Leituras e leitores em Espantapájaros

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Data

2017-08-17

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Linguagem, Ensino, Aprendizagem eTecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal deEducação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG e tem por objetivo principal investigaras ações de formação de leitores e mediação de leitura realizadas na FundaçãoEspantapájaros, localizada na cidade de Bogotá-Colômbia. Para tanto, inicialmente, foiestruturado um percurso teórico, abordando: o conceito de infância, em uma perspectivahistoriográfica e antropológica, e sua relação com a produção de bens na lógica capitalista; odesenvolvimento da linguagem a partir das concepções teóricas de Bakhtin, Vygotsky eBenjamin e, ainda, o desenvolvimento do percurso leitor e os processos de mediação deleitura; o livro, a literatura e as crianças e os espaços de leitura para a primeira infância. Emum segundo momento, a pesquisa foi ambientada na Fundação Espantapájaros por meio dacoleta de informações referentes à história da instituição e da observação direta das seguintesatividades realizadas: “Cuentos en Pañales”, “Club de Lectura” e “Hora del Cuento”. Foramrealizadas, também, entrevistas com as professoras/ mediadoras de leitura que conduziram asatividades, bem como com Yolanda Reyes, diretora da instituição. O espaço da Bebeteca e aforma como seu acervo é constituído foram descritos e analisados, por se configurar comoespaço de leitura primordial para a realização das atividades realizadas. Foi possível perceberque a concepção ampla de leitura que norteia as ações em Espantapájaros é fundamental parase compreender a relação que os bebês e crianças estabelecem com o objeto livro durante asações realizadas. Foi observado um protagonismo dos bebês e crianças em todas as açõesrealizadas e o reconhecimento, por parte da instituição, da sua condição de cidadãos e sujeitospotentes em expressão corporal, que produzem e assimilam as linguagens artísticas presentesnas atividades ofertadas. Para tanto, é necessária a presença do adulto mediador, quepossibilite o encontro do bebê e da criança com o livro, em uma relação nomeada por YolandaReyes como “Triângulo Amoroso”. Por meio de uma postura acolhedora e afetiva, quepossibilite ao bebê e a criança o contato com os livros e a linguagem literária de forma livre ecriativa, o percurso leitor vai se consolidando de forma fundante na primeira infância.

Descrição

Palavras-chave

Formação de leitores, Crianças - Livros e leitura, Incentivo à leitura, Primeira infância

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