Dramáticas dos usos do corpo-si no trabalho docente em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Carregando...
Data
2022-12-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de compreender dramáticas dos usos do corpo- si presentes no trabalho docente na educação à distância (EAD). Para isso, utilizamos a ergologia como base teórico-metodológica em diálogo com os campos da educação e das tecnologias de informação e comunicação (TICS), sobretudo as tecnologias educacionais e ambientes virtuais. A partir do ponto de vista de três professoras de uma instituição confessional privada de educação, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em plataforma de comunicação virtual, a investigação permitiu reflexão acerca das peculiaridades do trabalho docente na modalidade EAD, atravessada por normas que convocam novos saberes para além dos requeridos em sala de aula presencial. Conhecer a ótica dos atores, dos humanos trabalhadores, realizadores da função docente nesse “lugar” como tomadores de decisão no exercício de seus trabalhos, contribui com as tomadas de decisões seja institucional ou socialmente.
Descrição
Palavras-chave
Prática de ensino, Ensino a distância, Tecnologia educacional