Mestrado em Educação Tecnológica

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    A ocorrência da linguagem científica e da linguagem cotidiana nas produções textuais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-01-25) Pereira, Arielle Aline da Cruz; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Leila Saddi Ortega
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar possíveis manifestações de tensões entre aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), a fim de contribuir para a compreensão dos processos de construção e compartilhamento de significados ocorridos em práticas educativas em Ciência e Tecnologia. Partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem em Ciências é inseparável da aprendizagem da linguagem científica, analisou-se diferentes produções textuais de estudantes de um dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG (Técnico em Química), coletadas ao longo de um período letivo, que evidenciavam aspectos da linguagem científica manifestados no modo de expressão escrita, no contexto de desenvolvimento de disciplinas que possuam caráter técnico- -profissionalizante, em coexistência com aspectos da linguagem cotidiana. A pesquisa proposta nesta dissertação se caracteriza por uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de um estudo exploratório e foi desenvolvida em duas etapas tendo como fundamentação metodológica a “Análise Textual Discursiva” de Roque Moraes. A primeira fase foi realizada a partir da coleta de atividades experimentais em grupo, relatórios técnicos em grupo, resolução de questões de provas e cadernos de laboratório produzidos por estudantes que cursaram a disciplina de Introdução à Química Experimental no ano de 2019; já a segunda fase, se deu a partir da análise desses materiais. Todos os procedimentos metodológicos foram realizados após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Em relação aos resultados, entre os quatro materiais analisados, pudemos perceber tensões entre a linguagem cotidiana e a linguagem científica em apenas dois materiais, sendo eles: atividades experimentais realizadas em grupo e relatórios técnicos produzidos em grupo. Ou seja, nos materiais cadernos de laboratório e resoluções de questões de provas não foram identificadas tensões entre as linguagens científica e cotidiana. Demonstrar como se manifestam essas possíveis tensões nos possibilita pensar e planejar meios de intervenção sobre os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem durante as interações discursivas entre professores e estudantes na sala de aula. O tema é considerado pertinente e demanda aprofundamento dos estudos com o objetivo de compreender a apropriação da linguagem científica pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
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    Internet e mídias sociais na divulgação científica: saber(es) e tecnologia(as) na prática de docentes pesquisadores(as) na educação profissional e tecnológica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-11) Silva, Daisy Batista; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; Ailton Vitor Guimarães; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Yurij Castelfranchi
    Este trabalho teve por objetivo analisar as formas de divulgação do conhecimento científico utilizadas pelos professores(as) pesquisadores(as) atuantes na Educação Tecnológica em relação aos seus modos de uso nas redes sociais. De caráter qualitativo, a pesquisa procurou entender os modos de uso em redes e mídias sociais de docentes pesquisadores(as) vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Ao longo da pesquisa foram abordados temas como a produção do conhecimento na educação profissional e tecnológica; internet, mídias sociais, redes sociais e produção do conhecimento; divulgação e produção do conhecimento científico. Os apontamentos da pesquisa indicam que os docentes entrevistados utilizam as redes sociais com intuitos diversos, entre eles: fonte de pesquisa, divulgação do trabalho e de assuntos pessoais. Particularmente, em relação à divulgação científica nas redes, apontam para os modos como são divulgados e compartilhados eventos, trabalhos realizados, como são produzidos canais nas redes de trato do conhecimento científico, entre outros, não sendo possível afirmar, no entanto, que existe um trabalho específico para a popularização do conhecimento científico junto ao público não especialista, à população em geral.
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    O trabalho do encarcerado na Penitenciária Agrícola de Neves (PAN): resgate histórico 1943 - 1979
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-21) Solano, Cleide da Conceição; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Maria Cristina da Silva; Lúcio Alves de Barros
    A presente pesquisa versa sobre o trabalho do encarcerado na Penitenciária Agrícola de Neves (PAN) entre os anos de 1943 a 1979. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva quanto aos fins, desenvolvida por um estudo teórico bibliográfico e documental. Inicialmente foi apresentada a história das prisões, às quais sofreram profundas transformações no século XVIII com o advento do Iluminismo. No Brasil a necessidade de reformulação de uma política penitenciária já era discutida desde o Período Colonial, mas as transformações se consagraram no período republicano. Minas Gerais estava em ebulição com as cadeias cheias o que levou os parlamentares a defender a criação de uma penitenciária modelo após três décadas, se configurou na PAN – Penitenciária Agrícola de Neves em 1927. O estabelecimento penal foi inaugurado somente em 1938 e trazia em seu bojo a reforma do criminoso por meio do trabalho associado à disciplina e ressocialização. A PAN era composta de várias oficinas e trabalhos ao ar livre, concedendo ao interno condições dignas de cumprimento de pena e reintegração social. Os internos encaminhados para a penitenciária eram selecionados nas cadeias e deveriam ter aptidão para o trabalho agrícola, bom comportamento carcerário e ter cumprido parte da pena. Com a mão de obra do encarcerado, as produções agrícolas e industriais da PAN eram suficientes para abastecer a si mesma e parte ia para os municípios de Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Em contrapartida, os condenados eram renumerados pelo trabalho podendo ser dentro ou fora da penitenciária, mantinham contato frequente com familiares e cumpriam sua sentença com pouca vigilância. A PAN se notabilizou pelo uso do sistema de carteiras coloridas que concediam ou retiravam benefícios aos internos, tais como: recreios dominicais, visitas familiares e até viagens sem acompanhamento. No entanto, observou-se que a aparente eficiência e tranquilidade da PAN, noticiada em jornais daquele período, foi sendo desconstruída pelos constantes conflitos entre gestão prisional, guardas e encarcerados. Os processos disciplinares utilizavam-se da retirada do trabalho externo para o interno dentro da PAN e quando os presos não se amoldavam ao sistema, eram considerados “inaptos” para aquele regime penitenciário e, por fim, removidos. Ao final da pesquisa, constata-se que aquele interno dócil e rural foi cedendo lugar a condenados urbanos, articulados e mais perigosos, fazendo com que a gestão prisional voltasse seus esforços para a segurança, diminuindo sua atenção para a ressocialização. As constantes mudanças na gestão prisional e a resistência da população sobre o excesso de regalias concedidas aos presos, levaram a PAN a se tornar mais uma penitenciária onde sobram presos e problemas.
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    A ação docente em tempos de pandemia: o uso das ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-06-10) Sousa, Rana Rose Rico Martins Borges de; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ronaldo Luiz Nagem; Weber Hanry Morais e Feu; Ronaldo Luiz Nagem
    No contexto do ensino remoto, o objetivo geral da nossa pesquisa consiste em analisar práticas de ensino fundamentadas em modelagem, mediadas por ferramentas digitais. Especificamente, analisam-se sequências didáticas planejadas e conduzidas por professores de Física da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) durante o período do ensino remoto emergencial, com foco em práticas de ensino nas quais houve o uso ou construção de modelos associados ao emprego de recursos tecnológicos da informação e da comunicação. No intuito de compreender os processos de construção e compartilhamento de significados mediados pela integração desses recursos,foram traçadas três etapas de trabalho: (1ª)Trazer à luz as tecnologias educacionais disponíveis até a iminência da pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão na literatura; (2ª) Identificar episódios de ensino nos quais o participante da pesquisa modelou entidades de interesse científico mediadas por ferramentas digitais, o que foi possível por meio de uma observação não participante; (3ª) Descrever e analisar esses episódios de ensino orientados pela Teoria da Ação Mediada. A análise evidencia que as ações de ensino do participante da pesquisa foram moldadas por fatores do momento histórico pandêmico, por orientações da instituição de ensino na qual ocorreu a observação das aulas e pelas ferramentas disponibilizadas pela cultura digital, revelando diferentes estratégias de ensino, adoção de novas ferramentas de trabalho e o abandono de outras. Além disso, as tecnologias digitais empregadas em ações de modelagem de entidades de interesse do Ensino de Física possibilitaram o ensino por um lado, mas apresentaram limitações por outro e, diante disso, o participante de pesquisa recorre ao seu uso coordenado com outras tecnologias.
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    Ações educativas de caráter afirmativo: uma análise discursiva sobre diversidade sexual e de gênero na EPT
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-19) Freitas, Roberta Helena; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Silvani dos Santos Valentim; Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
    A Constituição Federal de 1988 apresenta como princípios fundamentais a cidadania e a dignidade da pessoa humana. No entanto, na contramão desses princípios, observamos diariamente situações de desigualdade e sujeitos destituídos do pleno gozo dos seus direitos. Dessa forma, buscamos compreender e problematizar como os conceitos de orientação sexual, gênero e cidadania se materializam nos documentos e discursos da/sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Foi realizada pesquisa bibliográfica e o levantamento de reportagens publicadas pela mídia concernentes ao tema, além do rastreamento das ações afirmativas, empreendidas pela rede federal de ensino, em Minas Gerais, no período de 2018 a 2021. Como método de análise foi utilizado a análise do discurso francesa e ferramentas foucaultianas. Ao final das análises, conclui-se que as ações educativas de cunho afirmativo representam um potente recurso de resistência por reconhecer, legitimar e promover reflexões e ações em prol da efetivação da igualdade de direitos em relação à diversidade sexual e de gênero. Ademais, podem possibilitar olhares outros para a Educação e a diversidade.
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    Infográficos utilizados para explicar as teorias dos modelos atômicos em livros de química e ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para os PNLD 2018 e 2021, em particular os adotados pelo CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-20) Batista, Tamires Sousa; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; Ivo de Jesus Ramos; José Geraldo Pedrosa; Ivina Paula de Souza
    Este trabalho possui o objetivo de entender como a infografia tem sido utilizada para ensinar as teorias dos Modelos Atômicos em livros didáticos de química do primeiro ano do Ensino Médio aprovados para o PNLD 2018 e ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para o PNLD 2021, em particular os adotados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Esta pesquisa se relaciona à Linha IV - Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais do Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-MG, por se tratar de uma investigação sobre uma estratégia de ensino voltada para materiais multimodais em materiais didáticos, particularmente em livros didáticos, que pode potencializar métodos enunciados em teorias da psicologia cognitiva. A metodologia partiu de uma pesquisa documental, e o tipo de abordagem utilizado foi o qualitativo. Para desenvolver a proposta dessa investigação, fizemos o exame dos infográficos com base em sucessivas leituras dos capítulos e seções principais que possuíam o tema das teorias dos Modelos Atômicos nos livros didáticos de química do primeiro ano do Ensino Médio aprovados para o PNLD 2018 e nos livros de ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para o PNLD 2021. Levantamos, categorizamos, tabulamos e analisamos os dados baseados nos princípios da multimodalidade, infografia e teorias cognitivas relacionados ao ensino e à construção de materiais didáticos, em especial seis dos doze princípios para construção de materiais multimídia propostos por Mayer (2009). Após as análises, percebemos que houve uma diminuição da quantidade de infográficos nos livros do PNLD 2018 para os de 2021, alterando-se de 41 para 28. Constatamos também que dentre os seis princípios propostos por Mayer (2009) analisados, os mais presentes foram os princípios da representação multimídia, proximidade espacial dentro do infográfico, sinalização e redundância, e os menos presentes foram os princípios da proximidade espacial texto/infográfico, coerência e personalização. Com relação aos livros didáticos escolhidos pelas nove unidades do Cefet-MG, encontramos que para o PNLD 2018 foram selecionados cinco dos seis livros disponíveis e para o PNLD 2021 foi selecionado um dos sete livros disponíveis. Quatro unidades do Cefet-MG optaram por não adotar nenhum dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias do PNLD 2021, por apresentarem uma proposta que não se adapta ao Projeto Pedagógico do Curso. Fundamentados nos resultados obtidos, entendemos que o arranjo próximo do texto e dos infográficos nas páginas dos livros, o emprego de um conteúdo conciso e o uso de uma linguagem personalizada ao estudante são pontos de atenção no desenvolvimento desses infográficos.
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    Mecânica de jogos digitais educacionais: um olhar sob a perspectiva das teorias de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-26) Minoda, Dalva de Souza; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Ivo de Jesus Ramos; João Augusto Mattar Neto
    Com o avanço e a aceleração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no dia a dia das pessoas, o seu uso tem se tornado cada vez mais necessário no contexto educacional. Os jogos digitais educacionais, também conhecidos como serious games, podem ser considerados como um recurso pedagógico atraente e motivador para uso em sala de aula. Embora os jogos educacionais tenham características próprias voltadas ao entretenimento, sabe-se que estas não devem se sobrepor ao caráter educacional, da mesma forma que a função educacional não pode também prescindir de um caráter lúdico/entretenimento. Dessa forma, o tema dessa dissertação nasceu da necessidade de se reconhecer os aspectos pedagógicos presentes em jogos digitais educacionais, de forma a identificar se existe alguma concepção pedagógica que atenda aos objetivos e resultados esperados no processo de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar as teorias de aprendizagem e sua relação com os elementos da mecânica dos jogos digitais utilizados nos cursos do Departamento de Computação (DECOM) do CEFET-MG. Para se alcançar esse objetivo, optou-se nesta dissertação em realizar uma pesquisa básica, de natureza qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos ou metodológicos, considerando que o objeto deste estudo é a mecânica de jogos digitais educacionais, optou-se por fazer a pesquisa experimental, a partir da elaboração de um modelo que integrou a mecânica de aprendizagem, a mecânica e os elementos dos jogos digitais educacionais e suas inter-relações com as teorias de aprendizagem selecionadas, a saber: Behaviorista, Cognitivista, Construtivista, Humanista, Sociocultural e Conectivismo. A pesquisa foi realizada em sete etapas: na primeira etapa fez-se o levantamento bibliográfico. Na segunda etapa investigou-se no CEFET-MG as disciplinas do Departamento de Computação, nas quais o professor tem utilizado jogos digitais em suas práticas pedagógicas e, quais são esses jogos. Na terceira etapa fez-se o levantamento das características dos três jogos digitais indicados na 2ª etapa. Na quarta etapa realizou-se a exploração de cada jogo digital identificado na 2ª etapa, para investigar os elementos dos mesmos. Na quinta etapa identificou-se os elementos da mecânica dos jogos digitais em cada um dos jogos. Na sexta etapa relacionou-se os elementos da mecânica dos jogos digitais identificados com as teorias de aprendizagem. Por último, procedeu-se a análise dos elementos da mecânica dos jogos digitais para verificar se esses jogos podem ser classificados como jogos digitais educacionais. Os resultados encontrados permitiram concluir que os jogos explorados nesta pesquisa, Robocode, Flexbox Froggy e Gridgarden podem ser considerados como jogos digitais educacionais, porque os três apresentam, em sua mecânica, elementos que se relacionam com as principais concepções pedagógicas analisadas, pois os mesmos atendem critérios elencados com resultados esperados, segundo uma concepção pedagógica do processo de aprendizagem na EPT. Salienta-se ainda que, dentre as teorias contrapostas com os elementos, o Conectivismo foi predominante, o que pode ser justificado pela sua característica de propiciar a aprendizagem no viés tecnológico, que se baseia no conhecimento global e colaborativo.
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    O lugar da autonomia no processo de aprendizagem na educação a distância: análise de um curso de pedagogia
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-27) Fonseca, Renata Gadoni Porto; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Vicente Aguimar Parreiras; José Manuel Moran Costas
    Os cursos de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância têm como objetivo preparar pessoas capazes de compreenderem e atuarem como instrumento de transformação social. Para tanto, o foco desses cursos se baseia em princípios e métodos de ensino que visam promover uma educação de qualidade, trazendo novas exigências no que diz respeito ao papel do aluno nesta modalidade, diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais. A literatura tem apresentando resultados de pesquisas que demonstram dificuldades relacionadas à Educação a Distância (EaD), dentre as quais cabe destaque a autonomia dos alunos quanto ao acesso e utilização de recursos tecnológicos, que são necessários para estudo e acompanhamento das aulas, refletindo significativamente na aprendizagem do aluno. Portanto, faz-se necessária uma análise das interações e o levantamento de dados das concepções do desenvolvimento da autonomia trazidas pelos alunos em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, bem como o papel do mediador no desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem ativa dos participantes do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o tema desta Dissertação decorre do lugar da autonomia na educação a distância. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar se os alunos que estão fazendo um curso de Graduação em Pedagogia em uma universidade pública de Minas Gerais na modalidade a distância, apresentam habilidades que os identificam autônomos. Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e, de acordo com o objetivo traçado o tipo de pesquisa foi a descritiva. Quanto ao procedimento técnico foi feito um estudo de caso na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A pesquisa foi realizada em seis etapas: na primeira etapa, sucedeu-se o levantamento das habilidades dos alunos para qual a EaD foi desenhada a partir do conceito de Belloni (2008). Na segunda etapa fez-se a identificação das habilidades dos alunos do curso investigado no que se refere a estudar a distância e a comparação dessas habilidades com as levantadas na primeira etapa desta pesquisa, através da aplicação de um questionário online, onde foram coletadas informações para verificar como acontece a construção do conhecimento do aluno nas interações entre os ambientes que os envolve e as relações que são estabelecidas entre os diversos sujeitos do processo educacional, no caso da EaD, as relações entre aluno-professor, aluno-aluno e seu acesso e domínio com as ferramentas digitais na plataforma de ensino definidos por Belloni (2008). Na terceira etapa, verificou-se as condições internas e externas que podem ajudar o aluno a adquirir a autonomia. Na quarta etapa, analisou-se as relações dos fatos: aprendizagem ativa e o aprimoramento da autonomia e, aprendizagem individualizada e o aprimoramento da autonomia. Na quinta etapa, identificouse no AVA utilizado na universidade, locus desta pesquisa, se as práticas pedagógicas favoreciam a aprendizagem ativa e a aprendizagem individualizada. Para isso, foi solicitada a permissão ao Coordenador Geral do curso para realizar uma observação online não participativa das dinâmicas de interação dos alunos e das postagens realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Na sexta e última etapa, analisou-se as práticas identificadas na quinta etapa para indicar se essas práticas têm ajudado os alunos a adquirirem autonomia nos seus estudos. A pesquisa permitiu identificar e analisar os aspectos teóricos e práticos do lugar da autonomia no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância. Os resultados encontrados permitiram concluir que, apesar dos alunos apresentarem habilidades que os identificam autônomos, ainda há muito a se fazer em relação as práticas pedagógicas para garantir o desenvolvimento das habilidades dos alunos do curso de Graduação em Pedagogia a distância na UEMG, sobretudo, verifica-se a necessidade de capacitação docente para elaboração de metodologias assertivas referentes ao curso, bem como sobre o uso dos recursos digitais disponibilizados no AVA.
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    Competências profissionais na quarta revolução industrial: desafios para a formação em engenharia em Minas Gerais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-08-11) Madeira, Felipe Rodrigues; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Adriana Maria Tonini; Ivo de Jesus Ramos; Giancarlo Medeiros Pereira
    São amplos os desafios para a educação, no ambiente da atual revolução industrial e especificamente na sua vertical da evolução tecnológica. Particularmente, os engenheiros da indústria brasileira sofrem com importantes limitadores para o seu desenvolvimento. Alguns não conseguem o devido sucesso, em um mercado que exige atualização de conhecimento constante, enquanto outros esbarram na copiosa oferta e disseminação da tecnologia, suscitando obsolescência dos profissionais. Apesar dos louváveis esforços na atualização da matriz curricular da formação em Engenharia, ainda existem escolas defasadas e sem direcionamento para o momento atual, permeado pelas atualizações e pela dimensão global da chamada Indústria 4.0. Este estudo procurou compreender as competências formadoras essenciais, técnicas e humanas, pensadas nos cursos de Engenharia, analisando o ensino profissional e tecnológico no Brasil e sua sintonia com as inovações, pilares da Quarta Revolução Industrial. Esse objetivo foi definido a partir da questão de pesquisa: Quais são as competências básicas para a atuação de engenheiros na indústria atual? Foram identificadas lacunas no ensino da engenharia disposto para a indústria do mundo presente, partindo-se do pressuposto de que a academia precisa fornecer um corpo técnico especializado, apresentando profissionais qualificados também no uso das artes empresariais como inovação, diagnóstico e proposição de ações. Os resultados indicaram que os profissionais e alunos procuraram formação complementar ao currículo de engenharia para poder desenvolver as competências requeridas pela sociedade atual. O método utilizado foi o estudo de caso, caracterizado por avaliação qualitativa, em organizações e escolas, por meio de uma entrevista semiestruturada e um questionário realizados com 15 estudantes e 15 engenheiros egressos das principais instituições de Minas Gerais. Verificamos como está o alinhamento entre a linguagem da empresa e aquela do mundo acadêmico. A sociedade empresarial demanda resultados práticos e rápidos, enquanto a academia deve ser competente e participar no desenvolvimento de instrumentos formativos amplos, eficazes e modernos. A partir deste estudo, dialogamos com as pesquisas anteriormente realizadas, sobre temas correlatos, e esperamos colaborar com as discussões acadêmicas e, consequentemente, cotizar-se para a construção do conhecimento sobre educação tecnológica, considerando suas possibilidades na formação técnica e, sobretudo, humana dos profissionais necessários para o sucesso do ecossistema: academia e indústria.
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    Educação profissional: formação e inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-08-31) Antunes, João Batista Rafael; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Adriana Maria Tonini; Raquel Quirino Gonçalves; Washington Luiz Vieira da Silva
    Este estudo tem por objetivo analisar a formação dos egressos de cursos técnicos de nível médio de Minas Gerais, bem como a inserção desses egressos no mercado de trabalho. Desse modo, buscou-se investigar a formação, por meio da análise das diretrizes gerais dos currículos de formação técnica de nível médio e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), e identificar as competências as quais devem ser adquiridas na formação necessárias para a atuação e para o desenvolvimento profissional no mercado brasileiro de profissões. Esta dissertação se constitui por uma revisão bibliográfica geral acerca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e por uma pesquisa de campo, a qual se realizou por meio de um questionário eletrônico semiestruturado, respondido por 20 participantes, e por meio de entrevista por videochamada, respondida por oito participantes. O recorte temporal abrangeu egressos cujo ano de formação se deu entre 2015 e 2019. Para o tratamento e a interpretação dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Justifica-se a relevância deste estudo, como este surge das condições do mercado de trabalho nos dias atuais, assim, procurou-se discutir sobre questões relacionadas à formação e à inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio, sobre os meios possíveis para melhorar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e também sobre uma concepção de formação profissional emancipatória e crítica, a qual deve ser capaz de despertar, provocar e possibilitar trajetos de inserção no mundo do trabalho e de inserção social, em um sentido amplo, de tais egressos técnicos mineiros. Os resultados apresentados nesta pesquisa inferem-se que o ensino técnico pode possibilitar uma maior inserção no mercado de trabalho dos futuros egressos de nível médio. No entanto, faz-se necessário mostrar aos estudantes técnicos de nível médio que é possível superar essa dicotomia no seu processo de formação, abrindo-lhe novos horizontes, não apenas associando a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condições existentes a oportunidade de trabalho digno que, muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolaridade.
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    Analogias em livros de dinâmicas e jogos vivenciais: um recurso de aprendizagem na formação profissional de tecnólogos em recursos humanos
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-14) Coelho, Cristiane Ribeiro; Gonçalves, Raquel Quirino; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Ronaldo Luiz Nagem; Sérgio Rafacho
    As dinâmicas e jogos vivenciais abordam situações análogas do cotidiano do trabalho, e se apresentam como procedimentos que podem contribuir na mudança de comportamento e formação de indivíduos, por meio de sessões de treinamento e desenvolvimento profissional. Contemplam, também, com o levantamento das necessidades da organização empresarial em busca de soluções e desenvolvimento do potencial criativo do indivíduo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que o análogo utilizado nas práticas de dinâmica de grupo e jogos vivenciais oferece para potencializar a formação profissional dos estudantes do curso Tecnólogo em Recursos Humanos. Para atingir o objetivo proposto foram traçadas cinco etapas: (1ª) levantamento no site do e-MEC sobre os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos ofertados pelas Faculdades/Universidades no estado de Minas Gerais; (2ª) verificação no site das Instituições de Ensino que ofertam o curso Tecnólogo em Recursos Humanos, se as mesmas disponibilizam de forma online o PPC que contenham em sua matriz curricular a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (3ª) seleção da bibliografia de base comumente utilizada pelas Instituições de Ensino para a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (4ª) identificação das analogias presentes nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados; (5ª) análise das analogias identificadas nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados por meio da Metodologia de Ensino com Analogias (MECA). Em síntese, por meio dos resultados obtidos foi possível evidenciar que as analogias presentes nas práticas de dinâmicas e jogos vivenciais podem contribuir para a formação profissional dos Tecnólogos em Recursos Humanos, ao propiciar situações análogas do ambiente organizacional. Além disso, as analogias quando empregadas em dinâmicas de grupo/jogos vivenciais permitem o desenvolvimento de habilidades e competências requeridos nas organizações, e os dados sinalizam que a MECA favorece a aprendizagem em situações de treinamento e desenvolvimento profissional.
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    Histórias da tecnologia: a contribuição da história do conceito tecnologia para a filosofia da tecnologia
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-04) Costa, Bruno Eduardo Almeida; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Sabina Maura Silva; Mauro Lúcio Leitão Condé
    Essa dissertação teve o objetivo de apresentar um panorama da história da tecnologia. Fazendo um traçado histórico alienar, revelamos termos que foram historicamente associados à tecnologia, como: téchnē, técnica, ars, artes, artes mecânicas, ciência aplicada. Percebemos com os historiadores da tecnologia, que a história da tecnologia possui um vínculo indissociável com a história do conceito tecnologia. Conceitos dizem respeito a um lugar social no qual foram produzidos e cada termo associado à tecnologia foi utilizado pensando nessa demarcação de espaços, sejam eles profissionais, sociais etc. Nesse sentido, buscamos nos textos introdutórios da Filosofia da Tecnologia entender qual a relevância de se utilizar a história do conceito tecnologia para as discussões de um campo de estudo que é considerado recente pelos estudiosos do tema. É importante salientar também que a Educação Tecnológica contempla a linha de pesquisa a que esse trabalho pertence. Logo é importante frisar que uma discussão que considere a história do conceito tecnologia serve como recurso valioso para pensarmos em o que estamos chamando de tecnológico dentro de uma Educação Tecnológica.
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    O serviço social na educação profissional e tecnológica: uma discussão à luz da divisão sexual do trabalho
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-23) Almeida, Myrnna Lorena Figueredo; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Vera Aguiar Cotrim; Cláudia Maria França Mazzei Nogueira
    Ancorada no feminismo materialista, tendo como base teórica a Divisão Sexual do Trabalho, a presente pesquisa se insere na Linha III: Processos Formativos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG e problematiza o Serviço Social na Educação Profissional e Tecnológica. Objetiva contribuir com as discussões acadêmicas sobre a divisão sexual do trabalho na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) por meio da compreensão das relações sociais de sexo/gênero que se desenvolvem entre profissionais que exercem a função de assistente social em instituições da Rede. As determinações e principais implicações da divisão do trabalho entre os sexos na profissão de Serviço Social na RFEPT é a questão norteadora do presente estudo. Para se chegar à resposta dessa questão, outras indagações perpassam a pesquisa: como as relações sociais de sexo/gênero e a divisão sexual do trabalho se desenvolveram historicamente na formação e atuação na profissão de Serviço Social? Quais os perfis dos/as assistentes sociais que atuam na Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica? Como a divisão sexual do trabalho se materializa nas relações sociais entre os sexos nesses espaços e nessa profissão específica, e como são vivenciadas pelos/as profissionais de Serviço Social? Adotou-se uma abordagem qualitativa, em um estudo de caso e, para uma maior aproximação do objeto de estudo, foram realizados questionário e entrevistas semiestruturadas com profissionais da Instituição lócus da pesquisa empírica. A análise dos dados empíricos foi realizada à luz das Teorias da Divisão Sexual do Trabalho de origem francesa, a partir de uma compreensão dialética da prática social oriunda do materialista histórico. Uma das aproximações conclusivas aponta que as expressões da divisão sexual do trabalho produtivo e reprodutivo das e dos profissionais de Serviço Social na Educação Profissional e Tecnológica evidenciam grandes demandas e desafios para o seu aprofundamento e também para o processo de renovação da profissão, na ruptura das opressões e em busca da “emancipação humana”.
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    Formação docente: a forma(ta)ção de subjetividades nas/pelas tramas da racionalidade neoliberal
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-25) Pinheiro, Luciana Pereira Leal; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Maria Adélia da Costa; Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
    O cenário político, social e econômico mundial tem permitido que a Educação, desde sua formação básica até o ensino superior, seja atravessada por redes de poder-saber que visam conduzir condutas que favorecem a expansão de um sujeito “empresário de si”, com um claro viés neoliberal. No Brasil, algumas propostas sobre a formação docente a partir da promulgação da BNCC, no ano de 2017, com viés neoliberal, têm conduzido a Educação para a reprodução de sujeitos constituídos por competências esperadas pelo mercado de trabalho. Diante do exposto, esta pesquisa, inserida na Linha de pesquisa III: Processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), de cunho qualitativo, tem por objetivo geral compreender o contexto social e histórico da formação docente no Brasil e problematizar a subjetividade docente. Para tanto, tomamos como objeto de análise os documentos legais que tratam da formação docente inicial e continuada, especificamente: a BNCC, a resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2020 e a resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, respectivamente. Nosso objetivo específico é rastrear, na materialidade linguística dos documentos legais escolhidos, a presença da racionalidade neoliberal, com ênfase na identificação de propostas salvacionistas da educação. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho é a Análise de Discurso de linha francesa, especificamente ferramentas conceituais foucaultianas. Com base nos estudos teóricos e análises empreendidos, procurou-se salientar, partindo da materialidade linguística dos referidos documentos, como as práticas governamentais atuam no saber e na (des)construção da subjetividade dos sujeitos (docentes), evidenciando que o neoliberalismo conduz a educação como veículo de (re)produção de sujeitos adaptáveis e autogovernáveis, os sujeitos dos quais a sociedade atual precisa. Ademais, apontou-se a possibilidade de resistência docente por meio da problematização dos discursos vigentes e pelo cuidado de si e do outro na/para a Educação.
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    Narrativas autobiográficas de trabalhadores terceirizados: histórias de educação e trabalho
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-12) Pacheco, Juliana Azevedo; Costa, Maria Adélia da; Caeiro, Mariana de Lima; http://lattes.cnpq.br/6847041369822617; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; Maria Adélia da Costa; Mariana de Lima Caeiro; Mariana Jafet Cestari; Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães; Claudio Humberto Lessa
    Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar as narrativas autobiográficas, publicadas no livro Narrativas de vida dos trabalhadores terceirizados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tal livro é o resultado do primeiro ano do programa de extensão A escrita de si como instrumento de visibilidade para os trabalhadores terceirizados do CEFET-MG, e conta com 34 narrativas autobiográficas de trabalhadores terceirizados do campus Nova Suissa (NS), em Belo Horizonte. O projeto que deu origem ao livro analisado centra-se em práticas de letramento crítico, por meio de narrativas de vida de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados que atuam na área de limpeza e serviços gerais desta instituição. Ao deparar com a produção textual autobiográfica destes trabalhadores foi possível evidenciar questões relacionadas à raça, gênero e classe, que se apresentam na tessitura de seus textos. Tal situação, aliada à própria vivência institucional desta pesquisadora que, há 16 anos, atua como técnica administrativa no CEFET-MG, motivou-a empreender esta pesquisa. As análises foram realizadas à luz dos teóricos da Educação, do Trabalho, da Sociologia e da Ciência das mulheres negras1 e se deu por meio de três fatores relacionais que ancoram e categorizam o corpus teórico-metodológico desta dissertação. A saber: i). contexto social, ii). trajetória escolar; e iii). trajetória laboral. Primeiramente, elaborou-se um quadro com informações pessoais para compreender o perfil dos narradores do livro analisado. Feito isso, foram analisados trechos relacionados ao contexto social desses sujeitos. Em sequência, foram analisados os trechos em que os alunos mencionam suas experiências educacionais, seguido pela análise das narrativas referentes ao percurso laboral. Por fim, foram destacados trechos que citam o programa Escrita de Si, relacionando-os às possibilidades de reinscrição da existência em um novo projeto de vida. Foi possível constatar marcadores sociais que permeiam suas construções identitárias e, de alguma forma, são condicionantes importantes de seus percursos de vida. A educação se faz presente como um direito social negado. O trabalho passa a ocupar centralidade na vida destes sujeitos como forma de sobrevivência. O caminho trilhado pelos narradores é atravessado por diversas opressões estruturais que impossibilitaram, muitas vezes, o ingresso e a permanência escolar. A inserção desses sujeitos em práticas de educação não formal, se torna uma importante forma de possibilitar o questionamento do mundo e as circunstâncias que o cercam para que sejam capazes de compreendê-lo e contribuir para transformá-lo.
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    Divisão sexual do trabalho no agenciamento de viagens: formação, carreiras e atuação profissional
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-13) Bicalho, Thiago Eduardo Freitas; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Kerley dos Santos Alves; Angela Teberga de Paula
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender a dinâmica da Divisão Sexual do Trabalho no setor de turismo a partir das carreiras de sujeitos homens e mulheres atuantes no agenciamento de viagem, problematizando as vivências, as desigualdades e as relações de trabalho e os enfrentamentos. Optou-se por uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória e crítica como tipo de pesquisa. Dividida em dois momentos, adota-se na primeiramente a realização da revisão da literatura sobre as temáticas analisadas, a pesquisa documental para se aproximar do lócus de pesquisa e a pesquisa teórica que foi triangulada para avançar as análises da educação tecnológica como campo do saber e, na sequência, adota-se a realização da pesquisa empírica sob uma perspectiva etnossociológica. Para coleta de dados, foi utilizado na primeira etapa um questionário online e, na segunda etapa, uma entrevista semiestruturada. Apresenta-se nos resultados da primeira seção uma revisão da literatura com as teorias da Divisão Sexual do Trabalho de base materialista, de gênese francófona, associada às teorias de carreira, as discussões da educação tecnológica e do mundo do trabalho no turismo. Finalizando a primeira seção é realizado a delimitação do agenciamento de viagem como lócus de pesquisa, os sujeitos de pesquisa são definidos no âmbito operacional pelos guias de turismo, no âmbito administrativo pelos agentes de viagens e no âmbito gerencial pelos gestores de empresas de agenciamento de viagens, assim como, as categorias de análise das carreiras. Na segunda seção, a análise é realizada de forma comparativa entre homens e mulheres sendo os apontamentos agrupados em categorias, a saber: formação desigual dos/as trabalhadores/as no agenciamento de viagem; formação em diálogo com o trabalho no agenciamento de viagens: uma formação integral dos sujeitos?; perspectivas de formação futura: construção de um projeto de carreira; materialização das relações de trabalho: da escolha à permanência no turismo; materialização do exercício profissional: vivências, experiências e rotinas de trabalho no turismo; dinâmica da divisão sexual do trabalho: o que precisa mudar? Constata-se que ao evidenciar os processos formativos em educação tecnológica dentro de uma mesma área de atuação conseguimos perceber as desigualdades entre os sexos, quanto as relações de trabalho foi percebido que na escolha e inserção profissional existe uma desigualdade perante o tipo de formação e o sexo, no exercício profissional constatou-se que no dia a dia das mulheres trabalhadoras possui desafios superiores aos dos homens e na vida cotidiana as mulheres apresentam uma responsabilidade quantitativamente maior com relação ao cuidado da casa, dos filhos e dos familiares que impacta as suas carreiras.
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    Infraestrutura física e a relação com a aprendizagem: um estudo sobre a implantação do novo Campus de Contagem do CEFET/MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-15) Brandão, Heideane Lima; Costa, Maria Adélia da; Silva, Ana Maria Clementino Jesus e; http://lattes.cnpq.br/6163058546425740; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; Maria Adélia da Costa; Ana Maria Clementino Jesus e Silva; Ivo de Jesus Ramos
    Esta pesquisa apresenta a problemática em torno da relação entre a infraestrutura física de um edifício escolar e a aprendizagem dos alunos da educação profissional e tecnológica. Parte-se do pressuposto que há uma significância entre a infraestrutura das escolas e a vida acadêmica de alunos. Diante disso, esse estudo objetivou compreender se, e como houve interferência no processo de aprendizagem dos alunos do campus Contagem do CEFET/MG ao mudarem de uma infraestrutura física improvisada e precária para uma que foi planejada e projetada para atender as demandas dos cursos oferecidos por essa instituição. Dessa maneira, procura-se examinar se, e de que forma (positiva ou negativa) essa recolocação impactou na vida acadêmica desses alunos. O corpus dessa pesquisa se restringiu aos alunos do CEFET/MG ingressantes dos processos seletivos do ano de 2017 dos cursos de Informática, Eletroeletrônica e Controle Ambiental, pois esse público vivenciou e usufruiu tanto da infraestrutura improvisada e precária do campus antigo como do novo prédio e de toda infraestrutura proporcionada pela nova sede. Os resultados alcançados indicaram que essa mudança impactou positivamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que, na visão dos entrevistados, o novo campus disponibilizou acesso a laboratórios e salas de aulas mais bem equipados e com recursos didáticos e pedagógicos melhores que os do campus antigo. Isso pode ser um dos fatores que levou a média de notas dos alunos a aumentar após a mudança, indicando que a infraestrutura física do ambiente escolar pode sim, interferir no processo de aprendizagem dos alunos. Portanto, este estudo, ao ampliar a compreensão de que a infraestrutura física de uma escola pode exercer influência na aprendizagem e no desempenho escolar dos estudantes, realça a necessidade de ela ter um papel ainda mais relevante na implementação de políticas públicas e investimentos financeiros nas escolas brasileiras.
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    Filosofia feminista da tecnologia: origens, histórico e problemáticas
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-01-18) Silva, Fernanda Thayná da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Eduarda Calado Barbosa Abath; Ana Carolina Vimieiro Gomes
    A dissertação realça algumas discussões feministas que entrelaçam a temática das mulheres, gênero e tecnologia. Com um olhar atento às publicações de introdução à Filosofia da Tecnologia, constata-se que a literatura desse subcampo da Filosofia ainda não apresenta de maneira considerável questões sobre a tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero ou feminista. Nesse sentido, alicerçada em uma revisão bibliográfica, esta pesquisa apresenta um histórico dos desenvolvimentos iniciais e das institucionalizações dos debates feministas sobre tecnologia, entre as décadas de 1970 e 1990. No decorrer desse período, que abriga a segunda onda do feminismo, averigua-se que os estudos feministas da tecnologia são compostos pela existência e coexistência de temáticas diversas. A partir de uma visão que parte da análise de artefatos técnicos, destacam-se as investigações acerca das tecnologias dos locais de trabalho das mulheres (década de 1970), tecnologias reprodutivas (década de 1980) e coprodução de gênero e tecnologia (década de 1990). Paralelamente, outros movimentos e estudos que partem das normas e valores científicos e tecnológicos também foram desenvolvidos. Essa abordagem é constituída pelo ecofeminismo (década de 1970), críticas à metodologia e epistemologia científicas (década de 1980) e masculinidade e tecnologia (década de 1990). Essa pluralidade de discussões é encontrada, sobretudo, em publicações feministas de periódicos e antologias de textos e indica a constituição de uma Filosofia Feminista da Tecnologia. Ainda pouco tratados no Brasil, a pluralidade de debates indica que a área representa uma combinação de Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Ciência e Filosofia Feminista.
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    Analogia e arquitetura: uma proposta de intervenção didática no processo de ensino e de aprendizagem de projeto
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-01-30) Mascarenhas, Taís Tavares; Nagem, Ronaldo Luiz; Araújo, Siane Paula de; http://lattes.cnpq.br/7585761656458342; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; Ronaldo Luiz Nagem; Siane Paula de Araújo; Cláudia Maria Arcipreste; Pablo Alonso Herraiz
    A presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica sobre o uso de analogias nos processos de ensino e aprendizagem de projeto em arquitetura, desenvolvida no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia, com o objetivo de compreender como as analogias podem contribuir para a construção da autonomia crítica e criativa dos estudantes de projeto de edifícios. Apresentam-se discussões sobre o uso de analogias em arquitetura e estudos de obras análogas nas práticas educativas. Parte-se do pressuposto que o uso de analogias, como recurso didático de construção do conhecimento e de geração de novas ideias, desde que trabalhadas de forma sistematizada, podem suscitar novas possibilidades de aprendizagem e de criatividade. Utilizou-se uma metodologia de ensino com analogias como instrumento de coleta de dados para estruturar uma intervenção didática. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2019 em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte por meio de observações, gravações de áudios e vídeos, além de questionários e um grupo focal, junto a estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os resultados obtidos sugerem que o uso de analogias pode ser incorporado como instrumento de correspondência, apropriação de conhecimentos e concepção criativa no processo de aprendizagem de projetos arquitetônicos. Considera-se que esse uso tem caráter complementar aos estudos de obras análogas de arquitetura. Dessa forma, a pesquisa nos leva a considerar que a analogia, empregada como recurso didático no ensino e concepção de projeto em arquitetura, contribui para a ampliação das possibilidades projetuais. Além disso, possibilita a compreensão da complexidade sistemática dos elementos envolvidos na elaboração de um projeto, bem como permite a expressividade criativa dos estudantes.
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    Corpo-si sexuado?: o que narram as mulheres da tecnologia da informação
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-02-12) Boschetti, Graciela de Andrade; Gonçalves, Raquel Quirino; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Admardo Bonifácio Gomes Júnior; Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva; Bianca Rückert
    Esta dissertação objetivou compreender as relações sociais de sexo e seus mecanismos de segregação e exclusão das mulheres na área da Tecnologia da Informação (TI), a partir de dramáticas dos usos do corpo-si de mulheres que trabalham nesse setor terciário da economia. O estudo segue um viés teóricometodológico do feminismo materialista de origem francófona e da ergologia, com o uso das narrativas de vida como recurso principal desta pesquisa de caráter qualitativo, estruturada pela Linha 3 Processos formativos em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Para tanto, procuramos compreender o trabalho pelo ponto de vista da atividade humana situada, por meio do estudo de caso de duas mulheres da área da TI. A investigação permitiu a reflexão sobre os essencialismos inerentes às diferenças biológicas que falaciosamente hierarquizam socialmente mulheres e homens em favor destes últimos, a falta de reconhecimento da qualificação técnica do trabalho realizado por elas, além de apresentar dinâmicas cotidianas realizadas no campo de trabalho como ações de enfrentamento a objetificação de seus corpos e propriedades intelectuais.