Doutorado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Doutorado em Estudos de Linguagens por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 99
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz AntônioA presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.Item A construção de narrativas visuais sobre o continente africano em Êxodos e Gênesis, de Sebastião Salgado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-13) Oliveira, Eliziane Cristina da Silva de; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/6208374814425949; Moreira, Wagner José; Persichetti, Simonetta; Bartolemeu, Anna Karina Castanheira; Maia, Claudia Cristina; Alves, Mírian SousaConsiderando a relevância do trabalho documental desenvolvido pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua relação com o continente africano ao longo de sua carreira de mais de 40 anos, essa pesquisa propõe uma leitura e a análise dos fotolivros Êxodos (2000) e Gênesis (2013) de forma e buscar elementos e subsídios que nos levem à compreensão de como se dá a construção de narrativas visuais sobre a África. Verificamos, a partir das construções discursivas ou das narrativas fotográficas, como o continente africano foi apresentado em cada uma das publicações, considerando que o próprio fotógrafo leva em conta, na elaboração de seus livros, a existência de uma linguagem fotográfica informativa, que se constrói a partir de eixos condutores que seriam a história que as fotografias contam e sua importância no conjunto ou contexto em que são editadas e publicadas. Para a parte da pesquisa relacionada ao objeto livro, trabalhamos com os conceitos de curadoria e edição e como essas ações, interligadas, também têm influência nas construções discursivas dessas narrativas que nos são apresentadas. Colocamos aqui a técnica fotográfica em diálogo com as técnicas e ferramentas da edição, abordadas para compreender a construção das narrativas no objeto livro. Utilizamos, ainda, em diálogo, as categorias solidariedade, afeto, belo discursivo e acontecimento. Essas linhas nos conduziram para encontrar as possibilidades de leituras destas obras e como elas participam da construção de imaginários circulantes sobre a África, que, ao final, percebemos não diferirem das demais narrativas sobre aquele continente e que, normalmente, chegam até nós em produtos informacionais ou em romances e filmes.Item A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara deNas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).Item A edição de periódicos literários de vanguarda em Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-09-16) Gonçalves, Mário Vinícius Ribeiro; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/0916039868871127; Ribeiro, Ana Elisa; Carmona, Kaio Carvalho; Guimarães, Júlio César Castañon; Moreira, Paula Renata Melo; Silva, Rogério Barbosa daO tema deste trabalho é a edição de periódicos literários de vanguarda no estado de Minas Gerais. O recorte temporal adotado, panoramicamente, compreende o período que vai dos anos 1920 – quando se pode enfim considerar o acionamento da "função de vanguarda" dentro do projeto de modernidade brasileiro – até o início dos anos 1990 – quando alguns dos próprios agentes da vanguarda mineira e brasileira realizam um balanço das atividades que empreenderam ao longo do século XX. Já para as análises de periódicos individuais, estabelecemos como marco delimitador o fim dos anos 1970. Ao nos indagarmos sobre a especificidade da contribuição mineira em relação à edição de periódicos literários de vanguarda ao longo do recorte temporal adotado, objetivamos realizar extensivo mapeamento desses periódicos, bem como fundamentar qualitativamente o ethos poético-editorial das publicações contempladas a partir do grau de experimentação e ruptura que elas apresentam em relação às convenções subjacentes a seus respectivos elementos constituintes, tanto materiais quanto discursivos. Ao longo do processo, procuramos estabelecer critérios refuncionalizantes que permitam avaliar, diacrônica e sincronicamente, a contribuição dos periódicos analisados em relação ao repertório poético-editorial de dentro e fora de Minas Gerais. Metodologicamente, este estudo tem caráter essencialmente qualitativo, enfatizando a pesquisa documental. Parte fundante da pesquisa transcorreu a partir da consulta às fontes primárias – periódicos, livros e "outras topografias" pertencentes ao recorte em questão – presentes em diferentes coleções, bibliotecas e acervos, públicos ou privados. Ao mesmo tempo, foi necessário realizar o confronto dos levantamentos documentais com toda a pesquisa bibliográfica – isto é, a consulta às fontes secundárias – relativas direta ou indiretamente ao tema. Estabelecido um corpus de publicações pertencentes a nosso recorte temporal e temático, realizamos análises individuais de periódicos estrategicamente selecionados – seja pela sua importância histórica e/ou pela singularidade de sua proposta editorial – para elucidar a problemática de nossa pesquisa. Tais análises valeram-se do agenciamento crítico dos fundamentos teóricos discutidos com os aspectos técnicos específicos à atividade editorial. Logo depois, articulamos mutuamente as análises individuais de periódicos, realizando uma leitura cruzada dos diversos aspectos editoriais escrutinados a fim de delinear, com maior precisão, a especificidade dos periódicos estudados, tomados tanto em conjunto quanto separadamente. Ao articularmos dialeticamente, dentro dos Estudos em Edição, a "ciências das obras" de Pierre Bourdieu com a teoria de alguns dos agentes mais radicais da vanguarda literária brasileira, como Moacy Cirne, Álvaro de Sá e Neide Dias de Sá, crítica e transversalmente complementadas por um referencial de trabalhos pertencentes a disciplinas distintas, como a História, a Semiologia, a Teoria da Informação, a Comunicação e a Tipografia, buscamos estabelecer uma metodologia ao mesmo tempo sólida e dinâmica, oferecendo novo ponto de apoio para reflexões e pesquisas futuras, além de colaborar para o resgate histórico de importante momento de nossa memória recente, recolocado em perspectiva a partir de uma organização funcional renovada e prospectiva.Item A edição do real na TV : mediações editoriais no Jornal Minas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-21) Angrisano, Rafael Magalhães; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/2368395137802197; Silva, Giani David; Dias, Dylia Lysardo; Cardoso, Ercio do Carmo Sena; Lessa, Cláudio Humberto; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Braighi, Antônio AugustoA presente tese trata das televisualidades de informação pública mineira estabelecendo um paralelo da construção de sentidos do real por meio de um estudo comparativo do registro bruto, das mediações editoriais e das narrativas desse conteúdo noticioso. Dessa forma, a pesquisa procurou identificar, por meio da percepção dessas três pontas do processo de semiose dos acontecimentos, de modo mais amplo, o processo de significação do conteúdo noticioso, de construção da realidade social e dos possíveis engendramentos de sentidos inerentes a ele. O telejornal que escolhemos como corpus foi o Jornal Minas, principal produto de temática informativa da emissora pública Rede Minas. Foram três reportagens analisadas, com seus respectivos materiais brutos. Utilizamos um conjunto de reflexões teóricas, a Semiolinguística, com um foco maior na dimensão verbal do material analisado; a Semiótica, com um foco maior na dimensão visual deste material; e algumas teorias que tratam da Edição, que serviram como aporte para descrever melhor a mediação editorial entre o registro bruto e as narrativas das reportagens. Percebemos que a edição priorizou a narrativa indicial, a ancoragem, os discursos diretos, as identificações objetivas com poucas qualificações, demonstrando a objetividade jornalística do Jornal Minas e a busca de concordância com o real. O Jornal Minas, particularmente, realizou um aproveitamento razoável dos frames do material bruto no processo de edição, um pouco mais da metade. O corte na dimensão verbal é significativo, pela questão temporal, mas percebemos uma síntese coerente, um pouco mais de dez porcento do tempo do material bruto se converteu em reportagem. Por fim, percebemos a importância de desconstruir essas edições e identificar novos sentidos que são mais amplos do que aqueles que são ditos como o "real", nesse processo obsessivo de "encontrá-lo" e representá-lo, a que chamamos "vontade de real".Item A implementação da dinâmica interacional pedagógica adaptativa complexa na formação do leitor e no desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-10) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Gomes, Alvaro Jose dos Santos; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Nouatin, Gbènouko Gérard; Paulinelli, Maysa de Pádua TeixeiraA presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da Covid-19. Insere-se na interseção entre o ensino e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1968), tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para se chegar ao uso ou à replicabilidade. Nesse trabalho, aborda-se o desenvolvimento dos letramentos: eventos e práticas, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papéis na sociedade atual. O estudo tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” Para isso, foram usados como instrumentos de geração de dados as notas de campo, os questionários, avaliações e autoavaliações, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos participantes, e as entrevistas realizadas com eles. A aplicação da DIPAC na primeira EPTNM, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção individual e colaborativa de gêneros textuais tendo as metodologias ativas como apoio. O estudo descreve, portanto, a aplicação da DIPAC em três turmas: uma primeira, em 2019, e uma segunda turma observada em 2020, no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar a terceira implementação em turmas multiníveis (no CEFET-MG) (BATISTA, 2021). As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Ressalta-se, portanto, na nossa análise o aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais, que possibilitam a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) observadas. Dentre os resultados e considerações apresentados, a metacognição e a cibernética adaptativa foram os elementos cuja emergência decorreram das práticas docentes e das trajetórias identificadas. Esse fato nos levou a acreditar que uma mediação bem-sucedida pode se beneficiar da aplicação da metacognição adaptativa, que envolve as mudanças para si mesmo e para o ambiente, em resposta a uma ampla gama de variabilidade social e instrucional na sala de aula. Da mesma forma, a qualidade das interações entre os participantes pode depender do grau de coesão que os pequenos grupos ou subsistemas têm entre eles ou um com os outros durante o desenvolvimento das atividades. Durante as interações em atividades colaborativas, o desenvolvimento da competência comunicativa e a escuta ativa ganharam destaque e os feedbacks, demonstrações de empatia e atenção aos sinais não verbais, constituíram um espaço dinâmico onde mensagens podem ser compreendidas com precisão, permitindo que os subsistemas respondam de maneira alinhada e construtiva.Item A linguagem nômade de João Guimarães Rosa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-15) Dias, João Guilherme; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/4462037419032746; Santiago Sobrinho, João Batista; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Maia, Claudia Cristina; Casa Nova, Vera Lúcia de Carvalho; Godinho, Josué Borges de AraújoA nossa pesquisa propõe a análise de alguns contos de João Guimarães Rosa sob as lentes de alguns conceitos da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Partimos da investigação de alguns mecanismos envolvidos na construção da representação clássica e na produção de sentido a fim de compreender como esses processos se alinham à forma como as subjetividades foram forjadas. É nosso interesse refletir sobre o modo como a linguagem se inscreve nessa relação de poder e atua na promoção dos processos de subjetivação. Os textos rosianos são analisados com o intuito de apresentar as possibilidades que tal literatura encena para uma fuga da plasticidade subjetiva que se opera, sobretudo, às custas do puro ato recognitivo oriundo da representação clássica. Conceitos filosóficos como o rizoma, o movimento aberrante, o nomadismo, o espaço liso, o espaço estriado e o campo de imanência são desenvolvidos a fim de que se possa demonstrar a presença de uma linguagem nômade no texto de João Guimarães Rosa. A pesquisa analisa também a forma como a cultura dominante impõe seus estratos sob a égide de um poder que sufoca as potencialidades do ser e como tal tema surge na obra rosiana por meio de sua radicalidade de linguagem.Item A literatura periférica do Coletivoz Sarau de Periferia e do SLAM Clube da Luta de Belo Horizonte: uma análise da formação de leitores e escritores por meio de performances poéticas como letramentos literários de reexistência(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-14) Souza, Luiz Eduardo Rodrigues de Almeida; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/5062976824165292; Tosta, Sandra de Fátima Pereira; Ribeiro, Guilherme Trielli; Carvalho, Flaviane Faria; Coelho, Patrícia Rodarte Silva GomesEsta pesquisa tem como tema o papel da Literatura Marginal-Periférica-Contemporânea dos Saraus e Slams de Belo Horizonte na formação de jovens leitores e escritores por meio de performances poéticas, que podem ser compreendidas como práticas de Letramentos Literários de Reexistência. O Movimento de Literatura Marginal-Periférica dos Saraus e Slams de São Paulo se expande nos anos 2000 para outros centros urbanos do Brasil. O Coletivoz Sarau de Periferia (2008) e o Poetry Slam Clube da Luta (2014) são os precursores dessas literaturas contemporâneas das periferias de Belo Horizonte e da cena de Minas Gerais. Justifica-se, pois, há 13 anos, o Sarau Coletivoz, o Slam Clube da Luta e outros coletivos de sarau/slam mobilizam um público significativo de jovens e adultos para seus eventos, ações e performances poéticas em espaços não-institucionalizados da rua: bares, praças, esquinas, estações de metrô. Esse fenômeno literário-cultural, que circula principalmente por meio da performance oral, contradiz o cenário estatístico de baixo desempenho das práticas de leitura e escrita dos jovens nos exames nacionais e internacional, uma vez que tem conquistado, no meio urbano, muitos jovens leitores e escritores. Diante dessa realidade, viu-se a necessidade de compreender a relação entre oralidade e escrita em práticas poéticas contemporâneas, o que levou esta pesquisa a formular o objetivo geral de investigar a Literatura Marginal-Periférica-Contemporânea dos Saraus e Slams de Belo Horizonte na formação de jovens leitores e escritores por meio de performances poéticas, práticas e ações não-escolarizadas de Letramentos Literários de Reexistência e seus contrastes com os letramentos escolares. Para tanto, metodologicamente, foi desenvolvida uma abordagem inspirada na etnografia, associada à análise intersemiótica das performances poéticas, da Literatura Periférica em duas comunidades interpretativistas, uma na periferia e outra no centro da cidade. O arcabouço teórico perpassa, e é influenciado, pelos conceitos/categorias de Letramentos Literários de Reexistência/Formação de Leitores (SOUZA, 2011; ROJO, 2009; PAULINO, 2004; COSSON, 2016); da Literatura Marginal-Periférica de Saraus/Slams (WALTY, 2014; OLIVEIRA JR., 2016; TENNINA, 2017; COELHO, 2017); de Sistema/Campo literário (CANDIDO, 2000; BOURDIEU, 1996), da Literatura Brasileira Contemporânea (SCHOLLHAMMER, 2009; DALCASTAGNÈ, 2012; ROCHA, 2015; RESENDE, 2017); Etnografia e Antropologia Urbana (GEERTZ, 2008; MAGNANI, 2007), de Performance Poética e Oralitura (ZUMTHOR, 2014; MARTINS, 2021). Os resultados identificam que o Movimento de Literatura Periférica dos Saraus e Slams pode se configurar como uma Agência de Multiletramentos Literários e seus poetas-performers como Agentes de Letramentos de Reexistência, formando muitos jovens e adultos leitores e escritores em espaços não-escolares e, também, transitando por espaços institucionais dos sistemas de educação e de cultura.Item A memória em movimento: Dancing at Lughnasa no teatro e no cinema(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Viana, Maria Isabel Rios de Carvalho; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/4276256422569031; Menezes, Roniere Silva; Tolentino, Magda Velloso Fernandes de; Souza, Eneida Maria de; Alves, Mírian Sousa; Maia, Cláudia CristinaRESUMO: É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a encenação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma ?peça de memória? por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos retirados de suas lembranças. A peça é também uma autoficção de Friel e apresenta traços autobiográficos do dramaturgo. Porém, a relação de Dancing at Lughnasa com a memória vai muito além da temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Dancing at Lughnasa não é apenas uma peça de memória, mas também diz respeito ao teatro que também é memória e dessa forma, pode ser considerado um texto metateatral na medida em que possibilita discussões sobre o gênero dramático, suas técnicas e seu funcionamento. Fazendo uma análise das noções de tempo, espaço e corpo na peça, elementos essenciais tanto para o teatro quanto para a memória, este trabalho pretende delinear a concepção de memória trazida por Friel e de que forma ela se relaciona com o teatro, dialogando com a tradição e ao mesmo tempo corroborando para uma ideia de comunidade diferente da imaginada pelos membros do Teatro Literário Irlandês. Como um texto dramático apresentado pela primeira vez nos anos 1990 com o objetivo de abrir o caminho do teatro Irlandês para o contexto internacional, pretendese também levar em consideração sua adaptação, oito anos depois, dirigida por Pat O'Connor, para o cinema hollywoodiano e o tratamento dado à memória local nesse suporte midiático que possibilita sua globalização. Da vida para a escrita, da escrita para o palco, do palco para o cinema, a memória enquanto repetição na diferença está em constante movimento e em processo contínuo de ressignificação no tempo e no espaço de acordo com os corpos e as comunidades envolvidas.Item A multidão, o comum e a autoria: Rosângela Rennó e o projeto multitudinário das imagens(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-24) Silva, Reinaldo Ziviani da; Menezes, Roniere Silva; http://lattes.cnpq.br/6078711231130970; http://lattes.cnpq.br/7985867384251661; Soares, Leonardo Francisco; Fonseca, João Barreto; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Alves, Mírian SousaA presente pesquisa tem seu foco na obra da artista Rosângela Rennó e nas circunstâncias que giram em torno do conceito de multidão. Primeiramente, buscou-se elaborar uma espécie de genealogia de sua forma de operar com coleções e arquivos imagéticos, fotográficos ou textuais verbais. Evidencia-se em seu empreendimento de ecologia da imagem uma ação arqueológica que mobiliza discursividades por meio de arquivos apropriados e recolocados em circulação. Num segundo momento, procurou-se aproximar esse processo criativo da artista da noção contemporânea de multidão, principalmente do ponto de vista adotado por Antonio Negri e Paolo Virno. Para tanto, norteou-se a pesquisa convergindo-a para a instalação Operação Aranhas / Arapongas / Arapucas (2014-2016). Além de dar o ensejo a pensar a multidão como estrutura coletiva não centralizadora que tem seus ecos na forma de Rennó pensar e configurar sua arte, traz à tona momentos importantes de manifestação política coletiva no Brasil – a Passeata dos Cem Mil (1968); o Movimento das Diretas e as manifestações de Junho de 2013. Vislumbram-se, assim, as circunstâncias para se confrontarem imagens e sentidos dos ataques a nossa frágil democracia em cenários diversos que se aproximam nas montagens de Rennó. Além disso, discutiu-se brevemente a relação entre a estrutura coletiva multitudinária, as condições de produção de um comum do ponto de vista cultural, bem como papel da arte nesse âmbito. Num terceiro momento, discute-se a relação entre dispositivos de controle, formação de subjetividades e a produção de formas coletivas comuns. Por consequência, buscou-se refletir a respeito das formas de elaboração artística e intelectual que, atualmente, questionam a autoria em sua forma individualizada. Identificando o trabalho de Rennó muito centrado nessa perspectiva, pode-se pensar na autoria coletiva por processos de apropriação como a formulação de uma atitude revolucionária. Compreende-se seu trabalho como a mobilização da multidão de imagens como uma rede de produção de significados contra-hegemônicos. Somando-se a esse tema, chega-se ao tema que permea toda essa pesquisa, o desafio da construção de uma comunidade, diante da diversidade de formas contidas na multidão.Item A operacionalização da avaliação formativa na abordagem de ensino de língua estrangeira (inglês) via gêneros textuais do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-10) Avelar, Silvana Lúcia Teixeira de; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/1734998997232825; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Gonçalves, Alcione; Ribeiro, Luiz AntônioO objetivo desta pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica é teorizar sobre a avaliação formativa e, como resultado, ampliar a fundamentação teórica para a operacionalização dessa avaliação na abordagem de ensino de línguas estrangeira (inglês) via gêneros textuais. Essa abordagem foi implementada nos cursos técnicos integrados de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus I, em 2011. Desde então, é orientada por documentos oficiais da Educação brasileira (MINAS GERAIS, 2005; BRASIL, 2006, 2018) e fundamentada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS; COPE, 2008, 2012), na pedagogia reflexiva e no projeto Learning by Design (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015, 2017), na pedagogia dos gêneros da Escola de Sidney (COPE; KALANTZIS, 1993; MARTIN, 2009; KALANTZIS; COPE, 2012) e na teoria sociocultural da aprendizagem (VYGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000, 2011; LANTOLF; THORNE, 2006). Nessa abordagem, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira (inglês) são desenvolvidos por meio da produção processual e colaborativa de textos orais e escritos em diversos gêneros significativos para a vida pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes. Durante o planejamento e a elaboração de diferentes rascunhos até a publicação da versão final, a avaliação formativa tem um papel essencial no aprimoramento da qualidade dos textos e na ampliação da agência dos estudantes ao avaliarem os próprios textos e os textos dos colegas. Entretanto, professor e estudantes têm demonstrado dificuldades de usarem feedback no trabalho colaborativo (BAMBIRRA; RACILAN; AVELAR, 2013). Ao invés de ser utilizado nas interações entre professor e estudantes e entre estudantes, durante o processo de construção dos textos, o feedback concentra-se na transmissão de informações unidirecionais do professor para os estudantes com foco no produto da aprendizagem. Consequentemente, a avaliação exerce pouca influência no desenvolvimento da aprendizagem. A fim de encontrar subsídios teóricos para compreender a razão dessa dificuldade e para descobrir maneiras de superá-la, desenvolvo uma teorização sobre a avaliação formativa e o feedback fundamentada principalmente nos estudos de Scriven (1966), Bloom (1968); Bloom, Hastings e Madaus (1971), Ramaprasad (1983), Sadler (1989, 2010, 2013), Wiliam e Leahy (2007) e Black e Wiliam (2012). As conclusões alcançadas são resumidas em três premissas que ampliam a fundamentação teórica para a operacionalização da avaliação formativa na abordagem: (1) a avaliação formativa coincide com o feedback e, por isso, pode ser chamada de ‘avaliação formativa enquanto feedback’; (2) a ‘avaliação formativa enquanto feedback’ pode ser compreendida por meio de quatro dimensões que mostram inter-relações entre a avaliação e a aprendizagem: ‘avaliação da aprendizagem’, ‘avaliação para a aprendizagem’, ‘avaliação como aprendizagem’ e ‘avaliação no diálogo colaborativo’; (3) três conceitos situam-se nas quatro dimensões e demonstram o caráter multifacetado da avaliação formativa, bem como diferentes possibilidades de processos avaliativos: conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback’, conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback centrada no estudante’ e ‘conceito de ‘avaliação formativa enquanto feedback recursivo’. A partir das premissas delineadas, apresento seis proposições a serem consideradas no design de práticas avaliativas para a produção colaborativa de textos de diferentes gêneros: (1) engajamento e pertencimento dos estudantes, (2) diálogos colaborativos com feedback recursivo, (3) entrelaçamento de processos de conhecimento e desenvolvimento de capacidades cognitivas e metacognitivas (KALANTZIS; COPE, 2005; COPE; KALANTZIS, 2015), (4) integração entre as habilidades de compreensão e de produção oral e escrita por meio do desenvolvimento de letramentos múltiplos, (5) uso das tecnologias digitais, (6) estudos para a identificação de parâmetros de qualidade e para a elaboração de critérios e de instrumentos de avaliação. Para concluir esta pesquisa, resumo suas contribuições e aponto suas implicações para pesquisas futuras.Item A representação discursiva da mulher nas canções de autoria feminina: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos na MPB (1970-2020)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-22) Rocha, Aline Mara de Almeida; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/1866931907027959; Arão, Lílian Aparecida; Silva, Giani David; Silva, Thiago Cazarim da; Amorim, Marcia Fonseca de; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO objetivo deste trabalho é compreender como são construídos os imaginários sociodiscursivos nas canções de autoria feminina, considerando, principalmente, os modos de organização do discurso, presentes na teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. A relevância do nosso tema se deve às limitações impostas à participação da mulher como compositora pela indústria fonográfica. Além de terem sido silenciadas e pagadas na historiografia até a década de 1940, as mulheres são quase sempre associadas a produções lírico-amorosas, o que faz parecer que seus interesses estão restritos a este campo. De modo a compreender as condições de produção desse conjunto discursivo, recorremos às contribuições da crítica feminista, apoiadas nos estudos de Del Priore (2021), Saffioti (1987), bem como nos estudos de Stuart Hall (2016) sobre representação, discurso e identidade. Outros referenciais, na crítica da música brasileira, especialmente sobre a condição da mulher no contexto musical, completam a lista indispensável para a compreensão da música como um fenômeno sociocultural, é o caso de Santa Cruz (1992), Murgel (2011), López (2003), entre outros. Para escolha das compositoras, utilizamos os critérios constantes no catálogo MPB Mulher (2006): a) originalidade e qualidade estética; b) tamanho e extensão da produção; c) permanência no mercado; d) relevância histórica. Devido à limitação do período abrangido pelo catálogo, com uma única edição publicada em 2006, acrescentamos o critério de indicação ou premiação no Grammy Latino para as compositoras apresentadas após aquele período. Para análise, fizemos o recorte de canções produzidas entre as décadas de 1970-2020, que tratam de temas relacionados ao corpo, ao amor, às relações humanas e socioeconômicas e são escritas somente por enunciadora(s). Observamos, assim, que mesmo em composições de temáticas lírico-amorosas, são perceptíveis as estratégias linguístico-discursivas na reelaboração dos imaginários sociais que possam elevar aquelas temáticas a um patamar político de discussão, no qual a mulher possa ser o sujeito de suas reivindicações e subjetividades.Item A sintaxe visual na poesia de Augusto de Campos: uma leitura estrutural(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-26) Silva, Julio Cesar de Abreu e; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/2946853022703193; Cadôr, Amir Brito; Azevedo, Mário César de; Rosa, Mário Alex; Moreira, Wagner JoséEste trabalho tem por objetivo o estudo da poesia de Augusto de Campos, que se compõe de elementos verbais, sonoros e visuais, mas esta pesquisa se deteve, sobretudo, nos aspectos gráfico-visuais da sua obra poética. Por certo, estes elementos não são separáveis e se articulam na unidade do poema. No entanto, a escolha desta direção de leitura procurou mostrar que sua poesia, ainda que o elemento verbal predomine, organiza-se através da estrutura gráfico-visual. Objetivou-se mostrar como os elementos visuais se organizam ao longo da obra e por quais procedimentos são colocados em circulação no poema. Os processos de execução criam aproximações entre os poemas que organizam conjuntos. A própria obra, como o poeta a estrutura, constitui-se deste forma, mas foi possível compor outros agrupamentos. Utilizou-se como escopo conceitual as teorias da poesia concreta e os ensaios do próprio Augusto de Campos, através do quais possibilitaram mostrar as influências em sua poesia. Contudo, outras referências mais abrangentes de Décio Pignatari, Fayga Ostrower, Flora Süssekind, Gonzalo Aguilar, Júlio Castanõn Guimarães e Rogério Barbosa da Silva contribuíram para a leitura da obra e assim obter outra perspectiva de leitura. Portanto, através de uma leitura gráfica, este estudo buscou descrever como os procedimentos visuais organizam a camada verbal do poema.Item A violência, a fabulação, o corpo: o pensamento trágico em Jean Genet(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-10) Silva, Pedro Henrique Rodrigues da; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/2204279029918735; Côrtes, Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo; Pinto, Ubirajara Santiago de Carvalho; Silva, Rogério Barbosa da; Moreira, Wagner JoséA presente tese, apresentada ao curso de Doutorado em Estudos de Linguagens do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), é fruto da pesquisa que desenvolvemos desde 2017, acerca da produção do escritor, poeta, ensaísta e dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986). O conceito central de nossa pesquisa é o de pensamento trágico. Diante disso, escrevemos quatro capítulos que tratam de uma rede conceitual, que busca evidenciar o exercício daquele modo de pensamento por parte de Genet ao desenvolver a sua escritura. No primeiro capítulo, intitulado O Pensamento Trágico, procuramos apresentar diferentes aspectos que envolvem o conceito de pensamento trágico, isto é, a afirmação irrestrita da existência e suas múltiplas tensões, em especial suas relações com o eterno retorno, o amor fati e a alegria do trágico. No capítulo seguinte, denominado Eterno retorno... Violência... O Devir genetiano, buscamos mostrar como as múltiplas e recorrentes situações de violência experimentadas e descritas pelo escritor francês ao longo de sua vida ajudam a mostrar traços de uma espécie de pensamento trágico por ele desenvolvido. No terceiro capítulo, intitulado Fabularcriar: Jean Genet e a Máquina Fabuladora, pensamos a respeito do conceito de fabulação e como isso possibilita Genet a criar um povo por vir. Por fim, em O gozo trágico de Genet: sobre o desejo, o corpo e a grande saúde, buscamos evidenciar que, para Genet, o corpo é uma grande razão, a partir dos conceitos de desejo – como uma potência criadora – corpo sem órgãos – que coloca em xeque as organizações e sistematicidades do corpo – e o esquecimento de que, por meio da traição, na escritura genetiana, possibilita-se um modo de felicidade, manifestando uma grande saúde.Item Abordando o material didático de libras na formação docente para educação linguística de surdos com base na pedagogia pós-método(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-14) Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/9206544244821991; Miranda, Dayse Garcia; Silva, Giselli Mara da; Souza, Rômulo Francisco de; Parreiras, Vicente AguimarApesar das conquistas e avanços na legislação no que concerne à educação dos estudantes surdos, a comunidade surda brasileira ainda luta pelo reconhecimento da Libras como língua natural e de instrução, por uma educação com escolas bilíngues e maior visibilidade para as pessoas surdas no âmbito educacional e social. Especificamente no contexto educacional, ainda se percebe uma defasagem do profissional que atua com estudantes surdos, muitos destes provenientes de famílias ouvintes que têm contato tardio com a língua de sinais. As práticas de docência e de orientação a professores mostram a necessidade de formação em serviço para os profissionais da educação que atuam com esse público, devido às metodologias e aos materiais didáticos não direcionados aos estudantes surdos e sim à estudantes ouvintes. A proposta desta pesquisa de doutorado refere-se à apresentação da formação dos profissionais e a elaboração de material didático que atendam a Educação de Surdos que está vinculada ao grupo de pesquisas em Materiais e Recursos Didáticos nucleado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING). Os objetivos específicos são: Analisar a percepção de docentes e outros profissionais envolvidos no processo de construção colaborativa sobre material didático elaborado para o ensino de Libras no AEE e a aplicação do material de ensino de Libras para os estudantes surdos. A pesquisa se desenvolve tendo como questionamento “como a pedagogia pós-método pode contribuir para elaboração do material”, considerando a multimodalidade no material didático para o ensino de Libras como L1 para estudantes surdos. Com base nisso, esta pesquisa traz uma contribuição para a discussão da importância da formação continuada para os profissionais que atuam diretamente com os estudantes surdos: professores da sala de aula, instrutor de Libras (ILS), sobretudo nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tradutores/Intérpretes de Libras/português (TILSP). Parte-se de uma formação em serviço orientada e conduzida pela pesquisadora, no período da pandemia, em 2020, para os profissionais ILS, TILSP e Professoras do AEE. Constituem a base teórica os escritos de Gesser (2009), Karnopp e Quadros (2004), Perlin (2002) sobre o contexto histórico das línguas de sinais (LS), da Libras, aquisição de língua e o bilinguismo na educação dos surdos; Kress (2001, 2006 e 2010) no que diz respeito à multimodalidade e educação; Leffa (2007) quanto à criação do material didático; e Kumaravadivelu (2003) com a discussão em relação à Pedagogia pós-método. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com aplicação de um questionário respondido pelos profissionais envolvidos com o objetivo de analisar as avaliações sobre a formação e elaboração do material didático para o ensino de Libras como culminância da formação realizada no ano de 2020. A análise dos dados revela as opiniões positivas e críticas dos sujeitos envolvidos sobre a formação, a produção do material didático para o ensino de Libras e a viabilidade do uso deste com imagens e elementos linguísticos nas salas do AEE. Também são reveladas ações de docentes e discentes com o material, como por exemplo especifica a sua execução. A pesquisa pode propiciar ações dos profissionais envolvidos para além do previsto no uso do material didático.Item Aconteceu comigo: mulheres, narrativas de vida e violências nos quadrinhos de Laura Athayde(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-20) Lage, Nara Bretas; Arão, Lilian Aparecida; Latorre, Guisela Maria; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/3661548454988674; Crescêncio, Cíntia Lima; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; Nogueira, Érika Cristina Dias; Cestari, Mariana JafetNo Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada sete horas uma mulher é assassinada e a cada 10 minutos uma menina ou mulher é vítima de estupro. Números que são maiores quando observados, diz a pesquisa, a partir do viés de classe e de raça. É esse histórico de violências que a artista brasileira Laura Athayde retrata na série de quadrinhos Aconteceu Comigo, objeto desta pesquisa. Na coletânea, a quadrinista propõe-se a mostrar vidas de mulheres brasileiras a partir de situações pouco discutidas de suas vivências. Nesse sentido, acionei categorias de análise como narrativas de si, ativismo digital e os feminismos negro e decolonial como lentes para olhar as 69 HQs da série. Diante do universo observado, surgiram as indagações: em que medida e o que as vidas narradas em Aconteceu Comigo revelam sobre as vivências das mulheres brasileiras? Como as subjetividades são incorporadas às narrativas dessa coletânea de quadrinhos? O objetivo foi avaliar como e se Aconteceu Comigo contribui para a construção de narrativas de vida e discursos contra hegemônicos sobre as mulheres brasileiras, por meio dos quadrinhos. Para tal, analisei os quadrinhos a partir de um viés teórico- metodológico interdisciplinar, sobretudo com ênfase na Semiolinguística, ainda que tenha também me respaldado em teorias como narrativas de vida, comunicação, artivismo digital, feminismos e quadrinhos digitais. Realizei, ainda, um levantamento acerca da (r)existência ao silêncio e o esforço coletivo de mulheres na produção de conhecimento sobre as quadrinistas brasileiras. Questões essas que me permitiram identificar seis eixos narrativos interdependentes e muitas vezes conectados entre si, a partir dos quais essas vidas são relatadas nas HQs: a misoginia, as violências, os preconceitos e as opressões, os racismos, a LGBTfobia e a saúde mental. Percebi nas marcas de subjetividade e enunciação dos quadrinhos e no discurso das narrativas de vida apresentadas a emergência de vários Imaginários sócio-discursivos estabelecidos no Brasil em relação às mulheres, seus corpos e suas interseccionalidades como forma de exercício de poder sobre elas. Imaginários estes que são refutados ou reafirmados nas narrações a partir de ethé e pathé expressos nos discursos das mulheres que narram as HQs. Por fim, entendo que Laura Athayde constrói Aconteceu Comigo a partir de metodologia e gestos feministas e decoloniais que partem das várias dimensões políticas que perpassam as mulheres no Brasil, considerando as vivências individuais e coletivas em contextos contra hegemônicos de diversidade.Item Análise do discurso de professores e alunos sobre o livro didático de História em uso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-10) Oliveira, Paula Ricelle de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6882627771050638; Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira; Andrade, Luísa Teixeira; Goodwin Júnior, James Willian; Ribeiro, Ana Elisa FerreiraEsta pesquisa tem como tema o livro didático de História no contexto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mais especificamente, o olhar de docentes e discentes sobre esse material. A proposta de pesquisa busca analisar, no discurso desses sujeitos, quais avaliações eles fazem do livro didático de História e quais experiências são construídas nas relações de uso desse material. Além disso, também é objetivo desta proposta de trabalho comparar os discursos desses sujeitos com o Guia do livro didático do PNLD na tentativa de entender as semelhanças e divergências construídas em torno do uso desse material. Para tal trabalho, foram selecionados professoras e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes públicas de ensino municipal e estadual situadas na cidade de Belo Horizonte. Para coletar os dados, utilizei como primeiro procedimento a observação de campo, seguido de entrevista com as professoras para finalizar com a aplicação de questionários aos alunos. A análise de todo o material empírico coletado foi impulsionada pela questão que norteia esta pesquisa, ou seja, perceber e analisar os discursos que professoras e alunos constroem sobre e a partir do uso do livro didático de História com base na análise linguística dos dizeres desses sujeitos, bem como a comparação desses discursos com as resenhas das obras nos Guias dos Livros Didáticos. Para tanto, os discursos sobre os usos dos livros didáticos de História coletados por meio de entrevistas (professoras) e questionários (alunos) foram analisadas a partir dos itens lexicais e/ou das construções linguísticas presentes nos dizeres desses atores em conformidade com a proposta de análise apresentada por Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007), os Sistemas da Avaliatividade e Ideação, numa perspectiva sistêmico-funcional de linguagem. Sob a concepção da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2008), busquei analisar os discursos construídos em torno do livro didático de História por parte dos atores que dão significado à sua existência percebendo seus múltiplos significados de usos e ampliando a possibilidade de uma visão mais crítica do papel que esse material ocupa nas práticas pedagógicas do cotidiano da sala de aula, sem desconsiderar a circunstância social na qual a escola se situa. Os resultados mostram que o livro didático de História é utilizado, em sua grande maioria, para leituras e atividades. Os estudantes reconhecem a importância desse material em seu processo de aprendizagem, por isso expressam, majoritariamente, avaliações positivas. As professoras avaliam e utilizam os livros mediante as suas perspectivas de ensino de História. Os dados aqui levantados permitem concluir que o livro didático de História é frequentemente utilizado em sala de aula, configura-se como um dos mais importantes objetos de apoio pedagógico para as docentes e principal meio de estudo da disciplina de História pelos discentes. Espero que esta pesquisa contribua para a compreensão da importância da política pública do PNLD no âmbito da educação e a necessidade de manter e aprimorar esse programa, seriamente ameaçado pela política vigente.Item Articuladores de leitura: uma análise da proposta de formação de leitores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-21) Félix, Chrisley Soares; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/1324611054730290; Parreiras, Vicente Aguimar; Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas; Ribeiro, Guilherme Trielle; Aragão, Cleudene de OliveiraO trabalho apresentado teve como objetivo investigar um projeto da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG), fruto de políticas públicas de incentivo à leitura, denominado “Articuladores de Leitura”. No percurso de pesquisa buscou-se relacioná-lo ao processo de formação de leitores literários, entendendo os caminhos traçados para que o projeto tivesse êxito, desde sua concepção até a execução de ações dentro do espaço escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica relacionada às temáticas investigadas e pesquisa em campo que favorecesse o acompanhamento não apenas do processo de formação dos sujeitos envolvidos nas formações (denominados “articuladores de leitura”) como também os desdobramentos da formação nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). Para o embasamento teórico e análise dos dados coletados foram utilizados como referenciais teóricos estudos relacionados à área da literatura, formação de mediadores, formação de leitores e leitura literária. No processo de pesquisa em campo, algumas facetas foram investigadas, como: o processo de organização da formação oferecida aos articuladores; a maneira como os encontros de formação foram conduzidos; a forma como os articuladores de leitura se apropriaram dessa formação; os percursos para implementação de um projeto institucional de fomento à leitura literária nas escolas e a contribuição da formação; os impactos desses projetos no processo de formação do leitor literário dentro das escolas. Nesse percurso investigativo, foi constatado que a formação oferecida aos articuladores possibilitou ampliação de seus conhecimentos relacionados a práticas de formação de leitores literários, apresentando metodologia e concepções teóricas que contribuíram para a formação de qualidade. Além disso, as formações proporcionaram, aos articuladores, momentos de trocas e discussão coletivas sobre a escrita e efetivação do projeto, aspecto culminante da proposta do “Articuladores de Leitura”. Constatou-se também que poucas escolas conseguiram construir e colocar em prática o projeto institucional dentro do prazo estipulado, tendo em vista situações como a troca de articulador dentro da escola e a falta de espaços e tempos para momentos coletivos de trocas e reflexões para encaminhamentos. Por fim, a partir da investigação nas escolas, identificou-se que há ainda muito que se avançar em relação a escrita e desenvolvimento de um projeto de fomento à leitura literária. Percebeu-se que ações institucionais contribuem para a formação dos estudantes, despertando a curiosidade e o desejo pela literatura. O uso de diversas estratégias favorece o desenvolvimento dos estudantes e amplia as possibilidades de leitura, formando-os como leitores literários. Entretanto, apesar da qualidade da proposta oferecida pela RME-BH e da formação ofertada junto ao CEALE, ainda é preciso articular estratégias para que haja momentos de reflexão coletiva na escola, bem como criação e efetivação conjunta de práticas de formação de leitores literários.Item As identidades dos sujeitos da cena underground heavy metal e punk de Belo Horizonte Identidade social(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-30) Coelho, Patrícia Rodarte Silva Gomes; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/9830125817101491; Caetano, Paulo Henrique; Lopes, José de Sousa Miguel; Cabral, Cleber Araújo; Parreiras, Vicente AguimarEste trabalho aborda a construção das identidades dos sujeitos da cena underground heavy metal e punk da cidade de Belo Horizonte. A cena underground realiza várias produções artísticas: músicas, letras, capas de discos, vestimentas, produções audiovisuais e outros. Os processos de identificação das pessoas acontecem por meio de experiências através dos sentidos, com os signos, pela convivência social e outros elementos estéticos. Para entender esta dinâmica da formação de identidades, foi proposta a teoria de cinco peles de Hundertwasser: epiderme, vestuário, casa, meio social e identidade, e meio global. As identidades são determinadas por pensamentos, convivência e posições políticas diante de injustiças sociais. Suas manifestações estéticas não se separam das manifestações políticas: São formas de resistência e sobrevivência da cultura.Item As representações e a construção da identidade sobre a profissão docente no discurso de licenciandos de Letras: uma análise longitudinal de relatórios de estágio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-21) Silva, Elaine Kendall Santana; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/5695426463755160; Milker, Inês Kayon de; Silva, Wagner Rodrigues; Ribeiro, Luiz Antônio; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriO presente estudo tem como objetivo geral investigar a construção da identidade profissional do futuro professor de Língua Portuguesa, ao longo de quatro semestres, assim como sua relação com as Representações Sociais que emergem dessa construção no discurso de relatórios de estágio e questionários dos licenciandos do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Divinópolis/MG. Para isso, embaso-me, principalmente, nos estudos de Bakhtin (1999) sobre a linguagem, a polifonia, o discurso, o gerenciamento de vozes; em Mondada e Dubois (2003), Bronckart(1999) e em Koch (2003) que tratam sobre a referenciação e os mecanismos enunciativos; em Hall (2006), Woodward (2000), Bauman (2004) que abordam sobre a questão da identidade; em Moscovici (2003) que aborda sobre as Representações Sociais; Matencio (2004), Kleiman e Martins (2007), dentre outros que trazem reflexão, com viés da linguística, sobre a formação de professores. Além disso, essa pesquisa apresenta a questão da articulação teoria/prática a partir de posicionamentos teóricos, acerca da formação de professores, defendidos por autores como, Freire (1999), Nóvoa (2009), Tardif (2014), dentre outros. Analiso a construção do jogo interlocutivo em relatórios e questionários, levando em conta a assunção de papéis sociais, comunicativos e pessoais e a delimitação do(s) propósito(s) discursivo(s); identificando e descrevendo, analiticamente, os mecanismos enunciativos e seus efeitos na tessitura da trama discursiva dos relatórios de estágio desenvolvidos durante o curso. Além disso, identifico, por meio de recorrências de aspectos linguísticos, as Representações Sociais sobre a concepção de professor a partir da realização do Estágio Supervisionado descrevendo e analisando a construção dessas representações no discurso dos alunos materializado nos relatórios e questionários. Considerando-se a materialidade dos dados e os princípios teórico-metodológicos adotados, essa pesquisa possui características do paradigma construtivista, é interpretativa e qualitativa, pois meu interesse não se limita, apenas, ao que dizem os enunciadores, mas também à forma como dizem. O estudo é uma análise documental e pode ser entendido como um Estudo de Caso (YIN, 2001), pois procuro entender como se dá a construção identitária de licenciandos em relatórios de estágio de uma turma da UEMG/Divinópolis, ao longo de quatro anos. Para essa pesquisa considero os dados dos quatro estágios e, portanto, apresento uma visão longitudinal e a (trans)formação da identidade profissional e das representações ao longo dos estágios e, nessa perspectiva, dividi a análise nas seguintes partes: análise da observação, análise da regência, análise dos questionários, representações emergentes no cruzamento dos dados e construção da identidade dos licenciandos. As análises demonstraram que os licenciandos construíram as identidades baseados nas representações de professor inovador, que propicia a construção do conhecimento, interagente, formador, sensível à heterogeneidade, que tem domínio do conteúdo específico e pedagógico, ético, reflexivo e que exerce autoridade sem autoritarismo. Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para proporcionar não apenas a mim, como pesquisadora, como aos demais profissionais interessados, subsídios que orientem as atividades de ensino-aprendizagem que visam à formação dos graduandos de Letras. Além disso, podem contribuir para a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção da identidade do professor de língua portuguesa e de suas representações sobre a profissão.