Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Autor "Alves, Mírian Sousa"
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Item Apropriações do videoclipe na América Latina : como a resistência política e as questões estéticas perpassam os videosclipes Na pele, Soy yo e Deathless(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-27) Pinheiro, Caroline Diamante; Alves, Mírian Sousa; http://lattes.cnpq.br/2020045926856445; http://lattes.cnpq.br/5755423992747247; Alves, Mírian Sousa; Pereira, Maria do Rosário Alves; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Menezes, Roniere SilvaO videoclipe tem extrapolado sua função de marketing musical e vem sendo utilizado por artistas e bandas como um espaço de circulação de discursos das minorias, além de ser percebido como um ambiente propício para experimentações estéticas. Tendo essas compreensões acerca do videoclipe, é que este estudo verifica como as questões políticosociais e de gênero podem ser percebidas nos videoclipes Soy Yo, da banda Bomba Estéreo (Colômbia), Na Pele, das cantoras Elza Soares e Pitty (Brasil) e Deathless da dupla Ibeyi (Franco-cubana). As três obras possuem como pontos de convergência o fato de utilizarem mulheres como protagonistas, de possuírem cantoras/integrantes de origem latino-americana e de transformarem experiências privadas ou coletivas em linguagem videoclíptica, além dos três clipes terem suas estreias em uma mesma época (entre 2016 e 2017).Item Desejo trágico em Almodóvar(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-20) Páscoa, Júlia Pinheiro Damasceno; Santiago Sobrinho, João Batista; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/9878978991504080; Lage, Celina Figueiredo; Alves, Mírian Sousa; Moreira, Wagner JoséO presente estudo propõe estabelecer um experimento, por intermédio de questões e problemas relativos ao desejo trágico, no filme de Pedro Almodóvar Caballero, La ley del deseo (Espanha, 1986). Para tanto utilizamos a filosofia, plano de imanência, e o cinema de Pedro Almodóvar, plano de composição. O que denominamos “desejo trágico” será explicado ao longo do texto, a partir dos conceitos de desejo e de trágico, mediados pelas perspectivas dos filósofos Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche e Deleuze&Guattari, os quais notadamente, dialogam com as artes em seus textos. Nesse sentido, Almodóvar demonstra por meio de sua cinematografia conflitos que abrangem, por exemplo, o Estado e a Igreja, em suas repercussões mediante a diferença.Item Do esquecer ao relembrar: análise dos imaginários sociodiscursivos da obra Terra de Sebastião Salgado que reverberam em nossas memórias(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-29) Alexandre, Izabela de Magalhães; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/4847854438831443; Andrade, Antônio Agusto Braico; Alves, Mírian Sousa; Arruda, Luciana MartinsNeste trabalho, buscamos fazer uma análise semiolinguística de algumas fotografias e suas respectivas legendas da obra Terra, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. O livro foi publicado em 1997, pela Companhia das Letras e conta com 109 fotografias em preto e branco, além de músicas exclusivas de Chico Buarque e um prefácio de José Saramago. Contudo, para esta pesquisa, utilizamos apenas cinco fotografias e suas respectivas legendas, desconsiderando as outras imagens e paratextos. Nesse livro, Salgado busca representar brasileiros que ainda não tiveram seu direito à terra garantido, tais como os povos indígenas, pessoas em situação de rua e os camponeses do MST. Sendo assim, por meio de nossas análises, buscamos examinar algumas memórias que Salgado desperta em nós, a partir de possíveis dizeres explícitos e implícitos em sua obra. A partir das análises, observamos que Salgado mobiliza os imaginários de resistência, de luta e de cooperação, apesar de sua mensagem denotada mostrar a pobreza, condições sub-humanas de trabalho, a mendicância e condições precárias de estudo. Para isso, utilizamos os conceitos de Barthes (1990) acerca da Retórica da Imagem, o método de Kossoy (2012) para a análise das fotografias, e a teoria de Charaudeau (2008; 2017), para explicar as condições de produção do discurso e a construção dos imaginários sociodiscursivos (ora apagados, ora explicitados) presentes nas legendas. Observamos que Salgado utiliza tanto elementos plásticos (tais como enquadramento, luz, contraste), para despertar esses imaginários quanto elementos verbais (tais como adjetivos, expressões que estão presentes no imaginário coletivo), para reforçar a ideia de luta e de descaso do Estado com relação à essas pessoas, que lutam pelo seu direito a condições próprias de trabalho. Logo, nosso objetivo foi perceber de que forma esses elementos verbais e não verbais colaboram para a construção e/ou reformulação de imaginários associados à luta, à resistência pela vida e pela terra, à marginalização de presos, de crianças de rua e de nordestinos.Item Encontro de olhares no espaço cinematográfico: Wim Wenders, Yasujiro Ozu e a cidade de Tóquio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-11-10) Silva, Mariana Ferreira Valentin da; Alves, Mírian Sousa; http://lattes.cnpq.br/2020045926856445; http://lattes.cnpq.br/1953538532539991; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Pereira, Maria do Rosário; Barros, David PinhoEsta dissertação propõe uma investigação sobre como o encontro de olhares dos cineastas Wim Wenders (1945–) e Yasujiro Ozu (1903–1963) no filme Tokyo-Ga (1985) pode estar ligado à noção de espacialidade no cinema. São apresentadas as características relacionadas à construção do espaço fílmico nas obras de cada um dos diretores, assim como influências que moldaram a forma como esses dois artistas entendem a linguagem cinematográfica, para finalmente traçar sugestões de leitura sobre o espaço de Tokyo-Ga. Para fundamentar a análise proposta nesta pesquisa, são utilizados principalmente os conceitos de: filme-ensaio, segundo Timothy Corrigan (2011); espaço literário e narração, a partir de Maurice Blanchot (1987; 2005); espaço cinematográfico, de acordo com Marcel Martin (2005); vazio e perda, segundo Roland Barthes (2004; 2007) e Didi-Huberman (1998); e imagem dialética, a partir de Walter Benjamin (2006). Ao final, conclui-se que duas ferramentas são essenciais à construção do espaço em Tokyo-Ga: a narração por voiceover e a montagem com imagens originais e imagens de arquivo. É sugerido que a jornada proporcionada pelo espaço fílmico eleva o potencial reflexivo da obra e, a partir da postura de respeito e aprendizagem do Zen, refletida de diversas formas nas linguagens dos diretores, os espaços autônomos são preenchidos por dualidades e as imagens do vazio podem tornar-se imagens dialéticas.Item Entre veludos e brocados: um estudo sobre a moda em Os sinos da agonia, de Autran Dourado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-18) Silva, Milca Alves da; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/2826764046279748; Salomon, Geanneti Tavares; Silva, Rogério Barbosa; Alves, Mírian SousaEste estudo pretende compreender a influência da moda na construção narrativa e na caracterização das personagens do romance Os sinos da agonia, de Autran Dourado, publicado em 1974, a partir de uma análise que enfoca estudos teóricos sobre moda, cultura e literatura. Tendo em vista que a moda tem uma participação significativa na forma como os indivíduos destacam sua identidade e demonstram sua posição em determinado grupo social, objetivo refletir sobre a maneira como o escritor brasileiro configura o romance por meio de elementos da indumentária mineira do século XVIII, assim como também de outros itens de moda que não fazem parte do vestuário. Para tanto, o pensamento de estudiosos da história do Brasil Colônia nos permitiu perceber aspectos da cultura presentes nos costumes de moda da sociedade brasileira pré-industrial que estão no romance e colaboram para a construção da narrativa. Pretendeu-se também contribuir para as discussões sobre a relação entre moda e gênero, a partir da análise das personagens femininas no romance, com destaque para a protagonista Malvina. A participação da arquitetura barroca, os perfumes e outros costumes dos moradores de Vila Rica são tomados como ponto de reflexão sobre a relevância da moda no contexto em questão. Assim, é por meio da análise da indumentária enquanto artifício narrativo e da moda como elemento denunciador de características sociais que argumento que Os sinos da agonia, de Autran Dourado, tem a moda como um dos elementos principais para engendrar significados.Item O corpo que fala: a conversa no documentário de Eduardo Coutinho(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-05) Ramos, Renata de Oliveira; Alves, Mírian Sousa; http://lattes.cnpq.br/2020045926856445; http://lattes.cnpq.br/1366072544944157; Santiago Sobrinho, João Batista; Alvarenga, Clarisse Maria Castro de; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEssa pesquisa volta-se à análise das conversas mediadas pela fotografia, por imagens em movimento e pela canção no documentário de Eduardo Coutinho, ressaltando os diferentes engajamentos de corpo do personagem em relação com essas outras materialidades na cena. Apresentamos a constituição do que se denomina cinema de conversa na obra de Coutinho e recorremos à concepção de conversa como traçado de um devir, de Gilles Deleuze e Claire Parnet no texto Uma Conversa, o Que é, Para Que Serve, apontando algumas convergências entre as concepções de conversa do diretor e do filósofo e delineamos algumas linhas que compõem o estilo do diretor: a tendência ao minimalismo no que se refere à eliminação de elementos da linguagem cinematográfica considerados desnecessários, concentrando as forças do filme em torno do encontro e da conversa; afirmação do charme do personagem fabulador e do uso menor que faz da língua; a alegria do encontro por parte do diretor e das personagens; e o cuidado que se estabelece tanto na filmagem quanto na montagem, elementos que fogem da estrutura básica de pergunta-e-resposta da entrevista clássica do documentário tradicional. Quando à conversa em cena somam-se as matérias do filme, da fotografia ou o corpo que canta, vemos que o binarismo entrevistador/entrevistado torna-se difuso, borrando, em alguns momentos, a ideia de autoria, assim como outros binarismos que presidem a distribuição de papeis que estruturam e se reafirmam na forma clássica da entrevista. Demos destaque a cenas de conversas nos seguintes documentários do diretor: Cabra Marcado Para Morrer (1984), Boca do Lixo (1993), Peões (2004) e As Canções (2011); sem deixarmos, entretanto, de citar momentos de Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002) e O Fim e o Princípio (2005).Item Os corpos no cast-elo: a poética de Laura Erber(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-21) Oliveira, Danielle Graziella de Freitas; Moreira, Wagner José; http://lattes.cnpq.br/6728484056396293; http://lattes.cnpq.br/0911755595480801; Moreira, Wagner José; Santos, Andréa Soares; Ribeiro, Gustavo Silveira; Alves, Mírian Sousa; Silva, Renato Caixeta daEste estudo aborda a poética de Laura Erber, poeta e artista carioca nascida em 1979. Abordamos principalmente o livro lançado em 2008 pela Editora de Cultura, Os corpos e os dias/ Bodies and days. Ao tentarmos apontar traços dessa poética, demos atenção especial a alguns aspectos como a importância do corpo, as relações estabelecidas entre o corpo e o mundo e entre o corpo e o tempo, o que traz à tona a discussão sobre a morte na prática artístico-literária de Laura. Para pensarmos o corpo em Os corpos e os dias/ Bodies and days, estabelecemos uma analogia com o livro Os trabalhos e os dias, do poeta grego Hesíodo. Para este estudo é importante o pensamento sobre o erotismo de Georges Bataille, o princípio de prazer e princípio de realidade, de Sigmund Freud e o princípio de desempenho, de Herbert Marcuse, formulado a partir dos princípios anteriores de Freud. Também é de suma importância o que escreve Jean Luc-Nancy sobre o corpo, principalmente em seu livro Corpus (2000).Item Um sonho cheio de assombro: literatura e memória em O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-22) Melo, Juliana Caixeta de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9266732846354654; http://lattes.cnpq.br/4635491677014380; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Maia, Cláudia Cristina; Alves, Mírian SousaEste trabalho é uma leitura do romance O espírito dos meus pais continua a subir na chuva, de Patricio Pron, com o objetivo de observar como se relacionam a literatura, a história e a memória, evidenciando como se articulam as relações entre linguagem literária e a construção da memória no romance – uma memória traumática que envolve a família do narrador num momento traumático da Argentina, que foi a ditadura militar – entrecruzando o campo disciplinar da história, (da história oficial e da não oficial), e articulando as lacunas e os silêncios que perpassam a narrativa do romance como forma de problematização da recuperação do passado. Para tanto, foi explorada a relação entre memória e o conceito de imagem, do referencial teórico do filósofo e historiador de arte, Georges Didi-Huberman, observando como se monta a narrativa na obra estudada através do passado reconstruído não apenas como fato, mas também como criação literária, por meio da imagem.