Metodologias ativas e inclusão mediadas pela noção de Língua Estrangeira Inclusiva - LEI na EJA via DIPAC

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Data

2024-12-12

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa versa sobre novos desafios nos processos de ensino e aprendizagem, tais como estratégias diferenciadas de ensino para um público carente de atenção e acolhimento, especialmente no ensino de linguagens para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tópico foi investigado com o objetivo de Analisar aspectos de inclusão digital e social via Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa – DIPAC para ensino e aprendizagem de inglês para alunos da EJA em contexto de uso integrativo de mídias sociais nas perspectivas das metodologias ativas e do letramento crítico Como objetivos específicos, identificar os usos que os estudantes da EJA fazem de mídias sociais e analisar os possíveis obstáculos enfrentados pelo professor no processo de ensino de inglês para esses alunos no digital e social. Propor atividades incluindo a DIPAC como design pedagógico facilitador do uso intuitivo de Metodologias Ativas pelo professor incorporando o uso integrativo das tecnologias para o ensino inclusivo social e digitalmente de inglês na EJA, nas perspectivas de Metodologias Ativas e o Letramento crítico. Apresentar reflexões do pesquisador sobre a percepção da professora participante quanto à evolução da aprendizagem e das competências doa alunos de inglês na EJA em articulação com o conceito de Língua Estrangeira Inclusiva (LEI). A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de refletir o processo de aprendizagem vias metodologias ativas (DIPAC) com alunos do ensino fundamental II dos anos finais da EJA de uma escola municipal de um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada na perspectiva do estudo de caso, tendo em vista que se trata do caso específico da Escola Municipal do interior de Minas Gerais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se em 4 etapas: 1. Introdução; 2. Fundamentação teórica; 3. Metodologia; 4 Resultado da pesquisa e discussão dos dados.

Descrição

Palavras-chave

Educação de jovens e adultos, Língua inglesa - Estudo e ensino, Metodologias ativas, Educação inclusiva

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