Saber docente ambiental: análise dos saberes de professores que lecionam em um curso técnico de nível médio em meio ambiente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
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Data
2018-04-02
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta dissertação se situa no âmbito do Mestrado em Educação Tecnológica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e está vinculada à linha de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas”. O tema, por sua vez, associa o saber ambiental aos saberes docentes de professores que lecionam em um Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A noção de “saber ambiental” é definida nos termos propostos por Leff (2015) e consiste no pensamento crítico e complexo que integra os processos de ordem natural, técnica e social sem os uniformizar e sim, valorizando a multiplicidade de experiências e práticas de cada cultura. Este saber estrutura a racionalidade ambiental ao propor um novo modo de pensar e agir que nega a lógica da mercantilização da natureza e propõe um conjunto de significações, valores, sentidos e ações socioculturais que promovam a sustentabilidade. Já a noção de “saberes docente” aqui incorporada é oriunda de Tardif (2014), e está relacionada à formação profissional do professor, mais especificamente à sua identidade, à sua experiência de vida e história profissional, e também, à sua relação com os alunos em sala de aula e com os outros agentes escolares. Tais saberes consistem nos conhecimentos, no saber-fazer, nas competências e nas habilidades que os professores mobilizam no dia a dia das salas de aula e de outros ambientes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi compreender as interfaces, ou pontos de convergências, entre o saber ambiental de professores que lecionam no curso técnico em Meio Ambiente e os saberes docentes dos mesmos. Para isso, dez professores foram submetidos a uma entrevista semiestruturada com perguntas que evidenciaram as interpretações dos professores acerca da complexidade ambiental; o envolvimento pessoal e profissional dos mesmos com a temática ambiental; e as experiências docentes nas disciplinas lecionadas. Além disso, em sintonia com o objetivo proposto, foi formulado o conceito de saber docente ambiental que é fruto da convergência e influência do saber ambiental sobre os saberes docentes. Isto posto, quando o saber ambiental passa a ser associado ao desenvolvimento do professor tem-se aí, o saber docente ambiental, um saber em constante formação que pode fomentar mudanças no modo de exercer e pensar a docência. A expectativa em relação a este saber é de que ele seja indutor de práticas didático-pedagógicas (de ensino e de ambientes de aprendizagem) que primem pela sustentabilidade, interdisciplinaridade e pela integração entre a tecnologia, a ciência e a sociedade. Contudo, os resultados dessa pesquisa mostram que nem todos os professores do curso técnico em Meio Ambiente encontram-se comprometidos com os princípios e valores propostos pelo saber docente ambiental.
Descrição
Palavras-chave
Prática de ensino, Professores - Formação, Ensino profissional, Ensino técnico