Doutorado em Estudos de Linguagens
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Item Avaliação da proficiência oral: uma análise fatorial e de discriminação dos itens do exame Celpe-Bras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Ferreira, Laura Márcia Luiza; Coura-Sobrinho, Jerônimo; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/0030172084604212; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Gomes, Cristiano Mauro Assis; Condé, Frederico Neves; Prazeres, Luiz Antônio dos; Silva, Renato Caixeta da; Parreiras, Vicente Aguimar; Villela, Ana Maria NápolesComo as avaliações podem admitir erros sistemáticos, os escores podem ser afetados,por isso é preciso validá-las por meio da análise de evidências variadas. Na perspectiva deMessick (1987), a validade é um conceito único, que consiste em avaliar evidências empíricas eteóricas sobre a pertinência das inferências feitas a partir da nota de um teste. O objetivo dopresente trabalho é analisar as escalas de avaliação da prova oral do exame Celpe-Bras forma acoletar evidências da validade interna dos instrumentos. Inicialmente, argumento que a prova oralé uma tarefa cuja situação é a entrevista de proficiência oral. Em seguida, apresento a Teoria deValidade proposta por Messick (1987) e a relaciono com a maneira como o conceito tem sidodefinido por especialistas em avaliação de línguas. Para analisar os sete itens que compõem asduas escalas de avaliação da prova oral, quanto à sua dimensionalidade, apresento uma análisefatorial exploratória. Quanto ao ajuste e à quantidade de informação de cada item, apresento umaanálise de discriminação de itens, por meio do modelo Rasch básico na extensão Partial CreditModel. A escala do avaliador-intelocutor é composta por um item e a escala do avaliadorobservadorcontém seis itens, a saber: compreensão, competência interacional, fluência,adequação lexical, adequação gramatical e pronúncia. O conjunto de dados analisados nestapesquisa é composto por notas atribuídas para 1.000 participantes que se submeteram ao examena primeira edição de 2016. O resultado da análise fatorial sugere que a nota da prova oral sejauma medida unidimensional. Os valores de peso dos itens da escala, do maior para o menor, sãode 0.36 para nota do avaliador-interlocutor, 0.19 para adequação lexical, 0.18 para fluência, 0.13para adequação gramatical, seguidas dos itens competência interacional, pronúncia ecompreensão com os valores de 0.09, 0.06 e 0.04, respectivamente. A partir da análise dediscriminação de itens, os valores da média quadrada de infit variou de 0.431 a 1.386, sugerindobom ajuste dos itens. Porém, quanto ao valor da média quadrada de outfit, o item compreensãoapresentou um valor acima de 2.0, apontando necessidade de revisão do item na escala. Aoconsiderar intervalos entre os valores de threshold dos sete itens das escalas, posso afirmar queuma mesma faixa de nota em cada um dos itens pode não discriminar da mesma forma o mesmoperfil de examinandos. Com base na análise fatorial e na análise de discriminação de itens,discuto uma proposta de mudança de peso dos itens na composição da nota oral, especialmentequanto ao item compreensão, bem como a necessidade de investimento na revisão dosdescritores das escalas, da tarefa e da situação de entrevista de proficiência oralItem Confiabilidade e comportamento avaliativo na prova oral do exame Celpe-Bras: um estudo longitudinal(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-10) Neves, Liliane de Oliveira; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Felipe Dias; http://lattes.cnpq.br/1422795875369677; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/85686322771990852; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Felipe Dias; Silva, Rui Brites Correia da; Lima, Ronaldo Amorim Ozório da Matta; Nascimento, Elizabeth do; Silva, Renato Caixeta daAs avaliações em larga escala desempenham papel importante na sociedade, pois servem para identificação de saberes de determinados grupos, (re)direcionamento de políticas públicas e tomada de decisões. Devido a isso, é necessário que apresentem resultados consistentes e que reflitam o construto que objetivam avaliar. Nesse cenário de avaliação, esta tese trata do exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que é composto por duas provas, uma escrita e outra oral. A prova oral, foco deste trabalho, é uma interação face a face em que participam o examinando e dois avaliadores: o avaliador-interlocutor (AI) e o valiador-observador (AO), sendo que ambos fazem a avaliação do desempenho oral do examinando, a partir de descritores constantes de duas grades distintas. A avaliação é feita em primeira instância (imediatamente após a aplicação da prova) e, havendo discrepância significativa entre as notas atribuídas pelos dois avaliadores, a interação é reavaliada em segunda e/ou terceira instância. O objetivo geral desta tese é analisar de que maneira a confiabilidade dos resultados do exame tem relação com o comportamento avaliativo de AI e AO. A confiabilidade é uma das qualidades desejáveis de todo teste e diz respeito à consistência da avaliação, ou seja, quanto mais os resultados forem livres de erro, mais confiáveis eles serão. Já o comportamento avaliativo é entendido na pesquisa como a maneira como os avaliadores atribuem notas ao desempenho oral dos examinandos, nas diferentes instâncias. Foi empregada uma metodologia quantitativa de análise de dados, que levou em conta dados de sete edições consecutivas do exame Celpe-Bras, envolvendo notas de 29.831 examinandos, sendo que o marco teórico considerou estudos da Psicometria (como Murphy e Davidshofer, 2005; Urbina, 2007), da Estatística (como Marôco e Garcia Marques, 2006; Marôco, 2014) e da Linguística Aplicada (como Bachman, 1990; 2004). Descrições e análise dos níveis de proficiência atribuídos aos examinandos e de informações estatísticas das notas, como medidas de tendência central e de dispersão, serviram de base para constatar a existência de variabilidade de comportamento avaliativo. A pergunta de pesquisa: o comportamento avaliativo pode ser considerado uma fonte de erro de mensuração que interfere na confiabilidade dos resultados do teste?, foi respondida com base em três técnicas. São elas: (i) uma análise preliminar ao estudo da confiabilidade, via Análise dos Componentes Principais, para verificar a dimensionalidade da escala de avaliação; (ii) cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach, para verificar a consistência interna dos itens da escala e (iii) cálculo do coeficiente Kappa, para identificar o nível de concordância entre os avaliadores. Os resultados permitem responder positivamente à pergunta de pesquisa, na medida em que: (i) a escala de avaliação apresenta-se unidimensional, ou seja, avalia um único construto, na avaliação realizada em primeira instância; na segunda instância, ela é bidimensional; (ii) as sete edições apresentam valores altos do coeficiente de confiabilidade na avaliação feita em primeira instância, o que significa que os itens da escala possuem elevada consistência interna; já na avaliação realizada em segunda instância, a confiabilidade revela-se moderada e (iii) as sete edições, na avaliação em primeira instância, apresentam valores satisfatórios de concordância entre os avaliadores, ainda que baixos; a avaliação realizada em segunda instância apresenta valor pobre de concordância. Isso significa que a segunda instância, que é a responsável por dirimir os problemas avaliativos que surgem na primeira, é marcada por comportamento diferenciado dos sujeitos avaliadores, diminuindo, portanto, a confiabilidade dos resultados. Os resultados desta tese sinalizam para a necessidade de algumas ações, das quais destacamos: 1) revisão dos descritores da grade avaliativa, de forma que seja possível diminuir os níveis de subjetividade inerente à própria atividade de avaliar; 2) intensificar as capacitações dos envolvidos no processo avaliativo. Essas ações são necessárias para melhorar o grau de confiabilidade dos resultados do Celpe-BrasItem Vestígios de campanhas de conscientização e educação de trânsito no discurso de motoristas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Teodoro, Agmar Bento; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/5779457327718725; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Moreira, Carla Barbosa; Arão, Lílian Aparecida; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Ribeiro, Renato GuimarãesO objetivo principal desta tese foi avaliar no discurso de condutores de automóveis sobre segurança no trânsito, bem como o discurso que decorre campanhas de conscientização e educação de trânsito. Para tal foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados dividido em duas partes. A primeira parte teve como objetivo levantar o perfil dos participantes, tais como: idade, gênero, escolaridade, frequência com que dirige e se já se evolveu em acidente de trânsito. A segunda parte do instrumento foi composta por um roteiro para realização das entrevistas. As perguntas do roteiro foram elaboradas de forma a levar o entrevistado a refletir sobre a temática trânsito. O roteiro foi composto por oito perguntas orientadoras e foi dividido em três partes, baseadas em três efeitos: o emocional, o energético e o lógico. À medida que a entrevista avançava as perguntas se tornavam mais complexas incentivando o participante a refletir sobre o tema. Para análise das campanhas de educação e segurança no trânsito foram selecionadas quatro campanhas produzidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Ministério das Cidades, e veiculadas em mídia televisiva. As campanhas escolhidas têm quatro abordagens distintas, a saber: i) chocante, ii) emotivo, iii) técnico/informativo e iv) cômico. Foram realizadas entrevistas com doze motoristas, sendo seis do gênero masculino e seis do feminino. As entrevistas foram gravadas com auxílio de um gravador e posteriormente transcritas para serem analisadas. Com a finalidade de identificar os efeitos das campanhas nos discursos dos motoristas, foram montados dois grupos de participantes: para o primeiro grupo, composto por três mulheres e três homens, as entrevistas foram realizadas sem eles terem assistidos às campanhas selecionadas para o estudo; para o segundo grupo, foi realizada a mesma entrevista, no entanto, antes da entrevista, os participantes assistiram às campanhas. Sendo assim, para esta tese, os corpora para análise são compostos pelos discursos dos motoristas, extraídos com as entrevistas e as campanhas de conscientização e educação de trânsito. O aporte teórico que embasou as análises dos corpora foi a Teoria da Semiolinguística formulada por Patrick Charaudeau. Os discursos dos enunciadores foram analisados por meio da identificação do modo de organização enunciativo e dos imaginários sociodiscursivos. As campanhas de conscientização e educação de trânsito foram analisadas considerando as visadas discursivas. Foram identificadas nas campanhas quatro visadas: i) páthos, ii) informação, iii) incitação e iv) visada de prescrição. Tanto nos discursos dos participantes que assistiram às campanhas, como nas entrevistas dos enunciadores que não assistiram às campanhas foi possível identificar três especificações enunciativas, associadas à modalidade elocutiva, são elas: i) modo de saber, ii) modo de avaliação e iii) engajamento. Para as especificações modo de saber, foi possível identificar as categorias de constatação e de saber. Para o modo de avaliação, verificou-se a presença da opinião e apreciação. Já para a categoria enunciativa engajamento identificou-se a categoria declaração. Examinando os resultados nos dois grupos não há diferenças significativas na recorrência das categorias. O destaque maior se evidencia na categoria de opinião em que no grupo que não assistiu às campanhas há maior recorrência, 88 no total, e no grupo dos que assistiram às campanhas a ocorrência é de 53, uma diferença de 39 %. Em relação aos imaginários sociodiscursivos foi possível identificar, nos dois grupos, três saberes: i) saber de conhecimento de experiência, ii) saber de crença de opinião relativa e iii) saber de crença de opinião coletiva. Em relação ao contexto do discurso os argumentos se apoiam em experiências culturais. Ao comparar os dois grupos, foi possível notar, que para os enunciadores que assistiram às campanhas há uma quantidade maior de conteúdo argumentativo. Além de a quantidade ser maior há uma diferença no teor dos conteúdos, enquanto o primeiro grupo expôs mais sobre as questões físicas do trânsito, considerando-o bom e ruim, o segundo grupo argumentou mais sobre as relações e interações das pessoas no trânsito. As análises realizadas neste estudo, amparadas pelos pressupostos teóricos, permitiram concluir que as campanhas em análise apresentam como principal visada a incitação seguida pela visada patêmica, que funciona como uma forma de conquistar o expectador. Conclui-se também que as campanhas são capazes de proporcionar ao expectador uma reflexão mais profunda sobre o trânsito.Item A edição do real na TV : mediações editoriais no Jornal Minas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-21) Angrisano, Rafael Magalhães; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/2368395137802197; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Cardoso, Ercio do Carmo Sena; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Braighi, Antônio AugustoA presente tese trata das televisualidades de informação pública mineira estabelecendo um paralelo da construção de sentidos do real por meio de um estudo comparativo do registro bruto, das mediações editoriais e das narrativas desse conteúdo noticioso. Dessa forma, a pesquisa procurou identificar, por meio da percepção dessas três pontas do processo de semiose dos acontecimentos, de modo mais amplo, o processo de significação do conteúdo noticioso, de construção da realidade social e dos possíveis engendramentos de sentidos inerentes a ele. O telejornal que escolhemos como corpus foi o Jornal Minas, principal produto de temática informativa da emissora pública Rede Minas. Foram três reportagens analisadas, com seus respectivos materiais brutos. Utilizamos um conjunto de reflexões teóricas, a Semiolinguística, com um foco maior na dimensão verbal do material analisado; a Semiótica, com um foco maior na dimensão visual deste material; e algumas teorias que tratam da Edição, que serviram como aporte para descrever melhor a mediação editorial entre o registro bruto e as narrativas das reportagens. Percebemos que a edição priorizou a narrativa indicial, a ancoragem, os discursos diretos, as identificações objetivas com poucas qualificações, demonstrando a objetividade jornalística do Jornal Minas e a busca de concordância com o real. O Jornal Minas, particularmente, realizou um aproveitamento razoável dos frames do material bruto no processo de edição, um pouco mais da metade. O corte na dimensão verbal é significativo, pela questão temporal, mas percebemos uma síntese coerente, um pouco mais de dez porcento do tempo do material bruto se converteu em reportagem. Por fim, percebemos a importância de desconstruir essas edições e identificar novos sentidos que são mais amplos do que aqueles que são ditos como o "real", nesse processo obsessivo de "encontrá-lo" e representá-lo, a que chamamos "vontade de real".Item Correio Feminino: a reconstrução da cena de enunciação do discurso feminino na escrita jornalística de Clarice Lispector(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Beltrão, Rosane Vicentina Goulart; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/1130305372237915; Nunes, Aparecida Maria; Mello, Renato de; Arão, Lílian Aparecida; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa SoaresNesta tese, o objetivo central é investigar a enunciação da profissional de imprensa que foi Clarice Lispector, no intuito de desvelar a reconstrução da cena enunciativa e do ethos discursivo no livro Correio Feminino, obra que, editada, postumamente em 2006 pela editora Rocco, reúne parte de sua produção para colunas femininas, nos anos 50 e 60, em diferentes jornais. Esse objetivo vincula-se a duas questões centrais que orientaram a investigação. A primeira surgiu do interesse por conhecer o modo como se dá a construção da cena enunciativa e do ethos discursivo nos textos que integram essa produção jornalística de Clarice Lispector. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos de Maingueneau (1995, 1996, 2001, 2004, 2008a, 2008b, 2008c, 2014, 2015) e adotando sua concepção de que o gênero, como prática discursiva, deve ser abordado como um ritual socialmente convencionado e submetido a critérios de êxito, busquei analisar a coluna feminina a partir da observação da relação entre cena genérica e cenografia, para responder, assim, ao primeiro questionamento. A segunda questão relaciona-se ao livro Correio Feminino e à hipótese de que haveria a criação de uma outra cenografia cujo núcleo é o livro e seu processo de edição, mais especificamente, o trabalho realizado pela organizadora do livro e pela designer responsável pelo projeto gráfico da obra. Assim, considerando (i) que esse livro não se constitui em uma simples reprodução dos textos de jornal como outros livros que abrigam coletânea desse tipo de textos e, ainda, (ii) que o resgate dessa produção acontece por um processo de mediação ocorrido na e pela publicação dessa obra, permitindo que o texto se torne livro e se proponha como tal ao leitor, levantou-se o questionamento de como, nesse movimento, uma nova cena enunciativa é construída - hipótese que norteou esta investigação. Em busca das respostas para tais questionamentos, além da teoria de Maingueneau, tornou-se necessário um aparato teórico acerca da literatura sobre o livro e sua edição. Para tanto, trouxemos, para nossa discussão, teóricos como Chartier (2014, 2002, 1999, 1996), Hendel (2005), Gruszynski (2008), Genette (2009), dentre outros. Foi-nos, ainda, de fundamental importância, o trabalho de Aparecida Maria Nunes, pesquisadora, desde os anos 1980, das atividades de Clarice Lispector como repórter e entrevistadora, como cronista e colunista para que, no percurso da investigação, fosse possível responder a vários questionamentos e concluir os objetivos desta pesquisa, chegando, assim, à confirmação da hipótese que norteou este trabalho: em Correio Feminino, pela articulação de outras vozes - a da organizadora e da designer responsável pelo projeto gráfico, verifica-se a construção de uma nova cena de enunciação, bem como do ethos - o especialista da obra de Lispector - que dela participa, para cumprir o propósito dessa obra - oferecer ao leitor de Clarice Lispector uma outra Clarice Lispector, a jornalista feminina.Item Estamos ao vivo: estratégias discursivas em uma transmissão direta na televisão(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-05) Silva, André Luiz; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; Silva, Giani David; Santos, Simone de Paula; Rolim, Wiliane viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Andrade, Antônio Augusto Braico; Silva, Renato Caixeta daNesta tese, investigamos as estratégias discursivas em transmissões diretas televisivas de grandes acontecimentos noticiosos em situações de tragédia a partir dos pressupostos epistemológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, especificamente a que assume uma perspectiva de discurso tal como o fez/faz Patrick Charaudeau. Nosso objeto empírico foi a cobertura “ao vivo” que a Globo News realizou sobre o acidente aéreo envolvendo membros da Associação Chapecoense de Futebol, profissionais da imprensa e tripulantes da empresa LaMia, ocorrido em 29 de novembro de 2016, próximo a Medellín, na Colômbia. O fato de o grande acontecimento noticioso ser “ao vivo” e não ter sido pré-planejado faz dele um gênero singular dentro dos Estudos de Linguagens, tornando-se um instigante corpus de pesquisa. Isso induz a uma realização discursiva mais autêntica em relação àquela que normalmente ocorre em outros gêneros televisuais, gravados e “ao vivo”, por se tratar de um texto em ato, em enunciação. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, identificar elementos característicos da transmissão direta, a fim de diferenciá-la de outros sistemas técnicos de representação, para, posteriormente, analisar o processo diegético instituído pela emissora, considerando as estratégias discursivas implementadas e o modo como se dá a cadência sintático-discursiva da transmissão. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e observamos sistematicamente a transmissão direta da Globo News, analisando a grade programática da emissora, os sujeitos (âncora, repórter/correspondente, comentarista e entrevistado) e os dispositivos cênicos (cenário/estúdio, planos/enquadramentos, movimentos/cortes e elementos sintáticos) pertencentes aos espaços midiático e social da cobertura “ao vivo”, de modo a nos aprofundar no todo da diegese narrativa. Entre os resultados obtidos, constatamos que a concepção do TU destinatário se deu não apenas pelas emissões jornalísticas, mas pelas publicidades e propagandas presentes no direto; o grande acontecimento noticioso caracterizou-se por mobilizar uma quantidade considerável de enquadramentos temáticos possíveis; o âncora foi o verdadeiro pivô do jogo proposto pela instância de produção, pois utilizou os modos discursivos, mediou (ou mesmo conduziu) a relação entre o telespectador e seu acesso ao grande acontecimento noticioso e concedeu turnos de fala durante a cobertura “ao vivo”; a participação do repórter e/ou comentarista foi uma estratégia discursiva calcada, ao mesmo tempo, numa visada de credibilidade, mas, sobretudo, de captação, já que boa parte das informações trazidas por eles poderia ser dita da redação pelo âncora; o comentarista, embora lance mão, principalmente, do modo de organização argumentativo, ou do “acontecimento comentado”, definiu-se pela ausência de rigor de seus enunciados, sendo mais uma estratégia de captação da Globo News e de preenchimento dos “vazios” da emissão, momentos em que não houve novas informações sobre o grande acontecimento noticioso; o especialista usou de um engajamento distanciado, externando sua opinião a partir de um notório saber, mas de maneira prudente, por meio de um argumento calcado na hipótese e na suspeita, sua participação esteve ligada ao acontecimento provocado, e não ao acontecimento comentado, como no caso do comentarista; o entrevistado variou entre uma autoridade, uma testemunha ou um parente das vítimas e sua participação se deu por uma estratégia de credibilidade (autoridade e testemunha) ou por uma estratégia de captação (parente das vítimas), tendo um engajamento mais distanciado (autoridade e testemunha) ou um engajamento mais evidente e patêmico (parente das vítimas); a composição cenográfica alternou entre autorreferencial, decorativa e modular no espaço midiático, e hiper-real, autenticada e simulada no espaço social; o plano de maior recorrência foi o médio, em que os sujeitos são enquadrados da cintura para cima, e o primeiro plano, do busto para cima, denotando uma distância social entre a emissora e o telespectador; o movimento de câmera foi raro, mas teve seu lugar em determinadas emissões, como no Estúdio I, por seu “tom” menos formal, ou quando se buscou um efeito patêmico, como na entrevista com parentes de vítimas, em que a dor foi realçada; o crawl teve como característica o funcionamento modular (blocos de textos), binário (sintático), circular (repete-se) e, em algumas vezes, temático, mas, discursivamente, mostrou-se uma estratégia discursiva de captação e concorrência com outros dispositivos cênicos. Por fim, concluímos que a cobertura “ao vivo” da Globo News naquele dia 29 de novembro de 2016, por suas estratégias discursivas (sobretudo captação e mea-culpa), anseia por dar novas informações (lançando mão das mais diversas fontes) aliada à presença de sujeitos para sustentar o vazio da não novidade (comentaristas e especialistas) e uso de materialidades pouco frequentes no discurso midiático de informação (entrevista por telefone, exibição de fotos e de imagens em baixa qualidade), realizou uma cadência sintático- -discursiva que nomeamos de “rotunda midiática” para construir sua diegese narrativaItem Estamos ao vivo: estratégias discursivas em uma transmissão direta na televisão(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-05) Silva, André Luiz; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; Silva, Giani David; Santos, Simone Paula dos; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Andrade, Antônio Augusto Braico; Silva, Renato CaixetaNesta tese, investigamos as estratégias discursivas em transmissões diretas televisivas de grandes acontecimentos noticiosos em situações de tragédia a partir dos pressupostos epistemológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, especificamente a que assume uma perspectiva de discurso tal como o fez/faz Patrick Charaudeau. Nosso objeto empírico foi a cobertura “ao vivo” que a Globo News realizou sobre o acidente aéreo envolvendo membros da Associação Chapecoense de Futebol, profissionais da imprensa e tripulantes da empresa LaMia, ocorrido em 29 de novembro de 2016, próximo a Medellín, na Colômbia. O fato de o grande acontecimento noticioso ser “ao vivo” e não ter sido pré-planejado faz dele um gênero singular dentro dos Estudos de Linguagens, tornando-se um instigante corpus de pesquisa. Isso induz a uma realização discursiva mais autêntica em relação àquela que normalmente ocorre em outros gêneros televisuais, gravados e “ao vivo”, por se tratar de um texto em ato, em enunciação. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, identificar elementos característicos da transmissão direta, a fim de diferenciá-la de outros sistemas técnicos de representação, para, posteriormente, analisar o processo diegético instituído pela emissora, considerando as estratégias discursivas implementadas e o modo como se dá a cadência sintático-discursiva da transmissão. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e observamos sistematicamente a transmissão direta da Globo News, analisando a grade programática da emissora, os sujeitos (âncora, repórter/correspondente, comentarista e entrevistado) e os dispositivos cênicos (cenário/estúdio, planos/enquadramentos, movimentos/cortes e elementos sintáticos) pertencentes aos espaços midiático e social da cobertura “ao vivo”, de modo a nos aprofundar no todo da diegese narrativa. Entre os resultados obtidos, constatamos que a concepção do TU destinatário se deu não apenas pelas emissões jornalísticas, mas pelas publicidades e propagandas presentes no direto; o grande acontecimento noticioso caracterizou-se por mobilizar uma quantidade considerável de enquadramentos temáticos possíveis; o âncora foi o verdadeiro pivô do jogo proposto pela instância de produção, pois utilizou os modos discursivos, mediou (ou mesmo conduziu) a relação entre o telespectador e seu acesso ao grande acontecimento noticioso e concedeu turnos de fala durante a cobertura “ao vivo”; a participação do repórter e/ou comentarista foi uma estratégia discursiva calcada, ao mesmo tempo, numa visada de credibilidade, mas, sobretudo, de captação, já que boa parte das informações trazidas por eles poderia ser dita da redação pelo âncora; o comentarista, embora lance mão, principalmente, do modo de organização argumentativo, ou do “acontecimento comentado”, definiu-se pela ausência de rigor de seus enunciados, sendo mais uma estratégia de captação da Globo News e de preenchimento dos “vazios” da emissão, momentos em que não houve novas informações sobre o grande acontecimento noticioso; o especialista usou de um engajamento distanciado, externando sua opinião a partir de um notório saber, mas de maneira prudente, por meio de um argumento calcado na hipótese e na suspeita, sua participação esteve ligada ao acontecimento provocado, e não ao acontecimento comentado, como no caso do comentarista; o entrevistado variou entre uma autoridade, uma testemunha ou um parente das vítimas e sua participação se deu por uma estratégia de credibilidade (autoridade e testemunha) ou por uma estratégia de captação (parente das vítimas), tendo um engajamento mais distanciado (autoridade e testemunha) ou um engajamento mais evidente e patêmico (parente das vítimas); a composição cenográfica alternou entre autorreferencial, decorativa e modular no espaço midiático, e hiper-real, autenticada e simulada no espaço social; o plano de maior recorrência foi o médio, em que os sujeitos são enquadrados da cintura para cima, e o primeiro plano, do busto para cima, denotando uma distância social entre a emissora e o telespectador; o movimento de câmera foi raro, mas teve seu lugar em determinadas emissões, como no Estúdio I, por seu “tom” menos formal, ou quando se buscou um efeito patêmico, como na entrevista com parentes de vítimas, em que a dor foi realçada; o crawl teve como característica o funcionamento modular (blocos de textos), binário (sintático), circular (repete-se) e, em algumas vezes, temático, mas, discursivamente, mostrou-se uma estratégia discursiva de captação e concorrência com outros dispositivos cênicos. Por fim, concluímos que a cobertura “ao vivo” da Globo News naquele dia 29 de novembro de 2016, por suas estratégias discursivas (sobretudo captação e mea-culpa), anseia por dar novas informações (lançando mão das mais diversas fontes) aliada à presença de sujeitos para sustentar o vazio da não novidade (comentaristas e especialistas) e uso de materialidades pouco frequentes no discurso midiático de informação (entrevista por telefone, exibição de fotos e de imagens em baixa qualidade), realizou uma cadência sintático- -discursiva que nomeamos de “rotunda midiática” para construir sua diegese narrativaItem Coleções didáticas de língua inglesa/PNLD: a apropriação do material didático por professores e alunos de escolas públicas mineiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-08) Repolês, Maria Catarina Paiva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/7812070253249750; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Augusto, Rita de Cássia; Villela, Ana Maria Nápoles; Parreiras, Vicente AguimarEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a apropriação do material didático (MD) de língua inglesa distribuído nas escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A inclusão e distribuição de livros didáticos de língua inglesa para o ensino fundamental e médio nas escolas públicas teve início em 2011 e 2012 respectivamente. Não obstante o edital criterioso, a produção bibliográfica referente a esse material ainda é incipiente e mandatória para a consolidação do seu caminho, principalmente no tocante à sua apropriação. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar a apropriação do MD de inglês do PNLD por professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas da Zona da Mata Mineira. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos, questionários, e anotações de campo que consistem o corpus da pesquisa. Para analisá-lo, recorro à teoria da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1979; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; EGGINS, 2004) e aos autores brasileiros, principalmente Fuzer e Cabral (2014) e Silva (2012, 2016), que desenvolvem estudos com essa teoria. Os Sistemas de Avaliatividade e de Ideação (MARTIN e ROSE, 2007) também fundamentam a análise, assim como documentos oficiais e estudos dos especialistas da área. A metodologia da pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa que valoriza a produção do conhecimento pelo método do diálogo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; DEMO, 1995). Os resultados mostram que, não obstante o reconhecimento global do inglês como língua franca e sua inclusão no PNLD, na escola pública ele continua desvalorizado como disciplina. Faltam ações de apoio do PNLD às professoras, ainda dependentes de designações e rotatividade. Isso causa desconhecimento do programa e ausência de formação continuada para uma apropriação mais proveitosa do MD. Por isso, a distribuição dos livros didáticos, por si só, não garante a viabilidade da ação pedagógica segundo suas propostas e teorias norteadoras. Ao se apropriarem do livro didático, as docentes esperam tê-lo como um aliado, esperam legitimar o seu uso em sala de aula. Parte daí a desilusão com o material, quando, por não terem sido preparadas para as inovações pedagógicas que o livro sugere, ou linguisticamente para acompanhar o fluxo das leituras e atividades, elas acabam por usá-lo de forma monolíngue, estrutural e verticalizada. No entanto, a apropriação do MD reflete positivamente no preparo profissional das docentes, levando-as a buscarem proficiência. Os resultados mostram também, que os alunos apreciam as atividades feitas com o MD, preferindo-as às atividades rotineiras de cópias e traduções, ou de exercícios gramaticais fora de contexto. Considerando que o PNLD encoraja o uso de MD diferenciado, espera-se que este estudo contribua com uma visão crítica do assunto, propondo ações de preparo das docentes para o uso do MD, adaptação deste às escolas públicas da Zona da Mata. Principalmente nas pequenas cidades, o acesso, ou talvez mesmo o interesse pela literatura de novos enfoques metodológicos, experiências, documentos oficiais, participação em eventos, etc. é muito restrito. Esse distanciamento das produções acadêmicas pode ser sanado com projetos de curta duração sobre a apropriação do MD como meio de promover o empoderamento dos profissionais e da disciplina, contribuindo assim para a melhoria da educação básica.Item Jogos digitais, tecnologias móveis e aprendizagem de línguas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-15) Racilan, Marcos; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Souza, Valeska Virgínia Soares; http://lattes.cnpq.br/9322570955527591; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7957250036337436; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Souza, Valeska Virgínia Soares; Braga, Junia de Carvalho Fidelis; Quast, Karin; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Carvalho, Heitor Garcia deA enorme presença de tecnologias móveis e jogos digitais em nossas vidas tem ensejado um crescente interesse acadêmico em desenvolver estudos para investigar a relação entre a aprendizagem, em especial a de línguas, e esses dispositivos e jogos. O objetivo geral deste estudo é estabelecer como os elementos de jogos são utilizados em jogos vernaculares e aplicativos gamificados desenvolvidos para dispositivos móveis. Analiso os elementos de jogos em suas manifestações nesses jogos e aplicativos para smartphones e tablets para promover uma discussão sobre como esses elementos têm sido usados nesses dispositivos e a maneira como eles podem promover a aprendizagem de línguas. Baseando-me em uma caracterização dos elementos de jogos a partir da literatura da área, em um levantamento das características de dispositivos móveis e de uso desses dispositivos, bem como em uma revisão dos construtos propiciamento, aprendizagem tangencial e condições de emergência, (a) avalio de que maneira as características dos dispositivos móveis e de uso desses dispositivos interferem na operacionalização de elementos de jogos no jogo vernacular Clash Royale; (b) avalio também como esses elementos de jogos são operacionalizados no aplicativo gamificado móvel Duolingo, voltado para a aprendizagem de línguas adicionais; (c) pesquiso como a língua adicional ou materna emerge no jogo vernacular e no aplicativo gamificado em relação aos elementos de jogos; (d) identifico os propiciamentos para aprendizagem de línguas percebidos pelos usuários do jogo vernacular para dispositivos móveis; e (e) discuto sobre uma possível relação entre a utilização dada aos elementos de jogos nos dispositivos móveis e os propiciamentos para aprendizagem de língua adicional percebidos pelos jogadores. A revisão da literatura foi usada na elaboração de uma matriz de análise que, complementada por um questionário e uma entrevista semiestruturada, permitiu fazer uma descrição focalizada tanto da realização daqueles elementos em jogos digitais para smartphones e tablets quanto da percepção dos usuários dos propiciamentos linguísticos oferecidos. Por meio de múltiplos estudos de caso, este estudo investiga a hipótese de que as características dos dispositivos móveis, bem como as circunstâncias e formas de uso desses dispositivos, impõem limitações e oportunidades para a operacionalização de elementos de jogos nessas tecnologias, especialmente para a aprendizagem de línguas. Os resultados parecem confirmar essa hipótese ao demonstrar que a utilização dos dispositivos móveis como suporte para o jogo vernacular altera, ainda que superficialmente, os padrões de interação do jogador tanto com o jogo quanto com seus elementos. Os dados sugerem que a operacionalização dos elementos de jogos é mais afetada pelas características físicas do que de uso dos dispositivos móveis, e que os elementos mais abstratos foram mais afetados. Os resultados da análise do aplicativo gamificado mostram uma implementação bastante limitada dos elementos de jogos, apontando para uma enorme necessidade de aperfeiçoamento da utilização desses elementos em aplicativos voltados para a aprendizagem de línguas. A análise da mobilização de língua no jogo e no aplicativo revela um maior sucesso no primeiro do que noção demandará corroboração por estudos com maior número de participantes e jogos em contextos variados.Item Verdades duvidosas: literatura e autoficcionalidade em La tia Julia y el escribidor, de Mario Vargas Llosa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-29) Castro, Sandra de Pádua; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/0268832206200357; Campos, Angela Vieira; Walty, Ivete Lara Camargos; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Menezes, Roniere SilvaNesta tese, desenvolvemos um estudo sobre memórias e desmemórias na configuração dos personagens escritores em La tía Julia y el escribidor, de Mario Vargas Llosa. Almejamos identificar e examinar os processos pelos quais se deu a criação literária neste romance, assim como analisar o resultado desse processo nos personagens escritores, tendo em vista o projeto do autor que afirma sua pretensão em realizar, simultaneamente, uma autobiografia e a narração dos feitos literários de uma pessoa que conhecera em sua juventude. Trata-se, em La tía Julia y el escribidor, de um discurso deflagrado pela memória, sobre literatura e vocação literária, no qual se concretizam, imersos na arte melodramática, os personagens escritores. Inicialmente, identificamos a memória como protagonista da criação literária a partir da análise dos termos "deicidio" e "demônio", empregados por Vargas Llosa em García Márquez: historia de un deicidio. Em seguida, demarcamos o tempo da enunciação do romance em estudo: o presente em que o narrador efetuou um recorte no passado para torná-lo ficção. Posteriormente, ao constatarmos que a pretensão autobiográfica do romancista redundou em autoficção, analisamos a formação dos personagens escritores a partir dos tipos de autoficção estudados por Vincent Colonna; especificamente no tipo especular, examinamos o emprego das técnicas narrativas dos vasos comunicantes e da caixa chinesa operadas por Vargas Llosa. Concluímos que os personagens escritores, soma de memórias e desmemórias, servem à construção de uma imagem de "escritor", de uma ficção de si mesmo, e à apologia da vocação literária.Item Horrores inimagináveis: memória, trauma e testemunho do Holocausto em Primo Levi(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-09) Araújo, Fabrício Paiva; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/8255198511216219; Menezes, Roniere Silva; Maia, Cláudia Cristina; Abreu, Denise Borille de; Tolentino, Eliana da Conceição; Oliveira, Luiz Henrique S. OliveiraDiversas são as linguagens usadas para representar o Holocausto ou Shoah, das narrativas historiográficas à literatura, da sociologia à filosofia e dos quadrinhos e fotografias à produção cinematográfica. A transmissão do horror e da opressão absoluta vivida nos campos de concentração e extermínio vem sendo há anos um assunto visto como de grande importância no meio acadêmico. Este trabalho visa contribuir com os estudos sobre a construção da memória e do testemunho de sobreviventes que, a despeito do contínuo tormento da rememoração, contam suas histórias. A pesquisa baseia-se principalmente na discussão de duas importantes obras - É isto um homem? e Os afogados e os sobreviventes, de Primo Levi. Ademais, as obras de Levi dialogam com quatro fotografias tiradas por prisioneiros em Auschwitz, cujos conceitos de imagem e memória traumática são abordados à luz das discussões de teóricos como Walter Benjamin, Paul Ricoeur, Giorgio Agamben, Didi-Huberman, Márcio Seligmann-Silva e Michel Foucault, entre outros. O objetivo é analisar como os dois textos, em diálogo com os conceitos que emanam das chapas tiradas em Auschwitz, refletem e contribuem, no presente, para a construção da memória coletiva e cultural das comunidades judaicas represadas nos campos de concentração e extermínio da Segunda Guerra Mundial. Primeiramente, discutem-se conceitos que lidam com a questão da memória coletiva, um domínio que ao mesmo tempo é composto de memórias individuais e determinam estas a memória cultural: manifestações culturais eleitas como símbolos da memória coletiva dos grupos, sejam essas nações ou minorias. Em seguida, discute-se como a narrativa testemunhal tem a capacidade de lidar com memórias ao permitir diversos pontos de vista e dar voz àqueles que não teriam outro canal de expressão. Tais obras incorporam o discurso imagético, o historiográfico e o autobiográfico, oferecendo insights que nos ajudam a repensar, no âmbito da literatura comparada, a relação entre memória, trauma e testemunho, assim como as questões envolvendo a dor, a revolta e a indignação.Item A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia CristinaRESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.Item O uso da literatura no ensino de português língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-10) Gonçalves, Frank da Silva; Coura-Sobrinho, Jerônimo; http://lattes.cnpq.br/2193441534340393; http://lattes.cnpq.br/8310936324018646; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Sellan, Aparecida Regina Borges; Machado, Ida Lúcia; Leroy, Henrique Rodrigues; Parreiras, Vicente AguimarA presente tese tem como tema o uso de textos literários no ensino de português língua estrangeira (PLE), com o objetivo de descrever e discutir esse uso em materiais didáticos e na prática docente no CEFET-MG com o intuito de explicitar o potencial da literatura como uma ferramenta para estabelecer uma abordagem intercultural. Para isso, partimos de uma discussão sobre o papel da literatura no ensino de PLE e sobre o lugar desses textos nos livros didáticos e na prática docente. Nesse contexto, percebemos que a literatura vem sendo empregada como pretexto para a exploração de aspectos gramaticais, lexicais, fonológicos e atividades de compreensão escrita. Além disso, verificamos a contribuição do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) como instrumento de promoção da abordagem intercultural por meio do compartilhamento de unidades didáticas para o ensino de PLE. Com referência em teorias que discutem o papel da literatura e a abordagem intercultural no ensino de línguas, analisamos, primeiramente, essas unidades didáticas e materiais didáticos produzidos por docentes de PLE com base em textos literários. Posteriormente, analisamos e discutimos a prática de ensino, com esses materiais, de quatro docentes em diferentes contextos de aprendizagem de PLE no CEFET-MG. Nesse sentido, esta pesquisa tem um cunho qualitativo envolvendo o estudo de caso. As análises dos materiais indicam que os elaboradores das unidades didáticas cumprem, em parte, o que PPPLE propõe metodologicamente. Já os materiais dos docentes são concebidos tanto em bases comunicativas como estruturalistas. No que se refere aos docentes de PLE, constatamos que eles exercem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem intercultural da literatura. O estudo mostra que, para adotar uma postura de professor interculturalista no trabalho com a literatura, o docente necessita estar sensibilizado para isso. As reflexões apresentadas, nesta tese, podem contribuir para a formação de professores e na elaboração de materiais didáticos interculturais.Item Escrituras híbridas: pontos de mira e tiros pela culatra : a dicção poética de Laís Corrêa de Araújo e suas confluências(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-04) Sampaio, Renata Maurício; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/2378761234259733; Silva, Rogério Barbosa da; Oliveira, Ilca Vieira de; Amaral, Sérgio Alcides Pereira do; Rosa, Mário Alex; Moreira, Wagner JoséNeste trabalho, temos por objetivo estudar o modo de configuração da escrita poética de Laís Corrêa de Araújo (1928-2006), levando em consideração os processos e procedimentos criados pela escritora em confluência com as demandas das mídias e das novas tecnologias. Serão abordados como corpus os poemas publicados no primeiro livro da autora, Caderno de poesia (1951), até o último, Geriátrico (2002). Com o intuito de melhor conhecer o processo criativo dessas composições, consideramos não somente o texto em si, mas os elementos relacionados ao circuito de produção, circulação e recepção dos poemas, aliados à materialidade dos meios em que eles se configuram. Assim, o desenvolvimento da pesquisa está estruturado sobre os principais eixos poéticos da dicção de Araújo: sua relação com o presente e as ressonâncias de suas vivências pessoais e profissionais em seu processo criativo, as implicações do reconhecimento crítico de sua obra, a seleção de suas estratégias poéticas e políticas, bem como o diálogo com as múltiplas vozes e as técnicas comunicativas que as engendram, buscando articular discussões sobre como essas manifestações evoluem no trajeto de sua produção poética. Em nossas análises, identificamos que há, na poesia de Araújo, uma potencial existência de práticas rizomáticas e hipertextuais. Em consideração à vocação dessa poesia para o digital, apresentamos um projeto de experimentação poética em contexto eletrônico, de modo a dialogar com o escopo teórico desenvolvido nesta tese, na tentativa de enriquecer a pesquisa acadêmica.Item "Eu aprendi usar outras ferramentas também" : a construção de significados por meio de práticas de leitura e produção de textos multimodais em inglês no ensino médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-10-28) Souza, Sheilla Andrade de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/4940430874968675; Silva, Renato Caixeta da; Gomes Júnior, Ronaldo Corrêa; Selvatici, Vera Lúcia Carvalho Grade; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Parreiras, Vicente AguimarNo estudo relatado nesta tese, objetivamos, a partir de uma proposta de ensino com base nos Gêneros Textuais, sob a luz dos estudos sobre Multiletramentos e Gramática do Design Visual, investigar como os significados são construídos a partir de práticas de leitura e escrita de textos multimodais incorporando conhecimentos sobre diferentes modalidades de significação no ensino de Língua Inglesa. O estudo foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico de Logística de uma instituição federal no interior de Minas Gerais. Houve adaptações de atividades elaboradas com base no livro didático e produções de materiais complementares pela professora pesquisadora. Buscamos investigar, a partir da inserção de práticas de leitura e de produção de textos multimodais, que contemplam os aspectos verbais e não verbais, como os significados são construídos; detectar as facilidades e os desafios enfrentados pelos aprendizes durante o desenvolvimento das atividades; observar e identificar as capacidades exigidas, dos aprendizes, durante o processo de leitura e produção de textos multimodais; e analisar as produções textuais apresentadas pelos aprendizes após desenvolverem capacidades relacionadas à leitura e produção de textos multimodais, sob a luz da Gramática do Design Visual. Para a pesquisa nos apoiamos em construtos teóricos relacionados ao Ensino de Língua Inglesa, Gênero Textual (ALMEIDA FILHO, 2010; LEFFA, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2006; MARTIN; ROSE, 2007; BOCCIA et al. 2013, KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006), à Linguística Sistêmico- Funcional, Semiótica Social e à Multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1989; HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SERAFINI, 2014; JEWITT, 2005) e dos (Multi)letramentos (KALANTIZIS; COPE, 2012; CERVETTI et al., 2001; MEURER, 2000; CARVALHO; ARAGÃO, 2015). A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa participante (BRANDÃO, 2006), e os instrumentos de coleta de dados incluem questionários, diário de campo, entrevista, análise de atividades de produção e conversa informal. Como resultados alcançados, observamos que as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento da Competência Comunicativa Multimodal dos alunos (ROYCE, 2002) à medida que propiciou que eles entendessem que os textos multimodais contemporâneos são formados por vários modos semióticos, que precisam ser considerados no processo de produção dos sentidos seja no consumo, seja na produção textual. Quanto aos desafios encontrados, inferimos que não houve desafios únicos e cabíveis a todos os participantes igualmente, isto é, o desafio de um aluno configurou a facilidade de outro. No que se refere às capacidades exigidas dos alunos, percebemos a necessidade de ir além da prática de leitura e escrita do código verbal, os participantes tiveram que demonstrar domínio de ferramentas digitais e agirem como navegadores, intérpretes, designer e interrogadores a fim de produzirem significados na língua estrangeira estudada.Item Letramentos acadêmicos de hispanofalantes em Português como Língua Adicional: ensino de escrita e de leitura em uma universidade brasileira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-14) Diniz, Izabel Cristina Silva; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/5433933734735957; Villela, Ana Maria Nápoles; Diniz, Leandro Rodrigues Alves; Bizon, Ana Cecília Cossi; Tirloni, Larissa Paula; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Neves, Liliane de Oliveira; Silva, Renato Caixeta da; Souza, Rômulo Francisco deNo âmbito da educação superior, são várias as ações de internacionalização em casa (KNIGHT, 2008; 2011) impostas pela globalização. Nesse cenário, destacam-se o ensino de línguas adicionais e os letramentos acadêmicos. Filiando-se aos Novos Estudos do Letramento em diálogo com os pressupostos teóricos sobre os gêneros do discurso, esta tese apresenta um estudo sobre como se ensina escrita e leitura acadêmicas em Português como Língua Adicional (PLA) em um contexto de imersão linguística. Na literatura, encontram-se poucas pesquisas sobre essa temática, razão pela qual se considera a produção científica dessa área ainda incipiente e escassa. Diante dessa lacuna, tem-se por objetivo, com o desenvolvimento deste trabalho, analisar os eventos de letramento acadêmico em PLA que vivenciam os estudantes universitários estrangeiros, falantes de espanhol, matriculados em uma instituição pública de ensino superior localizada em uma das tríplices fronteiras do Brasil. Para tanto, investigam-se (i) quais são os eventos de letramento acadêmico em duas turmas da mesma disciplina de PLA - nível intermediário; (ii) como são promovidos letramentos acadêmicos de hispanofalantes nas turmas investigadas; (iii) em que medida as propostas de letramentos acadêmicos das turmas sob investigação se assemelham aos modelos de letramento propostos por Street (2010) e Lea e Street (2014) e (iv) se semelhanças e/ou divergências entre as línguas espanhola e portuguesa são exploradas por professores de PLA a promoção de letramentos acadêmicos. Os dados analisados foram gerados durante o segundo semestre de 2017, a partir de um estudo de caso de cunho etnográfico, em classes universitárias voltadas para o ensino de PLA, especificamente, para a leitura e a escrita universitárias nesse idioma. Foi concebido e organizado um corpus composto por gravações de áudios de aulas de duas turmas da mesma disciplina, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa, questionário, diário de campo da pesquisadora e material didático utilizado pelos professores colaboradores. Os resultados indicam que (i) os docentes, colaboradores desta pesquisa, adotam estratégias diferentes para alcançarem os mesmos objetivos de aprendizagem, contudo priorizam práticas de leitura e de escrita distintas; (ii) propiciam-se, nessa disciplina, letramentos por intermédio da leitura, da análise e da escrita de gêneros discursivos presentes no contexto acadêmico brasileiro; (iii) o modelo de letramento socialização acadêmica, proposto por Street (2010) e Lea e Street (2014), é o mais evidente nos registros gerados e (iv) apenas um dos professores colaboradores explora semelhanças e divergências entre as línguas espanhola e portuguesa por meio da gramática contrastiva, principalmente. As conclusões apontam para a relevância do ensino de línguas adicionais e da garantia aos letramentos acadêmicos ao aprimoramento do processo de internacionalização em casa em universidades brasileiras.Item A operacionalização da avaliação formativa na abordagem de ensino de língua estrangeira (inglês) via gêneros textuais do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-10) Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/1734998997232825; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Gonçalves, Alcione; Ribeiro, Luiz AntônioO objetivo desta pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica é teorizar sobre a avaliação formativa e, como resultado, ampliar a fundamentação teórica para a operacionalização dessa avaliação na abordagem de ensino de línguas estrangeira (inglês) via gêneros textuais. Essa abordagem foi implementada nos cursos técnicos integrados de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus I, em 2011. Desde então, é orientada por documentos oficiais da Educação brasileira (MINAS GERAIS, 2005; BRASIL, 2006, 2018) e fundamentada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS; COPE, 2008, 2012), na pedagogia reflexiva e no projeto Learning by Design (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015, 2017), na pedagogia dos gêneros da Escola de Sidney (COPE; KALANTZIS, 1993; MARTIN, 2009; KALANTZIS; COPE, 2012) e na teoria sociocultural da aprendizagem (VYGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000, 2011; LANTOLF; THORNE, 2006). Nessa abordagem, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira (inglês) são desenvolvidos por meio da produção processual e colaborativa de textos orais e escritos em diversos gêneros significativos para a vida pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes. Durante o planejamento e a elaboração de diferentes rascunhos até a publicação da versão final, a avaliação formativa tem um papel essencial no aprimoramento da qualidade dos textos e na ampliação da agência dos estudantes ao avaliarem os próprios textos e os textos dos colegas. Entretanto, professor e estudantes têm demonstrado dificuldades de usarem feedback no trabalho colaborativo (BAMBIRRA; RACILAN; AVELAR, 2013). Ao invés de ser utilizado nas interações entre professor e estudantes e entre estudantes, durante o processo de construção dos textos, o feedback concentra-se na transmissão de informações unidirecionais do professor para os estudantes com foco no produto da aprendizagem. Consequentemente, a avaliação exerce pouca influência no desenvolvimento da aprendizagem. A fim de encontrar subsídios teóricos para compreender a razão dessa dificuldade e para descobrir maneiras de superá-la, desenvolvo uma teorização sobre a avaliação formativa e o feedback fundamentada principalmente nos estudos de Scriven (1966), Bloom (1968); Bloom, Hastings e Madaus (1971), Ramaprasad (1983), Sadler (1989, 2010, 2013), Wiliam e Leahy (2007) e Black e Wiliam (2012). As conclusões alcançadas são resumidas em três premissas que ampliam a fundamentação teórica para a operacionalização da avaliação formativa na abordagem: (1) a avaliação formativa coincide com o feedback e, por isso, pode ser chamada de ‘avaliação formativa enquanto feedback’; (2) a ‘avaliação formativa enquanto feedback’ pode ser compreendida por meio de quatro dimensões que mostram inter-relações entre a avaliação e a aprendizagem: ‘avaliação da aprendizagem’, ‘avaliação para a aprendizagem’, ‘avaliação como aprendizagem’ e ‘avaliação no diálogo colaborativo’; (3) três conceitos situam-se nas quatro dimensões e demonstram o caráter multifacetado da avaliação formativa, bem como diferentes possibilidades de processos avaliativos: conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback’, conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback centrada no estudante’ e ‘conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback recursivo’. A partir das premissas delineadas, apresento seis proposições a serem consideradas no design de práticas avaliativas para a produção colaborativa de textos de diferentes gêneros: (1) engajamento e pertencimento dos estudantes, (2) diálogos colaborativos com feedback recursivo, (3) entrelaçamento de processos de conhecimento e desenvolvimento de capacidades cognitivas e metacognitivas (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015), (4) integração entre as habilidades de compreensão e de produção oral e escrita por meio do desenvolvimento de letramentos múltiplos, (5) uso das tecnologias digitais, (6) estudos para a identificação de parâmetros de qualidade e para a elaboração de critérios e de instrumentos de avaliação. Para concluir esta pesquisa, resumo suas contribuições e aponto suas implicações para pesquisas futuras.Item Gêneros e letramento na educação corporativa: experiências do profissional em formação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-11) Gonçalves, Denise dos Santos; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/9457703792286566; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Guimarães, Eloísa Helena Rodrigues; Soares, Maria Juliana Horta; Villela, Ana Maria Nápoles; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Andrade, Marcos RacilanNa educação corporativa, os profissionais em formação participam de práticas sociais da instituição na qual exercem suas atividades funcionais. Os elementos do contexto específico do local de trabalho, tais como o relacionamento mais frequente com profissionais experientes, a necessidade de interagir por meio de enunciados escritos do ambiente institucional e o acesso a situações reais da realização do trabalho, concorrem para o letramento do profissional, agindo concomitantemente com as atividades didáticas desenvolvidas na sala de aula. Reconhecer os efeitos mais diretos do envolvimento dos estudantes nas práticas sociais propiciadas pela modalidade formativa pode contribuir para aprimorar as maneiras pelas quais se desenvolvem o planejamento e o desenvolvimento das ações pedagógicas. Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre fatores intervenientes no letramento profissional de policiais militares em formação, considerando as circunstâncias externas às salas de aula, investigamos eventos e práticas de letramento vivenciadas por estudantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, realizado pela própria instituição, no período de setembro de 2017 a abril de 2018. A pesquisa está situada no escopo dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2014; GEE, 2015; 2015b; HAMILTON, 2000; 2002) na concepção de letramento como prática social (BARTON; HAMILTON [1998]2012; BARTON; HAMILTON, 2000; BARTON, 2007; SETREET, 2009) assim como em consideração aos estudos que reportam ao letramento no e para o local de trabalho (KLEIMAN, 2001; 2008) e no letramento em contexto de trabalho (MENDONÇA et al., 2015). Os insumos da investigação são as experiências dos estudantes, escolha decorrente de reconhecê-las como recurso privilegiado para prover conhecimento e reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem (MICCOLI, 1997; 2006; 2007; 2014). Os dados foram coletados em entrevistas, questionários e grupo focal tomados como instrumentos para perceber eventos e práticas de letramento vivenciados por um grupo de três informantes. A pesquisa permitiu perceber traços da maneira pela qual as práticas de letramento atuam na formação do soldado policial, como este se apropria das maneiras de realizar o trabalho, como constrói sua autoimagem e a imagem que pretende projetar perante outros membros da instituição. De forma adicional, os procedimentos para coleta das experiências demonstraram que a reflexão e a retomada das práticas vivenciadas fazem emergir a (re)construção dos sentidos a elas atribuídas e, por sua vez, podem constituir um recurso interveniente no letramento profissional dos próprios informantes da pesquisa.Item Biopolítica, cinema e a construção do devir-afro-pindorâmico(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-12) Amâncio, Cardes Monção; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; Moreira, Wagner José; Guimarães, César Geraldo; Franklim, Margareth Cordeiro; Silva, Rogério Barbosa da; Oliveira, Luiz Henrique Silva deA presente tese analisa a imagem do sujeito negro no Brasil, produzida por autores brancos ao longo dos séculos de escravidão e após a abolição, para a criação e manutenção do ideário colonial e a normatização da opressão pelo racismo. Parte-se da análise da representação fotográfica da população brasileira durante o período escravocrata, quando é possível detectar o uso das imagens para a construção de um conceito de raça sem fundamentação biológica, com objetivo de estabelecer e perpetuar a superioridade branca. Sendo a escravidão uma das primeiras manifestações da biopolítica no mundo (MBEMBE), a extensão do poder senhorial sobre o corpo do escravizado à sua imagem é uma das provas dessa hipótese mbembiana. Essas imagens coloniais demandam ainda hoje a restituição de um nome (BENJAMIN) aos sujeitos negros retratados, a partir de uma exigência de redenção (AGAMBEN) – algo que o cinema é capaz, e como veremos, tem se ocupado em fazer. A impossibilidade de autorrepresentação da população negra nas imagens estáticas persiste nas imagens em movimento após a invenção do cinema, assim a pesquisa remonta o histórico da interdição do sujeito negro e a construção na primeira metade do século XX de um cinema nacional instrumentalizado pelas teorias racistas do branqueamento populacional e da democracia racial. Será analisada a repetição de problemas da representação negra feita por diretores brancos, do passado e do presente, à luz da nova produção teórica dos intelectuais negros e dos brancos anti-racistas – que incluem conceitos como branquitude, espectador resistente, fragilidade branca e interseccionalidade. A partir de uma perspectiva de biopolítica afirmativa, a pesquisa se concentra na tomada de controle da população negra sobre sua representação imagética, cujo marco é a obra “Alma no olho” (Zózimo Bulbul, 1973). Uma das hipóteses da pesquisa é que o cinema negro propiciou abertura para o surgimento de um cinema ligado ao território que responde às desterritorializações causadas pelo capital. Assim analisa-se o cinema dos quilombos e o cinema das ocupações urbanas em suas bases ligadas a um direito nativo antropofágico que destaca a posse ante a propriedade, o valor de uso em detrimento do valor de troca e garante a todo ser vivente uma terra. A partir dessa hipótese relaciona-se o cinema negro e o cinema dos territórios com o devir-negro do mundo (MBEMBE) e sua capacidade libertária, ancorada nas tradições insurgentes de resistência dos povos escravizados à opressão. Aproximando o pensamento de Mbembe com o do quilombola Antonio Bispo dos Santos, a pequisa aponta de forma inicial o devir-afro-pindorâmico como um caminho para se criar alternativas ao neoliberalismo. A tese conclui que estes cinemas são vetores de liberdade e atuam na desconstrução do racismo, cuja eliminação é condição para a reinvenção da comunidade, que por sua vez não se separa da produção do comum.Item Mulheres, memórias, afetos: O talento de Eduardo Coutinho para ouvir narrativas em Jogo de Cena(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-17) Durães, Alba Valéria Aparecida; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6965022625757541; Moreira, Wagner José; Bartolomeu, Anna Karina Castanheira; Jesus, Eduardo Antonio de; Silva, Rogério Barbosa da; Maia, Cláudia CristinaNeste texto, estudaremos como o afeto e a memória permeiam as narrativas representadas no documentário Jogo de cena (2006), de Eduardo Coutinho. Reconhecido como maiordocumentarista brasileiro de sua geração, o cineasta Coutinho dedicou-se ao campo do documentário, fazendo filmes a partir da fala de pessoas comuns e daquilo que elas têm a contar sobre suas vivências e estar no mundo. Com a intenção de conseguirmos delimitar quais elementos são usados para a criação do documentário do nosso interesse neste estudo, percorreremos alguns caminhos de criação da obra coutiana para estabelecermos os processos de criação em Jogo de cena. Este documentário correlaciona, pelo uso da técnica de Coutinho, o relato das personagens por meio do afeto e da memória, compondo, por isso, uma ficção da realidade. Há ainda um jogo de interpretação entre a participação de mulheres comuns que se propõem a contarem suas histórias com a interpretação de atrizes profissionais – que também parecem contar histórias de si mesmas, bem como dialogam com o diretor sobre as estratégias de interpretação, seja para melhor representação, seja pela dificuldade de interpretar mulheres reais. Percorreremos, ainda, alguns desses jogos para buscarmos estabelecer diálogo com reflexões sobre os processos criativos de Eduardo Coutinho, a fim de abordar tanto as contribuições coutianas, incluindo os debates sobre a memória na elaboração dos relatos no cinema, bem como a potência individual nas relações de afeto.