Novo Pac-English: jogo educacional para o desenvolvimento da pronúncia de palavras em inglês /

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-02-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver o jogo educacional Novo Pac-English, que utiliza a instrução implícita para promover a aprendizagem da pronúncia de palavras em inglês. O jogo busca proporcionar uma experiência autônoma de aprendizado, onde os jogadores adquirem habilidades e conhecimentos por meio da prática e interação com o jogo, sem a necessidade de instruções explícitas. A pesquisa se baseia em fundamentos teóricos da aprendizagem implícita e da gamificação no contexto educacional. A aprendizagem implícita envolve o desenvolvimento de habilidades intuitivas por meio da experiência e observação, permitindo que os jogadores identifiquem padrões, antecipem movimentos e tomem decisões estratégicas. Essa abordagem estimula a criatividade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades transferíveis. O Novo Pac-English apresenta como diferencial o protagonismo da música, utilizando-a como elemento-chave para aumentar o engajamento dos jogadores com o jogo e promover a sua interação com a aprendizagem. Por meio de instrução implícita, desafios musicais oportunizam aos jogadores a prática e o aprimoramento de suas habilidades de pronúncia de forma lúdica e envolvente. A pesquisa inclui a fase de desenvolvimento do jogo, levando em consideração aspectos de usabilidade, jogabilidade, repetibilidade e de design instrucional, com base em realização de testes e avaliações para assegurar a operacionalização dos princípios teóricos estudados via programação. As metodologias de pesquisa adotadas incluem, além da revisão bibliográfica, uma descrição pormenorizada da primeira versão do jogo – Pac-English – e a descrição, também detalhada, do desenvolvimento do Novo Pac-English, com a explicitação e explicação das escolhas feitas. Espera-se que esta tese contribua para o avanço das pesquisas na área de aprendizagem de línguas por meio de jogos educacionais. Além disso, espera-se que o Novo Pac-English seja testado e validado em breve e que seja desenvolvida a sua versão comercial, para que ele possa vir a ser utilizado como uma ferramenta eficaz no contexto educacional, auxiliando crianças brasileiras no desenvolvimento de suas habilidades de pronúncia em inglês, de maneira divertida e interativa.

Descrição

Palavras-chave

Jogos educativos, Aprendizagem implícita, Língua inglesa - Pronúncia, Aprendizagem autônoma, Aquisição de segunda língua

Citação