a ampliação dos estudos linguísticos sobre a prática de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil. Partindo da análise do discurso de mulheres migrantes aprendizes de PLAc, cujas vozes foramsequestradas e impedidas de existir na História das Migrações, o objetivo é, por meio da abertura de espaço para que esse grupo possa dizer-se e compartilhar suas experiências nos percursos e procedimentos migratórios, verificar que tipo de configuração éconstruída sobre esse ensino de Português que está posicionado como uma das poucas formas de agenciamento linguístico no nosso país. Assim, esta investigação está dedicada a 1) Caracterizar o ensino de PLAc no Brasil e no CEFET-MG; 2) Verificar se e como o PLAc participa do processo de reconstrução identitária das mulheres migrantes na sociedade da acolhida; 3) Analisar se e como o PLAc tem contribuído para uma (re)configuração discursiva de padrões de sociabilidade e para a construção de outras inteligibilidades por meio do acesso à língua 4) Comparar se o discurso da mulher migrante aprendiz do curso de PLAc condiz com a proposta de ensino dessa prática socioeducativa que está posicionada como uma abordagem estruturada com vistas ao cumprimento de uma função social, humana, política, crítica e transgressiva. O percurso de trabalho é iniciado por uma tentativa de (des)estabilização discursiva da atual configuração migratória que tem enxergado formas de agenciamento quase exclusivamente pelo viés da problemática (MARTINS, 1998; ELHAJJI, 2011; BAUMAN, 2017). Na sequência, o contexto sócio-histórico em que a migração feminina no Brasil e no mundo começou a ser (re)significada e os reflexos de um tímido reconhecimento da presença da mulher nos fluxos será analisada (ASSIS, 2003, 2007; BOYD; GRIECO, 2003; USHER, 2005; MARINUCCI, 2007; BASSANEZI, 2012; MATOS et al., 2018). No curso da investigação, será realizada uma reflexão sobre os conceitos de PLAc de modo a apontar sua importância em um quadro de ausências de políticas linguísticas de Estado para migrantes de crise no Brasil e verificar seu (suposto) potencial emancipatório e participação no processo de (re)territorialização do sujeito migrante no novo endereço de domicílio (AMADO, 2011, 2013, 2016; BARRANTES, 2015; MARQUES, 2018; ARANTES ET AL., 2015, 2016, 2017; PEREIRA, 2016; VESCHI, 2017; HARTWIG; SILVA, 2017; GROSSO ,2010; VIEIRA, 2010; REZENDE, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; LOPEZ, 2016; CAMARGO, 2019; BOTTURA, 2019)–abordagens que têm problematizado a dinâmica de funcionamento do PLAc (SANTOS, 2000; ANUNCIAÇÃO, 2017, 2018; LOPEZ, 2018; DINIZ; NEVES, 2018), com vistas à ampliação da compreensão do objeto de pesquisa,também serão contempladas. Dando continuidade à investigação, as teorizações de Spolsky (2004, 2009, 2012); Mariani (2004, 2007), Zoppi-Fontana; Diniz (2008), Zoppi-Fontana (2009), Diniz (2010, 2012) e Oliveira (2007, 2013) serão exploradas de modo a verificar quais são as implicações das políticas linguísticas no funcionamento da língua de acolhimento no Brasil hoje. A análise dos dados da pesquisa será feita com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1971, 1975, 1984, 1990; ORLANDI, 1992, 2001, 2012) e em aspectos conceituais das Narrativas de Vida (BAKHTIN, 1929, 1963; RICOUER, 1997; LEJEUNE 2008; ARFUCH, 2010). Para explorar a narrativização de experiências, os processos de (re)negociação identitária e os modos de subjetivação das mulheres migrantes frente ao fomento da acolhida linguística, oriento-me pelos pressupostos de Foucault (1975, 1984, 1979/1980) e Butler (2015). A metodologia desta tese será conduzida por preceitos da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006); Emancipada (RAJAGOPALAN, 2010); Crítica e Transgressiva (PENNYCOOK, 2001, 2006) e da práxis decolonial (ORTIZ FERNÁNDEZ, 2004; MIGNOLO, 2007; QUIJANO, 2005, 2008; WALSH, 2002, 2005, 2007, 2009, 2013) –escolhas inevitáveis para dar conta da complexidade dos imperativos migratórios e suas subjetividades e (re)direcionar o olhar do/no Sulpara as lutas que se impõem nesse universo de multiterritorialidades tão particulares em que o PLAc se desenvolve.Item Para nunca esquecer : uma análise discursiva de coberturas midiáticas impressas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-05) Câmara, Marco Túlio Pena; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/9431676052052565; Lessa, Cláudio Humberto; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO rompimento da barragem de Fundão da empresa Samarco (Vale/BHP), em 05/11/2015, causou a destruição de Bento Rodrigues, subdistrito pertencente à cidade de Mariana. Devido ao grande impacto da tragédia, equipes jornalísticas de todo o país voltaram suas pautas para realizar a cobertura desse grande acontecimento. A presente dissertação objetiva estudar os contratos subjacentes à produção de cadernos especiais sobre a tragédia, baseando-se no produto final dos jornais O Tempo e Lampião. Para tanto, recorremos a autores do campo da Comunicação para a definição, classificação e caracterização do conceito de Acontecimento (ANTUNES, 2008; FRANÇA, 2012; QUÉRÉ, 2012; DOSSE, 2013) e a noção de Enquadramento, tanto no Jornalismo (PORTO, 2004; GUTMANN, 2006), quanto na Análise do Discurso (CORTEZ, 2013; EMEDIATO, 2013; CHARAUDEAU, 2015). Como aspecto teórico-metodológico, nossa pesquisa se ampara na Análise do Discurso por meio da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2001; 2005), e na gestão de pontos de vista (RABATEL, 2013; KOCH; CORTEZ, 2015). Para nos auxiliar na elaboração dos aspectos referentes ao Contrato de Comunicação (CHARAUDEAU, 2015) que os veículos seguem, realizamos entrevistas com as editoras responsáveis pelos jornais, a fim de identificar as condições de produção e orientações editoriais que culminaram na elaboração dos cadernos especiais a partir de seus respectivos enquadramentos e pontos de vista representados pelos locutores-jornalistas. A partir das análises, podemos considerar a cobertura local do jornal Lampião, com enquadramento marcado pela responsabilização da tragédia; e a cobertura nacional do jornal O Tempo, com foco nas consequências ambientais decorrentes do rompimento da barragem. Com isso, esperamos contribuir para a reflexão acerca da produção de cadernos especiais e de jornal-laboratório, apontando características subjacentes aos contratos que os regem, considerando, portanto, as condições de produção e os aspectos linguístico-discursivos que perpassam as produções jornalísticas.Item Pavões e pardais: análise do discurso de entrevistas com atores do futebol de várzea de Belo Horizonte/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Oliveira, Antônio Marcel Dias de; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Vecchio, Pollyana de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/3254478968730657; Guimarães, Gustavo Cerqueira; Lessa, Claudio HumbertoEsta pesquisa investiga narrativas de vida de seis indivíduos envolvidos com o futebol amador de Belo Horizonte-MG, utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como base teórica. Exploram-se os imaginários sociodiscursivos presentes nas falas dos entrevistados, analisando semelhanças, diferenças e o ethos discursivo que permeia essas narrativas. O estudo destaca como o futebol de várzea se constitui como um elemento importante na vida social e cultural dessas comunidades, contribuindo para a união, o lazer e o enfrentamento de problemas sociais, como a violência e o tráfico de drogas. Em relação à análise do ethos, os resultados mostram um espectro em que os entrevistados se projetam ora mais como protagonistas daquilo que consideram como grandes feitos no futebol amador (pavões), ora mais como coadjuvantes desses feitos (pardais). A dissertação também sugere a relevância de políticas públicas que valorizem e invistam no futebol amador, dadas as suas contribuições para o desenvolvimento social nas periferias de Belo Horizonte.Item Representações sociais do professor: análise semiolinguística de discurso propagandista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-05) David, Heuler Jesus; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5154686772777552; Arão, Lílian Aparecida; Parreira, Vicente Aguimar; Rolim, WilianeO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, as representações dos professores no discurso das propagandas veiculadas pela mídia televisiva no Brasil através dos canais de TV: Rede Globo, TV Escola e Canal Futura. Nossa metodologia consistiu em estudar os conceitos, principalmente, de situação de comunicação, contrato comunicacional, modos de organização do discurso e imaginários sociodiscursivos, a partir da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2004, 2008 (2), 2010, 2010 (2)). Também abordamos as noções de estereótipo e ethos, segundo Amossy (2014), e de representações sociais, por Moscovici (2003). De acordo com nosso estudo, a propaganda estudada é um gênero de discurso que veicula imagens sobre professores, construídas sobre representações, Reforçando certos imaginários sociodiscursivos sobre os professores no Brasil. Como resultado, foi possível verificar que as propagandas não criam representações, mas se aproveitam das representações existentes em nosso imaginário social. Sua função seria fazer veicular as representações nesses imaginários, colaborando para a permanência dessas no meio social.Item Subjetividade e novos media em tempos de pós-verdade: um olhar analítico-discursivo em torno de (des)construções narrativas na contemporaneidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-04-26) Azevedo, Andrey Ricardo; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/5148457918364443; David, Giani; Lessa, Cláudio Humberto; Andrade, Antonio Augusto Braico; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioInvestigamos, sobaótica da Análise do Discurso(AD), formas outras de subjetividade emergíveis da pós-verdade em tempos de comunicação digital e disputas narrativas no jogo político-eleitoral. O objeto empírico parte das principais fake news propagadas durante as eleições presidenciais no Brasil, em 2018, para um posterior recorte metodológico envolvendo a questão dos valores (moral) e a temática do "kit gay", amplamente explorada durante o pleito. A problemática da subjetividade torna-se oportuna e instigante, neste caso, por apresentar lacunas ainda não suficientemente exploradas noâmbito da AD, sobretudo, da Teoria Semiolinguística, de Charaudeau, centrada na ideia de um sujeito dotado de autonomia. O caminho primeiro foi questionar essa autonomia, a partir de particularidades desse novo contexto capitaneado pelas fake news, que pudessem "subverter" elementos considerados basilares na teoria do sujeito charaudeana. Paralelamente, incorporamos à pesquisa, em perspectiva interdisciplinar, aportes teórico-metodológicos que pudessem cobrir eventuais lacunasnão previstas na Semiolinguística, como observar a recepção a partir de ideias trazidas por Benjamin(choque)e/ou Dunker (psicanálise). Buscamos explorar a questão do ethosem frentes distintas, bem como refletir sobre a dimensão ética com base em Marie-Anne Paveaue Foucault, entre outros autores. De Foucault, extraímos também importantes reflexões em torno das noçõesde poder, regimes de verdade e da própria concepçãode sujeito.Entre os resultados até aqui, vemos que o entendimento sobre a subjetividade, no ambiente das fake news, transpõem alguns "limites analíticos" previstos na Semiolinguística. Isso é perceptível, por exemplo, na medida em que o reconhecimento do contrato de fala fica comprometido, camuflado como se fosse de informação (midiático). Nessa mesma esteira, percebemos em jogo estratégias tendentes a "falsear" um equilíbrio, na organização dos saberes, desejável para o constructo das representações sociais e, por conseguinte, para a própria autonomia do sujeito. Referimo-nos, neste caso, na tendência de as fake newsse sustentarem nos saberes de crenças, mas se passarem por um saber de conhecimento. Merece também atenção a esfera da recepção (e seus efeitos), que, no âmbito dasfake newse das redes sociais digitais, deixa-se levar por uma compreensão rasa, distraída, sem muita ambiguidade, no processo interpretativo. Tais aspectos, em si, já denotam um sujeito sobredeterminado pela urgência das leituras e respostas, dos cliquese compartilhamentos, um processo seduzido pela "pulsão" e que nominamos "efeito latente de recepção". Por fim, no domínio externo (ser social), percebemos implícitas nas fake newsestratégias conduzidas por sujeitos que têm um projeto, político-ideológicoe neoconservador, mas que não o revela explicitamente. Vê-se então, embaçadas pelo universo da pós-verdade, construções narrativas consideradas manipuladoras, que limitam a heterogeneidade de vozes, asfixiam a singularidade e a alteridade. Em linguagem foucaultiana, não estaríamos diante de meras disputas pelo poder ou novos regimes de verdade, mas do desejo de se fazer valer um "estado de dominação" e quase aporia que, ao sufocar a liberdade, mostra seu desprezo pela própria dimensão ética.Item Vestígios de campanhas de conscientização e educação de trânsito no discurso de motoristas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Teodoro, Agmar Bento; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/5779457327718725; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Moreira, Carla Barbosa; Arão, Lílian Aparecida; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Ribeiro, Renato GuimarãesO objetivo principal desta tese foi avaliar no discurso de condutores de automóveis sobre segurança no trânsito, bem como o discurso que decorre campanhas de conscientização e educação de trânsito. Para tal foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados dividido em duas partes. A primeira parte teve como objetivo levantar o perfil dos participantes, tais como: idade, gênero, escolaridade, frequência com que dirige e se já se evolveu em acidente de trânsito. A segunda parte do instrumento foi composta por um roteiro para realização das entrevistas. As perguntas do roteiro foram elaboradas de forma a levar o entrevistado a refletir sobre a temática trânsito. O roteiro foi composto por oito perguntas orientadoras e foi dividido em três partes, baseadas em três efeitos: o emocional, o energético e o lógico. À medida que a entrevista avançava as perguntas se tornavam mais complexas incentivando o participante a refletir sobre o tema. Para análise das campanhas de educação e segurança no trânsito foram selecionadas quatro campanhas produzidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Ministério das Cidades, e veiculadas em mídia televisiva. As campanhas escolhidas têm quatro abordagens distintas, a saber: i) chocante, ii) emotivo, iii) técnico/informativo e iv) cômico. Foram realizadas entrevistas com doze motoristas, sendo seis do gênero masculino e seis do feminino. As entrevistas foram gravadas com auxílio de um gravador e posteriormente transcritas para serem analisadas. Com a finalidade de identificar os efeitos das campanhas nos discursos dos motoristas, foram montados dois grupos de participantes: para o primeiro grupo, composto por três mulheres e três homens, as entrevistas foram realizadas sem eles terem assistidos às campanhas selecionadas para o estudo; para o segundo grupo, foi realizada a mesma entrevista, no entanto, antes da entrevista, os participantes assistiram às campanhas. Sendo assim, para esta tese, os corpora para análise são compostos pelos discursos dos motoristas, extraídos com as entrevistas e as campanhas de conscientização e educação de trânsito. O aporte teórico que embasou as análises dos corpora foi a Teoria da Semiolinguística formulada por Patrick Charaudeau. Os discursos dos enunciadores foram analisados por meio da identificação do modo de organização enunciativo e dos imaginários sociodiscursivos. As campanhas de conscientização e educação de trânsito foram analisadas considerando as visadas discursivas. Foram identificadas nas campanhas quatro visadas: i) páthos, ii) informação, iii) incitação e iv) visada de prescrição. Tanto nos discursos dos participantes que assistiram às campanhas, como nas entrevistas dos enunciadores que não assistiram às campanhas foi possível identificar três especificações enunciativas, associadas à modalidade elocutiva, são elas: i) modo de saber, ii) modo de avaliação e iii) engajamento. Para as especificações modo de saber, foi possível identificar as categorias de constatação e de saber. Para o modo de avaliação, verificou-se a presença da opinião e apreciação. Já para a categoria enunciativa engajamento identificou-se a categoria declaração. Examinando os resultados nos dois grupos não há diferenças significativas na recorrência das categorias. O destaque maior se evidencia na categoria de opinião em que no grupo que não assistiu às campanhas há maior recorrência, 88 no total, e no grupo dos que assistiram às campanhas a ocorrência é de 53, uma diferença de 39 %. Em relação aos imaginários sociodiscursivos foi possível identificar, nos dois grupos, três saberes: i) saber de conhecimento de experiência, ii) saber de crença de opinião relativa e iii) saber de crença de opinião coletiva. Em relação ao contexto do discurso os argumentos se apoiam em experiências culturais. Ao comparar os dois grupos, foi possível notar, que para os enunciadores que assistiram às campanhas há uma quantidade maior de conteúdo argumentativo. Além de a quantidade ser maior há uma diferença no teor dos conteúdos, enquanto o primeiro grupo expôs mais sobre as questões físicas do trânsito, considerando-o bom e ruim, o segundo grupo argumentou mais sobre as relações e interações das pessoas no trânsito. As análises realizadas neste estudo, amparadas pelos pressupostos teóricos, permitiram concluir que as campanhas em análise apresentam como principal visada a incitação seguida pela visada patêmica, que funciona como uma forma de conquistar o expectador. Conclui-se também que as campanhas são capazes de proporcionar ao expectador uma reflexão mais profunda sobre o trânsito.