Um mercado de pecularidades: a Banca Tatuí e as estratégias de comércio e legitimação das casas editoriais do microcosmo gráfico-independente

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Data

2020-12-14

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta dissertação versa sobre a comercialização de publicações de editores independentes na Banca Tatuí, uma banca de jornais repaginada para tornar-se livraria no Bairro de Santa Cecília, na cidade de São Paulo. Inaugurada em 2014 pelos editores da Lote 42, João Varella e Cecília Arbolave, o espaço atualmente agrega publicações de mais de 200 produtores parceiros. Além do ponto de venda físico, a Banca Tatuí também existe no formato de loja virtual e possui redes sociais nas quais figura uma personagem que faz o papel de livreira digital. Para esta pesquisa, fizemos um levantamento dos produtores parceiros e os categorizamos a fim de selecionarmos editoras para compor nosso corpus. Os critérios utilizados foram: 1) localização geográfica, 2) ter à venda na Banca Tatuí objetos editoriais considerados livros stricto sensu; 3) número de títulos disponíveis na loja virtual; 4) comercializar, também, por meio de loja virtual própria e feira de publicações independentes. Dessa maneira chegamos às editoras: Nega Lilu Editora (Goiânia), Polvilho Edições (Belo Horizonte) e Editora Barbante (Curitiba). Partindo de entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pela editora e entrevistas em profundidade com os livreiros, propomo-nos a traçar um diálogo dessas múltiplas vozes, visando entender como funciona a comercialização de impressos na cena independente e como a Banca Tatuí constitui-se um ponto relevante de vendas para esses produtores. Devido à grande heterogeneidade do campo de publicações independentes, trouxemos breves estudos de casos sobre as editoras parceiras selecionadas. Nossa discussão teve como amparo teórico as obras de Pierre Bourdieu (passim) e José Muniz Jr. (2016). Estes nos forneceram elementos para entender como funciona o mercado dos bens simbólicos e o campo das publicações independentes, circunscritas neste trabalho no microcosmo gráfico-editorial. Nossas conclusões parciais apontam que a Banca Tatuí constitui-se relevante à medida que a parceria extrapola a distribuição de títulos no ponto de venda físico, funcionando como uma chancela para adentrar um circuito de comercialização e legitimação.

Descrição

Palavras-chave

Livros - Comércio, Autoeditoração, Editores e edição, Produção editorial

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