Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Assunto "Análise do discurso"
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Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item A mulher e o impeachment : a construção discursiva da identidade feminina no discurso de Dilma Rousseff(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-18) Vanti, Priscila Nespolo; Lílian Aparecida Arão; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/6055487950389560; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio HumbertoA presente pesquisa tem como proposta investigar, sob a luz da Análise do Discurso, de que forma se deu a construção discursiva da identidade feminina em discursos proferidos pela ex-presidenta Dilma Rousseff no período em que ela esteve afastada do cargo devido ao processo de impeachment. No que concerne aos pressupostos teóricos que dão norte a este trabalho, o caminho adotado prestigia os conceitos tratados pela Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, particularmente o conceito de discurso político proposto por este linguista, assim como a noção de imaginários sociodiscursivos e sua proposição, associada à de Dominique Maingueneau, sobre o conceito de ethos. Buscamos compreender as estratégias adotadas por um sujeito político – Dilma Rousseff - na busca por posicionar e/ou manter discursivamente suas imagens frente a seus eleitores no período em que enfrentou o processo de impedimento. Para isso, tivemos como objetivo principal compreender a construção discursiva da identidade feminina a partir da projeção ethé de traços de caráter e de imaginários ligados ao universo feminino no discurso da ex-presidenta. Como corpus para o estudo, trabalhamos nove discursos proferidos por ela em eventos e para públicos diversos, mas todos neste período em que elas não estava nem dentro nem fora da governança, como propõe Charaudeau (2006). Nossa escolha levou em conta o fato de se tratar de um momento único pelo qual a detentora legítima da Presidência da República passava, no qual havia uma intensa fragilidade política. As falas vão desde pronunciamentos oficiais à imprensa até eventos promovidos em apoio à sua manutenção no poder, passando pelo seu discurso de defesa junto ao Senado e sua fala logo após a deposição. O resultado deste estudo apontou para a construção de um ethos específico para a mulher detentora do poder político em situação de fragilidade, ancorando-se em imagens que reforçassem sua legitimidade pelo voto e a injustiça do processo pelo qual passava. Para tanto, Dilma Rousseff volta-se para a imagem do feminino, seja na sua experiência pessoal, de mulher pioneira por diversas vezes, que passou por diversas atribulações durante sua vida, seja na exaltação das mulheres brasileiras – lutadoras, vitoriosas, fortes -, que seriam esteio em sua batalha neste novo momento de adversidade e luta pela democracia.Item A periferia na mídia: uma análise do discurso do programa Rede Jovem de Cidadania(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-28) D´Anunciação, Luciana Rodrigues; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/1342317495385537; Silva, Giani David; Lessa, Cláudio Humberto; Tavares, Mariana Ribeiro da Silva; Andrade, Antônio Augusto BraighiEste trabalho tem como objetivo compreender, através da análise do discurso de cinco documentários - episódios do programa da Rede Jovem de Cidadania - como são articulados seus conteúdos, explicitando os aspectos enunciativos e identificando as visadas discursivas. Quais são as principais características do discurso dos programas da Rede Jovem de Cidadania? Estes programas podem ser considerados documentários? Como se organizam suas estruturas discursivas? É possível apreender suas condições de produção através da análise do seu discurso? Estas são algumas perguntas a serem respondidas neste estudo. O corpus de análise são: “Onde é o Centro Cultural?”, “Territórios Negros nos Museus”, “Cúpula dos Povos: Construção, Juventude e Depois?”, “Fórum Popular de Cultura” e “Mulheres no Metal” que foram exibidos na TV Brasil e na Rede Minas de Televisão em 2014. Os vídeos encontram-se disponíveis na internet, no canal da Rede Jovem de Cidadania no YouTube. A escolha do tema – o programa Rede Jovem de Cidadania – se justifica pela necessidade de desenvolver conhecimento sobre o discurso de programas televisivos documentários e não telejornalísticos e também, pela possibilidade de compreensão de discursos de grupos que lutam para alcançar visibilidade no espaço público. Fundamentam esta análise os seguintes conceitos da Escola Francesa da Análise do Discurso: o Ato de Linguagem, de Maingueneau; o Contrato de Comunicação, conforme Charaudeau; Os Modos de Organização Discursiva, de Charaudeau; o Duplo Processo de Semiotização do Mundo, conforme Charaudeau e as Visadas Discursivas, de Charaudeau. Percebe-se com este trabalho que o documentário pode ser considerado um gênero discursivo, com contrato de comunicação, condições de produção, visadas discursivas e modos de organização específicos. A Teoria Semiolinguística foi satisfatória para o análise da RJC, mas para um estudo mais adequado dos discursos de produtos audiovisuais, consideramos relevante incluir elementos como representação social, identidade, visadas discursivas, condições de produção e exame dos elementos extralinguísticos. A partir da análise e identificação das estruturas discursivas, foi possível determinar que a RJC estabelece seus discursos para a explicitar a temática dos programas, o efeito de verdade de seus conteúdos e a intencionalidade de seus enunciados - alcançar o engajamento do telespectador aos discursos e pontos de vista expressos pelos vídeos.Item A voz da presidenta: a construção de ethé discursivos em pronunciamentos políticos de Dilma Rousseff(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-20) Stauffer, Leilane Tolentino; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/1708668742125423; Silva, Giani David; Mari, Hugo; Menezes, William AugustoEsta pesquisa tem como proposta analisar os ethé discursivos presentes em pronunciamentos políticos de Dilma Rousseff. A partir da seleção de três pronunciamentos, que representam e pertencem a momentos específicos e distintos entre si do governo da ex-presidenta brasileira, buscamos identificar as estratégias do discurso político e investigar de que forma elas foram mobilizadas para construir ethé discursivos. O tema se aproxima das discussões sobre discurso político, gênero feminino e imaginários sociodiscursivos. A análise dos pronunciamentos é conduzida a partir da coleta do corpus na mídia audiovisual. A decisão leva em conta aspectos polissêmicos importantes, como gestos, entonação e apresentação visual, que podem ser observados a partir da riqueza de detalhes que o audiovisual oferece. No percurso teórico, ancoramo-nos, inicialmente, em reflexões a respeito da democracia com Bobbio (1986) e Santos (2016), da esfera pública em Arendt (2014), Habermas (1984, 2011), Fraser (1990), Benhabib (1992), e do apagamento da mulher enquanto figura pública e política com Wollstonecraft (2016), Pateman (1993), Teles (1999) e Moraes (2003). Na sequência, discutimos as estratégias do discurso político a partir de Charaudeau (2006), Piovezani (2009) e Courtine (2006) e as relacionamos a algumas estruturas da argumentação estudadas por Amossy (2007, 2011, 2018), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Ferreira (2010), Abreu (2009) e Maingueneau (2001, 2005, 2008). Olhamos também para a construção dos enunciados com Benveniste (1995) e da dimensão biográfica em discursos políticos com Arfuch (2010), Butler (2017) e Machado (2011, 2012, 2013). Na metodologia, conjugamos contribuições da Análise do Discurso de orientação francesa e da Argumentação para elencar categorias de análise. As análises apontam a existência de ethé comuns aos três pronunciamentos, bem como de ethé próprios a cada uma das situações comunicativas, responsáveis pela criação da imagem da personagem política. Vemos que a construção do ethos passa necessariamente por um meio interdiscursivo e se faz por recursos linguísticos, como imaginários coletivos a respeito do Brasil e da gestão pública, valores e antivalores, momentos biográficos. Todos eles convergem para a busca da legitimidade da presidenta. Observamos que a imagem de si de Dilma Rousseff é mobilizada, nos três pronunciamentos, de forma indissociável à defesa da democracia.Item Aconteceu comigo: mulheres, narrativas de vida e violências nos quadrinhos de Laura Athayde(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-20) Lage, Nara Bretas; Arão, Lilian Aparecida; Latorre, Guisela Maria; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/3661548454988674; Crescêncio, Cíntia Lima; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; Nogueira, Érika Cristina Dias; Cestari, Mariana JafetNo Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada sete horas uma mulher é assassinada e a cada 10 minutos uma menina ou mulher é vítima de estupro. Números que são maiores quando observados, diz a pesquisa, a partir do viés de classe e de raça. É esse histórico de violências que a artista brasileira Laura Athayde retrata na série de quadrinhos Aconteceu Comigo, objeto desta pesquisa. Na coletânea, a quadrinista propõe-se a mostrar vidas de mulheres brasileiras a partir de situações pouco discutidas de suas vivências. Nesse sentido, acionei categorias de análise como narrativas de si, ativismo digital e os feminismos negro e decolonial como lentes para olhar as 69 HQs da série. Diante do universo observado, surgiram as indagações: em que medida e o que as vidas narradas em Aconteceu Comigo revelam sobre as vivências das mulheres brasileiras? Como as subjetividades são incorporadas às narrativas dessa coletânea de quadrinhos? O objetivo foi avaliar como e se Aconteceu Comigo contribui para a construção de narrativas de vida e discursos contra hegemônicos sobre as mulheres brasileiras, por meio dos quadrinhos. Para tal, analisei os quadrinhos a partir de um viés teórico- metodológico interdisciplinar, sobretudo com ênfase na Semiolinguística, ainda que tenha também me respaldado em teorias como narrativas de vida, comunicação, artivismo digital, feminismos e quadrinhos digitais. Realizei, ainda, um levantamento acerca da (r)existência ao silêncio e o esforço coletivo de mulheres na produção de conhecimento sobre as quadrinistas brasileiras. Questões essas que me permitiram identificar seis eixos narrativos interdependentes e muitas vezes conectados entre si, a partir dos quais essas vidas são relatadas nas HQs: a misoginia, as violências, os preconceitos e as opressões, os racismos, a LGBTfobia e a saúde mental. Percebi nas marcas de subjetividade e enunciação dos quadrinhos e no discurso das narrativas de vida apresentadas a emergência de vários Imaginários sócio-discursivos estabelecidos no Brasil em relação às mulheres, seus corpos e suas interseccionalidades como forma de exercício de poder sobre elas. Imaginários estes que são refutados ou reafirmados nas narrações a partir de ethé e pathé expressos nos discursos das mulheres que narram as HQs. Por fim, entendo que Laura Athayde constrói Aconteceu Comigo a partir de metodologia e gestos feministas e decoloniais que partem das várias dimensões políticas que perpassam as mulheres no Brasil, considerando as vivências individuais e coletivas em contextos contra hegemônicos de diversidade.Item Bens culturais das terras de Minas: a representação do patrimônio cultural mineiro no discurso midiático televisivo(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2013-11-26) Pereira, Pollyanna Souza; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/8061811030402323; Silva, Rogério Barbosa da; Silva, Giani David; Goodwin Júnior, James William; Assis, Angelo Adriano Faria deA presente pesquisa nasceu a partir da necessidade de questionarmos sobre os discursos do patrimônio cultural que a mídia tem contribuído para difundir na sociedade e sobre como esses discursos podem influenciar a reflexão e a atuação social no reconhecimento, na valorização e na proteção de referências culturais. Esta dissertação realizou uma análise das representações do patrimônio cultural mineiro construídas em programas televisivos que se dedicam à abordagem do tema. Seu objetivo foi investigar e caracterizar tais representações, subsidiando nossas reflexões sobre os possíveis efeitos pragmáticos da difusão desses discursos pela mídia televisiva. Para a realização da investigação proposta, selecionamos como objetos de estudos os programas "Bem Cultural", da Rede Minas, e "Terra de Minas", da Globo Minas. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, o corpus constituindo-se de duas edições da cada um dos programas. Como referencial teórico e metodológico, foi utilizada a Análise do Discurso a partir da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau. Os resultados mostram que os programas se utilizam de estratégias diferentes para abordar o patrimônio cultural mineiro, relacionadas aos gêneros aos quais pertencem e aos objetivos institucionais das emissoras que os produzem, permitindo-nos associar o discurso do programa "Terra de Minas" àqueles fundados nos princípios da unidade e da monumentalidade, enquanto o discurso do programa "Bem Cultural" pode ser aproximado daqueles fundados nos princípios da pluralidade e da cotidianidade.Item Bolsonaro fala à nação: o conflito discursivo na construção de um simulacro populista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-10) Soares, Joarle Magalhães; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/9316890112573582; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Sanglard, Fernanda Nalon; Silva, André Luiz; Andrade, Antônio Augusto BraicoA pesquisa tem como propósito verificar de que maneira o discurso filiado à extrema direita internacional foi institucionalizado por Jair Bolsonaro no exercício da Presidência do Brasil. O político de carreira, com 28 anos de atuação no Congresso Nacional, venceu as eleições de 2018 com uma retórica vulgar, ofensiva e antissistema, sustentada em desinformação e fake news, que foi vista como parte de um discurso autêntico, em uma percepção ingênua e perigosa para aqueles que viram esse movimento como uma ameaça ao sistema democrático. A investigação parte de uma discussão sobre a relevância desse comportamento transgressor na condução das ações governamentais. Ele deveria ser colocado em segundo plano ou ser considerado como fator constituinte da maneira do presidente governar? De que forma essa estratégia discursiva foi legitimada e utilizada para dar credibilidade às declarações oficiais dirigidas à nação? Tendo como perspectiva norteadora a Teoria Semiolinguística e os estudos do discurso político de Patrick Charaudeau, a busca pelas respostas se deu a partir da análise de um conjunto de oito pronunciamentos do ex-presidente, transmitidos em cadeia nacional de rádio e televisão, entre 2019 e 2022. Por meio de um esquema metodológico, elaborado a partir da estrutura do ato de linguagem, foram traçados dois fluxos analíticos para caracterizar a situação de comunicação e apontar os efeitos de sentido nela gerados. Foi demonstrado que o sujeito comunicante (EUc) busca projetar para o destinatário (TUd) um enunciador formado, principalmente, por dois fluxos geradores de efeitos de sentido: o político (mais associado ao ethos pré-discursivo, formatado pela rede interdiscursiva filiada à extrema direita) e o presidencial (associado à liturgia do cargo e moldado pelos termos firmados no contrato de comunicação). O trabalho resgata o contexto político e social no qual se deram os atos enunciativos para apontar os principais sentidos que caracterizam o ethos, o pathos, os imaginários e os elementos pré-validantes deste contrato. A pesquisa também apresenta, nos dois primeiros capítulos, um apanhado histórico que resgata fatores determinantes para entender a ascensão da extrema direita no país e as influências do tecnopopulismo, do negacionismo e do neofascismo na política bolsonarista. Ao final do estudo, considerando o resultado dos gestos analíticos, propõe-se um método para visualizar como o discurso de Jair Bolsonaro foi erguido a partir de imaginários populistas e estratégias de manipulação adotadas para mascarar as suas reais intenções. O ex-presidente imprimiu sentidos que fizeram suas falas oficiais transgredirem o contrato pré-estabelecido. Uma transgressão que não ocorreu de maneira estética, mas discursiva. Se, por um lado, Bolsonaro não se expressou de forma vulgar e agressiva; por outro, recorreu aos imaginários formadores de seu jeito autêntico. Emergiu dos pronunciamentos representações e características do discurso populista filiado à extrema direita, que acabaram representando um reforço institucionalizado a ideias autoritárias e antidemocráticas. A partir dos principais fatores identificados na análise do corpus, foi possível constatar como o ex-presidente, na condução das ações governamentais, fundamentou seus discursos majoritariamente em crenças subjetivas, deixando em segundo plano o pragmatismo que poderia guiá-lo em situações de crise. O trabalho aponta como Bolsonaro, portando-se como um agente de impostura, desvirtuou os pronunciamentos com a finalidade de legitimar um simulacro populista.Item Bombar nas redes: a jornada discursiva até a viralização(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-19) Mourão, Cláudia Isabella; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/8734703448615961; Rodrigues, Daniella Lopes Dias Ignácio; Silva, Giani David; Gomes, Letícia SantanaEm um mundo cada vez mais digital, “viralizar nas redes” tornou-se um objetivo a ser alcançado por quem busca visibilidade, status e, consequentemente, aumento do faturamento. Estamos nos referindo a pessoas comuns, celebridades, empresas e, também, do telejornalismo. Quando um assunto, um vídeo, ou um meme ganha repercussão e chega a muitas pessoas rapidamente, na velocidade proporcionada no meio digital, fala-se que viralizou. Sendo assim, esta pesquisa se propõe a analisar, discursivamente, a construção dos efeitos de sentidos em situação de cobertura jornalística “ao vivo” quando algo inesperado acontece e viraliza. Nossa intenção é identificar os sentidos que são atribuídos a acontecimentos jornalísticos, veiculados em coberturas “ao vivo”, que viralizam na ordem do digital. O que buscamos, nesta pesquisa, é analisar a produção de imaginários no movimento discursivo a partir do imprevisto em relação à pauta de reportagem. Como se explica a viralização de algo que ocorre durante a cobertura ao vivo? Como podemos analisar, sob o prisma discursivo, os sentidos construídos por meio do equívoco, do inesperado, do inusitado, da surpresa? O que provoca tanta identificação entre os telespectadores que os motiva a replicar as cenas da televisão em suas redes sociais, grupos de mensagens e rodas de conversas? Essas são questões que buscamos responder nesta pesquisa, inscrita no quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso (AD), de vertente francesa, fundamentada na determinação histórica dos processos de significação. Ao analisarmos trechos de coberturas jornalísticas ao vivo, focamos nosso trabalho na ordem e nos efeitos de sentidos produzidos pelos discursos dos conteúdos viralizados, por meio das práticas sócio-históricas materializadas na linguagem e na imagem. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir para expandir o entendimento da AD no contexto do telejornalismo digital, uma vez que a viralização de conteúdos abordados em telejornais não só amplia o alcance das notícias, como transforma as relações de poder entre mídia e público. Assumindo, assim, um papel ativo na construção da agenda midiática.Item Correio Feminino: a reconstrução da cena de enunciação do discurso feminino na escrita jornalística de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Beltrão, Rosane Vicentina Goulart; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/1130305372237915; Nunes, Aparecida Maria; Mello, Renato de; Arão, Lílian Aparecida; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresNesta tese, o objetivo central é investigar a enunciação da profissional de imprensa que foi Clarice Lispector, no intuito de desvelar a reconstrução da cena enunciativa e do ethos discursivo no livro Correio Feminino, obra que, editada, postumamente em 2006 pela editora Rocco, reúne parte de sua produção para colunas femininas, nos anos 50 e 60, em diferentes jornais. Esse objetivo vincula-se a duas questões centrais que orientaram a investigação. A primeira surgiu do interesse por conhecer o modo como se dá a construção da cena enunciativa e do ethos discursivo nos textos que integram essa produção jornalística de Clarice Lispector. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos de Maingueneau (1995, 1996, 2001, 2004, 2008a, 2008b, 2008c, 2014, 2015) e adotando sua concepção de que o gênero, como prática discursiva, deve ser abordado como um ritual socialmente convencionado e submetido a critérios de êxito, busquei analisar a coluna feminina a partir da observação da relação entre cena genérica e cenografia, para responder, assim, ao primeiro questionamento. A segunda questão relaciona-se ao livro Correio Feminino e à hipótese de que haveria a criação de uma outra cenografia cujo núcleo é o livro e seu processo de edição, mais especificamente, o trabalho realizado pela organizadora do livro e pela designer responsável pelo projeto gráfico da obra. Assim, considerando (i) que esse livro não se constitui em uma simples reprodução dos textos de jornal como outros livros que abrigam coletânea desse tipo de textos e, ainda, (ii) que o resgate dessa produção acontece por um processo de mediação ocorrido na e pela publicação dessa obra, permitindo que o texto se torne livro e se proponha como tal ao leitor, levantou-se o questionamento de como, nesse movimento, uma nova cena enunciativa é construída - hipótese que norteou esta investigação. Em busca das respostas para tais questionamentos, além da teoria de Maingueneau, tornou-se necessário um aparato teórico acerca da literatura sobre o livro e sua edição. Para tanto, trouxemos, para nossa discussão, teóricos como Chartier (2014, 2002, 1999, 1996), Hendel (2005), Gruszynski (2008), Genette (2009), dentre outros. Foi-nos, ainda, de fundamental importância, o trabalho de Aparecida Maria Nunes, pesquisadora, desde os anos 1980, das atividades de Clarice Lispector como repórter e entrevistadora, como cronista e colunista para que, no percurso da investigação, fosse possível responder a vários questionamentos e concluir os objetivos desta pesquisa, chegando, assim, à confirmação da hipótese que norteou este trabalho: em Correio Feminino, pela articulação de outras vozes - a da organizadora e da designer responsável pelo projeto gráfico, verifica-se a construção de uma nova cena de enunciação, bem como do ethos - o especialista da obra de Lispector - que dela participa, para cumprir o propósito dessa obra - oferecer ao leitor de Clarice Lispector uma outra Clarice Lispector, a jornalista feminina.Item Discurso e as eleições presidenciais de 2014: manifestação ethé nas capas das revistas Época, Isto É e Veja à luz da semiolinguística e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-28) Santos, Denise Ferreira dos; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0800478111082390; Silva, Renato Caixeta da; Carvalho, Flaviane Faria; Silva, Giani David; Sobrinho, Jerônimo CouraEsta dissertação tem como objetivo geral a investigação dos ethé discursivos concebidos pelas revistas Época, Isto É e Veja, por meio das capas de cada uma delas, no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2014. A temática foi escolhida em virtude da polarização interna que tomou conta do país, marcada pela batalha entre dois candidatos de linhas partidárias distintas. O cenário é atual e reverbera cotidianamente na sociedade, na política e, consequentemente, na mídia. O corpus que serve de base para a condução das reflexões é constituído por 15 capas das publicações – sendo cinco de cada uma delas. A pesquisa é qualitativa e tem como referenciais teóricos duas vertentes de Análise do Discurso (AD): a Semiolinguística (vertente francesa) e a Semiótica Social (vertente anglo-saxônica), materializada pela Gramática do Design Visual. Para o estudo, foram realizadas três etapas de análise. A primeira está relacionada à categorização do corpus no âmbito conceitual do gênero e da esfera jornalística. A segunda consiste em uma análise do discurso exposto no modo linguístico das capas – linha francesa de AD –, por meio da identificação dos sujeitos da linguagem, da situação e do contrato de comunicação, além do diagnóstico dos componentes e procedimentos da encenação argumentativa e da investigação das etapas de construção das estratégias discursivas do modo de organização argumentativo. A terceira corresponde à análise dos significados presentes nos códigos visuais das capas – imagens, composições gráficas e textuais –, no âmbito da linha anglo-saxônica de AD. A partir do percurso de análise descrito e da discussão teórica dos elementos pré-discursivos e discursivos do ethos, bem como da categorização da cena de enunciação – sobretudo da cenografia –, foi possível atingir o objetivo traçado para a pesquisa. Os resultados evidenciaram a identificação de três grandes ethé discursivos relacionados à posição político-ideológica que as publicações deixaram transparecer nas capas durante o período explicitado: ethos de apelo, ou “preocupação com a mudança”; ethos de “contra a corrupção”; e ethos de “(visão) crítica”. A avaliação dos ethé referentes à conjuntura de eleições presidenciais permitiu, também, a afirmação dos ethé de “credibilidade”, “detentora da informação” e “autoridade/legitimidade”, os quais permeiam todo o cenário em questão e agem dentro e fora da cena política delineada. Dessa forma, ao construírem imagens de si, as revistas utilizaram os elementos integrantes das capas para confirmar valores sociais por elas disseminados, oportunizando a influência na tomada de decisões do leitor/eleitor.Item Do esquecer ao relembrar: análise dos imaginários sociodiscursivos da obra Terra de Sebastião Salgado que reverberam em nossas memórias(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-29) Alexandre, Izabela de Magalhães; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/4847854438831443; Andrade, Antônio Agusto Braico; Alves, Mírian Sousa; Arruda, Luciana MartinsNeste trabalho, buscamos fazer uma análise semiolinguística de algumas fotografias e suas respectivas legendas da obra Terra, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. O livro foi publicado em 1997, pela Companhia das Letras e conta com 109 fotografias em preto e branco, além de músicas exclusivas de Chico Buarque e um prefácio de José Saramago. Contudo, para esta pesquisa, utilizamos apenas cinco fotografias e suas respectivas legendas, desconsiderando as outras imagens e paratextos. Nesse livro, Salgado busca representar brasileiros que ainda não tiveram seu direito à terra garantido, tais como os povos indígenas, pessoas em situação de rua e os camponeses do MST. Sendo assim, por meio de nossas análises, buscamos examinar algumas memórias que Salgado desperta em nós, a partir de possíveis dizeres explícitos e implícitos em sua obra. A partir das análises, observamos que Salgado mobiliza os imaginários de resistência, de luta e de cooperação, apesar de sua mensagem denotada mostrar a pobreza, condições sub-humanas de trabalho, a mendicância e condições precárias de estudo. Para isso, utilizamos os conceitos de Barthes (1990) acerca da Retórica da Imagem, o método de Kossoy (2012) para a análise das fotografias, e a teoria de Charaudeau (2008; 2017), para explicar as condições de produção do discurso e a construção dos imaginários sociodiscursivos (ora apagados, ora explicitados) presentes nas legendas. Observamos que Salgado utiliza tanto elementos plásticos (tais como enquadramento, luz, contraste), para despertar esses imaginários quanto elementos verbais (tais como adjetivos, expressões que estão presentes no imaginário coletivo), para reforçar a ideia de luta e de descaso do Estado com relação à essas pessoas, que lutam pelo seu direito a condições próprias de trabalho. Logo, nosso objetivo foi perceber de que forma esses elementos verbais e não verbais colaboram para a construção e/ou reformulação de imaginários associados à luta, à resistência pela vida e pela terra, à marginalização de presos, de crianças de rua e de nordestinos.Item Edição televisiva: análise discursiva de estratégias de uma mídia feminista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Maia, Marcos; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/7513085988579111; Mendes, Simone de Paula dos Santos; Arão, Lílian Aparecida; Parreiras, Vicente AguimarEste estudo apresenta uma análise discursiva sobre as estratégias de edição de um programa feminista, partindo da produção do "Programa Mulhere-se", da "Rede Minas de TV", uma TV pública do Estado de Minas Gerais. Foi proposto um estudo de caso sobre um episódio representativo do programa, que aborda o manifesto "Uma por minuto" em que seis entrevistadas, se revezam em declarações a respeito do assunto, construindo, portanto, as projeções etóticas e seus imaginários nas falas. Nos interessa entender também o modo de organização discursiva do episódio, conforme o tratamento dado pela edição. Para entendermos as escolhas e estratégias de edição, vamos analisar, com as mesmas categorias de análise, o material bruto referente ao episódio em questão. Partimos do referencial teórico e metodológico da análise de discurso, a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2010), de onde selecionamos como principais categorias de análise, os imaginários sociodiscursivos e os modos de organização discursiva, além da categoria do ethos, a partir de Maingueneau (2014). Buscamos entender as diferenças marcantes entre o material bruto e o material editado para encontrar pistas sobre alinhamento ideológico ou as possíveis identificações feministas, pois o Programa Mulhere-se, conforme divulgação, considera-se o primeiro programa feminista do Brasil. Sendo os feminismos, múltiplos e diversificados, possuindo diversas correntes de pensamento e práticas, qual a imagem de feminismo e de feminista que é projetada por essa mídia feminista? Para nos aproximarmos da resposta, analisamos tanto as falas das entrevistadas, quanto o enredamento dado no episódio editado. Ao buscar entender se o discurso do programa abarca a multiplicidade de representações e vozes, chegamos à conclusão de que há uma tendência a alguns feminismos específicos e de que se evitam outros, assim como podemos perceber que as crenças, experiências e saberes são mobilizados de forma a legitimar certas falas e a construir um argumento. Além do referencial teórico e metodológico, abordamos também o conhecimento produzido sobre os feminismos, sobre televisão e sobre os processos de edição televisiva.Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.Item Estratégias retóricas, valores ideológicos e imaginários políticos indicadores de um discurso neoconservador veiculado em redes sociais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-08-30) Oliveira, Jéssica Gomes de; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/4186096587571511; Baptista, Patricia Rodrigues Tanuri; Paulinelli, Maysa da Pádua Teixeira; Figueiredo, Ivan Vasconcelos; Melo, Mônica Santos de SouzaA pesquisa tem como proposta uma análise das estratégias retóricas, valores e imaginários políticos mobilizados por um político que se identifica como pertencente à direita no ambiente on-line, cujo discurso tem sido marcado por uma dimensão polêmica e tem sido classificado por diversos estudos da Ciência Política e de outros domínios como representante de uma extrema-direita, espectro político caracterizado pela defesa de valores neoconservadores que envolvem questões como a extinção de políticas de combate à homofobia e de percepções inclusivas da entidade familiar e também, por proferimentos de alocuções marcadas pelo que tem sido chamado de “discurso de ódio”. Para tal, foi realizada uma análise quanti-qualitativa de publicações realizadas no perfil oficial de JB no X (Twitter), entre os anos de 2015 e 2022, a fim de analisar de que maneira indiciam valores políticos identificados a um discurso neoconservador. Para o debate proposto, tomamos como base estudos desenvolvidos pela AD de linha francesa, em especial, pela Semiolinguística. Com base na análise proposta, pretendeu-se responder às seguintes questões: quais seriam os traços de um discurso neoconservador brasileiro? Em quais eixos temáticos, recorrências lexicais, estratégias retóricas, ethé, valores ideológicos e imaginários sociodiscursivos ele se baseia? Quais formas linguísticas, escolhas lexicais e expressões formulaicas são utilizadas para evocar tais valores e imaginários? Para responder às questões propostas, as análises foram divididas em duas etapas. Na primeira delas, de caráter quantitativo, objetivamos verificar as recorrências, no plano verbal, indicadoras do que tem sido chamado discurso neoconservador. Na segunda etapa, de caráter qualitativo, foram selecionadas publicações que discorrem sobre polêmicas na esfera pública, ligadas aos eixos temáticos mais recorrentes no discurso de JB, e, em seguida, realizada a análise dos signos-sintomas mobilizadores de sistemas de valores. As análises foram capazes de fornecer sintomas sobre as estratégias argumentativas que têm sido atribuídas a uma extrema-direita brasileira, seus eixos temáticos fundamentais, as principais estratégias retóricas adotadas, assim como a indicação dos valores e imaginários políticos (re) mobilizados ao longo dos anos e que envolvem traços tais como o ataque aos inimigos, a refutação dos discursos pluralistas, a perda de uma origem idílica e suas bases fundamentais, a reciclagem do antigo “anticomunismo”, a intensificação de estruturas agonísticas e da dicotomização que apresenta posições excludentes inconciliáveis.Item Imagens discursivas de mulheres torcedoras dentro e fora das arquibancadas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-28) Cardoso, Anna Gabriela Rodrigues; Arão, Lilian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/0792355070169268; Arão, Lilian Aparecida; Amorim, Márcia Fonseca; Lessa, Cláudio Humberto; Azeredo, Luciana Aparecida Silva deA presença de mulheres em diversos espaços sociais, negados a elas em diferentes períodos, no Brasil e no mundo, é assunto em voga nas pesquisas de Ciências Sociais, Humanas, Psicologia, Educação Física, entre outras áreas do saber. Há alguns anos, essas pesquisas demonstram que a presença das mulheres no ambiente futebolístico é crescente e que mudanças nas formas de torcer vêm ocorrendo. A temática do futebol também tem sido abordada pelos estudos linguísticos, com pesquisas que discutem desde as publicações sobre futebol no Brasil até os discursos de torcedores e líderes de torcidas organizadas, por exemplo. Neste projeto, mais especificamente com base na Análise do Discurso de linha francesa, da qual se entende que as manifestações discursivas estão nas mobilizações sociais, buscamos analisar as imagens discursivas sobre e das mulheres torcedoras de futebol nas relações estabelecidas entre elas, com suas torcidas e torcedoras de times rivais, no espaço da arquibancada. Nesse sentido, pretendemos compreender as condições de produção dos discursos, apoiados nas práticas sociais dos sujeitos em diferentes espaços discursivos. Diante da associação entre língua, atividade de interação e conhecimento, partimos de uma problemática interdisciplinar, na qual o campo semiolinguístico permite ao pesquisador relacionar social e sentido. Sendo assim, a partir da Teoria Semiolinguística é possível entender os caminhos trilhados pela informação para produzir sentidos e ser compreendida. Dessa maneira, tempo, espaço e hipóteses são ordenados para construírem a competência discursiva que, por sua vez, é manipulada pelos enunciadores para produzir sentidos permeados por laços sociais. Com base na Teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau e em suas pesquisas a respeito dos imaginários sociodiscursivos e Identidade (CHARAUDEAU, 2005, 2015, 2016 e 2017), buscamos entender como esses sentidos são construídos na relação entre os implícitos e os explícitos que perpassam as Imagens de si construídas no discurso — a partir da abordagem de ethos proposta por Amossy (2014) e Maingueneau (2014). Nosso corpus é composto por depoimentos transcritos de torcedoras participantes do 1º Encontro de Mulheres de Arquibancada (2017), durante a assembleia na qual elas subiram ao palco para denunciarem casos de assédio e machismo, mas esse também foi um espaço aberto para propostas de melhorias quanto ao assunto. Diante das narrativas e argumentos apresentados pelas torcedoras, entendemos que os possíveis interpretativos presentes em nosso corpus resultam dos saberes expostos pelos enunciadores que se valem das imagens de si (e do outro), baseados nas aproximações e nos rompimentos com os imaginários sociodiscursivos, compostos de papéis sociais atribuídos à mulher torcedora nas arquibancadas e dentro de suas torcidas. No esforço em resistir aos preconceitos existentes no futebol como prática social – reconhecida como ―coisa de homem‖ –, as torcedoras constroem diferentes ethé, dos quais destacamos o ethos de caráter, de solidariedade e de autoafirmação, que desprendem imagens de orgulho, resiliência e credibilidade, entre muitas outras. Por fim, estudos sobre as formas de torcer enriqueceram o traço interdisciplinar desta pesquisa, em que entendemos as identidades como sociais e discursivas, por isso o pertencer da mulher ao futebol desperta conflitos relacionados aos papéis atribuídos a ela na sociedade como um todo.Item Imaginários no discurso governamental “nazismo é de esquerda”:silenciamentos e evidenciamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-29) Silva, Jaqueline Araújo da; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/2635911714177046; Amorim, Márcia Fonseca de; Massmann, Débora Raquel Hettwer; Goodwin Junior, James WillianA partir da perspectiva teórica da análise de discurso, estapesquisa teve por objetivo analisar os imaginários produzidos na circulação do discurso governamental “nazismo é de esquerda”. Para tanto, levamos em consideração o discurso que se constitui pela relação da língua, do sujeito e da história para que fosse possível analisar os imaginários produzidos na discursivização do enunciado “nazismo é de esquerda” e os silenciamentos e evidenciamentos que se constituem a partir deste. Analisamos sequências discursivas em que o enunciado chave aparece, seja na sua forma plena seja como sinônimos, a partir de notícias que tem como manchete a fala do Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmando que o nazismo é de esquerda; a partir de comentários realizados sobre o texto intitulado “Pela Aliança Liberal Conservadora” postado pelo Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em seu blog Metapolítica 17; e a partir de tweets realizados tanto por sujeitos que ocupam a posição discursiva de governo quanto por sujeitos da sociedade em geral que se identificam com a discursivização do enunciado em questão. Com as análises foi possível compreender que as formações imaginárias são produzidas a partir da formação discursivadominante“extrema-direita” e partem do imaginário da esquerda como imigo potencial e da ameaça do fantasma comunista. Além disso, verificamos que esses imaginários são atravessados pela historicidade que os termos “nazismo” e “esquerda” possuem em condições de produção de grandes embates políticos-ideológicos e produzem evidenciamento dos sentidos que se pretendem naturalizar na língua pela resistência aos já-ditos, à memória e à história, resultando no silenciamento dos sentidos que se quer evitar, que se deseja apagar para que não sejam mais da ordem do dito. Para tanto, as análises foram sustentadas pelos conceitos à luz da Análise do Discurso de vertente francesa (Michel Pêcheux), mobilizando conceitos como memória discursiva (Pêcheux, 1969, 1988, 2015; Orlandi 2015); evidenciamento (Moreira, 2009, 2020); silenciamento (Orlandi, 2007); sujeito (Pêcheux, 1988; Orlandi, 2015). Além disso, referências teóricas como Mariani (1996) ao tratar do imaginário da ameaça comunista da imprensa sobre o PCB e Indursky (1992, 2013) ao tratar do discurso da ditadura civil-militar no Brasil, que nos permitiram confirmar novos gestos de interpretação do enunciado “nazismo é de esquerda” que são materializados por discursividades como o nome do partido nazista, nome de líderes de regimes ditatoriais e adjetivações que são sustentadas pelas marcas “mal”, “ruim”, “perverso”, “movimento” e “ideologia”.Item Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-29) Alvarenga, Thiago Madureira de; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4746944995248173; Arão, Lílian Aparecida; Moreira, Carla Barbosa; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Silva, Renato Caixeta daNesta dissertação, temos por objetivo analisar as imagens de si - o ethos, segundo Maingueneau (2008) e Amossy (2005) - no discurso de líderes da torcida organizada Máfia Azul, maior organizada ligada ao Cruzeiro Esporte Clube, a partir do depoimento do fundador, Eder Toscanini, dolíder nos anos 2000,o francês Jean Marc Gougeuil,e do mandatário atual, Daniel Sales. Como as organizadas têm espaço escassona mídia (LOPES, 2012), entendemos que era necessário dar voz aos dirigentes da Máfia Azul, entrevistando-os, reconstituindo momentos de suas vidas. Os líderes do passado e do presente foram selecionados porque os principais membros da organizada são referências, tendo forte ascendência sobre os outros integrantes. Com os dados coletados, os discursos foram divididos em cinco eixos: violência, representação midiática dos torcedores organizados, elitização do futebol, afirmação de identidades e ideologia e doutrina. O quadro teórico-metodológico utilizado foi constituído de acordo com as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983; 1996;2001; 2004; 2008), e no entendimento da pesquisadora mineira Ida Lúcia Machado (2009; 2014; 2019; 2017) sobre a união desta teoria à Narrativa de Vida. Para análise, três operadores foram selecionados: (i) imaginários sociodiscursivos, cuja função é a representação dos acontecimentos da vida, segundo o pesquisador Charaudeau (2007); (ii) efeitos patêmicos, com o objetivo de identificar as emoções como uma estratégia discursiva, também com base em Charaudeau (2010); e (iii) subjetivemas (afetivos e axiológicos), para pontuar as marcas e avaliações dos sujeitos no discurso, porKerbrat-Orecchioni (1997). A junção dos três conceitos contribuiu para pensar os possíveis ethé dos líderes da torcida organizada. Por meio da análise, apesar da diferença entreas gerações, encontramos imagens em comum dos torcedores em cada um dos eixos de análise. Os líderes da Máfia Azul sugerem imagens de agressivos e viris (embora em muitas vezes preguem a paz) no eixo violência, prejudicados e vítimas da cobertura midiática, frustradoscom a elitização do futebol, fanáticos quando observamos o segmento afirmação de identidades e fieis à torcida organizada e aos seus valores na parte ideologia e doutrina.Item Mecanismos de responsabilização enunciativa: estudo das modalizações no gênero Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-24) Arantes, Rita Eloísa Pereira; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/0320785925664919; Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira; Ribeiro, Luiz Antônio; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Pereira, Maria do Rosário AlvesO tema desta pesquisa é a subjetividade enunciativa. O seu objetivo geral é analisar, na materialidade do texto escrito, as marcas linguísticas responsáveis por explicitar avaliações ou comentários formulados acerca de elementos do conteúdo temático, com base na hipótese de que todo texto empírico é marcado por traços linguísticos representativos das decisões tomadas pelo agente-produtor, desencadeadas pela situação comunicativa. Para tanto, as unidades linguísticas modalizadoras foram analisadas como indícios das representações dos enunciadores, na elaboração do gênero textual Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa (escola militar). Os textos que fizeram parte do corpus foram produzidos e coletados em duas etapas didáticas distintas: etapas de escrita e de reescrita. Para a análise dos dados, adotamos o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), especificamente no que se refere ao terceiro nível da arquitetura textual, ou seja, ao nível dos mecanismos de responsabilização enunciativa. No percurso de análise, objetivamos: a) comparar os textos da etapa inicial com os da etapa final, para identificar se houve aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas; b) analisar os movimentos de aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações nos textos produzidos nas duas etapas, buscando levantar hipótese que justifique as decisões tomadas pelo agente-produtor; c) analisar as contribuições das marcas modalizadoras para a identificação do papel social que o agente-produtor desempenha no ato interlocutivo; d) elencar as estratégias de afastamento enunciativo encontradas no corpus e compará-las com as estratégias de aproximação desencadeadas pelas marcas linguísticas modalizadoras, a fim de obter outros dados que contribuam para o entendimento acerca do processo de construção do perfil social do agente-produtor. Observamos que os textos produzidos, na etapa final, registraram número maior de marcas linguísticas modalizadoras indicativas do perfil social desempenhado pelo agente-produtor no ato interlocutivo e, acima de tudo, forneceram dados importantes para entendermos alguns desdobramentos do processo de produção de um gênero textual (BO) cuja prática de escrita não era conhecida pelos alunos participantes da pesquisa, uma vez que eles ainda estavam em etapa de preparação para a efetiva prática do trabalho militar. Concluímos que as práticas de escrita e reescrita dos textos se mostraram eficientes no processo de construção das habilidades de escrita do gênero Boletim de Ocorrência e que há necessidade de implementar, na disciplina que trabalha o referido gênero, práticas de ensino que levem o aluno a empregar as modalizações como estratégia de produção textual.Item Metáforas conceptuais da mulher em três obras de Ziraldo: “Uma professora muito maluquinha”; “The supermãe” e “Meninas”(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-20) Badaró, Carolina Nascimento Paschoal; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4303837241053937; Nascimento, Milton do; Ramos, Ivo de Jesus; Coelho, Olga Valeska Soares; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriEsta pesquisa de doutorado em Estudos de linguagens tem como principais objetivos identificar e analisar as metáforas conceptuais da mulher em três obras de Ziraldo – “Uma professora muito maluquinha” (1995); “The supermãe” (1996); “Meninas” (2016) – a fim de compreender como o universo feminino é conceptualizado e representado nesses livros infanto-juvenis. Além disso, esta tese objetiva comparar as metáforas que emergem dessas obras considerando o teor semântico-ideológico e estabelecendo relações entre os conceitos e as metáforas nos referidos textos apresentando as particularidades e/ou similaridades de cada uma ao conceptualizar o feminino. Para isso, embasa-se nos pressupostos teóricos de Lakoff e Johnson (1980, 2002) no que diz respeito às metáforas verbais, mais precisamente, na Teoria da Metáfora Conceptual, bem como as metáforas multimodais, como define a Semiótica Social e, ainda, fundamenta-se na Análise do Discurso Francesa, com destaque para estudos de Pêcheux (1988, 1990, 1997), para analisar como os processos discursivos e imagéticos são construídos de modo a possibilitar que determinada ideologia (Marx e Engels, 2002) sobre a mulher se instaure na sociedade, por meio das metáforas. A ideia de que não existem metáforas absolutas, elas são culturais, portanto, o mapeamento torna-se relevante para as sociedades. Para realizar o mapeamento, categorizei três domínios-alvos que correspondeu a cada livro: MULHER-PROFESSORA-MALUQUINHA (Uma professora muito maluquinha), MULHER-MÃE (The supermãe) e MULHER-MENINA (Meninas). Dessa forma, foram mapeadas e analisadas algumas metáforas conceptuais das obras destacadas de Ziraldo, como: MULHER-PROFESSORA-MALUQUINHA É FADA MADRINHA, MULHER-MÃE É SUPERHEROÍNA, MULHER-MENINA É METAMORFOSE. Por isso, confirma-se a concepção experiencialista tanto dos pesquisadores Lakoff e Johnson assim como de Marx e Engels. Nesse sentido, os resultados desta pesquisa apontaram que apesar de as metáforas não serem absolutas, elas emergem e se reforçam ou não em um determinado grupo social, pois elas afetam e são afetadas pelo contexto cultural no qual se inserem.Item O direito de publicar: autopublicação, fast-publishing e tecnologias digitais no mercado editorial brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-29) Vecchio, Pollyanna de Mattos; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; Ribeiro, Ana Elisa; Lessa, Cláudio Humberto; González, Jenny Teresita Guerra; Domingos, Ana Cláudia Munari; D'Andréa, Carlos Frederico de BritoEsta pesquisa investiga a autopublicação e o advento das tecnologias digitais no mercadoeditorial brasileiro, tendo como foco o autor autopublicado e sua projeção discursiva de si. Aautopublicação é o ato de um autor publicar seu livro ou outro produto editorial de formaindependente, em resposta a uma demanda própria, com ou sem a assistência de uma editoraprofissional ou plataforma de autopublicação e sem riscos financeiros para a empresa contratada(ARAÚJO, 2011; 2013; MÜLLER, 2017; JESUS; BLOTTA, 2018; JESUS, 2017; 2020;VECCHIO, 2020a; 2020b). Uma vez que o mercado editorial está permeado por imagináriossocioculturais que reforçam o estereótipo do autor autopublicado como um profissional demenor valor, pelo fato de suas publicações não terem passado pelo crivo de uma editoraconvencional, entendemos que se trata de um profissional invisibilizado. Assim, esta pesquisautiliza a Análise do Discurso de linha francesa para investigar um conjunto de entrevistas feitascom autores de ficção e poesia autopublicados em plataformas disponíveis no Brasil. Comometodologia, foi feita uma integração de métodos qualitativos e quantitativos de coleta e análisede dados, por meio de uma triangulação de técnicas de pesquisa, quais sejam: a) análisedocumental; b) questionário semiestruturado; e c) entrevistas em profundidade. Na análisedocumental, consideramos como corpus os contratos das plataformas digitais de autopublicaçãocom os autores autopublicados. As entrevistas foram realizadas em duas fases: FASE 1 – umquestionário semiestruturado online aplicado a uma amostra de 380 autores dentro do perfildesejado, a fim de desenvolver um mapeamento da categoria no Brasil; e FASE 2 – uma amostrade vinte entrevistas em profundidade, coletadas e analisadas com técnicas de narrativa de si(ARFUCH, 2010; BERTAUX, 2006), com o intuito de observar a projeção de si dosentrevistados e a forma como os imaginários sociodiscursivos oriundos do mercado editorial edas plataformas se manifestam em suas falas. A pesquisa tem como suporte teoriascontemporâneas da Edição, a Filosofia da Tecnologia e estudos sobre o Capitalismo dePlataforma (SRNICEK, 2016). Em relação à análise dos contratos, revelou-se que há índices deprecarização do trabalho na relação entre as plataformas e os autores, na esteira daplataformização do trabalho e da produção cultural. Em relação aos autores, as projeções de sidos entrevistados revelam, entre outros, os seguintes perfis: a) autores que não têm experiênciano mercado editorial e se enquadram no perfil clientelista descrito por Müller (2017); b) autoresque se submetem às lógicas algorítmicas de funcionamento das plataformas e produzemmercadoria cultural contingente (POELL; NIEBORG, 2018); e c) autores que demonstram umavisão crítica de si, de sua função como autor independente, do papel desempenhado pelaplataforma dentro do mercado editorial e que se apropriam da tecnologia a seu favor, a fim dealcançar uma realização humana que aqui argumentamos que seja fundamental para muitoshomens e mulheres, em todo o mundo e ao longo da história: o direito de publicar. Comoresultado da pesquisa, buscando contribuir para melhor compreensão sobre a autopublicaçãodigital no Brasil e seus desdobramentos para o futuro do campo da Edição, propomos ecomplementamos três concepções: 1) a Fast-publishing, o modelo como o capitalismo deplataforma se manifesta no mercado editorial e na literatura; 2) o Coletivismo de plataforma,um efeito colateral não previsto pela fase atual de desenvolvimento da tecnologia e que sebaseia na sua apropriação e possível subversão por parte de seus usuários; e 3) o Autor-Editor,o perfil atual de um profissional que se torna editor na prática em função de sua atuação comoautor autopublicado.