Mestrado em Educação Tecnológica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 186
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item História, memória e relações etnicorraciais: diálogos com a juventude negra da educação profissional e tecnológica integrada de nível médio do CEFET MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2015-06-22) Leão, Aniele Fernandes de Sousa; Valentim, Silvani dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; Silvani dos Santos Valentim; Marcos Vinícius Fonseca; Laura Nogueira OliveiraA forma como a história do Brasil é construída e difundida, inferiorizando sujeitos e naturalizando preconceitos, tem impedido a formação de uma sociedade igualitária e fomentado uma variedade de discriminações que se revelam cotidianamente e atingem principalmente a parcela negra e pobre da nossa sociedade. Diante desse cenário de desigualdades raciais essa pesquisa trabalha com a memória como fonte com o intuito de compreender as impressões construídas pelos jovens negros estudantes da Educação Profissional e Tecnológica Integrada de Nível Médio sobre os caminhos percorridos até o ingresso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG. Para atingir esse objetivo esse estudo investigou as escolas por onde esses jovens passaram, as relações que estabeleceram com os estudos, a opção pela educação profissional, as estratégias utilizadas para ingresso no CEFET MG e principalmente suas vivencias e impressões construídas sobre raça, racismo, cotas, desigualdade racial e de oportunidades, preconceito e outras questões referente às relações etnicorraciais em suas vidas e em nossa sociedade. Trata-se de uma pesquisa histórica apoiada na História Oral como suporte teórico e metodológico. Foram escolhidos para esse diálogo os jovens que ingressaram no CEFET MG no 1º semestre de 2014, pois compreendemos que a história oral deve ser empregada em pesquisas contemporâneas, como é o caso dessa, pois os sujeitos não precisam recorrer a um passado muito distante para refletir sobre suas memórias. Os instrumentos utilizados para esse diálogo foram aplicação de questionário e realização de entrevistas. Através desse estudo os jovens revisitaram suas memórias e trouxeram a público mais do que fatos e acontecimentos, eles revelaram seus sentimentos, conquistas e ilusões, abordando questões sobre a presença cotidiana do racismo em nossa sociedade e de que forma essa mazela influenciou ou não suas experiências e expectativas quando à educação. O recorte racial é uma variável muito importante para se compreender o perfil dos jovens atualmente matriculados na educação profissional, pois nos ajuda a entender porque apenas uma pequena parte dos jovens negros consegue romper as fronteiras da desigualdade e ingressar em uma instituição de ensino cuja seleção exige um intenso preparo educacional, como é o caso do CEFET MG.Item TDIC nas aulas de geografia em uma escola pública de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2016-03) Fernandes, Letícia Carvalho Belchior Emerick; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/1889882819958910; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Vicente Aguimar Parreiras; Vandeir Robson da Silva MatiasA propagação e o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no presente século, diante de uma geração conhecida como Geração Internet (GI), que sente a necessidade de estar online o tempo todo, traz um incomodo para a escola, chamando a atenção dos dirigentes e do corpo docente sobre a necessidade da escola absorver tais tecnologias como aliadas do ensino e aprendizagem, para que estas não atrapalhem o bom andamento do conteúdo programático e do relacionamento professor - aluno dentro e fora da sala de aula. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais TDIC são utilizadas na sala de aula pelos professores de Geografia do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), uma instituição pública federal, bem como verificar se essas estão sendo utilizadas como recursos pedagógicos sobre a percepção do aluno, quais alunos as utilizam em seus estudos; quais delas são mais relevantes para o aprendizado, além de conhecer como é estabelecida a comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses dados, notou-se que a maioria dos professores utilizava diversas tecnologias, ferramentas e objetos de aprendizagem durante suas aulas e também propor o uso de algumas ferramentas para sua utilização durante as aulas de Geografia. Para atender aos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e, como método foi escolhido o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma experiência in loco com observação sistemática que buscou apreender quais as tecnologias e ferramentas pedagógicas utilizadas pelos professores atentando para a relevância destas no aprendizado do aluno. Com o intuito de qualificar tais informações, aplicou-se um questionário a alunos de 18 turmas do Ensino Médio no campus desta Instituição, com o qual foi possível identificar quais tecnologias são utilizadas pelos professores; O que chamou a atenção nos resultados foi que, embora muitos alunos prefiram utilizar a internet em seus estudos individuais, este grupo aponta que a utilização do livro didático pelo professor é o Objeto de Aprendizagem (OA) mais relevante para a aprendizagem. Baseada nas informações e percebendo a diversidade de ferramentas gratuitas disponíveis para o estudo ou adaptação do estudo da Geografia, propôs-se a utilização de algumas ferramentas para aproximar essa GI do professor e da disciplina no intuito de torná-la mais atrativa, de fácil assimilação, além de criar um ambiente de aprendizagem colaborativa.Item Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica: as escolhas das alunas dos cursos técnicos do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2016-12-19) Lopes, Sabrina Fernandes Pereira; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/0165195251357013; Raquel Quirino Gonçalves; Nanci Stancki da Luz; Antônia Vitória Soares AranhaÉ crescente a participação feminina na educação e no mundo do trabalho, porém esse fenômeno não acontece de forma proporcional à diminuição do sexismo. Na área da tecnologia, a representatividade feminina é bastante baixa e, parte da explicação, está na escola e na família que reproduzem papéis sexuados, atribuindo lugares específicos para homens e mulheres na esfera social. Assim, as mulheres tendem a se considerar mais aptas a desempenhar determinadas atividades em detrimento de outras e a partir daí traçam estratégias de vida mais compatíveis com o que consideram (ou são levadas a considerar) como mais adequado para elas. O ensino profissional técnico de nível médio ilustra bem essa realidade, pois, concentra um número crescente de mulheres em áreas hegemonicamente consideradas femininas. A pesquisa realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) analisa as escolhas de alunas a por determinados cursos em detrimento de outros. De ordem qualitativa, ela constou de um levantamento teórico-documental, tendo como fonte de dados empíricos os Censos Escolares do INEP e entrevistas semiestruturadas com alunas dos Cursos Técnicos em Hospedagem e Mecânica do CEFET-MG. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise Crítica do Discurso à luz das teorias da Sociologia do Trabalho Francesa, de base marxista, ancorando-se principalmente nas obras de Hirata (1981, 2002, 2007, 2009) e Kérgoat (1989, 2007). Os resultados evidenciam deslocamentos e permanências na dinâmica das relações de gênero durante o acesso e permanência das meninas na Educação Profissional e Tecnológica. Destacam-se os preconceitos presentes nos cursos de maioria masculina e a continuidade da maior participação feminina em cursos relacionados às habilidades vistas como femininas. No entanto, há uma forte convicção das alunas sobre o acerto de suas escolhas e uma resistência à ideia hegemônica de que as áreas altamente feminizadas permaneçam desvalorizadas social e economicamente.Item Os jovens pobres e a construção civil: a recusa pelos canteiros de obras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017) Fonseca, Sara Lopes; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/3785560509588065; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; José Geraldo Pedrosa; Luciano Rodrigues CostaA construção civil foi uma das poucas possibilidades de oportunidade de trabalho para os jovens pobres, com baixa escolaridade, sem qualificação e oriundos do meio rural. Esse quadro tem mudado e cada vez menos eles parecem atraídos pelos canteiros de obras, onde os trabalhos pesados, insalubres e de pouco prestígio social ainda predominam. O cenário merece atenção, pois, se esses jovens encontram dificuldades para acessar o primeiro emprego, a construção civil reclama a falta de mão de obra. Os fatores que contribuíam, no passado, para tornar jovens pobres em operários parecem não serem muito diferentes dos atuais, com destaques, acentuados por nós, para a escola, a família e o grupo social. O que parece ser diferente é o caminho operário que eles tomam em busca de trabalho. A metodologia utilizada nesta pesquisa foram questionários, entrevistas e grupo focal com 14 jovens. Os participantes da pesquisa eram do sexo masculino, com idades entre 15 e 18 anos, alunos de escola pública e residentes na região de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa mostram que, quanto mais alto o nível de escolaridade dos jovens e mais habituados às tecnologias atuais, sobretudo as relacionadas à informática e à comunicação, mais atraentes lhes parecem as oportunidades de trabalho relacionadas às atividades de escritório. Da mesma forma, mais eles se julgam livres e no direito de escolher qualquer trabalho, ou seja, não se sentem na obrigação de ter o mesmo ofício de seus pais. Os jovens acreditam, ainda, que o sucesso ou o fracasso que possam vivenciar em suas vidas depende unicamente deles e que podem contornar as contingências sociais com esforço pessoal. Eles parecem também mobilizar os seus esforços para conseguir um trabalho que lhes permita ascensão social e poder. Mas, ao fracassarem na busca do trabalho desejado, eles inevitavelmente aceitarão trabalhos que consideram socialmente desvalorizados, como o da construção civil, visto como precário e sem garantias sociais.Item Analogias e modelos: construção de objetos museais para a divulgação científica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017) Almeida, Rangel Benedito Sales de; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; Ronaldo Luiz NagemEsta dissertação aborda a análise de objetos museais elaboradas a partir de analogias e modelagem, a fim de contribuir na construção de espaços de divulgação científica informativos e esteticamente adequados. A análise foi feita a partir da escolha de duas atrações, uma elaborada a partir de um complexo roteiro permeado por analogias e comparações: o vídeo Cozinhando com Neka, em exposição no Museu das Minas do Metal. A outra, um modelo ampliado pelo grupo de pesquisa Analogias e Metáforas na Educação Tecnologia e Ciências (AMTEC), do CEFET-MG, que resultou na dissertação de Délcio Julião Almeida: O MAES 3DMF. A metodologia foi fundamentada em dois pilares: o primeiro, na pesquisa exploratória nos cinco museus de ciências da cidade de Belo Horizonte, a fim de identificar uma atração que fosse inteiramente elaborada a partir de um conjunto de analogias e comparações. O segundo foi aplicar a Teoria do Mapeamento Estrutural de Dendre Gentner para analisar as paridades entre as comparações tanto do objeto museal baseado em analogias quanto no modelo MAES 3DMF. Os resultados revelaram carência de sistematicidade e inconsistência nas comparações em ambos os objetos utilizados para a divulgação científica, apesar de conterem rico conteúdo informativo. É importante salientar que não é pretensão deste pesquisador apresentar deméritos aos os objetos museais, mas contribuir na construção de atrações elaboradas para museus e espaços não formais adequadas aos princípios da divulgação científica.Item Tecnologias de interação e comunicação para o ensino de matemática em cursos de engenharia na modalidade a distância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-17) Teixeira, Valdimir Alves; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/4059066783875352; Adriana Maria Tonini; João Bosco Laudares; Ronaldo Ribeiro GoldschmidtAs dificuldades relacionadas à aprendizagem da Matemática, o alto índice de reprovações dos alunos, a falta de hábitos de estudo, o pouco tempo dedicado à disciplina, a qualidade das mediações nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no sentido de proporcionar uma aprendizagem que favoreça a formação de pessoas mais críticas e criativas, são alguns dos desafios da Educação a distância que vêm exigindo um repensar das práticas docentes. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o efeito da utilização de ferramentas pedagógicas de interação e comunicação, utilizadas nas disciplinas de Matemática, nos cursos de Engenharia na modalidade a distância, como instrumentos na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as Tecnologias de Interação e Comunicação para o ensino de Matemática nos cursos de Engenharia na modalidade a distância. Pelos resultados obtidos e as análises realizadas dos relatos nas entrevistas, percebeu-se que o uso de softwares relativos ao ensino e à aprendizagem em Matemática são mais propícios para a construção do conhecimento e autonomia dos alunos. Isso se torna um elemento facilitador sobre a reflexão da própria prática e o desenvolvimento das atividades do curso viabilizando uma educação inovadora cada vez mais próxima e personalizada que caracteriza a modernidade.Item Competências para a empresarialização da sustentabilidade na indústria automotiva: discursos de profissionais da área técnica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-20) Carvalho, Tatiane Augusta Godinho de; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/1667875726216655; Adriana Maria Tonini; Alberto de Freitas Castro Fonseca; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; José Geraldo PedrosaEssa dissertação objetivou compreender as competências para sustentabilidade empresarial expressas no discurso de profissionais da área técnica de uma indústria automotiva. A pesquisa baseou-se em uma investigação de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas e questionários, que permitiu a análise do discurso dos sujeitos da pesquisa e empregou análise documental como apoio. Destaca-se por revisão bibliográfica os impactos ambientais resultantes do crescimento econômico e do desenvolvimento. Define-se, então, as noções envolvidas nos discursos do desenvolvimento sustentável, sustentabilidade geral e sustentabilidade organizacional; aborda também a importância da educação para o desenvolvimento sustentável como forma de alcançar o seu verdadeiro significado. Introduz o conceito de competência e busca a correlação entre competências e sustentabilidade organizacional. Partindo-se da análise do discurso, considera-se que foi possível identificar que o entendimento de sustentabilidade organizacional dos profissionais da área técnica está ligado às certificações e à perpetuação do negócio, e, evidenciou-se assim, que os saberes e as competências requeridos dos sujeitos estão voltados para a competitividade e para solução de eventos que contribuem para promover vantagens econômicas, à organização; Portanto, percebeu-se a coesão entre o conceito, os saberes e as competências para a empresarialização da sustentabilidade na indústria automotiva, ou seja, a forma como os profissionais da área técnica percebem a sustentabilidade se reflete nos saberes e nas competências.Item TDIC nas aulas da pós-graduação em gestão de projetos em uma instituição de educação tecnológica de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-20) Barbosa, Ana Carolina; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/6662488215180254; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Fernanda Carla Wasner Vasconcelos; Sabina Maura SilvaEvidencia-se, já há algumas décadas, o surgimento de uma nova estrutura de organização de ordem econômica, social, política e, também, cultural, marcada pelo crescimento elevado das mídias digitais, bem como dos recursos técnicos. Diante desse contexto de mudanças sociais, consequentemente, a realidade educacional também é influenciada pela presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade. A partir dessa nova realidade social, surgem então os seguintes questionamentos: o que os professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) conhecem sobre as TDIC e como eles têm utilizado esses recursos em suas aulas para melhorarem seu processo de ensino? Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral: analisar o que os professores da instituição pesquisada conhecem sobre as TDIC e se eles as têm utilizado em suas salas de aula para melhorarem o processo de ensino e de aprendizagem. Para a construção do referencial teórico, buscou-se esclarecer conceitos relativos à EPT, TDIC e também quanto ao processo de ensino e de aprendizagem. Para entendimento do que é a EPT, inicialmente foi feita uma análise do conceito de Educação, por meio das definições propostas por Adorno (1995) e Grinspun (2001). Para compreensão do conceito de EPT, foi analisada a teoria elaborada por Grinspun (2001), com o auxílio de algumas definições estabelecidas por Bastos (1997). Em seguida, foi feita uma análise do conceito de TDIC, na qual, dentre outros, foram adotados como referencial teórico, os estudos elaborados principalmente por Coll e Monereo (2010). Durante a construção do referencial teórico dessa dissertação, pesquisou-se também sobre a relação das TDIC com a educação no contexto brasileiro, sob a ótica dos estudos elaborados por Valente (1997). Buscando-se o entendimento das mudanças provocadas pelas TDIC quando associadas ao contexto escolar, analisaram-se, ainda, os estudos produzidos por autores como José Manuel Moran, Luiz Antônio Marcuschi, César Coll, Carles Monereo, Maria Luíza Belloni, Pierre Lévy, dentre outros. E por fim, para análise do processo de ensino e aprendizagem, foram referenciadas as teorias de Saviani (1987), Fernández (1998) e Piaget (1996). Quanto ao tipo de pesquisa, esta se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa. Como método, utilizou-se o estudo de caso. A pesquisa foi dividida em seis etapas e a técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, entregue a 16 professores do curso pesquisado. A partir dos dados obtidos, constatou-se que todos possuem conhecimentos sobre as tecnologias e fazem massivo uso das mesmas em seu dia a dia. As mídias mais utilizadas pelos professores tanto em sala de aula quanto em seu tempo livre são essencialmente relacionadas ao acesso a vídeos, redes sociais, sites de notícias, compartilhamento e acesso à conteúdos em nuvem. Contudo, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, conforme conversas realizadas com a equipe pedagógica da instituição, ainda que o uso das TDIC em sala de aula seja frequente pelos professores, o uso das mesmas ainda ocorre de maneira essencialmente instrumental pela maior parte dos mesmos, ou seja, tais recursos ainda não são utilizados como instrumentos de inovação no processo de ensino e de aprendizagem.Item Educação permanente em saúde: estudo de caso de uma maternidade pública mineira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-22) Rabelo, Érika Marina; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/3010484498684085; Sabina Maura Silva; Heloiza Maria Siqueira Rennó; Ailton Vitor GuimarãesEste estudo de caso simples de caráter quanti-qualitativo teve como objetivo compreender como são desenvolvidas as ações de Educação Permanente em Saúde para a formação no trabalho da equipe interdisciplinar de uma maternidade pública mineira. Como referenciais teóricos para a pesquisa têm-se: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a dimensão educativa do trabalho e a reflexão sobre as práticas profissionais. A política citada parte do pressuposto de que a educação permanente é a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços de saúde para promover o desenvolvimento do trabalhador da saúde e, consequentemente, a melhoria da saúde das populações. A dimensão educativa do trabalho refere-se ao potencial transformador que o trabalho proporciona aos trabalhadores ao serem transformados pelo e para o trabalho- tais concepções se sustentam no explicitado por Karl Marx acerca do trabalho. A reflexão sobre as práticas profissionais estão ancoradas nos pressupostos da formação do profissional reflexivo e da reflexão-na-ação de Donald A. Schön. O campo de estudo foi a Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, e teve como participantes do estudo: 180 trabalhadores da equipe interdisciplinar da saúde e 03 informantes-chave. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental nos arquivos da maternidade, aplicação de questionário estruturado aos trabalhadores da equipe interdisciplinar e realização de entrevista com as informantes-chave. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais com os pareceres nº 1.414.032 , nº 1.446.379 e nº 1.628.872. Os dados foram analisados segundo a Análise Temática de Conteúdo proposta por Bardin e foram identificadas cinco categorias de análise: A concepção da Educação Permanente em Saúde; Demandas de formação e planejamento das ações educativas; Operacionalização das ações educativas; Reflexão do processo de trabalho pela equipe interdisciplinar de saúde; e Transformações profissionais por meio das ações educativas. A análise dos dados apontou para a não integração do trabalhador da saúde no levantamento de demandas e no planejamento das ações educativas desenvolvidas na instituição, com persistência para a centralidade das ações de formação oriundas nas necessidades das chefias/coordenações dos setores. Observou-se, desse modo, a pouca compreensão pelos trabalhadores e informantes-chave acerca dos objetivos e premissas da Educação Permanente em Saúde. Não foi possível captar por meio dos questionários aplicados se há reflexão sobre os processos de trabalho pelos trabalhadores da saúde do serviço estudado, contudo os mesmos relataram impactos positivos em suas práticas profissionais advindas das ações educativas que já participaram na instituição. Desse modo, para que a Educação Permanente em Saúde seja real e se torne instrumento para transformações nas práticas profissionais considera-se importante que haja problematização das práticas profissionais pelos próprios trabalhadores da saúde e que a necessidades de formação no trabalho sejam identificadas por estes profissionais. E ainda entende-se que seja importante a definição de objetivos e programação institucional acerca do desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde na instituição pesquisada, para que as atividades educativas desenvolvidas na mesma tenham integração com as necessidades dos trabalhadores da saúde.Item A formação e as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio na modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-22) Oliveira, Eliane Silvestre; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/6650644369047644; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Sérgio Dias Cirino; Raquel Quirino GonçalvesA ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos pela Rede Federal de Educação, na modalidade EaD, através da Rede e-Tec Brasil, trouxe uma nova demanda de formação docente para atuação na modalidade. E com isso novas exigências quanto às metodologias utilizadas nas práticas pedagógicas. Assim, o tema desta dissertação foi escolhido devido à falta de adaptação à metodologia ser considerada, no censo EaD.2014, como uma das causas da evasão na modalidade, e, ainda, pela falta de abordagem do assunto desta pesquisa em teses de doutorado e de dissertações de mestrado. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidas na modalidade à distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG, interferem nas metodologias e na didática utilizada no ensino, visando compreender as práticas pedagógicas desses professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para se alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas a observação online do AVA e a aplicação de questionários aos professores dos três cursos técnicos oferecidos a distância pelo CEFET-MG. Os resultados encontrados permitiram concluir que os docentes em sua maioria não possuem habilitação em licenciatura ou complementação pedagógica para atuar como docentes na educação presencial ou a distância. Constatou-se, também, que a falta de especialização em EaD tem relação direta com a não utilização de muitos dos recursos disponíveis nessa modalidade de ensino e, consequentemente no não estabelecimento de uma boa prática pedagógica para a atuação na modalidade. Salienta-se, ainda, que a falta da habilitação em licenciatura, ou de uma complementação pedagógica impossibilita o docente a atuar de forma condizente com as especificidades do Ensino Técnico, que envolvem a utilização de teoria articulada a um conhecimento didático- pedagógico que possibilita ao aluno uma formação na sua totalidade.Item Experiências de aprendizagem fora do ambiente escolar: o caso da "operação Amazônia"(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-23) Lima, Zaine Ângela Frazão; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/1852629292319779; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Luciano Rodrigues Costa; Fábio Wellington Orlando da SilvaRefletir sobre algumas dicotomias clássicas na educação como a relação entre teoria e prática (onde o acúmulo de saberes teóricos historicamente se institui sobre os saberes práticos, adquiridos, por vezes, fora do ambiente escolar) tem sido objeto de estudo da sociologia contemporânea. No Brasil temos uma certa ―cultura do conteúdo‖ onde há a valorização da absorção de saberes teóricos pelo estudante, sendo verificado em todos os níveis de ensino. Em consonância com os princípios da Educação Tecnológica que visa a formação omnilateral dos sujeitos, entendemos que o ator social não se realiza individualmente e sim nas relações que desenvolvem com outros indivíduos e envolvendo-se em processos sociais. Nesse sentido, temos algumas reformas do ensino superior para os cursos de engenharia que exigem um novo perfil do egresso, passando a estabelecer uma formação mais ampla e humanística deles. Podemos deduzir então, que para uma formação profissional mais completa o estudante não deveria ficar restrito as salas de aula e laboratórios, precisaria enfrentar problemas e realidades inesperadas típicas do ambiente de trabalho. Em vista disso, a presente pesquisa está inserida no contexto da ―operação Amazônia‖ que é uma das atividades proporcionadas pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST aos estudantes de engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) e que tem como finalidade levar os estudantes a uma experiência de trabalho voluntário em comunidades amazônicas com o intuito de contribuir na resolução de problemas presentes nas localidades, o que favorece a imersão social em uma realidade diversa da deles. O estudo dessa atividade desenvolvida e executada pelos estudantes que fazem parte do PROGEST indica novos caminhos educativos para a aprendizagem e para a formação profissional dos nela envolvidos. Desse modo, a presente pesquisa está inserida nos campos da aprendizagem informal e da sociologia da experiência. Para a execução da pesquisa realizamos a observação, entrevistas e revisão bibliográfica da literatura referente à temática em tela. Pretendíamos compreender, de que forma as experiências vivenciadas na ―operação Amazônia‖, ou seja, adquiridas fora do ambiente escolar contribuem para a formação profissional dos estudantes de engenharia do CEFET-MG que dela fizeram parte. Buscamos identificar, a partir do discurso e da observação deles, elementos importantes para o desenvolvimento das suas habilidades técnicas, relações sociais e humanas. Visamos observar a relação dos estudantes com a comunidade; descrever os aspectos geográficos, sociais e econômicos que abarcam a realidade do que será estudado; observar gestos e falas dos envolvidos; observar a forma como se organizam na execução das obras; identificar a contribuição dessa experiência para os estudantes, ouvir pessoas participantes de organizações parceiras da ―operação Amazônia‖ e membros das comunidades visitadas. As entrevistas foram coletadas com os principais atores sociais envolvidos na situação de pesquisa com roteiro semiestruturado e composto de nove perguntas abertas. Pudemos concluir que o que se refere ao aspecto humano os estudantes despertaram senso de compromisso social marcantes e no âmbito profissional apresentaram resultados positivos quanto ao aprendizado prático e absorção de novos saberes.Item Um estudo sobre a formação profissional para a atuação na indústria gráfica de Belo Horizonte - Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-23) Cruz, Alexandro Gomes da; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/1402239311357546; Sabina Maura Silva; Ana Carina Utsch Terra; Maria Rita Neto Sales OliveiraEsta dissertação tem como objetivo entender o panorama da formação profissional dos profissionais que atuam dentro das indústrias gráficas na cidade de Belo Horizonte. Buscará explicar, porque a educação profissional (EP) é importante para atuação deste profissional e como ela está estruturada formalmente no mercado gráfico de Belo Horizonte. Para a consecução destes objetivos serão analisados o histórico da indústria gráfica brasileira, desde sua implantação oficial com a chegada da corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, até os dias atuais, com a sofisticada tecnologia embarcada nos equipamentos de impressão gráfica, assim como a história da formação do profissional gráfico em Belo Horizonte. Buscar-se-á compreender os motivos que levaram Belo Horizonte, capital do estado que tem o segundo maior parque gráfico do país, a não possuir um curso técnico ou tecnológico de formação para os trabalhadores gráficos. Serão abordados os aspectos da tecnologia empregada no segmento de produção gráfica, sua maquinaria e a consequente substituição do homem pela máquina-ferramenta. Esta tecnologia, e como sua presença tem imbricações na formação do profissional, serão abordadas dentro de uma perspectiva de educação profissional integrada, politécnica, omnilateral, que considera a pessoa humana com todas as suas possibilidades e não somente como um recurso a mais na engrenagem de produção do modo capitalista. Será abordado, também, o vínculo com o setor privado e suas consequências, representado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que tem prevalecido até o momento em todo o itinerário formativo do gráfico em Belo Horizonte, desde os cursos de capacitação de nível básico na década de 1970 até a extinção do único curso técnico para profissionais gráficos em Minas Gerais no ano de 2004.Item Estudo da formação pelas atividades de aprendizagem e trabalho em alternância no “Programa Jovem Aprendiz” segundo a lei 10.097 de 2000(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-24) Costa, Cláudia Leão de Carvalho; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/5005188641864363; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Vicente Aguimar Parreiras; Fábio Wellington Orlando da SilvaNesta pesquisa foi analisada a formação em alternância de jovens aprendizes no contrato de aprendizagem profissional comercial da lei 10.097 de 2.000 no programa de inserção no trabalho. Analisamos as atividades de aprendizagem e a forma como se processa a realização e o desenvolvimento do aprendizado no centro de formação profissional. Esta análise perquiriu a articulação e integração das atividades de aprendizagem realizadas na empresa e centro de formação e capacidades desenvolvidas, os elementos formativos, a abrangência e completude e a alternância. O modelo formativo da alternância foi utilizado como referencial teórico em que a experiência das aprendizagens comportamentais, sociais e no trabalho está presente em ambos os contextos, formação e trabalho. O contexto formativo do trabalho foi evidenciado pela dimensão e importância que ocupa na formação em alternância. Foram utilizados o questionário, entrevistas, análise documental, observação e registro de imagens na pesquisa. Além dos jovens aprendizes, instrutores, orientadores de curso e supervisores da empresa participaram com o fim de elucidar as questões da pesquisa. Foram acompanhadas dez atividades de aprendizagem e a prática em ambiente pedagógico simulado, o supermercado pedagógico, no centro de formação profissional na colheita das informações na qual se embasaram as análises. As atividades de aprendizagem no contexto da formação de jovens aprendizes no Centro de formação Profissional e comercial estariam ligadas ao contexto sócio profissional, mas as aprendizagens ainda são desenvolvidas sem levar em conta a ação do jovem no trabalho e os desafios, a realidade e os problemas do contexto de trabalho. São experiências desarticuladas e não integradas às demandas do espaço formativo trabalho e ao que o jovem realiza na empresa. O modelo de alternância se verifica pela forma ou tipo associativa e não integrativo.Item Um estudo de caso da implementação das cotas sociais e raciais no ensino superior do CEFET-MG (2013-2015): acesso, permanência e trajetória de estudantes negros cotistas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-03-06) Teixeira, Ana Carolina de Oliveira; Valentim, Silvani dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; http://lattes.cnpq.br/9936190190143447; Silvani dos Santos Valentim; Écio Antônio Portes; Maria Adélia da CostaEste estudo objetivou analisar a implantação e, sobretudo, a implementação de uma política de ações afirmativas por meio de cotas sociais e raciais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Esta pesquisa qualitativa centrou-se na implementação da Lei nº 12.711/2012 no CEFET-MG no período compreendido entre os anos de 2013 e 2015, com uma maior ênfase no primeiro semestre de 2015, momento em que a instituição implementou pela primeira vez a reserva de vagas prevista na legislação. Ainda que esta política de cotas tenha sido aplicada em processos seletivos da educação profissional técnica de nível médio e superior, ocupou-se nesta pesquisa somente dos processos seletivos de candidatos ao ensino superior. Um elemento fundamental para realização do estudo foi a análise do perfil de estudantes que ingressaram no CEFET-MG a partir do ano 2015. Isto possibilitou uma compreensão mais refinada acerca das trajetórias escolares desses discentes, permitindo, assim, conhecer por meio das entrevistas as expectativas de realização profissional de estudantes pretos e pardos, de acordo com o IBGE, mas que para os estudiosos das temáticas étnico-raciais são considerados negros ou afro-brasileiros. Acessou-se, também, documentos oficiais disponibilizados pela instituição como Editais, informações estatísticas sobre os candidatos classificados nos processos seletivos anteriores e posteriores a implementação da Lei de Cotas e atas das reuniões do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão da instituição responsável por deliberar sobre a implementação da Lei de Cotas. Para conhecer o perfil dos estudantes que ingressaram após a implantação da política de cotas, foram aplicados questionários aos graduandos que ingressaram na instituição no primeiro semestre de 2015, quando pela primeira vez o CEFET-MG passa a reservar 50% de suas vagas para estudantes egressos de escolas públicas, observando-se ainda os critérios de renda e a pertença racial. Também foram realizadas entrevistas com os estudantes negros que ingressaram na instituição no período estudado, por meio das cotas sociais e raciais, com o objetivo de conhecer a trajetória escolar de estudantes negros nos cursos de graduação da instituição, avaliar suas estratégias para acessar a esse nível de ensino na instituição, descortinar as dificuldades por eles enfrentadas para permanecer na instituição e conhecer quais são suas expectativas de realização profissional. Os resultados encontrados a partir dos questionários e das entrevistas foram analisados em consonância com as pesquisas já desenvolvidas sobre o tema ação afirmativa, assim como trajetórias escolares de estudantes negros no ensino superior. Os resultados encontrados indicam que a política de ação afirmativa na instituição tornou o acesso ao ensino superior mais democrático, uma vez que possibilitou um aumento de 24,92% de estudantes egressos de escolas públicas e de 12% de estudantes negros. Ademais, foi possível verificar que dentre os estudantes pesquisados, a maioria possui pais com escolarização até o ensino médio completo e com renda familiar de até cinco salários mínimos, possibilitando o acesso à instituição a estudantes que outrora teriam maiores dificuldades de acessar esse nível de ensino. Por outro lado, verificou-se a partir dos depoimentos dos estudantes cotistas que aqueles que concluíram todo o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas consideradas pelos mesmos como sendo de baixa qualidade, revelaram uma maior dificuldade em permanecer na instituição considerando o suposto rigor do ensino e dos professores, principalmente em razão da dificuldade excessiva com algumas disciplinas, em relação aos estudantes cotistas que cursaram o ensino fundamental em escolas privadas e o ensino médio em escolas públicas reconhecidas pela sua excelência no ensino como, por exemplo, o CEFET-MG. Pretende-se em um segundo momento, no bojo desta pesquisa que continuará, voltar a dialogar com estes futuros bacharéis, para acompanhar os processos de conclusão dos seus cursos e saber de suas perspectivas na carreira profissional escolhida.Item Relações de gênero e divisão sexual do trabalho na engenharia: interlocuções com o Programa Ciência sem Fronteiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-03-17) Mesquita, Rodrigo Salera; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/8419272818208637; Raquel Quirino Gonçalves; Lindamir Saléte Casagrande; Adriana Maria ToniniA segregação feminina no mundo do trabalho apresenta-se como uma questão histórica, social, cultural e econômica. Estereótipos e marcadores de gênero influenciam as escolhas profissionais das mulheres, limitam suas perspectivas de carreiras e criam guetos de profissões feminizadas. No Brasil destacam-se as engenharias como uma crescente, porém ainda baixa participação feminina, tanto nos cursos de graduação, quanto no mercado de trabalho. Tal exclusão horizontal ou fenômeno do “Labirinto de Cristal” (LIMA, 2013) caracteriza as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para se inserir e ascender profissionalmente em determinadas áreas do conhecimento - em geral, aquelas de maior reconhecimento econômico, tais como as áreas tecnológicas. Em relação à formação e qualificação profissional, sobretudo nas engenharias, o programa de mobilidade estudantil internacional, público e federal, Ciência sem Fronteiras (CsF), de 2012 a 2015 priorizou enviar alunos/as, professores/as e pesquisadores/as para o exterior, com expressivo número de mulheres entre os/as estudantes bolsistas. Nesse contexto, o presente trabalho investigou se o CsF contribuiu para a capacitação, inserção e atuação profissional de estudantes do curso de Engenharia de Produção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), egressas do Programa, no mercado de trabalho da engenharia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, teórico-empírica, constando de levantamentos documentais e de entrevistas semiestruturadas com as egressas. Como referencial teórico para análise dos dados utilizou-se de teorias da Sociologia do Trabalho Francesa, de base marxista, baseando-se principalmente nas obras de Hirata (2002; 2007; 2009) e Kérgoat (1989; 2007). Os achados apontam para uma crescente escolarização feminina no Brasil e a conquista gradual de áreas de atuação pouco usuais ao público feminino, particularmente, as engenharias. Evidenciou-se a contribuição do CsF para a qualificação profissional das mulheres e um diferencial quando do momento de contratação, contudo, não foi evidenciado se tal participação contribuiu de forma decisiva para uma maior ascensão profissional feminina nessa área.Item Análise estrutural de analogias em livros didáticos de química(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04) Alvarenga, Gilson Rodrigues de; Nagem, Ronaldo Luiz; Vieira, Mariana de Lourdes Almeida; http://lattes.cnpq.br/0601704331729175; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/7429829913409294; Ronaldo Luiz Nagem; Mariana de Lourdes Almeida VieiraEste trabalho teve como motivação o problema de pesquisa; quais características nos permitem conceber comparações presentes em livros didáticos de Ciências como sendo analogias adequadamente enriquecidas e apropriadas para o ensino de modelos, conceitos ou teorias científicas na Educação Básica?. Essa pesquisa refere-se ao modo como as comparações analógicas são apresentadas, estabelecidas ou construídas para mediar o ensino de conceitos. Esse problema gerou outras questões que nortearam o desenvolvimento da metodologia adotada no presente trabalho, a saber: (i) como distinguir as formas pelas quais autores de livros didáticos estabelecem comparações?; (ii) quais são os aspectos estruturais dessas comparações?; (iii) com quais níveis de enriquecimento autores de livros didáticos de Química têm construído analogias para abordar conceitos, modelos ou teorias científicas na educação básica?. A busca pelas respostas nos conduziu a leitura integral de capítulos e seções sobre o tema estrutura atômica nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2015, 2016 e 2017 (PNLD 2015), e analisamos estruturalmente comparações identificadas nesses capítulos. Como referencial teórico metodológico usamos duas teorias desenvolvidas no campo da Psicologia Cognitiva: a Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure mapping theory) de Gentner (1983) e seus colaboradores, e a Teoria das Múltiplas Restrições (Multiconstraint theory) de Holyoak & Thagard (1989). A análise das comparações encontradas evidenciaram: (i) para uma mesma comparação em obras diferentes existem níveis diferentes de enriquecimento, (ii) comparações que o mesmo DB e DA apresentam aspecto contextual diferente para uma mesma obra e entre obras diferentes, (iii) na maior parte das comparações encontradas (7), os autores tiveram como proposito descrever aspectos estruturais.Item Possibilidades pedagógicas de uma comparação do corpo humano com uma orquestra musical: o que pensam professores de biologia?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04-25) Portela, Érica Dinorá; Nagem, Ronaldo Luiz; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; Ronaldo Luiz Nagem; Leila Saddi Ortega; Andréa Silva Gino; Fátima de Cássia Oliveira Gomes; Ivo de Jesus RamosEsta pesquisa teve por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Biologia no que diz respeito ao funcionamento e organização do corpo humano, mediados pelo uso de analogias como ferramenta didática. Analisamos as reflexões de professores de Ciências e Biologia sobre uma comparação entre o funcionamento e organização de uma orquestra musical com o funcionamento e organização do corpo humano. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em três etapas: i) teste piloto, cujo objetivo principal foi realizar uma sondagem inicial sobre essa comparação percebida pelos professores; ii) análise de livros de Biologia, especificamente os capítulos referentes à Fisiologia Humana, sobre as expressões analógicas estabelecidas sobre o corpo humano; iii) aplicação de questionário e entrevistas por grupo focal, objetivando um aprofundamento sobre a percepção pelos professores acerca da comparação proposta. Os resultados apontam que: a) as percepções dos professores têm uma variação devido à apropriação que eles fazem sobre o tema, ou seja, está relacionada aos conhecimentos e experiências prévias distintas; b) as expressões analógicas analisadas em livros didáticos, na maioria das vezes, são simples e com poucas comparações enriquecidas; c) a comparação sobre a orquestra musical com o corpo humano é uma analogia com um potencial didático considerável que, se aplicada por meio de metodologias apropriadas que visem ao uso de analogias como recurso didático, pode contribuir sobremaneira para o ensino sobre o corpo humano.Item As licenciaturas em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04-27) Nogueira, Camila Gomes; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/5993249391980027; Maria Adélia da Costa; Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira; Maria Rita Neto Sales OliveiraEsta pesquisa apresenta subsídios para a compreensão do currículo dos cursos de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no que diz respeito às três seguintes dimensões: integração entre disciplinas de diferentes núcleos; verticalização do ensino; concepção de Ensino Técnico Integrado ao Médio Regular - ou Ensino Médio Integrado (EMI). Os procedimentos e instrumentos metodológicos adotados consistiram em análise de projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares dos referidos cursos; entrevistas semiestruturadas com docentes; questionário direcionado aos discentes com questões objetivas e abertas. O referencial teórico-metodológico de análise compreendeu: i) as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica e para os cursos de física; ii) a produção intelectual sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; iii) a concepção de integração curricular; iv) os princípios e concepções do ensino médio integrado (EMI); v) concepção de verticalização do ensino. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes cenários: os projetos político-pedagógicos das licenciaturas pesquisadas não têm enfoque na formação do professor para atuação no EMI; não há clareza sobre a concepção de integração curricular expressa nos PPC’s; o conhecimento sobre integração curricular e sobre a concepção de verticalização do ensino - característica inerente à estrutura da instituição -, mostra-se incipiente aos alunos e professores. Por fim, concluiu-se que as Licenciaturas em Física do IFMG se apresentam como um campo fértil para se imbuírem de identidade própria. Mas, para tanto, faz-se necessária a ampliação dos conhecimentos a respeito do lócus em que se inserem, ou seja, das especificidades estruturais e políticas da Instituição, a fim de que os currículos dos cursos reflitam e promovam, na formação de professores, os saberes necessários a práticas de ensino integradoras, verticalizadas e ampliem o conhecimento acerca do ensino médio integrado.Item Joaquim Faria Góes Filho e o ensino técnico secundário no Brasil da década de 1930: concepções e disputas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04-28) Amaral, Celina Pedrina Siqueira; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; José Geraldo Pedrosa; Flávio Raimundo Giarola; Maria Adélia da CostaDesde a década de 1920, em decorrência da modernização, industrialização e urbanização, o Brasil já convivia com articulações no âmbito da sociedade civil, experimentações nas unidades da federação e uma série de disputas envolvendo a educação e, de modo particular, o Ensino Industrial e o Ensino Técnico Secundário. Toda essa agitação iniciada nos anos 1920 é intensificada nas décadas seguintes em função da chegada de Getúlio Vargas ao governo federal, da implementação do projeto industrialista e das mudanças nas políticas educacionais no âmbito do Ministério da Educação e Saúde Pública. É nesse território de mudanças e disputas envolvendo a educação que se situa o tema dessa dissertação. De modo particular, o foco da pesquisa é sobre um dos protagonistas nas disputas envolvendo o Ensino Industrial e o Ensino Técnico Secundário. Trata-se do intelectual baiano Joaquim Faria Góes Filho, graduado em Ciências Jurídicas, mestre em Educação pela Universidade de Columbia, sucessor de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal em 1937, consultor da UNESCO na década de 1950, integrante do Conselho Federal de Educação e diretor do Departamento Nacional do SENAI dos anos 1948 a 1960. Tanto a questão-problema quanto o objetivo geral da pesquisa são referentes às concepções e à posição de Góes Filho nas disputas relativas ao Ensino Industrial e ao Ensino Técnico Secundário. Nesse sentido, a pesquisa focaliza Góes Filho como um intelectual da educação, analisando alguns de seus escritos e posições assumidas nas disputas da época. Do ponto de vista teórico e metodológico, a pesquisa busca situar a trajetória de Góes Filho, as redes e lugares de sociabilidade por ele frequentados, as disputas nas quais ele se envolveu e as ideias que ele fez circular. Para tal, as décadas de 1920, 1930 e 1940 foram estudadas em seus aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais, com a finalidade de caracterizar o cenário de atuação de Góes Filho como também a reforma educacional por ele implementada no Distrito Federal, quando adotou perspectiva contrária à proposta de Anísio Teixeira, seu amigo e a quem sucedeu como Secretário da Educação do Distrito Federal em 1937. Entre as descobertas dessa pesquisa, encontra-se a concepção de ensino dualista que Góes Filho propôs em sua reforma educacional e, posteriormente, sua visão sobre a situação dos trabalhadores das indústrias de São Paulo.Item Estratégias de permanência dos alunos cotistas negros nos cursos técnicos de nível médio do CEFET-MG na construção do projeto de vida profissional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-05-18) Nascimento, Valéria Luciene do; Valentim, Silvani dos Santos; Oliveira, Maria Rita Neto Sales; http://lattes.cnpq.br/4937618716742935; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; Silvani dos Santos Valentim; Maria Rita Neto Sales Oliveira; José Eustáquio de Brito; Raquel Quirino GonçalvesEsta pesquisa tem por objetivo contribuir para o entendimento de quais são as estratégias que o aluno cotista negro dos cursos técnicos de nível médio do CEFET-MG, em fase de conclusão de curso, tem adotado para permanecer na escola até a conclusão do seu curso e poder viabilizar os projetos inerentes ao seu futuro profissional. Para tanto, utilizou-se como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário estruturado aos alunos e a realização de entrevista com a funcionária da Secretaria de Políticas Estudantis do CEFETMG. O referencial teórico-metodológico de análise compreendeu o entendimento das relações da escola com o mundo do trabalho, considerando a trajetória do Ensino Profissional em meio às transformações ocorridas no mundo do trabalho e às exigências impostas ao jovem trabalhador, considerando-se que a permanência escolar é uma condição para não ser excluído desse processo. Em seguida, foi feita uma reflexão acerca do projeto de futuro profissional do jovem, com base nos conceitos de juventude e nos desafios com os quais esse jovem se depara durante o rito de passagem. A pesquisa bibliográfica revelou que a permanência escolar é influenciada não somente pelo aluno, mas também por outros fatores que a rigor são interdependentes, tais como sociais, políticos e institucionais, que, quando negativos, podem acarretar sérios danos ao futuro do jovem, especialmente o profissional. Em relação aos alunos cotistas negros do CEFET-MG, os resultados da pesquisa apontaram que suas estratégias de permanência se relacionam, principalmente, com a assistência estudantil – por meio dos programas de bolsa e do uso do restaurante com tarifa subsidiada –; a dedicação aos estudos – que se revela importante estratégia de permanência, pelo menos para quase metade dos alunos pesquisados; bem como o apoio da família. Os demais serviços de apoio disponíveis ao aluno são menos explorados – mas também são utilizados como estratégia de permanência – como as monitorias de estudo, o atendimento psicossocial e os grupos de pesquisas e de debates acerca das temáticas ligadas à juventude. Ademais, em relação ao projeto de futuro profissional, percebeu-se que, em geral, o jovem tem confiança em se inserir no mercado de trabalho após a sua formação, todavia, para ele, essa inserção não é uma garantia de independência financeira, indicando que, mesmo após adulto e já trabalhando, há uma tendência de que ele se abrigue por mais tempo sob a dependência dos pais.