Decisão de localização de empresas de base tecnológica: o estudo de caso da comunidade San Pedro Valley
Carregando...
Data
2018-07-03
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
O cenário de localização das empresas vem sofrendo alterações. Enquanto, para algumas indústrias, a localização é definida pela proximidade da fonte de matéria-prima, pelo mercado ou por economias de aglomeração com significativo impacto estratégico, as empresas de base tecnológica, aquelas emergentes e aqui nomeadas como startups, sofrem de menor determinismo e podem, hipoteticamente, localizar-se em qualquer lugar que tenha acesso às tecnologias de informação e comunicação. No entanto, observa-se a tendência à clusterização e à formação de ecossistemas de startups. Para estudar esse fenômeno, optou-se por compreender o processo de tomada de decisão da localização dessas empresas. O objetivo da pesquisa foi investigar a racionalidade e as circunstâncias da decisão de localização tomada pelos empreendedores de empresas de base tecnológica não só para a implantação, mas também na continuidade do empreendimento. Aceitou-se a racionalidade limitada do decisor, que está imerso em um conjunto de instituições e sob uma rede de ligações com outros agentes que, ao mesmo tempo, restringe e potencializa suas ações. A investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso exploratório-descritivo da Comunidade San Pedro Valley, na região de Belo Horizonte, Minas Gerais – selecionada pelo seu destaque entre os ambientes tecnológicos brasileiros. Assumiu-se, ontologicamente, a realidade como aquela que é percebida e interpretada pelos atores, situando este estudo na epistemologia interpretativista, com a utilização de multimétodos, inclusive quantitativos, mais associados ao funcionalismo. Foram empregadas a análise estatística de dados obtidos por meio de survey, análise sociométrica, análise de conteúdo de dados primários de entrevistas e análise de dados secundários obtidos em sítios eletrônicos e registros. Ao final deste estudo, foi possível caracterizar a Comunidade por sua cultura de colaboração, que favorece a troca de informações, conhecimento, experiências e tecnologia, além de dar visibilidade aos participantes e à própria cidade. Pode-se concluir que o capital social é gerado e mantido na rede de forma diferente por integrantes centrais e periféricos, mas todos se beneficiam coletivamente, seja pagando menos impostos ou sendo reconhecidos pela reputação da Comunidade. Sobre o processo de tomada de decisão de localização das startups por seus fundadores, foi possível inferir que ele é racional, segundo os termos da racionalidade limitada baseada em valores. Os principais valores considerados foram as redes de relacionamento, a família e os amigos, além do fato de ter nascido ou estar estabelecido na cidade. Percebeu-se que há uma tendência da influência da trajetória histórica na decisão de permanecer no local de origem e, depois que se instala na cidade, a decisão de mudança torna-se mais difícil. A decisão de ficar na cidade é suportada pela existência de um ecossistema empreendedor, cujos atores mais destacados foram as universidades, como formadoras de mão de obra qualificada; as aceleradoras e os programas de aceleração, como incentivadores de novos negócios; o governo, como fomentador da criação de um ambiente de inovação e estímulo a startups; e os próprios empreendedores organizados em rede na comunidade San Pedro Valley.
Descrição
Palavras-chave
Processo decisório, Empresas novas, Capital social