Protagonismo do estudante em contexto de uso de metodologias ativas via DIPAC na rede estadual de ensino de Minas Gerais
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Data
2024-10-03
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Neste estudo, de natureza qualitativa-descritiva, explora-se a integração das Metodologias Ativas ao processo educacional por meio da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), como um design pedagógico inovador, conforme proposta de Parreiras, (2015). O objetivo principal é analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores do programa de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EFTI) atuantes em escolas estaduais de Minas Gerais da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana nos anos de 2022 e 2023. Para isso, ofertamos um curso de formação contínua de professores à SRE Metropolitana A, que teve como foco o emprego das metodologias ativas/DIPAC. O curso visava a melhorar práticas pedagógicas por meio de discussões e reflexões sobre a inclusão de metodologias ativas, respaldado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (POSLING). Os dados foram coletados em três etapas, iniciando com um questionário diagnóstico exploratório aplicado a 30 professores, incluindo os 24 professores que atuavam em turmas de EFTI, entrevistas que fizeram parte da 1ª etapa para verificação das contribuições, limites e para fazer alterações nas questões, ou seja, essa primeira etapa conteve também uma pré-testagem. As 2ª e 3ª etapas foram realizados questionários para aferir possíveis mudanças com a integração da DIPAC e das Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem e diários de bordo da autora. Utilizou-se a codificação e categorização de dados de forma analógica, apoiada pelo software MaxQda na realização da análise das entrevistas, para identificar padrões e temas relevantes. Os critérios para a escolha dos participantes incluíram a ampliação da carga horária das turmas e a oportunidade de os professores(as) trabalharem com atividades integradoras do programa EFTI. Entre as referências utilizadas, estão autores como Bardin, Valente, Gil, Vygotsky, Piaget(, Freire e Freinet, que fornecem suporte teórico para as metodologias e as análises empregadas na pesquisa. Os resultados indicam que a implementação das Metodologias Ativas e da DIPAC aumentou a motivação e o engajamento dos professores, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas objetivando as aprendizagens dos alunos, ficando clara a relevância das metodologias ativas para a educação básica em superação ao ensino tradicionalista nos possibilitando observar um maior protagonismo do discente. Os resultados das análises dos dados indicam ainda que a maioria dos professores reconhecem a importância dessas metodologias para aumentar a motivação e autonomia dos alunos, além de promover uma maior interação entre eles. Este estudo contribui para futuras pesquisas sobre motivação, interação e protagonismo dos estudantes bem como a motivação, interação e as condições de trabalho dos professores da rede pública de ensino.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas, Ensino e aprendizagem, Análise de interação na educação, Aprendizagem centrada no aluno