Do pesquisador ao cidadão: O jornalismo científico como processo de recontextualização
Data
2017-03-20
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Para entender as especificidades do discurso sobre ciência, este trabalho visa aobservar o processo de recontextualização que transforma textos pertencentes aogênero artigo científico em textos pertencentes ao gênero matéria jornalística. Para talanálise, consideramos artigos científicos escritos por professores e pesquisadores daUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e matérias jornalísticas que forampublicadas no website da universidade (www.ufmg.br). Nosso processo analítico foiestruturado tendo como suporte teórico-metodológico o estudo dos gêneros, levandoem conta teorias de Bahktin (2011), Rodrigues (2004) e Grillo (2013), e dadivulgação científica, onde investigamos a definição de várias expressões destecampo, de acordo com Bueno (1985, 2010), Authier-Revuz (1998), Cassany (2003) eCalsamiglia (1997). O processo de recontextualização foi observado nos textos donosso corpus por meio de categorias de análise elaboradas por Ciapuscio (1997) eCassany e López (2000). Concluímos que esta pesquisa se faz necessária porque umasociedade bem informada sobre temas de ciência e tecnologia (C&T) tem maisautonomia para opinar e participar de decisões governamentais nessa esfera. Alémdisso, entendemos que a divulgação científica atua no desenvolvimento de umacultura científica que dota os cidadãos de pensamento crítico sobre temasrelacionados à ciência.
Descrição
Palavras-chave
Contexto (Linguística) - Textos, Divulgação científica, Jornalismo científico