A precificação da sustentabilidade no mercado brasileiro: uma análise das empresas listadas na [𝐵]3 com o uso do modelo de 5 fatores de Fama e French controlado
Data
2021-09-17
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
A sustentabilidade empresarial é um argumento pungente na sociedade, sendo que o desenvolvimento sustentável incorpora os critérios sociais e econômicos ao tema. A empresa, ao decidir pela listagem no índice de sustentabilidade empresarial, alterará seu posicionamento estratégico e de investimento. Essa mudança pode comprometer sua liquidez, bem como a sua lucratividade, em busca de ganhos futuros. O objetivo desse trabalho foi analisar se a adição do fator de sustentabilidade ao modelo de 5 fatores de Fama e French auxilia na compreensão da explicação dos retornos de empresas listadas no ISE. Para isso, criou-se um modelo quantitativo que permite às empresas decidirem pela listagem no índice. Partiu-se do modelo de 5 fatores de Fama e French para propor um novo fator que capture os efeitos da sustentabilidade na precificação dos retornos das empresas brasileiras. Foram realizadas as regressões de dois passos, como proposto por Fama e Macbeth (1973), para a estimação dos modelos de Sustentabilidade e o de 5 fatores. As variáveis explicativas são: mercado, tamanho, valor de mercado/book-to-market, lucratividade, investimento e ISE. Os testes aplicados foram os mesmos propostos por Fama e French (2015). Os testes estatísticos apresentaram estatísticas significativas para os portfólios construídos com base na lucratividade, indicando que esta pode ser uma característica importante para a decisão das empresas para serem listadas no ISE.
Descrição
Palavras-chave
Modelo de precificação de ativos, Empresas - Modelo econométricos, Cultura organizacional, Responsabilidade social da empresa, Empresas - Desenvolvimento sustentável