(Re) singularização dos objetos de segunda mão: o luxo da classe média
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Data
2018-03-22
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Pesquisadores do campo da cultura de consumo investigaram como escolhemos os objetos, os revestimos de significados e os retiramos do status de mercadoria, tornando-os singularizados. Há ainda estudos que se concentraram em compreender o movimento de retorno dos objetos singularizados ao estado de mercadoria, sendo (re)mercantilizados ou descartados. Seguindo esta corrente de pesquisa, este estudo busca compreender como os objetos de segunda mão comercializados no mercado retomam seu status singularizado, como ocorre a movimentação desses objetos nesse mercado e de que forma os consumidores (re)singularizam esses bens. Para alcançar os objetivos aqui propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa durante 18 meses com foco no mercado de roupas e acessórios de segunda mão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, netnografia e observação participante, e analisados utilizando a perspectiva hermenêutica. Como resultado, a pesquisa verificou que os objetos usados transitam entre o estado de mercadoria e singularização, dependendo da fase biográfica em que se encontram. O mercado promove tentativas de (re)singularização dos objetos de segunda mão por meio de duas estratégias principais: (1) resgate da biografia do objeto e (2) reforço da autenticidade. Os resultados revelaram também que há uma movimentação do objeto entre classes sociais, uma vez que, no contexto estudado, a classe alta promove a (re)mercantilização de roupas e acessórios de marcas famosas, vintage e da alta costura, disponibilizando-as para o mercado de segunda mão. A classe média então retoma o status singular e especial dessas peças, visto que não seria possível adquiri-las no mercado de produtos novos. Os resultados da pesquisa auxiliam, sobretudo, na compreensão das práticas de consumo e do mercado de objetos usados, contribuindo no processo de tomada de decisão do marketing. Portanto, o consumo de bens se mostra como um dos principais mecanismos sociais de distinção entre classes e o movimento do objeto reflete tal posicionamento.
Descrição
Palavras-chave
Consumidores - Moda, Comportamento do consumidor, Marketing