Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor ruma à consolidação de competências profissionais
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Data
2019-12-10
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta pesquisa versa sobre a Formação ao Longo da Vida (FLV) na docência. Esse tópico foi pesquisado, por meio de narrativas de vida, com o objetivo de investigar como se dá e quais foram os benefícios da FLV do professor nas suas práticas pedagógicas, partindo da sua capacidade de agenciamento sobre o que ele deseja aprender. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilar a noção de FLV (FERREIRA 2012, MEIRIEU, 2005; MERLE, 2006) que carrega a ideia de que o posto central do percurso formativo profissional ou pessoal é ocupado pelo próprio sujeito (no caso deste trabalho, o professor já atuante), o qual tem autonomia e consciência a respeito daquilo que escolhe aprender, sem se sentir forçado por exigências externas do mercado de trabalho e do sistema de ensino. Com isso, seus interesses e desejos convergem para a lógica da autorrealização e sua motivação advém dos projetos de emancipação que ele estabelece para seu desenvolvimento na vida e no trabalho. Logo, esta pesquisa visou a identificar momentos dedicados à FLV dos professores de Língua Portuguesa da rede estadual de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. A escolha das narrativas como instrumento de geração de dados se justifica por proporcionar centralidade ao emissor, assim, em contato direto com suas vivências e experiências de vida e carreira. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus da pesquisa, optamos por desenvolver uma pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso, tendo em vista que se trata de uma investigação sobre o preenchimento de lacunas de conhecimento deixadas na formação inicial do professor e que fazem a diferença na sua prática de ensino. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. Como resultado da pesquisa, observamos que, mesmo não recebendo estímulos profissionais por parte do estado de MG para empregarem esforços na formação contínua, os professores agenciam aspectos práticos da profissão para suprirem essa necessidade, embora não tenham negligenciado a importância dos estudos acadêmicos. Assim, contribuímos com este trabalho para chamar a atenção da importância da valorização da formação de professores dentro da profissão em conjunto com a formação acadêmica em nível de pós-graduação.
Descrição
Palavras-chave
Professores - Formação, Narrativas, Autonomia - Professores