Doutorado em Estudos de Linguagens

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    A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.
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    Internacionalização e mobilidade acadêmica discente: perspectivas e desafios das práticas mediadas pela tecnologia no IFNMG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-04) Silva, Roberta Silva; Ribeiro, Ana Elisa Ferreia; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/4641839249700841; Martins, Antônio Carlos Soares; Nunes, Maria do Socorro Alencar; Gomes, Ronaldo Corrêa; Tosatti, Natália Moreira
    Esta tese foi elaborada com um olhar meticuloso sobre as possibilidades de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para apoiar as ações de internacionalização no ensino do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) durante o período crítico provocado pela pandemia de COVID-19. Em um contexto em que se mostrava inviável a realização de ações presenciais de internacionalização, o objetivo principal foi investigar como as ferramentas tecnológicas influenciaram o desenvolvimento das ações de internacionalização dessa Instituição. Para tanto, foi realizado o estudo de dois casos, mais especificamente, dois projetos de mobilidade acadêmica de discentes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, propôs-se a (i) analisar a concepção de ensino-aprendizagem presente nesses dois projetos de mobilidade acadêmica virtual, (ii) compreender, sob a perspectiva dos atores envolvidos, como esses projetos mediados pelas TDIC se desenvolveram e (iii) identificar as oportunidades e os desafios que surgiram ao longo de sua implementação. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre os temas de internacionalização, globalização e mobilidade acadêmica. Posteriormente, foi conduzido um estudo documental dos principais regulamentos, diretrizes, regimentos e do site institucional do IFNMG. Em seguida, a fim de se obter um conhecimento detalhado e aprofundado sobre os projetos, foi realizado um estudo de caso, que permitiu a familiarização com todos os aspectos atinentes à elaboração e ao desenvolvimento deles. Nessa fase, a técnica de Grupo Focal foi empregada para coletar dados que não estavam explicitamente disponíveis nos documentos analisados. Com base em todos esses dados, utilizou-se o método da Teoria Fundamentada dos Dados (TFD) numa perspectiva interpretativa e construtivista, para refletir sobre os objetivos apresentados. Os dados revelaram que a internacionalização no IFNMG foi positivamente impactada pelo uso das TDIC, e que há um grande potencial para fortalecer as ações de mobilidade acadêmica no ambiente virtual. Observou-se que a abordagem Collaborative Online International Learning (COIL) foi utilizada de maneira espontânea (sem planejamento prévio) em um dos projetos, atendendo satisfatoriamente às expectativas dos envolvidos. Além disso, mesmo diante de obstáculos para a implementação do segundo projeto, foi criado, como alternativa, um curso de imersão em língua espanhola, com o intuito de preparar os discentes para futuras oportunidades de mobilidade. É importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não foi apresentar concepções padronizadas de internacionalização, mas refletir sobre as possibilidades da internacionalização, especialmente no contexto da mobilidade acadêmica, de forma abrangente, com o apoio das TDIC. Em suma, o estudo revelou que as tecnologias influenciaram positivamente as práticas de internacionalização, mesmo diante de vários obstáculos, os benefícios superam os desafios. Além disso, provocou uma reflexão sobre a necessidade de valorizar e divulgar as pequenas conquistas institucionais, pois, de maneira geral, as informações sobre as práticas de internacionalização estão dispersas na Instituição, sem um repositório centralizado de dados, e muitas ações são desenvolvidas sem o conhecimento da comunidade acadêmica e dos gestores, o que impede a plena valorização das dimensões internacionais da Instituição.
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    Protagonismo do estudante em contexto de uso de metodologias ativas via DIPAC na rede estadual de ensino de Minas Gerais
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-10-03) Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/5259847531928545; Parreiras, Vicente Aguimar; Paulinelli, Maysa de Pádua Teixeira; Oliveira, Mateus Esteves de; Ribeiro, Josimar Gonçalves; Ribeiro, Luiz Antônio
    Neste estudo, de natureza qualitativa-descritiva, explora-se a integração das Metodologias Ativas ao processo educacional por meio da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), como um design pedagógico inovador, conforme proposta de Parreiras, (2015). O objetivo principal é analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores do programa de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EFTI) atuantes em escolas estaduais de Minas Gerais da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores à SRE Metropolitana A, que teve como foco o emprego das metodologias ativas/DIPAC. O curso visava a melhorar práticas pedagógicas por meio de discussões e reflexões sobre a inclusão de metodologias ativas, respaldado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (POSLING). Os dados foram coletados em três etapas, iniciando com um questionário diagnóstico exploratório aplicado a 30 professores, incluindo os 24 professores que atuavam em turmas de EFTI, entrevistas que fizeram parte da 1ª etapa para verificação das contribuições, limites e para fazer alterações nas questões, ou seja, essa primeira etapa conteve também uma pré-testagem. As 2ª e 3ª etapas foram realizados questionários para aferir possíveis mudanças com a integração da DIPAC e das Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem e diários de bordo da autora. Utilizou-se a codificação e categorização de dados de forma analógica, apoiada pelo software MaxQda na realização da análise das entrevistas, para identificar padrões e temas relevantes. Os critérios para a escolha dos participantes incluíram a ampliação da carga horária das turmas e a oportunidade de os professores(as) trabalharem com atividades integradoras do programa EFTI. Entre as referências utilizadas, estão autores como Bardin, Valente, Gil, Vygotsky, Piaget(, Freire e Freinet, que fornecem suporte teórico para as metodologias e as análises empregadas na pesquisa. Os resultados indicam que a implementação das Metodologias Ativas e da DIPAC aumentou a motivação e o engajamento dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas objetivando as aprendizagens dos alunos, ficando clara a relevância das metodologias ativas para a educação básica em superação ao ensino tradicionalista nos possibilitando observar um maior protagonismo do discente. Os resultados das análises dos dados indicam ainda que a maioria dos professores reconhecem a importância dessas metodologias para aumentar a motivação e autonomia dos alunos, além de promover uma maior interação entre eles. Este estudo contribui para futuras pesquisas sobre motivação, interação e protagonismo dos estudantes bem como a motivação, interação e as condições de trabalho dos professores da rede pública de ensino.
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    Novo Pac-English: jogo educacional para o desenvolvimento da pronúncia de palavras em inglês /
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-27) Barbosa, Cléber Pimentel; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Borges, Anderson Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2810327982229407; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/8439799086265789; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Borges, Anderson Pimentel; Braga, Júnia Fidélis de Carvalho; Sales, Adriana dos Santos; Andrade, Marcos Racilan; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver o jogo educacional Novo Pac-English, que utiliza a instrução implícita para promover a aprendizagem da pronúncia de palavras em inglês. O jogo busca proporcionar uma experiência autônoma de aprendizado, onde os jogadores adquirem habilidades e conhecimentos por meio da prática e interação com o jogo, sem a necessidade de instruções explícitas. A pesquisa se baseia em fundamentos teóricos da aprendizagem implícita e da gamificação no contexto educacional. A aprendizagem implícita envolve o desenvolvimento de habilidades intuitivas por meio da experiência e observação, permitindo que os jogadores identifiquem padrões, antecipem movimentos e tomem decisões estratégicas. Essa abordagem estimula a criatividade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades transferíveis. O Novo Pac-English apresenta como diferencial o protagonismo da música, utilizando-a como elemento-chave para aumentar o engajamento dos jogadores com o jogo e promover a sua interação com a aprendizagem. Por meio de instrução implícita, desafios musicais oportunizam aos jogadores a prática e o aprimoramento de suas habilidades de pronúncia de forma lúdica e envolvente. A pesquisa inclui a fase de desenvolvimento do jogo, levando em consideração aspectos de usabilidade, jogabilidade, repetibilidade e de design instrucional, com base em realização de testes e avaliações para assegurar a operacionalização dos princípios teóricos estudados via programação. As metodologias de pesquisa adotadas incluem, além da revisão bibliográfica, uma descrição pormenorizada da primeira versão do jogo – Pac-English – e a descrição, também detalhada, do desenvolvimento do Novo Pac-English, com a explicitação e explicação das escolhas feitas. Espera-se que esta tese contribua para o avanço das pesquisas na área de aprendizagem de línguas por meio de jogos educacionais. Além disso, espera-se que o Novo Pac-English seja testado e validado em breve e que seja desenvolvida a sua versão comercial, para que ele possa vir a ser utilizado como uma ferramenta eficaz no contexto educacional, auxiliando crianças brasileiras no desenvolvimento de suas habilidades de pronúncia em inglês, de maneira divertida e interativa.
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    A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara de
    Nas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).
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    Estratégias pedagógicas para estimular o desenvolvimento de multiletramentos e letramento crítico no ensino de língua portuguesa via metodologias ativas mediadas pela DIPAC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-03-11) Silva, Marinaldo de Souza; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4381131258622314; Parreiras, Vicente Aguimar; Maciel, João Wandemberg Gonçalves; Mendes, Maurício Teixeira; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Ribeiro, Luiz antônio
    Esta pesquisa investigou estratégias para dinamizar o ensino de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e competências de análise textual, com ênfase na identificação de informações explícitas, implícitas e metaplícitas em textos, assim como na compreensão da função e do impacto dos diferentes gêneros textuais/discursivos digitais. Em um contexto de ensino público municipal no município de Areia (PB), no Distrito de Mata Limpa, com uma turma de 33 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi utilizada a abordagem de pesquisa-ação, aliando fundamentos teóricos sobre multiletramentos, letramento crítico e multimodalidade, além dos conceitos de metodologias ativas, Pós-Método e trabalhos que versam sobre a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), bem como a linguagem atrelada ao ensino e à tecnologia. As normatizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acerca da linguagem e suas tecnologias, as abordagens qualitativas de Bauer e Gaskell (2002), Bortoni-Ricardo (2008); Bergmann (2017) sobre a sala de aula invertida; e Círculos de leitura, com base em Cosson (2021), entre outros, também fundamentaram os encaminhamentos dados a este estudo. A metodologia combinou uma avaliação diagnóstica inicial, uma intervenção pedagógica baseada em Círculos de leitura e uma avaliação diagnóstica final. As análises qualitativas e interpretativas indicaram avanços significativos nos descritores D1 (localização de informações explícitas) e D4 (inferência de informações implícitas), evidenciando que as metodologias ativas, mediadas pela DIPAC, promoveram maior autonomia, engajamento e habilidades críticas nos estudantes. Os resultados também mostraram que o uso de textos multimodais e ambientes de aprendizagem inovadores estimula a construção de competências relacionadas à leitura crítica e à compreensão de diferentes gêneros textuais/discursivos digitais. Conclui-se que a integração das metodologias ativas ao ensino regular pode viabilizar práticas educacionais mais inclusivas e centradas no estudante, destacando a importância de replicar essas estratégias em outros contextos educacionais e níveis de ensino. A pesquisa contribui para os Estudos de Linguagens ao propor um design pedagógico inovador que favorece a articulação entre teoria e prática, com implicações para políticas públicas educacionais voltadas à formação leitora.
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    "Eu aprendi usar outras ferramentas também" : a construção de significados por meio de práticas de leitura e produção de textos multimodais em inglês no ensino médio
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-10-28) Souza, Sheilla Andrade de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/4940430874968675; Silva, Renato Caixeta da; Gomes Júnior, Ronaldo Corrêa; Selvatici, Vera Lúcia Carvalho Grade; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Parreiras, Vicente Aguimar
    No estudo relatado nesta tese, objetivamos, a partir de uma proposta de ensino com base nos Gêneros Textuais, sob a luz dos estudos sobre Multiletramentos e Gramática do Design Visual, investigar como os significados são construídos a partir de práticas de leitura e escrita de textos multimodais incorporando conhecimentos sobre diferentes modalidades de significação no ensino de Língua Inglesa. O estudo foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico de Logística de uma instituição federal no interior de Minas Gerais. Houve adaptações de atividades elaboradas com base no livro didático e produções de materiais complementares pela professora pesquisadora. Buscamos investigar, a partir da inserção de práticas de leitura e de produção de textos multimodais, que contemplam os aspectos verbais e não verbais, como os significados são construídos; detectar as facilidades e os desafios enfrentados pelos aprendizes durante o desenvolvimento das atividades; observar e identificar as capacidades exigidas, dos aprendizes, durante o processo de leitura e produção de textos multimodais; e analisar as produções textuais apresentadas pelos aprendizes após desenvolverem capacidades relacionadas à leitura e produção de textos multimodais, sob a luz da Gramática do Design Visual. Para a pesquisa nos apoiamos em construtos teóricos relacionados ao Ensino de Língua Inglesa, Gênero Textual (ALMEIDA FILHO, 2010; LEFFA, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2006; MARTIN; ROSE, 2007; BOCCIA et al. 2013, KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006), à Linguística Sistêmico- Funcional, Semiótica Social e à Multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1989; HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SERAFINI, 2014; JEWITT, 2005) e dos (Multi)letramentos (KALANTIZIS; COPE, 2012; CERVETTI et al., 2001; MEURER, 2000; CARVALHO; ARAGÃO, 2015). A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa participante (BRANDÃO, 2006), e os instrumentos de coleta de dados incluem questionários, diário de campo, entrevista, análise de atividades de produção e conversa informal. Como resultados alcançados, observamos que as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento da Competência Comunicativa Multimodal dos alunos (ROYCE, 2002) à medida que propiciou que eles entendessem que os textos multimodais contemporâneos são formados por vários modos semióticos, que precisam ser considerados no processo de produção dos sentidos seja no consumo, seja na produção textual. Quanto aos desafios encontrados, inferimos que não houve desafios únicos e cabíveis a todos os participantes igualmente, isto é, o desafio de um aluno configurou a facilidade de outro. No que se refere às capacidades exigidas dos alunos, percebemos a necessidade de ir além da prática de leitura e escrita do código verbal, os participantes tiveram que demonstrar domínio de ferramentas digitais e agirem como navegadores, intérpretes, designer e interrogadores a fim de produzirem significados na língua estrangeira estudada.
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    Letramentos acadêmicos de hispanofalantes em Português como Língua Adicional: ensino de escrita e de leitura em uma universidade brasileira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-14) Diniz, Izabel Cristina Silva; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/5433933734735957; Villela, Ana Maria Nápoles; Diniz, Leandro Rodrigues Alves; Bizon, Ana Cecília Cossi; Tirloni, Larissa Paula; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Neves, Liliane de Oliveira; Silva, Renato Caixeta da; Souza, Rômulo Francisco de
    No âmbito da educação superior, são várias as ações de internacionalização em casa (KNIGHT, 2008; 2011) impostas pela globalização. Nesse cenário, destacam-se o ensino de línguas adicionais e os letramentos acadêmicos. Filiando-se aos Novos Estudos do Letramento em diálogo com os pressupostos teóricos sobre os gêneros do discurso, esta tese apresenta um estudo sobre como se ensina escrita e leitura acadêmicas em Português como Língua Adicional (PLA) em um contexto de imersão linguística. Na literatura, encontram-se poucas pesquisas sobre essa temática, razão pela qual se considera a produção científica dessa área ainda incipiente e escassa. Diante dessa lacuna, tem-se por objetivo, com o desenvolvimento deste trabalho, analisar os eventos de letramento acadêmico em PLA que vivenciam os estudantes universitários estrangeiros, falantes de espanhol, matriculados em uma instituição pública de ensino superior localizada em uma das tríplices fronteiras do Brasil. Para tanto, investigam-se (i) quais são os eventos de letramento acadêmico em duas turmas da mesma disciplina de PLA - nível intermediário; (ii) como são promovidos letramentos acadêmicos de hispanofalantes nas turmas investigadas; (iii) em que medida as propostas de letramentos acadêmicos das turmas sob investigação se assemelham aos modelos de letramento propostos por Street (2010) e Lea e Street (2014) e (iv) se semelhanças e/ou divergências entre as línguas espanhola e portuguesa são exploradas por professores de PLA a promoção de letramentos acadêmicos. Os dados analisados foram gerados durante o segundo semestre de 2017, a partir de um estudo de caso de cunho etnográfico, em classes universitárias voltadas para o ensino de PLA, especificamente, para a leitura e a escrita universitárias nesse idioma. Foi concebido e organizado um corpus composto por gravações de áudios de aulas de duas turmas da mesma disciplina, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa, questionário, diário de campo da pesquisadora e material didático utilizado pelos professores colaboradores. Os resultados indicam que (i) os docentes, colaboradores desta pesquisa, adotam estratégias diferentes para alcançarem os mesmos objetivos de aprendizagem, contudo priorizam práticas de leitura e de escrita distintas; (ii) propiciam-se, nessa disciplina, letramentos por intermédio da leitura, da análise e da escrita de gêneros discursivos presentes no contexto acadêmico brasileiro; (iii) o modelo de letramento socialização acadêmica, proposto por Street (2010) e Lea e Street (2014), é o mais evidente nos registros gerados e (iv) apenas um dos professores colaboradores explora semelhanças e divergências entre as línguas espanhola e portuguesa por meio da gramática contrastiva, principalmente. As conclusões apontam para a relevância do ensino de línguas adicionais e da garantia aos letramentos acadêmicos ao aprimoramento do processo de internacionalização em casa em universidades brasileiras.
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    A operacionalização da avaliação formativa na abordagem de ensino de língua estrangeira (inglês) via gêneros textuais do CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-10) Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/1734998997232825; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Gonçalves, Alcione; Ribeiro, Luiz Antônio
    O objetivo desta pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica é teorizar sobre a avaliação formativa e, como resultado, ampliar a fundamentação teórica para a operacionalização dessa avaliação na abordagem de ensino de línguas estrangeira (inglês) via gêneros textuais. Essa abordagem foi implementada nos cursos técnicos integrados de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus I, em 2011. Desde então, é orientada por documentos oficiais da Educação brasileira (MINAS GERAIS, 2005; BRASIL, 2006, 2018) e fundamentada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS; COPE, 2008, 2012), na pedagogia reflexiva e no projeto Learning by Design (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015, 2017), na pedagogia dos gêneros da Escola de Sidney (COPE; KALANTZIS, 1993; MARTIN, 2009; KALANTZIS; COPE, 2012) e na teoria sociocultural da aprendizagem (VYGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000, 2011; LANTOLF; THORNE, 2006). Nessa abordagem, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira (inglês) são desenvolvidos por meio da produção processual e colaborativa de textos orais e escritos em diversos gêneros significativos para a vida pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes. Durante o planejamento e a elaboração de diferentes rascunhos até a publicação da versão final, a avaliação formativa tem um papel essencial no aprimoramento da qualidade dos textos e na ampliação da agência dos estudantes ao avaliarem os próprios textos e os textos dos colegas. Entretanto, professor e estudantes têm demonstrado dificuldades de usarem feedback no trabalho colaborativo (BAMBIRRA; RACILAN; AVELAR, 2013). Ao invés de ser utilizado nas interações entre professor e estudantes e entre estudantes, durante o processo de construção dos textos, o feedback concentra-se na transmissão de informações unidirecionais do professor para os estudantes com foco no produto da aprendizagem. Consequentemente, a avaliação exerce pouca influência no desenvolvimento da aprendizagem. A fim de encontrar subsídios teóricos para compreender a razão dessa dificuldade e para descobrir maneiras de superá-la, desenvolvo uma teorização sobre a avaliação formativa e o feedback fundamentada principalmente nos estudos de Scriven (1966), Bloom (1968); Bloom, Hastings e Madaus (1971), Ramaprasad (1983), Sadler (1989, 2010, 2013), Wiliam e Leahy (2007) e Black e Wiliam (2012). As conclusões alcançadas são resumidas em três premissas que ampliam a fundamentação teórica para a operacionalização da avaliação formativa na abordagem: (1) a avaliação formativa coincide com o feedback e, por isso, pode ser chamada de ‘avaliação formativa enquanto feedback’; (2) a ‘avaliação formativa enquanto feedback’ pode ser compreendida por meio de quatro dimensões que mostram inter-relações entre a avaliação e a aprendizagem: ‘avaliação da aprendizagem’, ‘avaliação para a aprendizagem’, ‘avaliação como aprendizagem’ e ‘avaliação no diálogo colaborativo’; (3) três conceitos situam-se nas quatro dimensões e demonstram o caráter multifacetado da avaliação formativa, bem como diferentes possibilidades de processos avaliativos: conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback’, conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback centrada no estudante’ e ‘conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback recursivo’. A partir das premissas delineadas, apresento seis proposições a serem consideradas no design de práticas avaliativas para a produção colaborativa de textos de diferentes gêneros: (1) engajamento e pertencimento dos estudantes, (2) diálogos colaborativos com feedback recursivo, (3) entrelaçamento de processos de conhecimento e desenvolvimento de capacidades cognitivas e metacognitivas (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015), (4) integração entre as habilidades de compreensão e de produção oral e escrita por meio do desenvolvimento de letramentos múltiplos, (5) uso das tecnologias digitais, (6) estudos para a identificação de parâmetros de qualidade e para a elaboração de critérios e de instrumentos de avaliação. Para concluir esta pesquisa, resumo suas contribuições e aponto suas implicações para pesquisas futuras.
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    Gêneros e letramento na educação corporativa: experiências do profissional em formação
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-11) Gonçalves, Denise dos Santos; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/9457703792286566; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Guimarães, Eloísa Helena Rodrigues; Soares, Maria Juliana Horta; Villela, Ana Maria Nápoles; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Andrade, Marcos Racilan
    Na educação corporativa, os profissionais em formação participam de práticas sociais da instituição na qual exercem suas atividades funcionais. Os elementos do contexto específico do local de trabalho, tais como o relacionamento mais frequente com profissionais experientes, a necessidade de interagir por meio de enunciados escritos do ambiente institucional e o acesso a situações reais da realização do trabalho, concorrem para o letramento do profissional, agindo concomitantemente com as atividades didáticas desenvolvidas na sala de aula. Reconhecer os efeitos mais diretos do envolvimento dos estudantes nas práticas sociais propiciadas pela modalidade formativa pode contribuir para aprimorar as maneiras pelas quais se desenvolvem o planejamento e o desenvolvimento das ações pedagógicas. Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre fatores intervenientes no letramento profissional de policiais militares em formação, considerando as circunstâncias externas às salas de aula, investigamos eventos e práticas de letramento vivenciadas por estudantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, realizado pela própria instituição, no período de setembro de 2017 a abril de 2018. A pesquisa está situada no escopo dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2014; GEE, 2015; 2015b; HAMILTON, 2000; 2002) na concepção de letramento como prática social (BARTON; HAMILTON [1998]2012; BARTON; HAMILTON, 2000; BARTON, 2007; SETREET, 2009) assim como em consideração aos estudos que reportam ao letramento no e para o local de trabalho (KLEIMAN, 2001; 2008) e no letramento em contexto de trabalho (MENDONÇA et al., 2015). Os insumos da investigação são as experiências dos estudantes, escolha decorrente de reconhecê-las como recurso privilegiado para prover conhecimento e reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem (MICCOLI, 1997; 2006; 2007; 2014). Os dados foram coletados em entrevistas, questionários e grupo focal tomados como instrumentos para perceber eventos e práticas de letramento vivenciados por um grupo de três informantes. A pesquisa permitiu perceber traços da maneira pela qual as práticas de letramento atuam na formação do soldado policial, como este se apropria das maneiras de realizar o trabalho, como constrói sua autoimagem e a imagem que pretende projetar perante outros membros da instituição. De forma adicional, os procedimentos para coleta das experiências demonstraram que a reflexão e a retomada das práticas vivenciadas fazem emergir a (re)construção dos sentidos a elas atribuídas e, por sua vez, podem constituir um recurso interveniente no letramento profissional dos próprios informantes da pesquisa.
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    Mulheres, memórias, afetos: O talento de Eduardo Coutinho para ouvir narrativas em Jogo de Cena
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-17) Durães, Alba Valéria Aparecida; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6965022625757541; Moreira, Wagner José; Bartolomeu, Anna Karina Castanheira; Jesus, Eduardo Antonio de; Silva, Rogério Barbosa da; Maia, Cláudia Cristina
    Neste texto, estudaremos como o afeto e a memória permeiam as narrativas representadas no documentário Jogo de cena (2006), de Eduardo Coutinho. Reconhecido como maiordocumentarista brasileiro de sua geração, o cineasta Coutinho dedicou-se ao campo do documentário, fazendo filmes a partir da fala de pessoas comuns e daquilo que elas têm a contar sobre suas vivências e estar no mundo. Com a intenção de conseguirmos delimitar quais elementos são usados para a criação do documentário do nosso interesse neste estudo, percorreremos alguns caminhos de criação da obra coutiana para estabelecermos os processos de criação em Jogo de cena. Este documentário correlaciona, pelo uso da técnica de Coutinho, o relato das personagens por meio do afeto e da memória, compondo, por isso, uma ficção da realidade. Há ainda um jogo de interpretação entre a participação de mulheres comuns que se propõem a contarem suas histórias com a interpretação de atrizes profissionais – que também parecem contar histórias de si mesmas, bem como dialogam com o diretor sobre as estratégias de interpretação, seja para melhor representação, seja pela dificuldade de interpretar mulheres reais. Percorreremos, ainda, alguns desses jogos para buscarmos estabelecer diálogo com reflexões sobre os processos criativos de Eduardo Coutinho, a fim de abordar tanto as contribuições coutianas, incluindo os debates sobre a memória na elaboração dos relatos no cinema, bem como a potência individual nas relações de afeto.
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    Escrituras híbridas: pontos de mira e tiros pela culatra : a dicção poética de Laís Corrêa de Araújo e suas confluências
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-04) Sampaio, Renata Maurício; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/2378761234259733; Silva, Rogério Barbosa da; Oliveira, Ilca Vieira de; Amaral, Sérgio Alcides Pereira do; Rosa, Mário Alex; Moreira, Wagner José
    Neste trabalho, temos por objetivo estudar o modo de configuração da escrita poética de Laís Corrêa de Araújo (1928-2006), levando em consideração os processos e procedimentos criados pela escritora em confluência com as demandas das mídias e das novas tecnologias. Serão abordados como corpus os poemas publicados no primeiro livro da autora, Caderno de poesia (1951), até o último, Geriátrico (2002). Com o intuito de melhor conhecer o processo criativo dessas composições, consideramos não somente o texto em si, mas os elementos relacionados ao circuito de produção, circulação e recepção dos poemas, aliados à materialidade dos meios em que eles se configuram. Assim, o desenvolvimento da pesquisa está estruturado sobre os principais eixos poéticos da dicção de Araújo: sua relação com o presente e as ressonâncias de suas vivências pessoais e profissionais em seu processo criativo, as implicações do reconhecimento crítico de sua obra, a seleção de suas estratégias poéticas e políticas, bem como o diálogo com as múltiplas vozes e as técnicas comunicativas que as engendram, buscando articular discussões sobre como essas manifestações evoluem no trajeto de sua produção poética. Em nossas análises, identificamos que há, na poesia de Araújo, uma potencial existência de práticas rizomáticas e hipertextuais. Em consideração à vocação dessa poesia para o digital, apresentamos um projeto de experimentação poética em contexto eletrônico, de modo a dialogar com o escopo teórico desenvolvido nesta tese, na tentativa de enriquecer a pesquisa acadêmica.
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    A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia Cristina
    RESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.
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    Verdades duvidosas: literatura e autoficcionalidade em La tia Julia y el escribidor, de Mario Vargas Llosa
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-29) Castro, Sandra de Pádua; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/0268832206200357; Campos, Angela Vieira; Walty, Ivete Lara Camargos; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Menezes, Roniere Silva
    Nesta tese, desenvolvemos um estudo sobre memórias e desmemórias na configuração dos personagens escritores em La tía Julia y el escribidor, de Mario Vargas Llosa. Almejamos identificar e examinar os processos pelos quais se deu a criação literária neste romance, assim como analisar o resultado desse processo nos personagens escritores, tendo em vista o projeto do autor que afirma sua pretensão em realizar, simultaneamente, uma autobiografia e a narração dos feitos literários de uma pessoa que conhecera em sua juventude. Trata-se, em La tía Julia y el escribidor, de um discurso deflagrado pela memória, sobre literatura e vocação literária, no qual se concretizam, imersos na arte melodramática, os personagens escritores. Inicialmente, identificamos a memória como protagonista da criação literária a partir da análise dos termos "deicidio" e "demônio", empregados por Vargas Llosa em García Márquez: historia de un deicidio. Em seguida, demarcamos o tempo da enunciação do romance em estudo: o presente em que o narrador efetuou um recorte no passado para torná-lo ficção. Posteriormente, ao constatarmos que a pretensão autobiográfica do romancista redundou em autoficção, analisamos a formação dos personagens escritores a partir dos tipos de autoficção estudados por Vincent Colonna; especificamente no tipo especular, examinamos o emprego das técnicas narrativas dos vasos comunicantes e da caixa chinesa operadas por Vargas Llosa. Concluímos que os personagens escritores, soma de memórias e desmemórias, servem à construção de uma imagem de "escritor", de uma ficção de si mesmo, e à apologia da vocação literária.
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    Jogos digitais, tecnologias móveis e aprendizagem de línguas
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-15) Racilan, Marcos; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Souza, Valeska Virgínia Soares; http://lattes.cnpq.br/9322570955527591; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/7957250036337436; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Souza, Valeska Virgínia Soares; Braga, Junia de Carvalho Fidelis; Quast, Karin; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Carvalho, Heitor Garcia de
    A enorme presença de tecnologias móveis e jogos digitais em nossas vidas tem ensejado um crescente interesse acadêmico em desenvolver estudos para investigar a relação entre a aprendizagem, em especial a de línguas, e esses dispositivos e jogos. O objetivo geral deste estudo é estabelecer como os elementos de jogos são utilizados em jogos vernaculares e aplicativos gamificados desenvolvidos para dispositivos móveis. Analiso os elementos de jogos em suas manifestações nesses jogos e aplicativos para smartphones e tablets para promover uma discussão sobre como esses elementos têm sido usados nesses dispositivos e a maneira como eles podem promover a aprendizagem de línguas. Baseando-me em uma caracterização dos elementos de jogos a partir da literatura da área, em um levantamento das características de dispositivos móveis e de uso desses dispositivos, bem como em uma revisão dos construtos propiciamento, aprendizagem tangencial e condições de emergência, (a) avalio de que maneira as características dos dispositivos móveis e de uso desses dispositivos interferem na operacionalização de elementos de jogos no jogo vernacular Clash Royale; (b) avalio também como esses elementos de jogos são operacionalizados no aplicativo gamificado móvel Duolingo, voltado para a aprendizagem de línguas adicionais; (c) pesquiso como a língua adicional ou materna emerge no jogo vernacular e no aplicativo gamificado em relação aos elementos de jogos; (d) identifico os propiciamentos para aprendizagem de línguas percebidos pelos usuários do jogo vernacular para dispositivos móveis; e (e) discuto sobre uma possível relação entre a utilização dada aos elementos de jogos nos dispositivos móveis e os propiciamentos para aprendizagem de língua adicional percebidos pelos jogadores. A revisão da literatura foi usada na elaboração de uma matriz de análise que, complementada por um questionário e uma entrevista semiestruturada, permitiu fazer uma descrição focalizada tanto da realização daqueles elementos em jogos digitais para smartphones e tablets quanto da percepção dos usuários dos propiciamentos linguísticos oferecidos. Por meio de múltiplos estudos de caso, este estudo investiga a hipótese de que as características dos dispositivos móveis, bem como as circunstâncias e formas de uso desses dispositivos, impõem limitações e oportunidades para a operacionalização de elementos de jogos nessas tecnologias, especialmente para a aprendizagem de línguas. Os resultados parecem confirmar essa hipótese ao demonstrar que a utilização dos dispositivos móveis como suporte para o jogo vernacular altera, ainda que superficialmente, os padrões de interação do jogador tanto com o jogo quanto com seus elementos. Os dados sugerem que a operacionalização dos elementos de jogos é mais afetada pelas características físicas do que de uso dos dispositivos móveis, e que os elementos mais abstratos foram mais afetados. Os resultados da análise do aplicativo gamificado mostram uma implementação bastante limitada dos elementos de jogos, apontando para uma enorme necessidade de aperfeiçoamento da utilização desses elementos em aplicativos voltados para a aprendizagem de línguas. A análise da mobilização de língua no jogo e no aplicativo revela um maior sucesso no primeiro do que noção demandará corroboração por estudos com maior número de participantes e jogos em contextos variados.
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    Horrores inimagináveis: memória, trauma e testemunho do Holocausto em Primo Levi
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-09) Araújo, Fabrício Paiva; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/8255198511216219; Menezes, Roniere Silva; Maia, Cláudia Cristina; Abreu, Denise Borille de; Tolentino, Eliana da Conceição; Oliveira, Luiz Henrique S. Oliveira
    Diversas são as linguagens usadas para representar o Holocausto ou Shoah, das narrativas historiográficas à literatura, da sociologia à filosofia e dos quadrinhos e fotografias à produção cinematográfica. A transmissão do horror e da opressão absoluta vivida nos campos de concentração e extermínio vem sendo há anos um assunto visto como de grande importância no meio acadêmico. Este trabalho visa contribuir com os estudos sobre a construção da memória e do testemunho de sobreviventes que, a despeito do contínuo tormento da rememoração, contam suas histórias. A pesquisa baseia-se principalmente na discussão de duas importantes obras - É isto um homem? e Os afogados e os sobreviventes, de Primo Levi. Ademais, as obras de Levi dialogam com quatro fotografias tiradas por prisioneiros em Auschwitz, cujos conceitos de imagem e memória traumática são abordados à luz das discussões de teóricos como Walter Benjamin, Paul Ricoeur, Giorgio Agamben, Didi-Huberman, Márcio Seligmann-Silva e Michel Foucault, entre outros. O objetivo é analisar como os dois textos, em diálogo com os conceitos que emanam das chapas tiradas em Auschwitz, refletem e contribuem, no presente, para a construção da memória coletiva e cultural das comunidades judaicas represadas nos campos de concentração e extermínio da Segunda Guerra Mundial. Primeiramente, discutem-se conceitos que lidam com a questão da memória coletiva, um domínio que ao mesmo tempo é composto de memórias individuais e determinam estas a memória cultural: manifestações culturais eleitas como símbolos da memória coletiva dos grupos, sejam essas nações ou minorias. Em seguida, discute-se como a narrativa testemunhal tem a capacidade de lidar com memórias ao permitir diversos pontos de vista e dar voz àqueles que não teriam outro canal de expressão. Tais obras incorporam o discurso imagético, o historiográfico e o autobiográfico, oferecendo insights que nos ajudam a repensar, no âmbito da literatura comparada, a relação entre memória, trauma e testemunho, assim como as questões envolvendo a dor, a revolta e a indignação.
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    Coleções didáticas de língua inglesa/PNLD: a apropriação do material didático por professores e alunos de escolas públicas mineiras
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-08) Repolês, Maria Catarina Paiva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/7812070253249750; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Augusto, Rita de Cássia; Villela, Ana Maria Nápoles; Parreiras, Vicente Aguimar
    Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a apropriação do material didático (MD) de língua inglesa distribuído nas escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A inclusão e distribuição de livros didáticos de língua inglesa para o ensino fundamental e médio nas escolas públicas teve início em 2011 e 2012 respectivamente. Não obstante o edital criterioso, a produção bibliográfica referente a esse material ainda é incipiente e mandatória para a consolidação do seu caminho, principalmente no tocante à sua apropriação. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar a apropriação do MD de inglês do PNLD por professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas da Zona da Mata Mineira. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas com professores e alunos, questionários, e anotações de campo que consistem o corpus da pesquisa. Para analisá-lo, recorro à teoria da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1979; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; EGGINS, 2004) e aos autores brasileiros, principalmente Fuzer e Cabral (2014) e Silva (2012, 2016), que desenvolvem estudos com essa teoria. Os Sistemas de Avaliatividade e de Ideação (MARTIN e ROSE, 2007) também fundamentam a análise, assim como documentos oficiais e estudos dos especialistas da área. A metodologia da pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa que valoriza a produção do conhecimento pelo método do diálogo (BOGDAN e BIKLEN, 1994; DEMO, 1995). Os resultados mostram que, não obstante o reconhecimento global do inglês como língua franca e sua inclusão no PNLD, na escola pública ele continua desvalorizado como disciplina. Faltam ações de apoio do PNLD às professoras, ainda dependentes de designações e rotatividade. Isso causa desconhecimento do programa e ausência de formação continuada para uma apropriação mais proveitosa do MD. Por isso, a distribuição dos livros didáticos, por si só, não garante a viabilidade da ação pedagógica segundo suas propostas e teorias norteadoras. Ao se apropriarem do livro didático, as docentes esperam tê-lo como um aliado, esperam legitimar o seu uso em sala de aula. Parte daí a desilusão com o material, quando, por não terem sido preparadas para as inovações pedagógicas que o livro sugere, ou linguisticamente para acompanhar o fluxo das leituras e atividades, elas acabam por usá-lo de forma monolíngue, estrutural e verticalizada. No entanto, a apropriação do MD reflete positivamente no preparo profissional das docentes, levando-as a buscarem proficiência. Os resultados mostram também, que os alunos apreciam as atividades feitas com o MD, preferindo-as às atividades rotineiras de cópias e traduções, ou de exercícios gramaticais fora de contexto. Considerando que o PNLD encoraja o uso de MD diferenciado, espera-se que este estudo contribua com uma visão crítica do assunto, propondo ações de preparo das docentes para o uso do MD, adaptação deste às escolas públicas da Zona da Mata. Principalmente nas pequenas cidades, o acesso, ou talvez mesmo o interesse pela literatura de novos enfoques metodológicos, experiências, documentos oficiais, participação em eventos, etc. é muito restrito. Esse distanciamento das produções acadêmicas pode ser sanado com projetos de curta duração sobre a apropriação do MD como meio de promover o empoderamento dos profissionais e da disciplina, contribuindo assim para a melhoria da educação básica.
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    Correio Feminino: a reconstrução da cena de enunciação do discurso feminino na escrita jornalística de Clarice Lispector
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Beltrão, Rosane Vicentina Goulart; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/1130305372237915; Nunes, Aparecida Maria; Mello, Renato de; Arão, Lílian Aparecida; Muniz Júnior, José de Souza; Santos, Andréa Soares
    Nesta tese, o objetivo central é investigar a enunciação da profissional de imprensa que foi Clarice Lispector, no intuito de desvelar a reconstrução da cena enunciativa e do ethos discursivo no livro Correio Feminino, obra que, editada, postumamente em 2006 pela editora Rocco, reúne parte de sua produção para colunas femininas, nos anos 50 e 60, em diferentes jornais. Esse objetivo vincula-se a duas questões centrais que orientaram a investigação. A primeira surgiu do interesse por conhecer o modo como se dá a construção da cena enunciativa e do ethos discursivo nos textos que integram essa produção jornalística de Clarice Lispector. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos de Maingueneau (1995, 1996, 2001, 2004, 2008a, 2008b, 2008c, 2014, 2015) e adotando sua concepção de que o gênero, como prática discursiva, deve ser abordado como um ritual socialmente convencionado e submetido a critérios de êxito, busquei analisar a coluna feminina a partir da observação da relação entre cena genérica e cenografia, para responder, assim, ao primeiro questionamento. A segunda questão relaciona-se ao livro Correio Feminino e à hipótese de que haveria a criação de uma outra cenografia cujo núcleo é o livro e seu processo de edição, mais especificamente, o trabalho realizado pela organizadora do livro e pela designer responsável pelo projeto gráfico da obra. Assim, considerando (i) que esse livro não se constitui em uma simples reprodução dos textos de jornal como outros livros que abrigam coletânea desse tipo de textos e, ainda, (ii) que o resgate dessa produção acontece por um processo de mediação ocorrido na e pela publicação dessa obra, permitindo que o texto se torne livro e se proponha como tal ao leitor, levantou-se o questionamento de como, nesse movimento, uma nova cena enunciativa é construída - hipótese que norteou esta investigação. Em busca das respostas para tais questionamentos, além da teoria de Maingueneau, tornou-se necessário um aparato teórico acerca da literatura sobre o livro e sua edição. Para tanto, trouxemos, para nossa discussão, teóricos como Chartier (2014, 2002, 1999, 1996), Hendel (2005), Gruszynski (2008), Genette (2009), dentre outros. Foi-nos, ainda, de fundamental importância, o trabalho de Aparecida Maria Nunes, pesquisadora, desde os anos 1980, das atividades de Clarice Lispector como repórter e entrevistadora, como cronista e colunista para que, no percurso da investigação, fosse possível responder a vários questionamentos e concluir os objetivos desta pesquisa, chegando, assim, à confirmação da hipótese que norteou este trabalho: em Correio Feminino, pela articulação de outras vozes - a da organizadora e da designer responsável pelo projeto gráfico, verifica-se a construção de uma nova cena de enunciação, bem como do ethos - o especialista da obra de Lispector - que dela participa, para cumprir o propósito dessa obra - oferecer ao leitor de Clarice Lispector uma outra Clarice Lispector, a jornalista feminina.
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    Bolsonaro fala à nação: o conflito discursivo na construção de um simulacro populista
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-10) Soares, Joarle Magalhães; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/9316890112573582; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Sanglard, Fernanda Nalon; Silva, André Luiz; Andrade, Antônio Augusto Braico
    A pesquisa tem como propósito verificar de que maneira o discurso filiado à extrema direita internacional foi institucionalizado por Jair Bolsonaro no exercício da Presidência do Brasil. O político de carreira, com 28 anos de atuação no Congresso Nacional, venceu as eleições de 2018 com uma retórica vulgar, ofensiva e antissistema, sustentada em desinformação e fake news, que foi vista como parte de um discurso autêntico, em uma percepção ingênua e perigosa para aqueles que viram esse movimento como uma ameaça ao sistema democrático. A investigação parte de uma discussão sobre a relevância desse comportamento transgressor na condução das ações governamentais. Ele deveria ser colocado em segundo plano ou ser considerado como fator constituinte da maneira do presidente governar? De que forma essa estratégia discursiva foi legitimada e utilizada para dar credibilidade às declarações oficiais dirigidas à nação? Tendo como perspectiva norteadora a Teoria Semiolinguística e os estudos do discurso político de Patrick Charaudeau, a busca pelas respostas se deu a partir da análise de um conjunto de oito pronunciamentos do ex-presidente, transmitidos em cadeia nacional de rádio e televisão, entre 2019 e 2022. Por meio de um esquema metodológico, elaborado a partir da estrutura do ato de linguagem, foram traçados dois fluxos analíticos para caracterizar a situação de comunicação e apontar os efeitos de sentido nela gerados. Foi demonstrado que o sujeito comunicante (EUc) busca projetar para o destinatário (TUd) um enunciador formado, principalmente, por dois fluxos geradores de efeitos de sentido: o político (mais associado ao ethos pré-discursivo, formatado pela rede interdiscursiva filiada à extrema direita) e o presidencial (associado à liturgia do cargo e moldado pelos termos firmados no contrato de comunicação). O trabalho resgata o contexto político e social no qual se deram os atos enunciativos para apontar os principais sentidos que caracterizam o ethos, o pathos, os imaginários e os elementos pré-validantes deste contrato. A pesquisa também apresenta, nos dois primeiros capítulos, um apanhado histórico que resgata fatores determinantes para entender a ascensão da extrema direita no país e as influências do tecnopopulismo, do negacionismo e do neofascismo na política bolsonarista. Ao final do estudo, considerando o resultado dos gestos analíticos, propõe-se um método para visualizar como o discurso de Jair Bolsonaro foi erguido a partir de imaginários populistas e estratégias de manipulação adotadas para mascarar as suas reais intenções. O ex-presidente imprimiu sentidos que fizeram suas falas oficiais transgredirem o contrato pré-estabelecido. Uma transgressão que não ocorreu de maneira estética, mas discursiva. Se, por um lado, Bolsonaro não se expressou de forma vulgar e agressiva; por outro, recorreu aos imaginários formadores de seu jeito autêntico. Emergiu dos pronunciamentos representações e características do discurso populista filiado à extrema direita, que acabaram representando um reforço institucionalizado a ideias autoritárias e antidemocráticas. A partir dos principais fatores identificados na análise do corpus, foi possível constatar como o ex-presidente, na condução das ações governamentais, fundamentou seus discursos majoritariamente em crenças subjetivas, deixando em segundo plano o pragmatismo que poderia guiá-lo em situações de crise. O trabalho aponta como Bolsonaro, portando-se como um agente de impostura, desvirtuou os pronunciamentos com a finalidade de legitimar um simulacro populista.
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    Fleabag e o desejo: desastredade desejante na série de Phoebe Waller-Bridge
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-05) Belo, Stephania Amaral Silva; Moreira, Wagner José; lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6253960242254048; Dias, João Guilherme; Amorim, Margarete Aparecida; Godinho, Josué Borges de Araújo; Sobrinho, João Batista Santiago
    A tese incorpora os conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari para tratar dos agenciamentos da trama da série Fleabag (2016-2019), criada por Phoebe WallerBridge, em um movimento de desvio de um pensamento ainda muito contaminado pelo platonismo. Os paradoxos da filosofia deleuzeguattariana em uma rede conceitual fluida foram abraçados para expressar intensidades abertas, múltiplas - sobretudo da protagonista, Fleabag. O desejo é a noção principal abordada, bem como corpo sem órgãos, devir, diferença, imanência, intensidades, máquina de guerra, multiplicidade, linhas de fuga, rizoma e singularidades.