A influência de aspectos contextuais do ensino remoto emergencial na aprendizagem de inglês como língua estrangeira

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Data

2023-09-27

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos contextuais presentes na experiência de aprendizagem de Língua Inglesa de estudantes de ensino médio, realizada na modalidade ensino remoto emergencial. Todos os estudantes do 1º, 2º e 3º anos de um colégio particular de Belo Horizonte, que vivenciaram o ensino remoto emergencial em 2020, foram convidados a participar da pesquisa. Os dados foram gerados a partir da realização de uma entrevista semiestruturada com os estudantes que desejaram contribuir. Tendo como referencial teórico contribuições da pesquisa experiencial brasileira (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020), analisamos, sob a perspectiva da teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; DE BOT; LARSEN-FREEMAN, 2011), as experiências que emergiram das narrativas de dez participantes. Elas foram categorizadas segundo o marco de referência de experiências de aprendizagem de inglês como língua estrangeira proposto por Miccoli, explicitando a sua natureza e composição. Ao identificarmos os fatores que mais influenciaram a aprendizagem dos participantes, foi possível constatar que o contexto é uma experiência individual, singular (MICCOLI; VIANINI, 2012), bem como relacional, ou seja, por serem sistemas dinâmicos complexos, contexto e aprendiz se constituem mútua e continuamente (USHIODA, 2015) e a aprendizagem emerge como resultado dessa relação interdependente (LARSEN-FREEMAN, 2011).

Descrição

Palavras-chave

Língua inglesa (Ensino médio) - Conhecimentos e aprendizagem, Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Experiências de aprendizagem, Ensino remoto, Escolas particulares

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