Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING
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Navegando Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING por Assunto "Aprendizagem ativa"
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Item Uso dos dispositivos digitais no processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-pandemia COVID-19(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Bittencourt, Salete Mamedes; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/5272612835549328; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Rômulo Francisco de; Parreiras, Vicente Aguimar; Souza, Claudia Mara deNesta pesquisa propomos investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017); Rojo & Moura (2012); e Cazden et al. (2021); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados demonstraram que houve avanços na disponibilidade de equipamentos digitais na escola, bem como acesso à internet para a melhoria do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas ainda é preciso avançar principalmente considerando um amplo investimento por parte do poder público na rede de wi-fi. Foi constatado, por meio dos relatos dos professores na entrevista, que a maioria não desenvolve o letramento digital dos estudantes, tampouco o ensino híbrido envolvendo metodologias ativas, mas têm interesse e veem a necessidade de mudar, porém ainda se sentem inseguros por não dominar totalmente os usos das tecnologias digitais e ter um conhecimento mais profundo quanto ao ensino híbrido e sua abordagem na prática. Percebe-se a necessidade de um olhar das políticas públicas em considerar as formações no "chão da escola" proporcionando um avanço necessário na prática pedagógica dos professores.