Mestrado em Educação Tecnológica
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Item A ação docente em tempos de pandemia: o uso das ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-06-10) Sousa, Rana Rose Rico Martins Borges de; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ronaldo Luiz Nagem; Weber Hanry Morais e Feu; Ronaldo Luiz NagemNo contexto do ensino remoto, o objetivo geral da nossa pesquisa consiste em analisar práticas de ensino fundamentadas em modelagem, mediadas por ferramentas digitais. Especificamente, analisam-se sequências didáticas planejadas e conduzidas por professores de Física da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) durante o período do ensino remoto emergencial, com foco em práticas de ensino nas quais houve o uso ou construção de modelos associados ao emprego de recursos tecnológicos da informação e da comunicação. No intuito de compreender os processos de construção e compartilhamento de significados mediados pela integração desses recursos,foram traçadas três etapas de trabalho: (1ª)Trazer à luz as tecnologias educacionais disponíveis até a iminência da pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão na literatura; (2ª) Identificar episódios de ensino nos quais o participante da pesquisa modelou entidades de interesse científico mediadas por ferramentas digitais, o que foi possível por meio de uma observação não participante; (3ª) Descrever e analisar esses episódios de ensino orientados pela Teoria da Ação Mediada. A análise evidencia que as ações de ensino do participante da pesquisa foram moldadas por fatores do momento histórico pandêmico, por orientações da instituição de ensino na qual ocorreu a observação das aulas e pelas ferramentas disponibilizadas pela cultura digital, revelando diferentes estratégias de ensino, adoção de novas ferramentas de trabalho e o abandono de outras. Além disso, as tecnologias digitais empregadas em ações de modelagem de entidades de interesse do Ensino de Física possibilitaram o ensino por um lado, mas apresentaram limitações por outro e, diante disso, o participante de pesquisa recorre ao seu uso coordenado com outras tecnologias.Item A afetividade na educação: uma abordagem neurocientífica na formação docente(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-17) Mendes, Cinthia Paolla Rodrigues; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; Maria Adélia da Costa; Thania Aparecida Gomes da Silva Barbosa; Eduardo Henrique Lacerda CoutinhoEssa dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada à Linha II – Processos Formativos em Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Possui como objetivo geral conhecer, por meio de uma abordagem neurocientífica, como a percepção das manifestações afetivas em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores em formação. Trata-se de uma pesquisa empírica de aspecto qualitativo, associando revisão de literatura e trabalho de campo, sendo o objeto de estudo os alunos do curso de formação docente do CEFET-MG. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionários e realização de grupo focal. O embasamento teórico foi sustentado em autores que, ao longo dos anos, contribuem na discussão que aproxima afeto da educação, a saber: Wallon (1971), Piaget (1997), Vygotsky (1991), Relvas (2011), Damásio (2004), Cosenza e Guerra (2011) entre outros abordados neste estudo. Esses autores esclarecem que educar não é tarefa fácil e que a afetividade é uma aliada no processo de aprender. Este estudo evidenciou que para a neurociência cognitiva, a aprendizagem é a chave do progresso e do desenvolvimento da educação moderna, o que implica na necessidade de orientar professores no seu processo formativo de forma efetiva, encorajandoos a conhecer o cérebro humano com as suas interfaces no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, os estudos das bases afetivas relacionadas ao desenvolvimento intelectual do indivíduo, propõem que cabe aos professores observar as emoções momentâneas de seus alunos, a fim de buscar o estabelecimento de uma afetividade positiva entre os sujeitos, porque isso favorece o aprendizado. Merece destaque a riqueza das experiências narradas pelos alunos (futuros professores), não permitindo restarem dúvidas de que reconhecem a afetividade estabelecida na relação professor - aluno como bastante significativa, sugerindo que o sistema de ensino repense as suas metodologias para torná-las mais apelativas e desafiadoras, a fim de tornar os educandos mais preparados para vida futura, em que naturalmente se incluirá o viver a cidadania.Item A aplicação do efeito de espaçamento na educação a distância: estudo de caso de um curso técnico no CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-10) Aguiar, Fabiane Angélica de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Maria Adélia da Costa; Gustavo Alcântara EliasNos últimos anos, o Governo Federal brasileiro vem buscando ampliar o acesso à educação no país, com o aumento da oferta de carga horária por meio da educação a distância. No entanto, apesar de seu crescimento, o Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil do ano de 2016 (Censo EaD.BR 2016) revela que os indicadores de qualidade mostram que há uma necessidade em melhorar o desempenho dos alunos, e que tal necessidade esbarra em vários fatores, sendo o principal desafio a inovação em abordagens pedagógicas. Áreas tais como as Neurociências e a Psicologia Experimental tem se dedicado a buscar compreender o processo de aprendizagem, e a memória é um importante fator nesse processo. Assim, o esquecimento é algo indesejável e que deve ser minimizado através de revisões ou repetições espaçadas: o efeito de espaçamento. A partir de tais apontamentos, chega-se à questão da aplicação do efeito de espaçamento na EaD. O objetivo geral da presente dissertação, então, foi analisar o desenho instrucional do curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG, a fim de identificar a presença do efeito de espaçamento nas atividades de revisão das diversas disciplinas do curso. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: na 1" etapa, realizou-se um levantamento bibliográfico do aporte teórico subjacente ao tema. Na 2ª etapa, realizou-se a observação online não participativa das dinâmicas de interação e postagens realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, a fim de levantar as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG. Na 3ª etapa, as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso em questão foram verificadas uma a uma, levando em consideração a frequência com que apareciam, a fim de entender se atendiam aos preceitos do Efeito de Espaçamento. Na 4° etapa, a fim de verificar a percepção do corpo pedagógico sobre o efeito de espaçamento, foi aplicado um questionário. Como última etapa da pesquisa, apontou-se quais recursos são mais utilizados para revisões de conteúdo, comparando-os com aqueles selecionados pelos docentes na seção quatro do questionário online. Os resultados encontrados permitiram concluir que há a ocorrência do efeito de espaçamento nas atividades de revisão presentes no módulo observado, embora não sejam todos os docentes que conheçam o conceito. Foi permitido verificar também que as atividades de revisão utilizadas eram divididas em implícitas ou explícitas, e controladas e não-controladas. Por fim, também notou-se que os recursos didáticos utilizados, em sua maioria, apresentavam baixa interatividade e que no AVA as interações foram quase inexistentes.Item A cibercultura e suas relações com o conhecimento científico: um estudo de caso no curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-16) Silva, Tamara Simões; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; José Geraldo Pedrosa; Adelson de Paula SilvaO rápido avanço das ferramentas provenientes do mundo digital possibilitou alterações relevantes nos relacionamentos sociais e nas ações cotidianas. O século XX, nesse sentido, foi marcado por eventos importantes, principalmente na terceira revolução industrial, na qual o digital foi concebido e tornou-se cada vez mais presente. Nesse cenário, a internet foi criada, padronizada e disponibilizada em todo o mundo, em diversos dispositivos diferentes. Diante disso, a digitalização e a desterritorialização permitiram que um número muito maior de informações pudesse ser transmitido, independente das distâncias territoriais antes impostas. Então, a internet faz parte do que Lévy (2010b) denomina como ciberespaço, sendo mais que uma rede mundial, mas um meio de comunicação no qual não está somente a técnica, mas a sociedade, uma vez que a utiliza, a atualiza e gera novas informações. Os modos de vida praticados em tempos de ciberespaço são discutidos, também pelo mesmo autor, como cibercultura. As práticas associadas à educação também sofreram importantes mudanças com o ciberespaço, de forma que novas técnicas foram criadas e cada vez mais utilizadas, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, para apoio ao ato de aprender dentro ou fora dos espaços escolares. Também se destaca que essas técnicas motivaram a discussão de outras modalidades pedagógicas, como a Educação a Distância (EaD), as Metodologias Ativas (MA) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Contudo, é importante verificar como o digital impacta nas relações que envolvem a educação, mesmo com diferentes formas de praticá-la, que buscam provocar o ímpeto investigativo dos alunos, necessário à sociedade. Com isso, esta pesquisa desenvolveu um estudo sobre as implicações decorrentes do uso de tecnologias digitais, presentes no ciberespaço, no processo de aprendizagem de alunos pertencentes a disciplinas dos quatro eixos profissionais do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG. Para tal, o seguinte percurso metodológico foi percorrido: abordagem qualitativa, com pesquisa de tipo descritiva; estudo de caso como procedimento técnico e com os seguintes instrumentos de coleta: análise documental, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e hipertextos institucionais, disponíveis na World Wide Web; entrevistas não-dirigidas com os docentes de quatro disciplinas, uma por eixo profissional, devidamente escolhidas por meio das aproximações que fazem com o quadro teórico proposto; e questionários semiestruturados com os alunos matriculados nessas mesmas quatro disciplinas. Os resultados demonstraram que as ferramentas digitais são utilizadas com foco no processo de aprendizagem, visto que as práticas docentes mostraram que essas ferramentas são escolhidas para as aulas de forma planejada, de acordo com o objetivo de aprendizagem a ser atingido. Porém, ressalta-se que o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre as ferramentas digitais, ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é difuso, e isso deve ser considerado pelos professores, tendo em vista que as vivências anteriores por parte dos estudantes podem causar influências nos processos de aprendizagem.Item A dimensão étnico-racial na formação de professores: a reestruturação do programa especial de formação pedagógica de docentes do CEFET-MG à luz da resolução 02/2015 do Conselho Nacional de Educação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-12-13) Barbosa, Valdete dos Reis; Valentim, Silvani dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; http://lattes.cnpq.br/0926977047055029; Silvani dos Santos Valentim; Maria Adélia da Costa; Santuza Amorim da SilvaEste estudo teve como objeto de análise o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - Resolução n. 02/2015 do CNE/CP no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente do CEFET/MG (PEFPD), a fim de verificar como as questões étnico-raciais estavam sendo contempladas na reforma curricular desse programa. Nesse sentido, trabalhou-se com a hipótese de que o maior desafio para a incorporação da temática étnico-racial nas instituições de ensino da Educação Básica reside na formação de professores. Em vista disso, identificaram-se os fatores que favoreceram a implantação da temática étnico-racial dentro do currículo do PEFPD de forma a potencializar a formação de professores para atuarem na perspectiva da implementação da Lei 10639/2003 que alterou a LDBEN n.9394/96, para incluir no currículo oficial das instituições de ensino da Educação Básica a obrigatoriedade do trabalho com História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para esse fim, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. O questionário foi respondido por vinte e dois estudantes do PEFPD/CEFET-MG e a entrevista foi realizada com quatro professoras, que formavam a comissão de reestruturação do PEFPD, conforme designação do Colegiado do mesmo. Os resultados obtidos evidenciaram os limites e desafios para a incorporação da temática afro-brasileira e africana no PEFPD/CEFET-MG. Em relação aos estudantes e professoras verificou-se que os (as) entrevistados (as) reconhecem a importância que envolve a abordagem da temática étnico-racial nos cursos de formação docente e em relação às ações institucionais, destacou-se na pesquisa a atuação da comissão de reestruturação do PEFPD na elaboração do Projeto Pedagógico do PEFPD/CEFET-MG. Outro elemento importante que este estudo revela é a tendência de concentrar a discussão da temática das relações étnico-raciais em uma única disciplina.Item A divisão sexual do trabalho na educação profissional: trajetórias acadêmico-profissionais de egressas do curso técnico em edificações(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-27) Xavier, Gissele Quirino Herculano; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/6615797307685471; Maria Adélia da Costa; Raquel Quirino Gonçalves; Julice Maria Resende MachadoInserida na “Linha II: processos formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, que enfoca estudos na área de trabalho-educação, nos contextos econômicos, sociais, políticos e culturais, esse estudo busca desvelar e analisar as trajetórias acadêmicas profissionais das egressas do ano de 1996 do curso Técnico em Edificações da então Escola Técnica Federal de Ouro Preto, a fim de compreender as influências da divisão sexual do trabalho em suas escolhas acadêmicas e profissionais, bem como os desafios, dificuldades e estratégias de resistência para se inserirem e ascenderem profissionalmente nas áreas técnicas e tecnológicas. Para a realização deste trabalho recorreu-se às bases teóricas da Sociologia do Trabalho Francesa, de base materialista que comportam as Relações Sociais de Sexo derivadas da Divisão Sexual do Trabalho. A pesquisa empírica foi realizada com as egressas e o cerne da investigação foi categorizado em três pressupostos: (i) as influências da Divisão Sexual do Trabalho nas trajetórias acadêmica e profissionais dessas egressas, (ii) o trabalho produtivo e o reprodutivo, (iii) os limites, estratégias de resistência, desafios e possibilidades de ascensão profissional. Por meio do diálogo entre esses pressupostos e a teoria proposta, os resultados da análise dos dados apontaram para a compreensão dos limites da divisão sexual do trabalho, enfrentamentos e barreiras dessas mulheres, porém, ao longo revelaram que estas mulheres transgrediram o status quo impostos a elas pela sociedade que carrega grandes indícios patriarcais. As egressas, sujeitos da pesquisa, são exemplos de mulheres que com muita garra avançaram na busca do seu espaço no mundo do trabalho.Item A divisão sexual do trabalho na indústria farmacêutica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-10) Salviano, Danúbia Fernandes Pereira; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Andrea Grabe Guimarães; Ludimila Correa BastosA profissão farmacêutica é milenar, passando por diversos momentos históricos em diferentes cenários sociais, econômicos e políticos. Atualmente, devido às inúmeras mudanças em sua forma de organização, é marcada por crescente feminização, dispondo de dez áreas diferentes de atuações, vinculadas a mais de cento e trinta especialidades, com atuação massiva de mulheres. A presente pesquisa objetiva analisar como se dá a divisão sexual do trabalho em uma indústria farmacêutica, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, a fim de colocar em evidência as relações sociais de sexo/gênero que permeiam o mundo do trabalho, notadamente, no campo da Farmácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, inserida na Linha III: Processos Formativos em Educação Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para tal empreendeu-se revisões bibliográficas e documentais e pesquisa de campo, na qual, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e diário de campo. O material recolhido foi analisado à luz das teorias da divisão sexual do trabalho e das relações sociais de sexo/gênero, oriundas da Sociologia do Trabalho Francesa, de base Materialista. Os resultados apontam a múltipla jornada exercida no trabalho assalariado e no trabalho doméstico presente na vida das farmacêuticas pesquisadas como principal evidência das relações sociais de sexo que atravessam o campo da Farmácia, suscitando nessas mulheres, estratégias de resistência e enfrentamento às adversidades presentes nessa profissão dedicada ao cuidado e à saúde.Item A divisão sexual do trabalho na indústria têxtil: interlocuções com a ergonomia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-27) Rosa, Mislene Aparecida Gonçalves; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/9051461583123710; Raquel Quirino Gonçalves; Antônia Vitória Soares Aranha; Ludmila de Vasconcelos Machado GuimarãesA presente pesquisa se insere na “Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, que focaliza questões da área trabalho-educação nos contextos socioeconômico e político-cultural, destacando os processos históricos e culturais, as relações entre as mudanças societárias, a educação e o mundo do trabalho. Nesse contexto, busca desvelar a interlocução entre a divisão sexual do trabalho e a ergonomia na indústria têxtil, e, a partir daí demonstra a importância da variável sexo/gênero nos estudos sobre o trabalho e a ergonomia. Para realizala recorreu-se às construções teóricas da Sociologia do Trabalho Francesa, presentes no conceito da divisão sexual do trabalho como base material das relações sociais de sexo/gênero, bem como nas abordagens da ergonomia. A pesquisa de campo foi realizada em uma empresa do ramo de têxtil situada na Região metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Todos os dados quantitativos e qualitativos foram coletados e analisados nos documentos disponibilizados pela empresa, nas observações in loco e em entrevistas semiestruturadas com os gestores e as trabalhadoras das áreas operacionais. A investigação foi categorizada em três aspectos: (i) divisão sexual do trabalho na indústria têxtil; (ii) a relação entre trabalho produtivo e trabalho reprodutivo no âmbito doméstico; e (iii) ergonomia. A articulação dessas categorias de análise tornou possível a aproximação do objeto de estudo: a interlocução existente entre a divisão sexual do trabalho e a ergonomia no setor industrial têxtil. A análise dos resultados revela uma marcada segregação por gênero na empresa com um contingente maior de mulheres no setor de fiação e nos cargos de auxiliar e operadora, enquanto os homens destacam-se no setor de beneficiamento/acabamento e manutenção, assim como nos cargos de chefia e comando. Constatou-se que na concepção da empresa e das próprias trabalhadoras existe trabalho de homem e trabalho de mulher, que requerem aptidões diferenciadas. As mulheres são requisitadas para tarefas/funções consideradas “leves” e que demandam habilidades manuais, como destreza e perfeição na execução de detalhes ou para operar máquinas, num trabalho simples e repetitivo. A paciência, a docilidade e a disciplina também são elementos considerados positivos da força de trabalho feminina. A preferência por trabalhadores homens para outras tarefas/funções é justificada com argumentos nos quais aparece frequentemente a necessidade de força física. No entanto, mesmo no setor de fiação, majoritariamente feminino, são os homens que ocupam os cargos/funções mais qualificados e estão nas tarefas que requerem, além de força física, conhecimento técnico e comando. As mulheres são mais aceitas nas tarefas que exigem maior cuidado e atenção, principalmente atividades de limpeza e verificação de conformidade em detalhes. Os resultados apontaram para um silenciamento das relações sociais de gênero no setor industrial têxtil, sobretudo quando se analisa as condições ergonômicas das atividades na perspectiva de uma classe trabalhadora sexuada, o que dificulta essa interlocução.Item A docência em cursos de moda: estudo sobre a mobilização de saberes docentes em disciplinas técnicas - práticas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-17) Oliveira, Glauciene; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; José Geraldo Pedrosa; Maria Adélia da Costa; Maria de Lourdes Couto NogueiraEsta dissertação se situa no âmbito do Mestrado em Educação Tecnológica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e está vinculada à linha de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas”. O tema é referente à mobilização dos saberes docentes pelos professores de disciplinas técnicas-práticas em dois cursossuperiores de moda. Tratase, especificamente, da análise da prática docente desses sujeitos que possuem graduação na modalidade bacharelado ou tecnólogo eexperiência prática, adquirida na atuação no mercado de trabalho, associado àmoda. A noção de saberes docentes aqui incorporada, é oriunda de Tardif (2014) e está relacionada à formação profissional do professor, mais especificamente, à sua identidade, à sua experiência de vida e história profissional e, também, à sua relaçãocom os alunos em sala de aula e com os outros sujeitos escolares. Tais saberes consistem nos conhecimentos, no saber-fazer, nas competências e nas habilidades que os professores mobilizam no dia a dia das salas de aula e de outros ambientes de aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar os saberes docentes, suas respectivas fontes e os modos de sua apropriação por bacharéis e tecnólogosoriundos do trabalho no mercado da moda e que passam a atuar na docência. Buscou-se compreender as interfaces ou pontos de convergências entre os saberes docentes categorizados por Tardif (2014) e os saberes desse grupo específico de professores. Para isso, seis professores foram submetidos a uma entrevista focalizada individual com perguntas relacionadas aos saberes docentes e suasfontes e modos de aquisição. Na entrevista, buscou-se encontrar as interpretações dos professores acerca da docência bem como suas experiências pessoais e profissionais. Cada entrevista deu origem a uma narrativa, sequenciada no roteiro daentrevista. Em sintonia com o objetivo proposto, foram formuladas as categorias de saberes pueris, acadêmicos e profissionais que são fruto de uma aproximação entre as narrativas e as proposições de Tardif (2014) sobre o saber docente. Os resultados dessa pesquisa mostram que os saberes dos professores entrevistados são provenientes de fontes diversas, entre as quais a família, os ambientes da infância, a escola primária e secundária, a prática do ofício no mercado de trabalho da moda e em áreas correlatas e, principalmente, a própria prática docente no local de trabalho. Na concepção dos professores os saberes são aliados e se completam em maior ou menor proporção. Eles reconhecem que o exercício da docência, para além da formação em licenciatura ou pedagogia, é uma forma de aprendizado e por isso valorizam a experiência do professor, adquirida no dia a dia da sala de aula.Item A docência no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: análise reflexiva sobre a construção e mobilização dos saberes docentes no curso de formação de oficiais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-02-26) Barbosa, Alexandre Cardoso; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; Maria Adélia da Costa; Eduardo Henrique Lacerda Coutinho; Roberto Valdes PuentesO presente trabalho teve por objeto de estudo o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. Foi adotado como lócus da pesquisa de campo a Academia de Bombeiro Militar de Minas Gerais e, como sujeitos, foram selecionados 17 docentes das disciplinas práticas de salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura e combate a incêndio urbano; além de 34 discentes do ano de 2020. Os sujeitos docentes desta pesquisa não exercem a função docente com dedicação exclusiva, sendo que muitos deles ainda trabalham em jornada de trabalho na atividade fim da instituição. O referencial teórico alicerçou-se a partir das descrições de Shulman (1987; 2004; 2005; 2007) quanto ao conhecimento pedagógico de conteúdo, Tardif (2010; 2014) e Pimenta (2000; 2009) em relação aos saberes atrelados à função docente. Utilizou-se ainda as concepções de Libâneo (2007) para melhor entender quanto aos aspectos da pedagogia e o papel do processor. O caminho metodológico enveredou-se na análise de documentos normativos, como o Projeto Político Pedagógico do Curso, plano de disciplinas das matérias apontadas, bem como na coleta de dados a partir de questionários semiestruturados aplicados a todos os sujeitos e entrevista aberta ao corpo docente titular das disciplinas. A análise dos dados quantitativos foi realizada no programa SPSS, enquanto que, para os dados qualitativos, foi adotada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os instrutores (docentes) lecionam por possuírem curso técnico na área específica, embora não possuam qualquer formação pedagógica (64,7%) e apresentam, em sua maioria, a graduação como nível máximo de escolaridade (70,6%). Os dados apontam, ainda, que muitos aprendem a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo que as experiências vividas no ambiente de trabalho prático (operacional) são levadas e vivenciadas em sala de aula, influenciando diretamente o processo de ensinar. Pode-se concluir que os processos que envolvem ensino e aprendizagem sofrem interferências pela construção do ser docente e influenciam diretamente a formação do profissional Bombeiro.Item A educação a distância e o modelo de formação de competências na educação profissional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-27) Souza, Natália Trindade de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Gustavo Alcantara Elias; Amanda Tolomelli BresciaA Educação Profissional e Tecnológica está inserida em um contexto em que a legislação brasileira determina que os cursos sejam estruturados por perfis profissionais de conclusão segundo uma abordagem de formação de competências requeridas pelo mundo do trabalho. No cenário atual em que a Educação a Distância (EaD) tem ganhado cada vez mais expressividade e que se tem experienciado mudanças cada vez mais rápidas nas relações e métodos de trabalho, impactadas principalmente pelo uso da tecnologia, esta pesquisa pretendeu avaliar se o modelo pedagógico adotado na EaD tem possibilitado a formação de competências em um curso Técnico de Nível Médio. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa foi realizada ao longo do segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, elegendo-se uma instituição de Ensino Profissionalizante privada de Belo Horizonte e um de seus cursos semipresenciais para o estudo de caso. A pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizou entrevistas com docentes e a observação não participante das aulas promovidas a distância, como técnicas de coleta de dados. Por meio da descrição e do uso da Análise de Conteúdo Categorial, foi possível construir inferências sobre os elementos utilizados como referência teórica para o modelo pedagógico do curso estudado. Como principal resultado, verificou-se que o modelo foi afetado em relação às estratégias de aplicação e de avaliação das competências, devido ao cenário de restrição das atividades presenciais pela pandemia de Covid-19. Considerou-se a recomendação de que toda a equipe responsável pelo curso estude uma restruturação do modelo atual, mesmo que seja com o objetivo de adotar um modelo temporário para o período de pandemia, garantindo a formação de competências, conforme os pressupostos epistemológicos, pedagógicos e metodológicos adotados pela instituição.Item A educação profissional abordada em escritos de Fernando de Azevedo (1894-1974)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-20) Aguiar, Fernanda Godinho de Souza; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; José Geraldo Pedrosa; Irlen Antônio Gonçalves; Olívia de Morais de Medeiros NetaEsta dissertação tem como foco as abordagens sobre a educação profissional e técnica em escritos de Fernando de Azevedo publicados em língua portuguesa. A pesquisa apresenta a trajetória profissional de Fernando de Azevedo, evidenciando suas principais atuações na educação brasileira. As obras escritas por Fernando de Azevedo foram separadas e categorizadas, em virtude da variedade de seu repertório temático. As fontes primárias de pesquisa foram constituídas por duas de suas obras, A educação pública em São Paulo: problemas e discussões (1937) e A cultura brasileira (1943). Algumas questões foram propostas no sentido de nortear a pesquisa: quais as elaborações sobre educação e trabalho?; e quais as abordagens sobre a educação profissional e seu lugar no sistema nacional de educação? Nesse sentido buscou-se analisar as elaborações sobre escola e trabalho, educação para o trabalho e educação profissional e técnica nos escritos de Fernando de Azevedo no período de 1926 a 1943. Em relação ao método, o material foi analisado sob a perspectiva documental e bibliográfica. Em relação ao tratamento das fontes, as referências foram a história dos intelectuais e a análise do discurso. Sobre a história dos intelectuais, a referência foi Jean-François Sirinelli. As referências da análise do discurso foram provenientes de Eni Puccinelli Orlandi. A pesquisa também se referenciou na noção de intelectual mediador, posta por Ângela de Castro Gomes e Patrícia Santos Hansen. Fernando de Azevedo, na perspectiva de Sirinelli (2003), foi um intelectual da educação engajado com o processo de formação de um sistema nacional de ensino. A trajetória de Fernando de Azevedo demonstra a intensa participação como homem público, em cargos, em movimentos, associações, escrevendo para jornais. Os resultados obtidos demonstram que a educação profissional ocupou espaço significativo no repertório de elaborações educacionais de Fernando de Azevedo nos dois livros consultados nesta pesquisa. Fernando de Azevedo situava a educação profissional num horizonte de expectativas que combinava a indústria e o urbano como locus da vida moderna.Item A educação profissional de meninas adolescentes em medida socioeducativa de internação no estado de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-06) Barbosa, Sílvia Danizete Pereira; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/8157132400901670; Raquel Quirino Gonçalves; Elionaldo Fernandes Julião; Raquel de Castro Salomão ChagasA presente pesquisa tem como tema central a educação profissional para jovens e adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado de Minas Gerais e objetiva desvelar como se dá a oferta da educação profissional para essas jovens e adolescentes, bem como identificar as percepções das internas sobre os cursos ofertados e suas expectativas sobre o trabalho após o período de internação. Insere-se na “Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG que tem por objetivo estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, em uma perspectiva omnilateral, tanto nos âmbitos das instituições educacionais e organizacionais, quanto no exercício do próprio trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja revisão da literatura perpassa estudos sobre juventudes em vulnerabilidade social, a história e a legislação do sistema socioeducativo brasileiro, a educação profissional nas medidas socioeducativas e as relações de gênero nas medidas socioeducativas. Devido à carência de estudos que abordem esta temática foram utilizadas diversas obras sobre temas específicos até se chegar à legislação que regulamenta as práticas educativas nas medidas socioeducativas, destacando-se trabalhos de Castro e Abramovay (2002, 2006), Jeloás e Ferrari (2013), Águido (2011), Constantino (2001), Costa (2006), Fialho (2016) e, Julião e Abdalla (2013). A metodologia utilizada para coleta de dados foi composta por entrevistas semiestruturadas com três gestores do Centro Socioeducativo São Jerônimo - o único que acautela jovens e adolescentes do sexo feminino no estado -, e uma seção de grupo focal com cinco adolescentes acauteladas. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e revelam que as expectativas das internas em relação à profissionalização e ao trabalho são modestas, refletindo sua trajetória de vida repleta de violências e vulnerabilidades sociais. Por sua vez, a equipe gestora se esforça para ofertar cursos profissionalizantes de curta duração para as jovens sentenciadas, mas enfrentam muitos entraves e dificuldades para atender as suas reais necessidades.Item A educação profissional e técnica e a anglo-americanidade nos escritos de Anísio Teixeira do período de 1951 a 1971(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-19) Ramos, Naiara; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; José Geraldo Pedrosa; Irlen Antônio Gonçalves; Mário Lopes AmorimEsta dissertação apresenta, como objeto de estudo, as elaborações de Anísio Teixeira sobre educação profissional e as influências anglo-americanas em seus escritos no período compreendido entre 1951 a 1971. O trabalho apresenta a trajetória profissional de Anísio Teixeira, evidenciando suas principais atuações no âmbito político educacional no Brasil, conforme o período citado. As obras escritas, bem como os assuntos nos quais Anísio Teixeira se debruçou durante o período, foram categorizadas por eixos temáticos, pois entre 1951 a 1971 ele abordou assuntos variados relacionados à educação. Dentre os escritos mapeados foi realizada uma síntese sobre o pensamento de Anísio Teixeira relacionado à educação profissional e às referências anglo-americanas. As questões que nortearam a pesquisa focalizaram três pontos: quais as elaborações sobre educação e trabalho?; quais as abordagens sobre educação profissional e seu lugar no sistema nacional de educação?; e como é a presença das ideias de origem anglo-americana na composição do pensamento do autor? O objetivo dessas questões era analisar as elaborações sobre escola e trabalho, educação para o trabalho e educação profissional e técnica nos escritos anisianos de 1951 a 1971, buscando mediações com a cultura e a pedagogia pragmáticas de origens anglo-americanas. Todo o material foi analisado sob a perspectiva documental e bibliográfica. Duas bases conceituais, provenientes da história dos intelectuais e da análise do discurso foram referências da pesquisa. No tocante à história dos intelectuais, a referência foi o francês Jean-François Sirinelli. As referências da análise do discurso foram oriundas de Eni Puccinelli Orlandi. Anísio Teixeira, como um intelectual da educação, sob a perspectiva de Sirinelli (2003), foi um mediador da cultura educacional de John Dewey, fazendo circular as ideias do filósofo norte-americano no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. A trajetória política profissional de Anísio Teixeira, analisada no período da pesquisa, mostra o seu engajamento na vida pública, o que resultou em diversos entraves políticos em virtude de sua defesa pela escola pública, de boa qualidade e para todos. Os escritos de Anísio Teixeira que foram analisados revelam essa noção de engajamento público, pois sua escrita era uma das formas de intervenção no debate político educacional nas décadas de 1950 e 1960. Os textos de Anísio Teixeira publicados nesse período eram a materialização de seu discurso que foi publicado em diversos artigos na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do Inep e, posteriormente, organizados e publicados em forma de livros. Os resultados obtidos demonstram que as elaborações de Anísio Teixeira sobre educação profissional permanecem no período de 1951 a 1971, pois continua a defender a escola pública integral. Nesse período ele criou a Escola Parque, tida como um modelo a ser implantado no sistema nacional de educação, pois integrava a formação profissional à cultura geral. As referências de suas ideias educacionais continuam sendo os Estados Unidos da América, mesmo sendo um crítico da transformação da sociedade anglo-americana na fase imperialista. Anísio Teixeira permanece referenciando a pedagogia pragmática de John Dewey, que seria o caminho para instituição de uma sociedade democrática no Brasil.Item A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre "Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação", de 1889(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-26) Conceição, Natália Luize Pereira da; Chamon, Carla Simone; http://lattes.cnpq.br/0504018067431591; http://lattes.cnpq.br/1749934467436654; Carla Simone Chamon; José Geraldo Pedrosa; Carlos Eduardo VieiraA presente dissertação teve como objetivo central tratar a educação profissional na escrita de José Ricardo Pires de Almeida, em fins do Império. Este intelectual formou-se em Medicina, teve atuação como médico higienista, e foi ainda comissário vacinador na Corte, adjunto da Inspetoria Geral de Higiene e médico na Guerra do Paraguai. Atuou também como arquivista da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e como arquivista e bibliotecário da Inspetoria Geral de Higiene da Corte. Participou também da comissão responsável pela escolha da nova capital do Estado de Minas Gerais. Além de sua significativa atuação profissional, destacou-se também por ser membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A partir de 1870, percebeu-se a atuação intelectual do médico-historiador ao produzir não somente obras, mas também ao discutir, em jornais cariocas, sobre o ensino de ofícios. Pode-se destacar o jornal francês que circulava no Rio de Janeiro “L’Estafette du Brésil: Journal Politique, Littéraire et Commercial” (1874) no qual era editor-chefe, a produção das obras “Officina na escola” (1886), “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” (1889), “Agricultura e Indústrias no Brasil” (1889), sendo que as duas últimas foram escritas em francês. Para esta dissertação, analisou-se a obra “Instrução pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação”, que foi produzida para ser apresentada no Pavilhão Pedagógico que ocorreu na Exposição Universal de Paris, de 1889. Dedicada ao Conde D’Eu, esta obra buscou apresentar os esforços imperiais em prol da instrução pública da Independência até os dias atuais de 1889, incluindo a educação profissional. No momento em que Pires de Almeida escreveu, o país vivenciava transformações sociais, econômicas e políticas e uma forte efervescência intelectual, como nos mostra Alonso (2002), sendo a educação e a educação profissional temas presentes no debate político. O que se pretendeu foi compreender de que maneira o autor, a partir da escrita da obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” se insere nesse debate público, evidenciando seus argumentos em prol do ensino profissional.Item A educação tecnológica: um conceito em questão no mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-27) Barbieri, Elisângela Gonçalves; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/6315272547398051; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Ivo de Jesus Ramos; Wander Moreira da CostaO emprego cada vez mais intensivo da ciência e da tecnologia ocasionou importantes transformações nos postos de trabalho, nos processos de trabalho e, muito especialmente, na mão de obra. Assim é diante da consolidação dessa indústria tecnológica e com ela da educação tecnológica, que a presente pesquisa pretende descrever, analisar e comparar os conceitos sobre educação tecnológica apresentados nas dissertações defendidas na Linha 2: Processos Formativos em Educação Tecnológica, do PPGET do CEFET-MG, defendidas e aprovadas no período de 2007 a 2017, com a finalidade de compreender o conceito de Educação Tecnológica e identificar uma possível evolução ou mudança de direção no conceito, de acordo com as pesquisas nesta área do conhecimento, bem como identificar quais são os principais teóricos utilizados por esses pesquisadores para conceituar a Educação Tecnológica. Nesse período foram defendidas e aprovadas um total de 289 dissertações, destas, 91 apresentadas à linha 2 escolhida para análise neste estudo. Com a finalidade de responder, o que é a educação tecnológica? Realiza-se uma pesquisa documental, na qual o objeto da pesquisa são as dissertações do programa. Para compreender o conceito em questão, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre educação, técnica e tecnologia, expondo o embate conceitual em torno da educação e da tecnologia, na busca por compreender a educação tecnológica. Contudo observou-se que conceituar a educação tecnológica não é uma tarefa fácil. Entretanto, os resultados apontam para um conceito de educação tecnológica assentada em fundamentos científicos, que proporcionam conhecimentos que visam à formação do indivíduo inserido na cultura e na sociedade de seu tempo, e nas mudanças que acredita coletivamente poder alcançar. A educação tecnológica guarda uma relação estreita com a educação e com a tecnologia, mas, não apenas com estas, trata-se de uma disciplina interdisciplinar e multidisciplinar, que tem como objetivo a formação de um indivíduo com trânsito nos diversos setores da sociedade.Item A evasão dos alunos do curso de formação profissional de adultos PROGEST/CEFET-MG: uma análise discursiva(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-20) Martins, Ana Luiza; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Maria Adélia da Costa; Márcia Aparecida Amador Mascia; Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BrarthoInserida na “Linha de pesquisa III: Processos formativos na educação profissional e tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), esta pesquisa, de cunho qualitativo, levanta as motivações da evasão escolar no curso de Gestão de Obras (GO), ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Partindo da questão norteadora: “como explicar os altos índices de evasão no curso de Gestão de Obras?”, propõe-se conhecer o ponto de vista, não apenas dos gestores e formadores do curso e/ou da teoria sobre evasão, mas também e principalmente do adulto profissional que evade de um curso gratuito, relacionado à sua trajetória profissional, para o qual se inscreveu e conquistou uma vaga por meio de um processo seletivo. O objetivo geral desta pesquisa é levantar as motivações para tal evasão. Os objetivos específicos são: 1) verificar em que medida os motivos alegados pelos ex-alunos para a evasão se aproximam ou distanciam das hipóteses levantadas pelos formadores e coordenadores do curso; 2) levantar a visão dos exalunos sobre a pedagogia adotada no curso; 3) averiguar se há relação entre evasão e a pedagogia adotada. Para tal, foram realizadas conversas informais com a coordenação e formadores e entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do curso, analisadas à luz da análise do discurso de linha francesa. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEFET-MG, por meio do CAAE nº 37665920.7.0000.8507. Com base no referencial teórico, especialmente em Michel Foucault e Paulo Freire, e nas condições de produção dos dizeres, os excertos foram analisados em três eixos: 1) motivos pessoais; 2) motivos relacionados ao curso e 3) motivos relativos à pedagogia adotada. Os resultados obtidos apontam para a presença de motivos pessoais e relacionados ao curso e, de modo transversal, ao discurso neoliberal perpassa a maior parte desses motivos. Em parte, os motivos da evasão já eram sinalizados pelos coordenadores: o dia letivo coincidia com o dia útil na construção civil e a presença de alunos com acesso ao ensino superior. No entanto, o corpus nos revelou outros motivos, como a indisponibilidade do refeitório para a alimentação e a oferta de aulas apenas no formato presencial e com horários rígidos. Ademais, no que tange à pedagogia adotada no curso, os relatos apresentam tanto aproximações (dialogismo e problematização) quanto distanciamentos (exercícios e avaliações – educação bancária) da perspectiva freiriana de educação. Porém, não foi possível relacionar a pedagogia adotada com a evasão. Observamos também silenciamento a respeito da falta de conhecimento base e a possibilidade de que a quantidade de atividades extraclasse e de disciplinas ofertadas concomitantemente, associada a uma pedagogia tradicional, possa aumentar a evasão. Os resultados apontaram ainda para a necessidade da realização de novas pesquisas sobre o curso, por exemplo, no que tange à (não) formação docente dos formadores e suas implicações nas/para as práticas em sala de aula.Item A filosofia de software livre de Richard Stallman: aspectos técnicos, éticos e pedagógicos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-27) Horta Júnior, José Teixeira; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Marco Antônio Sousa Alves; José Geraldo PedrosaCom o avanço tecnológico e a popularização do uso de computadores a partir do final dos anos 1990, diversos setores da sociedade foram influenciados e passaram a utilizá-los em suas atividades. Na escola, não é diferente, pois esse ambiente está cada vez mais envolvido com dispositivos tecnológicos e seus alunos e professores são altamente influenciados por eles. Por conseguinte, o aumento da utilização de tecnologias que, ao contrário de facilitar o desenvolvimento intelectual e a criatividade, submete o indivíduo a um processo de automatização, faz com que seja necessário repensar o uso de certas tecnologias em detrimento de outras. Assim, esta dissertação propôs estudo sobre quais tecnologias podem ser benéficas ao ambiente educacional, tendo como objetivo uma educação que seja emancipadora e que conduza o indivíduo à liberdade de pensamentos e ao desenvolvimento de um espírito comunitário. A fim de compreender as teses do fundador do GNU Project e da Free Software Foundation, Richard Stallman, referentes à filosofia do software livre e relacioná-la à educação profissional e tecnológica foram analisados documentos como, livros, artigos, palestras e vídeos com o método de análise de conteúdo. Buscou-se verificar também se o software livre representa uma filosofia que acredita que a liberdade de distribuição e de utilização de software é fundamental para o desenvolvimento e liberdade do ser humano. Ainda, procurou-se investigar se o uso de software proprietário em educação limita o potencial dos alunos e transmite a eles valores que prejudicam a sociedade. A utilização de tecnologia pode contribuir para a melhoria na educação e para a emancipação do indivíduo. No entanto, tecnologias que causem dependências devem ser evitadas neste ambiente. Isso impôs a constatação de que a utilização de software livre em ambientes educacionais pode contribuir para o bom desenvolvimento da educação e da liberdade individual, levando o ser humano à emancipação e propagando a educação cívica e o conhecimento coletivo.Item A formação crítica do jornalista: uma análise dos projetos pedagógicos e currículos da UFMG e da PUC-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-28) Cruz, Adriano Boaventura; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/5193597280200557; Sabina Maura Silva; Ailton Vitor Guimarães; Leovegildo Pereira LealEste trabalho é resultado de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal em Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), e tem por objeto a formação profissional do jornalista, com objetivo de analisar os projetos pedagógicos e estruturas curriculares dos cursos de jornalismo da UFMG e da PUC-MG. Buscou-se compreender como os currículos foram organizados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de jornalismo, fixadas por meio da Resolução CNE-CES 1/2013, proporcionando tanto formação técnica quanto crítica ao jornalista, conforme determina o referido documento. O instrumental teórico que embasou essa investigação foram as teorias do currículo, mais precisamente as teorias críticas, com as quais observamos se as concepções pedagógicas e componentes curriculares dos referidos cursos possibilitam a formação requerida aos estudantes dos cursos de jornalismo da UFMG e PUCMG. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento desse trabalho foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados foi feita por meio da análise de seus conteúdos. Ao final desta pesquisa, concluímos que, atendendo ao prescrito nas DCN fixadas na Resolução CNE-CES 1/2013, os projetos pedagógicos e curriculares da UFMG e PUC-MG possibilitam, a par da formação técnica necessária ao ofício do jornalismo, formação crítica, oferecendo aos estudantes um conjunto de disciplinas que problematizam as relações sociais da realidade na qual estão inseridos, a sociedade capitalista, possibilitando aos egressos dos cursos de jornalismo fixar critérios para o exercício crítico de sua profissão.Item A formação e a inserção de egressos do curso de Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mercado de trabalho regional de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-05-07) Silveira, Antonio Claudio Jorge da; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Adriana Maria Tonini; Maria Adélia da Costa; Fernando Silva ParreirasEsta pesquisa, inserida na Linha II (Processos Formativos em Educação Tecnológica) do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, cujos propósitos foram o de investigar como se dá a formação acadêmica nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de analisar como é feita a inserção profissional dos egressos no mercado de trabalho regional de Minas Gerais. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a: (1) compreender como se dá a formação dos egressos desses cursos e sua inserção profissional no mercado de trabalho; (2) verificar se as competências de formação requeridas na atuação profissional do graduado em TIC são compatíveis àquelas definidas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 2016, que rege esses cursos; e, finalmente, (3) identificar e estabelecer relações entre as competências desenvolvidas durante a formação e aquelas requeridas para inserção e atuação do egresso no mundo do trabalho. No que diz respeito à metodologia, no primeiro momento da pesquisa foram realizados um levantamento bibliográfico e um estudo documental acerca da temática, mapeando-se as competências inerentes à formação e ao mundo do trabalho no segmento. A partir desse processo, que orientou a fase posterior da pesquisa empírica em locus, em Belo Horizonte/MG, utilizou-se um questionário estruturado on-line, o qual foi aplicado aos 27 (vinte e sete) participantes/egressos, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) participantes/egressos. O corpus de pesquisa foi trabalhado por meio do método da análise de conteúdo e, ao final, com os resultados obtidos, foi possível responder às questões de pesquisa, de modo que se constatou a ausência de diálogo entre as instituições acadêmicas e o mundo profissional da TIC, que demanda profissionais/egressos com competência para o setor. Ademais, evidenciou-se a necessidade de políticas públicas e jurídicas na formação acadêmica e na atuação profissional nesse segmento, o que poderia contribuir para uma melhor estruturação das instituições acadêmicas e para mitigar um problema visível nas últimas décadas (2000-2020): a alta demanda por profissionais qualificados no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto no estado de Minas Gerais quanto em todo o Brasil.