Doutorado em Estudos de Linguagens

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    Fractal de aprendizagem: motivação, autonomia e interação no ensino e na aprendizagem sob o paradigma da complexidade
    (2023-12-11) Oliveira, Mateus Esteves de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4673632309231847; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio; Távora, Antônio Duarte Fernandes; Silva, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
    Nesta pesquisa, buscamos demonstrar, com base no paradigma da Complexidade, a relação existente entre motivação, autonomia e interação — a nosso ver, basilares na construção do conhecimento —, para defendermos a tese de que a articulação e o encadeamento entre esses três fatores caracterizam o que denominamos “fractal de aprendizagem”. Para isso, partimos da reflexão sobre o pensamento complexo do filósofo Edgar Morin (2003, 2011) e das teorias que compõem esse paradigma, tais como a dos Sistemas Adaptativos Complexos na perspectiva de Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Bertalanffy (2010), Paiva e Nascimento (2009); a do Caos (Lorenz, 1993; Gleick, 1989) e a dos Fractais (Mandelbrot, 1967, 1982 e 1998), também conhecida como a Geometria do Caos. Nesse sentido, com o fito de correlacioná-las com teorias de aprendizagem recorrentes no campo educacional da atualidade, construímos um aporte teórico embasado em Piaget (1973, 1976, 1999), sobre a interação com o meio e com o objeto; em Vygotsky (1984, 2001, 2005), a respeito da interação com o meio social; em Freire (2017), no que tange ao conhecimento prévio do educando e à autonomia; e em Long (1983) e Ellis (1999), a respeito da Interaction Hypothesis. Tal fundamentação teórica se apoia em conceitos do paradigma da complexidade que, também, embasam a discussão sobre o emprego da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC) como um design pedagógico inovador. Ademais, com o objetivo de identificar e de descrever o fractal de aprendizagem subjacente a essas abordagens teóricas e à DIPAC, geramos os dados com docentes da educação básica estadual de Minas Gerais inseridos na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores a essa regional, que teve como foco o emprego da DIPAC e de metodologias ativas. O problema gerador da pesquisa adveio da necessidade de superação das barreiras da cultura escolar linear. Professores e pesquisadores, imersos na realidade repleta de fatores sociais, econômicos, históricos e políticos, se veem desafiados a adotarem práticas pedagógicas que não apenas rompam com o paradigma tradicionalista de educação, mas que também motivem os estudantes a buscarem e a construírem conhecimentos de maneira autônoma e significativa. Nesse contexto, a motivação se destaca como um fator primordial nos processos de ensino e de aprendizagem, cuja compreensão vai além da identificação de sua manifestação. A tese defende a necessidade de os professores desenvolverem conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos, a fim de estimulá-los na busca autônoma do conhecimento e propõe a introdução do paradigma da Complexidade nas práticas docentes, desafiando crenças fossilizadas sobre ensino e aprendizagem. Argumentamos também que os processos educativos são intrinsecamente influenciados por conjunturas sociais, econômicas, históricas e políticas, bem como pelas experiências vivenciadas por estudantes e professores. Os objetivos delineados apontam para a investigação de indícios de geometria fractal nas relações entre motivação, autonomia e interação nos processos de ensino e de aprendizagem e a metodologia envolve a correlação do design pedagógico da DIPAC com esses fatores, a categorização de traços característicos da Complexidade nas narrativas dos professores e a identificação de indícios da geometria fractal nos dados gerados para a pesquisa. Os resultados, obtidos por meio de questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas, foram analisados sob os preceitos metodológicos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e sistematizados em 11 categorias de análise. Após esse trabalho, pudemos ilustrar a proposta do fractal de aprendizagem, evidenciando, assim, que a aprendizagem ocorre por meio da relação entre motivação, autonomia e interação, de modo a estimular e a desenvolver o protagonismo estudantil na formação do próprio conhecimento. Na conclusão, ficou demonstrado que a pesquisa atingiu seus objetivos ao correlacionar as propriedades fractais com a aprendizagem, ao ressaltar traços complexos na DIPAC e a relevância de metodologias ativas na educação e ao propor a superação do ensino tradicionalista, estimulando, desse modo, o protagonismo estudantil alinhado às diretrizes educacionais nacionais. Para além disso, finaliza-se com a proposição do conceito de fractal de aprendizagem e sua aplicabilidade em diferentes níveis e modalidades de ensino, enfatizando, assim, a importância da formação contínua de professores e de investimentos na transformação do sistema educacional brasileiro. A pesquisa não apenas identifica desafios, mas também indica soluções teoricamente fundamentadas com vistas a aprimorar o panorama educacional do país.
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    Plataformização do texto: reconfiguração de práticas de escrita e edição a partir de mediações algorítmicas do Google
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-25) Cruz, Luana Teixeira de Souza; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3272607526465335; Ribeiro, Ana Elisa; Coscarelli, Carla Viana; Costa, Verônica Soares da; Vecchio, Pollyana Mattos; Silva, Rogério Barbosa da
    A produção, circulação e leitura de textos em ambiente digital estão atravessadas pelas plataformas online. Por isso, vivemos uma cultura digital pós-plataformas cada vez mais implicada pela comunicação mediada por algoritmos e pela tradução de tudo em dados numéricos. Esta pesquisa investiga a reconfiguração das práticas de escrita e edição a partir das lógicas algorítmicas do Google, que se firmou como uma plataforma infraestrutural capaz de ordenar, filtrar e selecionar a produção imaterial online. A incorporação de técnicas em resposta às demandas de ranqueamento do Google é comum e praticada de modo ambivalente por produtores e editores de texto. A ambivalência está no fato de que esses produtores se sentem, por um lado, na condição de ter que equilibrar seu trabalho entre a relevância para públicos e para algoritmos; por outro, muitos deles criam táticas de produção que parecem vencer a caixa-preta do Google em nome da performance de conteúdos. Esta pesquisa tem como suporte teórico a Linguística Textual, com referências que compreendem o texto não com base em sua essência, mas, sim, diante de suas condições de produção, circulação e leitura, ou seja, a partir da sua existência. Como inspirações metodológicas, temos os Estudos de Plataformas, Estudos de Algoritmos e Métodos Digitais, que têm matrizes conceituais originárias dos Estudos de Ciência e Tecnologia. Recorremos também aos Estudos de Busca na Web, que, por sua vez, alimentam-se de ideias do campo de Recuperação da Informação. No percurso de pesquisa, integramos duas etapas de métodos qualitativos: 1) análises documentais da plataforma de busca Google, para compreensão de funcionamento e governança; 2) experiências de escrita e edição de textos, em um espaço simulado no WordPress.com, para observar as práticas incorporadas por produtores e editores. O corpus da etapa 1 é composto por documentos que têm ênfase jurídica e tentam proteger o Google de atitudes danosas praticadas por seus usuários. Também há documentos que dizem respeito às expectativas da plataforma sobre o que é apropriado ou não durante o uso do motor de busca e, ainda, sobre o que é ideal para alcançar melhores performances de circulação de conteúdo. O corpus da etapa 2 é composto por cinco textos que representam diferentes modos de produção, objetivos, públicos e gêneros discursivos. Na análise, emergiram cinco categorias que nos permitem entrelaçar a elegibilidade algorítmica do Google com as práticas de escrita em ambiente digital. Concluímos que a plataformização do texto é o fenômeno composto pelo atravessamento de critérios algorítmicos e normatizações, definidas pelas plataformas de busca, na escrita e edição. Demonstramos que o Google mudou nosso jeito de escrever, porque consolidou como quase inevitável seu modelo de indexação e classificação, que tensiona produtores de texto a redigir pensando em uma relevância mitológica. Esse tensionamento faz surgir o texto pós-plataformas, de caráter imanente e contingente, que se constrói de modo hipertextual, pela natureza do meio e dos processos de leitura, e em atenção ao desempenho para a visibilidade.
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    Mors certa, hora incerta: figurações da morte em Bernardo Carvalho e Javier Marias
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-10) Freitas, Amanda Lopes de; Santiago Sobrinho, João Batista; Pozuelo Yvanco, José Maria; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/6830310718895399; Santiago Sobrinho, João Batista; Xavier, Joelma Rezende; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Pozuelo Yvanco, José Maria; Perez, Diego Cardoso; López, Carmen Maria López; Gomes, Laurici Vagner
    A relevância desta pesquisa consiste em propiciar a elaboração de um pensamento crítico a respeito do que diz a literatura contemporânea em seu universo, valorizando uma perspectiva problemática, desde o senso comum até estatuto crítico do conceito Morte. Fomenta-se, por meio desta investigação na área da Literatura Comparada, um diálogo entre Literatura, História e Filosofia, enriquecendo a literatura como espaço privilegiado de diálogo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, amparada na metodologia de pesquisa bibliográfica, nosso principal objetivo é o de investigar as figurações da morte nas literaturas dos escritores Javier Marías e Bernardo Carvalho, através dos textos Mañana en la batalla piensa en mí (1994), Berta Isla (2017) e Simpatia pelo demônio (2016). Em um segundo momento, buscar-se-á um diálogo entre a análise literária e o pensamento filosófico extemporâneo de Friedrich Wilhelm Nietzsche, desenvolvendo uma investigação sobre as afinidades entre as narrativas e os conceitos criados pelo filósofo.
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    O léxico no ensino de português língua estrangeira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-10) Franken, Everton Luiz; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6445885261332043; Silva, Renato Caixeta da; Coura Sobrinho, Jerônimo; Dell' Isola, Regina Lúcia Péret; Leroy, Henrique Rodrigues
    Ao abordar a exploração do léxico em uma coleção de livros didáticos de português como língua estrangeira (PLE), discuto sua relevância para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e de práticas sociais no ensino e na aprendizagem da língua-alvo. Com o objetivo de analisar e discutir a abordagem lexical explícita (ELE) nos livros-texto e livros de exercícios do ciclo básico e intermediário da coleção Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros, demarco as diferentes formas de exploração do léxico e apresento uma compilação de subcategorias de análise das atividades da coleção, conforme o propósito didático das atividades. Essa categorização visa à proposição de uma matriz, para o auxílio de professores, elaboradores de materiais didáticos e pesquisadores do léxico, na perspectiva da Linguística Aplicada ao ensino de línguas, no intuito de compreender melhor a forma de empregá-las de modo sistemático nas aulas de língua estrangeira (LE). Este estudo é de cunho qualitativo e de natureza aplicada. Em relação aos seus objetivos, esta pesquisa é de caráter descritivo e propositivo, pois se propõe a investigar e descrever o tratamento conferido ao léxico em unidades didáticas (UDs) voltadas para estudantes de PLE. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi feito o levantamento das atividades com ênfase na exploração lexical explícita nas obras selecionadas. Para delimitar o corpus, separei as atividades que trabalham com palavras ou expressões “lexicais”, segundo a definição de Genouvrier e Peytard (1973). Depois da seleção, os extratos foram analisados com base na interpretação dos objetivos subjacentes às atividades, fundamentando-se nos descritores definidos na categorização proposta. Esses descritores, divididos em subcategorias, foram compilados em uma matriz, servindo de referência para a verificação do propósito das atividades com vocabulário. Num segundo momento, os extratos foram analisados por um interavaliador, seguindo os mesmos critérios das subcategorias. Os dados do interavaliador foram compilados e comparados com a análise deste pesquisador, a fim de verificar a aplicabilidade da categorização para análise dos livros didáticos (LD). A comparação dos resultados mostra que a categorização aplicada pelo pesquisador e pelo interavaliador, no corpus, coincide em 88% das atividades. A equiparação entre as tabulações propõe que a categorização apresenta descritores válidos para observar o propósito das atividades com foco na exploração lexical, tendo em vista o baixo percentual de divergências na análise das atividades. Observa-se que as divergências justificam-se, sobretudo, pela subjetividade da interpretação do corpus. Para sugerir que os descritores da matriz possam ser aplicados em diferentes materiais didáticos (MD), levo em conta que as subcategorias já tinham sido observadas na investigação da competência lexical em UDs de um portal de ensino de PLE, num estudo prévio a esta tese (FRANKEN, 2016) e, neste estudo, foram revisadas por um especialista na área de LE. Dessa forma, nesta tese, revisito a categorização proposta em um estudo anterior e ratifico sua relevância e aplicabilidade por meio de uma revisão por pares no corpus selecionado.
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    A multidão, o comum e a autoria: Rosângela Rennó e o projeto multitudinário das imagens
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-24) Silva, Reinaldo Ziviani da; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/7985867384251661; Soares, Leonardo Francisco; Fonseca, João Barreto; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Alves, Mírian Sousa
    A presente pesquisa tem seu foco na obra da artista Rosângela Rennó e nas circunstâncias que giram em torno do conceito de multidão. Primeiramente, buscou-se elaborar uma espécie de genealogia de sua forma de operar com coleções e arquivos imagéticos, fotográficos ou textuais verbais. Evidencia-se em seu empreendimento de ecologia da imagem uma ação arqueológica que mobiliza discursividades por meio de arquivos apropriados e recolocados em circulação. Num segundo momento, procurou-se aproximar esse processo criativo da artista da noção contemporânea de multidão, principalmente do ponto de vista adotado por Antonio Negri e Paolo Virno. Para tanto, norteou-se a pesquisa convergindo-a para a instalação Operação Aranhas / Arapongas / Arapucas (2014-2016). Além de dar o ensejo a pensar a multidão como estrutura coletiva não centralizadora que tem seus ecos na forma de Rennó pensar e configurar sua arte, traz à tona momentos importantes de manifestação política coletiva no Brasil – a Passeata dos Cem Mil (1968); o Movimento das Diretas e as manifestações de Junho de 2013. Vislumbram-se, assim, as circunstâncias para se confrontarem imagens e sentidos dos ataques a nossa frágil democracia em cenários diversos que se aproximam nas montagens de Rennó. Além disso, discutiu-se brevemente a relação entre a estrutura coletiva multitudinária, as condições de produção de um comum do ponto de vista cultural, bem como papel da arte nesse âmbito. Num terceiro momento, discute-se a relação entre dispositivos de controle, formação de subjetividades e a produção de formas coletivas comuns. Por consequência, buscou-se refletir a respeito das formas de elaboração artística e intelectual que, atualmente, questionam a autoria em sua forma individualizada. Identificando o trabalho de Rennó muito centrado nessa perspectiva, pode-se pensar na autoria coletiva por processos de apropriação como a formulação de uma atitude revolucionária. Compreende-se seu trabalho como a mobilização da multidão de imagens como uma rede de produção de significados contra-hegemônicos. Somando-se a esse tema, chega-se ao tema que permea toda essa pesquisa, o desafio da construção de uma comunidade, diante da diversidade de formas contidas na multidão.
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    Vestígios de uma trajetória critativa : a comunidade fílmica e o limiar em Era o hotel Cambridge
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-21) Matos, Cristiane Lage de; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/2021361749027350; Menezes, Roniere Silva; Guimarães, Raquel Beatriz Junqueira; Lopes, Erika Savernini; Alves, Mirian Sousa; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves
    Esta pesquisa analisa a questão das fronteiras, do exílio e da comunidade na construção da escrita e da produção do filme Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé, roteirizado por Eliane Caffé, Inés Figueiró e Luiz Alberto de Abreu, com a participação de diferentes coletivos. Elaborado a partir de um espaço ocupado pelos sem-teto, refugiados, exilados, migrantes e imigrantes, por uma comunidade em construção, o filme evoca tensões estéticas, políticas e sociais. Procura-se compreender o período chamado de retomada do cinema brasileiro e as possíveis mudanças provocadas pelo estímulo às produções deste período. O espaço e seus fluxos podem ser demarcados, perdidos, esquecidos ou reconfigurados. Nesse contexto, os territórios criados pelo filme se desfazem e ressurgem ressignificados. Entende-se o filme como um território constantemente reconfigurado pelas relações que se territorializam e reteritorrializam no contexto do edifício ocupado. O espaço propicia diferentes configurações de comunidades, por meio do qual se reorganiza o processo criativo e as relações.
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    “Eu não sabia o que era uma fotorreportagem” : pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Silva, Renato Caixeta da; Fuzer, Cristiane; Silva, Elaine Kendall Santana; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunosparticipantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.
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    Produção colaborativa de textos com mediação digital: um estudo no ensino médio à luz da noção de multiletramentos
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-09) Moreira, Carla Geralda Leite; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/7422090615099473; Silva, Renato Caixeta da; Ribeiro, Luiz Antônio; Barbosa, Vânia Soares; Coscarelli, Carla Viana
    A educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) pode ocasionar muitas dúvidas na sociedade contemporânea. De modo geral, algumas instituições escolares não dispõem de um plano pedagógico que intencione o uso efetivo das TDICs nas disciplinas escolares. É sabido que o emprego de tecnologias digitais ematividades que não contenham um propósito real pode não atender às expectativas do docente e do discente. Por isso, é muito importante que o professor, antes de propor alguma tarefa intermediada pelas TDICs, considere o contexto da escola e,principalmente,o perfil dos alunos. Dessa forma, esta tese apresenta uma investigação sobre aprática da escrita colaborativa, por meio do ambiente digital Google Docs. A hipótese que orientou este estudo parte da ideia de que o convívio dos alunos com outros indivíduos, associado às diversas práticas de leitura e escrita, pode contribuir de maneira positiva para a construção de um texto, bem comopropiciar o desenvolvimento de alguns (novos) multiletramentos dos estudantes. Quanto à metodologia, utilizou-se como forma principal para a coleta de dados a técnica de grupo focal e, de maneira secundária, o questionário. Logo após, com o intuito de observar o processo de escrita colaborativa dos alunos, seguiu-se uma linha de análise que privilegiou o tipo de processo colaborativo, tendo em vista a taxonomia proposta por Posner e Baecker (1992), os recursos colaborativos utilizados pelos alunos, as funcionalidades do Google Docs e os tipos de operação de edição, conforme abordagem de Fiad (1991). A partir das análises, percebeu-se que o exercício de produções textuais colaborativas realizadas por meiode um ambiente digital pode oportunizar as interações entre os próprios alunos da equipe, entre eles e as ferramentas digitais e, ainda, entre seus textos e discursos. Sendo assim, acredita-se que as tarefas colaborativas (quando contextualizadas) podem ser capazes de aperfeiçoar os (multi)letramentos dos discentes, o que abre espaço para uma reflexão acerca da multiplicidade urbana, cultural e semiótica de constituição de textos.
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    Com a palavra, Carlos: figurações da técnica na poesia drummondiana
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-07) Cota, Gláucia Maria de Carvalho; Sobrinho, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/8241479193799861; Alves, Mirian Sousa; Coelho, Olga Valeska Soares; Ribeiro, Guilherme Trielli; Prado, Rafael Lovisi
    O que se busca nesta pesquisa é pensar a técnica – o signo – em sua potência constitutiva e seus desdobramentos, considerando sua complexa multiplicidade, seus mecanismos de controle, de hegemonia e de apropriação. O exame se fará por um viés filosófico transcendental, a partir da análise de poemas que ora anunciam, ora denunciamum mundo de complexos aparatos tecnológicos, os quais ressignificam as linguagens e os comportamentos e dão novas formas à cultura. Nossa questão problemática fundamental é estudar como o desenvolvimento acelerado e o advento de novas técnicas manifestam-se na escritura de Carlos Drummond de Andrade, poeta de leitura essencial para a compreensão das forças no século XX e do ideário da modernidade. A esse propósito soma-se, portanto, o de investigar a relação da poesia drummondiana com seu tempo e seu contexto: as interpretações que tece Drummond sobre o que observa e vivencia. Sua escolha de palavras para falar das mudanças verificadas e o tom que dá aos seus poemas fazem do escritor itabirano um tipo especial de espectador da época, capaz de anunciar e analisar criticamente o porvir. Sendo assim, aspiramos a explorar a lírica drummondiana, articulando-a com a escalada da técnica e ressaltando a dimensão antecipatória das maquinações, elencadas pelo poeta. Embora a arte não suporte outra composição senão a estética e, assim, o plano de criação esteja sempre em foco, não se trata, aqui, de fazermos um estudo sobre a técnica poética, mas da problematização, pela voz de Drummond – poeta e personagem –, de um século assinalado pelo uso acelerado de tecnologias continuamente aperfeiçoadas e por seus desdobramentos.
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    Análise do discurso de professores e alunos sobre o livro didático de História em uso
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-10) Oliveira, Paula Ricelle de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6882627771050638; Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira; Andrade, Luísa Teixeira; Goodwin Júnior, James Willian; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
    Esta pesquisa tem como tema o livro didático de História no contexto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mais especificamente, o olhar de docentes e discentes sobre esse material. A proposta de pesquisa busca analisar, no discurso desses sujeitos, quais avaliações eles fazem do livro didático de História e quais experiências são construídas nas relações de uso desse material. Além disso, também é objetivo desta proposta de trabalho comparar os discursos desses sujeitos com o Guia do livro didático do PNLD na tentativa de entender as semelhanças e divergências construídas em torno do uso desse material. Para tal trabalho, foram selecionados professoras e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes públicas de ensino municipal e estadual situadas na cidade de Belo Horizonte. Para coletar os dados, utilizei como primeiro procedimento a observação de campo, seguido de entrevista com as professoras para finalizar com a aplicação de questionários aos alunos. A análise de todo o material empírico coletado foi impulsionada pela questão que norteia esta pesquisa, ou seja, perceber e analisar os discursos que professoras e alunos constroem sobre e a partir do uso do livro didático de História com base na análise linguística dos dizeres desses sujeitos, bem como a comparação desses discursos com as resenhas das obras nos Guias dos Livros Didáticos. Para tanto, os discursos sobre os usos dos livros didáticos de História coletados por meio de entrevistas (professoras) e questionários (alunos) foram analisadas a partir dos itens lexicais e/ou das construções linguísticas presentes nos dizeres desses atores em conformidade com a proposta de análise apresentada por Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007), os Sistemas da Avaliatividade e Ideação, numa perspectiva sistêmico-funcional de linguagem. Sob a concepção da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2008), busquei analisar os discursos construídos em torno do livro didático de História por parte dos atores que dão significado à sua existência percebendo seus múltiplos significados de usos e ampliando a possibilidade de uma visão mais crítica do papel que esse material ocupa nas práticas pedagógicas do cotidiano da sala de aula, sem desconsiderar a circunstância social na qual a escola se situa. Os resultados mostram que o livro didático de História é utilizado, em sua grande maioria, para leituras e atividades. Os estudantes reconhecem a importância desse material em seu processo de aprendizagem, por isso expressam, majoritariamente, avaliações positivas. As professoras avaliam e utilizam os livros mediante as suas perspectivas de ensino de História. Os dados aqui levantados permitem concluir que o livro didático de História é frequentemente utilizado em sala de aula, configura-se como um dos mais importantes objetos de apoio pedagógico para as docentes e principal meio de estudo da disciplina de História pelos discentes. Espero que esta pesquisa contribua para a compreensão da importância da política pública do PNLD no âmbito da educação e a necessidade de manter e aprimorar esse programa, seriamente ameaçado pela política vigente.
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    As identidades dos sujeitos da cena underground heavy metal e punk de Belo Horizonte Identidade social
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-30) Coelho, Patrícia Rodarte Silva Gomes; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/9830125817101491; Caetano, Paulo Henrique; Lopes, José de Sousa Miguel; Cabral, Cleber Araújo; Parreiras, Vicente Aguimar
    Este trabalho aborda a construção das identidades dos sujeitos da cena underground heavy metal e punk da cidade de Belo Horizonte. A cena underground realiza várias produções artísticas: músicas, letras, capas de discos, vestimentas, produções audiovisuais e outros. Os processos de identificação das pessoas acontecem por meio de experiências através dos sentidos, com os signos, pela convivência social e outros elementos estéticos. Para entender esta dinâmica da formação de identidades, foi proposta a teoria de cinco peles de Hundertwasser: epiderme, vestuário, casa, meio social e identidade, e meio global. As identidades são determinadas por pensamentos, convivência e posições políticas diante de injustiças sociais. Suas manifestações estéticas não se separam das manifestações políticas: São formas de resistência e sobrevivência da cultura.
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    Romeu e Julieta: uma releitura realizada pelo Grupo Galpão
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-21) Sá, Cláudia Márcia Mafra de; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/5043629582963130; Silva, Renato Caixeta da; Alves, Mirian Sousa; Galery, Maria Clara Versiani; Gonçalves, José Luiz Vila Real
    O objetivo desta pesquisa é analisar a releitura realizada pelo Grupo Galpão na idealização, montagem, encenação e filmagem de Romeu e Julieta para uma apresentação ao ar livre. Fui irremediavelmente atraída por essa produção, principalmente, pela leveza e alegria conseguidas com o artifício engendrado em unir comédia a um texto intrinsecamente trágico. A estratégia do Grupo Galpão foi alcançada por meio da integração de elementos circenses, da commedia dell’arte e da música e palhaçaria ao roteiro shakespeariano. Na Romeu e Julieta, do Grupo Galpão é possível identificar leituras que remetem à aculturação do roteiro inglês em uma montagem brasileira resultante de uma antropofagia cultural, como gostaria Oswald de Andrade ou transcriação, segundo a Teoria de Haroldo de Campos. O trabalho produzido pelo grupo mineiro evoca transposições para linguagens diversas que vão muito além – da nem sempre simples – versão de uma língua para outra. As principais questões desta pesquisa estão relacionadas à tradução e aos estudos de linguagens. Pois, embora o script de Shakespeare tenha sido mantido através de uma tradução para o português bem fiel ao original em língua inglesa, a montagem reflete a originalidade provida pelas diferentes linguagens utilizadas na Romeu e Julieta, do Grupo Galpão. O corpus no qual o estudo foi baseado é composto do DVD Romeu e Julieta na Praça do Papa, uma filmagem do espetáculo realizada em 2012, em Belo Horizonte; do roteiro original de Shakespeare, em língua inglesa; da tradução do original para a língua portuguesa feita por Pennafort (1940) e da Romeu e Julieta, uma releitura de Brandão (2007) para o teatro de rua.
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    Articuladores de leitura: uma análise da proposta de formação de leitores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Minas Gerais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-21) Félix, Chrisley Soares; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/1324611054730290; Parreiras, Vicente Aguimar; Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas; Ribeiro, Guilherme Trielle; Aragão, Cleudene de Oliveira
    O trabalho apresentado teve como objetivo investigar um projeto da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG), fruto de políticas públicas de incentivo à leitura, denominado “Articuladores de Leitura”. No percurso de pesquisa buscou-se relacioná-lo ao processo de formação de leitores literários, entendendo os caminhos traçados para que o projeto tivesse êxito, desde sua concepção até a execução de ações dentro do espaço escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica relacionada às temáticas investigadas e pesquisa em campo que favorecesse o acompanhamento não apenas do processo de formação dos sujeitos envolvidos nas formações (denominados “articuladores de leitura”) como também os desdobramentos da formação nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). Para o embasamento teórico e análise dos dados coletados foram utilizados como referenciais teóricos estudos relacionados à área da literatura, formação de mediadores, formação de leitores e leitura literária. No processo de pesquisa em campo, algumas facetas foram investigadas, como: o processo de organização da formação oferecida aos articuladores; a maneira como os encontros de formação foram conduzidos; a forma como os articuladores de leitura se apropriaram dessa formação; os percursos para implementação de um projeto institucional de fomento à leitura literária nas escolas e a contribuição da formação; os impactos desses projetos no processo de formação do leitor literário dentro das escolas. Nesse percurso investigativo, foi constatado que a formação oferecida aos articuladores possibilitou ampliação de seus conhecimentos relacionados a práticas de formação de leitores literários, apresentando metodologia e concepções teóricas que contribuíram para a formação de qualidade. Além disso, as formações proporcionaram, aos articuladores, momentos de trocas e discussão coletivas sobre a escrita e efetivação do projeto, aspecto culminante da proposta do “Articuladores de Leitura”. Constatou-se também que poucas escolas conseguiram construir e colocar em prática o projeto institucional dentro do prazo estipulado, tendo em vista situações como a troca de articulador dentro da escola e a falta de espaços e tempos para momentos coletivos de trocas e reflexões para encaminhamentos. Por fim, a partir da investigação nas escolas, identificou-se que há ainda muito que se avançar em relação a escrita e desenvolvimento de um projeto de fomento à leitura literária. Percebeu-se que ações institucionais contribuem para a formação dos estudantes, despertando a curiosidade e o desejo pela literatura. O uso de diversas estratégias favorece o desenvolvimento dos estudantes e amplia as possibilidades de leitura, formando-os como leitores literários. Entretanto, apesar da qualidade da proposta oferecida pela RME-BH e da formação ofertada junto ao CEALE, ainda é preciso articular estratégias para que haja momentos de reflexão coletiva na escola, bem como criação e efetivação conjunta de práticas de formação de leitores literários.
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    Por uma arquitetura pedagógica para a educação híbrida no IFES: adoção de um AVA para ensino de língua portuguesa, sob a perspectiva dos sistemas adaptativos complexos e da rede social na EPTNM
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-30) Aurélio, Renato Pereira; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/0139264188166274; Pinto, João Rodrigue Pinto; Ferreguett, Cristhiane; Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e; Pinheiro, Marta Passos
    No presente estudo, situado no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, procurou-se investigar as potencialidades das tecnologias digitais de informação e comunicação e da Educação a Distância para o ensino presencial, convergindo para a Educação Híbrida, tendo em vista os processos de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Neste sentido, reflete-se sobre a implementação de uma sala virtual — elaborada sob os parâmetros do Design Pedagógico — com seus aspectos interativos e multissemióticos, favorecedores das práticas educativas de LP. Partindo da descrição sobre a trajetória da EaD, identificam-se as características (recursos e modos de interação) em cada momento histórico, culminando com a condição ubíqua e pervasiva da Sexta Onda da EaD. Apresenta-se a contextualização da Era Digital e da cibercultura, que fundamentam a emergência da Educação Híbrida. Em seguida, discute-se sobre a importância da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, resgatando o papel social da Rede Federal, com a constituição dos Institutos Federais (incluindo o Ifes), como integrantes de um conjunto de políticas públicas para a democratização da educação, num sistema do qual faz parte o campus Montanha, em que foi realizado o estudo. Aborda-se, assim, sobre o processo de institucionalização da EaD e da Educação Híbrida na Rede Federal e no Ifes, caracterizando a existência de um modelo pedagógico relacional, que ampara uma Arquitetura Pedagógica para a Educação Híbrida identificada. Em seguida, são descritos alguns tipos de ambientes virtuais de aprendizagem, com foco na Plataforma Moodle, utilizada para a prototipação da sala virtual para o componente Língua Portuguesa no âmbito do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado, ofertado no campus Montanha. Para isso, foi implementado o Projeto Linguagem e Tecnologias Digitais (PLTD), embasado na fundamentação do estudo sobre alguns referenciais curriculares que recomendam um ensino de linguagem e LP pautado nas tecnologias digitais e na Educação Híbrida, dentre os quais, as DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio), a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPTNM. A partir de uma abordagem qualitativa, foram aplicados os procedimentos do estudo de caso e da pesquisa-ação no desenvolvimento da investigação, seguindo a perspectiva criativa e colaborativa do Design Thinking e suas etapas. Nas avaliações sobre o PLTD, pelos stakeholders, foram contemplados os aspectos interacionais que caracterizam o AVA como um Sistema Adaptativo Complexo e como uma Rede Social. As interfaces geradas na Plataforma Moodle, sob as demandas de usabilidade, design gráfico e fatores humanos, foram analisadas sob esta ótica, considerando-se o referencial mobilizado. Os resultados da pesquisa apontam para uma utilização produtiva da sala virtual, tendo em vista a empatia dos professores do campus Montanha, bem como a aprovação da turma aludida e do respectivo professor de Língua Portuguesa, quanto à participação no PLTD. Com a apropriação da AP para a Educação Híbrida e do modelo pedagógico relacional, foi possível estabelecer um repertório teórico e experiências práticas de ensino de LP no contexto da Era Digital, que colaboraram para a compreensão dos aspectos multimodais de utilização da linguagem no ciberespeço, possibilitando, especialmente aos discentes, uma aprendizagem ancorada no letramento digital.
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    Estamos ao vivo: estratégias discursivas em uma transmissão direta na televisão
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-05) Silva, André Luiz; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; Silva, Giani David; Santos, Simone de Paula; Rolim, Wiliane viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Andrade, Antônio Augusto Braico; Silva, Renato Caixeta da
    Nesta tese, investigamos as estratégias discursivas em transmissões diretas televisivas de grandes acontecimentos noticiosos em situações de tragédia a partir dos pressupostos epistemológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, especificamente a que assume uma perspectiva de discurso tal como o fez/faz Patrick Charaudeau. Nosso objeto empírico foi a cobertura “ao vivo” que a Globo News realizou sobre o acidente aéreo envolvendo membros da Associação Chapecoense de Futebol, profissionais da imprensa e tripulantes da empresa LaMia, ocorrido em 29 de novembro de 2016, próximo a Medellín, na Colômbia. O fato de o grande acontecimento noticioso ser “ao vivo” e não ter sido pré-planejado faz dele um gênero singular dentro dos Estudos de Linguagens, tornando-se um instigante corpus de pesquisa. Isso induz a uma realização discursiva mais autêntica em relação àquela que normalmente ocorre em outros gêneros televisuais, gravados e “ao vivo”, por se tratar de um texto em ato, em enunciação. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, identificar elementos característicos da transmissão direta, a fim de diferenciá-la de outros sistemas técnicos de representação, para, posteriormente, analisar o processo diegético instituído pela emissora, considerando as estratégias discursivas implementadas e o modo como se dá a cadência sintático-discursiva da transmissão. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e observamos sistematicamente a transmissão direta da Globo News, analisando a grade programática da emissora, os sujeitos (âncora, repórter/correspondente, comentarista e entrevistado) e os dispositivos cênicos (cenário/estúdio, planos/enquadramentos, movimentos/cortes e elementos sintáticos) pertencentes aos espaços midiático e social da cobertura “ao vivo”, de modo a nos aprofundar no todo da diegese narrativa. Entre os resultados obtidos, constatamos que a concepção do TU destinatário se deu não apenas pelas emissões jornalísticas, mas pelas publicidades e propagandas presentes no direto; o grande acontecimento noticioso caracterizou-se por mobilizar uma quantidade considerável de enquadramentos temáticos possíveis; o âncora foi o verdadeiro pivô do jogo proposto pela instância de produção, pois utilizou os modos discursivos, mediou (ou mesmo conduziu) a relação entre o telespectador e seu acesso ao grande acontecimento noticioso e concedeu turnos de fala durante a cobertura “ao vivo”; a participação do repórter e/ou comentarista foi uma estratégia discursiva calcada, ao mesmo tempo, numa visada de credibilidade, mas, sobretudo, de captação, já que boa parte das informações trazidas por eles poderia ser dita da redação pelo âncora; o comentarista, embora lance mão, principalmente, do modo de organização argumentativo, ou do “acontecimento comentado”, definiu-se pela ausência de rigor de seus enunciados, sendo mais uma estratégia de captação da Globo News e de preenchimento dos “vazios” da emissão, momentos em que não houve novas informações sobre o grande acontecimento noticioso; o especialista usou de um engajamento distanciado, externando sua opinião a partir de um notório saber, mas de maneira prudente, por meio de um argumento calcado na hipótese e na suspeita, sua participação esteve ligada ao acontecimento provocado, e não ao acontecimento comentado, como no caso do comentarista; o entrevistado variou entre uma autoridade, uma testemunha ou um parente das vítimas e sua participação se deu por uma estratégia de credibilidade (autoridade e testemunha) ou por uma estratégia de captação (parente das vítimas), tendo um engajamento mais distanciado (autoridade e testemunha) ou um engajamento mais evidente e patêmico (parente das vítimas); a composição cenográfica alternou entre autorreferencial, decorativa e modular no espaço midiático, e hiper-real, autenticada e simulada no espaço social; o plano de maior recorrência foi o médio, em que os sujeitos são enquadrados da cintura para cima, e o primeiro plano, do busto para cima, denotando uma distância social entre a emissora e o telespectador; o movimento de câmera foi raro, mas teve seu lugar em determinadas emissões, como no Estúdio I, por seu “tom” menos formal, ou quando se buscou um efeito patêmico, como na entrevista com parentes de vítimas, em que a dor foi realçada; o crawl teve como característica o funcionamento modular (blocos de textos), binário (sintático), circular (repete-se) e, em algumas vezes, temático, mas, discursivamente, mostrou-se uma estratégia discursiva de captação e concorrência com outros dispositivos cênicos. Por fim, concluímos que a cobertura “ao vivo” da Globo News naquele dia 29 de novembro de 2016, por suas estratégias discursivas (sobretudo captação e mea-culpa), anseia por dar novas informações (lançando mão das mais diversas fontes) aliada à presença de sujeitos para sustentar o vazio da não novidade (comentaristas e especialistas) e uso de materialidades pouco frequentes no discurso midiático de informação (entrevista por telefone, exibição de fotos e de imagens em baixa qualidade), realizou uma cadência sintático- -discursiva que nomeamos de “rotunda midiática” para construir sua diegese narrativa
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    A sintaxe visual na poesia de Augusto de Campos: uma leitura estrutural
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-26) Silva, Julio Cesar de Abreu e; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/2946853022703193; Cadôr, Amir Brito; Azevedo, Mário César de; Rosa, Mário Alex; Moreira, Wagner José
    Este trabalho tem por objetivo o estudo da poesia de Augusto de Campos, que se compõe de elementos verbais, sonoros e visuais, mas esta pesquisa se deteve, sobretudo, nos aspectos gráfico-visuais da sua obra poética. Por certo, estes elementos não são separáveis e se articulam na unidade do poema. No entanto, a escolha desta direção de leitura procurou mostrar que sua poesia, ainda que o elemento verbal predomine, organiza-se através da estrutura gráfico-visual. Objetivou-se mostrar como os elementos visuais se organizam ao longo da obra e por quais procedimentos são colocados em circulação no poema. Os processos de execução criam aproximações entre os poemas que organizam conjuntos. A própria obra, como o poeta a estrutura, constitui-se deste forma, mas foi possível compor outros agrupamentos. Utilizou-se como escopo conceitual as teorias da poesia concreta e os ensaios do próprio Augusto de Campos, através do quais possibilitaram mostrar as influências em sua poesia. Contudo, outras referências mais abrangentes de Décio Pignatari, Fayga Ostrower, Flora Süssekind, Gonzalo Aguilar, Júlio Castanõn Guimarães e Rogério Barbosa da Silva contribuíram para a leitura da obra e assim obter outra perspectiva de leitura. Portanto, através de uma leitura gráfica, este estudo buscou descrever como os procedimentos visuais organizam a camada verbal do poema.
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    Narrativas terrificantes: o trágico em Rubem Fonseca, Lourenço Mutarelli e Fausto Fawcett
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-05-29) Cardoso, Jean Américo; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/4458929777489454; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Silva, Rogério Barbosa da; Cruz, Adélcio de Sousa; Godinho, Josué Borges de Araújo; Dutra, Roger Andrade; Xavier, Joelma Rezende
    Este estudo avalia três narrativas que fazem parte da ficção brasileira contemporânea: Feliz ano novo, publicado originalmente em 1975, de Rubem Fonseca; O cheiro do ralo (2002), de Lourenço Mutarelli; e Favelost (2010), de Fausto Fawcett. Para avaliação das narrativas buscamos uma concepção de trágico atravessada pela filosofia de Nietzsche e Deleuze. Concepção abrangente que foi apurada pelas próprias narrativas de nosso corpus até assumir-se como terrificante, uma noção que fazemos exercer a função de operadora de leitura do texto, do outro e do mundo. A elaboração das narrativas terrificantes é resultado da construção de pontes entre o território da filosofia e o território da literatura, territórios escriturais que se abrem forçados pelo conceito de fora. Conceito que Deleuze entende como inerente a atividade do próprio pensar, como possibilidade de desterritorializarmos-nos de nossos próprios pensamentos e nos reterritorializarmos em outros pensamentos. Atravessando territórios pensamos a contemporaneidade, fazemos com que o personagem conceitual deleuziano se encontre com o tipo nietzschiano para demarcarem uma diferença com o pensamento que se apega ao mesmo, à repetição, à recognição.
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    Narrativas filtradas, a edição no documentário: imagens e efeitos de sentido em “Vozes de Mariana”
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-05-15) Menezes, Flávia Pereira Dias; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/4447023986596249; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Santos, Simone de Paula dos; Pereira, Rafael Diogo; Arão, Lilian Aparecida; Lessa, Cláudio Humberto
    Edição, narrativas de vida, memória e discurso. A inter-relação dessas áreas norteia esta tese, em que temos o objetivo de analisar discursivamente as condições de produção e circulação de entrevistas em materiais audiovisuais midiáticos, de modo a percebermos o processo de edição e, consequentemente, a configuração de narrativas e a reconstrução da memória. Nesta pesquisa, procuramos investigar o processo de construção e mediação editorial de uma série documental produzida pelo jornal Estado de Minas, denominada Vozes de Mariana, abordando os atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, ocorrido em 5 de novembro de 2015. Em uma perspectiva analíticodiscursiva, tentamos abordar a edição por meio de três intervenções: primeiro, com base nos registros brutos dos vídeos realizados por jornalistas do Estado de Minas, a partir de um roteiro pré-definido, eles entrevistaram algumas pessoas que moravam nos distritos Bento Rodrigues e Paracatu, atingidos pela lama de rejeitos de minério; segundo, partindo de uma análise do mesmo material, mas já editado, em que há narrativas que resgatam as trajetórias de vida dos atingidos as quais são veiculadas no portal de notícias do Estado de Minas; e em terceiro, apoiados em uma perspectiva espaçotemporal, realizamos entrevistas com os mesmos sujeitos-enunciadores selecionados pelo jornal Estado de Minas, lançando mão das mesmas perguntas feitas pelos jornalistas, com o intuito de examinar a memória e perceber a composição de significados durante esses três processos. Para isso, o quadro teóricometodológico utilizado foi constituído com base nas proposições de Patrick Charaudeau, com a Semiolinguística e seus pressupostos. Contamos ainda com elementos da teoria do acontecimento e das questões da edição para tratar da maior tragédia ambiental com rejeitos de mineração do Brasil. Buscamos analisar também, nesta pesquisa, os espaços cênicos dos documentários, como planos, enquadramentos e ângulos. O corpus deste trabalho, as entrevistas que conduzem Vozes de Mariana, foi produzido a partir do rompimento da barragem da empresa Samarco e inspirado no livro Vozes de Tchernóbil, da jornalista e escritora ucraniana Svetlana Aleksiévitch, no qual os depoimentos das personagens das narrativas estão em primeira pessoa. Entre os resultados obtidos, constatamos que a participação dos jornalistas na condução das entrevistas apresentou função estratégica discursiva, pois conseguiram resgatar lembranças que sensibilizaram os entrevistados e, de certa forma, conseguiram emocioná-los. Concluímos que a edição dos documentários realizada com as narrativas dos atingidos da barragem, por suas estratégias discursivas, permitiu percebermos que, apesar de a produção audiovisual passar por vários processos e etapas, é na edição que é possível definir o enquadramento que será dado, de acordo com o que se conseguiu coletar com as entrevistas. Assim, temos uma versão do veículo de comunicação sobre aquela temática; é o olhar dele para aquela situação e, por isso, as filtragens realizadas para o produto final chamamos de “portagem sociodiscursiva”. A edição de Vozes de Mariana mostrou uma ruptura da normalidade, de um estado de tranquilidade e paz de Bento Rodrigues que viviam os moradores para uma situação de caos e desespero com o rompimento da barragem. Percebemos ainda que a memória episódica dos entrevistados está mais consistente passados quase dois anos do acontecimento, pois eles conseguiram contar o que viveram com mais riquezas de detalhes e se mostraram mais críticos em relação à responsabilização da Samarco no ocorrido e acerca de seus direitos. A partir da entrevista realizada por nós, encontramos a visada contar-se, quando o EU tem a necessidade de narrar a sua história para um TU que está interessado em ouvir. Por fim, percebemos a importância de desconstruir a edição e identificar os sentidos propostos pela mídia, pois percebemos que as escolhas não são aleatórias.
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    Performar Nietzsche: corpo, transitorieadade e intermídia nas ações de Adeuzará
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-22) Acácio, Leandro Geraldo da Silva; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/0570351348662387; Mendes, Julia Guimarães; Garrocho, Luiz Carlos de Almeida; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Silva, Renato Caixeta da; Maia, Claudia Cristina
    Este estudo analisa o processo criativo interdisciplinar do coletivo de arte ADEUZARÁ (Belo Horizonte, Minas Gerais) a partir de uma pesquisa sobre a vida e a obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. ADEUZARÁ elegeu “Assim Falou Zaratustra: um Livro para Todos e para Ninguém” como mote principal do estudo e da criação artística do coletivo. Desenvolvido entre 2013 e 2017, ADEUZARÁ articulou diversas linguagens em sua poética, desdobrando-se em produção e criação de arte performativa de rua, transmissões radiofônicas e uma instalação cênico-sonora. Inserida no campo de Linguagens, esta tese teve por objetivo investigar que tipo de conhecimento as ações de ADEUZARÁ produziu. O estudo foi desenvolvido apartirde pesquisa documental, utilizando a metodologia de autoetnografia. O autor parte da vivência como cocriador no coletivo para, depois, escrever sobre sua experiência durante o processo. Para tanto, foi realizada uma apreciação da expressão criativa dessa poética: diários de bordo, registros audiovisuais, desenhos, entrevistas com cocriadores e parceiros envolvidos no processo. No primeiro capítulo da tese, a meditação de Nietzsche sobre a questão do corpo é tomada como princípio norteador entre Nietzsche-Zaratustra e o movimento criativo de ADEUZARÁ. São descritas as ações performativas de rua realizadas pelo coletivo, a fim de identificar os procedimentos implicados nessa etapa da criação. Além disso, os pensamentos de estudiosos das artes cênicas, bem como do campo da filosofia, foram abordados reflexivamente. O segundo capítulo versa sobre a sérieradiofônica produzida por ADEUZARÁ, cujos episódios abordam conceitos nietzschianos queressoam na música e na poesia contemporâneas. Aescrita dos roteiros, além de textos e artigos discutindo as especificidades inerentes à linguagem do rádio, trazem reflexões importantes para projetosartísticosdesenvolvidos nessa mídia na atualidade. O terceiro capítulo apresenta os elementos envolvidos na concepção de uma instalação cênico-sonora, os quais foram articulados com as ideias de oralidade e de intermídia. Ademais, questões do campo da performatividade também sãodiscutidas no capítulo, entre elas os termos acontecimento, atmosfera e sonoridade. Dentre as conclusões da pesquisa, este trabalhodestaca como a arte performativa de rua propicia outros modos de ver, ser, estar, ocupar e conviver na e com a cidade. Em relação à série radiofônica, compreende-se que o uso criativo da voz, aliado à linguagem sonora, resulta num sofisticado instrumento de comunicação. Quanto à instalação cênico-sonora, enfatiza-se o papel da intermidialidade como processo, sendo que o evento não tem caráter de obra/produto, e sim de acontecimento transitório e fugaz.
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    A violência, a fabulação, o corpo: o pensamento trágico em Jean Genet
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-10) Silva, Pedro Henrique Rodrigues da; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/2204279029918735; Côrtes, Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo; Pinto, Ubirajara Santiago de Carvalho; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Wagner José
    A presente tese, apresentada ao curso de Doutorado em Estudos de Linguagens do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), é fruto da pesquisa que desenvolvemos desde 2017, acerca da produção do escritor, poeta, ensaísta e dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986). O conceito central de nossa pesquisa é o de pensamento trágico. Diante disso, escrevemos quatro capítulos que tratam de uma rede conceitual, que busca evidenciar o exercício daquele modo de pensamento por parte de Genet ao desenvolver a sua escritura. No primeiro capítulo, intitulado O Pensamento Trágico, procuramos apresentar diferentes aspectos que envolvem o conceito de pensamento trágico, isto é, a afirmação irrestrita da existência e suas múltiplas tensões, em especial suas relações com o eterno retorno, o amor fati e a alegria do trágico. No capítulo seguinte, denominado Eterno retorno... Violência... O Devir genetiano, buscamos mostrar como as múltiplas e recorrentes situações de violência experimentadas e descritas pelo escritor francês ao longo de sua vida ajudam a mostrar traços de uma espécie de pensamento trágico por ele desenvolvido. No terceiro capítulo, intitulado Fabularcriar: Jean Genet e a Máquina Fabuladora, pensamos a respeito do conceito de fabulação e como isso possibilita Genet a criar um povo por vir. Por fim, em O gozo trágico de Genet: sobre o desejo, o corpo e a grande saúde, buscamos evidenciar que, para Genet, o corpo é uma grande razão, a partir dos conceitos de desejo – como uma potência criadora – corpo sem órgãos – que coloca em xeque as organizações e sistematicidades do corpo – e o esquecimento de que, por meio da traição, na escritura genetiana, possibilita-se um modo de felicidade, manifestando uma grande saúde.