Estágio curricular supervisionado em um curso técnico de nível médio na modalidade a distância: estudo sobre uma experiência do CEFET-MG
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Data
2018-03-01
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
A Educação a Distância (EaD) está presente em instituições de várias partes do mundo. No Brasil, as bases legais dessa modalidade foram estabelecidas pela Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Conforme essa legislação, a EaD pode ser ofertada em diferentes etapas e modalidades, inclusive na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPT). A realização de cursos de EPT por meio da EaD iniciou-se com a criação do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec) e foi aderido por várias instituições, como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que em 2008 tornou-se habilitado a implantar a EaD por meio desse programa. Na EPT, um elemento que deve nortear o processo de ensino e de aprendizagem é a prática profissional. Nesse sentido, entre as diferentes situações de vivência de prática profissional previstas em uma formação técnica, essa pesquisa teve como objetivo analisar o processo de realização do estágio curricular supervisionado em um curso técnico do CEFET-MG ofertado a distância, via Rede e-Tec Brasil. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Com base no objetivo traçado, os tipos escolhidos de pesquisa foram a exploratória e a descritiva, que envolveram o levantamento bibliográfico e documental, entrevista e questionário. A partir da coleta dos dados e posterior análise, verificou-se que para a instituição o estágio é considerado uma disciplina, organizada em quatro etapas. Esse modelo de estágio, fundamenta-se no compromisso formal entre o estagiário, a instituição de ensino e a empresa, podendo entender que a instituição tem a intenção de revesti-lo como ato educativo. Averiguou-se ainda que, apesar de ser considerado uma disciplina, ele não está contemplado na matriz curricular do curso analisado e não tem previsão definida nos diferentes módulos para que ele seja realizado. Desta forma, o estágio é realizado pelos alunos de maneira desarticulada com as demais disciplinas do curso, tornando essa prática um momento apenas para cumprir uma carga horária para obtenção do diploma técnico e não de unir a teoria à prática. Por fim, ao analisar as percepções dos alunos, percebeu-se que eles consideram a realização do estágio importante, para que possam aproximar da realidade na qual irão atuar e também para obterem uma qualificação prática; contudo pontuaram que possuem dificuldade para encontrar uma empresa para realizar o estágio, consideram o processo de formalização do estágio muito burocrático e que não foram adequadamente orientados pela instituição. Além disso, verificou-se que os alunos possuem poucas oportunidades para realizarem outras práticas profissionais, além do estágio curricular.
Descrição
Palavras-chave
Ensino a distância, Educação - Estudo e ensino (Estágio), Formação profissional