Interações multimodais em videoaulas: proposta de Mínimo Produto Viável (MVP)

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Data

2025-02-27

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta dissertação investiga interações multimodais em uma videoaula no YouTube feita com poucos recursos de edição. Partindo do princípio vygotskyano, piagetiano, freireano e corroborado por Parreiras (2019) de que a aprendizagem é intrinsecamente ligada à interação, o estudo foca em contextos de Educação a Distância (EaD) exclusivamente assíncronos, em que a separação espaço-temporal entre professores e alunos inviabiliza interações síncronas. Nesse cenário, o aluno constroi conhecimento a partir do material didático disponibilizado, sem a possibilidade de interação em tempo real com o professor ou colegas. A pesquisa, de natureza qualitativa, documental, descritiva e exploratória, analisou uma videoaula do YouTube de um canal de docentes online independentes (Mattar, 2019). A seleção do canal se deu aleatoriamente, baseada no interesse da pesquisadora. Para selecionar a videoaula estudada, utilizou-se o critério de “vídeos em alta” – métrica de popularidade do YouTube que considera fatores como comentários, curtidas e visualizações – e foi escolhida a videoaula mais “em alta” que apresentou os recursos mais simples de filmagem e edição. A análise multimodal da videoaula selecionada utilizou o framework, proposto por Kress (2010) e Kress e Bezemer (2016), e a análise do metamodo kineicônico de Burn (2014), fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1985; 2004). A natureza do objeto de estudo, contudo, demandou uma expansão teórica da proposta de Burn (2014), incorporando à análise as características da plataforma, uma vez que uma análise multimodal precisa considerar o suporte em que o texto se encontra. O estudo revelou diversas possibilidades de interação, explorando a metafunção interativa (Kress; Van Leeuwen (1996; 2006); Halliday (1985; 2004) por meio de elementos como: olhar, entonação, ritmo e volume da voz, expressões faciais, gestos, affordances da plataforma, chamadas para ação (CTAs) e antecipação de potenciais dúvidas dos alunos. Com base nessa análise, a pesquisa propõe um Mínimo Produto Viável (MVP) para videoaulas assíncronas, destacando estratégias para fomentar a interação. O MVP proposto é um ponto de partida para gravação de videoaulas com poucos recursos de filmagem e edição.

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Palavras-chave

Multimodalidade (Linguística), Ensino por vídeo, Análise de interação na educação, Ensino a distância, Youtube (Recurso eletrônico)

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