Mestrado em Educação Tecnológica
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Item Um estudo da possibilidade de distinção entre ciência e tecnologia a partir da concepção de ciência para racionalistas e relativistas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2000-11) Fraga, Rosane Rodrigues; Moura, Dacio Guimarães de; http://lattes.cnpq.br/9654473621000588; http://lattes.cnpq.br/8485404603947886; Moura, Dacio Guimarães de; Laudares, João Bosco; Nagem, Ronaldo Luiz; Goulard, Íris BarbosaEste trabalho se propõe discutir a possibilidade de distinguir a ciência da tecnologia, a partir das teses racionalistas e relativistas. Parte-se do fato de que, no discurso do senso comum ou mesmo das comunidades científicas, costuma-se separar ciência de tecnologia, distinguindo assim, teoria de prática. Nessa visão, a ciência é tida como objetiva e neutra, a tecnologia como comprometida, ficando a ciência isenta de julgamentos e dos controles social e político. Essa visão é problematizada, procurando-se discutir se é legítimo fazer a referida separação. Mostra-se que a visão separatista é decorrente das demarcações da ciência elaboradas pelas correntes cientificistas, entre elas o racionalismo, analisando os problemas decorrentes dessa concepção "tradicional" e discutindo a alternativa constituída pelas teses relativistas. Considera-se que esclarecimentos sobre essa questão podem ser úteis para a formulação de políticas de Ciência e Tecnologia (C&T), para avaliadores de C&T; gestores públicos; para a Educação através do enriquecimento de uma crítica epistemológica; para o cidadão por evidenciar um espaço para a participação democrática e defesa dos seus direitos frente aos impactos da C&T. Assim, a dissertação pode ser inserida como contribuição aos fundamentos e críticas sociais do Campo Interdisciplinar sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (“CTS”). Trata-se de uma pesquisa explicativo-bibliográfica, tendo como referência o campo das Ciências Naturais, analisando o “racionalismo-dedutivista-falsificacionista” de POPPER E LAKATOS em contraposição à posição relativista de KUHN e FEYERABEND apoiados pelos sociólogos BARNES e BLOOR. Percebeu-se, com base nas duas vertentes pesquisadas, que, nos contextos da descoberta e da aplicação, a ciência não é neutra ou objetiva. Nesse momento, é uma construção social, recheada de interesses. Se essa construção, no contexto da justificação, consegue ser purificada, não se sabe, pois os critérios propostos pelos racionalistas não são conclusivos. O resultado mostra uma ciência com uma racionalidade discutível, com o ser da ciência totalmente entrelaçado com a sociedade.Item Os limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNM(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-07-04) Silva, Dilene Pinheiro da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/2729510253982265; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; Silva, Sabina Maura; Martini, Cristiane Oliveira PisaniEsta pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da “Política de Assistência Estudantil” para a permanência e para a conclusão do curso pelos discentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na modalidade integrada. O lócus de pesquisa foi o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Congonhas. No percurso deste trabalho, abordamos o conceito da Assistência Estudantil (AE), compreendendo sua trajetória e institucionalização das ações de atendimento ao discente. A Política de Assistência Estudantil (PAE) tem por objetivo desenvolver ações que contribuam para a permanência e para a conclusão do curso dos discentes matriculados nas instituições federais de ensino. Realizamos um levantamento das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas no cenário do IFMG, assim como a legislação que regula as ações executadas pela PAE no âmbito institucional e federal. Buscamos comparar as demandas dos discentes da EPTNM, incluídos nos programas executados pela PAE na instituição, com os marcos legais dessa política. Como procedimentos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental e, no que se refere à coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, destacamos que a Assistência Estudantil possui um importante papel para a permanência dos discentes, em especial dos que demandam os programas de bolsas como meio de manutenção no curso. No que se refere aos discentes da EPTNM, as demandas apresentadas, especialmente, no tocante ao transporte, alimentação e moradia estudantil, muito se assemelham às áreas delineadas pelo PNAES para atendimento, guardadas as devidas especificidades da EPTNM.Item Aulas de leitura e produção de texto: práticas de inclusão com TIC à luz dos multiletramentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-28) Souza, Elizângela Regina de; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/2241773425946640; Silva, Sabina Maura; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Parreiras, Vicente AguimarO presente trabalho teve como objetivo identificar habilidades requeridas ao educando para uma formação multiletrada. Para tanto, analisou-se o conceito de multiletramento com vistas a sua contribuição no processo ensino e aprendizagem de Leitura e Produção de Texto, sob a ótica da democratização do uso da web, bem como do surgimento de demandas de educando e educador, as quais admitam a transformação na forma de produzir e consumir meios de comunicação. Trata-se do resultado de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que envolveu análise de produções escritas do tipo dissertativo argumentativo de alunos de turmas de 2° e 3° ano do Ensino Médio, avaliadas sob parâmetros constantes da Matriz de Referência da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – (ENEM). A metodologia seguiu preceitos da pesquisa-ação e elegeu-se, para o tratamento dos dados, a análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2009). No referencial teórico, percorreu-se pelas temáticas da linguagem, da leitura, do letramento e do multiletramento, apresentando aspectos conceituais sob referências como Ana Elisa Ribeiro, Grupo Nova Londres – (GNL); Lúcia Santtaela, Pierre Lévy; Roxane Rojo e Paulo Freire. Foram trabalhadas na pesquisa três categorias de análise, a saber TIC, multiletramento e a inclusão do educando como consequência deste. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do CEFET-MG e aprovado sob CAAE nº: 04073518.0.0000.8507, com o parecer 3.159.141/ 2019. Assim, foram seguidos e resguardados todos os aspectos éticos de que tratam as Resoluções CNS nº 466/12 e nº 510/16, para a pesquisa com seres humanos aplicáveis às Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa bibliográfica procedeu a levantamentos de literatura sobre multiletramento, as TIC e outras temáticas relacionadas, tais como multimodalidade, leitura e produção de texto, AVA, OA e inclusão. Percebeu-se que as práticas de multiletramentos podem intensificar o desenvolvimento das competências linguísticas dos sujeitos e potencializar o aprendizado da leitura e da escrita condicionado a uma habilidade leitora prévia. A capacidade de uso das TIC está relacionada com determinadas competências que devem ser desenvolvidas previamente pelas pessoas. Do que foi analisado, conforme material empírico apresentado, pode-se dizer que se constatou que o recurso digital inibe a expressão espontânea em discussões de caráter educativo, porquanto o recurso da TIC no âmbito da aula de leitura e produção de texto apresentou diminuição significativa de interação dos sujeitos de pesquisa. Após avaliação do resultado final, esse estudo apontou, como principais habilidades necessárias para uma formação multiletrada, competência de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos, bem como conhecimento dos mecanismos linguísticos para apreensão de mensagem e orientações gerais. Ademais, verificou-se que não há ruptura quanto à interpretação de informações com o uso dos Objetos de Aprendizagem, porquanto, ainda que não constitua mera extensão da leitura convencional, a compreensão está condicionada à habilidade leitora prévia que o educando apresente, de forma que seu nível de letramento será determinante na utilização das TIC.Item Representações metafóricas em educação ambiental: análise da construção de concepções ambientais em livros didáticos de Biologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-20) Salabert, Raísa de Abreu Neves Novaes; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8167982497189317; Nagem, Ronaldo Luiz; Ramos, Ivo de Jesus; Tiago, Fabiana da Conceição Pereira; Vasconcelos, Fernanda Carla WasnerEsta pesquisa propõe a identificação e análise de metáforas conceptuais no conteúdo sobre desenvolvimento sustentável em livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2018. Os resultados da pesquisa reafirmam a importância de estudos sobre metáforas conceptuais na educação. Além disso, miram para a importância de uma educação ambiental voltada à construção do pensamento crítico e emancipatório, contemplando a compreensão complexa e multidimensional da relação ser humano e meio ambiente. Espera-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o papel das metáforas na construção de concepções ambientais.Item Bricks braille químico: implicações pedagógicas para o ensino de química a estudantes com deficiência visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-20) Farias, Vivian Caroline; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; http://lattes.cnpq.br/8125275807113732; Ferry, Alexandre da Silva; Feu, Weber Hanry Morais e; Souza, Ivina Paula de; Rizzatti, Ivanise MariaA presente dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica, realizada no campo de estudos sobre o Ensino de Ciências fundamentado em modelagem e a Educação inclusiva na temática da deficiência visual, dentro do contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais. Seu objeto de investigação são as implicações pedagógicas da utilização de um recurso didático inclusivo denominado Bricks Braille Químico no ensino de Química para estudantes com deficiência visual. Nesse contexto, a pesquisa é qualitativa, exploratória, conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais. Ela foi orientada pelas seguintes questões: i) Quais são as implicações pedagógicas para as práticas educativas de professores de Ciências da Natureza frente a recursos didáticos inclusivos produzidos em um espaço Maker para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual?; ii) Quais as contribuições que a Cultura Maker pode oferecer aos processos de produção de recursos didáticos inclusivos?; iii) Como proporcionar acesso às inscrições gráficas em Química a estudantes com deficiência visual? Diante disso, de acordo com a legislação brasileira, podemos compreender a Educação Inclusiva a partir da Teoria da Experiência da Ação Mediada (TEAM) e da Teoria da Ação Mediada (TAM), o que nos permitiu compreender a mediação pedagógica por meio do uso do BBQ em práticas docentes para alunos com deficiência visual. Além disso, os conceitos de John Gilbert, Justi e seus colaboradores, bem como Tarja Knnuttila, fundamentam a confecção do Bricks Braille Químico, o qual incorpora a Grafia Química Braille, baseada no Manual da Grafia Química Braille para uso no Brasil. Assim, o percurso metodológico deste trabalho contou com o processo de modelagem desse recurso didático via prototipagem digital, utilizando softwares de modelagem tridimensional disponíveis no Lab Maker do CEFET-MG. As peças foram produzidas em impressoras 3D, e a pesquisa envolveu quatro grupos de participantes: professores cegos, professores de Ciências/Química experientes em Braille, professores de Química não familiarizados com Braille e estudantes cegos. Os resultados da investigação permitiram analisar as implicações pedagógicas da mediação do BBQ para o ensino de Química a estudantes cegos, bem como as possibilidades desse recurso no ensino inclusivo a estudantes com deficiência visual. Os resultados indicam que o BBQ é um recurso didático inclusivo com potencial promissor, proporcionando aos professores a utilização de um material didático acessível para a implementação em suas práticas docentes, tornando possível o ensino de tópicos de conteúdos da Química Orgânica, estequiometria, fórmulas estruturais e representações químicas.Item A atuação do enfermeiro docente sob a ótica da inclusão: um olhar a partir de Foucault(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-15) Magalhães, Bruna do Nascimento; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; http://lattes.cnpq.br/2005252337857348; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Ferry, Alexandre da Silva; Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro; Milanez, NiltonFrente ao aumento do ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) nos cursos técnicos subsequentes da Rede Técnica Federal, em especial, no curso Técnico em Enfermagem, a presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos na Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias, se propõe a problematizar a atuação do enfermeiro-docente perante os processos inclusivos no curso Técnico em Enfermagem. A investigação aqui proposta nasce da inquietação em observar a crescente procura da PcD pelo referido curso e as limitações impostas aos enfermeiros-docentes para o atendimento a esse público, ora por uma formação que prima pela prática clínico-assistencialista, ora por uma ausência formativa em práticas pedagógicas e inclusivas. A partir desses apontamentos, tecemos a seguinte questão norteadora: como os enfermeiros-docentes dos cursos Técnicos em Enfermagem da Rede Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais estão lidando com o processo de inclusão de alunos considerados PcD? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como enfermeiros-docentes dessa Rede Federal atuam na inclusão da PcD no que tange às práticas e aos saberes inclusivos no contexto de ensino/aprendizagem dos cursos Técnicos em Enfermagem. Como objetivos específicos, elencamos: 1) levantar, por meio do método arqueogenealógico de Foucault, como foram e são construídos os discursos sobre a Pessoa com Deficiência; 2) lançar um novo olhar sobre o currículo que norteia a formação em enfermagem no que tange a questões relativas à inclusão e às implicações no dia a dia da sala de aula; 3) analisar discursivamente os questionários coletados, rastreando como os enfermeiros-docentes-participantes realizam (ou não) práticas inclusivas visando à permanência de alunos PcD no curso de enfermagem; 4) problematizar questões relativas à inclusão/exclusão em cursos Técnicos de Enfermagem, com base nos estudos teórico-metodológicos elencados e na análise do corpus. Como arcabouço teórico-metodológico, optamos pela Análise do Discurso de linha francesa e pelas seguintes ferramentas conceituais foucaultianas: governamentalidade, biopoder e biopolítica. Com base nas análises empreendidas, observamos a presença de práticas discursivas e não discursivas atreladas ao governo da vida, nas/pelas quais fica evidente a presença da biopolítica e da governamentalidade nos dizeres dos participantes. Dessa maneira, visualiza-se uma inclusão envolta por uma arte de governar típica do neoliberalismo. Contudo, apesar de os discursos dos enfermeiros-docentes-participantes estarem inseridos em uma racionalidade neoliberal, eles reconhecem a importância da inclusão no contexto do ensino Técnico em Enfermagem, conseguem identificar as dificuldades enfrentadas nesse processo e apontam opções de minimização de obstáculos. Ou seja, há pequenas ações de resistência, por exemplo, via o entendimento da Educação Profissional Técnica como uma possibilidade para uma inclusão real por meio dos princípios da onnilateralidade e da integralidade.Item Ensino de lógica de programação: dificuldades de aprendizagem na percepção de professores do ensino superior(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-11) Nunes, Cristiano Martins; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; http://lattes.cnpq.br/0517511087569571; Ramos, Ivo de Jesus; Silva, Alisson Marques da; Ieno Junior, Egidio; Amaral Marcos PradoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em lógica de programação e como planejam o ensino para a compreensão, na percepção de professores que lecionam a disciplina de Algoritmos e Lógica de Programação (ALP). Este trabalho se insere na linha de pesquisa IV, que tem como eixo temático as Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. A metodologia adotada nesta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória de cunho bibliográfico à luz de teóricos como Wiggins e McTigue (2019), Libâneo (2003, 2013), Dewey (2010), Papert (2007), Perrenoud (1993, 2003), Valente (1998), Zabala (1998), Bloom Hastings e Madaus (1983), Copy (1978) e Piaget (1976). O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário semiestruturado aplicado de forma online em de abril de 2023 e contou com a participação de 17 professores que lecionam a disciplina de ALP nos cursos de Computação e Engenharia de três unidades de ensino superior de uma rede privada localizadas nas cidades de Belo Horizonte-MG, Betim-MG e Divinópolis-MG. Os resultados sinalizam que os participantes da pesquisa percebem que muitos estudantes enfrentam desafios significativos relacionados ao pensamento lógico e à compreensão em relação à sintaxe e semântica das estruturas de programação. Eles acreditam que essas dificuldades têm origem na falta de estímulo precoce para o desenvolvimento do pensamento lógico, à base deficiente em raciocínio lógico e o impacto negativo das tecnologias digitais, que muitas vezes torna mais cômodo buscar respostas prontas do que desenvolver soluções. Os participantes enfatizam a importância de simplificar a apresentação do conteúdo da disciplina e propor aplicação prática do conteúdo por meio de resolução de problemas reais a fim de ajudar os estudantes a superar essas dificuldades. Concluímos que uma característica marcante do planejamento do ensino para a compreensão é a ênfase na prática e na aplicação do conhecimento e que os participantes desta pesquisa reconhecem a importância de aplicabilidade do conteúdo da disciplina com situações reais e problemas cotidianos, conforme preconiza as diretrizes estabelecidas pelo Parecer CNE/CEB de 2 de fevereiro de 2022 que enfatiza a importância do desenvolvimento do pensamento computacional e a construção de algoritmos para resolver problemas do cotidiano. Que embora seja perceptível que os participantes não conheçam a teoria das seis facetas para o planejamento do ensino para a compreensão, muitos utilizam de forma intrínseca, se deparando com os desafios da diversidade de perfis dos estudantes e fatores externos, como, por exemplo, a metodologia de sala de aula invertida proposta pela instituição.Item Os discursos políticos de Helena Antipoff sobre educação profissional para os menores desamparados (1930-1935)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-30) Rodrigues, Carla Fonseca de Morais; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/7473558544827672; Gonçalves, Irlen Antônio; Pedrosa, José Geraldo; Jinzenji, Mônica YumiA dissertação apresenta a produção do conhecimento histórico sobre concepções de Educação Profissional para os menores desamparados que fundamentaram os discursos políticos de Helena Antipoff, no período de 1930 a 1935. A escolha temporal reflete o período que Helena Antipoff protagonizou a criação de várias instituições educacionais e mobilizou recursos por meio de palestras, conferências, artigos, seminários e relatórios. Os escritos publicados para esse fim definem o corpus de análise para a compreensão da problemática de pesquisa. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho é a Análise do Discurso Político de linha franco-brasileira, destacando as ferramentas conceituais de Foucault, Charaudeau e Berstein. Primeiramente, apresentamos a constituição da identidade de Helena Antipoff como sujeito político tendo como base os critérios de validação propostos por Charaudeau de legitimidade, credibilidade e autoridade. Em seguida, com base nos estudos teóricos e análises empreendidos, procurou-se conhecer, partindo da materialidade linguística presente no corpus selecionado, as concepções e os efeitos de sentido de Educação Profissional para os menores desamparados nos discursos políticos de Helena Antipoff. Nosso estudo, identificou a presença de formações discursivas higienistas, liberais, escolanovistas e republicanas na caracterização dos sujeitos menores desamparados e no projeto de Educação Profissional pensado para atender esses sujeitos. Ressaltamos que o projeto de Educação Profissional pensado por Helena Antipoff foi considerado no âmbito da pesquisa como importante vetor na identificação das culturas políticas que marcaram o período histórico estudado. Os discursos analisados apontam a aproximação da cultura política republicana em contraposição à cultura política varguista. Lembrando que o recorte histórico corresponde a um período de transição no cenário político brasileiro com o fim da República Velha e início da Era Vargas.Item A contribuição das EDTECHS – soluções tecnológicas para a educação – no desenvolvimento das competências dos engenheiros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-28) Carvalho, Leonardo Loureiro de; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/5488713005297311; Tonini, Adriana Maria; Laudares, João Bosco; Cintra, Leandro Pinheiro; Resende, Luis Mauricio Martins deCom as mudanças ocorridas no mundo, a educação precisa atender às novas demandas surgidas na sociedade. Entre tais demandas está a necessidade da formação mais completa dos profissionais de engenharia em relação às competências, sendo fundamental a promoção da formação integral desses profissionais com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagens significativas. Nesse contexto, surgiram as EdTechs (educação e tecnologia), startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação. Esta dissertação analisou as competências que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais de engenharia e como as EdTechs contribuíram para a formação dos engenheiros diante desse cenário. Foi realizada uma abordagem qualitativa através da aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas junto a 15 engenheiros de forma a aprofundar no entendimento dos mesmos sobre o desenvolvimento de competências do engenheiro, como essas formações complementares contribuíram para seu desenvolvimento profissional e qual o papel das EdTechs nesse cenário. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apontaram a mudança de paradigma nas competências exigidas dos engenheiros, com ênfase crescente nas competências não técnicas. Além disso, foi possível verificar que a formação em engenharia ainda tem um longo caminho a percorrer para se alinhar totalmente com as necessidades do mercado, sendo necessária a revisão de currículos que incluam uma ênfase significativa no desenvolvimento de competências não técnicas. Por fim, identificou-se que os profissionais de engenharia reconheceram a importância da aprendizagem contínua para se manterem atualizados e preencherem as lacunas deixadas pela formação acadêmica.Item Percepções de professores e estudantes na transição do ensino presencial para o remoto emergencial e o retorno para o presencial: um estudo de caso na educação profissional técnica de nível médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-17) Badaró, Fernanda Nascimento Paschoal; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; http://lattes.cnpq.br/0936220617190666; Ramos, Ivo de Jesus; Costa, Maria Adélia da; Anabuki, Erika Tiemi; Ortega, Leila SaddiO mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19 e todos os segmentos da sociedade tiveram que enfrentar novos desafios. No campo educacional, devido ao isolamento social, foi necessário o fechamento das escolas em todos os níveis, e novas formas e estratégias de ensino foram adotadas para dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender como, na percepção de professores e estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), as práticas educativas e as tecnologias digitais utilizadas no desenvolvimento das atividades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) podem convergir ou não para práticas educativas desenvolvidas no ensino presencial (EP). Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, respaldamo-nos nos estudos de Freire (1979, 1991, 2000, 2006, 2018, 2021), Tardif (2008, 2014), Gauthier et al. (2006), Moran, Masetto e Behrens (2013), Saraiva, Traversini e Lockmann (2020), entre outros. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso. A metodologia adotada classifica-se como abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória. A pesquisa foi realizada nas turmas de segundas e terceiras séries do ensino médio integrado do CEFET-MG - Campus Leopoldina. Os participantes da pesquisa foram professores dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Informática e Mecânica e estudantes que cursam as segundas e terceira séries, pela primeira vez, dos referidos cursos da EPTNM. Utilizamos dois questionários como instrumento de coleta de dados, sendo um aplicado aos professores e outro aplicado aos estudantes, no período de 13 de fevereiro a 05 de abril de 2023. Os resultados evidenciaram que, apesar dos desafios enfrentados, os professores optaram por abordagens inovadoras e incorporaram recursos digitais em suas práticas. A interação entre professores e estudantes foi destacada como crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, tanto no Ensino Remoto Emergencial (ERE) quanto no Ensino Presencial (EP), conforme apontado pelos próprios professores e estudantes. No entanto, verificou-se uma falta de engajamento por parte de alguns estudantes, de acordo relato dos professores, o que afetou significativamente a interação, gerando uma sensação de isolamento para os professores. Além disso, para alguns professores, houve um aumento na carga horária de trabalho durante o ERE, afetando sua saúde física e mental. Alguns professores consideraram inadequados os métodos de avaliação durante o ERE, apontando falhas na formação docente e preocupações com as desigualdades de conhecimento prévio dos estudantes. Os estudantes mencionaram dificuldades relacionadas ao ambiente de estudos em casa, sobrecarga de atividades, adaptação às aulas on-line e falta de familiaridade com as tecnologias digitais. Alguns estudantes relataram experiências negativas, enquanto outros mencionaram experiências positivas em relação à qualidade da aprendizagem durante o ERE. A maioria dos estudantes acessaram o suporte técnico oferecido pela instituição, mas alguns relataram não terem tido essa oportunidade. Assim, conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados e do caráter emergencial, a transição para o ERE proporcionou ideias e práticas de ensino inovadoras e destacou a importância da formação contínua dos professores e do apoio institucional para a eficiência do ensino remoto.Item A capacitação profissional do policial civil na modalidade EaD: estudo sobre as experiências em curso na Polícia Civil de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-26) Santos, Danielle de Cássia Soares; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/0606386664189533; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque; Mattar Neto, João AugustoA capacitação profissional é fundamental para que os policiais desempenhem um trabalho de qualidade e alcancem melhores resultados em suas áreas de atuação. Considerando as demandas da sociedade e a necessidade dos policiais se atualizarem constantemente, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG), oferece, desde 2017, cursos na Educação a Distância (EaD). Acredita-se que a EaD é uma ótima opção para quem tem restrições de tempo, distância ou prefere um estudo flexível, pois permite o aprimoramento profissional de forma conveniente e sem comprometer as atividades pessoais e profissionais, além de ampliar o acesso à qualificação. Diante disso, considerando que a capacitação profissional deve ser contínua, permanente e focada na boa qualidade da formação, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem ocorrido o processo de capacitação na EaD da Acadepol-MG, diante do desafio de ensinar a distância. No Referencial Teórico, foram abordadas: a Educação Profissional e Tecnológica, a EaD, a importância da EaD para capacitar e qualificar os servidores da PCMG, e a EaD ofertada pela Acadepol-MG. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, realizou-se uma observação online não participativa da plataforma de EaD da Acadepol-MG e do curso escolhido, bem como utilizou-se um questionário. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira compreendeu em investigar as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de como é realizado o processo de capacitação a distância na Acadepol-MG, por meio de uma observação online não participativa do AVA e do curso escolhido; a segunda etapa compreendeu a identificação do perfil dos alunos; apresentação dos aspectos facilitadores e motivadores, assim como das dificuldades encontradas; apontamento das percepções dos alunos quanto ao estudo e aprendizado obtido e verificação das avaliações quanto ao curso, professores, tutores e plataforma virtual utilizada. Para isso, foi realizada a análise do cadastro dos alunos na plataforma EaD e dos questionários online. Esta dissertação de mestrado trouxe contribuições inovadoras na área de EaD da Acadepol-MG. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que o processo de capacitação a distância na instituição tem ocorrido de maneira positiva e tem sido visto como uma oportunidade de atualização contínua e de qualidade, permitindo o acesso a conhecimentos relevantes para melhorar as práticas profissionais. No entanto, para aprimorar ainda mais essa experiência educacional, é importante considerar que há espaço para melhorias técnicas e pedagógicas. Os resultados encontrados permitiram concluir ser evidente que a capacitação profissional na EaD é um recurso indispensável para a modernização e o aprimoramento das práticas policiais. Por conseguinte, a EaD gera atuação mais eficiente e eficaz no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.Item Metodologias ativas de aprendizagem como prática docente na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso em uma instituição militar de ensino(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-04) Lopes, Mariana Prado; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/3232693051684206; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Lyra, Leticia Ribeiro; Giffoni, Iomara AlbuquerqueA educação contemporânea tem passado por algumas mudanças significativas. Dentre elas, têm se destacado, a necessidade da incorporação de tecnologias digitais como ferramentas e estratégias para o ensino e também a readequação de metodologias para alcançar uma aprendizagem significativa. Logo, o debate sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem foi acentuado, sugerindo maior atuação do aluno, visto nesse cenário como protagonista na construção de suas competências. O professor, por sua vez, passou a ser demandado como mediador de todo o processo, aquele que guia e mostra para o aluno o melhor caminho rumo ao seu conhecimento. Assim sendo, o objetivo geral desta dissertação de mestrado foi analisar a efetividade da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, especificamente no Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), oferecido na escola militar Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) da Força Aérea Brasileira (FAB) em Lagoa Santa, cidade localizada em Minas Gerais (MG). Para isso, foi feita uma pesquisa científica de natureza básica e abordagem qualitativa e, de acordo com o objetivo traçado, o tipo da pesquisa foi descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, realizado na escola militar citada, a partir da aplicação de questionários online tanto para os alunos quanto para os professores participantes do curso nos anos de 2020 a 2022. Para o tratamento e análise dos questionários optou-se pela categorização de dados, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados da pesquisa demonstraram que a correta utilização das metodologias ativas de aprendizagem pode promover uma aprendizagem significativa, e dessa forma contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento dos alunos, inclusive para o desenvolvimento de competências diferenciadoras tais como, liderança, capacidade de trabalhar em equipe e solucionar problemas, além de tornar o processo educativo mais dinâmico e prazeroso. Quanto à percepção dos professores, ficou evidenciado que a maioria utiliza metodologias ativas em suas aulas, destacando-se a sala de aula invertida, e que essa prática na instituição acontece de forma efetiva e com resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os professores quanto para os alunos.Item O perfil profissional docente dos policiais militares que lecionam nos cursos de formação na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-06) Santos, Juarí Alexandre; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/7944675597448166; Costa, Maria Adélia da; Quirino, Raquel; Oliveira, Paulo Tiego Gomes deQuem policia os policiais, e, quem forma os formadores são duas questões ainda em debate, cujas respostas orbitam em torno do cerne da pesquisa transcorrida, que buscou entender como são formados os policiais professores. A pesquisa originou-se a partir de discussões acerca da situação do policial militar, que não se formou para a profissão professor, mas atua como docente na formação de novos policiais. Os estudos sobre o tema, Formação de Policiais Militares Professores para Educação Profissional e Tecnológica na Polícia Militar de Minas Gerais, tiveram como motivação inicial a necessidade de produção de conhecimento científico e sua respectiva aplicação. Os apontamentos somente foram possíveis devido a uma estratégia metodológica bem delineada, e que comportou o desenvolvimento da pesquisa em três frentes distintas (pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de levantamento). O questionário, constituído de doze perguntas, foi respondido por 355 professores, admitindo-se inferências até então nunca antes procedidas. Assim, por meio da compreensão dos processos formativos dos policiais militares professores que atuam nos cursos de formação na Polícia Militar de Minas Gerais, os trabalhos científicos permitiram definir a trajetória profissional destes docentes. A partir de tal concepção foi possível determinar o perfil do professorado policial militar em relação aos saberes experienciais, aos saberes disciplinares e saberes curriculares, e aos saberes da formação profissional. Os resultados constituem importante ponto de inflexão que permitirá, a partir de então, a constituição de novos itinerários formativos por parte da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.Item Por que Nietzsche faz sentido para a filosofia da tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-01) Ribeiro, Guilherme Rancanti; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/4771174609391483; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Carvalho, Daniel Filipe; Silva, Sabina Maura; Oliveira, Jelson Roberto deEsta dissertação tem como objetivo discutir as interfaces entre Friedrich Wilhelm Nietzsche e a Filosofia da Tecnologia. O estudo se desdobra a partir da observação de que o nome do autor ou não aparece, ou tem presença discreta nas obras introdutórias de referência desse campo de conhecimento. Em contrapartida, nota-se que estudos especializados já trazem Nietzsche como alguém que teria pensado a tecnologia em termos filosóficos. Para tanto, apresentamos uma breve discussão acerca do termo “tecnologia” e a sua utilização ainda embrionária na Alemanha do século XIX. Em seguida, no Capítulo I, investigamos a presença do pensador alemão na Filosofia da Tecnologia, a partir do recorte oferecido pelos artigos de McGinn (1980), Maffezzini (2008), Oliveira (2016), Gerdardt (2017) e Gertz (2018). Por fim, no Capítulo II, demonstramos que temas atinentes à filosofia da tecnologia perpassam todas as fases do pensamento nietzschiano. Na primeira fase, a relação entre a racionalidade e a técnica; na segunda fase, implicações sociais da tecnologia sobre a sociedade moderna e, finalmente, na terceira fase, a relação entre a tecnologia e o niilismo. Isso nos permite considerar que a tecnologia fez parte do rol de preocupações do filósofo alemão. Nas considerações finais, demonstramos como esse aspecto do pensamento de Nietzsche pode contribuir para a Educação Tecnológica.Item Visão de mundo e projetos de vida de estudantes de classe média que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na RFEPCT(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Alvim, Liege Aparecida Costa; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/3376290856588994; Pedrosa, José Geraldo; Silva, Elaine Kendall Santana; Viana, Maria Isabel Rios de CarvalhoEsta dissertação é sobre projetos de vida e visões de mundo de estudantes de classe média e oriundos de escolas privadas que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), nos anos de 2017 a 2019, modalidade integrada no CEFET-MG. Para tanto, fez-se uma vinculação ao trabalho de Simões (2019), que desenvolveu pesquisa semelhante, mas voltada a alunos que estudaram em escolas públicas e que foram beneficiados pela Lei de Cotas. A presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir das narrativas desses jovens, a experiência vivida por eles no ambiente da EPTNM, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT), além de entender como esse ambiente afetou suas visões de mundo e seus projetos de vida. Nesse sentido, realizou-se um estudo de natureza qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes egressos do CEFET, com faixa etária entre 20 e 21 anos. Quanto à base teórica que fundamentou esta investigação, destacam-se os estudos de Simões (2019) e Velho (1999) acerca de projetos de vida e de visão de mundo. Dessa forma, identificaram-se os projetos e as visões de mundo dos alunos, bem como a maneira com que estes o enxergam. Com o desenvolvimento deste estudo, constatou-se que as experiências na EPTNM, na RFEPCT, são extensas, intensas e integram múltiplas vivências e convivências, capazes de despertar mudanças no horizonte, na autonomia e na maturidade dos sujeitos. Tais mudanças permitiram ampliar, expandir, repensar e refazer os modos de ver, viver e agir dos jovens no mundo. Destaca-se entre essas o interesse dos participantes por temas relacionados à política e à sociedade. Nota-se, ainda, que, embora façam parte de realidades socioeconômicas privilegiadas, os jovens de classe média demonstram inquietude em relação à condição de pobreza de parte da sociedade, ou seja, é notório como o ensino oferecido no CEFET-MG contribuiu para a aquisição de uma consciência social. Diante disso, atividades que despertam a ampliação de horizonte dos jovens são importantes mecanismos para o desenvolvimento da habilidade de pensar criticamente sobre os problemas que fazem parte da sociedade.Item Afetividade na educação a distância: um estudo de caso em um curso de licenciatura(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Aguiar, Camila de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/2036729404506916; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque; Soela, VanderleiA partir do século XX, começaram a surgir estudos a respeito da importância da afetividade no processo de aprendizagem. Considerando essa recente temática, sobretudo associada à Educação a Distância (EaD), o objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar as relações de afetividade entre os atores da EaD (alunos, professores, tutores) e de que maneira elas contribuem para a aprendizagem, envolvimento e engajamento dos alunos de licenciatura de uma rede privada de ensino. No Referencial Teórico, segundo os estudiosos que sustentam estas temáticas, explorou-se a respeito: da Educação Profissional e Tecnológica, da EaD no Brasil, da Afetividade no processo de aprendizagem, dos principais atores da EaD, da Presença Social, dos vínculos afetivos e dos critérios que apontam uma relação afetiva na EaD. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e segundo o objetivo traçado foi do tipo descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, recorreu-se ao estudo de caso. Por fim, como instrumento de coleta de dados, optou-se pelo questionário. A pesquisa foi realizada em cinco etapas. Na primeira etapa, sucedeu o levantamento dos critérios que apontam uma relação afetiva e como eles promovem a afetividade. Na segunda etapa, foi feita a identificação de como ocorre as relações entre aluno - tutor, aluno - professor, aluno - aluno. Na terceira etapa, verificou-se se os feedbacks das atividades que os alunos recebem são positivos. Na quarta etapa, investigou a respeito das intervenções dos tutores, professores e equipe pedagógica e de que maneira elas contribuem para a afetividade no AVA. E, por fim, na quinta etapa, foi feita a identificação de como os alunos percebem a criação de laços afetivos com seus professores e tutores durante suas aprendizagens. Os resultados encontrados permitiram concluir que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, a fim de favorecer a afetividade no processo de ensino e aprendizagem a distância. Verificou-se que os professores buscam oportunizar diferentes estratégias didáticas, a fim de contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos. Porém, eles ainda não conseguem potencializar as relações de maneira a estabelecer um contato afetivo com os alunos, utilizando as ferramentas disponíveis no AVA, pois é por meio desse ambiente exclusivamente que os professores estabelecem contato com os alunos. Portanto, há uma lacuna a ser preenchida para que esse processo seja mais interativo, menos mecanizado e mais afetivo.Item A institucionalização da formação escolar do serviço social em Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-15) Ferreira, Kerley Raidan; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/5195576189000848; Gonçalves, Irlen Antônio; Pedrosa, José Geraldo; Giarola, Flávio RaimundoA presente dissertação visa analisar historicamente o início da formação e o papel do assistente social como parte de um projeto que abrange o repensar e o fazer deste profissional nos contextos social, político e econômico, sobretudo no Estado de Minas Gerais, bem como a compreensão da institucionalização da Escola de Serviço Social em Belo Horizonte e as suas várias formas de inserção junto aos movimentos sociais, tomando como base a sua pluridimensionalidade, que inclui depreender a sua trajetória e o seu ciclo de vida no período ocorrido entre as décadas de 1940 e 1950, em que se percebe a relação dos fundamentos teóricos e práticos do Curso de Serviço Social frente à doutrinação da Igreja Católica e à questão social, partindo mormente da influência doutrinária cristã de épocas passadas, ora analisadas aqui. Para tanto, este estudo mapeará os regimentos que regulamentaram a institucionalização da formação da Escola de Serviço Social em Minas Gerais, destacando ainda sua importância para as práticas caritativas, identificando, a partir das fontes bibliográficas analisadas, as informações e os relevantes dados referentes à tal formação escolar, permeada pelos cenários políticos da época, período em que ocorre a estruturação do chamado “Estado Novo”. Adotou-se, para a realização desta pesquisa, a metodologia qualitativa de revisão bibliográfica, e os resultados obtidos levaram à conclusão de que os trabalhos laborais – tanto na prática como na teoria – do Serviço Social e da doutrina cristã católica caminharam de forma indissociáveis no auxílio aos mais necessitados, almejando, junto ao magistério, a dignidade humana e o bem comum da sociedade.Item Escolarização do trabalhador rural em Minas Gerais: O Instituto Fazenda do Rosário (1947 – 1972)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-10) Amorim, Keren Ingrid; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/3753591316809655; Gonçalves, Irlen Antônio; Pedrosa, José Geraldo; Neves, Leonardo dos SantosDesenvolvida sob o âmbito da História da Educação, esta dissertação busca compreender o processo de escolarização do trabalhador rural em Minas Gerais, a partir da produção histórica do Instituto Fazenda do Rosário, localizado na cidade de Ibirité, MG, no período de 1947 a 1972, de modo a produzir o conhecimento histórico sobre o processo de escolarização dos trabalhadores do contexto analisado. Para tanto, buscamos mapear as fontes que abordam a temática do processo de escolarização do trabalhador rural na Fazenda do Rosário e analisar as informações e dados referentes às atividades desenvolvidas no Instituto, as quais tinham como objetivo a escolarização do trabalhador rural. Tomando como recorte temporal as motivações da pesquisadora e educadora Helena Antipoff para a organização do ensino rural na Fazenda do Rosário. Lançamos mão de publicações da imprensa regular do século XX, que abordaram a repercussão da Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946 em Minas Gerais. Como fonte principal, utilizamos o volume IV da "Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff", que se dedica à Educação Rural na Fazenda do Rosário em Minas Gerais. Esse volume específico trata do trabalho como fundamento da educação e da formação dos professores. Entre as considerações finais, vimos que visão de Helena Antipoff enfatiza a importância da interação entre a escola, a comunidade e a sociedade, sendo uma de suas características primordiais a criação de oportunidades para que os estudantes se envolvam em questões sociais, culturais e ambientais. Tal abordagem resulta em uma cultura escolar que fomenta o desenvolvimento de habilidades essenciais para o exercício da cidadania por meio do trabalho. No entanto, alguns autores indicam que a perspectiva de Antipoff também pode ser interpretada como pertencente a um projeto civilizatório, que muitas vezes partia da concepção da cidade para estruturar o campo. Essa perspectiva, apesar de sua influência na época, é questionável em uma sociedade democrática e pluralista. Consideramos que a proposta educacional desenvolvida por Helena Antipoff por um lado, busca apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, levando em consideração suas necessidades individuais e promovendo um ambiente inclusivo de aprendizado. Por outro lado, também busca implementar um projeto de civilização que não leva em consideração as particularidades do meio rural preparar os estudantes para o mercado de trabalho, envolvendo-os em força produtiva para atender as demandas da cidade.Item A produção intelectual na pós-graduação brasileira sobre as escolas de aprendizes artífices: o estado da arte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-09) Oliveira, Maria Vardilene de; Gonçalves, Irlen Antônio; http://lattes.cnpq.br/0156197892875545; http://lattes.cnpq.br/7084415482153792; Gonçalves, Irlen Antônio; Oliveira, Pablo Menezes e; Medeiros Neta, Olívia Morais deNesta dissertação propõe-se apresentar um Estado da Arte da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, acerca do que já se produziu sobre as dezenove Escolas de Aprendizes Artífices criadas em 1909 até quando, em 1937, passam a se chamar Liceus Industriais. Nas buscas, evidenciaram-se dois tipos distintos de estudos sobre essa rede federal de escolas de ensino profissional primário e gratuito: um no âmbito geral, centrado no contexto nacional, e outro no âmbito específico, centrado no contexto estadual de localização das Escolas. No recorte temporal, que engloba o primeiro trabalho localizado, produzido em 1980, e o último, em 2020, selecionou-se 23 trabalhos: quinze dissertações e oito teses. Dos estados da Bahia e do Maranhão, localizou-se respectivamente uma tese e uma dissertação, que, embora não tratem especificamente das Escolas destes estados, dedicam parte da pesquisa a elas. Não se localizou produções sobre as escolas de Pernambuco e do Piauí. Além da lacuna em relação às quatro Escolas, não se localizou trabalho da natureza de Estado da Arte sobre as Escolas de Aprendizes Artífices, o que indica a necessidade de atender a demanda e suprir a lacuna a respeito da questão, com vistas a produzir um conhecimento organizado sobre os estudos já realizados sobre a temática. A problematização da pesquisa propõe discutir: o que revela a produção do conhecimento sobre essas Escolas nas dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 1980 a 2020? Desse corpus, fonte e objeto de pesquisa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) emergiram quatro categorias de análise: espaços escolares, agentes escolares (diretores, professores e mestres das oficinas) e sujeitos escolares (aprendizes), tempos escolares e saberes escolares. No corpus, identificou-se que, na execução das funcionalidades das Escolas, houve dificuldades, como falta de pessoal capacitado e de um quadro curricular dos cursos e das oficinas, prédios inapropriados, bem como evasão e repetência escolar. Observou-se também que, de modo geral, a produção analisa a relação entre o que estava proposto na legislação e a concretização no cotidiano escolar, tomando como base a dinâmica social, política e econômica que levou à criação das Escolas e as transformações ocorridas no período de transição do Império (trabalho livre) para a República (trabalho assalariado). Além disso, as abordagens dos pesquisadores permitiram apreender que, apesar de na sua gênese se constituírem como um sistema federal de educação profissional, as Escolas tinham aspectos peculiares, os quais correspondiam ao contexto local, e que nem sempre foi possível se guiarem pelas prescrições legais. Devido à amplitude e à complexidade apresentada pelo tema que se propôs a discutir, uma síntese possível das respostas obtidas nesta dissertação poderia ser aquela que tenta expressar a trajetória dessas Escolas, enquanto instituições escolares criadas em um emaranhado de interesses e mudanças no País, que experimentaram dificuldades na execução de suas funcionalidades, vindo neste contexto a serem transformadas em Liceus Industriais. Assim sendo, esta pesquisa consiste em um exercício de síntese, um primeiro esforço de sistematização desse conhecimento que não esgota a possibilidade de outras análises sobre o que já se produziu a respeito dessas Escolas.Item A neurociência nas licenciaturas dos institutos federais brasileiros?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-23) Pessoa, Juliana Carla; Costa, Maria Adélia da; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/7136214001213540; Costa, Maria Adélia da; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Morais, Tula Maria RochaDiscute-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pósgraduação do Mestrado em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O objetivo foi verificar se as considerações educacionais feitas pela neurociência encontram-se presentes nos cursos de licenciaturas ofertados nos Institutos Federais (IFs) pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para tanto, realizou-se o levantamento no site dos 38 IF das licenciaturas ofertadas por essas instituições. Em cada uma delas, verificou-se se havia discorrido, no Plano Pedagógico dos Cursos (PPC) e/ou nas matrizes curriculares, as apropriações educacionais relacionadas à Neurociência. Com isso, pode-se fazer o seguinte questionamento: a Neurociência aplicada à educação está presente no processo de formação do docente? O levantamento sobre esse questionamento, em cursos de licenciaturas, em bancos de repositórios de dissertações e teses, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), indicou que ainda é ínfima a incursão ou interação da Neurociência aplicada à educação. Destaca-se que o pano de fundo que sustenta as análises dos dados coletados é o entendimento, da pesquisadora, de que os estudos e as pesquisas da Neurociência podem contribuir com a formação de professores, sobretudo no que tange à sua compreensão de como o cérebro humano aprende. Outro ponto importante é que muitos cursos de licenciaturas abarcam a Psicologia, como uma base para que o educador conheça o sujeito que irá trabalhar. A Psicologia tem o foco comportamental enquanto a Neurociência pode contribuir de forma significativa na compreensão de como o aluno aprende e de quais mecanismos cerebrais lança mão no desenvolvimento de determinada tarefa. Não obstante, há que se considerar que, por outro lado, o campo da Neurociência, no que é específico ao processo de aprendizagem, deveria, também, aproximar-se da ciência da educação. Sendo assim, a pesquisa aponta uma ausência de interlocução entre essas áreas, um nicho a ser explorado, pois o percentual de cursos que aderiram a essas discussões é ainda muito pequeno em relação à totalidade de licenciatura ofertadas por essa rede de ensino. Os dados mostraram que a presença dos estudos da Neurociência nos cursos de licenciaturas nos IF ainda é pequena.