Circulação de saberes e valores da Engenharia civil no youtube: um atlas de inspiração ergológica do canal “Engenheiro ajuda!”

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Data

2023-06-23

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Bilhões de usuários acessam mensalmente o YouTube em busca de conteúdos que satisfaçam seus interesses econômicos, políticos e sociais, consumindo diariamente mais de um bilhão de horas do seu acervo audiovisual. No Brasil, milhões de pessoas conectam-se à plataforma sociodigital objetivando, dentre outros interesses, o aperfeiçoamento de habilidades ou novas aprendizagens. O desejo pela informação assertiva engaja os usuários nas produções organizadas em listas de reprodução dos canais estabelecidos no YouTube. A fim de desvelar circulações de saberes e valores, cartografamos um canal de engenharia civil hospedado nesta rede de interação virtual. Para tal, analisamos criticamente, sob a perspectiva ergológica, as práticas de produção e compartilhamento de conteúdos da engenharia civil no canal “Engenheiro Ajuda!”. Antigamente, a circulação de saberes e valores da engenharia civil era restrita aos grupos organizados – acadêmicos, profissionais do setor e associações de classe. Atualmente, acessar o YouTube e pesquisar canais de engenharia civil em busca de tutoriais orientativos estão ao alcance das mãos. Buscando dar visibilidade à difusão dos conhecimentos no território sociodigital, elaboramos um atlas de inspiração ergológica do canal “Engenheiro Ajuda!”. A presente pesquisa insere-se na linha I do PPGET, que desenvolve estudos sobre os Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para confeccionar o atlas ergológico do canal de mídia audiovisual fundado no YouTube selecionamos conceitos da démarche ergológica, entendidos como “pistas ergológicas”, que foram utilizadas como categorias analíticas, permitindo a localização e o mapeamento das linhas de forças que suportam e veiculam produtos audiovisuais, difusores de saberes e valores da engenharia civil nesse ambiente digital colaborativo. A cartografia das linhas de forças evidenciou tanto as normas – reguladoras, prescritoras e moduladoras – que incidem sobre as interações e produções humanas, quanto as renormalizações empreendidas pelos interagentes que constroem, diversificam e amplificam os patrimônios reunidos nos arquivos digitais do canal supracitado. Logo, a circulação de saberes e valores da engenharia civil no YouTube envolve atores humanos e corporativos, gerando heranças que servem aos projetos de vida da sua comunidade.

Descrição

Palavras-chave

Engenharia civil, Trabalho – Aspectos psicológicos, Educação – Aspectos sociais, Professores, Saberes

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